Senado acelera projeto de entrega do pré-sal às multinacionais

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Uma sessão já foi marcada para às 14h desta quarta para discutir o projeto do senador tucano José Serra, com o apoio do presidente da Casa, Renan Calheiros, e, agora, de Marta Suplicy
 
 
Jornal GGN – Por 33 votos a 31, o PSDB e boa parte do PMDB garantiram a urgência para o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que entrega o pré-sal para multinacionais e tira a exclusividade da Petrobras na extração da camada de petróleo. Se aprovado, o projeto permite que a Shell e a Chevron, por exemplo, explorem a riqueza nacional. A decisão sobre a urgência ocorreu na noite desta terça-feira (23).
 
O regime de urgência foi garantido com controversas. Dezesseis senadores estavam ausentes, dentre eles os petistas Walter Pinheiro e Jorge Viana, além de Lídice da Mata, do PSB, que poderiam ajudar a reverter o resultado apertado. Entre os que votaram a favor da rapidez estava Marta Suplicy, agora no PMDB, juntamente com Renan Calheiros (PMDB-AL), José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG).
 
O argumento defendido por Serra, e endossado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, é que a estatal não dispõe mais de fundos para seguir com a exploração do petróleo que demanda o pré-sal. Ao definir o tema na agenda do Senado, Renan defendeu: “essa matéria é urgente, a Petrobras já demonstrou que não tem condições de fazer os investimentos necessários para o Brasil”. Alegou, por outro lado, que seria necessário “facultar à Petrobras que ela diga qual projeto tem condições de participar”. 
 
“Vamos fazer esforço para votar hoje. É urgente, visto que a estatal já demonstrou que não tem condições de fazer os investimentos necessários”, concluiu o peemedebista. De acordo com o tucano autor do projeto, é preciso acabar com a exigência de que a Petrobras tenha participação de ao menos 30% na exploração de cada uma das áreas do pré-sal. 
 
Do outro lado, em discurso recente, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) elencou os motivos contrários à proposta: seria “o pior momento” para se vender uma grande reserva de petróleo a baixo custo; a Petrobras entraria em falência sem o pré-sal; a estatal “é fundamental” para a segurança estratégica do Brasil; as operações no pré-sal “são de extrema importância” para a retomada do desenvolvimento e diante do cenário de desemprego; a defesa das “conquistas exclusivamente brasileiras”, após décadas de “pesado esforço tecnológico, político e humano” e, por último, se o projeto do senador “já era inconveniente e anti-nacional” com os baixos preços do petróleo, passou “a ser lesivo”, “um crime contra a pátria”.
 
Acompanhe o discurso de Requião:
 
https://www.youtube.com/watch?v=9Gjata7MMg4 width:700 height:394
 
“Teria o Brasil perdido a maioria no plenário do Senado para as multinacionais do petróleo? Ainda espero que não”, lamentou Requião, em seu twitter, nesta terça.
 
Com a decisão do Senado, a votação do PLS 131 segue em regime de urgência. Com isso, uma sessão já foi marcada para às 14h, para retomar a discussão do projeto que revoga a participação obrigatória da Petrobras na exploração do petróleo da camada do pré-sal.
 
O VioMundo disponibilizou os mapas de votação. Quem votou “sim” defendia a suspensão do regime de urgência. Confira:
 
captura-de-tela-2016-02-24-axxs-00.24.44.jpg
captura-de-tela-2016-02-24-axxs-00.24.25.jpg
 
Leia mais:
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Vetar que nada.

      Dilma no fundo é favorável ao projeto. Só não quer dar o braço a torcer do grande m.. que fez junto com Lula, Gabrielli, Lobão,… ao propor e aprovar esta esdrúxula cláusula da operação única da Petrobrás para o pré-sal. Aliás na estatal, quem está realmente preocupado com o futuro da empresa também é a favor do projeto do Serra.

  1. Traição

    Bando de vendidos, traidores, Judas!

    Parabéns São Paulo, infelizmente a minha terra tem muito coxinha. E ainda estão comemorando isso, porque acham que é “ferrar o PT”. Esquecem que isso está muito acima de disputas partidárias, é o interesse da nação!

    OS EUA gastaram mais de 3 trilhões de dólares na guerra do Iraque para saquear as reservas dequele país, aqui foi muito mais barato. 

    Foi necessário um velho pé-na-cova, uma mídia golpista e um partido entreguista!

  2. Jorge Viana e Walter Pinheiro senadores traíras anti-patriotas

    Os dois estavam fazendo o quê? Ambos ausentes.

     

    Jorge Viana (PT-Acre), é membro do think thank Inter American Dialogue, juntamente com Fernando Cardoso e Marina Silva,

    nenhuma surpresa portanto faz parte da bancada das petrolíferas estrangeiras.

    Walter Pinheiro (PT-Bahia), talvez sua igreja de origem norte-americana explique sua ausência.

    E a paulista Marta  suplicy descendente de nobres é coerente coom sua classe social entreguista e escravocrata.

  3. “Ó tempora! Ó mores!”

    Que quadra triste da nossa história!

    Fico feliz pelos grandes brasileiros do passado, que não estão aqui para presenciar essa corrida de vendilhões, para ver quem chega primeiro ao butim.

    Quantas moedas de prata serão necessárias para saciar tantos Judas?

    Haverá água suficiente para limpar as mãos inertes da nossa Poncio Pilatos?

  4. E finalmente nós vamos assistir a um governo do PT

    não vetar o projeto de entrega do pré-sal e entrar para a história ao lado do fhc como entreguista. Plano ótimo: o pmdb do renan calheiros sustenta a dilma na previdência e ela deixa a trupe aprovar medidas tão impopulares que nem o psdb teve coragem de implementar. Reforma da previdência, ajuste fiscal recessivo, degradação salarial, venda do pré-sal e terceirização do trabalho, o que mais falta para todo mundo perceber que a dilma é uma baita traidora e não apenas uma sonsa?

  5. Ver a Marta e o Serra juntos,

    Ver a Marta e o Serra juntos, de sorrisos, votando juntos a favor de um projeto antinacional como esse, além de revolta em saber que ajudei a elegê-la com meu voto, me trás também a decepção por ver o que ela virou. Triste.

  6. Serra e Renan fazendo o que gostam…

    desenvolver seus talentos em cima dos nossos pontos fracos, não no valor e importância dos nossos pontos fortes

    Senado transformado em sala de reunião das multinacionais ( deve ser para agradar Moro, MPF e Globo )

    1. e como se não bastasse tamanha traição…

      tudo às custas dos contribuintes eleitores que acreditam que esta alteração pode salvar a Petrobras

      acreditam que aplicar veneno estrangeiro é melhor do que aplicar remédios caseiros

  7. importante e urgentemente…

    um post sobre como as multinacionais movimentam a grana que arrecadam com estas traíções

    ainda mais porque praticamente todo o nosso aparato tecnológico de suporte está sendo destruído pela lava jato

    é a tal volta completa por cima que mencionei ( lava jato representa apenas meia volta )

  8. para estes traidores…

    o prazer de se entregar nunca é o maior possível

    corre ao pé do ouvido de muitos que se tomarem o poder de volta, aceitarão a instalação de uma base militar americana em nosso país, já que primeiramente tentam entrar com as grandes do petróleo que futuramente podem pedir proteção militar

  9. Querem entregar o nosso pré

    Querem entregar o nosso pré sal para os estrangeiros embrulhado pra presente e com os cumprimentos do Moro. Só gente com má fé não vê que o desmonte que o Moro promoveu na Petrobras foi para isso mesmo. É incrível o tanto de traidores da Pátria que temos aqui.

  10. pelo que notei nos votos

    pelo que notei nos votos ausentes, o resultado não significa que

    o projeto será aprovado tão  facilmente como se imagina à primeira vista

  11. Qual o teu negocio?

    Pensei que nem tão cedo fosse relembrar a musica de Cazuza, Brasil. Mas eis… Eis que os mesmos de sempre, herdeiros de outrora, querem mais uma vez vender o Brasil. Quem são os socios?

  12. Requião

    Requião vale pela bancada toda do PT, junta e misturada. E como já deixei, há tempo, desde Levy, de acreditar em Dilma, duvido que ela vete a entrega do Pré-sal aos gringos. Ele deve até estar torcendo por isso.

    1. Dilma só não veta se Moro e Gilmar Mendes cassarem ela

      Ano passado, Câmara e Senado aprovaram a pauta bomba de Cunha, mas Dilma vetou pra o bem do povo brasileiro. O projeto de Serra só será sancionado se os tucanos Moro e Gilmar conseguirem tirar ela da presidência e conseguirem colocar no trono algum entreguista da direita. A Lava Jato está trabalhando pra isso.

  13. Petrobras.-

    PETROBRAS OU PETROBRAX. está na hora do vamos ver, ou o BRASIL se levanta ou voltaremos ser submisso.Por isto queme debato com a organização forte do povo. O PT tem um exercito sem organização popular. O vamos que vamos não ganha guerra. os de boa vontade o inferno já está superlotado. Agora não é mais o partido é o Brasil, agora é a hora de lutar até morrer se for o caso.”Ou ficar a pária livre ou morrer pelo Basil” agora vamos ver realmente os corajosos para ingressar nas fileiras de combate, agora vamos ver as verdadeiras lideranças. Falar gritar, espernear aqui no face é bonito, nada nos fere. Agora é a hora das flechas e tacapes e não mais omissão.Senhores parlamentares liderem esta luta pelo Brasil, alistem os gurreiros, organizem as tricheiras. A PETROBRAS é nossa e por ela devemos lutar até a morte. PETROBRAS É BRASIL E O BRASIL É A NOSSA PÁTRIA.

  14. A desastrada ação do PT no setor do petróleo.
    Com a quebra do monopólio e estabelecimento do regime de concessão houve um florescimento da indústria do petróleo no Brasil, com criação de novas empresas e atração dos principais players mundiais, gerando milhares de empregos. A culminância deste ciclo virtuoso foi com a descoberta do pré-sal, de cujos campos, que foram licitados, descobertos e desenvolvidos pelo regime de concessão já são produzidos mais de 1.000.000 de barris, tendo a Petrobras a frente, mas com presença de muitos parceiros. Mas o que é um sucesso indiscutível (usado até como propaganda pelo governo e pela Petrobras) não agrada ao próprio governo petista que o exalta (vai entender esta gente). Resolveram aumentar o intervencionismo estatal criando o regime de partilha com operação única da Petrobras, que voltou a travar o desenvolvimento do setor. Os resultados são a estagnação da exploração na área de maior potencial para novas descobertas, contribuindo para a maior crise da história da Petrobras e do setor petróleo, que mostra sua face mais trágica na demissão de milhares de trabalhadores. Quando a Petrobras vai ter dinheiro para explorar novas áreas do pré-sal ninguém sabe. Provavelmente só na próxima década. E o pior é que a medida óbvia de retirar a cláusula de operação única da BR para tirar este fardo da estatal e destravar a exploração na nossa área de maior potencial é combatida por setores do governo e pelo PT, que não querem dar o braço a torcer da m.. que fizeram. O crescimento negativo do PIB do ano passado, o projetado para este ano e provavelmente também para o ano que vem, não são por acaso. O retrocesso econômico nunca visto antes na história do país é resultado direto da incompetência e vocação para o atraso dos atuais detentores do poder. Pobre Brasil… 

     

    1. Que planeta você vive?

      É muito blá blá blá, mostre dados para corrborar seus argumentos.

      Como gerou empregos se tinhamos que comprar quase tudo de fora? As plataformas eram todas trazidas de Singapura.

      Falta de investimentos? A Petrobrás conseguiu levantar enormes recursos por causa da lei do pré-sal, por isso a dívida.

      Se a empresa está em uma situação desconfortável é por causa da conjuntura econômica de agora, que está afetando TODAS AS COMPANHIAS DO SETOR.

      Mais um liberalzinho que vem aqui expor seus mantras falaciosos que não tem a coragem de sequer usar o próprio nome.

      Deve ser porque a crença nessa ideologia neoliberal não é forte o suficiente para isso.

       

       

      1. Desrespeitoso

        Além de desrespeitoso com o post voce parece ser mal intencionado mesmo.

        “Se a empresa está em uma situação desconfortável é por causa da conjuntura econômica de agora, que está afetando TODAS AS COMPANHIAS DO SETOR.”

        Mostre-nos qual companhia de petroleo teve uma desvalorização tão grande quanto a Petrobras no último ano. 

        1. Quem está mal intencionado?

          Mal intencionado quem defende a alteração do regime de partilha. 

          Se a petrobrás teve essa desvalorização nas ações, foi por causa da abordagem da mídia. Que com certeza foi orquestrado.

          E devemos considerar a queda no petróleo e a alta do dólar, ou n~çao vem ao caso pra você?

          Espionagem da NSA, lava a jato, a mída diariamente atacando a empresa, PSDB.

          É só juntar os fatos, não há nada por acaso.

          E basta efetuar uma busca qualquer na internet que aparecerá noticias de quedas no lucros das petroleiras.

          E a Petrobrás teve o melhor resultado em comparação com todas. 

          Ou você que é mal intencionado, ou é alienado.

          Eu coloco o meu nome para comentar, já você nem isso.

          Tem medo de que? Escreva seu nome. Vamos.

           

    2. sersikera você tenta fazer

      sersikera você tenta fazer uma análise de conjuntura e junta causas e efeitos que não têm relação. Chega a dizer que toda a retração do PIB de 2015 se deveu ao setor do petróleo, como se não existissem outros setores na economia. Desconhece a diferença entre os regimes de concessão e partilha. Ex. concessão é mais adequado quando não se tem certeza de quanto recurso mineral o concessionário vai encontrar. O concessionário assume o risco de não encontrar nada! A partilha é mais adequada para o caso do Pré-Sal pois há certeza, não somente de que há o recurso, mas também de onde ele está! Simples assim! Mudar de concessão para partilha teve uma razão, muito correta por sinal! Como vc pode pretender analisar as coisas se pouco conhece delas? Está precisando conhecer mais os assuntos para fazer o que pretende.

      1. Cara Raquel

        Não disse que a retração do PIB só se deveu ao setor petróleo. Estaria sendo injusto com o governo e sua incompetência generalizada em quase todos os setores da economia.

        E não existe exploração de petróleo sem risco, sempre havendo a possibilidade de insucesso. Aliás, já não são poucos os poços no pré-sal brasileiro que resultaram seco. 

        E regime de exploração não tem relação com risco exploratório. A diferença básica da concessão para a partilha é que no primeiro a participação governamental é em impostos e no segundo em óleo. O risco exploratório pode ser ponderado em ambos, nos valores de bônus mínimo de assinatura, aliquotas de imposto, percentual de óleo mínimo, etc. No caso brasileiro a partilha também impôs um controle estatal muito grande nos consórcios através da dupla PPSA/ Petrobras, que inibe o investimento privado. É só ver o resultado pífio do leilão de Libra, arrematado por um consórcio único pelo lance mínimo, quando o óleo estava mais de 100 dol.

        A mudança do regime foi um grande erro do governo que travou a exploração do pré-sal. Bastava aumentar as alíquotas dos impostos, royalties e bônus dentro do regime de concessão que teríamos recebidos os investimentos bilionários que migraram para outros países durante os anos de petróleo caro e não teríamos sufocado a Petrobras levando-a a este estado pré-falimentar.

        Se tiver tempo, assista o vídeo que publiquei neste post, onde um técnico qualificado, ex-empregado e gerente da Petrobras, cita as vantagens de um regime com muitos operadores e uma presença forte de uma empresa estatal, que pode ter até ter preferência nos campos que o país considere estratégico.

    3. Casca de ovo!
      Olha, que papo de criança.
      Até a Alemanha teve seu maior revés econômico em décadas agorinha mesmo, e a Volks não sei não! A Inglaterra está a beira de vazar da UE. A Grécia quebrou. Portugal abriu “concordata”.
      A Chevron e a Shell estão em liquidação.
      E só viu problemas econômicos no Brasil por desonestidade intelectual! Me desculpe, mas é isso mesmo.
      Na verdade está se coçando para dizer que não é a favor de bolsa família, minha casa minha vida, pronaf, mais médicos, pronatec, tributação proporcional, fim do financiamento privado de campanha, simples, prouni, brics, aumento de salário, cotas raciais, etc.
      Você não leu no jornal que o Bradesco bateu recordes de lucro? Você não se importou com a precarização dos Direitos Fundamentais no judiciario? Você não deu bulhufas para a questão da agua? Onde você estava em 2000? Por que você não menciona que os latifundiários vão encher a burra com a super safra de grãos que vão comercializar com dólar alto em 2016? Você não está nem aí com merenda escolar não é?
      Se um país tem que se voltar só a fatores econômicos não haveria mal em sermos a China! Ou talvez devêssemos ser como os EUA: dizimar países que se submeteriam exclusivamente a nossos interesses!
      A Petrobrax não quebrou porque foi saqueada por políticos há anos atrás. Ela quebrou pelo modus operandi das autoridades opositoras, nesse vale tudo político de caça as bruxas. Você acha que Furnas e Vale, por exemplo, não estão servindo de casa da luz vermelha? E as elétricas? E o judiciário? E o legislativo?
      O Brasil estaria funcionando “perfeitamente” (como em 2000!) não fosse o tratamento de choque que recebe pela histeria da elite (oposição, direita, como queira!) para não permitir mais governos populares.
      E isto tem fundamento: paralisadas as empreiteiras. Paralisada a Petrobrax para ser rapinada pelo capital externo. Retaliados os novos parceiros brics. Engessamento do congresso. Auto-propaganda negativa e entreguismo. Golpismo e quebra institucional. É claro que a vaca vai para o brejo. Mas é artificial o empurrão! Esquece esse papo ultrapassado de liberalismo. Isso não existe em lugar nenhum. Tudo tem manipulação. O negócio é ver de que lado essa manipulação funciona. Se é para ricos, ilegítima! Só há sentido em haver privilégios artificiais para quem não dispõe dos bens da vida. Ponto.
      O governo não é bom. É fato. Mas nao é pior que FHC-2, e mais, foi escolhido democraticamente como aquele péssimo governo. Suportemos a democracia, ou voltemos a 1917. O que não dá é para aceitar que a verdade do ovo esteja toda na casca.

  15. Tramitação de urgência?

    Um projeto de lei que fura fila só em caso de catastrofe, o caso do apagão que o PSDB  provocou ao Brasil na era daquele sociologo das trevas que foi resolvido com um projeto de lei no primeiro governo Lula, ali sim era caso de urgencia 

    Dificil dos senadores que apoiaram  a urgencia desse projeto do Serra omitirem que  a urgencia se chama   Juiz Moro não tem mais  bala na agulha . Acabou-se a munição que cassaria o mandato de Dilma

    No TSE, não há como mudar a ordem das coisas, o tribunal já aprovou as contas de Dilma desaprovar por conta de juiz Moro ? Acho que algumas avacalhação tem limites. Juiz Moro já avacalhou o que tinha que avacalhar, já deu

  16. se de repente ressurgiu o

    se de repente ressurgiu o collingwood, assessor do moro e dos direitistsas em gerla,

    como comentarista deste post,

    é sinal quye o conluio queria e quer mesmo é destruir a petrobrás  e tomá-la quase de graça…

  17. Essa votação foi retaliação

    Essa votação foi retaliação do Renan.

    Foi pouco divulgado, mas semana passada saiu uma matéria dizendo que o Renan será mais uma vez investigado pelo STF.

    Po isso essa  pauta bomba.

    Mas acredito que vai prevalecer o bom senso da maioria dos senadores.

    O Requião está depenando o Serra no senado.

  18. Kafka

    Não adianta espernear no congresso, no judiciário, no MP, na PF e nem mesmo reclamar com os inúmeros bispos de plantão. A situação tá kafkaniana e vai piorar. Sabe aquela do elástico: estica e solta um pouco, estica de novo e da uma soltadinha e ai estica mais e mais ainda, com mais um soltadinha. SAI FORA DILMA, PELAMORDEDEUS, ELES VÃO AFUNDAR O BRASIL CONTIGO NO COMANDO.

  19. Como antecipei no primeiro

    Como antecipei no primeiro comentário do post, o governo era favorável ao projeto do Serra. Não queria dar o braço a torcer, mas acabou firmando sua posição aos 45 do segundo tempo, de uma maneira atrapalhada que só aumentou seu desgate junto a sua bancada no congresso. Seria cômico se não denunciasse a incompetência de quem dirije atualmente o país, ver o mimimi do senador Lindenberg, reclamando que de manhã tinha recebido a orientação do Ministro Berzoini para se manter firme na defesa da operação única da Petrobras, sendo surpreendido à noite pelo Senador Jucá anunciando na tribuna um acordo com o Planalto para apoiar um substitutivo do projeto. Em vez de Marta podia ser a Dilma brindando com o Serra na foto que ilustra este post.

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/02/1742995-governo-abre-mao-de-petrobras-ser-operadora-unica-do-pre-sal.shtml

  20. Manchetes PIG: “tira obrigação”, real: tira direito da Petrobras

    O que era um direito, vantagem competitiva tornou-se um “fardo”…

    Vantagem do Brasil para este pessoal é “desvantagem”!

    Por isso somos o que somos…

    Há 516 anos!

  21. E COM ANUÊNCIA DA DILMA. QUER DEFENDER APENAS O CARGO.
    Têm duas coisas diferentes: A Petrobras e o pré-sal, a Petrobras é uma empresa brasileira – de economia mista – que explora, com exclusividade, o pré-sal; o chamado pré-sal é uma reserva ENORME (cinco bilhões de barris – uma das maiores do mundo ainda quase não explorada) de petróleo em subsolo – mar territorial – brasileiro. O projeto do Serra, COM ANUÊNCIA DA DILMA, não está privatizando a Petrobras, está entregando o subsolo brasileiro para a especulação capitalista estrangeira. Desse jeito não dá mais para governar o país.

  22. Os momentos mais importantes na vida de cada um de nós

    Há dois momentos importantíssimos na vida de cada um. O primeiro é quando nascemos, e o segundo é quando descobrimos o porquê. Judas por exemplo, nasceu e depois para cumprir a missão dele, traiu o MESSIAS JESUS, pronto missão cumprida, depois disso lhe restou a forca. Exatamente como o judas, FHC, Serra, Marta,  já cumpriram suas missões, vamos dar bye bye aos traidores, a missão deles (serem um judas) já foi cumprida. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador