Em nove meses, partido de Bolsonaro não chega a 20 mil assinaturas

Organizadores do Aliança do Brasil conseguiram 15.762 assinaturas válidas, equivalente a 3,2% do total necessário para legalização da sigla

Jornal GGN – O Aliança pelo Brasil, partido que está em formação desde novembro de 2019, segue longe de cumprir uma das principais exigências estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se legitimar: a confirmação das assinaturas de eleitores.

Segundo informações do jornal Correio Braziliense, o partido que o presidente Jair Bolsonaro deseja fundar conseguiu 15.762 assinaturas consideradas válidas das 492 mil necessárias para que a sigla funcione como agremiação partidária. Ou seja, obteve o equivalente a 3,2% do total necessário.

Uma análise elaborada pela Seção de Gerenciamento de Dados Partidários do Tribunal mostra que 25.386 assinaturas foram rejeitadas, e por 26 razões diferentes, passando de eleitores inexistentes ao uso de documentos de pessoas que já faleceram.

O principal motivo para a rejeição das fichas foi a filiação a outro partido – a pessoa não pode estar vinculada a uma legenda existente e, segundo dados da Corte, 18.112 apoiamentos (71,3%) foram barrados por conta disso.

Atualmente, o TSE está processando outras 98.873 assinaturas que “estão em outras fases anteriores ao momento de verificação de sua validade”. Ao todo, o órgão diz ter recebido 139.955 fichas.

 

 

Leia Também
Aliança do Brasil só tem 3% das assinaturas necessárias
Partido de Bolsonaro ajudou a organizar ato antidemocrático do último domingo
Políticos ligados ao Aliança Pelo Brasil agem para furar isolamento
Flávio Bolsonaro diz que Aliança pelo Brasil não irá disputar eleições este ano
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Falsificar assinatura é crime. Alguém já foi punido? Qual é o percentual de assinaturas inváidas por serem de mortos? E as falsas?
    Você sabia que nem é impossível que seu nome e sua (falsificada) assinatura estejam lá naquela lista?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador