Com a crise política contida, Dilma precisa governar

Na sentença em que autorizou a detenção do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, o juiz Sérgio Moro escreveu que  não há nenhum indício que comprometa o ex-presidente, que provavelmente Bumlai se valia a utilização “indevida” do nome de Lula, sem que ele soubesse.

Significa que a Lava Jato desistiu de caçar Lula? Longe disso.

Três fatores levaram a essa inesperada declaração de isenção de Moro:

Fator 1. O fato de que a perseguição ao ex-presidente já transbordou os limites da prudência, podendo prejudicar a Lava Jato em tribunais superiores. Justamente por isso Moro inseriu sua declaração nos autos, em vez de se limitar a uma declaração à imprensa.

Fator 2. A entrada em vigor da nova Lei de Direito de Resposta que restringe bastante o uso que a Lava Jato vem fazendo de vazamentos e declarações em off — muitas delas sem base nas delações aprovadas.

***

De fato, nos últimos tempos Moro, policiais e delegados da Lava Jato se tornaram os editores de fatos na cobertura diária. As redações limitam-se a receber as informações de forma passiva e a apimentar as informações com suspeitas em off.

Em recente palestra na ANER (Associações Nacional dos Editores de Revista) Moro defendeu o vazamento de informações , mais ainda em períodos eleitorais. Não se pronunciou sobre a capa de Veja na véspera da eleição, com base em informações falsas.

Fator 3. O fato de, finalmente, os alvos da onda de boatos resolverem se defender na Justiça.

***

Para efeito de montagem dos cenários futuros, leve em consideração os seguintes dados:

1. A Lava Jato continuará  empreendendo todos seus esforços para pegar Lula. Mas vem poupando os integrantes do governo graças ao trabalho de bombeiro do Procurador Geral da República Rodrigo Janot.  Esses fatos, mais a entrada em vigor da nova Lei de Direito de Resposta reduziram sensivelmente a capacidade da Lava Jato em agitar o ambiente político.

2. É mínima a possibilidade de impeachment do governo. Os resultados da dobradinha PSDB-mídia foram o desgaste do próprio partido junto ao seu eleitorado e aos grupos econômicos, obrigando-o a uma marcha ré.

***

Há um conjunto de fatores positivos para 2016:

1.     Há condições objetivas de aprovar o pacote fiscal no Congresso, acenando com algum desafogo para 2016.

2.     Há sinais no horizonte de redução gradativa da inflação a partir do próximo ano, quando começam a sair do índice anual os alinhamentos de preços de 2015 e o desemprego e queda de renda impedem repasses. Com a volta das chuvas, há condições objetivas de redução no valor nominal das contas de luz.

3.     A cada mês que passa mais nítidos ficam os efeitos da desvalorização cambial na balança comercial. Começam a ganhar corpo movimentos de substituição de importações tanto em produtos acabados quanto em insumos.

4.     Há o fator expectativas travando investimentos e consumo. Assim que houver sinais sólidos de que o fundo do poço foi atingido, há condições de uma recuperação rápida do nível de atividade..

***

Com a normalização política, se o governo Dilma lograr apresentar uma plataforma mínima de ação, começará a tirar a economia do buraco. Dilma continua sendo a grande incógnita.

Com o céu clareando se saberá até que ponto a presidente aprendeu com a crise. E até que ponto os agentes econômicos acreditarão que ela efetivamente aprendeu com a crise.

Luis Nassif

75 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já era

    Não vai fazer nada…depois daqueles vetos à lei de direito de resposta perdi totalmente a esperança de entender a mente insondável da presidente. Sorte a dela que as oposições (política/midiática) conseguem ser incrivelmente muito piores.

  2. Já está provado, a Dilma é

    Já está provado, a Dilma é muito fraca, não vai ter reação – e a lava jato vai durar enquanto o PT ainda estiver uma relevância significativa, é o que é demonstrado – eles não seguem o dinheiro, como gosta de dizer o Moro, eles perseguem o Lula, simples assim, caso contrário o PSDB estaria nesse roda que não pára de girar. Aliás, a Lava Jato, como já bem posto aqui no Blog, não tem um raciocínio jurídico, é uma operação pura e simplesmente política, baseada em vaidade e ideologia que a mídia conseguiu inserir na cabeça desses agentes da operação. É surreal, mas o Yousseff (doleiro profissional) vai passar o resto da vida tranquilo e rico e o Lula, o maior presidente que este país já teve, vai mofar o resto dos seus dias na cadeia, e com direito de comentários e análises hipócritas do FHC.

  3. Já está provado, a Dilma é

    Já está provado, a Dilma é muito fraca, não vai ter reação – e a lava jato vai durar enquanto o PT ainda estiver uma relevância significativa, é o que é demonstrado – eles não seguem o dinheiro, como gosta de dizer o Moro, eles perseguem o Lula, simples assim, caso contrário o PSDB estaria nesse roda que não pára de girar. Aliás, a Lava Jato, como já bem posto aqui no Blog, não tem um raciocínio jurídico, é uma operação pura e simplesmente política, baseada em vaidade e ideologia que a mídia conseguiu inserir na cabeça desses agentes da operação. É surreal, mas o Yousseff (doleiro profissional) vai passar o resto da vida tranquilo e rico e o Lula, o maior presidente que este país já teve, vai mofar o resto dos seus dias na cadeia, e com direito de comentários e análises hipócritas do FHC.

  4. Torcida em vão

    Esse deve ser o décimo quinto artigo que o Nassif publicou só neste ano dizendo que “Dilma precisa governar”.

    Nas outra vezes, foi a mesma coisa: aconteceu qualquer coisa, o noticiário amainou o mínimo que seja e o Nassif sai com um “Agora vai!”

    A torcida, no entanto, será em vão. Assim como em todas as outras oportunidades, o problema não é a crise, os hunos ou a ala das baianas da Mangueira: o problema é Dilma. Ela é incapaz de governar. Já deu inúmeras demonstrações disso.

    Insistir em negar esse fato mostra apenas o quão arriscado é o exercício de análise política quando ele vêm impregnado de pré-concepções ideológicas.

  5. Se eu somar todas as vezes em

    Se eu somar todas as vezes em que o Nassif escreveu ” é hora de Dilma começar a governar”, acho que encheria algumas páginas (rs). Acho que Dilma, com sua cabeça dura, não aprendeu nada. Me lembra um desenho do pica-pau = neste, ele só vive no bem bom e pega a comida dos outros animais, que a estocam pra enfrentar o inverno . Chega o inverno e o pica-pau fica sem comida, passa fome e fica congelado. Os animais, com dó, o descongelam. Aí você pensa que ele aprendeu a lição e vai trabalhar no verão para ter comida no inverno. Que nada!  Mal ele é descongelado, ele sente fome e passa a mão na comida dos animais. A diferença é que o pica-pau tem mais carisma do que a Dilma e não manda num país (rs). Acho que vou mandar esse desenho pra Dilma ver (rs).

  6. Não tem misterio nenhum, vai

    Não tem misterio nenhum, vai enfiar os pés pelas mãos junto com o levy, como crer num governo com ministros tão tacanhos como esse e o zé? E a vaza a jato já deu agua, virou perseguição explicita, alias já era, só que agora ficoui claro, prenderam um senhor só por que é supostamente amigo do Lula, o pessoal do site Amigos do Presidente Lula deveriam ficar com as barbas de molho, hoje ser amigo do Lula é quase crime.

  7. Aqui tá cheio de

    Aqui tá cheio de especialistas em governar. Acho que a grande sacada da Dilma seria colocar o Nassif e uma dúzia de seus comentaristas no ministério!

  8. Como sempre

    O maior problema é a Dilma. Moro, Bolsonaro, Paulinho, Aécio são todos passageiros, pequenos barulhos no grande ruído de fundo. Em breve, começará o desmonte do MPR e aí, algo de novo surgirá. Ainda assim, permanece o grande problema: qual o projeto de Dilma, existe algum ? E com a prisão de André Esteves, a Lava-Jato e seus integrantes caminham para o fim.

  9. O Brasil continua viável

    Para que voltem as condiçoes de governabilidade, é essencial que Eduardo Cunha seja afastado da presidência da Câmara. Afastada o perigo do impeachment, não há mais motivo para o governo defender Cunha. Aliás, em qualquer cenário, pacto de defesa mútua entre governo e o Cunha é de uma imoralidade absurda. Creio que esse problema será resolvido. And so what?

    É necessário obter apoio do Congresso para várias propostas importantes do governo. Dentre elas, inclui-se a lei que permite repatriação de dinheiro de origem lícita enviado clandestinamente ao exterior. Na verdade acho isso imoral, além de crer que muito dinheiro sujo entrará na festa. Mas os aspectos pragmáticos da questão me fazem tapar o nariz e aceitar: a escalada da dívida pública tem de ser freada. Também é necessário aprovar a CPMF. Isso só será viável se o provisório do P for para valer, ou seja, a lei já tem de vir com data de validade, digamos de dois anos.

    Em terceiro lugar, é essencial que o governo não caia na tentação de se “aproximar das bases”, como dito abaixo por um comentarista. Em palavras explícitas, essa aproximação seria a volta do populismo irrealista, a gastança do que não se tem, começar desde já a campanha eleitoral de 2018 por meio de políticas demagógicas. 2014, nunca mais!

    1. E com Eduardo Cunha solto

      E com Eduardo Cunha solto

      Como Delcídio (até que enfim um tucano preso!) em cana por atrapalhar investigações, o EnFurnador-Geral Janot e o Teori – o novo professor do IDP, a escolinha do Gilmar – estão dando um certificado a Eduardo Cunha de que ele não atrapalha investigação. Faz-me rir, Janot e Teori!

      E o Nassif ainda diz que Janot está fazendo papel de bombeiro “poupando os integrantes do governo”. Brincadeira.

  10. Controle à la Dilma

    Acaba de ser preso o líder do PT no Senado. Se isso é controle da crise,… deve ser parecido com o controle sobre o orçamento, que saiu de um superavit de 20 bi para um deficiti de mais de 100 bilhões. Controle à la Dilma – é algo que parece um controle, tem tom de controle, dá ordens de controle, mas que não controla nada.

    A “melhora” da balança comercial brasileira. Tanto as exportações brasileiras caíram como as importações. A questão é que as importações caíram mais, o que acabou por produzir um saldo que os defensores do que aí está chamam de positivo. Mas o fato é: o Brasil perdeu espaço no mercado internacional. 

    Substituição de importações? Em pleno século XXI? Bom, é o equivalente a tratar febre com sanguessugas. Fosse a substutuição de importações resultado de uma melhora no parque tecnológico e na eficiência das empresas brasileiras, vá lá. Mas o que estamos vendo é apenas resultado do empobrecimento do país. Ou seja, não se trata de política industrial – é mera sobrevivência.

    Quando as exportações melhoram DE FATO e quando a indústria e o comércio crescem DE FATO, o emprego cresce também. O resto é proselitismo, são as explicações à la Dima, às vezes em melhor português (o que nem é tão difícil, certo?)..

  11. CRISE POLÍTICA CONTROLADA????

    Prezado sr. Luis Nassif. Acho que não estamos acompanhando o mesmo Brasil. Aonde que a crise política nesse país está controlada??? É só olha para o Congresso Nacional e ver que está tudo uma bagunça só. O mensalão está voltando. Leia as notícias.

  12. CONTROLADA? SÓ PODE SER BRINCADEIRA DE MAL GOSTO

    Aonde que essa crise política está controlada???? Sr. Luis Nassif o sr. deve estar analisando talvez a Suécia, Suissa ou qualquer outro país que não seja o Brasil. Aqui está tudo muito descontrolado. O sr. precisa ler mais jornais e acompanhar mais as notícias de perto. Imagino que seja petista??? Então está explicado. Tenha paciência!!!

  13. Crise política controlada?????

    Como assim???? Acabam de prender mais um membro do PT!!!! Nunca antes na história desse país – como gosta de dizer o Führer de Garanhuns – um senador foi preso no exercício de sua função!!!! Meu … o carvão na churrasqueira chega a acender!!!!

  14. Antes do meio dia

    Nassif, seu artigo ficou velho antes do meio dia. Líder do governo federal preso, primeiro senador da república preso no exercício do mandato, do PT e da “cozinha” da Dilma.

  15. Crise contida? Com o PT e o

    Crise contida? Com o PT e o governo sendo acusados de defender o Cunha?

    .

    “1. A Lava Jato continuará  empreendendo todos seus esforços para pegar Lula. Mas vem poupando os integrantes do governo graças ao trabalho de bombeiro do Procurador Geral da República Rodrigo Janot.”

    O mesmo Janot que mandou prender o líder do governo no Senado?

  16. O líder do governo foi preso

    O líder do governo foi preso hoje, minha gente, mas a crise tá controlada. Alguém me avise quando a crise sair de controle por favor.

    1. Também torço

      Acho que todos os brasileiros torcem para que a Dilma e o PT consigam tirar o país desse embróglio político e econômico no qual estamos. Ninguém gosta de ficar mais pobre (queda do PIB) nem pagar mais caro por todas as coisas que compramos (inflação).

  17. Nassif, temos dois grandes

    Nassif, temos dois grandes problemas:

    1) A própria Dilma, que não consegue governar e

    2) A lava jato, que não foi contida lá atrás e não para de causar estragos ao País. Essa queda do PIB de 3% obviamente é fruto da lava jato e como fazer para recuperar isso ?

    Dificil.

    1. Quando se acha que combater a

      Quando se acha que combater a criminalidade é um problema para um país coitado do povo que vive nele.

      Isso é uma inversão de valores que só o “mal caratismo” justifica.

       

  18. Otimismo –

    Com certeza o LN escreveu esta matéria antes de receber a notícia da prisão do Delcídio, então fica justificado o título, mas vejamos o que está na matéria:

    Caçar Lulla – todas as declarações que são feitas dão conta de que “não existem indícios que impliquem responsabilidade do ex-presidente”. A menos que estejam preparando algum dossiê que não dê margem a dúvidas, não existe qualquer afirmação sobre a participação do ex-presidente nas falcatruas que envolvem o PT.

    Possibilidade de impeachment (ou em bom português, vez que não estamos nos EUA – impedimento): já esgotou  até a oposição que não está mais perdendo tempo com essa bobagem. Os que ainda ficam alardeando o processo são do próprio governo que quer negociar a “pá de cal” no processo com o presidente da câmara em troca de salvar a pele dele. Um absurdo para um partido que se diz “honesto e ilibado”.

    Fatores positivos para 2016 – Estão confundindo o Brasil com a fazenda de “My fair lady”. Estão tentando aprovar uma uma MP que somente vai permitir o aumento das tarifas de energia. A ANEEL acaba de propor uma “nova venda” das usinas elétricas que não tiveram os contratos renovados em 2012 – provavelmente à vista – em que os prováveis compradores sejam externos. Quem faz investimento quer retorno (sejam externos ou internos). De onde vai sair esse retorno? A menos que o “coelinho da Páscoa” e o “Papai Noel” intervenham, a conta vai parar no bolso do consumidor de forma direta, e de forma indireta no aumento dos preços no mercado via custo de produção.

    O Pacote Fiscal continua falando de “Aumento de Impostos” (alíquotas, CPMF, etc). Onde estão as reduções de custos? Como ficou a redução do número de minstérios?

    Recentemente, após a tragédia de Mariana, o IBAMA informou que tem apenas 162 fiscais para o país todo. Como ficam as despesas do congresso considerando que somente na câmara existem 514 MOTORISTAS – um para cada deputado, e DOIS PARA O PRESIDENTE, pois este tem direito a um motorista como deputado, e outro como presidente. Some-se a isso todas as verbas de gabinete, franquia de passagens e correios, reembolso de despesas, e a VERBA PARA ASSESSORES.

    Nos países onde os políticos são sérios, deputados e senadores (ou o equivalente) utilizam seus próprios carros, e sem motoristas.

    No Brasil, os formadores de opinião deveriam se preocupar mais em mostrar para onde vai o dinheiro que o governo, seja ele de que partido for, diz não ter.

    O LN estava tendo uma postura mais crítica e imparcial, mas parece que novamente está sendo tomado por um otimismo ufanista.

  19. “1. A Lava Jato continuará

    “1. A Lava Jato continuará  empreendendo todos seus esforços para pegar Lula.”

    Porquê?

    Por que querem tanto pegar o Lula? Ele é chefe de quadrilha mesmo ou é golpismo puro?

    Olhando de fora parece puro golpismo e vingança das elites e rentistas e que pode até ser financiada/estimulada por forças externas, já que esta lava jato se nega a investigar antes de 2003, finge que não ouve a delação contra membros do PSDB e mantém uma aliança espúria entre os golpistas da lava jato e os golpistas da mídia.

    Enquanto isso o país vai para o buraco. A quem interessa o quanto pior melhor? Porque querem destruir o maior simbolo de reconhecimento internacional que o Brasil produziu fora do futebol nos últimos tempos que é o ex-presidente Lula?

    Penso que o Nassif, que tem mais informação que nós, poderia escrever um post sobre isto.

    1. Tenho certeza que o Nassif

      Tenho certeza que o Nassif tem mais informação que você. Aliás, acredito que vc não sabe onde está a ponta do seu nariz.

  20. Surpresa

    Nassif Lula é o politico com mair capacidade de articulação no Brasil, não se surpeenda se ele ficar enganado o PIG  e a oposição até o momento certo de apresentar o Haddad como candidato a presidente em 2018.

  21. O Delcidio é um safado, mas

    O Delcidio é um safado, mas prender o Delcídio  e nunca se incomodar com o Cunha (especialmente quando ele tinha força para promover o  impeachment) é desandar de uma vez com a a credibilidade desta Justiça ordinária implantada pelo Janot, Moro e pelo STF no Brasil. Então o Teori é empregado do Gilmar agora! Triste Brasil.

    É de dar nojo. Espero que o Congresso se rebele contra este absurdo. A impressão que dá é que com a crise na Siria e a tragédia da Samarco as celebridades da república do paraná se ressentem da falta de holofotes. O Moro, depois que foi esnobado pelo Gianca, deve estar se retorcendo.

    Agora dá pra entender porque o Zé Eduardo Cardoso é tão “republicano”. Ele que faça alguma coisa que a republica do Paraná bota ele em cana. É rir pra não chorar.

    E a Dilma hem? Montou um governo com a ala tucana do PT e se lascou.

  22. Os dois lados da mesma moeda.

       Caro Nassif,admiro o seu profissionalismo,mas tudo que foi dito esta fora do contexto estas pessoas estão envolvidas até o pescoço nesta corrupção que esta arruinando o futuro de nós Brasileiros ,e se esse governo continuar (que tenho certeza que ira) só vai atestar que a corrupção vale a pena.

     

  23. Não vou questionar os

    Não vou questionar os fundamentos da prisão do Delcídio Amaral. O PT tem uma porção de gente que não serve pra nada. Mercadante, Berzoini, Paulo Bernardo, Cardoso, Edinho (queeeem???)… 

    Líder do governo em cana, a lava jato atrás do Lula e o presidente da camara tem contas na Suíça mas continua livre para barganhar o impeachment da Dilma. A lava jato tem tudo para varrer o PT do cenário político. Temos um executivo sem rumos claros na economia e uma oposição que vive para o golpe.

    A república dos concurseiros do paraná é quem dá as cartas.

    Janot é o “bombeiro” que joga gasolina na fogueira do republicanismo. 

     

  24. Curioso

    Os comentários a este post estão repletos de gente histriônica. É algum tipo de Convenção? Fica registrado minha apreciação pela tolerância democrática que há neste site, mesmo que estes almocreves sequer percebam ou tenham noção do que se trate isso. Parabéns Nassif e aos colaboradores que fazem este site e seus frequentadores habituais.

  25. Nassif, Nassif !

    Quem manda ficar tocando cavaquinho até altas horas da noite ? No Brasil atual não se pode nem piscar.

    Desculpe a brincadeira, não resisti, pois com essa turma não se brinca não. Dilma governar, NEVER ! O PSDB tem de ganhar em 2018, ou a terceira guerra mundial vai explodir.

  26. Nassif, mesmo sem

    Nassif, mesmo sem conhecimento da prisão do senador, você faz uma análise correta e realista. As oposições e a mídia incompetentes e inconsequentes que são, estão tomando outro rumo. Essa prisão de hoje, primeira da história do Brasil de um senador da república, vai afastar ainda mais as oposições da tentativa do GOLPE. Por que sera? Outra afirmativa equivocada que fazem é de que a presidente Dilma não está governando por imcompetencia e incapacidade de assumir o executivo; não governa porque os poderes não estão cumprindo o seu papel nesse momento, simplesmente isso. O congresso está paralisado desde outubro de 2014, e sem o congresso, todos sabemos, não há governo. O ajuste fiscal proposto como anda? A CPMF? Muitas ações de Dilma dependem do congresso que continua paralisado pela operação lava jato do PSDB e da mídia. Se formos apontar culpados eu começaria pela oposição, TCU, parte do STF e principalmente a midia tucana. Sem mais, Lula foi o maior presidente que pisou por aqui sem duvida, e plano de governo existe sim, basta que deixem governar.

  27. Delcídio do Amaral
     
    O

    Delcídio do Amaral

     

    O político Delcídio do Amaral ingressou nos quadros do Executivo nos anos 1990. Em março de 1994 ocupou a secretaria executiva do Ministério das Minas e Energia, onde permaneceu até setembro. No final do governo Itamar Franco foi ministro de Minas e Energia, de setembro de 1994 a janeiro de 1995.

    Foi filiado ao PSDB de 1998 a 2001. Fez parte da diretoria de Gás e Energia da Petrobras durante o Escândalo do Apagão, a crise de energia de 2000/2001 no governo de Fernando Henrique Cardoso.

  28. O texto é um desejo,
    Eu

    O texto é um desejo,

    Eu desejo que Dilma governe.

    Eu desejo que a crise politica economica moral ética acabe.

    Eu desejo que o país nelhore a situação dos mais pobres.

     

  29. O TERCEIRO TURNO NÃO ACABOU…REZEM…REZEM MUITO.

    A Globo e seus satélites  tem uma carta na manga, a fala do mouro na comilança da ANER foi um aviso e um indicativo que a justiça tercerizou parte dos afazeres constitucionais para a mídia, sem pudor. Por isso REZEM….REZEM MUITO…. a Eleição vai acabar no terceiro turno na consolidação do GOLPE, é uma cortina de fumça com novos atores, os mesmos de 1964, mais repaginados, mais antenados, mais espertos, mas com o mesmo apetite voraz da covardia…aguadem…a CRISE POLITICA se transferiu para algo muito mais forte…aguardem.

    1. Para relações mutuas a arte

      Para relações mutuas a arte de primeira passou a existir com a arte.

      Isso que vc se meteu é a bíblia à semelhança dos bandidos.

      Se é a sua imagem faça bom proveito.

  30. A maldade do Deus mercado,

    A maldade do Deus mercado, por dentro e por fora, cheio da violência, lhe pesa na história agir no homem e nas nações possuindo os seus bens. 

    Tudo que se move o alimenta. Assim como nos ensina como comer o fruto da terra, requererá os nossos valores.

    Dilma é integra nos seus caminhos e o crescimento havia se ordenado excessivaente com o PT, mas, as organizações Globo, e seus contemporâneos no ar, são os que levantam ou corrompem continuamente os desígnios da economia.  

    Porém, o mercado está em todo lugar, segundo a série do dinheiro que nos conserva na vida, portanto, o diluvio financeiro é o sinal da justiça que se estabeleceu como seus meios de multiplicação, para receber os progressos que vieram da sua recente geração. 

    *****

    Gêneses 9:6 e 7 – “… porque Deus fez o homem segundo a sua imagem”.

    Por que somos a imagem do dólar e a moeda digital a geração, deles são a herança real? 

    Em Gêneses 9: 7 disse ao homem: “Mas sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela*.

    * Nela = a terra. Multiplicai-vos (matemática) através da imagem dela (terra) = o mundo real.

    Por exemplo, qual a imagem do Pré-Sal? – O valor dele mesmo multiplicado pela matemática do mundo real (= imagem de tempo num espaço).

    Deus é fiel.

     

  31. A pauta do golpe

    A pauta do golpe

     A tese do impeachment perde adeptos a cada semana que passa. Nas cúpulas midiáticas, empresariais, partidárias, jurídicas e acadêmicas dissemina-se a visão de que a ideia não é apenas inviável, mas perigosa e inconsequente. Então o que explica a sua permanência nos debates cotidianos? Acontece que o prolongamento da agonia segue uma lógica de oportunismo político. A ideia é explorar ao máximo o desgaste da imagem do PT e, por extensão, de Lula. Ademais, sem a novela do golpe, outras questões importantes dominariam o noticiário. As estruturas tucanas da corrupção empresarial, por exemplo. Essa mesmice catastrófica interessa apenas à oposição, que tenta aprisionar o governo federal na retaguarda. O eterno ramerrão do cai-não-cai mantém vivo o discurso da crise, através do qual a direita impõe seus retrocessos, impede o Executivo de propor agendas positivas e adia certas demandas populares. A obsessão atinge setores da própria blogosfera progressista, acomodada a um “piloto automático” reativo que parece não conhecer perigos além do golpismo. O antigo problema de reverberar os grandes veículos adquire um requinte deletério: mesmo a crítica ao impeachment é uma forma de preservar a sua relevância. Por isso acredito que a esquerda precisa tomar a iniciativa e dar um passo adiante, deixando as viúvas do golpe afundarem sozinhas no descrédito público. Há narrativas perniciosas sendo construídas e monopolizadas pelo jornalismo conservador, no vácuo da inação governista. É necessário combatê-las com um esforço mobilizador semelhante ao que venceu a agenda do impeachment. Começando pelos ataques a Lula, que passarão a entreter o antipetismo frustrado. 

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

     

  32. Conter crise também é saber

    Conter crise também é saber governar.

    Dilma fez isso com maestria,

    Nenhum governo tomou tanto bombardeio quanto de Dilma.

    Por menos houve Presidente que renunciou, outro se matou.

    Teve até aquele que vendeu parte do Brasil ao capital estrangeiro.

  33. Em março de 2014, aqui no blog

    Considerações sobre semelhanças e diferenças entre 1964 e 2014

    Há semelhanças, mas as condições do país são diferentes

    Algumas diferenças.

    1) Hoje não há uma fundamentação sólida, mesmo mentirosa, para justificar um golpe mais claro. A caça, a preocupação aos “comunistas comedores de criancinhas” era vastamente disseminada pelo mundo, com a extraordinária e eficiente propaganda hollywoodiana.

    2) A grande mídia já não domina hegemonicamente a mente do povo. Há o contraponto forte e eficaz da mídia alternativa da internet.

    3) As forças armadas já não tem uma concepção de risco que o Brasil corre com o governo.

    4) Há um grande e sólido apoio de parte do empresariado.

    5) Há uma “fiscalização” do mundo no Brasil, hoje peça importante no xadrez internacional, e golpescos como o de Honduras, Paraguai, ou os golpes militares como os de 60/70 não irão prosperar.

    6) Tentativa de desestabilizar o governo é arma utilizada pela oposição aqui, em Júpiter ou Saturno e por gregos e troianos. Em países democráticos essas tentativas prosperam no parlamentarismo e nunca no presidencialismo. Incluiria o Brasil entre estes países democráticos.

    7) O golpe militar de 64 serve de vacina.

    8) O Brasil segue a cartilha neoliberal light, importa muito, pouco faz para diminuir a concentração de riqueza das mãos dos grandes players internacionais que operam aqui dentro.

    10) Abre serviços, ora públicos, às privadas via várias concessões.

    11) Vasto financiamento público para as multinacionais e para as grandes empresas brasileiras via BNDES.

    12) O golpe de 64 foi pretendido por grupos empresarias fortes internos contra a reforma de base e o medo de outras mudanças, no âmbito externo pela Texaco e Esso inconformadas pela criação da Petrobras entre outros grandes players mundiais na busca por resguardar a espoliação das riquezas do Brasil. Esse foi a real motivação do golpe e que encontrou a guerra fria e o anticomunismo com perfeitos fundamentos para o golpe.

    13) Impossível um golpe contra o executivo sem o apoio fechado dos dois outros poderes, legislativo e judiciário, e o executivo atual tem, apesar de todos os pesares, forte apoio do congresso. Os golpes militares de 60/70 , agora recentemente, Honduras e Paraguai, judiciário e legislativo se uniram contra  executivo.

    14) Se recentemente houve uma tentativa mais clara do golpe contra o executivo, essa se deu no episódio que envolveu Gilmar Mendes, Presidente do STF, e um senador, à época fortíssimo, Demostenes Torres.

    15) Sobre as alianças políticas e econômicas internacionais, se antes “o mundo” temia que o Brasil demandasse para o seu inimigo, a Rússia, hoje, o Brasil mantém relações com outro concorrente do imperialismo, mas, que é bem aceito (na marra) e utilizado por ele próprio, a China. As relações são multipolares.

    16) A globalização, e o Brasil completamente adaptado e participante dela, não favorece golpes.

     

  34. Falta Rumo, Norte e Estrela para o governo da Dilma

    Não imprimir ao seu governo um plano insofismável, que leve o povo e a nação a um porto seguro, têm seu preço.

    Dilma, acorda!

  35. Vamos dar um pouco de credito a Presidente …

    Dilma vai chegar ao final do mandato, cumprindo tudo que planejou, e os pessimistas ainda vão continuar dizendo que ela não governou.  Se a crise politica arrefeceu, vamos dar um pouco de credito a Presidente. Um pouquinho só. Talvez, a Presidente tenha algum merito nesse cenario. Apanhar do jeito que ela apanhou, é uma coisa inedita na politica brasileira. O cerco esta se desfazendo, e a oposição  saiu mais desmoralizada do que entrou. Quando  se junta um bando de pilantras querendo posar de paladinos da moral, é nisso que dá. Mas a serenidade, a paciencia e até a teimosia da Dilma, pode ter  contribuido para a melhoria no cenario atual.

  36. DILMA NO MEIO,

    SE A JUSTIÇA FALASSE PORQUE ISSO ACONTECE…

     Foto de Liliane Siqueira.Liliane Siqueira

    Primeiro dia de aula, o professor de ‘Introdução ao Direito’ entrou na sala e a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
    – Qual é o seu nome?
    – Chamo-me Nelson, senhor.
    – Saia de minha aula e não volte nunca mais! – gritou o desagradável professor.
    Nelson ficou desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala.Todos estavam assustados e indignados, porém ninguém falou nada.
    – Agora sim! – vamos começar .
    – Para que servem as leis? Perguntou o professor.
    Seguiam assustados ainda os alunos, porém pouco a pouco começaram a responder à sua pergunta:
    – Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
    – Não! – respondia o professor.
    – Para cumpri-las.
    – Não!
    – Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
    – Não!
    – Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
    – Para que haja justiça – falou timidamente uma garota.
    – Até que enfim! É isso, para que haja justiça. E agora, para que serve a justiça?
    Todos começaram a ficar incomodados pela atitude tão grosseira. Porém, seguíamos respondendo:
    – Para salvaguardar os direitos humanos…
    – Bem, que mais? – perguntava o professor .
    – Para diferenciar o certo do errado, para premiar a quem faz o bem…
    – Ok, não está mal, porém respondam a esta pergunta:
    “Agi corretamente ao expulsar Nelson da sala de aula?”
    Todos ficaram calados, ninguém respondia.
    – Quero uma resposta decidida e unânime!
    – Não! – responderam todos a uma só voz.
    – Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
    – Sim!
    – E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade necessária para praticá-las? Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais! Vou buscar o Nelson – disse. Afinal, ele é o professor, eu sou aluno de outro período.

    Aprenda: Quando não defendemos nossos direitos, perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.

     

      1. Cinismo

        É muito cinismo dessa “peça” para nossa paciência !

        É muita boçalidade , ignorancia , pobreza mental e espiritual desse cara que revela toda a sua miséria debaixo desse codinome fajuto que nos lembra o pior de nossa História !

        Quer dizer que a direita detém todas as virtudes do bem !

        Sabe , tenha um pouco de pudor e vergonha ( que parece não ser seu caso ) antes de falar tantas asneiras e sandices !

        Ou pensas que somos um bando de babacas !

        Vá procurar sua turma de ” puros ideológicos ” para ” melhorar o mundo ” , que é aquilo que menos fizeram até hoje ! 

        Poupe-nos de tanta abobrinha !

         

      2. Compre um espelho!

        Voce é o cara menos indicado para proferir esta sentença.

        Faço esta afirmação com base em TODOS os seus comentários. Você é um dos que mais comenta neste blogue.

        Compre um espelho!

  37. Gpvernar como se o PT da cada

    Gpvernar como se o PT da cada presente de natal para a oposição.

    Agora e só colar na Dilma e no Lula que foi a mando do governo.

  38. Por mais grave o conteúdo do áudio a prisão não se justifica se

    a gravação não foi feita por mandato judicial.

    Devido a isso a Justiça já libertou homicida, traficante , Banqueiro etc…e tal

    o Estado Democrático de Direito tem seus percaussos.

  39. Só em Governos Petistas os Maus serão punidos !

    É muito arriscado votar no PSDB ou DEM, tudo poderá se perder.

    Ja que a Justiça não os incomoda então que mantenhamos o Deno-tucanos fora dos Governos. 

  40. O fato é que, nesse período

    O fato é que, nesse período de recolhimento da presidenta Dilma, as circunstâncias não favoreciam uma postura de mais protagonismo por parte dela. O PIG, como um cão perdido no barro lançado sobre Mariana, estava espremendo até pedras com a finalidade de conseguir leite para alimentar seu desejo. Mas, enquanto o cão procura escapar da morte, a imprensa golpista busca matar um governo voltado para acabar com a injustiça social. O golpismo campeava tudo e todos. Porém, entre outros motivos, surge o Direito de Resposta, a colocar, quase num mesmo patamar, a vítima, qualquer cidadão, e seu algoz, o PIG. A balança da justiça move-se no sentido de um equilíbrio que parecia impossível até bem pouco.

    Esses fatores descortinaram um novo tempo. No fundo, é como se o país voltasse à normalidade perdida por obra de alguns. O horizonte perdido reaparece aos poucos, mas com firmeza e na direção Norte. Adeus, sombras e escuridão! 

    Creio, portanto, que a luz torna a iluminar todos os protagonistas compromissados com o futuro de todos os brasileiros. Entre eles, evidentemente, a presidenta Dilma. 

     

    “…

    Agora sobre as nuvens os subiam

    As ondas de Netuno furibundo;

    Agora a ver parece que desciam

    Às íntimas entranhas do Profundo.

    Noto, Austro, Bóreas, Áquilo, queriam

    Arruinar a máquina do mundo;

    A noite negra e feia se alumia

    Co’os raios em que Polo todo ardia!

    …”

    (Os lusíadas, Luís de Camões)

  41. Caro Nassif e demais
    Não há

    Caro Nassif e demais

    Não há crises contida, apenas a busca por mais uma notícia anti PT.

    A direita servil não descansará nunca.

    Saudações

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador