Grande mídia deveria dar sequência às matérias do GGN sobre o BTG, diz Fernando Haddad

Por decisão judicial, o GGN foi obrigado a tirar do ar 11 matérias que citam negócios do banco BTG Pactual. Jornal vai recorrer da decisão

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, escreveu no Twitter, nesta segunda (31), que a “grande mídia faria bem ao princípio da liberdade de imprensa se desse sequência às reportagens do jornalista Luis Nassif sobre o BTG Pactual que foram censuradas, pelo menos até que a decisão judicial seja revista.”

A pedido do BTG, a Justiça do Rio de Janeiro determinou que o GGN retire do ar 11 reportagens e artigos exclusivos sobre o banco assinados por Nassif e pela repórter Patrícia Faermann. Segundo a decisão, a imprensa deve ser livre numa democracia, mas não para “causar danos à imagem de quem quer que seja”.

A sentença ainda diz que o GGN “transbordou os limites da liberdade de expressão”. Sem entrar no mérito das informações levantadas pelas reportagens, o juiz decidiu que o conteúdo deve ser removido porque pode causar prejuízo financeiro aos acionistas do BTG.

 

No Twitter, o BTG Pactual virou o segundo assunto mais comentado na manhã desta segunda (31), por causa da censura imposta ao GGN, movimentando mais de 27 mil mensagens.

O GGN recebeu apoio de acadêmicos, juristas, políticos – a ex-presidente Dilma Rousseff repudiou a censura inconstitucional – e de alguns jornalistas nas redes sociais, além de veículos da imprensa alternativa. O site vai recorrer da decisão em instâncias superiores. A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e o Instituto Vladimir Herzog se ofereceram como “amicus curiae”.

Confira, abaixo, mais manifestações de solidariedade ao GGN:

 

Leia também:

Juiz ordena que GGN tire do ar todas as matérias sobre o BTG

 

Políticos e jornalistas manifestam apoio ao GGN após censura do banco BTG

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não seria ingenuidade demais acreditar que a grande mídia, braço desinformativo da banca, iria agora trabalhar contra ela? Não dá pra esquecer que a grande mídia participou ativamente do golpe militar em 64.

  2. Pois o rádadi, aquele que dá aulas no antro rentista, deveria apontar qual empresa da grande mídia não é controlada ou tem interesses no rentismo podre, se conseguir citar pelo menos uma ficarei satisfeito……
    Nessa mesma semana apareceu a noticia que um grande jornal moribundo foi oferecido a quem? Ora, para os rentistas, que rejeitaram a oferta…ou rádadi acorda ou será engolido pelo coiso…pela segunda vez….

  3. Fora a solidariedade, o que os jornalistas farão de prático e objetivo? Pelo menos o Haddad deu uma sugestão prática, penso que toda a mídia e turma do you tube deveriam dar sequência às reportagens do jornalista Luis Nassif sobre o BTG Pactual ou publicarem novas matérias a respeito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador