Facebook, uma máquina de ilusões políticas 2

Em 12/03/2014 publiquei aqui um texto tentando demonstrar como o Facebook é uma excelente máquina de propaganda política e desmobilização ideológica.

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/facebook-uma-maquina-de-ilusoes-politicas#comments

 

Naquela oportunidade fui muito criticado por alguns comentaristas. Afirmaram que eu não entendia como funcionava o algoritmo do website e que as escolhas feitas pelo fantasma dentro da máquina não seriam ou não poderiam ser políticas ou ideológicas.

 

Hoje o fantasma dentro da máquina fez mais uma escolha interessante que resolvi reportar aqui. Li e curti uma página do Facebook que continha um link para uma matéria sobre as revelações de Snowden. O texto “New Snowden doc reveals how GCHQ/NSA use internet to ‘manipulate, deceive and destroy reputations’ ”   revela como a NSA não somente pratica espionagem em massa, mas usa a internet para manipular, destruir e enganar os adversários dos EUA.

 

Ao curtir a página, o algoritmo que deveria ser neutro me sugeriu curtir outras páginas. Uma delas era de George W. Bush e a outra de Barack Obama.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=774370769253420&set=a.345737828783385.85599.100000415136357&type=1&theater

 

O controvertido e criminoso programa da NSA foi criado durante o governo Bush Jr. e mantido por Obama até ser destroçado pelos vazamentos reportados pelo jornalista Glenn Greenwald no The Guardian. A página que eu curti criticava o governo norte-americano, mas o fantasma dentro da máquina do Facebook “acreditou” que eu deveria curtir não páginas semelhantes àquela (contendo críticas aos governantes dos EUA e a NSA) e sim páginas diferentes (favoráveis aos dois presidentes norte-americanos envolvidos na criação e preservação da espionagem massiva da NSA que gerou a maior disputa diplomática dos últimos anos). Minha história de cliques no Facebook facilmente demonstraria que nunca curti páginas favoráveis a Bush Jr. e que não tenho curtido páginas favoráveis a Obama há vários anos.

 

Com que finalidade o o fantasma dentro da máquina do Facebook pretende reforçar as imagens de duas personalidades criticadas no texto que eu curti? Onde está a suposta neutralidade do algoritmo do website? Ao induzir curtidas favoráveis a Obama e Bush Jr. o Facebook está manipulando, enganando e destruindo a resistência aos EUA como pretende a NSA? 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador