Revista GGN

Assine
imagem de Eduardo Ramos

CONTEÚDOS DO USUÁRIO

Postagens

...da sociedade enferma de preconceitos, fanatismo e ódio...

...da sociedade enferma de preconceito, fanatismo e ódio...
.
(sobre o post - "Com apoio de autoridades, velha imprensa trata Lula como troféu de caça, por Joaquim de Carvalho")
.
Alguns amigos meus não gostam quando uso o termo "doentes" ou "enfermos", referindo-me à parcela da sociedade que mistura às suas falas e ações políticas características nítidas de preconceito, fanatismo e ódio. Mas em tempo de fraturas sociais graves - e enfrentamos nesse aspecto nosso momento mais hediondo... - e violência ao Estado de Direito, torna-se um gesto de CUMPLICIDADE, a omissão. Não nomear e conceituar os processos sociais e mentais envolvidos em determinados movimentos sociais - quando se tem uma opinião clara a respeito - seria exatamente essa omissão criminosa.
. Leia mais »

Sem votos

...do ser humano e a potência do mal coletivo...

...do ser humano e a potência do mal do coletivo... (escrito há um ano, sobre posts hediondos de médicos e outros brasileiros durante a internação e após o falecimento de dona Marisa Letícia, mulher de Lula)
.
Não tenho dados acadêmicos a respeito embora tenha lido vários fragmentos de textos a respeito, todos assinalando o que o Luis Nassif chama de "o efeito manada" - a POTENCIALIZAÇÃO DO MAL NO HOMEM, ATRAVÉS DO COLETIVO.
.
Os médicos que participaram do perverso jogo via redes sociais para ver quem falaria a maior barbaridade sobre a senhora à beira da morte, dona Marisa, mulher de Lula, inserem-se nesse contexto.
. Leia mais »

Sem votos

...e quando a realidade é tanta, que queremos fugir dela?...

...e quando a realidade é tanta, que queremos fugir dela?...

(texto escrito em meu Face após a leitura do artigo do professor Marcos Dantas)
.
Esse texto é quase uma "anti-reflexão", meus amigos. Porque é mais um desabafo do que "pensamentos coordenados e alinhados num artigo". Traz praticamente apenas dúvidas, questionamentos e "confissões de ignorâncias múltiplas" - é um texto honesto nesse sentido, e acho que alguns se identificarão com ele - a busca pela consciência da realidade, dessa tal lucidez, é um caminho angustiante... Porque? Porque se formos realmente sinceros nessa busca, os depararemos com signos a que não estamos acostumados, coisas de difícil assimilação numa primeira leitura, não estamos habituados a "esgarçar" os limites da mente para forçá-la através da repetição, a apreender aqueles novos signos, preceitos, ideias, conceitos.....
. Leia mais »

Sem votos

...do que nos faz odiosos enquanto sociedade perversa...

...do que nos faz odiosos enquanto sociedade perversa...
.
Fico pensando na parcela da sociedade que acompanha as ações de nossa Justiça contra Lula e sua família, com alegria ou indiferença - a indiferença com que leem nos jornais que a polícia matou dez ou vinte pessoas em uma favela qualquer....
.
Existe uma relação entre ambos os fatos citados. Explico:
Nossa sociedade desenvolveu mecanismos perversos, que se tornaram ao longo dos séculos naturais, de uma separação mental, emocional, que distingue com muita clareza as pessoas "de valor em si" e as outras..... Incluindo-se aí, em alguns casos, as que merecem ou não aquele respeito humano básico, que damos a todas as pessoas - não nesse país.......
.
Em minha cidade por exemplo, às vezes morre de modo violento em ações criminosas, um médico, um engenheiro, um funcionário público, de classe média alta, morador de um dos bairros da zona sul, onde se concentra essa classe social. O ambiente fica tenso, consternado, as pessoas comentam, lamentam, se solidarizam, chegam a falar coisas do tipo: "Meu Deus, podia ter sido eu, um parente, um amigo..... que mundo é esse???"
. Leia mais »

Sem votos

...do desespero de se viver num mundo surreal...

"Todo o jogo é esse, uma sucessão de argumentos retóricos em que o objetivo final não é a busca da verdade, mas o convencimento do público." - (ponto 7 do artigo do Nassif "Xadrez dos embargadores da verdade de Lula")

Ao demonstrar o absoluto vazio do conteúdo dos discursos midiáticos em relação ao julgamento de Lula, Nassif, você trouxe parte da verdade. A outra é óbvia, não precisava ser manifesta: manipula-se uma sociedade nesse nível, a ponto de levá-la à cegueira, ao fanatismo, por interesses claros de poder - a destruição do inimigo e o fortalecimento de todos os segmentos de força da sociedade que estejam afinados com esses interesses finais. A RETÓRICA, ou o discurso, nesse caso, jamais são um fim em si mesmos, atinge-se a finalidade do apaziguamento social, via manipulação das mentes porque só assim evita-se a reação da sociedade àquele projeto de PODER - cuja "instalação" e manutenção são os grandes objetivos. Leia mais »

Sem votos

...da sociedade enferma e mergulhada na indiferença omissa ou no ódio selvagem...

...da sociedade enferma e mergulhada na indiferença omissa ou no ódio selvagem...
.
O juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Ricardo Leite, determinou a apreensão do passaporte de Lula. Às vésperas de uma viagem à Etiópia onde Lula falaria sobre a fome, e debateria resoluções tomadas num Congresso semelhante havido há cinco anos.
.
O juiz jamais tomaria tal medida contra FHC, por exemplo, mesmo que condenado em segunda instância, como Lula, porque sabe que a reação da sociedade, da mídia e do STF seria selvagem contra ele. Mas tem a serena convicção desses tempos perversos, sórdidos, que contra Lula, "tudo é possível", tudo é aceito e tratado com indiferença ou mesmo festejado pelos mais banhados em nojo e ódio contra o ex-presidente....
. Leia mais »

Sem votos

...Casa Grande fez o que dela era esperado..... Porque o espanto...?

...Casa Grande fez o que dela era esperado..... Porque o espanto...?
.

Isso não é uma crítica aos amigos da esquerda que tinham esperança na isenção e dignidade dos desembargadores do TRF4. É só um comentário, um desabafo.....
A direita brasileira, personificada de modo mais nítido em nossas elites sociais e as classes médias altas, é raivosa o suficiente para não ter escrúpulos ou qualquer atitude que não seja selvagem com os que considera seus inimigos.
TODAS as vezes que nos iludimos pensando algo do tipo: "é impossível eles transporem esse limite, isso que nos assusta não vai ocorrer, "é impossível!", - sim, eles tiveram a coragem, o cinismo, a maldade, a sordidez..... Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

O dia em que Sérgio Moro entrará para a História

Há uma expressão de Guimarães Rosa que considero tão absolutamente perfeita, que a uso recorrentemente: "Aquilo que é tem muita força".

Amanhã, essa sentença magnífica se confirmará mais uma vez, inapelavelmente, seja qual for o resultado. Os homens medíocres, vulgares são incapazes de perceber esses momentos emblemáticos, pior: o entendem por um viés farsesco, iludem-se!

Explico: para Sérgio Moro, juiz que de modo perverso e obcecado perseguiu Lula e sua família, incentivado por uma mídia ordinária e uma sociedade rasa, enferma, tosca, amanhã é o seu "dia de glória!" - o dia em que o TRF4 deverá confirmar sua condenação a Lula por "corrupção passiva", baseada num triplex que, como diz Mino Carta, "até os minerais sabem que não é e nunca foi de Lula". Leia mais »

Sem votos

...da "LEGITIMAÇÃO DA EXCEÇÃO" como doença da sociedade brasileira..., por Eduardo Ramos

Sobre o modo cínico de a sociedade evidenciar sua intolerância de classe, que acolhe os semelhantes e permite todo o tipo de humilhação e selvageria sobre os grupos de exceção.

justica_excecao.jpg

Dois posts do GGN chamam a minha atenção esses dias: o do juiz Marcelo Bretas incitando a PGR a investigar o senador Lindibergh Farias e o do Nassif sobre a espalhafatosa condução do ex-governador Sérgio Cabral para a "República de Curitiba". Na verdade, são repetições de dezenas de eventos com as mesmas características de um processo social perverso que devora os princípios éticos e civilizatórios da sociedade brasileira: "A Legitimação da Exceção".

O que vem a ser esse fenômeno psicossocial? É quando uma sociedade tomada por preconceitos, fanatismo e ódio passa a encarar como NORMAL comportamentos, falas, ações que JAMAIS aceitaria para as pessoas a quem respeita, "LEGITIMANDO A EXCEÇÃO" quando se trata das pessoas e partidos apontados pela mídia (e vistos assim pelo consenso social...) como os "INIMIGOS" do Estado, o "SATANÁS" a ser destruído, exorcizado da sociedade.
Leia mais »

Média: 5 (4 votos)

...do narcisismo de classe como um muro contra o BEM COMUM...

...do narcisismo de classe como um muro contra o bem comum...
.
Li agora há pouco um belo poema que terminava com a expressão "...para o bem comum".
Me dei conta ao ler, o quanto amo essa expressão, o quanto ela carrega de símbolos e significados que têm permeado toda a minha vida, meus pensamentos, meus sentimentos, minhas ideologias e escolhas políticas, minhas lutas....
.
É inevitável esse enxergar que não é assim em parcela imensa da sociedade do meu país..... A turma que digo sofrer da enfermidade do "NARCISISMO DE CLASSE". Meu Deus!... quanto são eles apegados ao seu mundinho EXCLUSIVISTA, INDIFERENTE, considerado por eles tão especial, motivo mesmo de orgulho, são final os "vencedores", os que "chegaram lá" através de grandes e dignos esforços, sim, eu vejo isso..... o que eles não veem porque não conseguem limpar seus olhos do narcisismo, é que isso não os faz "gente escolhida", ou "o sal da terra", ou "os iluminados".....
. Leia mais »

Sem votos

"...Era uma vez três magistrados diante de uma FARSA..."

"...Era uma vez três magistrados diante de uma FARSA..." - (sobre o post "Julgamento para História, por Leonardo Isaac Yarochewsky"
.
Não há porque tergiversar: leigos, e leigos absolutamente ignaros do que seja uma "prova", do que seja a "presunção da inocência", do que seja "o devido processo legal", podem por fanatismo, aceitar os argumentos de Moro e dos procuradores desonestos da Lava Jato. Um juiz, jamais!

Estamos diante da mais patética e infundada FARSA já criada pelo Ministério Público brasileiro e acatada por um juiz. Não é o caso de um processo polêmico, de "provas duvidosas", "fronteiriças", onde eventualmente caberia a "interpretação do magistrado", não, não é esse o caso. Os procuradores da Lava Jato sabem disso. Igualmente Moro, sua ação não é devido à inépcia, à uma espécie de fragilidade profissional de servidores públicos "despreparados técnicamente" ou de baixo conhecimento jurídico: estamos diante de ações, falas, decisões DA MAIS ABSOLUTA MÁ FÉ e indignidade no exercício dos cargos que ocupam, por parte de Moro e os procuradores. Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

...dos lúcidos-desesperados, no "Mundo-Matrix"..., por Eduardo Ramos

Pós verdade
 
...dos lúcidos-desesperados, no "Mundo-Matrix"... . O absurdo na arte é plausível, não causa desespero, no máximo podemos nos sentir esteticamente "agredidos" se um artista apela para coisas grotescas além da conta para exibir sua ideia do que seja arte. Provoca polêmicas, todo mundo sobrevive, logo é esquecido... . 
 
Na vida, o dia a dia concreto, onde se decide qual a parcela da sociedade que terá acesso à alimentação, saúde, Educação, onde MILHÕES podem literalmente permanecer ou, pior ainda, retornar a uma vida indigna, miserável, as falas, os comportamentos, as escolhas, reflexões, ações de CADA UM são importantes demais, para tolerarmos "democraticamente" o absurdo, o nonsense, a FARSA.... . 
Leia mais »
Média: 4.6 (7 votos)

...O estranho caso de um país chamado Brasil...

...O estranho caso de um país chamado Brasil...
.
Quem determina como será a face de um país, se fraterna entre seus habitantes ou não, justa para eles ou não, democrática ou não, civilizada ou não, tolerante ou não, é o seu povo. Mas há um FATO HISTÓRICO secular envolvido nessa sentença: AS CLASSES SOCIAIS COM VOZ E PODER POLÍTICOS PARA LIDERAREM ESSE PROCESSO, SÃO AS CLASSES DOMINANTES. No Brasil, nossas elites sociais e a classe média.
. Leia mais »

Sem votos

...são mentirosos para si mesmos...

...são mentirosos para si mesmos...
.
eles dizem que não gostam de Lula porque ele é um "chefe de quadrilha". Mentira! Sempre souberam da corrupção de CENTENAS de caciques políticos brasileiros e nunca foram às ruas tomados desse NOJO e dessa FÚRIA, a questão ESSENCIAL em suas almas é o PRECONCEITO PERVERSO aliado ao NARCISISMO DOENTIO.....
.
porque nunca se importaram com a corrupção tucana em São Paulo, essa sim uma quadrilha de dar inveja a qualquer máfia? e seguiram elegendo tucanos em São Paulo apesar de todas as denúncias.
.
porque votaram em Aécio MESMO DEPOIS DO HELICOCA e do "aeroporto do titio" e da mesada de Furnas?
.
porque não reconhecem que a vida de Lula foi TODA VASCULHADA, aqui e lá fora, e TODAS AS DELAÇÕES PROVARAM-SE MENTIROSAS? porque a justiça NÃO LHES IMPORTA, a presunção de inocência não existe para o "SATANÁS" de suas almas. Lula é "culpado", ora, "porque é!"..... (esse é o sentimento fanático e imoral que os move.
. Leia mais »

Sem votos

...da enferma sociedade brasileira, seus nojos e seus bandidos de estimação...

...da enferma sociedade brasileira, seus nojos e seus bandidos de estimação...
.
Uma das características marcantes de todo rebanho social envolvido em processos histéricos, paroxísticos e baseados em preconceitos, fanatismos e nojos e ódios de pessoas e grupos sociais é a presença de brutais incoerências em seu pensar, sentir e seu comportamento - inclusive o ético!
.
O Brasil teve seus "corruptos folclóricos", quase que tratados com afagos por essa mesma sociedade. Maluf seja talvez o símbolo maior dessa tolerância. Ninguém era "visto de soslaio" por ser malufista, não era uma figura odiada, nunca vimos nossa classe média rejeitar a famosa apresentadora de TV, Hebe Camargo, por ser fã e apoiador de Paulo Maluf.
. Leia mais »

Sem votos

Fotos

Sem colaborações até o momento.

Vídeos

Sem colaborações até o momento.

Documentos

Sem colaborações até o momento.

Áudio

Sem colaborações até o momento.