Gilberto Gil e a importância do Marco Civil da Internet

Sugerido por Tamára Baranov

Da Rede Brasil Atual

Gilberto Gil faz apelo a internautas pela aprovação do Marco Civil da Internet
 
Em mensagem enviada por e-mail, ex-ministro da Cultura pede assinaturas para abaixo-assinado que cobra aprovação do projeto de lei com garantia de neutralidade na rede

São Paulo – O Avaaz, plataforma de campanhas online que sedia e divulga abaixo-assinados, divulgou hoje (10) mensagem do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil (PV) em defesa do Marco Civil da Internet, que deve ir a votação no Congresso nesta semana. No texto, o ex-ministro pede que os internautas manifestem seu apoio em contraposição ao “lobby irresponsável de um punhado de empresas” que trabalham contra o princípio de neutralidade da rede, critério segundo o qual provedores de internet são proibidos de oferecer pacotes de serviços restritos, capazes de acessar apenas uma quantidade limitada de sites, ou de restringir a velocidade da conexão de acordo com o endereço virtual acessado.

“O poderoso lobby das empresas de telecomunicações está influenciando nossos políticos para que transformem a internet em uma espécie de TV a cabo, em que se poderia cobrar a mais para podermos assistir a vídeos, ouvir música ou acessar informações. A votação será apertada, mas uma grande mobilização pública pode convencer os deputados de que suas reeleições dependem desse voto”, afirma Gil, que prevê a votação para as próximas 48 horas.

Até as 16h, o abaixo-assinado havia reunido 106 mil assinaturas, superando a meta inicial de 100 mil apoios. O novo objetivo, até o início da votação do Marco Civil da Internet no plenário da Câmara dos Deputados, é de 200 mil assinaturas. “Eu acredito que o Marco Civil seja o melhor projeto de lei que já entrou no Congresso, porque foi feito por todos nós, de forma colaborativa pela rede. Ele limita quais informações os provedores podem guardar e estabelece critérios rígidos para as empresas”, ressalta Gil.

O Marco Civil da Internet foi redigido colaborativamente, pela internet, entre 2009 e 2011, quando foi enviado à Câmara dos Deputados pela presidenta Dilma Rousseff (PT). Desde então, teve sua votação em plenário adiada oito vezes, mas voltou à Ordem do Dia após o governo federal declarar urgência sobre o projeto, em setembro de 2013, como reação às notícias de que o governo dos Estados Unidos espionava telefonemas e e-mails do primeiro escalão do governo e de estatais estratégicas, como a Petrobras.

O abaixo-assinado pode ser acessado clicando aqui.

 

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gil junto com Juca os

    Gil junto com Juca os melhores nomes do MinC.

    População X corporações

    O governo Dilma já optou pela população.

    Com quem ficará o nosso congresso?

    1. Concordo!

      Um secretário daqui do MinC em uma conversa nos confidenciou: “Existem dois Ministérios, um da cultura popular e outro do entreterimento!”. Tive que concordar com ele. Água e óleo não se misturam. E cá sofremos nos com isso.

  2. já assinei..

    já assinei, mas o Eduardo Cunha está em nome da teles entrando cum um substituvo para limitar a neutralidade da internet..os coxinhas que ficam grudados na net o tempo todo não alcançam a importância do Marco Civil, isso que desanima..

  3. Só atualizando, o número de

    Só atualizando, o número de assinaturas já ultrapassa os 330.000, mas o ritmo caiu impressionantemente nos últimos dois dias. Uma pena!

  4. Oh pior eh que esse texto

    Oh pior eh que esse texto estah circulando na internet como se o fosse o Governo que nao quer aprovar o Marco Civil. Haja canalhice.

    1. Assim como circulou que as

      Assim como circulou que as manifestações de junho era contra Dilma; 

      assim como circulou que o PT não quer a reforma política;

      assim como circulou que nunca se viu tanta corrupção;

      assim como circulou que Dilma matava criancinhas (aborto);

      assim como circulou o torpedo na careca de Serra;

      assim como circulou que Dilma perderá as eleições.

      Eles estão tão derrotados que vivem de circulação.

       

  5. Vale lembrar que quem está

    Vale lembrar que quem está por trás dessa excrecência (todo poder as teles) é o homúnculo eduardo cunha.  Todo mundo sabe qual é o mudus operandi e o modus vivendi desse famigerado. 

  6. Entrei na internet em 1996

    Entrei na internet em 1996 ainda na “Era Pré-Google” e posso dizer que Gilberto Gil foi um dos primeiros artistas brasileiros a usar a web como ferramenta, pois já percebia o poder daquilo tudo no tempo em que a Microsoft de Bill Gates começava a despertar p/ o erro de ter desdenhado a rede – fato que colocou o navegador Netscape (hoje Firefox) a imperar por um bom tempo. A propósito, eis o hit “Pela Internet” muito legal de Gil (acho que é de 2000).

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=C1aYflNzA_s align:center]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador