Ala do governo quer decreto de calamidade para alavancar campanha de Bolsonaro

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

O mecanismo permitiria gastos, por exemplo, para subsidiar os combustíveis. A medida, no entanto, enfrenta resistência da Economia

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ala política do governo de Jair Bolsonaro (PL) quer um decreto de estado de calamidade pública no Brasil. Com o mecanismo, o governo federal teria créditos extraordinários, fora do teto de gastos, para alavancar a campanha à reeleição do líder do Executivo, que enfrenta um cenário desfavorável na área econômica.

De acordo com os membros políticos de apoio a Bolsonaro, com o decreto de calamidade nacional seria possível, por exemplo, implementar a criação de subsídios para os combustíveis, já que o governo vem sendo pressionado para uma solução sobre o tema. 

Para a ala, o dispositivo poderia ser acionado a partir da Guerra da Ucrânia ou pelo suposto risco de desabastecimento do diesel, segundo interlocutores ouvidos pela  Folha de S.Paulo.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Apesar do apoio no Planalto e no Congresso, há uma resistência dos próprios técnicos do Ministério da Economia sobre a medida, que não veem no conflito internacional uma boa justificativa para uma medida tão drástica, por isso o caminho adotado deve ser defendido a partir do risco de desabastecimento do diesel.

O último decreto de calamidade pública nacional foi aprovado pelo Congresso em março de 2020, durante a crise de Covid-19. O mecanismo sequer foi restabelecido no ano seguinte, quando a pandemia atingiu seu ápice no país.

Leia também:

Petróleo brasileiro nas mãos do mercado e sem retorno para o país: o projeto no Congresso

Lei do Teto do ICMS para combustíveis enfrenta resistências de estados e no Congresso

Como o PL do senador Prates poderá ser o maior trunfo de Bolsonaro, por Luis Nassif

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador