O Ministro da Justiça defende guerra total contra inimigos

O melhor retrato de como o movimento das marés vai modificando comportamento oportunistas é do Ministro da Justiça Torquato Jardim.

Ele teve um momento de garantismo, no decreto de indulto de Natal do presidente da República. Bastou o boato de que o decreto beneficiaria réus da Lava Jato para o mundo cair sobre ele. O valentíssimo Ministro Luís Roberto Barroso endossou as críticas da Lava Jato e a bravíssima Ministra Carmen Lúcia suspendeu sua tramitação.

Desde então, Torquato Jardim caiu em desgraça junto ao governo Temer. Passou a ser visto como o Ministro trapalhão, que não entendeu os novos tempos, que nada entende de segurança pública. Ficou de fora nas articulações que culminaram com a intervenção no Rio, sofrendo algumas humilhações.

Agora, disposto a recuperar o terreno perdido, Jardim despe a roupa de garantista e tenta se transformar em um arauto da luta implacável contra o crime – seja o que isso signifique.

Sua entrevista ao Correio Braziliense traça um quadro tão dantesco que fica-se sem saber se sua intenção é alertar para a loucura dessa guerra, ou se para preparar a opinião pública para o que virá pela frente.

Ele define a intervenção federal como um “guerra assimétrica”, ou seja aquela em que o inimigo tem várias frente de ação, dificultando o trabalho da repressão.

E o que se faz em uma situação dessas? No Rio, diz ele, “qualquer um pode ser o inimigo”.

E se o inimigo for um garoto de 15 anos?

“Se está lá com PM, Polícia Civil e Forças Armadas, se passar um guri de 15 anos de idade, você vê a foto dele, já matou quatro, entrou e saiu do centro de recuperação, uma dúzia de vezes, e está ali com um fuzil exclusivo das Forças Armadas, você vai fazer o quê? Prende. O guri vai lá e sai, na quarta ou quinta vez que você vê o fulano, vai fazer o quê? Você tem uma reação humana aí que deve ser muito bem trabalhada psicologicamente, emocionalmente, no PM ou no soldado. Você está no posto, mirando a distância, na alça da mira aquele guri que já saiu quatro, cinco vezes, está com a arma e já matou uns quatro. E agora? Tem que esperar ele pegar a arma para prender em flagrante ou elimino a distância?”

A loucura não termina aí. Segundo Jardim “você não sabe quem é o inimigo, a luta se dá em qualquer ponto do território nacional”. É tão fora de senso que fica-se sem saber se esse quadro dantesco é para alertar para as implicações dessa loucura ou se é para preparar a opinião pública para o que virá.

“Como você vai prevenir aquela multidão entrando e saindo de todas as 700 favelas? Tem 1,1 milhão de cariocas morando em zonas de favelas, de perigo. Desse 1,1 milhão, como saber quem é do seu time e quem é contra? Não sabe. Você vê uma criança bonitinha, de 12 anos de idade, entrando em uma escola pública, não sabe o que ela vai fazer depois da escola. É muito complicado”

Segundo ele, não há guerra que não seja letal. E as forças do Estado devem se adaptar ao terreno e aos armamentos, inclusive com alterações na legislação para dar salvaguardas aos militares em operação.

Adaptar-se à situação, na opinião abalizada de Jardim, é saber que se tanque não consegue entrar em favela, tem que se recorrer a outros carros de combate. Se as Forças Armadas convocarem fuzileiros navais, diz ele, ou um batalhão de infantaria na selva, estão mais acostumados a terrenos perigosos. Ou, então, paraquedistas, acostumados a um terreno mais agressivo.

Como foram deixar o país nas mãos desse bando de alucinados, sem nenhuma responsabilidade pública?

 

 

 

 

 

Luis Nassif

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bem-vindo ao híbrido de México com Puerto Rico

    Não se trata mais de “…estamos caminhando para…”, ou de “…situação preocupante” ou qualquer bobagem dessas, mas de reconhecer com todas as letras que o Brasil não é mais o Brasil, mas um país situado em algum lugar entre um narcoestado mexicano e Puerto Rico. 

    O Brasil é um país a ser evitado por todos os chefes de Estado decentes pelos próximos 30 anos. Fora da agenda. 

  2. Se está lá com a família, se

    Se está lá com a família, se passar um tucano inimputável com trocentos crimes nas costas, você vê a foto dele, já roubou, traficou, mandou matar, o diabo a quatro, entrou e saiu da central globo de manipulação, uma dúzia de vezes, e está ali com um HC exclusivo do Gilmar Mendes, você vai fazer o quê? Pede socorro? O processo do safado vai pro STF e volta, na quarta, quinta, enésima vez e você vê o fulano solto nas ruas, dando entrevista, vai fazer o quê? Você tem uma reação humana aí que deve ser muito bem trabalhada psicologicamente, emocionalmente. Você está na rua, olhando a distância, na alça da mira aquele safado que já roubou quatro, cinco vezes, está desarmado mas já mandou matar uns quatro. E agora? Tem que esperar ele pegar a arma para prender em flagrante ou elimino a distância?

    1. Perfeito. Tive o mesmo

      Perfeito. Tive o mesmo raciocínio. Esses bandidos de terno se colocam acima de todos, eles podem roubar a vontade e tem os alienados militares aos seus pés. Se uma criança de 15 anos, que ainda não formou sua educação, seu caráter, em um país que marginaliza e não dá condições para essa criança se desenvolver, se essa criança pode ser alvejada por esse psicopata, o que os bandidos de terno que estudaram nas melhores escolas, que tem todos os benefícios, que já são adultos e ladrões por opção, o que nós devemos fazer com esse tipo de bandido? CHEGA!!! NOJO desse país!!! NOJO da classe média BURRA e alienada que não consegue olhar pra fora da janela pq tem um salário e um carrinho na garagem como “patrimônio a zelar” !!! NOJO!!!

  3. O Ministro da Justiça defende guerra total contra inimigos

    -> “Você está no posto, mirando a distância, na alça da mira aquele guri que já saiu quatro, cinco vezes, está com a arma e já matou uns quatro. E agora? Tem que esperar ele pegar a arma para prender em flagrante ou elimino a distância?”

    vc está lendo isto, sabe que este tipo de gente já matou um monte. e querem matar ainda mais. e agora? tem que esperar eles matarem mais e ficarem impunes? ou se elimina à distância?

    – pô! pera aí! isto é terrorismo!!!

    – mas quem falou em violência? em armamento? num é assim não…

    .

     

  4. Como é o Brasil fora da bolha do GGN (atualizado)

    Ontem, o Nassif publicou um texto que nos tocou profundamente, maes-presas-o-dia-em-que-o-supremo-desceu-a-terra, sobre a decisão do STF de conceder prisão domiciliar às mães presas, apontando haver ainda “…uma réstia de humanidade na justiça”. O post teve 840 compartilhamentos no Facebook, 18 comentários e 17 deles na mesma linha, com expressões como “espírito da fraternidade (Vera), ou a esperança da Maria Luísa, de que “…após esse momento conturbado o judiciário se renove”. 

    Somos assim, aqui na bolha do GGN, temos posições político-ideológicas que se situam no espectro político que vão do centro à esquerda, professamos valores civilizatórios e humanistas, somos progressistas e nos comovemos com a decisão do STF. Mas, e o outro lado, o que pensa, como reagiu a essa medida? 

    Tomemos como exemplo a publicação de uma mulher que sigo há 4/5 anos que ilustra o outro Brasil à perfeição, e de como estamos irremediavelmente cindidos, fraturados: 

    Autora: Prenhez = licença para delinquir // O Brasil jaz. Tupinicópolis é uma desgraça

    Quem é a autora? omitindo o nome, trata-se de uma mulher com 5 mil amigos e 3 mil seguidores. No mundo das redes , uma “influenciadora digital”, ou seja lá o que isso quer dizer. Não é conhecida, não é pública. Mas seguida por 8 mil. Classe sócio-econômica abastada, formação acadêmica, escreve bem, etc. Nem a condição de mulher criou algum tipo de empatia ou, para citar um termo atual, provocou a chamada sororidade, nada. Somos uma bolha nas redes, logo seus amigos seguem o mesmo padrão e avancemos até os comentários, ou ao show de horrores: 

    Mulher 1 –   Lula está em dúvida : engravida ou usa peruca ? Kkkkkkkk

    Autora – Tô braba com o STF rsrs

    Mulher 2 – Sim, uma desgraça sem fim. STF de gentinha vil, fétida.

    Homem 1 – Quando Vargas ocupava as Laranjeiras, criou o Salário Familia. As famílias cresceram. 12, 14 filhos para render 12, 14 Salarios Salários-Familia. Agora, com STF, Temer, Rosário são todas fazendo filhos para a liberdade…

    Mulher 3 – Estou triste demais. Imagina as “mina” prenha para ficar em casa!

    Autora, em resposta – As portas devem se fechar, e não se abrir para o crime. Vai indo, vai indo, até que tudo se escancara. 

    Homem 2 – Conseguiram por aqui divina maternidade a serviço da delinquência. Eita povinho ralé.

    Homem 3 – É brincadeira, né?!!?!? Agora, se a desgraça da bandida tiver um filho até 12 anos, não tem mais cadeia pra ela. Não tem cadeia pra quem tem menos de 18 anos. Não tem cadeia mais pra quase ninguém. Estamos FUDIDOS.

    Homem 4 – A gente tem que rir porque, se não rirmos, amplificamos a tragédia.

    *******

     

    O que mais se observa além do que está no texto? Que todo e qualquer vestígio de civilidade, avanço civilizatório e garantia mínima de direitos é “coisa da esquerda, é coisa do PT, Lula e Dilma”, portanto deve ser rechaçada, “execrada como desgraça do país”. Nenhum tipo de solidariedade, zero. Duas trincheiras muito bem definidas. 

     

    Não vai ser com essa sociedade que o país vai se reencontrar. Pelo menos não nos próximos 30 anos. 

     

      1. Não, arkx

        Não somos amigos, nem de longe, essa pesquisa faz parte da minha atividade nas horas vagas, que são muitas, de antropólogo social amador de buteco. 

        1. O Ministro da Justiça defende guerra total contra inimigos

          -> Não somos amigos, nem de longe, essa pesquisa faz parte da minha atividade nas horas vagas, que são muitas, de antropólogo social amador de buteco.

          entendi perfeitamente. apenas comentei porque considero que vc abordou uma questão fundamental:

          – existe uma parcela social no Brasil incondicionalmente alinhada com o fascismo. ela é assim sempre foi assim. pode até ser que algum dia muda, mas no momento não vai mudar.

          é ainda mais complicado, já que este fascismo cotidiano está presente mesmo em pessoas do nosso campo, e até em nós mesmos muitas vzs. ou seja, não existe uma nítida e rígida linha divisória. daí a imensa dificuldade da lutas por mudanças.

          também pode ter certeza que compreendi perfeitamente sua pesquisa. mas não vejo exatamente do mesmo jeito que vc expôs.

          diria tratar-se de análise de ambiente necessária para conhecer o terreno inimigo, saber se proteger e ser capaz de lhe impor derrotas.

          estamos numa guerra de extermínio.

          .

           

          1. ruído

            Caro Arkx, quis dizer que não sou amigo da moçoila que escreveu as abominações sobre mães presas cumprirem pena domiciliar, apenas isso, daí não poder entregar sua “encomenda”. Não temos nenhum tipo de contato, apenas observo de longe, muito de longe, já que as redes permitem isso. Objeto de estudo. Análise de ambiente ou observação direta. Estamos sim, numa guerra de extermínio total, vide promessas no leito de morte de exterminar a esquerda no Brasil. Vamos ver quem restará de pé. Abraço. 

          2. O Ministro da Justiça defende guerra total contra inimigos

            -> quis dizer que não sou amigo da moçoila que escreveu as abominações

            -> daí não poder entregar sua “encomenda”

            ok! eu já tinha entendido desde o início que vc não é amigo destas pessoas.

            as pessoas estão se desnudando nas redes sociais, mostrando a cara, se expondo sem as máscaras usadas no convívio do dia a dia. como fez tb o Ministro da Justiça na entrevista citada neste artigo.

            seja com for, a encomenda já foi entregue. é um tipo de gente que não aguenta dois tocos. tudo galho fraco. logo caem de boca no chão espatifando os dentes.

            -> Vamos ver quem restará de pé

            o que vem por aí, e já está acontecendo, é muito triste e muito duro. olhe em volta. as pessoas estão terrivelmente doentes. seja fisicamente, seja psicologicamente. viramos um país de drogados que não saem das farmácias, um dos negócios que mais prosperam.

            precisamos mudar nossos paradigmas!

            fui queimado por uma taturana, umas 3 semanas atrás. quase sempre acontece, mas desta vez queimou muito. não sei se vc sabe, mas a dor é insuportável.

            pois bem. usei uma mistura de veneno de abelha, aloe vera, argila (este um medicamento milagroso para qualquer problema de pele) e água mineral especial para a pele. a dor diminuiu uns 80%!

            por aqui tem águas minerais com poderes curativos inacreditáveis. só experimentando para ter noção.

            .

  5. intervenção federal no Rio de Janeiro

    As várias participações das Forças Armadas em diversos eventos no estado do R.de Janeiro -Com resultados satisfatórios(embora em curto período),habilitaram-na,a mais esta missão!.Sobretudo,quando o estado através dos seus entes,revelaram-se incompetentes e ou incapazes de controlar a criminalidade.Não restando outra alternativa.No meu modesto ponto de vista.

  6. Fosse o Brasil um país sério e. . .

    Fosse o Brasil um país sério e se tivéssemos um presidente de respeito, esse cara teria sido demitido do cargo de Ministro da Justiça, no mesmo dia da publicação dessa entrevista. Será que não enxergam que com essa guerra se reduzirá o tráfico realmente, mas as drogas subirão muito de preço e um dia os militares terão que voltar ao quartel e então o tráfico  estará preparado para retornar com toda força. O que precisamos é de uma campanha para que as pessoas não entrem no uso de drogas ilícitas e atingir o máximo possível de pessoas em tratamento para abandonarem o vício. Guardadas as devidas proporções deveriam se mirar na campanha contra o uso do tabaco, de grande sucesso no Brasil.

  7. #

    “você não sabe quem é o inimigo, a luta se dá em qualquer ponto do território nacional”

    Ora! Sr. ministro, há alguns meses o senhor. disse ao Brasil inteiro quem são os inimigos.

    O Sr. disse que os comandantes da polícia eram sócios do crime organizado.

    Lembrou agora?

     

  8. “Como foram deixar o país nas
    “Como foram deixar o país nas mãos desse bando de alucinados, sem nenhuma responsabilidade pública?”

    Ora, globo, manifestoches, molecoes concurseiros e mercadistas compartilham da esma “visao”; assistem aos mesmos filmes de ação.

    A defesa de DHs, da Dignidade Humana, a Declaraçao Universal de 48 caracteriza as sociedades liberal democraticas, e marcam a vitoria contra o nazi fascismo.

    Mas como os setores proressistas percorreram este caminho na proteçao de minorias, populaçoes vuleraveis, etc, por dentro da ordem institucional, os estupidos têm que ficar contra; garantias fundamentais passam a ser coisa de “esquerdopata”, de quem é “bonzinho” com bandido, que vai fazer “revoluçao bolchevique”…

    Eu observo esses boçais desde os anos 80. Tenho alertado aqui há um bom tempo: muita gente nao sabe mesmo com quem estão lidando.

    1. Esse estrago foi feito

      Esse estrago foi feito basicamente pela geração dos anos 70/80.

      Não vivenciaram a Ditadura, tiveram muita TV Globo e muito TV Paga na cabeça.

      Tal geração foi a primeira geração cujo impacto do consumismo iniciado após o Plano Real foi total. É a geração da posição social baseada em posses: Roupas de grife, tênis caros, carro aos 18 anos, intercâmbios no exterior, escolas particulares e faculdades públicas, trainees e concursos públicos etc.

      Essa geração não vivenciou na pele restrições e crises agudas (eram muito jovens e não se lembram do descalabro que foi o segundo governo FHC).

      Iniciaram a vida adulta sob os Governos Lula e Dilma: é a única referência de Governo que eles tinham. São vítimas fáceis dos MBLs da vida.

      Mas fiquem tranquilos, a geração dos anos 80/90 é igual às gerações dos anos 70/80.

      Minha maior preocupação é o que poderemos esperar da geração dos anos 90/2000, hoje adolescentes adimiradores do Bolsonaro e adeptos da Terra Plana.

      Nada é tão ruim que não possa piorar.

  9. O analista de Bagé…

    …parece que ele não tá girando bem da bola….

    …a solidão e o isolamento pode desorientar a pessoa…

    …tadinho….rsss

  10. OS MAÇONS NÃO SÃO DEMOCRATAS

    Esse golpe está ainda de pé graças à ação da maçonaria brasileira, apoiada pelas norte-americana e européia. A maçonaria é nazi-fascista. A maior prova é a convocação das forças armadas para garantir seu status quo. Contra tudo e contra todos, as elites deitam e rolam nesse Brasil varonil. Mas, enquanto tivermos o voto, nossa arma de vingança estará engatilhada com a bala na agulha. Em outubro próximo, daremos o troco.

  11. E eu aqui na Praça, dando milho aos pombos. Pode?

    E, tentando compor pelo menos 7 equações de segundo grau cujas raízes sejam 2 e 1.

    A soma dessas raízes é igual a 3 e o produto das referidas razíes é ígual a 2.. Isto implica que x2-3x+2=0

    Se dividirmos ou multiplicarmos os dois membros de uma equação por um mesmo número, suas raízes não se alteram. Assim, 2×2-6x+4=0, 3×2-9x=6=0, e assim sucessivamente.

    Manda esse Ministro ir se banquetear com um dragão de comodo.

    2 e 1 satisfazem às condições das equações acima.

  12. Os inimigos……………..

    Fico matutando quem seriam os inimigos…….os pobres e favelados com certeza, mas gostaria de chamar a a atenção para outros possiveis inimigos da turma do golpe……..O MTST?MST?Se a CUT chamar uma manifestação no Rio, vão virar o inimigo tambem?E se o Lula decidir fazer uma caravana no Rio de Janeiro?Vira inimigo?O Psol, com todos os Caetanos e Paulas, vai em que categoria………é zona sul……. mas tem o Boulos no meio…..são inimigo?Finalmente, chego a conclusão que somos nos todos, os que temos a esperança(vã talvez?) de ter um pais de verdade, independente e justo, somos nos os inimigos………

  13. Complemento ao comentario anterior…

    Temos o comentario do nobre sinistro:

    “Se está lá com PM, Polícia Civil e Forças Armadas, se passar um guri de 15 anos de idade, você vê a foto dele, já matou quatro, entrou e saiu do centro de recuperação, uma dúzia de vezes, e está ali com um fuzil exclusivo das Forças Armadas, você vai fazer o quê? Prende. O guri vai lá e sai, na quarta ou quinta vez que você vê o fulano, vai fazer o quê? Você tem uma reação humana aí que deve ser muito bem trabalhada psicologicamente, emocionalmente, no PM ou no soldado. Você está no posto, mirando a distância, na alça da mira aquele guri que já saiu quatro, cinco vezes, está com a arma e já matou uns quatro. E agora? Tem que esperar ele pegar a arma para prender em flagrante ou elimino a distância?”

    Podemos ter esta outra versão:

    “Se está lá com PM, Polícia Civil e Forças Armadas, se passar um baderneiro, invasor, vagabundo, esquerdopata, petralha, lulista,bolivariano, comunista  fazer o quê? Prende. O sujeito vai lá e sai, na quarta ou quinta vez que você vê o fulano, vai fazer o quê? Você tem uma reação humana aí que deve ser muito bem trabalhada psicologicamente, emocionalmente, no PM ou no soldado. Você está no posto, mirando a distância, na alça da mira aquele sujeito que já saiu quatro, cinco vezes, E agora? Tem que esperar ele pegar a arma para prender em flagrante ou elimino a distância?”

    Se um ministro declara semelhante babaridade(comentario original), dando apoio ao assasinato de “guris” sem mais problemas, a segunda versão me parece completamente factivel……

  14. Isso é guerra entre

    Isso é guerra entre gangsters. Enquanto um grupo domina o tráfico de drogas, o outro domina o Estado. Mas, é tudo a mesma coisa.

    1. Está mais para guerra patrão-empregado

      Fernando,

       

      Essa guerra está mais para patrão-empregado. Os ocupantes dos cargos públicos como patrões e os traficantes como empregados.

       

      Saudações

  15. ensinamentos..

    Receita para o Brasil melhor

    Definir uma liderança das esquerdas para a luta, talvez Lula;

    Se aproximar fortemente dos movimentos sociais;

    Abrir negociação com as FA;

    Desenvolver parcerias com Rússia, China e Venezuela;

    Seguir os conselhos do Torquato Jardim

  16. Greve de Juízes Federais? Que beleza!

    Por conta da avaliação que o STF fará em relação ao auxílio-moradia dos juízes federais, estes ameaçam greve. Que beleza! 99% da população nem ficará sabendo dessa greve. Serão afetados alguns advogados, mas, milhões de reais serão poupados dos cofres públicos, que normalmente são surrupiados do povo cada vez que bate um martelo de Juiz na mesa. Seria bom ficarem de greve, pelo menos por 1 ano (apenas alguns meses de trabalho, descontando as férias) e se fizesse um balanço da greve. Brasil enriqueceria muito por conta disso. Tomara essa onda pegue e todo o judiciário entre em greve, menos aqueles das pequenas causas. Mais de 1 milhão de advogados terão que disputar Uber “a tapa” com engenheiros desempregados.

    1. Greve?
      Será que vão cortar

      Greve?

      Será que vão cortar ponto?

      Veremos algum “umpa lumpa” do Dória dizer que eles podem fazer greve depois do expediente?

      Será que a “justissa” vai decretar a ilegalidade da greve?

      Por que não ir pra cima de mais um sindicato chamado Ajufe?

      1. Inútil

        O povo vai ver que é inútil toda essa cambada de juízes, mais inútil que cinzeiro de moto”

        Mais inútil que o “Mistério” (Ministério) do Trabalho, que nem ministro tem há muito tempo…

  17. Estão felizes, manifestoches, coxinhas, patos da Fiesp?

    Por isso tudo faço questão de esfregar essa realidade na cara dos coxinhas que me infernizaram pelo Whatsapp e com os quais ainda mantenho convívio (muitos, para minha sorte, não fazem mais parte da minha vida).

    Cambada de trouxa.

  18. Justiça e repressão

    No andar de baixo, pela falta de investigação policial e de “inteligência”, pela falta de interesse da “justiça” em se apequenar (como deve pensar a ministra Carmem Lúcia) o crime e a culpa já estão decretados, de modo que a policia parte para o enfrentamento sumario, agindo diretamente na repressão. O pobre é tratado a bala, com mandato coletivo, no “atacado”. Os juízes são poupados de ter que gerar ações legais e administrativas em relação a criminosos pobres e favelados (dá muito trabalho e não “compen$a”, pois não rola dinheiro para os advogados). Para muitos, com uma perna já em Miami, problema de pobre é caso do exército, pois não são apenas criminosos, mas inimigos de classe.

  19. Se procurarmos em alguma
    Se procurarmos em alguma imagem dos manifestochoces,com certeza encontraremos o ocupante do ministério da justiça em alguma dancinha fascistoide.
    É típico dessa gente: Falar primeiro e,se alguém se dispuser a fazer isso por eles,pensar depois.

  20. Já que o governo golpista
    Já que o governo golpista alega que quer acabar com a violência, irão investigar porque os bandidos tem armas de uso restrito do exército? Como será q conseguem esse armamento? Compram pela Walmart?
    Hipocrisia total

  21. Um dos truques ideológicos

    Um dos truques ideológicos mais marotos do capitalismo e dos capitalistas é impor a ideia de que a Democracia é um valor universal, e que assim sendo, ela se instala em sociedades diversas da mesma forma.

    O motor da fraqueza ou força das instituições, da estabilidade política e social, assim como os níveis de letalidade violenta das sociedades de cada nação tem a ver com os níveis de desigualdades a que estão expostas.

    Isso vale tanto para a Democracia quando para as questões de segurança pública, aliás, nem se pode dizer que há uma “democracia” em locais onde a violência é tamanha, e claro, atinge tais sociedades pelo mesmo viés hierárquico de classe. 

    Não à toa, cada intervenção anti-democrática ao longo da História das Nações sempre ganhou um nome pomposo de defesa da “democracia”, das “instituições”, “da normalidade”.

    Assim como cada medida autoritária no campo da segurança sempre obedeceu a um rito de falácias para justificar a supressão de direitos em nome da chamada “paz social”.

    Em tempos recentes, em 1964, foram assim que os editoriais da mídia assassina e cúmplice brindou os gorilas fardados.

    Nessa parte setentrional do mundo, a América Latina, as noções de liberdade democrática, Estado de Direito, direitos civis, etc, sempre foram manipuladas para que ficassem dentro dos limites de uma ordem estabelecida: ricos se locupletam e pobre se estropiam!

    Essa lógica contamina, claro, todo o aparato de Estado, desde a coleta de lixo, passando pelos serviços básicos (escolas e hospitais) até a natureza das polícias até o judiciário.

    O resultado é sempre óbvio: pobres e pretos segregados, presos e/ou mortos, e ricos soltos e lucrando horrores com os resultados dessas desigualdades.

     

    Sendo assim, não entendo o susto com a chamada “intervenção”.

    Na verdade nós nunca vivemos, salvo pequenos intervalos, em um ambiente diferente do que está sendo celebrado pelos cachorros da mídia e seus sócios como “solução” para os problemas do RJ.

    O Brasil e os seus vizinhos desde que se tornaram independentes, nunca gozaram de um período de mais de 50 anos de Democracia, considerando como “democracia” a noção básica de alternância de poder por diferentes grupos, ou seja, toda vez que o resultado das eleições ameaçou (pelas urnas) a estrutura de poder vigente foi dado (ou tentado) alguma espécie de golpe.

    Nenhum governo de esquerda eleito democraticamente na história da América Latina fechou congressos ou rompeu a chamada ordem constitucional, ainda que estivesse em condições para fazê-lo.

    Nem a Venezuela, onde os sicários e cretinos da mídia usam como exemplo de autoritarismo, houve ameaça a eleições ou fechamento das casas parlamentares.

    Então vamos combinar, nós já nascemos e vivemos sob intervenção desde sempre.

     

    E o que isso tem a ver com segurança, e o que a segurança tem a ver com as eleições que se aproximam?

     

    Vamos lá:

    – Primeiro e antes de mais nada, ninguém dá um golpe, alijando uma Presidenta eleita legitimamente, com um processo fraudado para devolver a administração e correr o risco de que sejam desfeitas as medidas de desmonte e entrega do país;

    – Depois é bom analisar uma questão específica, porém primordial: Lula…penso também que ninguém promove um processo ilegal para condenar alguém e deixá-lo solto…

    Vou arriscar um palpite sádico: A prisão de Lula vai ser decretada em agosto, para comparações óbvias com outro personagem odiado pelas elites: Vargas.

    O que tem trazido insônia aos carrascos togados de Lula é a reação popular ( medo dela).

    Não se sabe ao certo o que acontecerá, porque para espanto de todos, apesar de extremamente bovino e resiliente, o apoio a Lula permanece intacto, que se reflete inclusive em seu poder de transferência de votos.

    – Aí que entra o RJ e a palhaçada verde-oliva…

    Não sei se a constituição permite eleições durante decreto de intervenção, mas como a justiça e a constituição (assim, ambas com letra minúscula, do tamanho ao qual foram reduzidas) agora são torcidas e distorcidas ao sabor da quadrilha que ocupa o governo federal (e de seus donos dos EUA), certamente teremos alguma nova interpretação para colocar o estado de intervenção como motivo para cassação das eleições e uma prorrogação dos mandatos já vigentes.

    Se tal tese não colar, os “golberys” de temer não hesitarão em baixar um decreto de estado de defesa com esse objetivo.

    Mas como?

    Ora, é só olhar as entrelinhas:

    – O golpista da justiça disse antes (lá atrás, lembra?) que a corrupção é o problema endêmico da polícia fluminense (ele só esquece o helicóptero de pó do senador e a pf ou a declaração do chefe da pf para arquivar a investigação sobre o vampiro-golpista);

    -Tais declarações se juntam as teses dos “mandados no atacado”.

    Todo mundo sabe que a mistura da piora dos níveis e indicadores sociais com a caça às bruxas nas polícias do RJ, derivando no aumento da violação dos já precários e pálidos direitos dos pobres favelados, vão aumentar a violência níveis explosivos;

    -Ora, justamente essa piora e o suposto “fracasso” da intervenção vai justificar o que? Bingo, mais intervenção, agora com o sentido amplo de impedir o funcionamento das “instituições”, porque elas (as instituições) estão ameaçadas pelo caos instalado.

    Lembra do começo do texto? Dar o golpe da Democracia dizendo que é para protegê-la?

    Esse truque chamado “intervenção” tem alvo já delineado…dar errado para dar certo…

     

    Aumentar a tensão para dar o golpe final: a interdição das eleições de 2018 com a prorrogação dos mandatos atuais…

     

    Veremos…

  22. O Ministro da Justiça defende guerra total contra inimigos

    Mas de que guerra estão falando? De que “inimigos”? Estamos vivendo uma bolsonorização das elites, um pesadelo que não parece ter precedentes em nossa história, por mais violenta que seja. Qual será o próximo passo, bombardear as favelas? Em nome do quê? Por acaso foi a população favelada do Rio de Janeiro, composta em sua grande maioria de gente que trabalha de sol a sol, a responsável pelo descalabro que vive o estado? São os meninos de 12 e 15 anos que ameaçam nosso país? Essa retórica de guerra conduz a uma insanidade social, ao invés uma  “guerra contra a pobreza”, teremos uma “guerra contra os pobres”, explícita, obcena, letal. É a doutrina da guerra antisubversiva transformada em doutrina da guerra antipobre. Uma política diversionista de grandes proporções, que assusta por sua imporvisação, sua ousadia fúnebre, seu descaramento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador