Revogada MP que permitia a Weintraub nomear reitores

Medida havia sido enviada ao Senado na última quarta-feira; Davi Alcolumbre devolveu texto por considera-lo inconstitucional

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub. Foto: Reprodução

Jornal GGN – A medida provisória que mudava a forma como a escolha dos reitores de universidades e institutos federais durante a pandemia do coronavírus foi revogada, nesta sexta-feira (12/06), pelo presidente Jair Bolsonaro.

A medida aumentava o poder do ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao permitir que o ministro escolhesse, sem consultar a comunidade acadêmica, os reitores para substituir dirigentes no final de mandato.

A decisão do governo foi tomada após a devolução do texto ao Executivo pelo presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Ao anunciar a devolução do texto, Alcolumbre disse ainda que a medida violava a Constituição.

“Acabo de assinar o expediente de devolução da MP 979, que trata da designação de reitores, por violação aos princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática das universidades. Cabe a mim, como presidente do Congresso Nacional, não deixar tramitar proposições que violem a Constituição federal. O Parlamento permanece vigilante na defesa das instituições e no avanço da ciência”, informou Davi em suas redes sociais, de acordo com a Agência Senado.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Alcolumbre se encontrou nesta quinta-feira (11/06) com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e relator de uma ação que questionava a MP de Bolsonaro e Weintraub.

 

Leia Também
Presidente do Congresso devolve MP que dá poderes a Weintraub sobre reitorias
Carlos e Flávio Bolsonaro usaram dinheiro vivo para pagar corretora de investimentos
A vida pregressa de Sergio Moro: saiba como ajudar o projeto do GGN
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador