Sobre o caso Neymar, por Anna Myulaert

A questão aqui é a seguinte: muitos homens forçam sexo e não entendem que isso é sinônimo de estupro. Se a mulher falar não, por mais que ela o ame, se ele usar força para praticar o ato sexual, isso tem nome e o nome é estupro

Por Anna Myulaert

Em 1991, quando veio à tona o caso do estupro de Mike Tyson contra Desirée Washington, todo mundo teve a mesma reação, inclusive eu: “Mas como assim? A menina sai com o cara, sobe pro quarto dele e depois vem acusá-lo de estupro?“ Naquele momento, o senso comum entendia que, se a pessoa ajoelhou, era obrigada a rezar. Mas o advogado da vítima, conseguiu mudar o rumo dascoisas. Ele mostrou para o júri que a mulher pode sim sair, jantar, querer, subir para o quarto e mesmo assim, tem o direito de na hora H, desistir. Ao mesmo tempo, ele convenceu o júri e a opinião pública de que o homem pode sair, jantar, paquerar , beijar e mesmo assim não tem o direito de fazer sexo forçado, ou seja, estupro. O caso foi ganho pra ela , Tyson foi pra cadeia e o mundo mudou… um pouco.

Décadas depois , o caso Neymar/Najila reabre o mesmo debate. Se ele pagou a passagem aérea e ela foi até Paris com o desejo de fazer sexo com ele, a idéia de estupro parece , para muitos, uma mentira, um exagero ou quiçá uma tentativa de extorção. Porém, ainda no último final de semana, quando o jogador expôs toda a conversa do casal no WhatsApp, ele já começou a mostrar seu lado mais obscuro. Ele tentava provar de maneira torpe que o fato dela ter ido até ele consensualmente, descartava de imediato a hipótese de estupro. Parece que ele não tem conhecimento do caso Tyson-Desirré. Se tivesse, saberia que isso não prova nada. E no entanto ele expôs não apenas a conversa picante e íntima dos dois, como também fotos dela nua – algumas borradas, mas também uma da bunda vermelha de tanto apanhar. Enquanto ele parecia estar se defendendo, na verdade já estava atacando. Lembrei de um documentário que vi na TV americana sobre o caso de Tyson. O pai da vítima, então com 23 anos – contava o jeito que a menina chegou em casa após o fim de semana com o ídolo. Desesperada, incomodada , confusa e calada, ela passava o tempo todo trancada no quarto chorando, até ele perceber que algo estava errado e conseguir tirar dela a confissão, que o fez ir ao tribunal. Foi o estado mental desesperado da vítima que abriu o processo.

Ontem , num entrevista ao SBT, a suposta vítima Najila falou claramente a um confuso repórter Roberto Cabrini , sobre seu desejo de estar com Neymar e como o possível encontro de prazer se transformou em segundos num desrespeitoso e violento sexo forçado, quando ela se negou a fazer sexo sem proteção. A questão aqui é a seguinte: muitos homens forçam sexo e não entendem que isso é sinônimo de estupro. Se a mulher falar não, por mais que ela o ame, seja namorada ou esposa, se ela falar não e ele usar força para praticar o ato sexual, isso tem nome e o nome é estupro.
Tenho um amiga que viveu exatamente a mesma história há cerca de 20 anos atrás. Ela saiu, foi pra balada , encontrou um cara que ela curtia , ficaram e foram para o hotel dela. Ao chegar lá, perceberam que não tinham camisinha e ela disse que não faria sexo desprotegido. Ele não aceitou o argumento e em seguida forçou sexo. Ela tentou sair da situação, mas não conseguiu. Mesmo assim, dormiram juntos e no dia seguinte, ela ainda foi tomar café da manhã com ele na padaria. Essa amiga diz que se lembra até hoje dos seus pulsos roxos e hematomas nas pernas, causadas pela violência da noite anterior, mas foi só agora com o #metoo e outros discussões que ela entendeu que havia sido estuprada. Vinte anos depois!

Não sei dizer se a suposta vitima de Neymar está falando a verdade ou não, só laudos e investigação poderão provar. Mas pelo jeito que ela falou sobre o acontecido e pela sinceridade com que ela se expôs ao repórter do SBT, eu tendo a acreditar 100% na versão dela. Ao ser indagada se ela queria dinheiro, ela disse que não – e neste momento contou um dos piores detalhes da história: Segundo Najila, o primeiro advogado ( homem) que ela procurou não apenas não acreditou nela, como não queria deixa-la ir até a polícia e – mesmo sem a anuência dela – aproveitou a oportunidade, procurou o pai de Neymar e fez uma tentativa de extorsão., imagino que milionária. Ao perceber a jogada, Najila foi corajosa e mesmo contra a vontade dele, foi até a polícia e fez a denúncia. Neste momento o advogado largou o caso.

Quero aqui prestar minha solidariedade feminina e feminista à Najila. Desejo que a justiça seja feita e que a verdade , seja ela qual for, venha à tona – favorecendo quem for inocente. No entanto, caso seja provado que o jogador seja realmente culpado – sou pessimista no que diz respeito à justiça que possa ser feita. Com toda a sociedade patriarcal do lado dele, incluindo nosso “presidente” , é provável que, mesmo sendo considerado culpado pela justiça – ele não vá sofrer consequências maiores. Numa país onde uma presidente é deposta por “pedaladas fiscais” enquanto um réu como João de Deus – que abusou e estuprou centenas de mulheres ( fora as acusações de homicídio e extorsão) já conseguiu sair da cadeia e cumpre pena no hospital – O que poderá acontecer ao Neymar?

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. As colocações do senhor Cesar Antonio, só mostra o despreparo da nossa população. Mesmo que o Tyson e o Neymala, estejam falando a verdade, não lhes dá o direito de forçar sexo e agredi-las. Me parece uma tendência bem Nazi, de desqualificar o acusador, ao invés de se defender. “A mentira contada tantas vezes que se torna uma verdade”.

  1. O Brasil sendo estuprado a cada minuto e nem sai na globo. O Neymar sai. O dia inteiro. Já chegou até no GGN!
    Diversionismo na veia.
    Estupro é uma barbaridade, só louco nega.
    O bestial aumento de gente morando na rua também. Mas isso não sai na globo.

  2. Nesse brasiuzão, sem noção, é capaz de terminar em pizza.
    Espero que não!
    Neymar é “”””O”””babaca. “””O”””. O maiorzão de todos. Tem que perder muita grana…e a mulherada tem que saber o quão babaca esse cara é.
    Essa garota não vale nada, ou quase nada.
    Se o Neymar põe a camisinha e dá uns tapinhas de “brincadeira”, seria uma noite de prazer.
    A partir do momento que ele não quis usar a camisinha virou estupro. Nada mais claro.
    E, diante da tentativa da moça evitar, acabou “tomando umas porradas”.
    Nada mais grotesco. Nada mais pastelão.
    Esse é o homem da Globo! Do brazil e do Brasil, segundo nosso povo…

  3. Ai, ai, ai…
    Ui, ui, ui…

    Vamos lá: Tyson estava para assinar com outro promotor e Don King, sabendo que tinha perdido a sua jóia resolveu como vingar-se comprando a sentença contra o boxer.

    Quanto a senhora, ou senhorita em questão (caso Neymar), ela diz ter sido estuprada, mas no dia seguinte ela coloca o seu próprio celular em um ângulo apropriado para gravar uma discussão onde ela o agride, jogando uma garrafa, inclusive. Isto, sem falar no estranhíssimo comportamento do primeiro advogado desta jovem, que propôs um acordo financeiro extrajudicial, além de tudo isto, a jovem em questão fragiliza a sua denúncia ao afirmar em uma entrevista (ato voluntário) que queria e desejava momentos íntimos com o atleta…

    Não é por nada, mas o julgamento de Tyson foi uma palhaçada comprada por Don King, e as alegações contra Neymar são mais frágeis do cristaleira na beira dum vulcão. De concreto, apenas, a indevida exposição da senhorita (ou senhora), que por estar tipificada é um crime. Nisto Neymar é criminoso.

    A falta de objetividade transformou o feminismo, e consequentemente as feministas, em objeto de escárnio acadêmico. Quantas mulheres compram a narrativa da denunciante, apesar das matérias feministas contra Neymar de Marie Claire e outras publicações assemelhadas? Contam-se nos dedos!
    Vão culpar o “patriarcado”, a “cultura do estupro” e blá, blá, blá… Ou seja: a velha falta de contato com a realidade, tão afeito as esquerdas…
    Sejamos claros, enquanto as feministas ficarem envoltas em sua retórica autoindulgente e auto-referente terão apenas o gueto como destino.

    Eu estarei observando e rindo muito, mas muito mesmo, pois este é o comportamento que tenho para com aqueles, ou aquelas, que afrontam a realidade percebida.

    Segue o circo.

    1. O erro dele é de forçar sexo, e se ela recusou por não ter camisinha estava muito correta. O problema pra mim é que o comportamento das mulheres, feministas em particular, prejudicam muito a causa da garota. Por isso placar das curtias e descurtidas, por ora, está empatado.

    2. https://youtu.be/oQbei5JGiT8
      A ideia por trás da discussão chama-se consentimento. Quem não a entende, não consegue compreender o que é estupro, abuso, investida, cantada….. Do ponto de vista legal, as partes se acusam e se defendem. Falta o julgamento formal. Socialmente, há um mar de desconhecimento que gera toda essa confusão e que leva muitos a quererem descaracterizar o debate.

    3. Deplorável! O senhor revela o quão desrespeita as mulheres e como não consegue ler. Muylaert foi precisa, correta. Sugiro descer desse pedestal de macho escrito e estudar mais. Sem isso não vai ser feliz nem com mulher e nem com homem.

  4. Ana, parabéns pelo texto. Dê continuidade a esse tema. Veja, recentemente, Neymar pai esteve com Paulo Guedes para negociar o não pagamento de uma multa milionária de 11 milhões. Lá na Espanha, se qualquer jogador não pagar por suas dívidas, geradas por sonegação, o craque vai preso. Aqui, ontem, o STF decidiu que uma subsidiária pode ser vendida sem licitação e nem precisa passar tal decisão pelo Congresso. Embora o Congresso tenha que seguir a lei se uma estatal quiser criar uma subsidiária. Então, resumindo, o Neymar aqui não precisa pagar o que deve e daqui a pouco a culpada vai ser a Najila de ter ido atrás de um atleta famoso que recebe todo apoio do seu presidente. Veja que Neymar não vai mais fazer propaganda da reforma.criminosa da previdência. Isso não importa, porque acho que o STF já fez isso permitindo a venda da TAG. Seria melhor reunir os velhinhos do Canadá para eles mandarem um salve para a milícia que governa esse País, porque a riqueza gerada pela TAG em torno de 2,3 bilhões por dia vai seguir em parte para os fundos de pensão canadense para que os velhinhos de lá tenham um final de vida com qualidade. Talvez eles possam vir gastar o dinheiro na Cancun da reserva de Mangaratiba. E, sim, comer a vontade as mulheres brasileiras que na visão desse doente e de outros do governo, assim como devem pensar dessa Najila, que são todas Va – ga – bun – das.

  5. Li um artigo no G1 no qual está publicada uma troca de mensagens entre a modelo Najila Trindade e o Neymar. Na referida mensagem o Neymar reconhece que agrediu a modelo, ao dizer que ela também tem culpa pelas agressões físicas, pois, segundo ele, ela pedia mais, ao que ela pergunta-lhe: “Tá doido?”. O artigo tenta criar um álibi para Neymar ao afirmar que na referida troca de mensagens a Najila não fala em estupro. Nisso, eu consulto os meus botões, os quais me sussurram: “A Najila não é doida prá assanhar a fera, mencionando o suposto na troca de mensagens. Ela sabe o que aconteceu com a Elisa Samúdio”.

    1. Você quer regular, agora, o que acontece em um quarto?
      Voltamos à Idade Média quando a Igreja dizia o que se devia, ou não fazer na alcova?

      Quer dizer que por fazer sexo selvagem somos machos prepotentes?
      E se eu lhe disser que o masoquista pede para apanhar antes do sádico pensar em bater. Você irá redigir uma bula papal para regular isso?

      É por causa de retóricas fora da realidade como esta “macho prepotente e ignorante” que o feminismo e a esquerda afundam e as “Damares” da vida ganham as massas.

      Fui claro?

  6. A questão aqui é a seguinte, se uma mulher viaja para outro país para ter sexo com alguém, não pode alegar que fez sexo de forma forçada e gravar uma cena com o celular escondido mostra a verdadeira intenção, armar para cima de um boboca que pensa que é “o cara”. No reino do futebol as Marias chuteiras circulam como as cortesãs e estão a espera do primeiro otário que apareça. Foi assim com Cristiano Ronaldo, Robinho, Ronaldo Gorducho (se bem que com este o fato foi mais desmoralizante dado a sua preferência por travestis) e outros. E por trás disso estão advogados espertalhões que se preparam como aves de rapina para se apossar de milhões dos otários. Mas o fato é que o grande problema de Neymar começa sempre com “p”, ou seja o “pai”, um canalha e o “pau”.

  7. Qual foi a história de vida dessa mulher para numa altura dessas da vida ( já não é mocinha e tem um filho), ligar para um jogador se oferecendo sem o mínimo pudor. E, tenho certeza, há muitas e ela não foi a primeira a ganhar passagem e estadia, basta uma pequena pesquisa e veremos reportagens revestida até dê certo glamour.

  8. Fico cada dia mais espantado como a cultura do denuncismo está se entranhando na consciência coletiva. Por que ninguém espera a investigação e a apuração do que é factual para chegar a alguma conclusão?
    Aliás também pergunto: por que um suposto crime ocorrido na França está sendo investigado no Brasil? A jurisdição do crime não é territorial?

  9. Parece que um cara como o Neymar, depois de ganhar tanto dinheiro passou a viver em uma bolha, sem noção da realidade e sem aproveitar a fortuna para investir em práticas que levem a um equilíbrio emocional. Ele acabou achando que, protegido pela fama, tudo podia. Alguma coisa errada aconteceu, senão essa moça não iria se expor dessa forma, uma exposição que com certeza, alem de ser de alto risco, não lhe trará vantagens.

  10. O texto vinha bom, mas alguém entendeu a parte que fala: Numa país onde uma presidente é deposta por “pedaladas fiscais” enquanto um réu como João de Deus – que abusou e estuprou centenas de mulheres ( fora as acusações de homicídio e extorsão) já conseguiu sair da cadeia e cumpre pena no hospital – O que poderá acontecer ao Neymar?. Vim ler uma materia imparcial sobre um tema e esse é ligado a impeachment e João de Deus… qdo vão acabar com esaa leseira de reportagens de direita ou esquerda… vamos se ater aos fatos e não distorcelos… horrível seu fim de texto. Melhoras o Brasil é um só!!!!

  11. Bom artigo com uma conclusão ruim: comparar o caso Tyson com o de Neymar é uma coisa. Comparar o caso de João de Deus com o de Dilma, acrescentando a este a questão de gênero … não procede. Pode ser que, no Brasil, as celebridades masculinas brasileiras tenham privilégios. Mas a prisão do Lula foi um indicativo que isso nem sempre é regra. Se o tal jogador for culpado, pode e deve ir pra cadeia.

  12. Acredito que está pessoa esteja querendo uma ganhar grana; o idiota do Neymar caiu em uma “casinha”, e eu nunca vi ninguém escapar incólume de uma armação desta.

  13. Ninguém nota que a ação dessa mulher causa um imenso mal às que são estupradas no Brasil e até fora dele? A história dela não convence, e no vídeo que divulga aparece ela iniciando uma briga com agressão. Muito duvidoso. No final prevalecerá o interesse e a habilidade dos advogados, mas o mal está feito. Ela marcou de forma duradoura uma acusação que parece sem pé nem cabeça.

  14. O fato do pai de Neymar dizer que o vídeo com imagens íntimas foi divulgado porque ele prefere um crime de internet do que o filho ser acusado de estupro é repugnante. Ele expôs a modelo, sua intimidade. É o que chamamos de “Porn Revenge”. Ele tentou chamar atenção para que tivesse um apoio de seu público machista perante a esse caso. Independente dele ter cometido o crime de estupro está mais que provado sua falta de caráter e sua péssima assessoria em resolver um escândalo como esse.

  15. Se fez sexo sem consentimento é estupro com certeza. Quanto a questão de quem está falando a verdade cabe à justiça através das investigações descobrir e punir a quem é de direito.
    Penso eu nós não podemos juga-lós sobre suas conduta pois são livres e a vida de cada um é particular. Uma coisa é certa um deles será condenado conforme a justiça. Em resumo final de tudo isso ambos pagará pelas consequências desses caso e isso é a pior cadeia.

  16. Cara Anna.
    Não fosse o Neymar um “novo rico” essa menina teria mantido o relacionamento de pé, mesmo tendo sido um caso iniciado pela internet, e mesmo ela sabendo, que ela não teria “uma chance em mil” de fazê-lo ficar com ela, após este infortúito encontro em Paris, se ela não tivesse visivelmente em mente, dar o golpe, no atleta ?
    Concordo com vc no que concerne ao ato quase que criminoso, embora no Código Penal brasileiro,o ato sexual consentido, não seja contravenção nem crime, mesmo quando ele é forçado,( como ela tenta dar a entender ter ocorrido )porém como está corriqueiramente ocorrendo entre Marias-Chuteiras e atletas ricos e/ou famosos, ela ao contrário do que pensou, não conseguiu a simpatia popular, nem sequer o entendimento jurídico dos advogados a quem contratou, e tampouco foi bem acolhida pela Delegada da Del. da Mulher, a quem prestou depoimento, e a antipatia pública que conseguiu, é superior ao asco que boa parte da população passou a sentir pelo cai,cai. Em suma: Se ela pensou em senão enriquecer, pelo menos arrancar uma grana dele, não irá conseguir isso, nem sequer catapultar a sua insípida carreira de modêlo, e só conseguiu desestabilizar ainda mais, a já turbulenta carreira esportiva do atleta., que ao contrário daquele de quem herdou a camisa 10 no Santos e na Seleção, não sabe sequer escolher suas namoradas, e deixou escapar a jóia Marquezine …

  17. Nossa sociedade é tão machista que é incapaz de interpretar a Lei. Lei não se discute NEM que seja pós Neymar. NÃO É NÃO para esposas oficiais a prostitutas. Entenderam ou tá difícil?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador