Com apoio da prefeitura, jovens fazem rolezinho no Parque Ibirapuera

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jovens fazem rolezinho no Parque Ibirapuera

Por Elaine Patricia Cruz

Da Agência Brasil

Com apoio da prefeitura, centenas de jovens se reuniram na tarde de ontem (15) embaixo da Marquise do Parque Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, para um rolezinho. Até por volta das 17h, o evento ocorreu de forma pacífica, com vários jovens conversando e se reunindo para tirar fotos, principalmente com seus ídolos.

Depois de uma reunião com a prefeitura durante a semana, os jovens concordaram em fazer os rolezinhos em locais públicos, evitando os shoppings. Porém, a ideia dos organizadores desses eventos é não deixar de fazer os encontros nos centros de compras, mas promovê-los de forma mais organizada, com grupos mais fechados e a participação de menos pessoas. “Estamos jogando os rolezinhos para os shoppings com menos pessoas, em grupos fechados. Rolezinhos maiores vamos jogar para os parques”, explicou MC Chaveirinho, um dos organizadores dos rolezinhos.

Segundo ele, o objetivo dos rolezinhos é promover um encontro entre os jovens. “O objetivo da gente é curtição. Queremos curtir, queremos nosso espaço de lazer, queremos aproveitar todos os patrimônios que temos na cidade para podermos curtir”, disse MC Chaveirinho. “Acharam que a gente era vagabundo”, acrescentou ele.
Uma das participantes do rolezinho de hoje foi a estudante Karina da Silva Oliveira, 15 anos, moradora do Capão Redondo. Karina já participou de outros rolezinhos. “Já participei em shopping, mas o shopping não deixou ninguém entrar. Eles pensaram que a gente ia roubar e ia fazer assaltos, mas não é nada disso. Rolezinhos são um modo de as pessoas se conhecerem melhor, trocarem ideias. Nos conhecemos só pelo Facebook, mas também queremos nos conhecer pessoalmente.”

No início da tarde de hoje, também no Parque Ibirapuera, ocorreu uma reunião entre membros do Ministério Público, da prefeitura de São Paulo, vereadores e organizadores de rolezinhos. “O objetivo era realizar um grande encontro de desejos. Qual é a pauta dessa juventude? Como é que estado e municípios se organizam para atender essa pauta da juventude? Como é que o setor privado entra em auxílio a isso e garante o ingresso dessas  pessoas aos shoppings? Foi um dia de grandes avanços”, disse o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes à Agência Brasil.

Segundo o promotor, a falta de lugares adequados para que os jovens possam se encontrar e promover os rolezinhos pode ser resolvida com “tolerância, igualdade e organização”. “O pessoal do rolezinho já sabe que não cabem 4 mil pessoas no shopping center ao mesmo tempo. Mas cabem 400 pessoas, então, dá para organizar dessa maneira nos shoppings. E o Poder Público vai oferecer, abrir e criar estrutura nos seus parques, praças, escolas e clubes para os eventos maiores.”

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanta diferença entra a resposta da

    Prefeitura de SP (Haddad), e a resposta padrão do estado de SP (Alkmin PSDB/veja/FSP/OESP) a qualquer tipo de manifestação do povo…

  2. Agora, se a rapaziada dos

    Agora, se a rapaziada dos rolezinhos quisesse ganhar no grito e saisse quebrando tudo, não ia ter diálogo. Bom para esses infanto esquerdinhas revolti aprenderem o que é cidadania. O que muda o mundo é a cidadania plena geral e irrestrita. Cidadania se constroi, é um aprendizado, não é uma coisa que se exige, dos outros.

    1. JB Costa, já guardo há muito tempo!

      Como não voto em S.Paulo, já guardo esse nome com muita esperança e carinho, para nele votar para Presidente! E que os anjos digam amém, ao meu antigo desejo! Guardemos com muita esperança esse nome  HADDAD!!!!!!! 

  3. Chapa-branquinha…

    Ué! O rolezinho foi educadinho, branquinho, limpinho e outros “inhos” por ter ocorrido onde ocorreu, simples né?

    1 – Qualquer correria não chamaraia atenção nenhuma no meio de outros tantos corredores;

    2 – Onde estavam os “pancadões” que fizeram nos estacionamentos dos Shoppings da periferia, onde o estacionamento é grátis (Interlagos, p. ex.)? Vai ver os R$ 3,50 da zona azul espantaram os manos…

    De qualquer forma, se algum dia os capas-pretas do poder ou qualquer jornalista quiserem conhecer o verdadeiro “povo popular”, saiam do choppinho da Vila Madalena ou de Moema e dêem um “rolezinho” nas periferias da cidade nas noites do fim de semana. Vejam e escutem por si mesmos o que é a aporrinhação que estes pancadões são para quem quer e precisa de um pouco de sossego. Pera lá? Periferia? Qual página do manual falava disso mesmo?

  4.   O Lula não é perfeito, mas

      O Lula não é perfeito, mas sabe das coisas… a Marta já tava doidinha pra perder outra pro Serra e o molusco bancou o Haddad.

      Acredito que o Haddad não batizaria uma avenida com o nome de “Roberto Marinho”.

  5. rolezinho chapa branca

    rolezinho chapa branca tutelado pelas boas intenções do estado, a mãe autocrática de todas as demandas da sociedade burguesa, não tem muita graça….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador