PCC agora tem setor de cadastro, curso para assassinos e produção de bombas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Uma operação do Ministério Público de São Paulo levantou informações sobre o plano de expansão e formação do PCC, Primeiro Comando da Capital, facção criminosa com atuação no Estado, mas que vem crescendo e praticando crimes em outras regiões do País. Segundo reportagem do Estadão, o grupo está investindo na filiação de mais mulheres, na formação de um esquadrão de assassinos profissionais e em curso de produção de bomba. Além disso, estão fazendo o cadastro de membros em nível nacional.

Segundo a reportagem, o PCC provovou em 2017 cerca de 100 mortes dentro e fora dos presídios em pelo menos 13 Estados, fora os ataques contra policiais e agentes prisionais em cinco Estados. “Tudo planejado a partir da Penitenciária 2 (P2) de Presidente Venceslau, na região oeste de São Paulo.” O Estado vem sendo comandado pelo PSDB há pelo menos 2 duas décadas.

A Operação Echelon, como foi batizada pelo MPE, mostra que após a prisão disciplinar diferenciada de Marco Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola, em dezembro de 2016, o PCC passou a ser comandado por uma “cúpula interina”. Seus principais integrantes são os alvos de denúncia. “Ao todo, são sete homens, dos quais dois se destacavam: Claudio Barbará da Silva, o Barbará, e o sequestrador Célio Marcelo da Silva, o Bin Laden.”

Com 10 mil membros em São Paulo e mais 20,4 mil em outros estados, o PCC criou um grupo chamado Sintonia Final dos Estados e Outros Países, que cuida do cadastro dos membros e também da “guerra contra facções rivais como o Comando Vermelho e a Família do Norte”.
 
Além disso, estão recrutando pessoas “selecionadas para o curso de explosivos” que a facção pretende dar em São Paulo. “A ideia era dar instrução aos integrantes da organização para a confecção de bombas que seriam usadas em futuros atentados contra prédios públicos.”
 
O PCC também criou um setor cometer assassinatos, chamado Sintonia Restrita. Um esquadrão de assassinos profissionais serão formados para atuar em vários estados de maneira “disciplinada”.
 
Quanto às mulheres, a ideia é ampliar o alcance neste gênero, praticamente criando uma ala já batizada de PCC Mulher pelo MPE.
 
A operação também apurou que o PCC praticou atentados no Rio Grande do Norte, em Minas, em Santa Catarina, em Alagoas e no Paraná nos últimos meses.
 
Ao todo, são 70 homens e 5 mulheres acusados pelo crime de organização criminosa pelo Ministério Público Estadual.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O braço armado de Alckmin não
    O braço armado de Alckmin não será derrotado enquanto o PSDB não for colocado na ilegalidade.

  2. E  o Geraldo quer ser

    E  o Geraldo quer ser presidente ? Se ele não resolveu o problema de segurança em seu Estado, como quer resolver no Brasil.?

    Só se for se aliando com ela. Que ele já fez.

      Geraldo deve ter aplicado anestesia nele mesmo.

                      Afinal, ele é do ramo .

  3. 20 anos no poder local…

    mais que suficiente para se criar um agente agressor não estatal

    fala aí tucano: minha polícia é violenta porque fomos criados na violência

    terror que já se espalha por todas as instituições, chegando ao cúmulo de um agente estatal defender publicamente, em pregações, que representam o partido de Deus no trabalho de expulsar os petistas da política

      1. internamente sempre será muito bom…

        quando ficar fácil identificar quem polui a natureza jurídica do que o Estado lhe concede

        e já ficou

  4. QUE MEDO QUE DÁ MULA SEM CABEÇA E LOBISOMEM

    E outras assombrações e contos da carochinha. PCC é a Favela no RJ. É o CV. É a Bandidolatria Esquerdopata que não sai dos anos 50/60. E tem gente que diz não entender a barbarie, o absurdo 2018?! Grupos de Esquerda passando táticas de guerrilha e disciplina militar e partidaria a Criminosos Comuns. Tanto que se rotulam Partido. Isto não é opinativo. É histórico. A formação do CV, a formação desta facção em SP tem a mesma origem. Agora o MP / SP sabe tanto sobre tais crimnosos? Dizia que não existiam, assim como o Governo Tucano Paulista e sua fantástica e bem informada Inteligência Policial. 40 anos de Redemocracia, tantos Imbecis e Aloprados para esta merda de resultados? Quanto tempo perdido !! Só que isto, assim como no RJ é só fumaça e distração. O CRIME ORGANIZADO é o ESTADO. Desembargadores quwe vendem sentenças por dinheiro. Desembargadora que dá sentença própria, livrando os Filhos-Traficantes da cadeia. E CNJ fica quieto. E Corregedoria fica quieta. E OAB fica quieta. E todo o ESTADO fica quieto. E Crime Organizado é meia dúzia de bandido de periferia?! Faz Me Rir. É para acreditar? Meia Tonelada de Cocaína em Helicóptero de Senador é o CRIME ORGANIZADO é Facção? Num país que não conseguimos nos juntar para Reunião de Condominio? Os Milhões do Tráfico estão lá nos Morros Cariocas? Só na Pátria da Ilusão podem fazer tais afirmações. E deve ter gente que acredita. O tal “Perigoso” vive numa cela vigiada o dia inteiro. Vai ao banheiro, agachado, com plateía e transmissão ao vivo pela TV. E este é o CRIME ORGANIZADO que apavora o país. E não estas forças políticas que administram o país e não saem dos noticiários policiais? O primeiro não é apenas o funcionário deste segundo? É mais fácil acreditar em Lobisomem e Saci.  

    1. O assunto é bem complexo
      O assunto é bem complexo e há muito muito mito criado pela midia e pelos órgãos de repressão da época…..somente recentemente usaram o nome de Partido….só sei que a mexicanização ai está e essa forma organizada de atuação um dia surgiria como surgiu no México, Italia, Colombia, Japao, China: muitos estão entranhados nos governos de direita e ocupam cargos publicos: de primeiro escalão, inclusive

      https://voyager1.net/sociedade/origens-do-comando-vermelho/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador