4 de junho de 2026

Em busca do bom senso, por Mateus Domingues

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Por Mateus Domingues

Ref. ao post Finalmente, o bom senso contra os piromaníacos, por Luis Nassif 

O PSDB governou o país por oito anos, o PT pelos últimos doze anos e meio. Naturalmente criou-se a bipolaridade. Erros ocorrem, porém, nas avaliações sobre. É comum a crença, quando a bipolaridade é forte e fica à beira de maniqueísmo, que basta eliminar um dos polos, que – automaticamente – o outro polo herdará seus espólios e terá o domínio absoluto. A história e a experiência mostram que é a realidade mais complexa do que isso. Na verdade, muitas vezes, quando um dos polos é extinto, a consequência é que toda a configuração se redesenha.

No caso atual é um erro de raciocínio acreditar que uma vez que o PT fosse eliminado do jogo, o poder automaticamente cairia nas mãos do PSDB. Em torno desse sofisma, que se tornou lenda e é tida por muitos comentaristas como “fato”, criou-se a expectativa de que em uma eventual queda de Dilma, o beneficiário seria o PSDB. Ou que uma eventual prisão de Lula implicaria na vitória do PSDB nas próximas eleições presidenciais. Ou que uma eventual humilhação pública ou mesmo cassação legal do PT implicaria em um reinado eterno do PSDB.

Calma. Posso usar um exemplo. Trata-se de um exemplo pequeno que, em estatísticas, não é rigoroso em nada e não representa nada; trata-se de minha família. Entre meus familiares, todos votamos, pelo menos no segundo turno das eleições presidenciais, desde 2002, em Lula ou Dilma. Todos.

Apenas eu e minha irmã podemos ser considerados de esquerda. Eu sou de esquerda por convicções filosóficas e existenciais, ela por seus sentimentos; ela é petista, eu sou mais independente, e ambos votamos sempre no PT em eleições para o executivo. Evidentemente, pode acontecer o que for que votaremos, no mínimo no segundo turno, no PT. Não importa o que possa acontecer. Não é o caso do resto de minha família. Todos votaram em Dilma; alguns no segundo turno apenas, outros em ambos os turnos. Todos hoje rejeitam Dilma. Mas se pergunto a qualquer um deles, quem eles gostariam que estivesse no lugar dela, Lula é o preferido, mas mesmo entre os que não gostam mais de Lula e detestam agora o PT, ninguém quer o PSDB.

Meu ponto é: sem o PT, o jogo recomeça. Sem Lula, tudo recomeça. Ninguém herda votos. Em caso de impedimento ou de renúncia da Dilma, ou no caso de uma prisão de Lula, todos os governadores e prefeitos de capital do Brasil, todos os congressistas e personalidades públicas que tenham boa oratória, entram no jogo. É o espaço para aventuras, como foi em 1989.

No meu raciocínio eu evoquei possibilidades dramáticas sobre Dilma, Lula e PT. Sinceramente, nada disso tem grande possibilidade de ocorrer. No caso de cassação da chapa Dilma, o Brasil se tornaria um chiste universal, a economia seria arruinada. E Dilma teria a imagem da presidenta mulher que, por ser mulher – como a nossas mães e avós – e tentar pôr a ordem na casa, teria sido cassada por um tribunal de corruptos e um Congresso de corruptos. Dilma perderia a presidência, mas se tornaria um mito maior do que o próprio Lula.

Mais ou menos, a mesma coisa ocorreria em um impedimento. No caso de um impedimento, o risco seria que, em termos práticos, o PSDB perderia sua grandeza. O PT comandaria automaticamente a oposição. Nada indica que o PMDB apoiaria o PSDB em 2018. Seria muita burrice se o fizesse.

No caso de uma prisão de Lula, isso ganharia repercussão internacional automaticamente. Até um ano atrás Lula era um dos favoritos para ser o próximo secretário-geral das Nações Unidas. E qualquer investigação minimamente séria e independente constataria o evidente: que é tudo armação, que não há nenhuma consistência nas acusações, que Lula é vítima e “mártir”.

Lula teria dificuldades jurídicas e poderia se tornar politicamente inviável como candidato em 2018 em caso de uma prisão, mas seu mito aumentaria ainda mais; uma tentativa de humilhá-lo publicamente aumentaria ainda mais seu carisma; ele se tornaria o mártir dos pobres. De Clark Kent ele se tornaria um Jesus Cristo.

Tanto no cenário de um afastamento de Dilma como no de uma prisão de Lula, a esquerda e os movimentos sociais reagirão automaticamente. Imagino que ninguém queira pagar para ver.

Quem quer substituir o PT por meio do golpe ou quer vencer democraticamente o PT em eleições livres e democráticas em outubro de 2018, precisa entender que durante os últimos doze anos e meio o Brasil mudou radicalmente – e é um caminho irreversível. Todas as lideranças do PSDB, como parece ser o caso também da maioria do seu eleitorado, não entenderam isso. É impossível voltar para 2002. O PT, na presidência do Brasil, mudou o país e para o melhor da vasta maioria da população. O PSDB tem dificuldade em entender que existe um “país”; que “Brasil” não é apenas uma expressão geográfica. 

A grande mídia é pior… Se o PSDB tivesse entendido isso, teria, faz muito tempo, recuperado o governo federal. O que não faltaram foram oportunidades. A crise política de 2005; as manifestações de rua e a onda conservadora que deu lugar; as manifestações, de teor conservador e semifascista, contra a copa do mundo de futebol; as circunstâncias excepcionais das eleições presidenciais de 2014 (a começar pela morte trágica de Eduardo Campos…): tudo isso foram oportunidade que o PSDB teve para se apresentar como uma alternativa, mas não conseguiu. Fracassou. O PSDB não entendeu o que houve com o Brasil nos últimos anos.

O PT conquistou a presidência, com Lula, em 2002, entre outras coisas, porque foi capaz de deixar de lado o Brasil fictício (“o Brasil tal qual deveria ser” ou “como poderia ter sido o Brasil se…”), e procurou entender o Brasil real e responder às necessidades efetivas e os problemas concretos do Brasil real. O Brasil tinha a necessidade de uma guinada à esquerda, mas havia medo da maior parte da população sobre tal virada; Lula e o PT foram sábios em perceber as necessidades e em se adaptarem, recuando mais ao centro, e respondendo às necessidades do Brasil. De 2003 a 2007 ou 2008, a grande questão era a fome e o desemprego; a partir de 2006 ou 2007 a grande questão foi crescimento e o desenvolvimento econômico. Até 2012 o PT se mostrou hábil em responder às necessidades. Depois de 2012, o PT dá sinais de que não é mais capaz de compreender o Brasil real.

De toda maneira, o que torna complexa a situação, é que, faz dez anos, apenas vozes progressistas conseguiam se articular e falar coisas que respondessem aos anseios populares. A campanha presidencial de 2010 mostrou que existe uma ultradireita cristã, um integrismo católico e um fundamentalismo protestante e pentecostal, que é popularmente forte e que pode influenciar em eleições. Os movimentos de rua de 2013 deram corpo e voz a uma direita fascista, que se desenvolveu nos processos contra a copa do mundo de futebol. A frustração da derrota nas eleições presidenciais de 2014 acabou por unificar essa extrema-direita brasileira que, com o ajuste econômico e a timidez do governo Dilma II, ganhou repercussão e simpatia em amplos setores da classe média tradicional.

Evidentemente que o fortalecimento de um fundamentalismo cristão e integralista e de um neofascismo não teria sido possível sem a ajuda e o incentivo da grande mídia, sem as redes sociais e sem o que poderia se considerar a “direita democrática”, quer dizer, os partidos de oposição de direita ao governo Dilma.

Um problema extra da oposição é que são muito gananciosos. Eles tiveram diversas oportunidades de reverter o jogo. Mas em todas, eles quiseram tudo. Hoje se repete o filme. Não querem só vencer as eleições, mas querem tudo. Não basta vencer o PT em 2018, por exemplo, mas é preciso cassar Dilma. Não basta cassar Dilma, é preciso prender Lula. Não basta prender Lula, é preciso cassar o diploma do PT. Não basta cassar o diploma do PT, mas é preciso criminalizar os partidos de esquerda e os movimentos populares.

A oposição de direita não entende que a esquerda política, cuja principal voz e organização são o Partido dos Trabalhadores, representa um seguimento significativo do Brasil. O PT é uma instituição da democracia brasileira. Eles não respeitam isso nem compreendem. Esse é o erro de base. São gananciosos demais, repito. Não basta o poder, mas é preciso “eliminar aquela raça”. Não basta derrotar eleitoralmente o PT e a esquerda, é preciso tirá-los do jogo “pelo menos por trinta anos”. A oposição, além de não pensar no Brasil, não vive no Brasil, não tem noção de realidade. Como alguém acha que um dia voltarão a vencer democraticamente eleições livres para presidente da República?

Isso não significa que o PT terá sempre caminho livre. O PT também está se tornando arcaico e anacrônico. Sua sorte é que são poucos os políticos fora do PT que tenham uma visão minimamente correta e coerente do Brasil. Entre eles estão os irmão Ferreira Gomes. Mas lhes faltam estrutura partidária e um grupo político. Por isso que ainda considero Lula favorito nas próximas eleições presidenciais.

O PT está sob ataque e fogo cruzado. Penso que duas coisas são importantes. A primeira, uma reforma ministerial completa e total. Uma fraqueza de Dilma é que seus ministérios foram todos fracos. Houve alguns bons ministros, mas que acabaram perdendo espaço ou colocados em pastas erradas. Dilma precisa de um ministério forte. E há nomes.

Por exemplo, Aldo Rabelo (Esportes) e Jacques Wagner (Defesa) são dois dos melhores articuladores políticos no Brasil de hoje, conhecem bem o Congresso, sabem dialogar com a imprensa e a população, têm trânsito livre em todos os partidos e são de lealdade acima de qualquer suspeita. Esporte e Defesa são as melhores pastas para eles? A Dilma teve problemas com Gilberto Carvalho; mas é de se pensar se é inteligente deixar fora do governo Carvalho que sempre foi um grande mobilizador dos movimentos sociais e tem trânsito livre entre os católicos e protestantes progressistas. Tem os irmãos Gomes livres no mercado… Ciro é polêmico, mas já demonstrou ser sincero e leal, precioso em momentos difíceis. E Lula. Lula seria um ótimo chanceler. Na verdade, Lula seria importante no ministério, mas o único ministério em que seria razoável a presença de Lula como ministro é a pasta das Relações Exteriores.

O PMDB é, gostemos ou não, parte do governo. É preciso dar maior destaque, principalmente a Michel Temer. Mas não se exagere sobre o vice-presidente; ele não é menos conservador e ideologicamente cego que nenhum dos tucanos. Seu passado – e presente – como presidente do PMDB não fazem dele nenhum santo. É um milagre ele não estar envolvido no Lava-Jato. Talvez esteja, mas está sendo blindado. Apesar de seu histórico, ele parece ser leal e “limpo” no que se refere aos engajamentos e compromissos políticos.

A segunda coisa importante é escolher os inimigos a combater. Hoje temos dois inimigos, que precisam ser não só combatidos e vencidos, mas eliminados. O primeiro e o pior, a curto prazo, é Eduardo Cunha. O governo deveria usar tudo o que tem para destruir esse cara. Tudo. E o governo pode. É guerra. Uma volta de Cid Gomes ao ministério seria bem interessante.

O segundo inimigo, o mais difícil, em longo prazo, é José Serra. É impressionante como ele vêm usando a imprensa amiga para se vender como a “solução de todos os problemas”. E tudo isso negociando tudo o que for possível com o capital internacional. Trata-se de um venda-pátrias. Os verdadeiros inimigos não são FHC (que ainda vive em seu mundo que ruiu em 1998) nem Geraldo Alckmin (que ao menos tem o mérito de ser politicamente o que é por convicção, não por conveniência) nem Aécio (um moleque, sem personalidade).

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

36 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. aliancaliberal

    9 de agosto de 2015 6:28 pm

    A esquerda perdeu a unica

    A esquerda perdeu a unica coisa boa que tinha, uma boa visão da realidade.

    O texto é terrorista, resumindo se o Brasil perder o PT ele acaba.

    Tenha dó.

    O brasil é maior que o PT e os seus politicos.

    “Populismo vs República”, com Gloria Álvarez.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=lAVQTagjMCE%5D

     

    1. Flavio Martinho

      10 de agosto de 2015 1:19 am

      Claro! Claro! Isso o

      Claro! Claro! Isso o populista FHC fez. Aumentou a carga tributária, aumentou a dívida pública, etc, etc. Só não continuo a listar os feitos de tal porque não consegui ver o vídeo.

    2. Mateus Domingues

      10 de agosto de 2015 5:27 am

      Gloria Álvarez é bela!

      Gloria Álvarez é bela! (Desculpe-me meu comentário machista… É inevitável… Desculpa-me!). E disse tanta bobagem. O que se fez e se faz hoje na Venezuela, Equador e Bolívia, e se tenta fazer hoje na Guatemala, é a socialdemocracia europeia dos anos 1950, 1960 e 1970. O “socialismo do século XXI” de Chavez o bolivarianismo é a socialdemocracia do século XX (socialdemocracia que de diferentes maneiras, mais tímidas e com muitas contradições, se tentou recentemente e se tenta aplicar no Brasil, Argentina, Chile. Peru e Uruguai, que, em suas diferentes – e proveitosas para suas respectivas populações – experiências com governos de esquerda, se tornam casos diferentes, bem mais complexos do que vídeos de alguns minutos), é preciso olhar caso por caso para não se dizer asneiras tão evidentes como essas. Asneira é asneira mesma que ditas pela boca de um anjo (como foi o caso do vídeo [Desculpa-me, novamente, o comentário machista!]). E verdade é verdade mesmo que seja escrita e demonstrada por alguém que não tem as características de Glória Álvarez… É a realidade que é o critério de verdade, não a beleza de Glória, desculpa-me novamente…, não sou eu quem faço as regras… 

      Não sei se contra os trabalhistas britânicos, australianos e canadenses ou se contra os socialdemocratas alemães e escandinavos (ou contra os socialistas franceses, espanhóis e portugueses nos anos 1980) se produziram vídeos assim… Eu gostaria de assistir para ver! Espero que a direita de lá tenha escolhido suas melhores “modelos” para o espetáculo. Gostaria de confirmar. No mais, não há conteúdo na fala da bela moça. Há, no máximo, a velha luta de classes.

       

  2. Ivan de Union

    9 de agosto de 2015 6:39 pm

    “No caso de um impedimento, o

    “No caso de um impedimento, o risco seria que, em termos práticos, o PSDB perderia sua grandeza”:

    De cafetina ou de puta?

    1. Andre B

      9 de agosto de 2015 10:20 pm

      respeite as cafetinas e

      respeite as cafetinas e principalmente as putas. Putas são trabalhadoras exploradas, não devem ser comparadas a politicos profissionais de qualquer tipo.

  3. Ana Torres

    9 de agosto de 2015 6:51 pm

    Taliban evangélico

    O pior mal que poderia acontecer e, infelizmente aconteceu, é esse taliban evangélico. Concordo plenamente que se declare guerra imediata a esse gangster. Não só Dilma, mas todos nós brasileiros mos tornamos reféns desse mafioso repugnante. 

  4. jeferson

    9 de agosto de 2015 7:24 pm

    Ex é ex e ponto

     

      Ex Presidente é ex e ponto final, nada de Lula em 2018, FHC. Nos bastidores os dois conversaram e se articularam e isso está sendo bom para o Brasil, é uma das funções dos Ex- Presidentes e não sairem candidaros, tem que oxigenar a politica Brasileira e o Lula siando candidato seri terrivel para o fortalecimentos das Instituições democraticas do País, e como o Nassif dedu espaço para um partidario do PT escrever este texto seria interessante, um partidario ter a oportunidade de escrever um texto neste blog também. Se o Nassif combate o mal jornalismo não poderá deixar que só um pensamento permaneça neste blog, nós precisamos de multiplos pensamentos para podermos votar melhor e mais uma coisa os movimentos sociais não devem em hipotese alguma estarem ligados a partido algum e nisso a Instituição CNBB está sendo sabia, não ficar junto de partido algum e os movimentos sociais deveriam fazer o mesmo. è ótimo fazer parte de movimentos sociais, mas é muito ruim quando eles estão ligados a partidos, haja visto a cut , força sindical, quem é que confia nos sindicatos e principalmente nos sindicatos dos metalurgicos, ninguém. Espero que nós Brasileiros não aceitemos mesmo o fim do mandato de Dilma ( Particularmente não votei no Pt nesta eleição ) e espero que nós Brasileiro também não aceitemos a candidatura de Lula e nem outro Ex Presidente do Brasil. Ex é ex e ponto final.

    1. Ulisses s

      9 de agosto de 2015 10:07 pm

      Esta com medo do Lula!

      E sabe que seu FHC não ganha nem para síndico! Se Lula for candidadto eu voto nele assim como a maioria do povo brasileiro. Roosevelt foi presidente dos EUA por quase duas décadas. Tirou os EUA da recessão assim como Lula salvou o Brasil do tsunami de 2008. Lula tem muito ainda a contribuir com o Brasil. Pelo menos nos próximos 2018 a 2022. Até lá articular novemente um novo sucessor, com bons nomes do PT. Haddad tem muito o que mostrar. Mesmo com a ignorância paulista querendo destrui-lo.

      1. jeferson

        9 de agosto de 2015 11:24 pm

         
         Roosevelt era Democratico,

         

         Roosevelt era Democratico, entrou na segunda guerra mundial e o capitalismo que temos hoje é  um pouco fruto do trabalho dele, é só da uma olhadinha na biografia dele o Estado menor e livre concorrencia, a segunda guerra mundial onde foi dividido o mundo em socialismo ( nunca foi verdadeiramente implantado) e Capitalismo. Ele sentou-se junto com Winston Churchill e Stalin para discutirem o Futuro da Alemanha e Polonia, depois ajudou o Japão a se recuperar para fazer presença na Asia e se contrapor a União Soviética. Os Americanos aprenderam que não há salvador e herói absoluto, apesar dele ter tido 4 mandatos e realmente ter um papel importantissimo na grande Depressão, nos EUA, sistema democrático e presidencialista nenhum Presidente pode ser reeito mais que duas vezes. E quanto ao FHC eu não votei nele no primeiro mandato, pois não tinha idade, era menor de 16 anos, mas votaria o plano real é só vc dar uma olhada é cópia do plano que a Alemanha usou para melhorar a ecnomia  de pois da  guerra, isso está até mais detalhado neste proprio blog. O 1 Mandato do FHC não foi ruim, dizem os grandes analistas que foi em parte por causa do articulador e “xadrezista ” Mario Covas , mas concordo que o segundo foi péssimo, e a história do PSDB é muito bonita, ela vem da USP, da  uma olhadinha o que significa o Brasão da USP, “Scientia Vinces”. Também é dito por muito analistas e alguns ex grandes petistas o grande senador que o PT teve a incapacidade de segura-lo em seu quadro Cristovam Buarque que se não fossem os politicodo PT e PSDB Paulistas, os dois seriam um unico partido pois há mais semelhanças do que doiferenças nas suas origens. Faz muito tempo em que não voto em partido, voto em pessoas a minha geração esta discrente com os partido e isso é lamentavel, enfraquece a Democracia e acaba como o Sr.  vendo politicos como Super herós, precisa de politicos messianicos, que o Lula, o Pt ir´~ao resolver os problemas do Brasil e não a continuidade e o trabalho de cada um de nós, não importando o politico que esteja no poder, porque a nossa função é exercer o direito de cidadania, independente do politico e do partido.

      2. jeferson

        9 de agosto de 2015 11:24 pm

         
         Roosevelt era Democratico,

         

         Roosevelt era Democratico, entrou na segunda guerra mundial e o capitalismo que temos hoje é  um pouco fruto do trabalho dele, é só da uma olhadinha na biografia dele o Estado menor e livre concorrencia, a segunda guerra mundial onde foi dividido o mundo em socialismo ( nunca foi verdadeiramente implantado) e Capitalismo. Ele sentou-se junto com Winston Churchill e Stalin para discutirem o Futuro da Alemanha e Polonia, depois ajudou o Japão a se recuperar para fazer presença na Asia e se contrapor a União Soviética. Os Americanos aprenderam que não há salvador e herói absoluto, apesar dele ter tido 4 mandatos e realmente ter um papel importantissimo na grande Depressão, nos EUA, sistema democrático e presidencialista nenhum Presidente pode ser reeito mais que duas vezes. E quanto ao FHC eu não votei nele no primeiro mandato, pois não tinha idade, era menor de 16 anos, mas votaria o plano real é só vc dar uma olhada é cópia do plano que a Alemanha usou para melhorar a ecnomia  de pois da  guerra, isso está até mais detalhado neste proprio blog. O 1 Mandato do FHC não foi ruim, dizem os grandes analistas que foi em parte por causa do articulador e “xadrezista ” Mario Covas , mas concordo que o segundo foi péssimo, e a história do PSDB é muito bonita, ela vem da USP, da  uma olhadinha o que significa o Brasão da USP, “Scientia Vinces”. Também é dito por muito analistas e alguns ex grandes petistas o grande senador que o PT teve a incapacidade de segura-lo em seu quadro Cristovam Buarque que se não fossem os politicodo PT e PSDB Paulistas, os dois seriam um unico partido pois há mais semelhanças do que doiferenças nas suas origens. Faz muito tempo em que não voto em partido, voto em pessoas a minha geração esta discrente com os partido e isso é lamentavel, enfraquece a Democracia e acaba como o Sr.  vendo politicos como Super herós, precisa de politicos messianicos, que o Lula, o Pt ir´~ao resolver os problemas do Brasil e não a continuidade e o trabalho de cada um de nós, não importando o politico que esteja no poder, porque a nossa função é exercer o direito de cidadania, independente do politico e do partido.

        1. Ulisses s

          10 de agosto de 2015 3:16 am

          Quem não foi nada democrático foi FHC

          Quem comprou o congresso para sua reeleição. Cire apenas um há que Lula não foi democrático? O primeiro mandato do FHC não foi ruim? Segurou o valor do real até ganhar a reeleição, mesmo todo mundo avisando da quebradeira desde 1995. Teve de pedir apoio do Bill Clinton e ficar de 4 para o FMI senão o Brasil quebrava. Em julho de 1998 o Brasil não tinha um centavo para pagar seus compromissios de curto prazo. Sugiro ler um pouco mais a história brasileira. Largue a rede Tolo e a revista veja e procure pesquise na internet. Leia o livro Privataria Tucana, o Principe da Privataria e Operação Banqueiro. Vai descobrir como um grupos de professores da PUC viraram banqueiros com o plano real. Descubra como se fez o maior saque em um país vendenbdo patrimônio brasileiro gastando 120 bilhões de dolares para moderniza-lo e vendo pelos mesmos 120 bilhões. Descubra a maior traição da patria com a venda da vale do rio doce e das empresas de telecomunicação inclusive o satélite da Embratel. Lula pegou um país quebrado, devendo 40 bilhões de dolares para o FMI. Em menos de 8 anos pagou o FMI, virou credor, tem reservas de quase 400 bilhões e nunca vendeu uma unica empresa brasileira. 

          1. jeferson

            10 de agosto de 2015 4:59 am

            Seu fanatico

            Vou te contar uma histórinha…. A Embraer teve uma crise muito feia e demitiu 5 mil funcionarios e o sindicato pediu para o Lula inetervir porque o maior acionista éra e é o governo federal, Lula fez um discurso e tal, e sabe o que aconteceu a Embraer demitiu o s mil funcionarios, por causa da crise. Contam os funcionarios da Embraer que o Lula antes de privatizarem a Embraer criticava que era um absurdo e tal, sabe o que ele fez depois que foi eleito, visitou a Embraer, subiu num caixote e disse que ele estava errado, quando vc diz da vale, a vale é commodittie vc sabe o que é isso? vc sabe que a Petrobras é commoditte? que a unica Empresa Brasileira de valor agregado que foi pensado na época dos militares é a Embraer, `e a unica Empresa nossa que pode ser compara com uma sony, VW, Apple, porque o capital dela, não é minério e nem hidrocarboneto fossil, omaior capital da Embraer se chama colaboradores altamente qualificados ( ITA ) espero que vc saiba o que é o ITA, CTA e INPE, sou filho de Mineiro mas nascido em terras Paulistas, nós Paulista temos orgulho das nossas instituições. não sei em que Estado vc vive: Pense no melhor Hospital do seu Estado, sua resposta será um hospital federal, o do nosso Estado Hospital das Clinicas ( Estadual ) os dos meus Pais de Minas  é um Hospital Federal, Pense na melhor universidade Publica do seu Estado, certamente sera uma federal, dos meus pais de Minas é a UFMG ( Federal ) sABE QUAL É A MELHOR UNIVERSIDADE DE sÃO pAULO? USP, UNICAMP, UNESP todas Estaduais, nós temos orgulho das coisas Estaduais, sabe qual o loema do nosso Estado:Non Ducor Duco, se Minas quisesse ter uma faculdade Estadual e hospital Estadual melhor do que o Federal é só utilizar os roytes da vale ou ICMS como São Paulo Faz, e isso serve para, Rio, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, em Minas há ufmg, uflavras, ufuberlandia, ufalfenas, universidadefederalsao joão Del rei, as Estradas em maioria todas Federais e isso acontece no Rio também UFRJ, UFRRJ, UFF, UFNF, as Estradas e hospitais federais. Estado Rico tem que aprender a se virar e a utilizar o recurso federal em estados com IDH piores como Maranhão, chega desse pensamento de coitadinho, que pai Lula, pai FHC, mãe Dilma, para colocar no colo, da de mama, balança e colocar para dormir. Não há salvador da Patria nem no Pt e muito menos no PSDB, nós Paulista queremos que o Brasil mude, independente de partido, que acabe com os pontos facultativos, diminuam os feriados, acabe com a posentadoria compulsória de Juízes, Unificaçaõ das aposentadorias em uma só todas pelo INSS, fim da aposentadoria integral para militares, modificação nos concursos públicos , incentivo ao Empreendedorismo, diminuiçao do governo federal nos governos municipais e Estaduais, Estado Rico tem que assumir suas responsabilidade e não fugir da luta, universidades, hospitais e estradas federais mais em Estados com IDH, baixo e não em Estados ricos.Se vc acha que a privatização esta errado, pare para pensar porque a Dilma esta privatizando as Estardas Federais, só mudou o modelo que é concessão, mas é privatização do mesmo jeito, agora se vc acha que isso é um erro, o porque o PT não faz a Estatiização da Vale, e das Estradas que ele está passando para o setor privado. Pare e pense um pouco uma pessoa que faz concurso para caixa, começa ganhando quase 3,000 mil reais e uma pessoa que trabalha numa casa Lotérica e faz em alguns casos o mesmo serviço 1000,0 reais,. As casas lotéricas não é uma forma de tercerização da caixA? não há almoço sem pagamento e um dos motivos dessa crise, além da corrupção, o Estado não aguenta carregar todo mundo no colo, tem que se mexer, cada um assumir suas responsabilidades por menores que sejam, ningué aguenta pagar tanto imposto. As gerações de 18 anos estão preferindo estudarem para concurso do que fazerem faculdade ou tentar Empreender. Algo está errado e o próprio PT e o Lula já sabem disso,  falta nós aceitarmos que os tempos mudaram.

    2. paulo vi

      9 de agosto de 2015 10:27 pm

      O ponto final pode ser o seu

      O ponto final pode ser o seu e não o de alguns milhões; esperemos.

  5. Eduardo Ramos

    9 de agosto de 2015 7:25 pm

    Ótima análise!!!

    Ótima análise, simples, objetiva!  Só não mensurou os efeitos que ainda virão da lava jato, que na minha opinião exaure o país, e dá munição sem fim para a oposição e a grande mídia. Sérgio Moro, desejemos ou não tornou-se determinante nesse jogo e seus próximos passos dirão se o país irá ou não cair num caos sem volta.

    1. José Muladeiro

      10 de agosto de 2015 12:58 am

      Eduardo, a lava a jato….
      Está nas mãos de Emilio Odebrecht. Basta ele mandar o recado, ou param com esta palhaçada, liberem o seu filho ou ele entrega todos, sem exceções. Se é que ele já não fez isto!
      A putada toda vai se cagar nas calças e calcinhas.

    2. Mateus Domingues

      10 de agosto de 2015 4:09 am

      Acho que não podemos exagerar

      Acho que não podemos exagerar na Lava-Jato. Objetivamente, o que ela revela destrói. de imediato, apenas PTB, PP e parte do PMDB. PT se suja, mas quem não se suja lá? Até a oposição (o que é curioso, o que a oposição tem a ver com a Petrobrás?! E há gente graúda da oposição mais envolvida do que gente graúda do PT, como???) está lá! Precisamos de uma reforma política urgente. Ou ao menos de uma campanha para isso. E se houver um ministério político e uma inteligência mínima do PT e no governo Dilma, chegaremos a isso. Tenho dúvidas de que as condições que evoquei se efetivem, mas de toda maneira, acho que a receita para Dilma é uma ministério político que reverta o jogo.

       

  6. Francy Lisboa

    9 de agosto de 2015 8:06 pm

    Correto
    É impressionante como

    Correto

    É impressionante como chovem balões sobre a “Morte do PT”. Isso não é análise, soa mais como desejo outrora contido.

    Hoje a manchete de O Globo, só li porque a barrca do pastel e caldo de cana fica na frente da banca, dizia que a mea-culpa do PT era esssenbcial para a sobrevivência do partido. COmo assim?

    Esse pessoal é maluco! Não há como eliminar ideais e ideias.

    A minha maior crítica Às viúvas do PT é o fato de, assim como eles cresceram e envelheceram tornando-se mais pragmaticos, ele bão perdoam o partido por ter feito o mesmo. Essa coisa de ter ficado pragamatico, mas querer que o partido se mantivesse na adolescência é uma confusão mental desse pessoal, para dizer o mínimo.

    “ah, mas o PT perdeu seus ideias”

    Ah, mas o PT perdeu o encanto”

    “Ah, mas o PT entrou na lama”

    Quem em sã consciência acreditaria que  no exercíco do poder  membros do partidos não seriam desvirtuados?

    Só mesmo os sonháticos que hoje estão espalhados por ai em outra agremiações com seus sermões doutrinadores de araque.

    Parece que de fato é na VERDADEIRA ADVERSIDADE que a filtragem entre sonho e realidade se faz acontecer.

    Aquele odiento: “eu votei no PT, mas…” é típico de viúvas enredadas em pragmatismo em seus mundos particulares, mas que parecem ter o desejo interno que o PT fosse a ligação deles com o passado mais inconsequente.

     

     

     

     

     

     

  7. Cunha

    9 de agosto de 2015 8:27 pm

    O PSDB tem as sapatas muito

    O PSDB tem as sapatas muito curtas, demonstrou isso ao longo do seu governo, e é impossível ir além das suas sapatas.

    O PT tem as sapatas muito mais longas, demonstrou isso ao longo do seu governo.

     

     

  8. Maria Rita

    9 de agosto de 2015 8:39 pm

    Ah, como um bom texto reanima

    Ah, como um bom texto reanima a gente. Mesmo que eles consigam terminar o golpe, tudo o que foi dito  dá a plena certeza de nada disso  apaga nossas convicções, nossa memória e nossa vontade de recomeçar.

  9. Equilibrado

    9 de agosto de 2015 9:01 pm

    Talibãn Petralha

    Perfeito comentário aqui definindo esse tipo de pseudo jornalista livre de “talibãn político”. PT a

    e assim como todas as religiões fundamentalistas. Quando comecei a ler o texto até achei equilibrada a pobderacao sobre, Pt sumindo do mapa (já vai tarde) não vai reinar PSDB etc.. Fato. Até porque bolsonaro vem aí . Mas quando cheguei parte, sempre votei Pt, vou sempre votar aconteça o que acontecer, conhecer a ter vista turva e vontade de vomitar. Não vou ler texto de doente religioso.

    1. Gão

      10 de agosto de 2015 3:36 am

      E é porque esse é “equilibrado”

      imagina os tortos!

      1. Mateus Domingues

        10 de agosto de 2015 4:01 am

        E os retos?

        E os retos?

    2. Mateus Domingues

      10 de agosto de 2015 3:50 am

      Desculpa-me, tenho lado. Quis

      Desculpa-me, tenho lado. Quis ser objetivo. Fracassei? Desculpa-me novamente… De toda maneira, li seu comentário até o fim, sem saber seus lados. Agradeço.

    3. Mateus Domingues

      10 de agosto de 2015 4:13 am

      Doente religioso. Talvez sim,

      Doente religioso. Talvez sim, por que não? Mas qual doença? (Seria um excelente diagnóstico para mim, obrigado!) E qual seria a religião? 

  10. Luiz de Souza

    9 de agosto de 2015 10:17 pm

    O jogo continua

    Ótima análise que mostra novas possibilidades e perspectivas sem o PSDB ou PT. Mas talvez a oposição não tenha parar  o massacre ao PT pois isto pode estar sendo comandado de fora –  o principal foco desta atuação é a Lava Jato -. Embora sejam situações específicas nada justifica  a destruição do Iraque, a devastação da Síria e o cerco  à Rússia, Iraque e à China mas capitalismo atual virou uma seita radical.

     

  11. Ze Guimarães

    9 de agosto de 2015 10:46 pm

    Meio termo e flexibilidade

    O que Lula conseguiu de glorioso em 2002 foi a flexibilidade para se adaptar ao momento. Ele deixou que o PT saísse da extrema esquerda ( sim, o PT era um partido de extrema esquerda) e rumou ao centro esquerda.

    Virou o “Lulinha Paz e Amor”. Escreveu a carta aos brasileiros, na qual se comprometia um pouco a respeitar os princípios do mundo capitalista.

    Hoje, a flexibilidade ajudaria como nunca. Talvez da oposição, mas duvido que o façam. Oposição menos maniqueísta, e mais tolerante.

    Talvez do congresso, pensando menos em “pautas bombas” em favor de si mesmos, e mais no país. Mas duvido que o façam.

    Talvez de Dilma, que precisaria renunciar definitivamente ao “republicanismo” que nada mais é do que covardia disfarçada, e assumir todos os riscos de ser um governo, pois um governo que não se arrisca, nunca deveria ter se candidatado.

     

    Uma ironia do destino, um dos últimos “petistas” de peso que o país ainda tem, nem pertence ao PT, é o Senador Requião. Porque ele se flexibilizou e soube apoiar o PT no que está certo, a começar por ser contra entregar a petrobrás.

     

    Sem medo de se flexibilizar.

     

  12. Alexandre borges

    9 de agosto de 2015 11:46 pm

    Engraçado que o autor começa

    Engraçado que o autor começa falando que não é possível eliminar um segmento com representação na sociedade, o PT e seus líderes. E termina propondo a eliminação (!!!!!) de dois líderes da oposição. Queira ou não, eles representam segmentos da sociedade. Não são termos belicosos demais? “Inimigos” e “eliminação”. Todos precisamos reconhecer que a fonte do radicalismo e do ódio está nos argumentos e nas “propostas”, de ambos os lados…

    1. Mateus Domingues

      10 de agosto de 2015 3:43 am

      O autor tem lados e não se

      O autor tem lados e não se arroga o manto da isenção e da infalibilidade, o autor não trabalha em nenhum meio da grande imprensa, para ter direito a tais prerrogativas… Se você acha que a representatividade (não falo apenas de pesquisas de opnião, evidentemente…) do PT e de Eduardo Cunha ou mesmo do PT e daquilo que representa o senador José Serra (o qual procurei, modestamente, denunciar) são a mesma coisa, então nunca chegaremos a um acordo. Na minha visão, o PT trouxe consigo a mudança real de vida de milhões de pessoas. Para mim, Eduardo Cunha representa apenas um político sem nenhum senso de honra de senso público que, se aproveitando de um contexto único (o que vivemos agora) e de uma canonização do que há de pior no senso comum, ganhou um grande destaque (é o terceiro, em hierarquia, na República). Quanto a Serra, pode ser apenas uma alucinação minha. Espero que você esteja certo e eu errado. Na verdade, anseio mais que espero…

       

    2. Ana Torres

      10 de agosto de 2015 8:35 am

      Vc tem toda a razão

      O radicalismo vem de ambos os lados

  13. Athos

    10 de agosto de 2015 12:17 am

    Sensacional texto.
    Sensacional texto.

  14. Gilberto Jorge

    10 de agosto de 2015 12:30 am

    “Meu ponto é: sem o PT, o jogo recomeça.”

    Será que, nessa, dá pro Ciro?

  15. Flavio Martinho

    10 de agosto de 2015 12:58 am

    Fico pensando como FHC, Serra

    Fico pensando como FHC, Serra et caterva devem morrer de rir de um tal Aecio. Dão corda/põe escada, o rapaz acredita e vai/sobe. Daí eles puxam a corda/tiram a escada e o rapaz fica falando sozinho com a brochav na mão. É para se rir muito da inexperiência do rapaz. Tá perdidão.

    1. Albrencius

      10 de agosto de 2015 4:24 am

      Um bobo da côrte

       Cabe observar que em seu papel de boi de piranha na eleição de 2014 ele quase foi jogado ao mar pelos seus pares que estavam a um passo de subir na canoa de Marina, mas como sua inconsistencia foi revelada e ela naufragou, aécio ( em minúsculas mesmo ) reemergiu como o anti PT da vez. Agora ele se acha a opção natural pra 2018, mas vai ser defenestrado antes disso. vai se enforcar com a corda que os seus lhe dão agora.

  16. Marcos Oliveira

    10 de agosto de 2015 3:00 am

    Cuidado …

    … para não misturar análise com torcida!

    Primeiro, não custa lembrar que muitos dos ganhos “irreversíveis” que o PT proporcionou nos últimos anos foram possibilitados pelos custos de troca favoráveis às commodities brasileiras – situação que agora se reverteu e que deixou o “rei nu”, uma vez que a queda na arrecadação está demonstrando a inviabilidade do (ainda medíocre) estado de bem-estar social que foi construído na verdade desde a constituição de 1988. Ao invés de se criar medidas para manter o real em patamares competitivos, optou-se pelo famigerado populismo cambial, que deu uma sensação de riqueza para o brasileiro que agora está finalmente se esvaindo. Ressalte-se que o FHC cometeu o mesmo erro – às vezes os dois partidos, em termos de política pública, são mais parecidos do que ambos gostariam de admitir.

    Segundo, ainda bem que o autor falou que a sua amostra doméstica é pequena, porque ela não significa rigorosamente nada! É fato que uma saída do PT de cena não garante uma vitória automática do PSDB, mas se a eleição fosse HOJE é o partido que teria as maiores chances (à parte o fator Lula que também é uma incógnita – a oposição exploraria impiedosamente o fato da Dilma ser cria dele, como fizeram com o Maluf em relação ao Pitta). O que vale são pesquisas de opinião, e nenhuma está sendo feita, até porque a possibilidade de uma nova eleição é (ainda) remota.

    Também é preciso separar quem é petista “convicto” daqueles que têm votado no partido por conta do sucesso de suas políticas. Uma pesquisa não tão recente colocava o apoio ao PT em aproximadamente 10% da população, um número beeeeem menor que a votação na Dilma na última eleição. Além disso, a própria composição da câmara e o número de governadores do partido mostram que, embora seja uma força importante, está longe de ser uma maioria acachapante e inabalável.

    Outro ponto no mínimo esquisito é dizer que a mídia é responsável pela ascensão do “fundamentalismo cristão”. A TV aberta de grande audiência mais ligada a tal atraso é a Record, que paradoxalmente é a mais alinhada ao governo. Também não entendo a menção às redes sociais, uma vez que tanto os “facistas” como os “progressistas” têm livre acesso a elas – se os primeiros estão ganhando o debate, é porque eles estão sendo mais convincentes, ou o brasileiro médio é mais conservador do que muitos na esquerda aceitariam admitir.

    Também é errado o diagnóstico que a oposição tem perdido eleições por sua ganância. O PSDB perdeu em 2006 e 2010 porque os os governos Lula I e Lula II foram bem-sucedidos (embora já se plantavam as sementes dos problemas que estamos enfrentando hoje – principalmente no governo Lula II), e porque os candidatos da oposição são muito fracos, assim como seus marqueteiros. Em 2014 a percepção de sucesso dos governos do PT começou a se isolar na região nordeste, e novamente a oposição tinha candidatos muito, muito fracos, e marqueteiros mais ainda – inclusive, acredito que se Eduardo Campos não tivesse morrido o resultado da eleição poderia ter sido bem diferente.

    Resumindo, eu sei que é difícil fazer uma análise isenta, mas se esforcem aí … o rumo para a esquerda continuar no poder é aperfeiçoar-se e, acima de tudo, entender os anseios do povo e convencê-lo que possui a melhor proposta.

  17. Rodrigo Souza Gomes

    10 de agosto de 2015 3:09 am

    O vácuo e a matéria

    Esse post sábio revela muito do futuro. Talvez o sumiço do PT do quadro eleitoral pode ser mais desastroso do que se pensa para a oposição. Ele pode deixar um vácuo enorme na política brasileira em que o PSDB pode desfrutar de vantagens temporárias, mas sob um risco enorme. Algumas dessas lideranças já estão aparecendo e estão sofrendo ataques mais cedo do que esperado.

    O PT tem uma estrutura enorme. O movimento sindical brasileiro moderno foi construído ao seu redor, através da CUT. O Movimento dos Sem Terra, principal expressão de indignação social neste país também. Além disso, o partido conta com aliados relevantes, como o movimento estudantil (PC do B). Assim qualquer caminho de esquerda nesse país vai precisar de parte desse legado para se viabilizar. No entanto, ao chegar ao governo, o PT soube que ele não era o poder, que deveria ser obtido através de compromissos com uma elite midiática, parlamentar e empresarial, cujas demandas não são tão republicanas. E para ter mais tranquilidade para se mostrar para um país ainda muito conservador, o partido neutralizou esses setores, com diminuição da democracia interna e burocratização das suas elites. Por um tempo, essa estratégia deu muito certo e deu quatro vitórias ao partido, mas a conta chegou.

    O PSDB por sua vez foi um partido que não se encontrou na oposição. Diante de um PT pragmático que aplicou uma parte significativa de seu receituário no começo do governo Lula, ele não ofereceu uma proposta efetiva para o país. No entanto, com os escândalos do PT, ele se revelou com um “moralismo” resgatando o modus operandi da antiga UDN. Depois com o sucesso eleitoral do lulismo, o partido com seu representante mais notável, José Serra se apresentou em 2010 como o “Zé que vai continuar o trabalho do Lula”. Diante da falha dessa receita e com a ascensão de Marina Silva como a representante de boa parte dos evangélicos, ele achou a fórmula do sucesso. Emular um moralismo em que “aborto, só no Chile”, “não aos gays” e etc. Aí, a oposição começou a assumir um radicalismo messiânico e moralista, que com figuras como Feliciano inspirou Kataguiris e Chequers a estarem onde estão.

    No entanto, nós devemos lembrar que o PT pós-mensalão deveu sua sobrevivência sobretudo além da sua solidez em conseguir maiorias esmagadoras no Nordeste aos traumas de um país que viu seu patrimônio ser vendido, sua dívida explodir, seus salários arrochados, sua energia racionada. Agora, com a primeira crise, o Brasil, um país em que a memória nunca foi muito forte, abandona o PT em massa, pondo a culpa dos males do Brasil em um só partido. No entanto, o esquecimento do Brasil não é tão grande.

    Nesse vácuo, eu vejo que a nova liderança progressista que poderia surgir não só levaria os votos do PT, como o de eleitores que só estão com o PSDB por rejeição ao PT. Aí, o perigo reside para o PSDB. Nessa hora, alguns elementos de oposição já possuem consciência que é melhor um PT enfraquecido do que uma nova força no meio desse vácuo. Nesse cenário encontra-se o posicionamento da Globo contra uma queda de Dilma, como de boa parte dos setores empresarial.

    Os dois nomes que vejo em condições de assumir a figura de porta-estandarte de uma centro-esquerda pós-petista são Ciro Gomes e o senador Romário. Ciro Gomes dá mostras de um apoio crítico e de um distanciamento cada vez maior do governo. Ele pode agregar setores de classe média insatisfeitos com o governo, como setores orgânicos que repelem a política de alianças com o que há de mais atrasado. Romário, por sua vez, tem a “vantagem” de ter apoiado Aécio em 2014, o que criaria maior facilidade de atrair votos que hoje estão com o PSDB. Além disso, sua resposta ao falso levantado pela veja foi muito positiva e forte quando vemos a inação de setores petistas em se defenderem. Aliás, esse ataque já pode ser o primeiro passo da guerra para evitar uma eventual candidatura presidencial, que pode ser uma boa moeda de barganha para o PSB, mas também um projeto efetivo de poder.

    Com esses dois candidatos, o jogo zera. O horário de TV em 2018 pode não ter nem dez porcento do peso que tem hoje. Os candidatos vão poder neutralizar desvantagens através das mídias sociais, em que o eleitor pode ter acesso qualquer hora. Assim, o que está sendo jogado em 2015 se levado para lá pode significar além de vitória ou derrota, uma efetiva transformação do cenário político brasileiro.

    1. Assim Falou Golbery

      10 de agosto de 2015 3:12 pm

      1-  tomar por hipótese a

      1-  tomar por hipótese a extinsão petista  é achar que Golbery, Delfim e turma algum dia deram sustentão para coisa de pouca duração

      2 –  o petimo é apenas a parte melhor  do sindicalismo, pois os ¨joaqyizões e brizolistas¨  como suas visões moralistas e de não querer se juntar com quem se fato possibilita chegar aoi poder (Maluf, Sarney, Colloe, etc),  nunca terão poder para fazer nada pelo povo

      3  – O pestimos sõ começará  ter poder quando todo e para todos os cargos só se leger petista e isso por mais de 50 anos, que o mínimo, como já mostrou Fidel, que se precisa para ser uma   super democracia elogiada até  pelo papa

Recomendados para você

Recomendados