A desnecessária e equivocada tipificação do terrorismo, por Wadih Damous

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por  Wadih Damous

No Congresso em Foco

A raiz histórica do termo terrorismo data da etapa complexa e sangrenta da revolução francesa designada como Terror.

No texto “Reflexões sobre terrorismos”, de fundamental leitura, o jurista Nilo Batista relembra o famoso discurso de Robespierre perante a Convenção, em 5 de fevereiro de 1794 em que estabelece uma relação retórica entre virtude e terror na qual o segundo se converte num meio de implantação compulsória da primeira. A “regra básica da defesa social (“protection sociale”) é limitada aos cidadãos pacíficos (“citoyens paisibles”): na República, apenas os republicanos são cidadãos”.

É aí que entra uma questão central, pois essa opção política excluiu da proteção social e tornou inimigos diversas classes (realistas, conspiradores etc): as expressões “ennemis” e “ennemis intérieures” são utilizadas diversas vezes no célebre discurso. Defende que a política deva conduzir o povo pela razão e os inimigos do povo pelo terror.

Essas raízes históricas ajudam a nos situar para o debate quanto a real a necessidade de tipificação do terrorismo no Brasil, surgida a partir de projeto de lei enviado pela presidenta da República, cujo texto-base foi aprovado ontem. Denunciei na tribuna da Câmara dos Deputados, juntamente com os parlamentares Glauber Braga (PSB-RJ) e Edmilson Rodrigues (Psol-PA), a completa impertinência e insensatez do projeto de lei enviado pelo Executivo em regime de urgência.

É impertinente porque o Brasil já dispõe de legislação mais do que suficiente para processar e julgar eventuais crimes praticados por razões políticas. Inclusive, recentemente alteramos a Lei de Organizações Criminosas para permitir o uso daquelas técnicas de investigação para o caso de atos terroristas. Todos os crimes previstos no projeto de lei já estão no Código Penal. A urgência pedida pelo Executivo fez com que não houvesse a mínima discussão do tema com juristas e sociedade civil, sequer tempo de maturação tivemos.

Quando os EUA grampearam ilegalmente autoridades políticas brasileiras e de todo o mundo o fizeram com a desculpa que estavam a evitar o terrorismo. A desarrazoada justificativa foi repudiada pela presidenta Dilma com o argumento de que nosso país vive em paz com seus vizinhos há mais de 100 anos e que não temos grupos terroristas por aqui. Ou seja, inexistem atos terroristas e nossa legislação já é suficiente. Cadê a urgência e necessidade para o projeto de lei?

Na justificativa da proposta se defende que a pressão de organismos internacionais como o Gafi (organização intergovernamental cujo propósito é desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo) ameaça colocar o Brasil em uma lista de sanções financeiras caso o projeto não fosse enviado. É outra falácia que não se sustenta porque o Gafi não tem esse poder e, como já dissemos, temos legislação suficiente para proteção do país.

Essa agenda é fruto da política do pós 11 de setembro e do maniqueísmo que ela suscita. Importante lembrar que essa política que os EUA impuseram ao resto do mundo não foi eficaz quanto aos seus propósitos e serviu somente para assistirmos ao horror de Guantánamo, Abu Ghraib e para legitimar a tortura, inclusive mediante falas públicas do próprio presidente Bush. Essa política foi um retrocesso civilizatório. Criou campos de concentração mundo afora, torturou, matou e ofendeu a dignidade humana em níveis somente vistos em trágicos momentos da humanidade. A ela, e só a ela, é que interessa a tipificação do terrorismo.

Ano passado centenas de movimentos sociais realizaram uma contundente nota pública contra a tipificação do terrorismo diante do risco evidente de criminalizar a legítima luta social pelo aprofundamento da democracia.

A preocupação é procedente. A tipificação do terrorismo no Chile fez com estudantes que lutavam pela melhoria das condições de ensino fossem presos acusados de serem terroristas, o que levou à condenação do país na Corte Interamericana de Direitos Humanos. A Alemanha nunca tipificou o delito e inexiste qualquer sanção contra aquele país.

O projeto traz tipos penais abertos que dependerão da interpretação e preenchimento de conceitos como “provocar terror”, “movimento social”, “intranquilidade pública”, “paz pública” e outros termos que não dizem nada. Delegados e promotores, através de um filtro ideológico, dirão quem é e quem não é movimento social. Qual manifestação é legítima e qual não é. É aí que reside o problema. A proposta tem como base fundante o direito penal do inimigo, o que permitirá, sem dúvida alguma, a prisão de lideranças de movimentos sociais, a exemplo do que ocorreu nas manifestações de junho de 2013.

É mais um instrumento de ampliação do Estado policial e uma evidente armadilha política para as lutas sociais no Brasil. Um terrível e desnecessário erro político que deve ser repudiado pelas forças de esquerda e por aqueles que tratam com um mínimo de seriedade a ciência penal.

A Lei de Segurança Nacional, cujo relatório final da Comissão da Verdade recomenda sua revogação, porque caracterizada como entulho autoritário, foi usada diversas vezes contra o MST e inúmeros processos foram instaurados contra trabalhadores rurais sem terra que, legitimamente, reivindicavam política pública de reforma agrária, constitucionalmente estabelecida.

O mesmo acontecerá com o PL 2016/2015 se for aprovado. Não há dúvidas de que a luta política será criminalizada, diante da evidente ausência de grupos terroristas no Brasil. No documentário “Em busca de Iara”, sobre Iara Iavelberg, lutadora histórica da luta contra a ditadura militar, se vê os cartazes da época que a colocava como “terrorista” junto com Carlos Lamarca. Esperava-se que a experiência histórica fosse suficiente para impedir o envio desse projeto de lei.

Wadih Damous é deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RJ, e da Comissão da Verdade do Rio.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O problema é que O Governo
    O problema é que O Governo não havia sido eleito.

    Mas se uma pessoa hoje fizer o que o Lamarca fez, é terrorismo!
    Porque O Governo foi eleito.
    Então, não são apenas os atos em si que caracterizam o terrorismo.
    E daí vem o risco da Lei. Porque sua caracterização sempre necessitará de uma reflexão maior e não a pura análise de atos.
    Fica a pergunta, como funciona a lógica de nosso Poder Judiciário HOJE?

    Como esta LEI seria recebida pelo Poder Judiciário?
    Não deveríamos REFORMAR o Judiciário ANTES?

    Não sei e nem quero saber o conteúdo da LEI. Simplesmente não é o momento!

  2. Projeto enviado por Dilma,

    Projeto enviado por Dilma, apoiado pela maioria absoluta da bancada petista. Está complicado, cada dia mais, apoiar esse governo. Dilma, a cada dia, faz o possível e o impossível para que sejamos oposição a ela e seu governo.

  3. Terror

    “Criou campos de concentração mundo afora, torturou, matou e ofendeu a dignidade humana em níveis somente vistos em trágicos momentos da humanidade.” Parece a polícia nas favelas.  

  4. Discordo. Todo país precisa

    Discordo. Todo país precisa de uma tipificação do que seja terrorismo. O que podemos discutir é se a tipificação feita é boa ou ruim e se precisa ser retificada.

    Ano que vem tem olimpíadas no país e o risco é muito grande.

  5. GAFI e ONU e Erros

       Sobre as possiveis sanções do GAFI ao Brasil, escrever que é MENTIRA seria ofender aos nobres parlamentares, vou no mais brando “elogio”, é IGNORANCIA, pois o Brasil é signatário, junto com mais de 180 paises, da Convenção Internacional para a Supressão do Financiamento do Terrorismo de 1.999, que é o unico documento legal internacionalmente aceito, emitido pela AssGeral da ONU.

         Infelizmente o governo errou, legislações de exceção, quando passa a primeira, abrem-se “portas”, para que futuramente, outras demandas, como a censura, inteceptações de mensagens, “gatos” telefonicos, prisões arbitrarias, sejam avalizadas.

         Alem do mais, é atitude tipica, proselitista e bocó, esta sanha de politcos em aprovar tais leis, como “uma resposta a sociedade ” – puta besteira – pois qualquer profissional de contra-terrorismo sabe, nenhuma lei, promulgada por qualquer Estado, jamais teve a capacidade de inibir um “real ato terrorista” , um “grupo terrorista”* por principio de existência é contrario a qualquer lei, aliás ele existe para confrontar o Estado e suas leis.

  6. Esta lei é meio contraditória!

    Vamos olhar com cuidado, por exemplo um movimento intitulado “Os descontentes da Intranet” une uma série de loucos que querem derrubar o prefeito de uma cidade, aí eles pregam o golpismo e incitam a violência contra o prefeito, eles não podem ser julgados pela lei porque se declaram um Movimento Social (que na realidade é). Logo eles tem que ser julgados pelas leis comuns e não contra esta lei antiterror!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador