Finalmente, o bom senso contra os piromaníacos

Um conjunto de iniciativas coloca um ponto final na novela do impeachment, deixando inúmeros incendiários com a tocha na mão.

Os grupos de mídia dividiram-se em dois. Os que têm atividade econômica equilibrada, embora sofrendo com a crise, entenderam os terríveis reflexos da desorganização da economia sobre seus negócios e pularam do barco. Foi o caso da Folha/UOL e das Organizações Globo.

Persistiram no jogo os que se encontram em crise terminal e só veem saída na queda da presidente e na ascensão de outro, que comande novas operações de salvamento de mídia, seguindo o padrão histórico.

***

Esse movimento de bom senso foi impulsionado pelos alertas das grandes organizações econômicas, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e a entrevista definitiva de Luiz Trabucco, presidente do Bradesco.

Mal contado pelos grupos de mídia, houve também um movimento de aproximação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, propondo um encontro com Lula. O encontro foi negociado em lugar neutro e discreto. De sua parte, Lula propôs que houvesse pelo menos uma testemunha neutra assistindo a conversa.

O vazamento e a exploração política do episódio esvaziaram a iniciativa.

Mas, àquela altura, as vozes da pacificação já se faziam ouvir. Editoriais em defesa do mandato de Dilma, chegaram até ao Financial Times, porta-voz máximo do sistema financeiro internacional.

***

Pesaram nesse movimento o cenário de um país que poderia cair nas mãos impensáveis de Eduardo Cunha ou Aécio Neves, a radicalização que já se manifesta nos atentados ao Instituto Lula e na morte de haitianos em São Paulo e a mediação de Michel Temer (leia o post “O dia seguinte ao impeachment”).

***

Ainda se tem um longo trajeto pela frente. Há um desafio premente que é desarmar a rebelião do baixo clero da Câmara. Será rápido, à medida em que se proceda à degola de Eduardo Cunha.

Outro, também pouco problemático, será baixar a bola de Aécio Neves.

O período pós-eleitoral liquidou não apenas com a imagem de Dilma Rousseff, mas com a de Aécio. Os dois viraram pó na mesma velocidade, mas em graus diversos.

De Dilma sobressaem aspectos negativos menores, a teimosia, a falta de cintura política. Tem recuperação desde que acerte o passo.

De Aécio, a irresponsabilidade institucional, a arrogância, a falta de escrúpulos e de esperteza de expor o lado agressivo e primário.

Sem holofotes da mídia, Aécio não existe. Seu grau de desinformação e falta de esperteza política são um desaforo à grande escola política mineira.

Perdeu o bonde, especialmente depois que o lado paulista se antecipou e se apresentou como guardião da responsabilidade institucional, através de Geraldo Alckmin e José Serra.

Não se julgue por aí seu legalismo, mas o senso de oportunidade. Ambos – e seu guru FHC – perceberam o exagero da luta política sem limites e o desgaste da bandeira, especialmente junto ao meio empresarial. E pensaram, especialmente, no dia seguinte.

***

A crítica pesada do filósofo José Arthur Gianotti ao PSDB é muito mais reveladora pelas relações de Gianortti do que as críticas em si. O filósofo é umbilicalmente ligado a Serra e a FHC. Na entrevista ao El Pais, formula críticas pesadíssimas ao PSDB e elogios a Serra e FHC.

***

Agora, com um mínimo de espaço, caberá a Dilma começar a governar.

Luis Nassif

199 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfeito, mas permita-me uma observação

    Pra mim pesou decididamente nesta virada, a formação de um quadro de resistência e a perceção de que não seria coisa simples derrubar Dilma. Vários fatores demonstraram que o caos seria imprevisível e poderia custar ao Brasil mais de uma década para se levantar. E todos perderiam, é claro os que têm o que perder.

  2. Em busca do bom senso

    O PSDB governou o país por oito anos, o PT pelos últimos doze anos e meio. Naturalmente criou-se a bipolaridade. Erros ocorrem, porém, nas avaliações sobre. É comum a crença, quando a bipolaridade é forte e fica à beira de maniqueísmo, que basta eliminar um dos polos, que – automaticamente – o outro polo herdará seus espólios e terá o domínio absoluto. A história e a experiência mostram que é a realidade mais complexa do que isso. Na verdade, muitas vezes, quando um dos polos é extinto, a consequência é que toda a configuração se redesenha. No caso atual é um erro de raciocínio acreditar que uma vez que o PT fosse eliminado do jogo, o poder automaticamente cairia nas mãos do PSDB. Em torno desse sofisma, que se tornou lenda e é tida por muitos comentaristas como “fato”, criou-se a expectativa de que em uma eventual queda de Dilma, o beneficiário seria o PSDB. Ou que uma eventual prisão de Lula implicaria na vitória do PSDB nas próximas eleições presidenciais. Ou que uma eventual humilhação pública ou mesmo cassação legal do PT implicaria em um reinado eterno do PSDB. Calma. Posso usar um exemplo. Trata-se de um exemplo pequeno que, em estatísticas, não é rigoroso em nada e não representa nada; trata-se de minha família. Entre meus familiares, todos votamos, pelo menos no segundo turno das eleições presidenciais, desde 2002, em Lula ou Dilma. Todos. Apenas eu e minha irmã podemos ser considerados de esquerda. Eu sou de esquerda por convicções filosóficas e existenciais, ela por seus sentimentos; ela é petista, eu sou mais independente, e ambos votamos sempre no PT em eleições para o executivo. Evidentemente, pode acontecer o que for que votaremos, no mínimo no segundo turno, no PT. Não importa o que possa acontecer. Não é o caso do resto de minha família. Todos votaram em Dilma; alguns no segundo turno apenas, outros em ambos os turnos. Todos hoje rejeitam Dilma. Mas se pergunto a qualquer um deles, quem eles gostariam que estivesse no lugar dela, Lula é o preferido, mas mesmo entre os que não gostam mais de Lula e detestam agora o PT, ninguém quer o PSDB. Meu ponto é: sem o PT, o jogo recomeça. Sem Lula, tudo recomeça. Ninguém herda votos. Em caso de impedimento ou de renúncia da Dilma, ou no caso de uma prisão de Lula, todos os governadores e prefeitos de capital do Brasil, todos os congressistas e personalidades públicas que tenham boa oratória, entram no jogo. É o espaço para aventuras, como foi em 1989.

    No meu raciocínio eu evoquei possiblidades dramáticas sobre Dilma, Lula e PT. Sinceramente, nada disso tem grande possibilidade de ocorrer. No caso de cassação da chapa Dilma, o Brasil se tornaria um chiste universal, a economia seria arruinada. E Dilma teria a imagem da presidenta mulher que, por ser mulher – como a nossas mães e avós – e tentou por a ordem na casa, teria sido cassada por um tribunal de corruptos e um Congresso de corruptos. Dilma perderia a presidência, mas se tornaria um mito maior do que o próprio Lula. Mais ou menos, a mesma coisa ocorreria em um impedimento. No caso de um impedimento, o risco seria que, em termos práticos, o PSDB perderia sua grandeza. O PT comandaria automaticamente a oposição. Nada indica que o PMDB apoiaria o PSDB em 2018. Seria muita burrice se o fizesse. No caso de uma prisão de Lula, isso ganharia repercussão internacional automaticamente. Até um ano atrás Lula era um dos favoritos para ser o próximo secretário-geral das Nações Unidas. E qualquer investigação minimamente séria e independente constataria o evidente: que é tudo armação, que não há nenhuma consistência nas acusações, que Lula é vítima e “mártir”. Lula teria dificuldades jurídicas e poderia se tornar politicamente inviável como candidato em 2018 em caso de uma prisão, mas seu mito aumentaria ainda mais; uma tentativa de humilhá-lo publicamente, aumentaria ainda mais seu carisma; ele se tornaria o mártir dos pobres. De Clark Kent ele se tornaria um Jesus Cristo. Tanto no cenário de um afastamento de Dilma como no de uma prisão de Lula, a esquerda e os movimentos sociais reagirão automaticamente. Imagino que ninguém queira pagar para ver.

    Quem quer substituir o PT por meio do golpe ou quer vencer democraticamente o PT em eleições livres e democráticas em outubro de 2018, precisa entender que durante os últimos doze anos e meio o Brasil mudou radicalmente – e é um caminho irreversível. Todas as lideranças do PSDB, como parece ser o caso também da maioria do seu eleitorado, não entenderam isso. É impossível voltar para 2002. O PT, na presidência do Brasil, mudou o país e para o melhor da vasta maioria da população. O PSDB tem dificuldade em entender que existe um “país”; que “Brasil” não é apenas uma expressão geográfica.  A grande mídia é pior… Se o PSDB tivesse entendido isso, teria, faz muito tempo, recuperado o governo federal. O que não faltaram foram oportunidades. A crise política de 2005; as manifestações de rua e a onda conservadora que deu lugar; as manifestações, de teor conservador e semifascista, contra a copa do mundo de futebol; as circunstâncias excepcionais das eleições presidenciais de 2014 (a começar pela morte trágica de Eduardo Campos…): tudo isso foram oportunidade que o PSDB teve para se apresentar como uma alternativa, mas não conseguiu. Fracassou. O PSDB não entendeu o que houve com o Brasil nos últimos anos. O PT conquistou a presidência, com Lula, em 2002, entre outras coisas, porque foi capaz de deixar de lado o Brasil fictício (“o Brasil tal qual deveria ser” ou “como poderia ter sido o Brasil se…”), e procurou entender o Brasil real e responder às necessidades efetivas e os problemas concretos do Brasil real. O Brasil tinha a necessidade de uma guinada à esquerda, mas havia medo da maior parte da população sobre tal virada; Lula e o PT foram sábios em perceber as necessidades e em se adaptarem, recuando mais ao centro, e respondendo às necessidades do Brasil. De 2003 a 2007 ou 2008, a grande questão era a fome e o desemprego; a partir de 2006 ou 2007 a grande questão foi crescimento e o desenvolvimento econômico. Até 2012 o PT se mostrou hábil em responder às necessidades. Depois de 2012, o PT dá sinais de que não é mais capaz de compreender o Brasil real. De toda maneira, o que torna complexa a situação, é que, faz dez anos, apenas vozes progressistas conseguiam se articular e falar coisas que respondessem aos anseios populares. A campanha presidencial de 2010 mostrou que existe uma ultradireita cristã, um integrismo católico e um fundamentalismo protestante e pentecostal, que é popularmente forte e que pode influenciar em eleições. Os movimentos de rua de 2013 deram corpo e voz a uma direita fascista, que se desenvolveu nos processos contra a copa do mundo de futebol. A frustração da derrota nas eleições presidenciais de 2014 acabou por unificar essa extrema-direita brasileira que, com o ajuste econômico e a timidez do governo Dilma II, ganhou repercussão e simpatia em amplos setores da classe média tradicional. Evidentemente que o fortalecimento de um fundamentalismo cristão e integralista e de um neofascismo não teria sido possível sem a ajuda e o incentivo da grande mídia, sem as redes sociais e sem o que poderia se considerar a “direita democrática”, quer dizer, os partidos de oposição de direita ao governo Dilma.

    Um problema extra da oposição é que são muito gananciosos. Eles tiveram diversas oportunidades de reverter o jogo. Mas em todas, eles quiseram tudo. Hoje se repete o filme. Não querem só vencer as eleições, mas querem tudo. Não basta vencer o PT em 2018, por exemplo, mas é preciso cassar Dilma. Não basta cassar Dilma, é preciso prender Lula. Não basta prender Lula, é preciso cassar o diploma do PT. Não basta cassar o diploma do PT, mas é preciso criminalizar os partidos de esquerda e os movimentos populares. A oposição de direita não entende que a esquerda política, cuja principal voz e organização são o Partido dos Trabalhadores, representa um seguimento significativo do Brasil. O PT é uma instituição da democracia brasileira. Eles não respeitam isso nem compreendem. Esse é o erro de base. São gananciosos demais, repito. Não basta o poder, mas é preciso “eliminar aquela raça”. Não basta derrotar eleitoralmente o PT e a esquerda, é preciso tirá-los do jogo “pelo menos por trinta anos”. A oposição, além de não pensar no Brasil, não vive no Brasil. não tem noção de realidade. Como alguém acha que um dia voltarão a vencer democraticamente eleições livres para presidente da República?

    Isso não significa que o PT terá sempre caminho livre. O PT também está se tornando arcaico e anacrônico. Sua sorte é que são poucos os políticos fora do PT que tenham uma visão minimamente correta e coerente do Brasil. Entre eles estão os irmão Ferreira Gomes. Mas lhes faltam estrutura partidária e um grupo político. Por isso que ainda considero Lula favorito nas próximas eleições presidenciais.

    O PT está sob ataque e fogo cruzado. Penso que duas coisas são importantes. A primeira, uma reforma ministerial completa e total. Uma fraqueza de Dilma é que seus ministérios foram todos fracos. Houve alguns bons ministros, mas que acabaram perdendo espaço ou colocados em pastas erradas. Dilma precisa de um ministério forte. E há nomes. Por exemplo, Aldo Rabelo (Esportes) e Jacques Wagner (Defesa) são dois dos melhores articuladores políticos no Brasil de hoje, conhecem bem o Congresso, sabem dialogar com a imprensa e a população, têm trânsito livre em todos os partidos e são de lealdade acima de qualquer suspeita. Esporte e Defesa são as melhores pastas para eles? A Dilma teve problemas com Gilberto Carvalho; mas é de se pensar se é inteligente deixar fora do governo Carvalho que sempre foi um grande mobilizador dos movimentos sociais e tem trânsito livre entre os católicos e protestantes progressistas. Tem os irmãos Gomes livres no mercado… Ciro é polêmico, mas já demonstrou ser sincero e leal, precioso em momentos difíceis. E Lula. Lula seria um ótimo chanceler. Na verdade, Lula seria importante no ministério, mas o único ministério em que seria razoável a presença de Lula como ministro é a pasta das Relações Exteriores. O PMDB é, gostemos ou não, parte do governo. É preciso dar maior destaque, principalmente a Michel Temer. Mas não se exagere sobre o vice-presidente; ele não é menos conservador e ideologicamente cego que nenhum dos tucanos. Seu passado – e presente – como presidente do PMDB não fazem dele nenhum santo. É um milagre ele não estar envolvido no Lava-Jato. Talvez esteja, mas está sendo blindado. Apesar de seu histórico, ele parece ser leal e “limpo” no que se refere aos engajamentos e compromissos políticos. A segunda coisa importante é escolher os inimigos a combater. Hoje temos dois inimigos, que precisam ser não só combatidos e vencidos, mas eliminados. O primeiro e o pior, a curto prazo, é Eduardo Cunha. O governo deveria usar tudo o que tem para destruir esse cara. Tudo. E o governo pode. É guerra. Uma volta de Cid Gomes ao ministério seria bem interessante. O segundo inimigo, o mais difícil, em longo prazo, é José Serra. É impressionante como ele vem usando a imprensa amiga para se vender como a “solução de todos os problemas”. E tudo isso negociando tudo o que for possível com o capital internacional. Trata-se de um venda-pátrias. Os verdadeiros inimigos não são FHC (que ainda vive em seu mundo que ruiu em 1998) nem Geraldo Alckmin (que ao menos tem o mérito de ser politicamente o que é por convicção, não por conveniência) nem Aécio (um moleque, sem personalidade).

    1. Excelente comentário,

      Excelente comentário, Mateus.

      Análise instingante e propostas interessantes sobre a reforma ministerial.

      Texto longo mas atraente para ler.

      Faço 2 observações.

      1) a interdição jurídio-criminal ou eleitoral do Lula, tentando evitar que ele se candidate em 2018, não será suficiente para a aliança da ala de gangsteres do PMDB, os neoliberais fundamentalistas do PSDB, o talibã evangélico e a extrema-direita neonazista financiada por organizações de predadores e mercenários norte-americanas

      Eles querem mais e, portanto, é preciso que Lula, seus familiares, colaboradores e amigos mais próximos sejam protegidos.

      2) acho que uma aliança à esquerda seria útil para uma reforma ministerial. Nomes como o de Randholfe Rodrigues, Roberto Requião e Lídice da Mata, por exemplo, poderiam ser sondados para apoiar o governo numa estratégia para impedir ameaças ao pré-sal e à Petrobrás e aos direitos dos trabalhadores. 

       

  3. Parafraseando Odorico

    Parafraseando Odorico Paraguassu; diferentemente de 64 os tempos são outros,apesarmente do que estamos vivendo.Felismente

  4. Decifra-me ou te devoro. O enigma da grande mídia

    Decifra-me ou te devoro.  O enigma da grande mídia

    Em um determinado momento, ainda incerto, mas que nada leva a crer que inesperado, passou a haver uma nova postura nas redações dos jornais que representam a opção politico econômica do país (editoriais do Globo (rede) e da Folha de São Paulo, acusando o PSDB de antidemocrático e de fator responsável pela instabilidade financeira e política do país).

    Pois bem, tomando como certa a afirmação hegeliana de que os fatos enquanto fatos não tem autoridade, mas sim, somente perante a análise dos fatos que lhes deram origem, passamos a tecer alguns cenários que expliquem tal giro de cento e oitenta graus.

    Primero quadro.

    Ninguém ignora que foram levadas às cordas empreiteiras e poder politico e financeiro equivalente a algumas centenas de bilhões do capital nacional e que, ninguém, ainda, perquiriu quem está bancando toda esta manobra politica.

    Anoto, que é inconcebível que toda esta efetiva guerra esteja sendo travada sem que haja expresso interesse – dos detentores do capital em si – em que tais fatos ocorram. Quem está patrocinando tal disputa por espaço ? (um palpite, o capital rentista – grandes bancos -, e as petroleiras).

    O motivo todos sabem, os trilhões de dólares da Petrobrás e das commodities brasileiras…(ver post https://jornalggn.com.br/noticia/o-obscuro-cartel-por-tras-da-midia-por-sergio-medeiros)

    Nesta conjuntura, apesar de esperada, ainda resta (va??) ausente uma efetiva reação por parte do empresariado nacional.  

    A prisão de Marcelo Odebrecht teria sido o último elo que faltava.

    A partir deste momento e perante o caos que esta tomando de assalto a economia brasileira, aparentemente teria havido um momento de lucidez junto ao capital produtivo nacional, ou seja, passou a ficar evidente que a derrocada econômica não se restringiria as grandes empreiteiras, mas a toda economia nacional, ninguém seria poupado.

    Tal constatação, que pode ter o agravante de ser tardia, de qualquer sorte, pode efetivamente ter novamente reunido num mesmo campo de interesses o governo e as empresas (capital produtivo nacional) que atuam no país.

    Reitero, não existem acasos, e, de certo modo, poderíamos vislumbrar até mesmo com grande grau de certeza, a forma como este quadro pode ter se delineado.

    Isso teria ocorrido aos poucos, pontualmente, primeiro, há pouco menos de duas semanas, com a mudança de entendimento do Juiz Sergio Moro em relação a possibilidade de acordos de leniência (isso após praticamente ter falido todas as empreiteiras, restando os despojos a serem disputados pelo capital internacional rentista (não o produtivo)), depois, mais recentemente, com a retirada do apoio ao impeachment pela maioria dos partidos políticos e organizações da sociedade civil e, a seguir, os últimos passos, as grandes federações nacionais que agrupam o empresariado nacional, FIESP e FIRJAM, respectivamente de São Paulo e Rio de Janeiro, vieram a  público se manifestarem pela volta a normalidade tanto politica quanto institucional, incontinenti, logo a seguir, chegamos ao fim do ciclo, chegamos aos editoriais do Globo (rede) e da Folha de São Paulo, acusando o PSDB de antidemocrático e de fator responsável pela instabilidade financeira do país.

    Desta forma, estaríamos frente a um novo arranjo das forças politicas e capital nacional, frente a investida do capital rentista internacional e, portanto, devemos aguardar os próximos rounds, mas já antevendo a possibilidade de reação de um setor que já se acreditava nocauteado.

    Entretanto, ainda que incipientes, pairam severas dúvidas, sobre se os acontecimentos deram-se efetivamente da forma acima narrada.

    Segundo quadro.

    Este é o que se faz mais aparente, mas nem por isso mais factível.

    De outro lado, a  explicação pode ser singela, ou seja, no momento atual, há motivos para que estes grupos (golpistas midiáticos) acreditem que o Golpe pode ser efetivado institucionalmente, de modo a que possam emprestar a tal usurpação uma aparência de legalidade.

    Nesta configuração, não existem fatos novos, mas apenas a readequação da forma como se dará o golpe.

    Prosseguindo.

    Tem, ainda, outro fator que não pode ser afastado, afinal não existem coincidências, num contexto tão interligado.

    Terceiro quadro.

    Falo da noticiada possibilidade de delação de Marcelo Odebrecht.

    E o que teria isso de novo?

    Explico.

    É que, pode ser que a ameaça de Marcelo Odebrecht, de aceitar a delação premiada, não seja visto como sendo “mais do mesmo”, mas sim que esta possa a ter o condão de transformar toda a trajetória da lava-jato em relação tanto aos motivos como aos envolvidos, ou seja, podendo, inclusive,  vir a envolver e incriminar setores até então aparentemente descolados.

    Nesse caso, a questão pode simplesmente se restringir a alteração dos políticos e das agremiações políticas atingidas e com isso alterar todo o quadro nacional, o que explicaria a operação abafa da grande mídia,  mas, também pode, ainda, ter outras componentes.

    Abro a caixa de pandora.

    Claramente, alguém acredita que durante todo este tempo a mídia brasileira ignorava a existência desta imensa rede de corrupção.

    Será que o proprietário da Odebrecht teria algo a dizer sobre os grupos de mídia.

    Neste contexto, temos um novo fator que leva ao imponderável.

    A prisão de Marcelo Odebrecht e do Almirante Othon, fez cair toda a ilusão sobre a impossibilidade de prisões de grandes figuras dirigentes de conglomerados empresariais.

    Então, se houver delação e provas, porque não a prisão de algum ou de alguns donos da mídia.

    Ainda, qual o conteúdo e grupo ou grupos políticos que podem ser atingidos por eventual delação do referido empresário, que, segundo a revista Época, das organizações Globo, poderia derrubar a República.

    Fecho…

    Pois bem, estas são algumas variáveis em curso, podendo todas estar numa mesma sintonia em relação ao objetivo acordado, ou, em pleno confronto pela obtenção do poder de determinar os rumos do país, aí  incluída a manutenção da democracia

  5. Nassif não entendeu o

    Nassif não entendeu o impedimento de Dilma não depende de globo, Aécio, PT, PSDB, Eduardo Cunha.

    200 milhões de brasileiros não são passivos, este tempo já passou.

    O processo é irreversivel e nada que o PT faça vai alterar o seu destino.

     

    1. Péra lá …

      Duzentos milhões ? Opa ! Pode me tirar desse índice, pois estou entre os 54 milhões que elegeram Dilma e não pretendo ser usurpada no meu voto.

      Tenho muitas críticas ao governo, mas ainda mais motivos para ser 100% contra o impeachment. Retifique seus números ( mais um desejo que um prognósticos, óbvio).

      1. O protagonismo do povo não

        O protagonismo do povo não implica em impedimento automático de Dilma, se for do desejo da maioria não só dos que votaram nela nada impede que o governo atual continue.

        O ideal seria eleições gerais de deputado a vereador, de presidente a prefeito, se o povo continuar a votar em corrupto merece continuar a viver nun pais subdesnvolvido.

        Sempre acho estranho falar em golpe e usurpar o voto, mas quando era Collor era válido.

  6. Nassif não entendeu o

    Nassif não entendeu o impedimento de Dilma não depende de globo, Aécio, PT, PSDB, Eduardo Cunha.

    200 milhões de brasileiros não são passivos, este tempo já passou.

    O processo é irreversivel e nada que o PT faça vai alterar o seu destino.

     

  7. Foi o que eu disse em

    Foi o que eu disse em comentário feito em post anterior

    Os donos do poder econômico não iam deixar essa insensatez prosseguir.

    Mesmo porque não há razões econômicas relevantes para que todos se matem uns aos outros.

    1. Devagar Jorge, a disputa está

      Devagar Jorge, a disputa está entre o capital financeiro (altamente especulativo) e o capital produtivo. Aquele se alimenta de crises apostadas, criadas ou verdadeiras. Infelizmente o capital financeiro, ainda, tem ditado as regras no mundo.

  8. Ainda acredito mais

    em retirada estratégica. O DCM já tinha cantado a bola. As empresas de mídia contribuiram para minar o governo Dilma, mas não querem ficar com o histórico de golpistas pelos anos a seguir. Agora vão deixar com a câmara para dar o impeachment um ar de legalidade. Da onde menos se espera é daí que não sai nada mesmo.

    1. Não foi isso que foi dito no

      Não foi isso que foi dito no DCM pelo dono do Blog. Essa tese é de coxinhas e alguns petista perplexos com a guinada. Nunca pensei em ver os coxinhas e miltantes petistas unidos num mesmo snetimento,  na perplexidade. Não que os donos do PiG tenham deixado  de  ser golpistas. Apenas pesaram os prós e os contras. Foram pragmaticos  e pensaram nos seus intere$$e$. É o dinheiro, estúpido!

      1. Deixa de ser ignorante

        A globo quer é a chave do cofre novamente. Qualquer um que derrubar a Dilma vai procurar a globo. E a globo saberá estorquir como fez com FHC.

        http://tijolaco.com.br/blog/?p=28810

         

        Globo quer enganar os trouxas do governo e do PT

        9 de agosto de 2015 | 13:14 Autor: Miguel do Rosário

        cunha

        A notícia abaixo, estranhíssima por vir de uma fonte “anônima”, confirma minha tese.

        A Globo está apostando alto no impeachment, mas sabe que sua imagem não resistirá a mais uma traição à democracia brasileira.

        Então iniciou uma série de operações, lideradas pelo próprio dono da emissora, para tirar o corpo fora.

        A Globo nasceu de uma ditadura, uma ditadura surgida de um golpe fruto de conspirações entre Roberto Marinho, outros barões de mídia, alguns governadores do sudeste, generais, além dos americanos.

        Um sujeito como João Roberto Marinho pode pagar os melhores consultores políticos do mundo, e eles devem ter lhe dito o que nós, blogueiros, lhe dizemos todos os dias: apoiar um golpe de Estado contra um presidente eleito mancha qualquer empresa de jornalismo; apoiar dois golpes de Estado, não importa se travestido de impeachment, pode representar o seu fim.

        Sem querer parecer pretensioso, mas notícias como o furo publicado no Cafezinho, anunciando uma estranha e secreta reunião, a portas fechadas, entre Cunha e os editores do jornal O Globo, abalaram a família Marinho.

        O plano é não se meter, porque qualquer interferência midiática num processo de deposição de presidente será denunciado internacionalmente como um atentado à democracia.

        A Globo sentiu que o golpe, organizado por ela mesmo,  tomou vida própria e agora lava as mãos.

        Há um outro fator em jogo também que pode ter embaralhado um pouco as cartas: as declarações de Emílio Odebrecht contra a oposição.

        O patriarca da Odebrecht, segundo relatou o jornalista Jorge Bastos Moreno, estaria furioso em ver seu filho engolfado por uma conspiração golpista midiático-judicial, com viés fascista, em que nenhum direito à defesa é respeitado, e onde a mídia joga todo o seu peso para promover um linchamento moral e político de todos os réus.

        Será que Emílio andou ameaçando jogar no ventilador os podres do PSDB e da Globo?

        De qualquer forma, a Globo, se quiser que acreditemos em suas histórias de carochinha, contadas apenas para enganar os trouxas do governo e do PT, e fazê-los se desmobilizarem e baixarem a guarda, terá que fazer mais do que plantar notinhas anônimas nos blogs.

        (Aliás, quem diria, hein? A Globo plantando notinha anônima nos blogs…)

        Terá que combater o golpe e denunciar a hipocrisia e a corrupção tucanas.

        Terá, enfim, que fazer jornalismo.

        Mas como diz um amigo blogueiro, que adora citar um famoso general, quem acredita nisso, acredita em tudo.

        ***

        No Diario do Centro do Mundo.

        Dilma deve ser sucedida por quem ganhar em 2018, disse dono da Globo a senadores do PT

        Por Anônimo

        João Roberto Marinho pediu encontro com os senadores do PT, na última quarta-feira.

        Dos 13, nove aceitaram.

        Durou quase duas horas. Ele abriu, dizendo-se muito preocupado com as “maluquices” de Eduardo Cunha na Câmara, que não comprometem apenas o próximo governo, mas o futuro do País; afirmou, ainda, que o que ele defende é que Dilma seja sucedida por quem ganhar as eleições de 2018, ou seja, impeachment, não.

        Durante todo o tempo, escutou as queixas dos senadores, um por um, sobre a parcialidade, os dois pesos, duas medidas, as abordagens dos repórteres querendo declarações que apenas preencham a verdade que já está pré-estabelecida, a repercussão nula do que os governos Lula e Dilma fizeram pelo Brasil.

        Recados que foram dados a ele: 1) não mexam com Lula (todos estavam ainda muito mordidos com a charge do Chico do dia anterior (“agora só falta você”), pois o Brasil pode pegar fogo e eles não vão ser bombeiros; na mesma direção, não temos controle sobre nossa base social e é imprevisível a reação que se virá ante uma hipotética prisão de Lula.

        Ele pediu desculpas, “ou os senhores estão enganados, ou nós estamos errando feio”, comprometendo-se a levar a avaliação geral dos senadores para os editores.

        Disse ainda que, realmente, a cumplicidade entre jornalistas e procuradores de Curitiba, hoje, representa um fator de instabilidade, mas jogou a culpa no PT, “que deu início a essa parceria”. Ao final, pediu para o governo controlar sua base na Câmara.

         

    2. É por aí. Além disso, o ódio

      É por aí. Além disso, o ódio e a intolerância foram disseminados. Cães estão soltos e já começaram a morder. Quem irá detê-los? As vozes da sensatez talvez tenham surgido tardiamente. Nenhum cacique sensato do PSDB (se é que de fato existe algum que não esteja apenas se preservando) interrompeu o chamado às ruas nas inserções de TV. O esboço de aproximação não passou de uma armadilha para desgastar ainda mais o PT e constranger o Lula. Os justiceiros continuam em sua cruzada, poupando os “intocáveis”, inclusive o Aécio. Tudo parece correr como planejado e os espertos começam a se arrumar para sair bem na foto, descartando os idiotas piromaníacos.

    3. Em certa medida, até concordo

      Em certa medida, até concordo com você. Acredito que seja um recuo tático. Entretanto, uma coisa me intriga. Por que os meios de comunicação vão deter a escalada de ódio justo agora que a questão está nos seus finalmentes? Por que eles se arriscariam, agora, a uma mobilização do campo progressista para defender o mandato de Dilma e criar uma ambiente altamente desfavorável para os “negócios”? Não se esqueça que Lula está, aos poucos, buscando esta mobilização…vide o abraço ao Instituo Lula na 6a feira que, ainda que não contasse com um número tão expressivo de pessoas, foi notícia e repercutiu positivamente nos defensores do mandato de Dilma? São dúvidas que tenho… 

  9. Essa colocação é genial

    “O período pós-eleitoral liquidou não apenas com a imagem de Dilma Rousseff, mas com a de Aécio. Os dois viraram pó na mesma velocide.”

    Essa frase descreve de maneira genial o período pós eleitoral. Ambos viraram pó. 

    1. Ih, não queira arrastar o

      Ih, não queira arrastar o Aécio para o pó tambem, Ana..

      Pelas úlimas pesquisas, ele não só manteve os seus eleitores de 2014 como avançou de braçadas dentro do eleitorado do dito “campo progressista”.  

      1. Você pode ter razão em

        Você pode ter razão em relação à pesquisa, sobre isso não estou informada. Mas Alckmin, Serra e FHC com suas movimentações nos bastidores estão anulando suas pretensões. Fora isso, não deixa de ser engračado : Aécio virou pó …

      2. É verdade, Ana. A úlitma

        É verdade, Ana. A úlitma pesquisa do INSTITUTO DATAPRADO confirma a afirmação de Free Walker. A intenção de votos em Aécio beiram os 90%, segundo o referido instituto. Resumindo: tudo indica que mais uma vez Aécio tem uma bela carreira pela frente!

      3. Aécio ao pó tucano, simples assim.

        Huum! Você é um porta voz da inocência Angelical. Ainda acredita nas pesquisas data folha, Iglobope e cia.

        Com certeza elas foram feitas de forma seletiva. Quanto a Dilma é só um abalo momentâneo, enquanto vaca do Cunha vai pro brejo. #Lula/2018.

  10. Essa gente deixar de ser

    Essa gente deixar de ser canalha é a mesma coisa que urina virar uísque. Há algo de podre no reino da Dinamarca e logo saberemos o que é.

  11. Para Dilma, a semana terminou melhor do que começou

    Com certeza, a semana termina bem melhor para Dilma do que começou. Considerando a pauta bomba da Câmara na terça-feira e as declarações completamente sem propósito do Mercadante na quarta, jamais poderíamos imaginar que a semana terminaria com menores possibilidades de impeachment. 

    Eu não sou tão otimista quanto o Nassif. Dilma continua com enorme possibilidade de não terminar o ano como Presidenta e a razão continua a mesma de antes: Dilma continua sem exercer o poder e permanece à mercê da boa vontade de Ministério Público, Polícia Federal, Imprensa e do Baixo Clero do Congresso. No entanto, podemos dizer que de uma situação desesperadora na quarta, passamos para uma situação apenas muito grave no domingo.

    O editorial do Globo do dia 07 e a entrevista do Luiz Trabuco ao Valor levaram a uma grande melhora das expectativas,  mas eu gostaria muito de saber o que houve na reunião de Eduardo Cunha, na segunda-feira, 03, no Globo,  a portas fechadas. O que teria sido dito nesta reunião para o Jornal apresentar alguns dias depois um editorial que pode enterrar o movimento pelo impeachment?

    O Presidente da Câmara claramente adotou uma estratégia de se colocar como aliado dos grandes meios de comunicação, manobrando a pauta contra os interesses do Executivo, na esperança de receber apoio na sua defesa contra a Lava Jato. Será que este preço ficou muito alto para a Globo e o Bradesco? Veremos nos próximos dias. Só posso dizer que muito cedo para comemorar. Os ministros políticos ligados ao PT são completamente incompetentes e podem transformar um cenário favorável em trágico em muito pouco tempo.

  12. Tenho duas colocações:
    1- até

    Tenho duas colocações:

    1- até aqui, toda a imprensa noticiou que foi Lula quem quis se encontrar com FHC e o último não aceitou. O texxto acima inverte a informação.

    2- com espaço ou não, o povo não quer mais que Dilma ou o PT governem o país.

    1. O povo já se manifestou.

      E escolheu Dilma. Em 2018 se manifestará novamente, por Lula.

      Julinho pode preparar as panelas para muitos anos de bateção.

  13. .

    Nassif, eu considero um grande erro do governo nao ter sabido e ainda nao saber explorar os frutos positivos da Lava Jato. Criticar os erros e desvios jurídicos do juiz Moro e sua turma nao significa colocar em dúvida o âmago do processo.

    Com menos seletividade  a Lava Jato terá efeitos positivos para o Brasil e o governo só ganha com isso.

  14. Gostei do cenário

    Gostei do cenário otimista…o problema é a matilha que já está solta e sedenta de sangue (para não dizer de outras substâncias). Recolher os pitbulls de volta para as jaulas, se possível, não vai ser fácil. Mas como dito no texto a respeito dessa inominável agressão aos haitianos, a visão da matilha solta acaba sendo um elemento equilibrante, que chama muita gente à razão.

    Aliás, a matilha e seus insufladores mostram perfeitamente que esse governo federal está sendo atacado não pelo muito que ele fez de errado, mas pelo que ele fez de certo. Querendo ou não, estamos no barco dele. Simplesmente, é o lado da civilização.

  15. a esfínge que todos temem

    quais os motivos para setores assumidos como progressistas renegarem uma investigação que desvela os laços entre financiamento de campanha e apropriação privada do orçamento público?

    se a investigação fosse sobre as privatizações de FHC, a compra de seu segundo mandato e incluísse uma auditoria da dívida interna, a reação seria a mesma? sendo assim, por que o lulismo não promoveu esta investigação quando Lula estava no auge de sua popularidade? por que o lulismo operou para abafar a Satiagraha?

    o que incomoda estes setores são mesmo os abusos, seletividade e utilização política da Lava Jato? ou por atingir aquilo que denominam de “nosso governo”?

    sendo reveladas as entranhas da corrupção sistêmica, endógena ao capitalismo financeirizado e olipolizante, não são apenas os  gangsters fisiológicos do PMDB e das siglas de aluguel que estão ameaçados. a FIESP e a FIRJAN se manifestam. o presidente do Bradesco dá entrevista. os incendiários caciques do PSDB se convertem em bombeiros. Dilma ressurge no Jornal Nacional. e o Editorial do Globo não deixa dúvida: “vale mais o destino de políticos proeminentes ou a estabilidade institucional do país?”

    mas que estabilidade institucional é esta que deve repousar num “ajuste fiscal” cujo principal objetivo é promover desemprego e achatamento salarial?

    um “ajuste fiscal” para manter um “grau de investimento” conferido por agências de rating desmoralizadas com a crise de 2008. um “ajuste fiscal” do interesse justamente daqueles oligopólios (banqueiros, empreiteiros, agronegócio, usineiros e rentistas) que são os financiadores das campanhas eleitorais.

    todo este súbito, inesperado e urgente clamor emitido pelos setores dominantes, conclamando por “sensatez, maturidade e grandeza”, não advém de qualquer sensatez, maturidade e grandeza em torno de uma agenda de desenvolvimento e muito menos de inclusão social.

    o que está em curso não é nenhum bom senso contra piromaníacos. é o velho e anti democrático pacto entre as elites. quem está virando pó é qualquer possibilidade do Brasil se libertar do modelo liberal periférico. mais uma vez se desmascara a aliança maldita entre o lulismo e os oligopólios: a estratégia da conciliação permanente a serviço de um reformismo sem reformas.

    todos tem um alvo comum: a Lava Jato cruzou uma linha vermelha.

    é do interesse dos setores dominantes a continuidade e o aprofundamento da Lava Jato? qual é o plano? a Lava Jato está mesmo completamente a serviço da “elite golpista”? há um plano? cada qual executa sua parte do plano, do qual são apenas marionetes enquanto todos se julgam protagonistas?

    tendo colocado na prisão presidentes das empreiteiras e um militar do programa nuclear, e se a Lava Jato penetrar no coração das trevas da corrupção sistêmica, passando a investigar também as doações vindas dos banqueiros?

    os grandes empreiteiros financiam as campanhas como um investimento cujo retorno se dá por inúmeros favorecimentos em concorrências, aditivos de contratos, superfaturamentos, etc… este mecanismo está agora exposto.

    os banqueiros obtém o retorno de seu investimento nas campanhas eleitorais através da Selic,  dos swaps cambiais, e da política econômica voltada para os interesses do mercado financeiro. seus  operadores são o Copom, o BC e o Ministério da Fazenda, fazendo com que 45% do orçamento público se destine ao pagamento de juros.

    o limite da investigação em curso na Lava Jato são as contradições intrínsecas do capitalismo: financeirização e oligopolização. a contradição interna da Lava Jato é que sua investigação desemboca na constatação que a corrupção sistêmica é endógena ao capitalismo. e não pode ser corrigida, portanto, pela via policial ou judicial. requer uma solução política.

    a contradição dos setores de Esquerda é que o lulismo perdeu por opção a oportunidade e a iniciativa de conduzir a luta política contra os oligopólios. ao contrário, a eles se associou criminosamente, como agora a Lava Jato deixa exposto.

    então, não existe, e nunca existiu, nenhum “nosso governo” que se justifique apoiar, 

    numa investigação conduzida com argúcia todos os envolvidos são paulatinamente desmascarados. mas aquele que é realmente um grande investigador, não se limita simplesmente a isto. sempre dá um passo a frente.  não teme avançar para o momento no qual o investigador, ao se encarar perplexo no espelho, desmascara a si próprio.

    e para um juiz que ousou revelar sua identificação com um herói das HQ, um Homem Aranha atormentado por conflitos internos, eis sua maior contradição:

    “Além disso, a ação judicial não pode substituir a democracia no combate à corrupção.”

    Sérgio Moro, “Considerações sobre a operação Mani Pulite”, 2004

    e a esfinge que todos nós tememos é a inexorabilidade de nosso próprio desmascaramento.

    .

    1. “a esfinge que todos temem”

      (quem é “arkx”?) Luis Nassif. Esta matéria está muito bem colocada. Em minha opinião é exatamente isso que está acontecendo em nosso País. Tenho 78 anos – sou contabilista aposentado e acho que esse relato “a esfinge…” teria que ser observado por todos nosso brasileiros. Isto infelizmente não acontece.

  16. Para a Globo mudar o seu

    Para a Globo mudar o seu discurso era preciso uma explicação como essa. Ou seja, uma coisa seria trocar Dilma por um tucano, mimado pela Empresa, a outra, é a dúvida sobre quem a sucederia. No bojo, o problema relacionado a investimentos financeiros, onde está o foco de toda e qualquer empresa de grande porte. Os Marinhos (que PHA diz não terem nomes) não poderiam deixar de ouvir os outros grandes empresários e chegarem a essa conclusão: de que o impeachment poderá ser o caos para todos, inclusive para eles, empresários, industriais e banqueiros. 

  17. Parece que as próximas

    Parece que as próximas manifestações terão como base o pedido não mais de impeachment, mas de renúncia de Dilma. 

    Li uma matéria escita por Frei Beto. Ele vê a possibilidade de Dilma renunciar por não suportar mais três anos sofrendo essa escalada de opressão contra ela e seu governo. 

    Acho, enfim, que Aécio não engole nenhum acordo no sentido de poupar o Governo. Sua intenção passa pela ideia de que o povo cansou e o quer como salvador da Pátria. Se tal acontecese, seu discurso seria voltado ao que sucedeu a Tancredo, quando foi indicado a Presidente numas circunstâncias tão delicadas. Ocorre que entre Tancredo e seu neto há uma distância quilométrica. É muito pretensioso esse sujeito.

  18. Esse papo do Aécio ter virado

    Esse papo do Aécio ter virado isso ou aquilo não condiz com os fatos e as pesquisas. É para consumo interno. Ou “wishful thinking”. Não dá pra levar a sério debate que não leva a sério a realidade…

  19. Qualquer tipo de modernização na comunicação foi para o espaço

    Caro Nassif,

    Neste quadro de virada dos ventos, cabem algumas observações.

    Primeiro que, de novo, o PSDB perde uma luta ganha. Assim como em 2014, quando a economia ia mal, o PT já carregava o desgaste do mensalão e Aecio era novo, desconhecido e oposição, o PSDB uniu-e a homofobicos e aloprados e espantou muita gente boa que já se cansara do PT.

    Por outro lado, você é inteligente e sabe que a mídia não mudou de lado por autruísmo. Seguramemte a faura chegará em forma de verbas de publicidade e, quem sabe, vendettas contra vocês, os independentes. Aí também sepulta-se qulaquer esperaça de um arcabouço regulatório descente da mídia e, pior, qualquer discussão séria sobre o assunto.

    A blogosfera pagará o preço pela sua independência e por ter apostado no “cavalo errado”. O PT, como desmonstra Dilma há 5 anos, nunca quis reformar nada. O negócio do PT é, hoje, estar no poder para vender consultoria.

    Aliás, de novo, a pergunta de troll: o que fazia Vaccari, tesoureiro do PT, um santo em vida, no Conselho de Itaipu?

    1. Pô, você está certíssimo.

      Pô, você está certíssimo. Pior ainda é que acho que eles tinham uma mínima ilusão que poderiam conviver em paz com a imprensa corporativa.

    2. O engraçado mesmo

      É ver somente um tesoureiro preso . Onde estão os tesoureiros do PP, do PMDB, do PSDB ? Será que o CUnha e o tesoureiro do PMDB ?

  20. A possível mudança de atitude

    A possível mudança de atitude tem a ver apenas com interesses econômicos, não com vergonha na cara e respeito à Democracia.

  21. Em que pesem os erros da

    Em que pesem os erros da presidente Dilma nas áreas política e econômica, principalmente no absurdo aumento da taxa selic, a desvalorização do real pode trazer um novo dinamismo na economia nos próximos meses e redimir o governo Dilma dos desastres cometidos no início do seu segundo governo.

  22. O artigo estava me animando a

    O artigo estava me animando a ver uma luz no final do túnel, até que eu li a última oração : “caberá a Dilma começar a governar”.  Talvez esse seja o ponto mais angustiante = o que está impedindo Dilma de começar a governar, um governo já com 8 meses? O que ela está esperando?  A cabeça de Dilma é um dos maiores enigmas da política brasileira. 

    1. O que impede Dilma de começar a governar..
      Ainda essa semana que se finda, postei no face algo que cabe bee o nesse seu comentário; falei justamente da minha incredulidade, em pleno século XXI, de que uma mídia suja e mafiosa como a globo, ainda conseguisse manipular um número tão grande de imbecís…. Meus caros, eu não consigo entender, como a essa altura do campeonato, surge uma pergunta tão débil, tipo:” eu não sei porque a Dilma ainda não começou a governar depois de 8 meses”… QUE IDIOTICE É ESSA.GENT?… SERÁ QUE.VCS NÃO ENXERGAM A UM PALMO DO NARIZ?… Olhem essa tentativa escabrosa de golpismo patrocinado por essa oposição fascista e ridícula, com a ajuda desse jornalismo fajuto e mafioso….QUEM CONAEGUE GOVERNAR UM PAÍS DESSE TAMANHO, CERCADO DE TANTA IMUNDICE NO CONGRESSO NACIONAL E EM SETORES DA BURGUESIA?… #NIMGUEMMERECECERTOSCOMENTARIOAS#

      1. Lula conseguiu governar esse

        Lula conseguiu governar esse país por 8 anos e com esse mesmo cenário descrito por você – e ainda, quase no final do primeiro mandato, tendo que enfrentar o mensalão. 

  23. Cuidado

    Não acredito em recuo da direita, é estratégia. A direita no Brasil é entreguista, despreza o povo, odeia o Brasil e é capacho de qualquer potência estrangeira. O interessante é que a esquerda é nacionalista e desenvolvimentista, assim como grande parte do empresariado e os militares. 

    1. Pra acreditar em recuo como estratégia

      Primeiro temos que acreditar que tiveram uma estratégia até agora. E não tiveram, impeachment, manifestações de rua, panelaço de sofá, tudo foi feito a três porradas – em 13 anos não tiveram nem um programa de governo ou proposta política alternativa, que dirá estratégia.

      A velocidade com que o PSDB e os movimentos de rua mudam de discurso dá ideia de como estão perdidos. Ora querem impeachment, ora se reúnem pra tratar do impeachment, e aí concordam que a tese “não está madura”, aí decidem se dissociar dos movimentos de rua (que racharam nos discursos) depois querem impeachment via TCU, ou via TSE, aí são alertados que não vai rolar, então tenta votar as contas na Câmara, não rolou, aí passa-se a se exigir anulação das eleições e nova eleição, e nisso os movimentos de rua decidem que não querem mais impeachment e sim renúncia, e por aí vai…

  24. Dilma virou pó antes

    No final da campanha de 2014, Dilma triturou Aécio (antes triturara Marina) pelas políticas que ambos planejavam por em prática. Aécio foi honesto e assumiu suas inteções. Dilma cantou o estribilho do João Santana “nem que a vaca tussa”. Moro no interior de Minas, nos três últimos dias da campanha carros sonoros percorriam a cidade propalando que se eleito Aécio acabaria com o BF e o minha casa minha vida. Nunca vi campanha mais torpe.

    Acho que o presidencialismo se esgotou no Brasil. Desde Sarney, a govenança presidencial foi obtida pelo loteamento do Estado, o que jogou nossa corrupção para as nuvens. A Araújo  tenta justificar tudo, apelando para exemplos tais como durante a podre dinastia dos Medicis ter florescido na Itália a Ranascença e a Revolução Científica. Menciona os Rober Barons dos EUA, ignorando que foram talvez o mais inovador grupo empreserarial da história, e que o ladrão Andrew Carnegie foi o maior filantropo que já se conheceu: ao longo da vida doou quase toda a sua imensa fortuna.

     

    1. Mas, enfim, probo Dani, o que

      Mas, enfim, probo Dani, o que você quer? Os barões daqui não são como os barões de lá? Nos ilumine, please!

      1. resposta aos outros leitores

        Se você ainda pensa que são, será inútil explicar. Mas explico visando outros leitores.

        No período do Rober Barons, nunca houve patrimonialismo. Ao contrário, todo o território americano foi ocupado por Colleges e Universidades, em grande parte originários de doações dos grandes empresários, e quase todos os grandes museus americanos foram criados por eles. Ao final do período, os EUA tinha mais ferrovias e produzia mais aço do que toda a Europa. Thomas Edison iniciou a eletrificação das cidades e criou a RCA e a GE. Sua fortuna foi originária de inovações e invenções. O grande crime dos barões foi cartelizar quase toda a indústria americana. Não houve qualquer roubo de dinheiro público. Mas seus excessos levaram a leis antitrustes. A gigantesca pretolífera criada por J. D. Rockfeller (de origem tão humilde quanto Lula) foi dividida no que hoje são as chamadas seis irmãs, todas gigantescas. Sem Rockfelller não teria havido a era do petróleo, estaríamos ainda na era do carvão. 

         

        1. Obras, obras, muitas obras

          Daniel,

          É curioso quando comparamos os governos pós 2003 com os que imediatamente o precederam, e quando mostramos a quantidade de realizações ocorridas desde então, frequentemente nos lembram que Hitler também construiu estradas, que desenvolveu a indústria bélica e de mecânica pesada da Alemanha, etc, etc.

          Afinal, a recuperação das nossas estradas, da indústria naval, do retorno a uma política industrial, da divulgação do país no exterior, o “luz para todos”, é bom ou é apenas “mais” uma prova de que Lula é um ditador tresloucado e sanguinário como Hitler?

          E mais uma perguntinha: com que bases se afirma que as realizações dos barões norte-americanos não contiveram a apropriação de dinheiro público? Aguardo o depoimento do André Araújo para esclarecer esta questão.

           

    2. memória fraca heim sr. Daniel

      Ele já se esqueceu da campanha do José Serra contra a presidente Dilma, onde entrou até homossexualismo, malafaias, falta de respeito na missa no Ceará, Nossa Padroeira sendo carregada prá lá eprá cá ,bolinhas de papel, aborto , ficha falsa da Dilma em capas de revistas. Deus nos livre de um presidente assim, que ainda por cima não desiste de entregar o pré sal aos gringos. Na última campanha contra o Aécio , ela só fez desmascarar o gentilhomem de MG, outro ladrão sem vergnha que, além de construir 2 aeroportos em terras da família, impediu que um contrabandista de cocaína fosse preso. O PT tem muitos erros, mas nunca foi sócio de Cachoeiras, como em Goiás, nem quase deixou o povo sem água como em SP, dividindo os lucros da sabesp aos acionistas ao invés de investir na mesma e nunca deixou a polícia bater em professores, como em SP e Pr.

      Por tudo isto, ainda sou mais PT.

    1. era e é elogiar a iniciativa de FHC para encontro com Lula

      não é questão de entrar no mérito do que seria a conversa (mencionada no artigo-título), mas nada, nadinha, NADA de elogioso ao gesto de uma iniciativa de Fernando Henrique Cardoso procurar Lula. Ah! Já sei: FHC não tem importância nenhuma, é só capaz de discursos recheados de citaçoes de terceiros. Ontem, na tv (Canal CURTA!, se não me engano) vi um trecho de Darcy Ribeiro, antigo Roda Viva, enchendo de elogios FHC. (Ah, omito o que penso do recurso de retórica no uso de conceitos como “bom senso” ).

  25. REDE GLOBO: Ressurge a Ditadura!

    Quem acredita que golpistas deixaram de ser golpistas acredita em tudo. O golpe principal não é na Dilma nem no Lula, é no povo. Pelo menos três coisas à vista: a terceirização irrestrita, a entrega do pré-sal e o deixar os corruptos em paz e liberdade. Coisas práticas assim são o quê realmente interessa aos bandidos.

  26. Pior que os piromaníacos são

    Pior que os piromaníacos são os pigomaníacos. Pelo menos os primeiros a gente sabe o que querem, já os últimos, tacam fogo no país durante meses e depois posam de santos, como se não tivessem nada a ver com isso.

    1. O Matuto tá certo…

      acho que está rolando manobra diversionista para fazer o lado do gov federal abrir guarda, relaxar e gozar e então os golpistas metem o relho… dominando tudo (tá dominado, tá tudo dominado…).

      as rádios (@radioitatiaia, CBN, BandNews) continuam a campanha golpista, em especial a primeira, radio de belorizonte – a rádio Cachoeira de Minas.

      No jornal da manhã da itatiaia, comentários falando abertamente em impitiman etc, na hora do almoço e entre 13-14h mais propaganda anti-gov Federal, loas à iniciativa privada, à Vale, chamou gov federal de caloteiro, tocou meme da moça revoltada com derrota de 7-1 “que ódio!” e minutos depois, na maior HIPOCRISIA, encerra programa com musica crente falando de paz e amor em Cristo…

       

      – e o governo federal banca parcialmente tais programas “jornalisticos”…

       

      É lamentável a DESONESTIDADE dos meios de comunicações. Desesperadora a ausencia do Estado Democratico de Direito…

  27. A fábula do escorpião

    Essa história está me parecendo a fábula do escorpião. Aquela estorinha que na travessia do o rio o escorpião pica o elefante, mesmo sabendo o que o mesmo o salvaria. É de natureza da direitona brasileira ser conservadora, corrupta, anti-democratica e golpista.Mesmo sabendo que a estabilidade politica é legal para todos, sua natureza pode falar mais alto. te cuida Dilma !!!!!!!! 

    1. Sim, e a esquerda petista

      Sim, e a esquerda petista está dando uma aula ao país, não só de ética e honestidade como também de gerenciamento de uma nação, como se pode ver em todos os nossos indicadores sócio econômicos magníficos. 

  28. Os golpistas estão


    Os golpistas estão alvoroçados, o gabolão Ayres Brito deu uma entrevista hoje no Coreio Braziliense pregando abertamente o golpe, o arrivista que usou a escada do STF para deixar de ser o maior anônimo da história, fala pelos cotovelos, naquele estilo prolixo de sempre, com um palavreado do qual se pode dispensar metade das palavras,  defende um tal de pacto nacional que, no fundo, é eufemismo para o golpe contra a presidente, um camarada sem nenhuma autoridade, vestido de pijama, tem voz na mídia golpista para aparecer  e mais uma vez posar de sábio da Repúbica, o inexpressivo diz, entre outras coisas, que a Dilma não preenche mais as qualidades para ser presidente da repúlica, diz que ela não está blindada, elogia o Michel Temer e indica que o golpe pode ser via judiciário, pela justiça eleitoral, o sujeito realmente se acha muito importante, a própria expressão da sapiência nacional.

    1. Ayres Brito

      O grande PU – LHA do STF. Aquele que se acha um PUETA !!! Ô cara, vai vestir o pijama, quevc já saiu da história! Odeio esse homi.

  29. Os setores mais lúcidos do

    Os setores mais lúcidos do conservadorismo desembarcaram do golpe por um motivo muito simples: golpe não é contra Dilma e o PT, é contra o país.

    Dilma não significa nenhuma ameaça aos interesses capitalistas no Brasil mas um caos pós-golpe com consequências imprevisíveis pode arruinar o pouco que se tem, estabilidade política é um dos eixos no qual grandes empresas escolhem países para investir, ser chamado de republiqueta de bananas e ser chacota internacional não é nada virtuoso para uma grande economia como a nossa.

    1. Galinha dos ovos de ouro…

      Os tucanos se afundaram tanto que estão agora tentando  ligar o reverso para sair do abismo em que se meteram!!!

      Anotem isso: nas próximas campanhas eleitorais, se mantidas as doações privadas a políticos e partidos, veremos minguar as doações destinadas a eles!!!

      A razão? Uma só: foram eles (os tucanos) os que mais receberam , nas eleições de 2014, doações das empresas investigadas e são eles os que mais fazem fogo midiático e na CPI da Petrobrás contra elas!!!

      Não tenham dúvida de que tem empresário preso com a língua coçando de vontade de entregar “tucanos gordos”!!!

      E essa hora vai chegar… Aguardem!!!

    2. Golpe

      Apesar do bombardeio da mídia, as conspirações não teriam receptividade popular!!!

      E essa brincadeira já custou alguns bilhões à nossa economia e pontinhos ao PIB, ou seja, todos perderam… e muito, inclusive nossas instituições, o Estado democrático de direito e a ordem instiucional vigente  ferida, assim como nossa Constituição se tornou um documento sem valor, isso desde o saudoso “jb”!!!

      Custou, sobretudo, o espírito tolerante e sereno de nosso povo…  Por isso, vamos pagar caro pelo ódio inoculado;  preconceito disseminado; fundamentalismo religioso plantado; e, pela intolerância semeada!!!

      Esses irresponsáveis políticos vão se ajustar em algum momento com a história, pela delinquente postura que vai custar, também, muitas décadas até a depuração de todo esse veneno… de toda essa contaminação!!!

      Por fim, temeram, e temem, – e aí prevaleceu o bom-senso e a razão – o estouro da boiada, pois, como dito, e reprisado, apesar do cerco midiático, eles sabem que haveria!!!

      E aí, quem poderia prognosticar no que ia dar?

       

       

      1. golpe é num país em que os

        golpe é num país em que os banqueiros financiam campanhas eleitorais para se apropriarem de 45% do orçamento público colocar Joaquim Levy na Fazenda, para fazer um “ajuste fiscal” que promove desemprego e arrocho salarial;

        falta de bom senso é num país que é o maior consumidor mundial de agrotóxicos nomear Kátia Abreu para a Agricultura;

        irresponsabilidade política é o lulismo adotar por mais de 12 anos um modelo de governabilidade fisiológica que gera ingovernabilidade sistêmica.

        espírito sereno e tolerante de nosso povo são os quilombos, a Baialada, os cabanos, os malês, a Coluna Prestes, o anarco sindicalismo, Lamarca e Marighela;

        veneno é  após 12 anos de política econômica neoliberal ainda defender o “nosso governo” como se fosse progressista e de Esquerda;

        contaminação é o mal que o lulismo causou ao Brasil, descerebrando a sociedade e lobotomizando sua capacidade crítica.

        golpe? golpe prá quê?

        .

  30. Tava na cara que um golpe sem
    Tava na cara que um golpe sem pé nem cabeça levaria o País ao caos. A troco de que?
    Pra mim, veio um recado do alto comando: “Golpe é crime. Ou vocês param com essa galinhagem, ou eu ponho todo mundo em cana! Vão encarar?

  31. Entrevista de Ganotti

    Finalmente uma lucidez. Pessoa conciente tem posição concequente! Tem suas posições, mas posiciona-se de forma isenta. Tem preferências, mas não ignora as deficiências daqueles que se aproximam de suas convicções. Nem demoniza os contrários,só por serem contrários. Afinal, há alguma qualidade, que contribuem com o bem social , pelo menos de  parte da sociedade!,

     

  32. Finalmente, o bom senso contra os piromaníacos? Ou não.

    Tenho a impressão que o editorial d’O Globo não foi apenas um alerta aos “joviais e iconsequentes tucanos” como parece sobressair.

    A advertência a todos os partidos para darem condições de governabilidade ao Planalto embute uma ameaça ao PT para deixar de se opor à política recessiva do Levy.

    Ou seja, depois de ter contribuído bastante para levar o governo às cordas, O Globo afrouxa a pressão o suficiente para “sugerir” ao Governo que aplique a política da oposição. Se o governo se recusar ou se o PT convencer o governo a modificar a política atual, retornam os jabs de direita que quase nocautearam o governo.

    Outra coisa. A presença de Eduardo Cunha como Presidente da Câmara inibe, provisóriamente, as propostas de impeachment. As consequências são desconhecidas e podem fugir ao controle. Afastado Eduardo Cunha, o caminho fica mais limpo.

    Não nos iludamos com o aparente surto de bom senso das organizações Globo. Ou o (g)lobo em pele de cordeiro. 

  33. Finalmente um espécie de

    Finalmente um espécie de basta para tanta insensatez. Nenhum surpresa quanto as críticas para essa autêntica “nau dos insensatos” partindo de segmentos diversos da sociedade. O país não pode ficar imobilizado e ruminando numa cantilena eterna a palavra “crise”. Para isso é imprescindível que floresçam novas agendas propositivas.

    Um exemplo emblemático que bem serve para ilustrar a contribuição inestimável de certo tipo de imprensa para esse clima artificial de desespero:

    Na rádio CBN, noticiário da manhã, uma matéria acerca do movimento de compra na 25 de março em São Paulo em decorrência dos Dias dos Pais. O locutor meio contrariado informa que “APESAR DA CRISE”, as estimativas são de 2% de crescimento nas vendas naquele conhecido ponto de comércio. Aí chama a repórter de campo e esta entrevista uma compradora:

    – E aí, “apesar da crise” a senhora ainda vai comprar presentes para os Dias dos Pais?

    -Sim, responde a entrevista. Na faixa de 500,00. Três presentes: um para meu pai, outro para um filho(não entendi para quem seria o terceiro presente).

    Repórter:É mas os preços subiram muito, não é? Mesmo assim a senhora vai comprar?

    -Vou, respondeu a senhora.

    Para não perder a viagem, a repórter arrematou:

    -Além da alta dos preços tem os impostos altíssimos.

     

     

     

  34. IMPEACHMENT ?!!!

    Todos falam na CRISE , mas não dizem que a criou e para que , a crise é fruto de uma Presidente que foi colocada pelo “lula” , para ser PREPOSTA  e se Rebelou , se achando que era Economista  impos decisões que desorganizaram o País e para se REELEGER , fez o DIABO , prometeu e cumpriu , se a Justiça fosse mesmo um poder independente e não NOMEADA , pelo Chefe do EXECUTIVO e Referendado delo SENADO  tudo o que foi feito já estaria desvendado ,  os MILHÕES transferidos para Graficas insignificantes é só um dos casos , todos com memoria curta , o Collor caiu , o Tramar assumio e o Pais se unio (ou quase o PT COMO SEMPRE NA OPOSIÇÃO) , e tivemos um salto , só não vê quem não quer , IMPEACHMENT , não é querer ou não , não é Juridico é Político e ai é que a porca torce o rabo , quanto vai custar para os parlamentares salvarem a “presidenta ” ?.

  35. Falar de inferno,caldeiras e fornalhas todo mundo fala,agora,con

    hecer como é,a temperatura e pressão em loco,ninguém quer enfim,quem tem C* tem medo

    ! Viva o povo Brasileiro!

  36. Está na hora do PSDB, bem

    Está na hora do PSDB, bem como a grande mídia e esse Maluco Eduardo Cunha, botarem a cabeça no lugar e verem como estão fazendo tanto mal ao País

  37. homenagem ao (espero) natimorto golpe paraguaio!

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=4B_xWh-8OOk%5D

    Tudo Para O Paraguai
    Língua de Trapo

    Paraguai, Paraguai, Paraguai, ai, ai,ai….
    Paraguai….

    O video de quatro cabeças
    Você encontra no Paraguai.
    O Ballantines doze anos
    É feito em um mês,
    Só no Paraguai.
    Os carros que aqui são roubados,
    Lá são encontrados, lá
    No Paraguai.
    Nada existe de mais falso
    Que brasileiro,
    Cantando em paraguaio.
    Esta noche me roubaram a Paraty
    Levaram pra fronteira para depenar
    Lá tem uma feira tupy-guarani
    Pó de cocaína, pó de guaraná
    Tem tênis Reebock made in Hong-Kong,
    Sanyo, Mitsubishi lá de Corumbá.

    Ponte da Amizade, onde tudo pode
    Pó de cocaína , pó de guaraná.
    Ponte da Amizade onde tudo passa,
    Caminhão e Kombi, Brasilia e Passat

    Contrabando vem, Contabando vai
    A gente vai levando, carregando tudo
    Lá do Paraguai.

  38. percepção equivocada

    é uma questão de tempo … no máximo em 3 meses Dilma cai… esse seu post é uma garrafa de agua jogada em um incendio no milharal seco…

    1. Todos só pensam em dinheiro e
      Todos só pensam em dinheiro e poder
      Deveriam todos os políticos lutarem agora para o melhor do Brasil. I impeachment não resolverá.

  39. Mídia golpista

    “Persistiram no jogo os que se encontram em crise terminal e só veem saída na queda da presidente”… por acaso estaria entre esses a Revista Veja??? KKKKKKKK…

  40. Quem disse que o acordo Lula FHC não deu certo?
    Todos os sinais são de que houve sim um acerto entre PT e PSDB. Apesar de negado, FHC dá entrevista a resvista alemã elogiando Dilma, Mercadante recua, elogiando FHC, e vários outrows acontecimentos.. Só a militância não foi avisada, afinal o armistício final não foi assinado ainda. Neste sentido, até a prisão do Dirceu ajuda.
    Na verdade, a tática do PSDB de jogar Good Cop/Bad Cop deu resultados excelentes para ele, resta saber se o prêmio final – a desistência de Lula em 2018 foi obtida onu não. Aliás, se eu estivesse na pele dele ia cuidar da minha vida e sair como Pelé, no auge da carreira.
    Agora, ao fazer papel do policial malvadinho, Aécio realmente queima muito do seu capital político.O tempo ainda dirá qual a premiação que lhe será oferecida.

  41. Larga de colocar viés político, pelamor!

    Putz Nassin, nem na beira do abismo vc larga de politizar seus comentários!

    Ridículo!!
    Busque a solução real,para o problema real, e de preferência olhando para o cenário real, e não o azulzinho e rosa!!!
    Isso não é jornalismo isento!

  42. Reunião não só com Lula
    No 247 saiu post que relata reunião de João Roberto Marinho,pedida por ele com senadores do PT,dos 13 9 aceitaram.A conversa foi de criticas,dos senadores sobre o parcialismo da globo,de não mostrar as realizações do governo e que não teriam controle sobre a base diante de um impedimento.O Marinho ,logico não admitiu,mas falou que levaria as reclamações aos editores.Bom pra terminar disse que Dilma ira ate o fim de seu mandato e que assume quem ganhar em 2018.Resumo,a Globo agora é fiadora do mandato de Dilma e da Democracia,não sei se rio ou choro.

    1. Pois é. O Marinho decretou

      Pois é. O Marinho decretou que a Dilma vai até o 2018.

      Que ele tem poder pra decretar isto, não há dúvidas. Difícil é acreditar no decreto dele.

  43. O PT PRECISA INCENTIVAR AS PESSOAS À PESQUISAREM

    O PT PRECISA INCENTIVAR AS PESSOAS A PESQUISAREM sobre a politica e a historia do Brasil, pois TODA VEZ QUE AS PESSOAS PESQUISAM, elas TOMAM CONHECIMENTO DA VERDADE SOBRE O BRASIL, e desta forma elas vêem que: O GOVERNO ITAMAR FRANCO, que o PT e o PSDB eram contra, em CONJUNTO COM VARIOS NOTAVAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA criaram o PLANO URV/REAL; e o PSDB NO SEU MAIOR ESTILO EM CIMA DO MURO, mandou para o governo ITAMAR, um politico inexpressivo, para se caso desse errado o PLANO REAL, disse que NÃO ESTAVA LÁ AFINAL TINHA MANDADO UM MEMBRO INEXPRESSIVO, o FHC, e NÃO UM DE SEUS GRANDES LIDERES: MARIO COVAS, FRANCO MONTORO e o SERRA; e caso o PLANO REAL desse certo PUDESSE DIZER QUE ESTAVA LÁ, com o FHC. Porém, “PARA A DESGRAÇA DO PSDB”, o plano Real feito no governo Itamar por pessoas notaveis dá sociedade (empresario, economistas, reitores, padres, sindicalistas e etc) deu certo, e o antes inexpressivo FHC, ganhou status de superministro, e com o APOIO DO ITAMAR, que ODIAVA O PSDB, por conta DO MARIO COVAS E DO FRANCO MONTORO TEREM PEDIDO NOVAS ELEIÇÕES ASSIM COMO O LULA E O PT TAMBÉM TEREM PEDIDO; o FHC virou presidente da Republica. E SEM EXPERIENCIA, visto que NUNCA TINHA ADMINISTRADO NADA, acabou QUEBRANDO O BRASIL, e DESTRUINDO O PLANO REAL, visto que recebeu o governo das mãos do Itamar com uma inflação de 1,5% e uma taxa de juros de 13%; e entregou o governo ao Lula com uma inflação de 12% e uma taxa de juros de 45%. Portanto a verdade é que: O governo Itamar criou o Plano Real; o governo FHC do PSDB DESTRUIU O PLANO REAL e o governo Lula RECUPEROU O PLANO REAL e a economia do Brasil. ESSA É A HISTORIA QUE ESTÁ “ATÉ NOS ARQUIVOS DA GRANDES MIDIAS”, basta “”APENAS AS PESSOAS PESQUISAREM”””. E se após pesquisarem, OS HOJE IGNORANTES DEIXAREM DE VOTAR NO PSDB, como aliás “”ESTÁ ACONTECENDO EM TODAS AS ELEIÇÕES””; “”””””A CULPA NÃO É DO PT”””””. Não digo que O PT PRECISE MOSTRAR QUE “”HA MAIS MOTIVO PRA SE PERDIR O IMPEACHMENT DO ALCKMIN DO QUE DA DILMA””; mas é preciso que as pessoas SAIBAM o que É DE RESPONSABILIDADE DO ALCKMIN, que GANHA E TEM MORDOMIAS SEMELHANTES AS DA DILMA, e que NÃO ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE.

  44. meus 2 posts lá embaixo – acho o blog muito parcial, mas vejo.

    Se é pra referir à situação política, por que não se referir ao artigog de hoje da FSP  http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/228914-o-pt-que-perdeu.shtml Giannotti pensa (numa entrevista em Porto Alegre faz tempo surrou um jornalista hoje famoso que diz o que um público quer ouvir ou ler). Desdenhar FHC acho de uma vaidade comparável à dele. Pelo menos dessa vez o dono do blog não usou palavras deselegantes. Ah! Ciro Gomes talvez seja o candidato mais viável e mais sério na composição de alianças. Acho que nunca vou ver artigo nem entrevista no Brasilianas com Ciro. Não sei por quê. Dou um doce a quem postar a rsposta, ou mais de uma.

     

    1. Genuíno com Giannotti – num Roda Viva

      http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/256/entrevistados/jose_arthur_giannotti_1996.htm

      e escreve sem pompa, sem ser hermético http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13081.pdf

      obs: ao contrário de um tolo por aqui noutro dia, me criticando, não sou tucanoide, só que o mundo dá voltas (veja-se a trajetória de umcerto partido – e que devemos respeitar e é uma honra haver adversários dos bons (Marina Silva é uma, e que apareceu menos em missas, templos e rezas do que concorrentes…)

       

  45. A folha não desistiu do

    A folha não desistiu do Golpe. Vejam edição de hoje. Agora a tática é pressionar para que Dilma renuncie e Temer assuma. (Um escorpião pede a um sapo que o leve a outra margem do rio…..)

  46. Finalmente, o bom senso contra os piromaníacos

    ,Eu sempre soube que havia um exagero de quem queria o poder a qualquer custo. só sinto muito que a população ela se deixa levar rapido.  Entulhando esses movimentos contra o governo.  Então eu, Tioco santa Cruz, e muitos outros estavam certo em condenar o exagero.   Só acho que seres e instituições como Aécio o vice dele, veja,  e etc   tinham de levar uma chamada. 

  47. Sou e sempre fui contra o

    Sou e sempre fui contra o impeachment. Acho que a Dilma tem que ficar mais 3,5 anos pra arrasar com o Brasil completamente. Só assim o eleitor (que está votando com a barriga) vai partir para uma nova era. O que Dilma representa:

    1) Um estelionato eleitoral comparável ao Collor e a 2ª eleição do FHC, quando disseram uma coisa na campanha e fizeram o contrário depois;

    1) Um governo refém do PMDB;

    2) Incapacidade administrativa;

    3) Vista grossa pra corrupção;

    4) Inflação, recessão e desemprego;

    5) Enriquecimento de meia dúzia de tubarões do ensino que enganam milhões de estudantes em faculdades medíocres bancadas pelo PROUNI e FIES;

    6) Burrice (ninguém vai conseguir sequer fazê-la falar direito);

    7) Caos absoluto na Educação e na Saúde.

     

    Luis, suas palavras são proféticas e ominosas: 

    AGORA, COM UM MÍNIMO DE ESPAÇO, CABERÁ A DILMA COMEÇAR A GOVERNAR. 

     

    Só que ela não consegue…

     

     

    1. Lastimável e de uma burrice

      Lastimável e de uma burrice imensa achar e escrever (vergonha alheia) que o eleitor vota com a barriga. Como se…. ah, deixa pra lá…

      E Dilma é que é burra!!

      1. Vota sim, Zuleica. 
        Tem quem

        Vota sim, Zuleica. 

        Tem quem vote por causa das Bolsas.

        Tem quem vote porque colocou um filho na Faculdade.

        Enquanto isso o Governo não faz o que realmente vai mudar o país: a FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (como até os EUA fizeram) e a FEDERALIZAÇÃO DA SAÚDE (como a maioria da Europa faz). 

        Quem fizer isto terá meu voto pra sempre…

        1. O falastrão

          Nem conhece e pouco está se importando com o Brasil. Um egoista de carteirinha, que só vota em quem, por 500 anos domina o país e o deixou assim. Ou vc acha que 13 anos consertam 500 . Não sabe de nada, além do seu umbigo.

    2. Lendo os 7 itens que você

      Lendo os 7 itens que você escreveu eu acho que você está se referindo ao FHC.

      Eu até sugeriria mais intens: aquele salvamento supeito de banco, a doação da Vale, a tentativa de entrega da Petrobrás…

      Viche… dá para escrever mais de um livro. Um já foi escrito: Privataria Tucana.

      1. FHC foi presidente até 13

        FHC foi presidente até 13 anos atrás. E não será novamente. E vc ainda fica comparando… 

        É igual a comparar Putin com Gorbachev ou Ieltsin

        É igual a comparar Obama com os Bushs ou Clinton.

        Eu quero saber é de HOJE. 

        Quem vai colocar o Brasil pra funcionar?

        Estou cansado desta desculpa: vamos manter uma medíocre na Presidência porque FHC fez isso e aquilo…

        Com qualquer um no Governo minha vida não vai mudar. Talvez a sua…

        1. Refrescando sua memória e a

          Refrescando sua memória e a do outro alienado que não lembra mais…

          https://jornalggn.com.br/noticia/a-nova-marcha-dos-insensatos-e-sua-primeira-vitima-por-mauro-santayana

          Mas não sei se você consegue ler parágrafos com mais de uma frase ou mais de linha. Se não conseguir, pede ajuda a alguém.

           

          PS.: “vamos manter uma medíocre na Presidência porque FHC fez isso e aquilo…”

          Faça bom governo ou mau, ela tem que continuar porque ela venceu a eleição no voto.
          Em 2018 você tenta fazer que o seu candidato tenha mais votos que os demais.
          É assim numa DEMOCRACIA.
          Numa DEMOCRACIA até presidente ruim tem que ir até o final do mandato. Cabe às pessoas se organizarem dentro do Estado Democrático de Direito para pressionarem o presidente a mudar os rumos de um governo ruim. Simples assim. Se tiver dúvidas sobre os conceitos, a Wikipedia te ajuda.

      2. tentativa de entrega da

        tentativa de entrega da PETROBRAS? tá brincando, filho? o psdb pode ter tentado, mas quem entregou a petrobras foi o PT

      1. Lenita, não acredito que

        Lenita, não acredito que Aécio, FHC, Globo e assemelhados tenham tomado juízo agora que já abriram a caixa de Pandora, mas vamos dar um crédito, não merecem, mas vamos lá, o que fico pensando é o que fazer com essa horda de abestados que cairam no canto da sereia desses loucos e continuam acreditando que tudo o que disseram para eles é a pura verdade, agora que envenenaram corações e mentes e estão por aí desembestados com o coração cabeludo, sangue nos olhos e espalhando mentiras, sátiras maldosas contra a Dilma, Lula e PT, distribuindo em e-mails, watts, facebook toda sorte de baixarias, como estancar isso ou mudar para a verdade dentro da cabeça lesada deles? Como reverter todo o mal que já fizeram?

    3. Como pode?
      Deus limitou a

      Como pode?

      Deus limitou a inteligência, mas a ignorância  ele deixou por conta de cada um. E sem limites! 

      O eleitor ‘votou com a barriga’…

      E qual eleitor no mundo todo não vota com a ‘barriga’? Ou com o ‘bolso’, o outro codinome da sobrevivência e/ou da prosperidade.

      Fico impressionado, cada vez mais, com  a ignorância política da direita brasileira. São anos de manipulação midiática com desinformação, preconceito e segregação social, em doses diárias e maciças.

      Nem o básico do básico em política compreendem. Não sabem diferenciar os amigos dos inimigos em política, e seus pesados interesses corporativos, econômicos e de classe.

      Agora de uma coisa eu tenho certeza: tem gente que vota é ‘com o fígado, e contra a própria barriga’!

      Votam contra seus próprios interesses básicos, ou não. E com ódio cego, e babando asneiras aos borbotões. Freud deve explicar.

      E  achando bonito ainda, se achando ainda muito inteligente e diferenciado da ‘ralé’ ao defender os interesses dos 1%, e que lhe põem um ‘canga ideológica’, e os fazem de ‘Capitães do Mato’ dos da ‘Casa Grande’, estes sim defendendo sempre seus genuínos interesses, e sempre favor de suas ‘barrigas gordas e insasiavéis’.

      Isto sim tem, e muito por aí!

      O voto com o ‘figado’.

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

  48. Quem garante o mandato de Dilma é a sociedade civil

    O que impede Dilma de começar a governar é o cerco que fizeram contra ela e seu governo. Quero ver um macho aguentar o que ela aguenta todo dia. Todo santo dia. Achaques, mentiras, sexismo e machismo despudorado de quem não suporta ver uma mulher no poder. Paulada da  midia, que esconde qualquer  coisa que possa parecer bom neste governo.Nunca vi Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula passarem pelo que ela tem passado. Nos ultimos anos de FHC, quando  ele tinha um digito de popularidade,  Miriam Leitão rasgava  elogios ao se desgoverno, e tentava pateticamente justificar a crise energetica. Dilma saiu de uma eleição com 53 milhões de votos e uma situação economica confortavel diante a crise internacional. Foi chutada feito cachorro morto. Começaram a tramar a sua queda  e quebrar a sua espinha para que ela não pudesse nunca mais se levantar. E agora aparece o Temer, sem liderança e sem voto, a posar de salvador do mandato. Salvador uma ova.  Quem salva o mandato de Dilma é a sociedade civil, que não aceita essa baderna criada pela midia golpista e pelos canalhas do Congresso.

    1. Vc quer canonizar a Dilma

      Parece que de ingerente a desqualificada e impopular a presidenta agora deve ser canonizada???

      Me poupe desse faz de conta . É ridiculo essa mulher é totalmente incapaz de liderar uma nação.

       

       

       

       

      1. Ela é capaz sim senhora

        Mas quem não a deixa governar são os perdedores do PSDB por 4 eleições. Os acharcadores do PMDB, que jamais tiveram um candidato à presidente, pois preferem ficar parasitando o partido no poder. Uma mídia comprada que somente visa seus negócios e mente descaradamente (que o diga o Romário, o Lula e até seu filho, dono da faculdade de Agronomia Luis de Queiroz e da Friboi. Só não disseram que ele era o dono da cocaína de MG, pois o Aécio não iria poupar o filho do Lula, etc. etc) As TVs tem pauta única: lava jato e inflação, mas escondem muito bem a Operação Zelotes e a do HSBC (que vc nem deve saber que existem, não é.)

        Aponte, por favor, quem conseguiria governar deste modo ? Se nem o Getúlio Vargas conseguiu.

      2. Coxinha

        Fica esperta, a Dilma foi REELEITA. Depois de quatro anos de mandato, a maioria dos eleitores resolveu reconduzi-la ao cargo. Aceita coxinha, que doi menos, e o que é pior: Tem Lula em 2018.

  49. Não acho prudente baixar a

    Não acho prudente baixar a guarda. É bom continuarmos atentos. É muito difícil fazer uma leitura do momento atual e tudo pode ser exatamente o oposto do que achamos ser. Não podemos presumir uma racionalidade dos agentes políticos e econômicos. O buraco pode ser bem mais embaixo.

  50. A morte do Playboy

    Gente, ouvi a notícia e fiquei confuso: A Polícia matou o Playboy, aí eu pensei… pronto, agora acaba a tentativa de golpe, mas veio a confirmação que a polícia matou outro playboy.

    1. Prezado Jose
      Este que voce

      Prezado Jose

      Este que voce pensou não precisou de tiros, morreu por inanição ou por aspiração.

      Abração

  51. Armação

    Vou chutar, mas com 100% de possibilidade de acerto.

    Esse encontro entre os nove Senadores do PT e um dos donos da Globo, João Roberto Marinho, foi articulado pelo Ministro da casa Civil, Aloizio Mercadante que fez aquele pronunciamento favorável a mudança do Pré Sal. Dentre os nove Senado do PT que participaram da reunião com o Sr. João Roberto Marinho, estão exatamente os 4 Senadores que que querem entregar o Pré Sal, que são eles:

     

    Delcídio do Amaral Gomez – PT / MS

    Que faz parte da bancada da bola.

    Telefones: (61) 3303-2452 a 3303 2457

    E-mail: [email protected] 

     

    José Barroso Pimentel – PT / CE

    Telefones: (61) 3303-6390 /6391

    E-mail: [email protected] 

     

    Walter de Freitas Pinheiro – PT / BA

    Telefones: (61) 33036788/6790

    E-mail: [email protected] 

     

    O Senador Delcídio do Amaral se sentiu pressionado e foi obrigado a assinar pelo adiamento da urgência da vota na alteração da partilha do Pré Sal.

     

    Vamos pressionar estes Senadores do PT e dos demais partidos que querem entregar o nosso Pré Sal.

    1. Termos um holerite para

      Termos um holerite para receber: essa é a força de Dilma permanecer.

      Quem é de classe média não faz ideia da importancia disso…

  52. Governar precisa ter capacidade ou mídia forte

    Quem elege são as pessoas não a maioria e sim votos válidos, e o Sr. LM que estranhamente pende fortemente para o lado da incapacidade, quero ter a certeza que para governar tem que ter capacidade e não forte mídia que é o que aconteceu. Governar tem que ter capacidade de gerir e não acabar como Sr Lula fez durante duas gestão e colocou a frente do Brasil seu espelho de incapacidade. E se for comprovado pedalada fora e colocamos outro e mais outro e outro ate achar um grande gestor e não um populista teatral isso é para a globo.

  53. CONTRADIÇÕES

    Q nojo é esse programa do Waack na , o tal de Gianetti está dizendo que a única saída do país é a Dilma renunciar. Sonha golpista!

     

     

    Esse governo é esquizofrênco, Dilma fala uma coisa, ministros falam outra. Ninguém se entende.

  54. E aquela reuniao do Silvio Santos com o Edir macedo?

    SBT e Record tem muito mais poder que o Estadáo, Veja,  e Folha, nas ultima semana a Record anunciou incassavelmente a tal reuniao, depois de 20 anos, onde um entrevistaria o outro, com a seguinte menagem cifrada “do eles trataram?”. Parecia um Recado.

    Aposto que tal reuniao foi muito além, das amenidades apresentadas ao publico, Silvio recentemente colocou freios no Gentilli e na Scherazade, e apesar de deixarem seus quadros reproduzirem o discurso do PIG, ambos tem interesses divergentes do PIG e correm por fora.

    1. Eu imaginei um cenário diferente

      Acho que sua análise é válida, mas a primeira impressão que eu tive com relação aos Editoriais da Folha e da Globo, pregando a legalidade e o respeito ao mandato da Dilma, foi a de uma mudança de rota em resposta à percepção de uma ameaça. 

      Acredito que a queda de audiência da Globo, somada à união de seus dois principais concorrentes, mais o empoderamento da bancada evangélica (mais afeita à rede Record) via Eduardo Cunha, passaram a ser percebidos como efeitos colateriais da derrubada de Dilma., ou seja, de repente, Folha e Globo se deram conta que o objetivo que há tanto tempo buscam com afinco pode trazer consequências indesejadas para suas posições hegemônicas. Enfim, são tantos interesses em jogo que fica difícil entender as motivações dos atores.

  55. Jornalista a serviço da dilma

    Então esta tudo acabado !  o senhor esqueceu de avisar 90% da população que esta de saco cheio

    com esse governo atrapalhado.

    1. não é o que parece

      Desculpe discordar. Ando todos os dias de metro e de trem para ir vir do trabalho. Ninguem fala de politica nem a favor ou contra. Se isso é bom ou ruim, ninguem sabe. As pessoas estão somente cuidando de suas vidas…

      1. E a panela aqui em casa tá
        E a panela aqui em casa tá sempre cheia. Quem reclama, reclama de barriga cheia. Esqueceram que o PSDB sim deixou a população com fome, sem salário, sem emprego, inflação alta, sem saúde , educaçào e no escuro sem energia. Aliás a gasolina aumentava todo mês, a conta de luz o tempo todo, água? O que mais se via era falar da seca do nordeste a população comendo calango.
        E na TV nos programas, nas entrevistas o que mais se via era o PSDB mentindo e fazendo demagogia barata. A população sofria era na vida real mesmo. Essa crise economica que chega ao Brasil de forma mais forte desde que surgiu em 2008 , chega só hoje e nao tem comparação com a miséria e a corrupção que foi o PSDB no poder. Roubaram tanto mais tanto que até o judiciário foi roubado da sua obrigação de punir os bandidos.

    2. Sai do Facebook coxinha

      Vem pro mundo real. Eu vou ao supermercado, ando pelas ruas, vou a bares, e restaurantes, e não percebo qualquer discussão sobre política. No supermercado, ouve-se uma vez ou outra, comentários sobre a subida de preços de alguns produtos. Mais mesmo assim, eles estão sempre cheios. O Aécio teve 49% dos votos validos, se dia 16/ 08 tiver nas ruas 48% dos seus eleitores, ele está no prejuízo.

  56. Trabucco na FOLHA

    O ex-ministro Delfim Netto escreveu que o Brasil corre um risco de excesso de liquidez, em que o consumidor não compra, as empresas não investem e os bancos não dão crédito. O sr. vê esse risco?

    O professor Delfim tem razão, mas tudo vai depender do nosso talento de fazer a liquidez internacional trabalhar a nosso favor. O dinheiro precisa de rentabilidade. Precisamos reduzir o nível de preconceito, de questões ideológicas, temos de aumentar os acordos comerciais.

    Ideologia e preconceitos?

    A ideologia e o preconceito atrapalham porque, quando a realidade não bate com as suas ideias, em vez de mudá-las você tenta mudar a realidade. Isso não se sustenta.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/228777-vamos-ter-que-consertar-este-aviao-em-pleno-voo.shtml

  57. Seu artigo

    Parabéns, Nassif, e, sobretudo , obrigada.

    Só há um perdedor nesta historia – o povo que vem sendo atormentado e massacrado; perdido, sem conseguir ver com clareza as baixarias dos ambiciosos, inconformados e alucinados.

    Estou mais em paz.

  58. Finalmente, parece que a

    Finalmente, parece que a racinalidade achegou-se a grupos que, num primeiro momento, pensavam ” no quanto pior melhor” e observaram que a coisa não é tão simples assim. A irresponsabilidade deles já ajudou bastante a uma crise econômica que, embora real, é de longe a que divulgavam. Talvez achassem que tudo, ou seja, o impeachment dar-se-ia de forma rápida, calma e passageira. O capitalismo talvez precise aprender com os “despotas esclarecidos”, fazendo certas concessõespara não se ver numa armadilha sem precedentes, para não desaparecer no seio das tempestades que provoca. Afinal, como governar um veículo desgovernado e sem freios ladeira a baixo?

  59. Já era

    O golpe será dado e eles já sabem cada um seu papael.

    Agora é dissimular até a hora de reparitr o fruto do escambo.

  60. A possibilidade de

    A possibilidade de impeachment se deve as pedaladas fiscais, e náo a esse golpismo que voces querem vender. Além disso  já esta muito claro que as eleições de 2014 foram financiadas por dinheiro vindo do petroláo. Entáo vamos parar com essa história de golpe, se alguem deu golpe aqui foi o PT nas ultimas eleições, dizendo que a inflação estava controlada, que o pais estava uma maravilha. Agora quando a verdade veio a tona: inflação alta, desemprego, recessáo, alta do dolar, corrupção, entre outras mazelas vem dizer que quem é contra tudo isso é golpista. Ela tem que assumir as M….. que fez no primeiro mandato e arcar com as consequencias de suas mentiras.

    1. Lavagem cerebral midiática

      “Não há argumento racional, ponderação ou apelo à razão que vençam a brutalidade da idiotice.”

      Cintra Beutler

  61. Nassif, avisa então a seus

    Nassif, avisa então a seus colegas diretores de redação de portais de noticias que não convêm a seus jornalistas continuarem a  priorizar as manchetes apelativas e os conteúdos reducionistas que tem apenas a faisca da polêmica, zero informação e menos alguma coisa de contexto. Podem parar de ser prostitutas virtuais que vendem orgasmos de ódio.

  62. Sudeste: a roda-presa do Brasil
    Concordo com o artigo. Já vinha observando o refluxo na tentativa de golpe de Estado há alguns dias.
    Outro ponto importante, não mencionado no artigo, foi o apoio que Dilma recebeu dos governadores nordestinos. Foi um importante ponto de inflexão.
    Aliás, é bom que se registre, que além de acabar com a miséria no país e promover a ascenção econômica de milhões de excluídos de outrora, os governos petistas vem transformando o Norte-Nordeste numa potência econômica. Em breve superarão o Sul-Sudeste.
    Os sudestinos são hoje a roda-presa do país: retração econômica, crise hídrica, Globo-Folha e ideologia retrógrada. Os maiores pilantras, atraso de vida, da política nacional são sudestinos: Serra, Cunha e Aécio.
    Se o Brasil de separar do Sudeste é pro Norte que eu vou.

    1. Sou de Sao Paulo,sou micro

      Sou de Sao Paulo,sou micro empresario,e concordo que em breve o Nordeste vai se espandir muito mais pois duas obras que devem dar nova cara ao Nordeste,Bel Mont e Transposição do Rio São Francisco devem oferecer oportunidades já mais vistas.

      Acho que ate alguns setores não querem o termino destas obras.

      Admiro muito a capacidade do Nordetino aprender e trabalhar,quase todos os meus ex-coboradores voltarão para sua cidade natal para abrir negocio propio.

      Acho que preconceito nasce  na midia que fala e escreve portugues mas pensa em Ingles.

      Por um Brasil Forte e Unido.

    2. Eu acho que assistencialismo

      Eu acho que assistencialismo não tira ninguém da miséria. O que incluiu o povo foi o Plano real que acabou com a inflação que talvez você não tenha conhecido. Também sou de família nordestina e percebo que o projeto de dividir norte e sil, rico e pobre negros e brancos promovidos pelo governo vem funcionando perfeitamente. Eles sabem explorar a ignorância do nosso povo.

    3. Ignorância

      Temos aqui cidades com PIB maior que muitos países.

      Roda presa é e sempre foi o nordeste que mantém Lula e PT no poder por conta de assistencialismos. A situação está desse jeito por conta da ignorânia e votos com a barriga. 

      1. Distribuir renda virou assistencialismo?

        Vc com certeza deve ser adepto da turma do FHC.Como não tenho memória curta me recordo que o governo de então foi tão competente com distribuição de renda que ao final de seu segundo mandato deixou mais de 50 milhões de miseráveis no nordeste, que para sobreviver comiam calangos. O que o PT fez foi distribuir um pouco mais a renda, dando um tanto de dignidade àquele povo. Tanto é que pela primeira vez em 500 anos de Brasil, o país saiu do mapa da fome, que gente como vc quer que retorne para acumular, acumular, acumular.

    4. Sou carioca (do Estado da GUANABARA)

      Sou do tempo do estado da Guanabara, então xará, carioca “mermo”. Separando só não quero meu estado junto dos paulistas.

      Porra, nem pensar.  

      1. Hummmmm que carioca

        Hummmmm que carioca prepotente!!!primeiro que  ele louva esse”mermo” que me da nojo!!!  segundo querer ter a pretensão cde comparar São Paulo com o RJ????  já viu o PIB de SP? O mermo esqueceu de falar que tem a Globo como matriz no RJ,  talvez por isso   esteja  em êxtase!!!!!!

      2. Sou paulistana (da Vila Mariana)

        Amigo carioca, tem toda a razão!  Apesar do dinheiro, isto aqui está nos tempos das trevas. Aqui se lincha mulheres donas de casa porque acham que são bruxas, se atira em emigrantes porque são negros, são roubados por estrangeiros brancos em aeroportos porque, não dá pra desconfiar,  são brancos, etc etc etc

         

    5. Roda-presa II

      O Sudeste é hoje o encosto do Brasil. A roda-presa. O fardo. O karma. O túmulo das utopias. Os grandes heróis do povo sudestino são uma vergonha nacional. Pense em Moro, FHC, Cunha, Serra, Aécio, Bolsonaro, Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, Roger, Lobão, Cherquer, Kim. Só a escória.

      Nasci, cresci e fiz família em SP. Estudei nas melhores escolas do país. Sou empresário. Tenho cultura. Não sou estúpido. Sou Dilma e Lula, portanto.

      Meu trabalho me deu o privilégio de viajar pelo Brasil. Conheci lugares que meus arrogantes conterrâneos sudestinos nunca ouviram falar. E digo com um sentimento contraditório de alegria e pesar: o Brasil moderno vai nascer longe daqui.

      Os governos trabalhistas estão conseguindo o milagre de reduzir a desigualdade Norte-Sul. O que os idiotas chamam de “assistecialismo” tem o nome de “dever” ou “obrigação”. É obrigação do mais forte estender a mão ao mais fraco, já que somos todos irmãos e o país é um só.

      Espero que um dia o Nordeste nos ajude a sair do buraco econômico e ideológico em que nos metemos.

       

  63. No outro lado do balcão.

    E pensar que o impeachment já foi bandeira do PT contra Collor de Melo, que contou ainda com o maciço e derradeiro apoio das Organizações Globo para derrubá-lo. Essa mesma mídia que hoje é demonizada pela esquerda.

    Aliás, Lula está para Collor como Aécio está para Dilma, já que ambos foram defenestrados nas urnas e depois surgiram como os algozes da hora. 

    Assim como aliás, hoje Collor de Mello é aliado do PT.

    Lavoisier já dizia e os marqueteiros aperfeiçoaram: “Na natureza nada se cria, tudo se copia”.

    A grande questão depende do lado do balcão que você está.

    Sem mais…

    1. Ah, é..

      O impeachment de Collor ocorreu três anos depois de iniciado seu governo. Dilma está governando a 7 meses.

      O impeachmente de Collo não foi protelado pelo PT, foi pela OAB.

      O PT passou a apoiar o impeachment de Collor pois não havia nenhuma outra alternativa. Collor não tinha nenhum defensor, nas ruas não se encontrava UM ELEITOR SEQUER de Fernando Collor de Melo. 

      A história hoje é bem diferente…

    2. Nâo é tão simples

      Comparar épocas, momentos políticos, forças partidárias, meios de comunicação e situações econômicas totalmente diversas e colocar no mesmo balaio como eventos parelhos é reduzir muito a questão. Ingênuo quem pensa dessa forma:

      – Épocas diferentes: o Brasil era um país recém-saído de uma ditadura. A Democracia era incipiente e era a primeira vez que o país elegia um presidente depois das “Diretas Já”;

      – Momentos políticos diferentes: Collor e sua equipe econômica cometeram deslizes, como o confisco da poupança, que conduziram a população a se inflamar contra seu governo, minando a confiança;

      – Forças partidárias envolvidas diferentes: o PT naquela época não é o que é hoje. O discurso era mais radical, extremista. O partido de Collor nem de perto tinha a mesma representatividade que o PT tem hoje. E o PT aderiu ao impechment por osmose, movido inclusive pelo calor de momento. Ocorre que Dilma não é Collor. O PT e os governos de Lula e Dilma mantiveram a mesmíssima política econômica dos governos anteriores de FHC.

      – Meios de comunicação: naquela época quem ditava a pauta da comunicação eram os jornais, rádios e TV. A Globo tinha um poder de alcance e de manipulação da informação altíssimos. Ainda tem, mas naquela época não havia a internet para oferecer um contraponto à pauta oficial que ela ditava. E, a bem da verdade, a Globo foi fundamental para a eleição de Collor. Ajudou e muito na imagem dele como salvador da pátria e um político jovem e aguerrido. Mas apenas para impedir a vitória de Lula. Ela apoiou quando era de seu interesse e retirou o apoio da mesma maneira quando não interessava mais.

      – Momentos econômicos diferentes: a economia naquela época era instável, com inflação altíssima, na casa dos 60%. Quem viveu a década de 80 sabe o que eram os preços remarcados todos os dias. E esse cenário permaneceu até o plano Real. Hoje, com a permanência das altas taxas de juros, a inflação segue sob controle. Hoje, mais que uma crise econômica (artificialmente mantida pela imprensa) há uma crise política, inflada por essa mídia partidária e tendenciosa.

      Muitos desafetos de Dilma creem cegamente que o impeachment é uma manobra isenta de vontades escusas ou de interesses. Acreditam que basta haver o texto na Constituição que a manobra em todas as circunstâncias é legal. Não é agora e nem foi nos tempos de Collor. E, não sendo muito afeito a reduzir a questão a esse ponto, porém, se agora o impeachment de Dilma se trata de golpe, o de Collor também o foi, pelos motivos citados anteriormente. Mas é o único ponto para o qual os dois momentos convergem. Que não se olvide que, quando o golpe não é exitado por militares, é conseguido por meio de vias legais. É aí que ocorrem os chamados golpes brancos, ou golpes institucionais, como o que destitiui Zelaya de Honduras. Funciona mais ou menos assim: busca-se uma brecha na Carta Magna onde o governante possa ser enquadrado e trabalha-se para que através de mecanismos legais, destitua-se-o.

      É indiscutível inclusive o papel da imprensa nos dois cenários. Essa, a que eu condeno veementemente como o maior mal que se deve combater.

  64. Só tem um jeito de não

    Só tem um jeito de não acabarmos numa guerra civil…

    A rede globo suspende a propaganda golpista, a procuradoria ANISTIA o cunha e a lava jato entra na fase de Segredo de Justiça e sai de cena…

     

  65. Que coisa absurda!!!!

    Nassif, sugiro que antes de fazer esse tipo de reflexão, saia na rua e converse com o povo!

    Quem sabe seu vizinhos e amigos.

    Acredito que você esteja equivocado ou na melhor das hipótese, em outro país.

    1. Lenhadores com fogo
      Lenhadores com fogo

      Em meio a crise no País, vem os lenhadores com fogo.Quando a mídia E outros tinham esse partido LCF, tudo estava na maior euforia. Agora que tentam amenizar a situação e verem a saída Unidos arrumaremos. Vem os lenhares indignados, cuspindo fogo para ver o País se queimar com inocentes e incocequentes, fiz isso que o senhor falou. Aonde morei bairro de classes mistas, perguntei.. E ai aderiu ao panelaço? A resposta era sempre a mesma, não tenho dinheiro para comprar outra. E mais se sai a Dilma entra um pior então – melhor arrumar o que temos e chega dessa palhaçada! !!!! Só a Clsse As , e um o outro que que tem continuar. Vai dar muitos na rua sim, mas quem sabe com uma advertência se vc não for domingo nem precisa voltar segunda para o trabalho!!!

    2. Lenhadores com fogo
      Lenhadores com fogo

      Em meio a crise no País, vem os lenhadores com fogo.Quando a mídia E outros tinham esse partido LCF, tudo estava na maior euforia. Agora que tentam amenizar a situação e verem a saída Unidos arrumaremos. Vem os lenhares indignados, cuspindo fogo para ver o País se queimar com inocentes e incocequentes, fiz isso que o senhor falou. Aonde morei bairro de classes mistas, perguntei.. E ai aderiu ao panelaço? A resposta era sempre a mesma, não tenho dinheiro para comprar outra. E mais se sai a Dilma entra um pior então – melhor arrumar o que temos e chega dessa palhaçada! !!!! Só a Clsse As , e um o outro que que tem continuar. Vai dar muitos na rua sim, mas quem sabe com uma advertência se vc não for domingo nem precisa voltar segunda para o trabalho!!!

  66. Por razãoes que só o mercado

    Por razões que só o mercado financeiro conhece, os EUA, para o seu próprio bem, escolheu azedar o cenário que, se continuasse, se pode fazer tudo realizado na própria cadeia da produção.

    Ora, os bancos estatais do Brasil estavam prestes de conseguir o destino no qual o nosso povo entra no sistema digital autosuficiente; mas houve uma ordem superior para negar a concessão que chegava a ser o verso do dinheiro, porque, ao que parece, esta geração ficou fora do nosso alcance se eles não a fizer.

    Sinto que faltou a instrução final para Dilma passar adiante a etapa em aberto, em que o povo ocupa sua posição privilegiada de animar a razão imediata de inclusão de empregos, empresas; e os bens projetando o processo de valor que virava o jogo a nosso favor. 

    Logo, algo foi deixado no ar: era um lugar exterior – a seu tempo – para o valor crescer antes de ser abdicado. Daí a conversão da economia não mudou de templo.

    Iremos servir à aliança  dos EUA, colocada no mercados financeiro, e olhá-lo como lider por mais algumas decadas.

  67. Entre mortos e feridos

         Em 1917 o papa, Benedito XV,  tentou, inultimente, a cessação da Primeira Guerra, seu malogro foi motivado pelas convicções do presidente americano Wilson. Em suma, o presidente americano queria a troca  do governo alemão e confiava nos ingleses. Esta fé cega nos ingleses e desconfiança nos alemães causaram o sofrimento de milhões e a morte de outros milhões, O infantilismo de Wilson tem pararelo no “republicanismo” de Eduardo Cardoso, cujo ideal, seja qual for,  pode por o plano o de paz  a perder.  http://hsc.csu.edu.au/modern_history/core_study/ww1/papal_peace/page153.htm

  68. Fora de controle

    A racionalidade deveria ter chegado ao primeiro escalão mas pregação anti-petista desenvolveu-se tanto, invadiu todas as casas, virou ódio contra os pobres, nordestinos, contra os programas sociais e atingiu até os deputados fisiológicos que antes se contentavam cargos e agora até com tiros em haitianos (vejam reportagem abaixo), que  parece difícil só difícil à Globo, ou o resto da mídia, controlá-los.  E para a marcha do golpe deter-se  todos os envolvidos, incluindo a justiça, os procuradores a delegados da Lava Jato, os Ministros do STJ e STF amedrontado, os deputados radicais da oposição incluindo o Aécio,  os fascistas cheios de ódio todos, todos devem ser alertados claramente. Não basta o acordo entre os dirigentes do PT e PSDB, a mídia e o pessoal da FIESP. Não deve ser, novamente, um acordo por cima, com sempre é feito no Brasil pois o Golpe já tem pernas próprias será preciso mais que decisões de gabinete para parar o ódio destilado durante todos estes anos. Resta saber se existe entendimento que possibilite tal exposição ou é só interesse imediato.

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=28803

  69. Os piromaniacos

    Na verdade os piromaniacos são o extertor dos safados corruptos e parasitas da Nação Brasileira, dos quais o povo precisa se livrar a fim de que a sociedade funcione em igualdade para todos e o sangue daqueles que trabalham não seja sugado por essa raça de ineptos. Quanto aos aos empresarios em situação dificil devido à crise provocada por esses párias na tentativa de se livrarem de processos a que estarão respodendo em breve, devem agradecer ao PSDB e ao inconsequente do Aécio e ao FHC, e a sí proprios por os apoarem em im primeiro momento pela coisa ter chegado onde chegou. No País temos duas classes de empresários: a primeira é aquela dos empresários que se tornaram grandes, por competência e com honestidade, a segunda é a constituida pelos parasitas cujas fortunas foram criadas prestando serviços superfaturados, conseguidos mediante corrupção e sem nenhuma ética às custas do suor de seus iguais, temos também duas classes de servidores públicos: a primeira daqueles que compreendem que uma Nação é o resultado do esforço  de todos os seus membros e este esforço deve ser respeitado correspondendo com honestidade e respeito para com aqueles que lhes dão emprego e garantia no mesmo, a segunda pelos canalhas que acham que o povo é esquema seu. Em ambos os casos os dois ultimos devem ser banidos da sociedade a fim de que a mesma possa funcionar plenamente como tal para homens de bem.

  70. em 1996. Ruth Cardoso defendia a legalização da maconha

    portanto,e já q semenciona de vez em qdo Fernando Henrique pelo blog e pelos Posts do Dia, às vezes com uma fúria e menosprezo de baixíssimo nível, NÃO é oportunismo dele pra, na sua idade,obter projeção,por vaidade.É por pensar á frente,talvez não tenha se exposto,se manifestado,devido ao reacionarismo de nossa sociedade quanto a comportamento e idéias (é minha opinião,apesar de mitos, de aparências).Qto a agir,sugiro 2 roda viva de 1996 e 2012 com Giannotti.Vamo ver se as visões do GGN se ampliam( não prego uma geléia geral editorial, não)e aos pouquinhos,lentamente,comece a atrair novos pedidos de cadastramento,e de participações de mais qualidade geral. E de real influência. Ah, umbigos!

  71. Adios muchachos, compañeros
    Adios muchachos, compañeros de mi vida,
    Barra querida de aquellos tiempos
    Me toca a mi hoy emprender la retirada,
    Debo alejarme de mi buena muchachada.
    Adios muchachos. ya me voy y me resigno
    Contra el destino nadie la talla
    Se terminaron para mi todas las farras,
    Mi cuerpo enfermo no resiste más……

    Snif, snif, snif.

  72. A arte de puxar a brasa conforme seu interesse…

    Pois é! É a estória do copo meio cheio ou meio vazio.

    Para o Nassif (e para mim também) na situação atual prevaleceu o bom senso. Para o William Waack no seu programa da Globo News a situação é de “game over”. A ingovernabilidade é considerada favas contadas, logo o impeachment inevitável.

  73. Moro ameaça a segurança nacional

    Vejam a reportagem abaixo, onde Moro questiona o Alm Othon e sua filha, e fala de contas offshore. Este tipo de investigação, sobre uma pessoa que GERENCIOU o PROGRAMA NUCLEAR  brasileiro é tudo que as potências estrageiras desejam. rastrear estas contas, vinculando-as ao Alm pode dar aos americanos e outros, os caminhos que o Brasil utilizou para obter certas tecnologias sensíveis e que devem ficar devidamente  “escondidas”. Só pelo montante que Moro acusa o Alm, face aos valores dos contratos da ELETRONUCLEAR, é rídicula a acusação de propina. Que interesses estão por trás disto????? Mesmo que fossem com boas intenções, asinvestigações de Moro e seus procuradores (vejam que até a PF recuou no assunto e não pediu a prorrogação da prisão, mantida pelo MP, com seus procuradores ungidos pela missão divina ). O Ministério da Defesa, as FAAs e a Marinha devem dar uma basta a esta ameaça que a Vaza-Jato representa neste caso (já se indentifica em largos segmentos das FAAs, descontentamentos com a oposição – notadamente PSDB – e seu entreguismo deslavado, reconhecendo que o PT tem feito muito mais pelo reaparelhamento delas e dado apoio em importantes programas para a segurança nacional e que estão sendo torpedeados pela oposição irresponsável e pelo MP e Juiz Midiático.

    MORO VÊ FRAUDE EM ‘TRADUÇÕES’ DE EMPRESA DO ALMIRANTE:

     

    “Foram apresentados documentos aparentemente fraudulentos a este Juízo para comprovar a prestação de serviço pela Aratec a suas contratantes, inclusive com reprodução de material simplesmente copiado da rede mundial de computadores ”, afirma o juiz da Lava Jato sobre relatório de atividades da Aratec Engenharia, controlada pelo ex-presidente da Eletronuclear, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, preso na Lava Jato

     

    10 DE AGOSTO DE 2015 ÀS 06:18

     

     

    247 – O juiz federal Sérgio Moro apontou indícios de plágio em dois documentos apresentados pela defesa de Ana Cristina Toniolo, filha do ex-presidente da Eletronuclear, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, preso na Lava Jato.

    “Apesar da oportunidade concedida para eventual comprovação de causa lícita para os pagamentos a Aratec, foram apresentados documentos aparentemente fraudulentos a este Juízo para comprovar a prestação de serviço pela Aratec a suas contratantes, inclusive com reprodução de material simplesmente copiado da rede mundial de computadores e com afirmação falsa de que teriam sido produzidos pela Aratec”, apontou o magistrado.

    O almirante foi acusado de receber R$ 4,5 milhões em propina ligada à construção da usina Angra3. O dinheiro teria passado por contas de empresas de fachada antes de chegar ao caixa da Aratec. “Os documentos apresentados pela defesa de Ana e Othon, no prazo fixado pelo Juízo, não comprovam a efetiva prestação de serviços pela Aratec a CG Consultoria, ao contrário, aparentam ser fraudulentos, em tentativa de ludibriar este Juízo”, afirmou Moro.

    Leia aqui reportagem de Fausto Macedo sobre o assunto.

  74. Análise excelente esta do

    Análise excelente esta do Nassif. Concisa. Infelizmente, não acredito que o gigantesco aparelho montado para o golpe tenha sido desativado. Houve um momento em que dava para acreditar que os golpistas consideraram ser impossível dar o golpe através do suspeitíssimo Cunha e se tinham voltado inteiramente para a Lava Jato, última esperança para o golpe. Mas o Cunha andou percorrendo as sedes dos jornais e conversando com seus donos. O Cunha vai ser salvo em troca do golpe. Ele está convicto de que pode patrocinar um impeachment com toda a aparência de legalidade, tem os votos suficientes para isso na Câmara e no Senado, e a legitimidade ele entende que vem das pesquisas com baixa popularidade de Dilma. Ele tenta convencer seus interlocutores de que toda pessoa que não gostou momentaneamente de uma atitude ou de uma medida de seu governo está completamente disposta a mandá-lo para o inferno. E ele está assumindo uma postura de calma e de não perturbação, porque um golpe bem dado é um golpe dado sob o suposto manto da legalidade, e que aconteça num país calmo e pacificado. O mais provável é que  ele tenha conseguido convencer os integrantes da cúpula pesada do golpe, que não era e não é pouca gente, para pedirem calma ao país, porque o golpe de classe média está assegurado, e deve-se procurar manter o povão na maior calma, já que não é necessário que se faça mais nenhum alarde. As negociações político-econômicas que estão sendo feitas, serão aproveitadas pela nova direção golpista do país. Até a passeata de domingo vão pedir que aconteça na mais completa calma. E vão até repremir os fascistas notórios, eles não são mais necessários.

  75. Veremos
    Veremos!Não confio nem um pouco nestes golpistas!Eventualmente apenas esperam pela distração do governo para atingi-lo mortalmente pelas costas.Mas as considerações apresentadas fazem todo o sentido.Como eu já pude escrever há algum tempo, o movimento era (ou é), na verdade, um enorme tiro no pé!

  76. sinto muito nassif

    Nassif, te respeito muito, e talvez até você saiba de cocheira, mas não foi este espírito elevado que produziu a mudança.

    Além do pito que que os banqueiros estão dando em todos, sei de fonte segura em brasília que houve acerto entre globo e governo (pt?talvez) sobre parcelamento da dívida da globo (copa 2002, etc) e fechamento de contrato de R$ 500 milhões em patrocínio do governo na globo e bandeirantes, podendo inclusive ter reflexo na tormenta (FIFA/CBF) que se avolumava…

    A conferir pelos seus passarinhos…

    Cicatriz

    Porto Alegre

  77. [   Mas, àquela altura, as

    [   Mas, àquela altura, as vozes da pacificação já se faziam ouvir. Editoriais em defesa do mandato de Dilma, chegaram até ao Financial Times, porta-voz máximo do sistema financeiro internacional.]    Gostei da piada. Antes do Golpe de ¨$ esse diziam a mesma coisa.  O que se tem de ficar de olho é se a opoisção daqui não fará, como diz madurescos, como teria feito na Venezuela ao contratar mercenários cubanos para matarem eles mesmos  para depois culparem o governo

      1. Olha o Nome

        Hudson,

        na literatura, o que começa com “Assim falou …” vem Zaratustra depois. O nome que o cara declina na sequência, dá a dimensão da orfandade dele: o estrategista que deu com os burros n’água, e não convenceu nem o Figueiredo. Zaratustra nessa época, já tinha voltado para o alto da montanha

        A Veja, naqueles tempos, ainda praticava jornalismo, apesar de ter entregue a cabeça do MIno Carta por alguns dinheiros. 

        Esse deve ser um membro do blog ‘endireita brasil’, das viúvas de pijama. 

    1. Vamos considerar…

      Consideremos  que você tem sua opoinião.  Um de nós dois está completamente enganado. Mas… você ainda lê a revistinha do esgoto?

  78. Com todo o respeito Nassif…

    …mas você acredita PIAMENTE que “Os grupos de mídia dividiram-se em dois”??? Eu não… Já ouviu falar na palavra “despiste” e “manobra diversionista”?

  79. Ainda bem que Dilma não fez

    Ainda bem que Dilma não fez como queriam os golpistas (e até uns petistas mais beligerantes), não reagiu ao ataque com violência. Tivesse reagido, essa solução não seria possível… Foi bom, afinal, Dilma ter mantido séria serenidade, mesmo que interpretada por alguns como inação ou covardia.

  80. OH! DIA , OH! DÚVIDA, OH! AZAR !!!!!!

    Fui, de maneira sutil e quase imperceptível, perpassado por uma dúvida excruciante… Qual parte do artigo que postei no post https://jornalggn.com.br/noticia/o-raio-x-da-politica-e-o-fator-temer#comment-710317 , não foi bem compreendido pelo Nassif e o os blogueiros daqui, até fiz um comentário preâmbulo para ele: https://jornalggn.com.br/comment/709960#comment-709960 Como todos aqui no blog que me acompanham há anos, nunca me nego a esclarecer pontos obscuros e mesmo corrigir onde não fui feliz na escrita. 2 tostões de prosa sobre 2015.75 qui, 06/08/2015 – 21:53 Se ninguém quer falar de 2015.75 então eu falo. Vamos para um acerto de contas global, onde o Dólar provavelmente desaparecerá e um período de instabilidade, mais ou menos severo acontecerá, com rupturas de linhas de comércio internacionais e suspensões de pagamentos, ou seja, o potencial da crise que está no horizonte visível é de grandes proporções, na minha opinião é claro. Assim, manter ou não o poder quando forças poderosíssimas contrárias estão na soleira da porta, pode não ser tão boa estratégia como largá-lo nas mãos do inimigo. Se eu pudesse recomendar alguma coisa, seria para que as forças políticas com poder real no Brasil hoje agissem com muita cautela e resguardo, pois o mar que se avizinha não é de Almirante. Se estivesse no comando agiria nos bastidores com muita sutileza e procuraria posições defensivas, principalmente pelos flancos, que é de onde normalmente vêm as surpresas desagradáveis. Se o caldo engrossar mesmo e a situação internacional desandar para valer, vamos estar falando em PIBs negativos globais de dois dígitos, não é pouca coisa. Olho vivo, que cavalo não desce escada. Ruim Bom Muito bom Ótimo Excelente Follow the money, follow the power. APAGAR LINK PERMANENTE DENUNCIAR RESPONDER Share on facebookShare on twitterShare on google_plusone_shareShare on linkedinShare on email imagem de Alexandre Weber – Santos -SP Alexandre Weber – Santos -SP No assunto mas infelizmente em Inglês sex, 07/08/2015 – 08:54 Emerging Market Mayhem: Gross Warns Of “Debacle” As Currencies, Bonds Collapse http://www.zerohedge.com/news/2015-08-06/emerging-market-mayhem-gross-wa… Things are getting downright scary in emerging markets. Just ask Bill Gross: Or have a look at this week’s headlines: UK rate hike fears recede, emerging markets on edge EMERGING MARKETS-Currencies retreat on talk of a Fed rate hike Lost Decade in Emerging Markets: Investors Already Halfway There Some Greek Lessons for Emerging Markets Currencies in Freefall Handcuff Bankers From Chile to Colombia And on, and on. One particularly alarming case that we’ve been keen to document lately is that of Brazil which, you’ll recall, is “up shit creek without a paddle” both figuratively and literally. For one thing, as Goldman recently noted, there’s not a single period in over a decade “with a strictly-worse growth-inflation outcome than that of 2Q2015.” In other words, “since 1Q2004 there has not been a single quarter in which we had simultaneously higher inflation and lower growth than during 2Q2015.” And here is what that looks like on a scale of 100 to -100 with 100 being “high growth, low inflation” and -100 being “stagflation nightmare”: This helps to explain why CDS spreads have blown out to post-crisis wides. For those who favor a more qualitative approach to assessing an economy’s prospects, don’t forget that the Brazilian economy recently hit its metaphorical, and literal, bottom when APreported that, with the Brazil Olympics of 2016 just about 1 year away, “athletes in next year’s Summer Olympics here will be swimming and boating in waters so contaminated with human feces that they risk becoming violently ill and unable to compete in the games.” So that’s Brazil, and while not every EM country is coping with the worst stagflation in 11 years while simultaneously trying to explain away rivers of raw sewage to the Olympic Committee, the combination of slumping commodity prices and the threat of an imminent Fed liftoff are wreaking havoc across the space. Consider the following from Bloomberg for instance: http://www.zerohedge.com/sites/all/modules/blockquote/images/menu-leaf.gif); background-position: 0% 0%;”> http://www.zerohedge.com/sites/all/modules/blockquote/images/menu-leaf.gif); background-position: 100% 100%;”> Central bankers in commodity-dependent Andes economies aren’t even considering interest-rate cuts to revive growth, even as prices for oil, copper and other raw materials collapse. That’s because the deepening price slump is also dragging down currencies in Colombia and Chile — a swoon that’s fanning inflation and tying policy makers’ hands. Fixed-income traders have now ratcheted up cost-of-living expectations for Colombia and Chile after their tenders sank more than 10 percent in the past three months. “It’s causing a headache,” Luis Oscar Herrera, the chief Andean region economist at BTG Pactual SA, said by telephone from Santiago. “All the Andean countries have headline and core inflation above their target ranges.” In an interview with local newspaper La Tercera published Sunday, Chile central bank President Rodrigo Vergara said rate cuts are completely off the table as the sinking peso fuels price acceleration. That’s even after Chile’s economy shrank 0.07 percent on a seasonally adjusted basis in the first five months of the year, buffeted by the nosedive in copper prices. Chile is the world’s biggest exporter of the metal, which has tumbled 26 percent in the past year. In other words, central bankers are grappling with slumping export-driven economies and FX-pass through inflation or, more simply, bankers are caught between a “can’t cut to boost the economy” rock and a “can’t hike to tame inflation” hard place. “Inflation [in Colombia] stood at a monthly 0.19% in July, a print above market consensus (0.11% MoM) and our forecast (0.15% MoM) [which] goes in-line with a materialization of the foreign exchange pass-through to inflation in a month where the COP depreciation against the USD stood at 10.9%,” Citi said earlier this week, adding that “the transmission still looks small and this has prompted some analysts to consider that there is a delayed pass-through effect which should materialize in the months ahead.” In other words: it’s about to get worse. More broadly, “developing-nation currencies have fallen to their lowest levels since 1999, and bonds denominated in those currencies have wiped out five years’ worth of gains,” Bloomberg notes. Tying it all together, Morgan Stanley says that Brazil has taken “center stage as the great EM unwind takes hold.” In short, “a triple unwind of EM credit, China’s leverage and easy US monetary policy” has tanked the space and although Morgan thinks we may be more than halfway through the cycle, the bank “remains wary of new risks, naturally.” Yes, “naturally,” because this is the same Morgan Stanley which just two weeks ago predicted that based on the forward curve, the rebound in crude prices will be so bad as to have no parallel “in analysable history.” Needless to say, that doesn’t bode well for commodity currencies and neither does a Fed rate hike. So in this environment, who is most exposed? Morgan Stanley endeavors to explain. Here’s more: http://www.zerohedge.com/sites/all/modules/blockquote/images/menu-leaf.gif); background-position: 0% 0%;”> http://www.zerohedge.com/sites/all/modules/blockquote/images/menu-leaf.gif); background-position: 100% 100%;”> Who’s Most at Risk? Brazil remains at the centre of the Great EM Unwind. Its salutary but now lukewarm macro adjustment implies a lower risk of a sharp and deep recession that could have turned the second derivative of growth positive sooner. A recession at home when Fed-related volatility shows up could create significant financial volatility. Turkey and South Africa remain at risk because they have shown very little adjustment. Indonesia’s macro adjustment continues, particularly now, and this should continue to reduce its exposure and vulnerability. Commodity exporters – particularly Russia and Colombia – remain under pressure, driving fundamentals weaker towards a possible change in their model of growth. And here’s the complete breakdown by risk factor: But wait, there’s more. The bigger picture problem (i.e. looking beyond the current downturn in commodities and the looming Fed hike) for EMs revolves around slumping global trade, a topic we’ve discussed at length (here, for instance). As WSJ notes, the downturn in trade which many had assumed was merely cyclical, may in fact be structural and endemic: http://www.zerohedge.com/sites/all/modules/blockquote/images/menu-leaf.gif); background-position: 0% 0%;”> http://www.zerohedge.com/sites/all/modules/blockquote/images/menu-leaf.gif); background-position: 100% 100%;”> Central to this emerging-market slump is the unprecedented weakness of world trade, which has now grown by less than global output for the past four years, unique since World War II. Apart from a brief recovery in 2010, global trade volumes since the start of the global financial crisis have fallen well below the levels in the 1990s and early 2000s. What is more, the boost to the global economy from trade has been weakening: A dollar of trade today delivers less than half the boost to global output that it did between 1986 and 2000, according to the World Bank. For emerging-market economies, which have historically been highly dependent on exports, this presents a major challenge. Until recently, most investors assumed this slowdown was primarily cyclical and trade would pick up as developed markets in the U.S. and Europe recovered. But it is now clear that there is also a significant structural element to the weakness in trade, reflecting changes in the global economy. This structural shift in the pattern of global trade has profound implications for the economic models of many emerging markets. Trade has been one of the main engines of higher living standards. In the past, they could rely on currency devaluations to improve their competitiveness and help pull their economies out of the mire. But this time may be different: There may no longer be the demand for what they produce. So where does all of this leave us? Well, that remains to be seen, but if we truly are in for a prolonged period of lackluster global demand and depressed trade, we could begin to see a wholesale shift in which the markets formerly known as “emerging” quickly descend into “frontier” status and after that, well, cue the “humanitarian aid” packages.

    1. Sem os gráficos a transcrição que você fez é fragil e deslocada

       

      Alexandre Weber – Santos –SP (segunda-feira, 10/08/2015 às 18:33),

      Seus dois comentários originais a que você menciona aqui e que são o quinto e sexto da página 4 do post “O raio X da política e o fator Temer” de sexta-feira, 07/08/2015 às 19:45, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria dele, post que conta atualmente com 270 comentários, o primeiro consistindo apenas, como você disse, em um preâmbulo ao segundo, foram mais úteis do que este que você apresenta aqui que nada mais é do que a reprodução do seu segundo comentário. Lá no post “O raio X da política e o fator Temer” seu comentário tinha a grande vantagem de trazer quadros da taxa de câmbio para a Colômbia e o Chile e que mostravam que não havia muita distinção entre a situação da moeda brasileira e a situação das moedas daqueles dois países. O que permitia concluir que a crise é mais de natureza econômica do que política. O que há de especificamente política na crise brasileira é o fato de que no mundo político o PT é muito antagonizado.

      Agora, embora seja importante chamar a atenção para posts sob a justificativa de que na nossa opinião apresentam boas análises é bom fazer uma introdução vinculando o assunto do post em que fazemos o comentário com a matéria que você vai transcrever. Caso contrário, fica parecendo que o comentário era pretendido ir para outro post e apenas houve um equívoco de endereçamento.

      Em meu entendimento, a menos que você mencionasse o vínculo de cada um dos dois posts com o assunto de desvalorização da moeda não vejo razão para trazer o artigo “Emerging Market Mayhem: Gross Warns Of “Debacle” As Currencies, Bonds Collapse” tanto aqui neste post “Finalmente, o bom senso contra os piromaníacos” de domingo, 09/08/2015 às 00:01, como no post “O raio X da política e o fator Temer”.

      Eu sempre dei ênfase a questão do câmbio e então não teria muita dificuldade de estabelecer o vínculo, mas não dou muito ouvidos ou lanço meus olhares com mais percuciência sobre esses textos prometendo o fim do mundo, ainda mais quando se trata de câmbio que para países emergentes sempre foi a tábua de salvação. Dois textos que não colocaria aqui, mas que considero muito mais consistente sobre esta matéria de câmbio e que, pelo menos a mim, parecem apresentam opiniões opostas ao do artigo que você fez a transcrição são:

      a) o artigo “The Monetary Superpower Strikes Again” de autoria de David Beckworth e publicado na sexta-feira, 07/08/2015 às 07:41 pm e que pode ser visto no seguinte endereço:

      http://macromarketmusings.blogspot.com.br/2015/08/the-monetary-superpower-strikes-again.html

      O artigo trata da volta do recolhimento de dólar pelo mundo realizado pelo Banco Central Americano e que se realiza de vinte em vinte anos (Ou talvez de 18 em 18 anos). Aconteceu em 1979, quando Paul Volcker assumiu o Federal Reserves e foi elevando a taxa de juros até atingir mais de 20% em 1981. Aconteceu em 1997, quando após a elevação dos juros americanos, os Tigres Asiáticos tiveram que desvalorizar a moeda (Era para o Brasil também desvalorizar a moeda, mas por razões políticas a desvalorização não ocorreu). E está acontecendo agora com a expectativa de elevação do juro americano.

      E b) o artigo “Exchange rate appreciations and growth: The drivers matter”, publicado também na sexta-feira, 07/08/2015 e de autoria de Matthieu Bussière, Claude Lopez e Cédric Tille, e que pode ser visto no seguinte endereço:

      http://www.voxeu.org/article/exchange-rate-appreciations-and-growth

      Ainda não li o artigo com a atenção necessária, mas ele logo no início fez-me sentir bem ao mencionar o meu ministro da Fazenda predileto, Guido Mantega na frase a seguir:

      “‘Currency war’ has been a recurring theme since the Global Crisis of 2008-09, as the monetary easing in advanced economies has pushed capital into emerging countries, fuelling appreciations of their currencies. The concern was raised by Brazil’s Finance Minister Guido Mantega, and underlies the ensuing debate between Fed Chairman Ben Bernanke and RBI Governor Raghuram Rajan on the spillover of US monetary policy (see Rajan 2014)”.

      Em meu entendimento a sua preocupação com o câmbio não foi bem apresentada aqui neste post “Finalmente, o bom senso contra os piromaníacos” de domingo, 09/08/2015 às 00:01. E haveria justificativa para você mostrar que quanto mais desvalorizada for a moeda brasileira mais forte será a recuperação econômica e a partir daí pouco se falará sobre a crise econômica.

      Agora talvez muito mais importante do que trazer a questão do câmbio para discutir aqui neste post “Finalmente, o bom senso contra os piromaníacos”, valeria a pena buscar analisar a razão para a mudança de humor de Luis Nassif que produz em série posts prometendo o fim do mundo e logo em seguida vem com uma sequência que só trata de calmaria. Questionamentos assim em meu entendimento valeriam muito mais serem levantados.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 10/08/2015

  81. Os desqualificados

    É o que eu digo. Ruim com a Dilma, muito pior sem ela…

    Já pensou o governo do país nas mãos destes dois Cunhas sociopátas maníacos por poder. Dissimulados, sem nenhuma grandeza pessoal, corruptos protegidos pelo silêncio da mídia, réles ladrõezinhos de quinta categoria!

    Colocar o poder central nas mãos destes desqualificados é demais, até para mídia golpista… Especialmente depois que industriais e banqueiros caíram na real.

    O Cunha do Rio é muito pior porque arrasta um congresso inteiro de borra-botas. O Cunha mineiro nas redes sociais mobiliza um monte de sem-noção e facistas felizinhos…

  82. Só mesmo na matrix Veja- Globo-PIG

    90% da população que tá de saco cheio. De onde é que esses imbecis on line tiram esses numeros mirabolantes? Confundem seu mundinho mesquinho com o resto do pais. Outro dia um “espertinho” sacou da manga o indice de popularidade de Dilma para justificar o golpe. E desde  quando indice de popularidade, extraido de uma amostra de algumas mil pessoas, substitui 53 milhões de votos? Colocados na urna há menos de 1 ano? Só mesmo na matrix Veja-Globo-PIG.

    1. so mesmo na matrix veja globo.

      Ajudem meus numeros,desaprendi a fazer conta;140 milhoes de eleirores. mais de 40 milhoes não compareceram para votar. Sobraram 100 milhoes para aecio e dilma.o PT temum numero espantoso de filiados e simpatizantes e o aecio tem uma turma que nem sabe se votou nele. Deve ser porque jornalista detesta matematica. Corrupçao intelectual precisa aprender a fazer continhas. dividir somar multiplicar

  83. Infelizmente, devemos lidar

    Infelizmente, devemos lidar com aqueles que se sentem incapazes de vencer a economia, a eleição e só com a má notícia querem governar a vida real.

    A crise nada mais é do que uma depressão e pessimismo dessa gente que não sabe trabalhar, e os médicos não podem fazer nada, porque elas treinam suas habilidades de se reconstruir pelo complexo de inferioridade.

    As estatísticas revelam que economistas, por exemplo, agindo como debeis mentais, fizeram um compromisso de terminar com o exito de uma economia em desenvolvimento a anos, mas essa é a causa de seus problemas.

    A economia não é uma doença orgânica, é mental.

  84. Ponto final?

    Precipitado dizer. A novela terá ainda muitos capítulos. Segundo Ayres Brito, a Constituição nos dá todas as saídas, não há como uma delas ser um “golpe”,

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2015/08/09/internas_polbraeco,493902/estamos-caminhando-para-um-grande-pacto-avalia-ex-presidente-do-sup.shtml

    “Ao longo de quase duas horas de entrevista, Ayres Britto comparou o processo do mensalão com o julgamento da Lava-Jato e analisou a atual situação da presidente Dilma Rousseff: “Ela já não reúne nenhuma das três qualidades de um presidente”. Mas, antes de tudo, se mostrou um otimista com o Brasil. O motivo para tamanha esperança está na Constituição.”

  85. Mantiveram a pilha, esperando

    Mantiveram a pilha, esperando que qualquer coisinha surgisse nas delações da lavajato.

    Como não apareceu nada e, por outro lado, o Cunha desequilibrado, o do Câmara, para não ser ambíguo, está colocando em risco a economia, resolveram priorizar a sua saída.

     

  86. O juiz Moro fez uma palestra

    O juiz Moro fez uma palestra no curso intitulado “Direito Comparado – corrupção e processo penal: experiência nos Estados Unidos e no Brasil”, promovido pela Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Esta palestra propiciou ao mundo jurídico e aos brasileiros em geral um pouco mais de intimidade com suas ideias – revolucionárias para alguns, ou simplesmente fruto de estreita visão de colonizado ao extremo, para outros. Além de defender intransigentemente a co-participação da mídia ao longo do processo de investigação transformado em julgamento aberto de acusados de crimes, em sua palestra, o juiz revelou-se um americanófilo radical.  A tradição jurídica do país, segundo ele, deveria ir para a lata do lixo. Para que o país fique purificado da corrupção, o nosso Direito Romano deverá ser substituído pela barbárie do Direito Anglo-Saxão americano. Os escândalos de injustiça daquele país, não existem para o Moro. Segundo ele, este é o único tipo de direito que funciona. Paulada na moleira, aqui e agora. Para assombro de quem ainda pode se assombrar, ele explica que a operação Mãos Limpas, na Itália, a qual se julgava que fosse sua inspiração, foi um redondo fracasso. E foi um fracasso porque, segundo ele, devido ao Direito Romano italiano, a operação deixou de prender 40% dos que deveriam ser presos.  Esta afirmação dá o que pensar, mas é preciso pensar depressa, porque o Moro ainda está com muita gasolina no tanque.

    1. O destino de Moro

      Eu acho que Moro é o juiz que está virando suco. Quando ficar só o bagaço será jogado fora pelo poder econômico que ele sujeitou-se (alegremente, diga-se de passagem) a servir.

      O destino de Moro será um pouco pior que o ostracismo que se tornou o destino de Joaquim Barbosa.

       

    2. Ele nunca acreditou na justiça

      Sua visão é de que nossa justiça não presta, não funciona.  ele nem  propõe, ele faz e executa a dele, só dele. E os bobões do stf fingem que não veem.

  87. Eu disse e repito, se houver golpe haverá guerra

    Eu disse e repito, se houver golpe haverá guerra, se houver guerra haverá sangue e o sangue não será só de um lado. O temor de uma explosão de violência política no país na hipótese de um golpe de Estado é justificado. E eu pessoalmente acho que esse golpe seria um tiro que sairia gloriosamente pela culatra arrebentando as fuças de quem atirou. Todos perderíamos, mas quem tentasse o golpe perderia mais, muito mais.

    Espero mesmo que isso não aconteça, a democracia e a paz são o melhor caminho. Quem plantar vento conherá tempestade.

  88. Como economista.

    Nassif, como economista acho incrível como você deixa passar o imenso prejuiso que este pessoal dá ao país. A Dilma vai ter que rebolar para, se tudo der certo, compensar parte do que o pig e seus paranaenses poderes poderosos associados  estão dando ao país. E você caladinho. Cobrando dela. Se ela não fosse esta leoa, mandava … deixa pra lá.

    Faça um ligeiro balanco. Divulgue para estes bobos destes empresários o que eles perdem, que caem no golpe de patrocinar destruidores e que prejudica a eles também. ( quem será que anuncia qualquer produto no moribundo jornal estado de minas e sua propaganda para o caos? Outro dia gozei um destes perguntando quanto ia lucrar associando seu produto ao inferno que o jornal idiotmente promove. Minas é fogo!  Triste. Bobos.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador