Documentários essenciais II: O Sistema Penitenciário no Brasil

Por Mariana Nassif

Série de documentários essenciais – parte 2: O Sistema Penitenciário no Brasil

No post anterior, o primeiro da série de e com documentários necessários para dialogar um Brasil mais possível, postei sobre o Sistema Penitenciário Feminino no Brasil. Neste, para que a compreensão seja mais ampla, posto os que tratam sobre o sistema como um todo, falando sobre os presídios e seus sistemas que, todos sabem, são dos mais ineficazes do mundo, sendo comparados a escolas do crime.

Pensar soluções que sejam efetivas e eficazes para os criminosos depende um tanto do bom senso e, ao meu ver, de alguma separação entre os tipos de crime, além da reavaliação do que compreende as análises penais. Isso deve valer tanto para os presos comuns quanto para aqueles considerados especiais pois, no atual contexto, é sabido que as leis pouco vigoram – é um tal de aprovar projeto daqui e dali e quem sofre os impactos, claro, é a população.


Confesso que o máximo que cheguei perto do tema, por gastura e mal estar, são os filmes comuns, como Tropa de Elite e afins, mas tenho interesse em me aprofundar na temática e, presente dado via estes links, assistirei os documentários e me comprometo a falar sobre nos comentários.

6 DOCUMENTÁRIOS PARA COMPREENDER O SISTEMA PENITENCIÁRIO NO BRASIL

1) Entre a luz e a sombra
https://www.youtube.com/watch?v=rxCbhAQmfXM

2) Justiça
https://www.youtube.com/watch?v=94U2ypC4v0A

3) Juízo (sobre adolescentes em conflito com a lei)
https://www.youtube.com/watch?v=HfMcMIp_7Ao

4) O prisioneiro da grade de ferro
https://www.youtube.com/watch?v=2Oap5lUSp6w

5) Sem pena
https://www.youtube.com/watch?v=2pctKmjMigQ

6) Quanto mais presos, maior o lucro
https://vimeo.com/96243525?width=1080

 

Mariana A. Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde está o Povão dos Direitos Humanos?

    Onde está aqulele ‘Povão’ dos Direitos Humanos? E olha que já vamos para 1/4 de século de Governos pseudo-progressistas de FHC, Lula, Dilma. Aquele monte de Ong’s e Figuras que recebem Verbas e Indenizações milionárias do Governo Brasileiro para viver de criticar este mesmo Governo? Caso único no planeta. Onde está o ‘Povão’ do Tortura Nunca Mais? As Cadeias brasileiras não são Tortura? As Vistorias Intimas, principalmente para Mulheres nas Visitas dos Presidios, não são humilhante tortura? E para que Salários, Verbas e Indenizações tão estratosféricas para tal Elite dos tais DH’s? Não é a tal Elite, exatamente como tantas outras do Poder Público, que não se enxerga Elite? Tamanho dinheiro e verbas que não chegam até as Vitimas? Não é exatamente o Brasil? Basta ver que temos pouquissimos presidiários num país continental. Muito menos presidiários que Assessores de Vereadores. E que custam muito menos que estes. E pensar que no Brasil quase 95% dos Municipios tem menos de 20 mil habitantes?!! Por que tamanhas Verbas nunca chegaram nos Presidiários? Mas esta realidade fica ainda mais escrachada quando vemos a importância e preocupação destas Entidades Brasileiras e Internacionais de Direitos Humanos, que aqui atuam, com centenas de Brasileiros que foram detidos pela Imigração dos EUA e as condições que impuseram ao Cidadão Brasileiro e suas Crianças. Não fosse tamanho escandâlo e bárbarie expostos pela Imprensa daquele próprio país, não ficaríamos nem sabendo, aqui no Brasil. Canalhice e Hipocrisia encontraram aqui a sua Pátria e sua Elite. O Brasil é de muito fácil explicação. . 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador