Admita: você foi para a rua para odiar, por Leandro Fortes

Enviado por Tina

Admita: você foi para a rua para odiar

Por Leandro Fortes

Do Diário do Centro do Mundo

Primeiro, vamos combinar uma coisa: se você votou em Aécio Neves, nas eleições passadas, você não está preocupado com corrupção.

Você nem liga para isso, admita.

Aécio usou dinheiro público para construir um aeroporto nas terras da família dele e deu a chave do lugar, um patrimônio estadual, para um tio.

Aécio garantiu o repasse de dinheiro público do estado de Minas Gerais, cerca de 1,2 milhão reais, a três rádios e um jornal ligados à família dele.

Isso é corrupção.

Então, você que votou em Aécio, pare com essa hipocrisia de que foi às ruas se manifestar porque não aguenta mais corrupção.

É mentira.

Você foi à rua porque, derrotado nas eleições passadas, viu, outra vez, naufragar o modelo de país que 12 anos de governos do PT viraram de cabeça para baixo.

Você foi para a rua porque, classe média remediada, precisa absorver com volúpia o discurso das classes dominantes e, assim, ser aceito por elas.

Você foi para a rua porque você odeia cotas raciais, e não apenas porque elas modificaram a estrutura de entrada no ensino superior ou no serviço público.

Você odeia as cotas raciais porque elas expõem o seu racismo, esse que você só esconde porque tem medo de ser execrado em público ou nas redes sociais. Ou preso.

Você foi para a rua porque, apesar de viver e comer bem, é um analfabeto político nutrido à base de uma ração de ódio, intolerância e veneno editorial administrada por grupos de comunicação que contam com você para se perpetuar como oligopólios.

Foram eles, esses meios de comunicação, emprenhados de dinheiro público desde sempre, que encheram a sua alma de veneno, que tocaram você como gado para a rua, com direito a banda de música e selfies com atores e atrizes de corpo sarado e cabecinha miúda.

Não tem nada a ver com corrupção. Admita. Você nunca deu a mínima para corrupção.

Você votou em Fernando Collor, no PFL, no DEM, no PP, em Maluf, em deputados fisiológicos, em senadores vis, em governadores idem.

Você votou no PSDB a vida toda, mesmo sabendo que Fernando Henrique comprou a reeleição para, então, vender o patrimônio do país a preço de banana.

Ainda assim, você foi para a rua bradar contra a corrupção.

E, para isso, você nem ligou de estar, ombro a ombro, com dementes que defendem o golpe militar, a homofobia, o racismo, a violência contra crianças e animais.

Você foi para a rua com fascistas, nazistas e sociopatas das mais diversas cepas.

Você se lambuzou com eles porque quis, porque não suporta mais as cotas, as bolsas, a mistura social, os pobres nos aeroportos, os negros nas faculdades, as mulheres de cabeça erguida, os gays como pais naturais.

Você odeia esse mundo laico, plural, multigênero, democraticamente caótico, onde a gente invisível passou a ser vista – e vista como gente.

Você foi não foi para a rua pedir nada.

Você só foi fingir que odeia a corrupção para esconder o óbvio.

De que você foi para a rua porque, no fundo, você só sabe odiar.

Redação

92 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A respeito deste artigo do

    A respeito deste artigo do Leandro, coincidentemente publiquei dia 14/03/15 este texto na Linha do Tempo do meu facebook

    IRONIA DO DESTINO

    Por: Jairo Luiz Fonseca

    Nos tempos de tentativa de destruição da PETROBRÁS;

    Nos tempos em que nós haveremos de mudar o nome da Petrobrás para PETROBRAX;

    Nos tempos em que nossa luta por um governo de direita, neoliberal, de estado mínimo, haverá de ganhar força, manipulando essa nossa clásse média que finge não conhecer a história do Brasil;

    Nos tempos em que se tem o analfabeto (que não sabe ler , nem escrever) e se tem o analfabeto funcional (aquele que lê e escreve, mas não entende o que leu, nem o que escreveu);

    Nos tempos da manipulação midiática, que só pensa em golpe de estado;

    Nos tempos da tentativa de que se eu defender os interesses e as idéias dos ricos, dos milionários, eu também, um dia, poderei ser um deles e eles me aceitarão de braços abertos; QUÁ … QUÁ … QUÁ … QUÁ … QUÁ

    Nos tempos em que eu não posso aceitar nordestinos embarcando junto comigo nos Aeroportos internacionais de Cumbica e Tom Jobin;

    Nos tempos em que só e somente eu poderia ter carro próprio para desfilar na Av. Paulista e na Vieira Souto;

    Nos tempos em que desconheço, por completo, a Constituição Brasileira e o nosso Ordenamento Jurídico;

    Nos tempos em que a corrupção no Brasil começou em janeiro de 2.003;

    Nos tempos em que não precisamos mais respeitar a vontade da maioria e que, como minoria, posso fazer o que eu quero e satisfazer o meu desejo pessoal.

    E la nave va.

     

    CONTRAPONTO SOBRE O COMENTÁRIO QUE LI FALANDO SOBRE A PETROBRÁS: usei o mesmo texto, só que ao invés de PETROBRÁS eu coloquei VALE DO RIO DOCE, alterando a data para quadrilha que se instalou em 1.995.

     

    Tem coisas que não dá para entender. O Lula e a Dilma e sua turma ficam propagando sua luta em defesa da VALE DO RIO DOCE. Meus amigos me respondam : Vocês conhecem alguém que seja contra a VALE? Estamos todos contra a quadrilha que se instalou lá em 1995, mas não contra a empresa. 
    Estamos é contra a impunidade.

    Estamos contra a estratégia nojenta de um governo enganador neoliberal e de direita, defensor ferrenho do estado mínimo, de nomear um procurador, conhecido como ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA, e que nunca deu um único andamento nas investigacões da privataria tucana. ARQUIVOU TODAS AS DENÚNCIAS, inclusive a compra de votos por 200 mil reais cada voto , devidamente atestado com comprovantes (recibos) e confissão por, pelo menos, 4 deputados. Você lembra o que fez o procurador engavetador ??? Analisou as denúncias ??? Pediu investigação ??? Pediu abertura de inquérito junto ao STF ???
    E a direção geral da Polícia Federal ? Vocês lembram quem foi nomeado para o comando ???

    Lembram não, né ??? Tem memória curta ou não lê os registros da História do Brasil !

    Vamos ver no que vai dar tudo isso.

    Relação de empresas estatais brasileiras, (patrimônio do povo brasileiro) entregues de graça ao capital especulativo internacional pelo desgoverno neoliberal de FHC e José Serra, junto com governos estaduais da época, principalmente o do ex-governador Geraldo Alckmin.

    Eles só precisam de mais quatro anos de governo para concluir o serviço que começou com aquele desgoverno FHC.

    CIA. VALE do RIO DOCE;
    PQU (Petroquímica União S.A);
    CSN (Companhia Siderúgica Nacional);

    AES SUL (CEEE Distribuição) – “vendida” para a empresa americana AES;
    BANDEIRANTE Energia – “vendida” para o grupo Português EDP;
    CELPE – “vendida” ao grupo espanhol Iberdrola;
    CEMAR – “vendida” ao grupo americano Ulem Mannagement Company;
    CESP TIETE – “vendida” para a empresa americana DUKE;
    CETEEP – “vendida” para a empresa estatal Colombiana ISA;
    COELBA – “vendida” ao grupo espanhol Iberdrola;
    CONGÁS – “vendida” ao grupo britânico British Gas/Shell;
    COSERN – “vendida” ao grupo espanhol Iberdrola;
    CPFL – “vendida” para o grupo brasileiro VBC;
    ELEKTRO – “vendida” para a empresa americana ENRON;
    ELETROPAULO – “vendida” para a empresa americana AES;
    ESCELSA – “vendida” ao grupo português GTD Participações, juntamente com o consorcio de Bancos Iven S.A;
    GERASUL – “vendida” para empresa Belga Tractebel;
    LIGHT- “vendida” ao grupo francês e americano EDF/AES;
    RGE – “vendida” para o grupo brasileiro VBC;
    BAMERINDUS – “vendido” ao grupo britânico HSBC;
    BANCO BANESPA – “vendido” ao grupo espanhol Santander;
    BANCO MERIDIONAL –“vendido” para o Banco Bozano;
    BANCO REAL – “vendido” ao grupo ABN-AMRO, hoje sob o controle do grupo Santander;
    BEA (Banco do Amazonas S.A.) –“vendido” ao Bradesco;
    BEG (Banco de Goiás) – “vendido” ao Itaú;
    CARAIBA – Mineração Caraíba Ltda;

    – Empresas de Telecomunicação do grupo TELEBRAS: EMBRATEL, TELESP, TELEMIG, TELERG, TELEPAR, TELEGOIÁS, TELEMS, TELEMAT, TELEST, TELEBAHIA, TELERGIPE, TELECEARÁ, TELEPARÁ, TELPA, TELPE, TELERN, TELMA, TELERON, TELEAMAPÁ TELAMAZON, TELEPISA, TELEACRE, TELAIMA, TELEBRASÍLIA, TELASA. A maioria “vendida” a grupos internacionais: espanhol, italiano, mexicano e, algumas a um grupo brasileiro amigos do PSDB, com financiamento de baixíssimo custo do BNDS.

    Senhores. Não tenho a pretensão de mudar as idéias e o comportamento de vocês. Nesta altura da vida ninguém muda mais. Tem gente que gosta mesmo de apanhar. Sente certo prazer na dor.

    O que me assusta e me deixa encucado são os neoliberais, não assumirem o próprio rosto.

    O PSDB e o DEM (partidos neoliberais) tem tudo a ver com as idéias da direita, de estado mínimo, não se diz neoliberal, de direita, diz que vai mudar que são de centro esquerda, que são progressistas, e outras baboseiras mais.

    Porque não se dizem neoliberais e de direita, e faz um programa neoliberal/Direitista e apresenta para a população brasileira?

    Respondo: – Não fazem por que ainda julgam o brasileiro como analfabeto políticamente. Tratam o povo como se gado fossem. Pensam que ainda pode manipular e enganar o povo na próxima eleição, com discursos nojentos e de dedo em riste na cara de seus adversários.

    Assumem que são conservadores. Têm medo de quê?

    Fazem um programa com o conteúdo daquilo que vocês acreditam: 
    – contra as cotas; 
    – contra o aborto; 
    – contra o casamento gay; 
    – pela redução dos direitos trabalhistas; 
    – contra a redução dos impostos;
    – contra universidade para todos;
    – a favor da homofobia; 
    – contra programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Universidade para todos, agricultura familiar, etc…
    – por uma política externa mais invasiva, etc.

    Por que não fazem como o Partido Republicano (Conservador) dos Estados Unidos?

    Se fizermos as contas, aqui como lá, o eleitorado se divide o que, aliás, ocorre em todos os países civilizados (França Inglaterra, Austrália, Itália, Espanha, Alemanha, Áustria, etc., etc., etc).

    No mundo todo, o eleitorado se divide em conservadores e progressistas. Mas, aqui não, em razão da hipocrisia política da direita, a luta não é limpa. O PSDB já vem há 12 anos acusando o PT de estimular o ” NÓS CONTRA ELES ” enganando a população, com o total apoio da grande mídia, de que seu programa de governo neoliberal e de direita (que ficou evidente nos 8 anos em que governaram o Brasil de 1995 à 2002) é igual ao programa de governo progressista e de esquera do PT.

    Por que não criam um partido conservador, que defenda as teses conservadoras e o modo de governar conservador?

    Se assim o fizessem, teríamos um debate limpo, direto, sem enganações, sem subterfúgios. A meu , essa situação da direita esconder suas verdadeiras propostas, de vestir um manto progressista quando não o é, é a pior forma de tra-
    pacear uma nação, posto que esconde seus verdadeiros desígnios.

    Em suma, já é tempo de sair do armário e vir corajosamente para o debate de ideias.

  2. Brilhante e Certeiro

    Que maravilhoso é ler um texto como esse de um cara que admiro muito. Parabens ao Leandro, certeiro nas suas colocações.  

  3. Então, Leandro Fortes,

    Então, Leandro Fortes, admita, você escreveu esse texto porque não vê nada demais na corrupção da Petrobrás e está pouco se lixando para a disparada da inflação, do preço da energia elétrica, dos juros, da gasolina, da perda dos direitos dos trabalhadores, etc. O que te interessa é defender o governo a todo custo.

    1. Reconheça que você não quer

      Reconheça que você não quer ver que antes já havia corrupção na petrobrás mas que nunca governos anteriores sequer deixaram alguma instituição investigar (ou você quer convencer alguém que antes não havia corrupção?).

      Reconheça que você tenta acreditar e mentir para si mesmo de que empreiteiras que fazem obras no Brasil desde a época da ditadura, durante o governo do PSDB e agora no governo do PT, só passaram a corromper políticos agora, que antes elas não faziam isso, porque assim você não tem que admitir que antes elas corrompiam políticos também, mas você não ficava sabendo porque os governos anteriores não permitiam que nada fosse invesrigado e que a imprensa não te mostrava nada. Assim, você pode tentar ficar de consciência livre e não precisa exigir prisão para tucanos também não e?

      Duvido que você realmente acredita que antes não se via donos de grandes empresas e políticos investigados e presos porque antes não havia tanta corrupção, aposto que você sabe que está mentindo para sí mesmo para ter algum motivo para defender as manifestações claramente feitas por quem votou no PSDB.

      E aposto e você no fundo sabe, que se fossem amigos e partidários da Dilma cujo helicóptero fosse pego com MEI TONELADA DE COCAÍNA, que isso estaria até hoje em todos os jornais e seria capa de inúmeras revistas da Veja, mas como foi com amigos de Aécio do PSDB, deixa cair no esquecimento não é mesmo?

      A pior coisa da mentira é que ela vicia e depois de um tempo a pessoa passa a acreditar nas próprias mentiras, no começo era só para agradar as pessoas de “classe mais alta” e assim parecer “intelectual e bem informado”, depois incorpora o discurso e passa realmente a acreditar nas próprias mentiras. Triste.

      1. Não seja tolo. Óbvio que

        Não seja tolo. Óbvio que antes já havia corrupção na Petrobrás. A diferença é que eu não defendo a antiga enquanto você defende a atual. Simples.

    2. Menino, pelamorde Deus,, vai

      Menino, pelamorde Deus,, vai estudar…! No pé em que estás, nada podes captar da realidade. Acorda, menino, e segue pelo menos um conselho muito antigo: Procura ver, com coração desarmado, todas as razões, até as mínimas, dos dois lados conflitantes de uma questão. No pé em que estás, teu ódio se assenta em fé cega, e sequer entendes que as questões têm dois lados em conflito, sempre, e quase sempre o que procuram te ensinar abusando da tua fé te faz ver apenas um lado e te transforma em instrumento de interesses horrendos, criminosos, contra teu país, contra tua família, contra teu povo, interesses fantasiados de bondade. Tais coisas só aprenderás em estudar! Deus te ilumine para que um dia entendas.

      1. Não vi ódio no comentário
        Não vi ódio no comentário dele. So expos outro ponto de vista. Estão começando a ver ódio onde não ha. Não cai na conversinha do Lula, aquele papo de nos contra eles. Somos um so, com opiniões diferentes. Caso não enxerguem, existem sim mais de duas opiniões diferentes. Não existem so duas verdades como pregam os auto intitulados de esquerda e os igualmente auto intitulados de direita. Eu fico aqui e la, nos blog de direita, e vou falar uma coisa: Tem bobagem pra tudo que é lado, e ódio também. Ha troll pra todo lado. Vocês são parecidos, so estão em lados opostos. Quando conseguirem olhar neutralmente para ambos os lados, conseguirão extrair o que ha de melhor em ambos.

  4. Até que enfim um blog de esquerda está fazendo política

     

    Ufa! Não aguentava mais o “fogo amigo” dos blogueiros de esquerda que não viam o que estava escancarado, que a “crítica construtiva” ao governo Dilma e ao PT que queriam fazer não ajudava e não ajuda em nada a esquerda no atual momento, mas só servem para dispersar a militância e criar um clima de pessimismo e alimentr os trolls de direita que começaram a infestar os blogs de esquerda.

    Até que enfim um blogueiro parou de dizer que a culpa desta situação é por conta do jeito Dilma de governar ou por culpa do PT que não fez a reforma da mídia quando podia e passou a demonstrar que a verdade é que a situação está assim por conta de uma imprensa vil que está formando eleitores vis e um partido (PSDB) que prefere ver o país pegando fogo do que admitir que perdeu legitimamente nas urnas para o PT novamente.

    Até que enfim um blogueiro de esquerda captou o “sinal dos tempos”, de que a direita está unida e nos dividindo e casa dividida não se mantém em pé. A hora não é para críticas construtivas e nem críticas é hora para defender quem está sendo atacado da forma mais vil e inescrupulosa que é a Dilma e a esquerda representada pelo PT, pois não pensem que se o PT cair no vácuo essa direita hidrofóbica não vai desmantelar qualquer outro partido de esquerda. Chega de “críticas construtivas”, isso só divide a esquerda e alimenta a ultra-direita, o momento é de união para que uma onda nazi-fascistas não tome conta do Brasil. É hora de nos unirmos e defendermos o futuro do Brasil, depois de vencida essa onda de ódio irracional aí sim poderemos voltar as críticas construtivas.

    A hora é de união e de demonstrar o que, verdadeiramente, está movendo um percentual da população contra o governo e todos sabemos que no fundo é o ódio irracional que surgiu da própria vergonha interior de alguns e do medo irracional que blogs de direita e imprensa colocou em outros de que a esquerda representada pelo PT quer transformar o Brasil num comunismo. Sabemos que isso é uma mentira deslavada, mas temos que responder isso e demonstrar a hipocrisia destas marchas organizadas pela direita e pelo PSDB em todas as frentes que pudermos.

    Parabéns ao Leandro Fortes, temos que começar a desconstrução da mentira desses movimentos nazi-fascitas que a direita está organizando e não ficar em “auto-críticas” que nesse momento serve tanto quanto um estilingue para enfrentar bombardeiros..

    1. Não consegui marcar as

      Não consegui marcar as estrelinhas. Então aplaudo aqui. Chega mesmo de fogo amigo! Já basta o outro, que tem mil canais para se manifestar, com toda liberdade de expressão possível.

    2. “A hora não é para críticas

      “A hora não é para críticas construtivas e nem críticas é hora para defender quem está sendo atacado da forma mais vil e inescrupulosa que é a Dilma e a esquerda representada pelo PT” Nada mais a dizer. Parabéns!!!

  5. a questão de moral & bons

    a questão de moral & bons costumes era a desculpa socialmente aceitável, para motivos verdadeiramente inconfessáveis. A grande mudança é que esses motivos foram “autorizados” a sair dos armários e estão expostos, sem nenhum pudor. Haverá retorno para essa excrescência?

    1. Pois é…   Olha um exemplo

      Pois é…   Olha um exemplo de um cidadão que foi “combater a corrupção” e não porque é eleitor do PSDB ou porque não se conforma que a Dilma tenha ganho no voto do Aécio.. E note que ele está em lugar de honra no protesto “contra a corrupção”, em cima do trio elétrico, pisar no chão nem pensar né?  Aí vem gente e tenta dizer que esses protestos não são organizados por eleitores do Aécio e do PSDB, que são “apartidários”… 

      1. prova de que o PSDB…

        continua cheio daqueles que recusam a se ocuparem com as coisas pequenas do governo

         ou com o povo, conforme já cansaram de esnobar ao se manterem distantes ou mais elevados

        impressionante mesmo é ele ficar cada vez mais rico sem fazer nada

        e por falar em ficar cada vez mais rico, a frase poderia ser :

        A Culpa Não É Minha. É de Vocês

      1. rs……………certo……………………..pois então

        deve ser por isso que em tudo que participam nunca são responsáveis, só observadores ou apoiadores

        observam a água, o trem, o aeroporto da família e das fazendas, dos meios de comunicação, enfim, observam até a impunidade reinante e garantida com todo apoio dos responsáveis

        1. resumidinho…

          os responsáveis pela corrupção tucana também nada são………………………..

          deve funcionar assim: vocês fingem que não são e eu finjo que sou a lei

    2. A PM DIZ que há 5 pessoas por

      A PM DIZ que há 5 pessoas por metro quadrado.O Datafolha diz 3 por metro quadrado;

                 Pergunta matemática:

                  Quantos metros quadrados ocupa Ronaldo Fenômeno?

                    Esse quebra todas estatísticas.

           

      1. Todas as duas erradas…

        Gente pegue uma trena e meçam o que é 1 m2! Em um metro quadrado a menos que as pessoas estejam abraçadas ou equilibradas uma em cima da outra não cabem mais do que 2 pessoas, e ainda assim numa proximidade que não é usual as pessoas ficarem. E tem mais: para que coubessem 1 milhão de pessoas na paulista a média deveria de 17 pessoas por m2 , ou seja só possível se todos fossem fantasmas sem matéria.

      1. Tocou sim, Gilson. Fez até

        Tocou sim, Gilson. Fez até cócegas! Estou rindo até agora…

        Quem parece que está rindo menos, é o governo e os seus fãs.

         

          1. Do “meu” ódio, ou da tua

            Do “meu” ódio, ou da tua ingenuidade sectária, Analu, como anda a estas alturas o “Mais Médicos”? Resolveu o problema da assistência no interior, ou acabou servindo de desculpa para que prefeitos irresponsáveis demitissem o seu corpo clínico e ficassem na aba do governo que, aliás, continua curta?

          2. Resolver totalmente nem Deus faria

            Mas aliviou muito o problema. Houve algumas demissoes sim, mas muito menos do que o acréscimo no número de médicos. Há pouco tempo houve uma matéria aqui sobre isso. Mas claro que você nao quer ver isso, né? 

          3. Você tem certeza de que

            Você tem certeza de que aliviou o problema, ou só deseja?

            Acorda Analu; a saúde melhorou tanto quanto a educação, no aspecto das relaçõe e aspirações profissionais: o “desmonte” continua, assim como as “soluções esparadrapo”…

            Há quanto tempo não se noticia um Edital de Concurso (maiúsculas propositais) digno do nome, com salários pelo menos próximos aos dos “médicos remendo”?

          4. Vc quer acordar a anarquista

            Vc quer acordar a anarquista lúcida?

              Ela está congelada há trocentos anos.

                Temo por um choque térmico.

          5. C/ salários próximos nos lugars em q eles vao e cumprindo horár?

            Os médicos brasileiros simplesmente nao querem. Você se esqueceu das reclamaçoes de salários de pelo menos 20.000 reais? 

          6. Kadum, kadum, Analu…
            Tem

            Kadum, kadum, Analu…

            Tem quem trabalha até por muito menos, e outros só por muito mais, como alguns diretores e membros do Conselho da Petrobras…

          7. Haja apelaçao, hem? O q o c* tem a ver c/ as calças?

            Em que isso tem a ver com o tópico que estamos discutindo? Diretores de empresas privadas tb recebem salários altos, e daí? Isso deveria balizar os salários dos médicos? Se nao deve, por que você está apelando? Parece o Leônidas e o Aliança Liberal, que sempre que nao têm mais o que dizer metem Cuba no meio. 

          8. Minha vó me dizia que não

            Minha vó me dizia que não devíamos gastar vela com defunto ruim.Não perca tempo com este leitor do Rola Bosta.Abraços.

          9. Analu, você devia “se ouvir”

            Analu, você devia “se ouvir” mais vezes: o que tem a ver é exatamente isso: quem deve balizar o salário de qualquer profissional é o profissional, não o “achismo” dos blogueiros. Eu não posso determinar quanto me oferecem em pagamento do meu trabalho, mas posso determinar se aceito ou não.

          10. OK, mas entao nao pode achar ruim q outros aceitem

            Nem querer exigir que o governo ofereça salários mirabolantes. Simples assim. 

          11. Mas posso achar ruim que o

            Mas posso achar ruim que o governo encampe ao bel prazer teses casuísticas, e “dobre” as regras do jogo atropelando os meus órgão de classe; Há um rito para que médicos estrangeiros atuem no país e há adaptações curriculares a serem feitas. Tudo isso foi jogado para baixo do tapete e resultou na implantação desse remendo disforme que em tudo por tudo sequer se aproximou da hipótese que lhe deu base: O interior continua sem médicos!

            A razão? A mesma de não se atacar o saneamento básico e outras obras de sub-solo:

            – Interior não serve de palanque para o governo! Já as periferias… quase.

          12. O governo tem q cuidar do povo, nao d uma categoria profissional

            As “regras” só estavam servindo para deixar o interior sem médicos e deixar os poucos que iam com a faca e o queijo na mao, exigindo nao cumprir o horário integral do cargo. Elas continuam existindo para quem quer ter a liberdade de consultar onde quiser. E foram adaptadas para permitir que o interior recebesse os médicos disponíveis. E o interior está muito melhor de médicos do que estava antes, por mais que você negue isso. 

          13. Analu, isso é retórica vazia,

            Analu, isso é retórica vazia, e você sabe disso muito bem; que o governo deve cuidar é tão verdadeiro quanto que não cuida, então, isso de que “tem que cuidar” não é tão imperativo quanto deveria, você não acha? Quanto aos “médicos do interior”, da espécie “cubanos”, vai lá procurar, pra ver se você acha… Depois volta aqui para informar.

            Abs

          14. Nao sei nada disso as notícias sobre os médicos cubanos sao ótim

            Você é que quer negar o que nao te convém. Há mil matérias sobre o contentamento das populaçoes assistidas, e você quer que eu acredite na palavra de um interessado no caso? É ruim, hem? 

          15. Então… Pra quê conversar,

            Então… Se a minha palavra não merece crédito, pra quê conversar, não é mesmo?

            Passar bem, Analu.

          16. Acorda tu

            Que provavelmente pela sua idade esta lange, se que alguma vez esteve, em alguma universidade. Só quem passou pela academia publica nos anos 80, 90 e 2000 sabem a diferença que foi o governo PT paela educação. Por que os estados governados pelo PSDB não querem pagar o salário míno dos professores? Como eram as universidades federais no desgoverno PSDB e hoje? O desmonte que tu escreve eu vi na carne no desgoverno FHC onde não havia bolsas de estudo, programas para alunos pobres e só a classe média para cima fazia curso superior público. Esta mesma classe MERDA que hoje morde os cotovelos por que o PT colocou pobre no ensino superior. 

          17. É essa a “classe” que você

            É essa a “classe” que você come? Se não, porquê está com ela na boca?

          18. Nível de quem, Analu?
            Procure

            Nível de quem, Analu?

            Procure nos meus textos alguma escatologia ou palavra grosseira… E posso dizer que conheço todas, assim como você, mas não as considero necessárias para expor as minhas ideias e, sim, também não considero elegante enfrentar ou que me enfrentem com elas e algumas vezes reajo, em outras, atribuo ao “juízo de valor” o valor de quem faz o juízo.

          19. Prezado, em hipóte-se alguma

            Prezado, em hipote-se alguma eu acusaria toda uma categoria profissional por besteiras cometidas por alguns componentes .

            Nem sabia que você é médico .

            Aliás, a intolerância está contaminando componentes de todas as categorias profissionais .

            Peço desculpas, caso se sinta ofendido pelo meu post, não gosto de ofenças .

             

    1. Depoimento: ginecologista

      Depoimento: ginecologista fascista

      Priscila Gontijo

       

      PRISCILA GONTIJO

      24 de Outubro de 2014 às 19:46  “Assim que entrei em sua sala, o médico percebeu o adesivo da Dilma grudado no meu caderno. Ele então me olhou de cima abaixo, se levantou e rapidamente trancou a porta do consultório” 

      Foi a minha primeira consulta com o médico ginecologista na zona oeste da cidade de São Paulo. O único que aceitava o meu plano de saúde para realizar a tal cirurgia. Seis meses nessa lenga-lenga.

      Assim que entrei em sua sala, o médico percebeu o adesivo da Dilma grudado no meu caderno. Ele então me olhou de cima abaixo, se levantou e rapidamente trancou a porta do consultório.

      Em seguida, sentou-se na minha frente lentamente e iniciou o interrogatório num tom sombrio com a seguinte frase:

      “Tenho uma curiosidade: por que vocês querem destruir o país?”

      Perplexa, minha boca secou. Estava ali para fazer exames.

      Ele continuou exigindo os motivos do meu voto com voz pausada e baixa. E acrescentou: “Veja bem, sou nulo”. E amparado por essa neutralidade fictícia, fez diversas perguntas. Eu disse que não tinha ido conversar sobre política e sim agendar a cirurgia. Ele não arredou o pé. Mirava-me do alto do seu pós-doutorado estampado em letras garrafais na parede. Tão sabido e inteligente que não fazia ideia do que eram as políticas públicas de educação no Brasil. Quando eu revelei que na Puc vários alunos ingressaram na universidade pelo PROUNI e o ENEM o clima pesou ainda mais. Nesse instante, o doutor-nulo me olhou estupefato.

      O golpe fatal veio quando eu lhe disse que diversos alunos de Osasco e do grande ABC estudavam na ilustre Pontifícia Universidade Católica do seu bairro. Repetiu a palavra “Osasco” com uma boquinha de nojo e enxugou o suor da testa.

      Em seguida me perguntou sobre o PROUNI e o ENEM revelando uma ignorância alarmante:

      “Esses programas PROUNI e ENEM por exemplo, as pessoas não precisam fazer vestibular nem prova alguma, né?”

      Fiquei na dúvida em responder. Ele morava em Marte?

      Seguiu-se o interrogatório. Pedi pra ele analisar os meus exames, afinal estava ali pra isso. Mas o singular doutor que se auto-intitulava apolítico insistia em me questionar. Diante do meu crescente constrangimento ele ganhou novo ânimo. Já bradava: “Você devia ter vergonha! Por que vai votar nessa mulher?”

      Eu, mais encurralada do que nunca cheguei a pensar no tal código de ética dos médicos. Existia mesmo isso? Em que galáxia? Se eles podem fazer o que bem entendem e sem o menor pudor? Nesse exato momento, ele deu o berro triunfal repetindo a pergunta: “Por que votar nessa mulher? Exijo explicações.” Olhei pra porta. Trancada. Pensei no plano de saúde. O único médico que aceitava meu plano para a cirurgia. Demorei mais de seis meses pra encontrar um e agora tinha urgência. Não podia pagar o procedimento em uma clínica particular. Resolvi falar sobre os projetos sociais do atual governo e das aulas que ministro há mais de seis anos na periferia da cidade de São Paulo e de como estava feliz em ver meus alunos, que antes não tinham acesso, ingressarem nas universidades. Era por esse e outros motivos que iria votar “nessa mulher”, expliquei. Nesse instante, ele estufou o peito e gritou:

      “Não estou perguntando do social. O social não interessa. Quero saber da questão financeira!”

      Nesse instante mirei a imagem da Dilma no adesivo: uma jovem no tribunal totalmente oprimida e humilhada. Pedi socorro pra imagem. Saliva? Zero. E fixei a ilustre nulidade a minha frente com firmeza, dando a entender que não iria ceder. Ele sentenciou:

      “Na época da ditadura não havia roubalheira.”

      Ali tive a certeza: não iria me operar com médico torturador.

      Mas ele era um maratonista da obtusidade. Um triatleta da ignorância. E conseguiu piorar ainda mais. Chegou ao ápice mórbido da seguinte pergunta:

      “Por acaso na época do Figueiredo roubavam? E na época do Geisel?”

      Eu respondi que na época do Geisel não só roubavam como matavam e ele retrucou sentencioso:

      “Não estou perguntando isso! Não quero saber se matavam. Quero saber sobre o aspecto financeiro.”

      Passando mal pedi pra sair.

      O tal idiota da objetividade perguntou o que vinha no Bolsa Família e depois de ouvir, proferiu numa cínica afirmação exaurida pelo uso:

      “Isso é esmola.”

      Tonta, disse que realmente tinha pressa e me levantei.

      Finalmente o doutor-torturador me libertou do cativeiro.

      Livre, já fora do consultório-prisão desagüei num choro de impotência atroz no meio da rua.

      Ionesco deve estar rindo de nós.

      E com razão.

       Sobre o AutorPriscila Gontijo

      Priscila Gontijo

      Dramaturga, roteirista, atriz e atuou como coordenadora e arte-educadora de pesquisa-ação do Programa Vocacional na periferia de São Paulo. Formada em Letras pela PUC/SP

       

        

       

      1. E isso, evidentemente, nos torna iguais

        E isso, evidentemente, nos torna iguais, não é? Todos os médicos estamos representados nesse relato (verdadeiro ou não) que você resolveu trazer como resposta a uma manifestação de livre pensamento…

        Boa vara de medir! Continue assim…

        Abs

        1. Não me parece que a autora do

          Não me parece que a autora do texto tenha enfiado todos os médicos no mesmo saco sujo.

          O que emerge cristalino é a abissal ignorância do profissional citado, sua absoluta incapacidade de compreender seja lá o que for da realidade, ainda que esteja no alto de seus cursos, PHDs ou o que o valha. O humano ou o social não lhe interessam, só o financeiro. Esse aí não é um médico, é um carniceiro.

          Se o relato tocou fundo em você ou se o fez vestir a carapuça, é uma pergunta que só você poderá dar.

          1. O suposto “relato”

            O suposto “relato” (verdadeiro ou não), foi encadeado ao meu texto como se resposta fosse, o que me dá direito de entendê-lo dirigido a mim e portanto o direito e até obrigação de responder. Quanto ao “tocar o coração”, nem fundo e nem raso, não é essa a intenção que se percebe, mas sim a de agredir e ofender. Do dito, a “carapuça” continua à disposição; veja se cabe em você.

      2. Tem que denunciar uma criatura desta

           As vezes a gente tem uma mania de querer deixar essas coisas pra lá, de achar que se sentir distante dessas pessoas basta, não, quando passa de todos os limites tem que denunciar, tem que dar nome e endereço, isso é crime.

        1. É óbvio que tem que

          É óbvio que tem que denunciar, Gão, especialmente se os fatos relatados forem verdadeiros!

          Mas não sejamos nem tão ingênuos, nem tão crédulos; Muitas vezes essas estórias com título em negrito, mas sem dar nome aos bois, tem a intenção não de denunciar, mas “temperar” percepções conforme interesses de momento.

          É muito fácil e direto imputar aos médicos todas as “culpas” de um sistema de saúde falido; os políticos de todas as cores e partidos tem feito isso todos os anos e desde que me lembro (o que não esgota o assunto), mas o fato é que, nessa história, o médico é apenas um trabalhador qualificado que, nesse aspecto, não difere de qualquer outro profissional do setor de saúde que, como ele, não decide e nem aloca os recursos necessários ao seu bom funcionamento, apenas trabalha com o que tem naquele momento e geralmente tem muito pouco com que trabalhar.

          Mas, claro, o médico é o “responsável óbvio” perante a população, que desconfiaria muito mais da palhaçada desses números se os polticos resolvessem botar a culpa dos problemas, nunca resolvidos, nos enfermeiros, por exemplo.

          1. É tão absurdo que as vezes é difícil de acreditar

                 Mas vendo o que eu vejo com meus próprios olhos eu tenho que levar a sério, eu mesmo já vi uma campanha política insistente em consultórios, ainda bem que não nesse nível, eu não sei o que está havendo com muitos profissionais de saúde inclusive com participação intensa e explícita dos conselhos federais, não é normal.

          2. Concordo que é absurdo esse

            Concordo que é absurdo esse relato de constrangimento, mas não que a participação política dos médicos ou de qualquer outra categoria profissional seja absurda, quer por razões pessoais ou de classe.

          3. Conselho regional ou federal é muito diferente de um sindicato.

              O mesmo vale para o CREA, serve sobretudo para assegurar a responsabilidade dos membros no exercício da profissão. mas as veezes faz o oposto. O que já aconteceu foi membros desses conselhos incentivando esse tipo de “ativismo médico” em consultórios.

          4. Gão, uma coisa é a

            Gão, uma coisa é a instituição e outra coisa os seus membros;

            Eu mesmo não concordaria, e não concordo, que os meus órgãos de classe exibam cores políticas. Mas em que seus membros exibam cores políticas sim.

            Interessantemente, o Sindicato do Médicos do Rio de Janeiro costumava exibir logotipos da CUT nas suas publicações e, pelo menos a mim, isso nunca pareceu adequado, porque a CUT, embora seja um órgão colegiado de trabalhadores, sempre se colocou atrelada a posições partidárias.

            Mas quanto às convicções politicas pessoais, cada um que tenha as suas e, se quiser argumentar e tentar cooptar outros correligionários pela sua explanação de fatos e ideias, que tente, é justo!

            O que não é justo, e muito menos é inteligente, é o “patrulhamento”.

          5. Entre outras coisas, é disso que eu estou falando:

            TSE confirma multa ao Conselho de Medicina de Goiás por campanha contra Dilma

            Entidade utilizou cadastro eletrônico de filiados para difundir mensagem que orientava médicos a recomendarem aos pacientes voto contra a petista. Medida foi represália ao Mais Médicos e a veto ao Ato Médico

            http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/tse-confirma-multa-ao-conselho-de-medicina-de-goias-por-campanha-contra-dilma/

             

            http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-o-conselho-federal-de-medicina-ganha-ao-detonar-a-saude-publica-em-nova-campanha/

             

            Conselho Federal de Medicina deu atestado de ignorância ao repudiar campanha contra racismo

            http://www.viomundo.com.br/denuncias/racismo.html

            http://oglobo.globo.com/brasil/a-15-dias-do-2-turno-conselho-de-medicina-do-maranhao-instala-outdoors-pedindo-mudanca-ja-14235630

             

          6. Mais uma vez você confunde a

            Mais uma vez você confunde a Instituição com os seus membros; se os membros da Institição fizerem mal uso das suas prerrogativas e da institição devem ser punidos, e foi isso o que aconteceu! O problema do mau uso da linguagem por parte dos meios de comunicação é outra coisa… só pergunto:

            Quem extrapolou? Os CRM apontados, ou os membros que foram eleitos, para esse turno, nesses CRM?

          7. Prezado Jose Mayo,

            parte de seu texto:

            (…)

            É muito fácil e direto imputar aos médicos todas as “culpas” de um sistema de saúde falido; os políticos de todas as cores e partidos tem feito isso todos os anos e desde que me lembro (o que não esgota o assunto), mas o fato é que, nessa história, o médico é apenas um trabalhador qualificado que, nesse aspecto, não difere de qualquer outro profissional do setor de saúde que, como ele, não decide e nem aloca os recursos necessários ao seu bom funcionamento, apenas trabalha com o que tem naquele momento e geralmente tem muito pouco com que trabalhar. (grifos meus)

            (…).

            me fez refletir: por qual razão os médicos nunca foram às ruas protestar contra o sistema de saúde falido, por melhores condições de trabalho  e benefícios trabalhistas?

             

          8. Pois é, Maria,

            Pois é, Maria, lamentavelmente só posso dizer a você que a tua informação, de que “os médicos nunca foram às ruas protestar contra o sistema de saúde falido”, ESTÁ ERRADA!

            É tudo o que temos feito, e não só nas ruas, e não só nos últimos 12 anos; o desmonte da saúde pública nem começou e nem parou com os governantes de agora, assim como o desmonte da educação, a desconstrução da segurança e tantas outras histórias.

            Por mais impostos que se paguem NUNCA há dinheiro para o que é necessário, mas para controlar o descontrole inflacionário dos gastos mal alocados de governo pela via dos juros altos, para isso sim, há.

            Já tem até 400 bilhões de dólares reservados.

      3. Dramaturga, roteirista, atriz

        Dramaturga, roteirista, atriz e atuou como coordenadora e arte-educadora de pesquisa-ação do Programa Vocacional na periferia de São Paulo. Formada em Letras pela PUC/SP

        E agora faz novela também!!!

      4. Quem tem ódio?

        O texto é bem escrito, tem até uma verve rodriguiana (aquele reacionário), mas não reflete a realidade, quero crer ser uma obra de ficção.

        Evidente que, em todas as áreas, existem pulhas, mas tenho certeza de que a maioria dos médicos não se comportaria assim.

        A maioria votou em Aecio, de fato, o que é legítimo e democratico. 

        Não se pode tomar a minoria pelo todo.

        Dizer que as pessoas que protestam contra a corrupção defendem a ditadura militar é de uma desonestidade intelectual e má-fé atroz.

        Sim, sou classe média, profissional liberal, e me considero bastante democrático.

        Não me incomoda nem um pouco a ascensão social da populaçao (ainda mais tendo eu ascendido socialmente há muito tempo.

        Protesto contra a corrupção desavergonhada, contra um partido em que já votei diversas vezes é que loteou o país.

        Quem é você para dizer que eu não posso protestar?

        Quem tem ódio aqui, eu ou você?

         

         

         

         

         

         

  6. como maioria votou no Aécio…

    caíram nas garras da corrupção tucana duas vezes

    enganados pela mídia dos estados governados por tucanos

    e corrompidos pessoalmente ao se manifestarem como verdadeiros idiotas ou atendendo a mesma mídia

    a pior corrupção é a de si mesmo

    1. Concordo com vc,mas tenho

      Concordo com vc,mas tenho  dúvidas pro meu livro.

        Me esclareça:

        Nesses 12 anos de governo petista, eles sairam de qual convento?

       Da Santíssima Trindade,São Francisco,Carmelitana,São Bento ou outro?

  7. Na esquerda parece que as
    Na esquerda parece que as coisas são assim: Ou você esta com eles ou esta com o capeta. Ser contra cotas raciais não é a mesma coisa que racismo. Há controvérsias em muitas das afirmações do texto. Algumas estão corretas, mas a esquerda jamais admitiria isso. Como ja disse antes: Farinha do mesmo saco. Bipartidarismo atrasado.

  8. o ódio
    domingo eu e minha esposa saimos de carro à busca de um restaurante para almoçarmos aqui na Vila Madalena. fiz questão de sair com a bandeira do PT. afinal era dia de manifestação. na rua Simão Álvares um pitbull numa moto e de camisa da CBF partiu pra cima do carro dirigido por minha mulher e começou gritar e me ameaçar. apesar do risco e do desepero de minga esposa; não me intimidei e banderei a vermelha com a estrela no focinho do tresloucado e insano. Não reajo normalmente. mas ali não tive saída a não ser o enfrentamento. Coisa terrível a que estarenos submetidos nestes tempos. A guerra passou das camisas dos clubes para os contrários aos partidários da presidenta vencedora democraticamente. Não nos intimudemos. Não precisamos da violência, mas temos que nos impor. ganhamos uma eleição. Somos maioria. Nós resoeitamos os derrotados. é tempo deafirmação.

  9. Que lixo

    O cara escreve uma porcaria agressiva dessas e vem falar de discurso de ódio? Enfim, adoro ver como a esquerda lida com a crítica…

    Sinto muito, mas não dá pra rotular 2 milhões de pessoas. Tentem outra.

  10. Que coisa horrível

    Não sei bem onde o lulismo quer chegar instigando cada vez mais o ódio.

    O autor quer rotular todos que foram às ruas neste domingo. E nesse seu maniqueísmo tresloucado certamente rotularia todos que foram às ruas na sexta como os homens bons da República. Até mesmo os que foram por R35.

    A sociedade braileira não é assim coo querem pintar.

    Fui à rua com um amigo e nenhum dos dois odiamos gays nem pobres. Nem poderíamos, pois teríamos que odiar a nós mesmos que já fomos muito probres e alguns de nossos parentes, que continuam pobres.

    Fomos porque não concordamos com essa política econômica anticíclica maluca que jogou o país nessa situação e que sabemos, ambos, deveria ter sido alterada já há algum tempo. E a Dilma também sabia. Não fez o que deveria ter feito para não perder as eleições, e não porque geraria uma quebradeira, como agora ela quer nos fazer acreditar.

    Alias, esse meu amigo paga a metade da faculdade de dois dos seus funcionários e é avalista do FIES de um deles que teve que financiar a outra metade. Como pode um cara desses, odiar o fato de pobres terem o direito de cursar a faculdade ?

    1. Como querem pintar não,taí embaixo nas fotos o que é maniqueismo

        E ninguém viu nada parecido dia 13

      e a propósito é muita pretenção de um grupinho querer ser ser “a sociedade brasileira”

      realmente no dia 13 devia ser uma multidão de haitianos como dizem alguns.

      PS. bom saber que teu amigo assina embaixo literalmetne dos programas do governo.

  11. Cenas deprimentes

    As imagens da manifestação não nos deixam mentir. Um povo com muito ódio e pouca informação (e aparentemente, muito dinheiro), tomou as ruas para expressar o pior do ser humano.

    Respeito quem está descontente com o governo e quis demonstrar sua insatisfação (mesmo sendo eleitores do Aécio – conforme comprovam as pesquisas – e que ficariam insatisfeitos de qualquer jeito), mas eu jamais me colocaria em sã consciência ao lado de fascistas e de mensagens de ódio.  Mesmo que você não concorde, está ajudando-os a passagem a mensagem.

  12. Admissão

    Eu admito: Fui para a rua porque pago os meus impostos em dia e recebo péssímos e caros serviços em todas as esferas de governo. Não odeio pessoas, mas odeio a mentira e o estelionato eleitoral.

  13. O tempo passou na janela e só Carolina não viu.

    É verdade que a extrema direita estava presente nas passeatas do dia 15, também é evidente que houve manifestações raivosas. Engana-se porém quem julga o todo pelas partes. A maioria dos manifestantes era pacífica, sem ódio e nada tem a ver com uma minoria de boçais que pedem a intervenção militar.

    O autor desse artigo certamente ficaria decepcionado se descobrisse que havia entre os manifestantes, muito mais do que radicais de direita,  ex-eleitores do PT, decepcionados com os rumos tomados pelo partido que prometia uma nova forma de fazer política e enfatizava a ética e a transparência. Que a revolta não é motivada pelos avanços sociais nos governos petistas, mas acontece apesar deles. Que a maioria votou em Aécio não porcausa do Aécio, mas porque a única alternativa era votar na Dilma e no que ela representa hoje.

    As Carolinas, que insistem em continuar acreditando nesses mitos de ódio da elite branca, não viram o tempo passar na janela, e terminarão sendo atropeladas pelo caminhão da história,  sem conseguir sequer  anotar o número da placa.

  14. Com quem este texto pretende

    Com quem este texto pretende dialogar?

    Por que se é, como se deduz do formato do discurso, dirigido a um “você” hipotético, com aqueles que se manifestaram no dia 15, então é um texto muito ruim, que, em vez de abrir uma porta para que o interlocutor rompa com os seus lugares comuns, o empurra para trás, exigindo dele uma coerência no ódio e no reacionarismo que provavelmente muito poucos têm – e que não nos interessa que desenvolvam.

    E se é, ao contrário, uma pregação aos convertidos, um simples convite a que nos sintamos superiores aos zumbis de 15 de março, então também é muito ruim, primeiro por que não nos dá instrumentos para debater com os discordantes (ou seja, apenas nos instrui a fazer o discurso inoperante que descrevi acima), e segundo pela arrogância intelectual, que só serve para isolar. Parece o discurso típico do liberal norte-americano, que xinga os conservadores de “rednecks” para se sentir em paz com sua própria superioridade elitista, em vez de explicitar a origem do conservadorismo, que não está nos rednecks e sim na burguesia da Costa Leste.

  15. Odiar? Só se for a corrupção!

    Caro Leandro, compreendo perfeitamente que você não concorde com os protestos, tudo bem. Mas aí dizer que quem foi à rua no domingo passado, como eu, para odiar quem ascendeu socialmente, os homoafetivos ou tudo mais, é demais para mim. Como foi citado em comentários anteriores, isso é de uma imensa má-fé. Odeio a corrupção, nasci no mesmo ano da promulgação da Constituição e o que vejo são escândalos e mais escândalos. Bancos Markra e Fontecidan, Banestado, Metrô de SP, Mensalão, Petrolão. E eu vou me calar diante disso? Claro que, entre dois milhões de pessoas, era impossível que não houvesse bandeiras absurdas, como a intervenção militar ou xingamentos contra a Presidente. Mas os que faziam isso eram minoria, foram protestos pacíficos, em que gente de todas as classes sociais estava presente. Que tal dialogar com estas pessoas que participaram e chegar a uma solução que propicie o bem comum, em vez de acusar por um discurso de ódio que, em maior parte das pessoas que protestaram, não existiu? Que tal nos unirmos para dar fim a corrupção, que todos, TODOS NÓS, temos o pleno direito e dever de odiar? Espero que nasça um país melhor a partir destes protestos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador