TSE abre sala de acompanhamento da totalização dos votos

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Instituições e candidatos à Presidência foram convidados para conhecer o espaço, que abriga servidores da Justiça Eleitoral

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

A sala que abriga os servidores da Justiça Eleitoral que acompanham o resultado das eleições foi aberta para visitação de diversas autoridades nesta quarta-feira (28/09).

As autoridades convidadas pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, compareceram à Seção de Totalização (SETOT), área ligada à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE.

Durante a visita, os participantes receberam diversas informações e esclarecimentos. A sala é um ambiente de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias e com acesso livre para os representantes das instituições fiscalizadoras, como Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal, partidos políticos, forças armadas e observadores internacionais.

Moraes voltou a enfatizar que a apuração dos votos pelo TSE é absolutamente auditável e fiscalizada por todos aqueles que estão habilitados para essa tarefa.  “Essa visitação mostra que o TSE é absolutamente aberto, transparente a todas as instituições fiscalizadoras”, assinalou.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

“É importante esclarecer que essa sala não conta votos. Não é contagem manual de votos. A partir do momento em que cada urna eletrônica é finalizada, já sai o boletim de urna (BU) com os votos [nela registrados]. Isso entra no sistema, que faz a totalização a partir do programa que nós mesmos lacramos no dia 2 de setembro. Ou seja, não há participação humana nisso”, ressaltou ele, acrescentando que a equipe do TSE faz, a partir da sala, somente o acompanhamento para evitar qualquer problema na rede ou sobrecarga.

Entre as autoridades presentes, estiveram o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e representantes dos partidos União Brasil (União), da coligação Brasil da Esperança, entre outros.

Também participaram da visita o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, representantes da Controladoria Geral da União (CGU), e integrantes de comitivas de Missões de Observação Eleitorais (MOEs). Os candidatos e candidatas à Presidência da República foram convidados, mas não compareceram.

Leia Também

Eleitor pode usar bandeira, broche e adesivo do partido no dia da eleição, diz TSE

Grupo de empresários e pastores em apoio à campanha de Bolsonaro pode configurar crime de caixa 2

Por favor, vote!, por César Locatelli

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador