26 de junho de 2026

Grok, IA de Elon Musk, pode ser suspensa no Brasil por violar direitos de mulheres e crianças

De acordo com o Idec, o Grok vem sendo utilizado para a difusão de “imagens sexualizadas não consentidas, inclusive de menores de idade”
Crédito: NurPhoto via Getty Images

Idec pediu ao governo a suspensão do Grok, IA de Elon Musk na rede social X, por gerar imagens íntimas falsas.
Ferramenta é usada para deepfakes de mulheres e crianças, sem consentimento, violando direitos e leis brasileiras.
Pedido foi enviado a órgãos do governo, destacando riscos e falta de salvaguardas na tecnologia do Grok.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) solicitou ao governo federal, nesta segunda-feira (12), a suspensão do funcionamento do Grok, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida por Elon Musk e integrada à rede social X. Segundo a entidade, a tecnologia tem sido usada para gerar imagens íntimas falsas de mulheres e crianças sem consentimento, o que configuraria graves violações de direitos fundamentais.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Em nota, o Idec afirmou que o pedido se baseia em “evidências robustas de violações reiteradas”, com impactos diretos sobre crianças, adolescentes e mulheres. Na semana passada, o g1 revelou o caso de uma brasileira que teve uma foto de biquíni manipulada por meio da ferramenta. Ao tomar conhecimento da imagem, a vítima relatou à reportagem um “sentimento horrível”.

A prática, conhecida como deepfake, quando imagens reais são alteradas com o uso de inteligência artificial, já existe há alguns anos, mas ganhou grande disseminação no X no mês passado, tornando-se uma tendência no Brasil e em outros países.

O pedido de suspensão foi formalizado em um ofício encaminhado ao Comitê Intersetorial para a Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Ambiente Digital, que reúne representantes do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

De acordo com o Idec, o Grok vem sendo utilizado para a difusão de “imagens sexualizadas não consentidas, inclusive de menores de idade”, sem que haja salvaguardas mínimas de segurança, mecanismos de consentimento ou medidas eficazes de prevenção de abusos. Para a entidade, isso caracteriza um defeito grave na prestação do serviço, nos termos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), por não oferecer o nível de segurança esperado.

O instituto também aponta possíveis violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ao Marco Civil da Internet, ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao recém-aprovado ECA Digital. No documento, o Idec lembra ainda que o caso já provocou reações em outros países, com investigações e ordens de remoção de conteúdo por autoridades da União Europeia, do Reino Unido, da França e da Índia.

Para o Idec, o episódio evidencia os riscos de uma inovação tecnológica sem responsabilidade. “Quando uma tecnologia não consegue garantir salvaguardas mínimas, sua interrupção temporária é uma exigência jurídica e ética”, afirma a entidade.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rui Ribeiro

    13 de janeiro de 2026 8:42 am

    Prá aumentar ainda mais a sua fortuna, o Mu$k faz com que sua IA dispa até sua mãe. Deus acima de tudo, dinheiro acima de todos. É assim que pensam os magnatas sanguessugas sociais.

    Eu estou esperando a fundação do partido do Musk.

Recomendados para você

Recomendados