O dossiê Intercept é um passo para conter o processo destrutivo da Lava Jato

Vejo no material apresentado uma grande contribuição para o Brasil, pois retira (no mínimo controla) o catalisador destrutivo do processo, e isso nos permitirá iniciar a reconstrução da nossa economia.

Por Carlos Elisio

comentário no post Novo golpe a caminho: CADE impõe acordo ruinoso para Petrobrás

Desde o inicio dos anos 2000, o Brasil, sempre que iniciava algum movimento para ascensão na pirâmide composta pelas potências econômicas, era sabotado, principalmente por iniciativa dos EUA, que sempre ocupou o topo da pirâmide. Porem, os EUA sempre utilizaram métodos indiretos utilizando-se de países submissos que estivessem ligeiramente acima do Brasil.

Um exemplo claro foi o imbróglio comercial entre a Embraer e a canadense Bombardier, onde esta sempre tentou impedir a expansão da empresa brasileira.

Toda sabotagem ia bem. O Brasil ciscava, berrava, mas continuava em sua posição, não se tornando protagonista na economia global. Seguia basicamente dependente de uma industria primária e de commodities.

Então, contra as expectativas, Lula chega ao poder. Operário? Sim. Visão de torneiro mecânico? Talvez. E quem sabe por isso batalhou para uma reengenharia do pensamento industrial. Precisávamos agregar valor ao produto, não podíamos depender de commodities, sempre sujeitos ao humor internacional.

Lula acertou, errou e foi obrigado a ceder ao congresso para garantir avanços sociais, mas o Brasil cresceu e passou a protagonizar na geopolítica mundial.

Contudo, quem ocupava o topo da pirâmide continuava empoleirado na parte de cima e não permitiria que outros blocos econômicos se fortalecessem. Precisavam destruir a base econômica dos países que compunham os novos players econômicos, mas tinha q ser rápido. Desenvolveram, então, catalisadores que acelerassem o processo destrutivo na economia, e a lava-jato foi um destes catalisadores.

Então, discordando de quem possa não enxergar como válidas as denúncias do The Intercept sobre os abusos e desvios cometidos pelo grupo da lava-jato, vejo no material apresentado uma grande contribuição para o Brasil, pois retira (no mínimo controla) o catalisador destrutivo do processo, e isso nos permitirá iniciar a reconstrução da nossa economia.

Claro, não é só na lava-jato que aceleradores do processo destrutivo estão presentes e podemos ver isto claramente neste exemplo do CADE ou na aniquilação da Odebrecht. Mas vamos dar um passo de cada vez para fortalecer as instituições de forma sustentável, garantindo assim que o nosso país nunca mais caia em armadilhas como esta.

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Além do fato extremamente positivo de estar sendo provado aquilo que todos os que não são globobos já sabiam, que a lavajato foi direcionada, parcial, imoral e ilegal, é preciso estar atento a outras coisas.
    Questão de prestar muita atenção às duas mãos dos mágicos/ilusionistas para não ser ludibriado.
    No pano de fundo de tudo está a geopolítica.
    A grande mídia e a mídia alternativa, progressista ou não, têm, nas últimas 24 horas, aventado/sugerido/levantado ou mesmo afirmado que haveria uma participação russa por traz dos vazamentos. A quem essa afirmação interessaria?
    No meio militar se está difundindo, desde alguns anos, a ideia de que China e Rússia estariam promovendo uma guerra híbrida no/contra o Brasil.
    ¡Ojo!

    1. Guerra hibrida *a favor* do Brasil, nao?

      Como parceiro dos Brics, com a reserva do pre-sal, tanto Russia quanto China tem mais a ganhar com Lula de volta ao poder do que com Bolsonaro

      Basta ver que ninguém fala mais em invadir a Venezuela desde que a Rússia estacionou dois jatos militares por lá

      Só acho que demorou muito, esse vazamento era para ter ocorrido antes da eleição ou no máximo logo após o 1o turno.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador