Facebook, uma máquina de ilusões políticas

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Eis aqui um exemplo de como o Facebook é uma excelente máquina de propaganda política e um instrumento de desmobilização ideológica: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=762391007118063&set=a.345737828783385.85599.100000415136357&type=1&theater

A página é do Wikileakes sobre Snowden, mas se você clicar na opção curtir o sistema do Facebook vai induzi-lo a curtir outras páginas consideradas semelhantes pelos administradores do mesmo, como a de Nelson Mandela e de Barack Obama.

Ocorre, porém, que o governo Obama obriga Julian Assange a ficar preso numa embaixada em Londres por medo de ser enviado aos EUA para sofrer uma condenação de prisão perpétua ou de morte por ter vazado informações diplomáticas sigilosas. Snowden, por outro lado, foi obrigado a pedir asilo diplomático na Russia, com medo de sofrer as mesmas consequencias devastadoras em virtude de ter vazado segredos da NSA. Portanto, Obama, o opressor de Assange e Snowden, não deveria ser considerado igual àqueles que está oprimindo.

Não há, por outro, lado qualquer semelhança entre Obama e Mandela. O sul-africano amargou décadas na prisão até destruir um regime racista e foi capaz de perdoar os brancos quando se tornou presidente do país. Antes dos vazamentos de Snowden, Obama estava empenhado em manter o programa ilegal e secreto da NSA que transformou todos nós (norte-americanos e não americanos) em coisas sem direitos em face da elite branca norte-americana que comanda as agências de inteligência dos EUA.

Resumindo, o sistema do Facebook vê semelhanças políticas e ideológicas onde elas não existem. E com isto ou desmobiliza aqueles que apoiam Assange e Snowden ou reforça a imagem de um presidente opressor norte-americano como se ele fosse igual a um libertador sul-africano.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nao eh so o FB,Fabio, notei

    Nao eh so o FB,Fabio, notei isso ontem.  Reproduzindo post de ontem do Antonio:

    ANTONIO ATEU

    o problema é o buscador da google

    o buscador da goolge diz que o site pode danificar seu computador já o do yahoo é diferente. e ai goolge.

     

     

     

     

     

    Onde so o lado direito do primeiro grab nos interessa.  Qual eh a “afinidade” ideologica entre Nassif, Rodrigo Vianna, PHA, Azenha, e Mainardi e Reynaldo Azevedo?  Nenhuma.

    Essa eh a razao que o google puro, sem “sugestoes”, eh mais confiavel que o google que TE computa.  Voce esta lidando com uma “personalidade” sem mente, que tenta te refletir para te seduzir:  nao da!

    Quanto a redes “sociais”, francamente…  sao redes de espionagem sim.

    *******

    Nassif, na minha pesquisa no yahoo tambem achei isso um barato, pena que so da pra ouvir uns pedacinhos:

    http://www.allmusic.com/album/roda-de-choro-mw0000514118

    1. Excelente comentário Ivan. Eu

      Excelente comentário Ivan. Eu ainda não tinha notado a ocorrência do mesmo fenômeno  no Google. Seu comentário complementa o meu. Grato. 

      1. No youtube tambem.Se voce

        No youtube tambem.Se voce aperta um video incomum aqui no blog a proxima vez que voce entra no youtube ele ja tem um monte de “relacionados” que nao te interessam.  Fiquei tao chateado com a manipulacao (em geral que ja nao assisto videos em portugues, com rarissimas excessoes.  Suponho (nao lembro) que o ultimo de musica que eu ouvi aqui foi Alceu Valenca, e la me sugeriram o album “Vivo” inteiro, que eu escutei de novo e adorei.  As sugestoes do youtube sao muito mais agradaveis e on target, e essas do google parecem resultados manipulados porque sao mesmo -eles nao “sugerem” aqueles dois numa busca do Nassif por acaso.  Eh igual voce ir ao youtube assistir Stravinsky e o youtube te sugerir Valdik Soriano tambem.  Nao vai acontecer muito cedo porque nao bate!

        O que nos traz de volta ao algoritmo e uma das coisas que esta sim sendo levada em contabilizada e provavelmente sabotada:  o estilo politico dos seus clicks.

        Isso tudo nos leva a uma “personalidade” sem qualquer mente refletida de volta pra voce -aquilo esta suposto a ser o que “te interessa” de acordo com o computador alheio.  E eh isso que me irrita.  Eu nao preciso de alguma coisa me refletindo tao distorcidamente!

        Periodicamente eu me livro dos cookies, e tambem apaguei minha conta no  google, youtube, FB, Ning (infelizmente), de modo que quando eu entro no youtube ultimamente as unicas sugestoes que eu vejo sao de musica libanesa, que realmente eh o que eu escuto.  Mas fazer log in eu nao vou fazer mais nao.  Nao eh pra “desaparecer”, claro.  Eh pela infelicidade da experiencia mesmo. (E isso foi so o comeco…)

        1. “O que nos traz de volta ao

          “O que nos traz de volta ao algoritmo e uma das coisas que esta sim sendo levada em contabilizada e provavelmente sabotada:  o estilo politico dos seus clicks.

          Isso tudo nos leva a uma “personalidade” sem qualquer mente refletida de volta pra voce -aquilo esta suposto a ser o que “te interessa” de acordo com o computador alheio.  E eh isso que me irrita.  Eu nao preciso de alguma coisa me refletindo tao distorcidamente!”

           

          BINGO. Você conseguiu representar bem minhas preocupações e com muito mais eloquencia do que eu. 

    2. Algoritmos

      É preciso entender os algorítmos de sugestão do Google para compreender os resultados que gera: os algoritmos são baseados sobretudo em frequência, logo, se no Portal do Nassif se criticam muito Mainardi e Reynaldo Azevedo, a frequência desses itens aumenta no Blog e passam a ser associados ao Portal… Simples assim…

      Não considero que esses alogrítmos facilitem a vida do usuário: apenas limitam seu esfera de navegação a sempre o mesmo…. Assistam às palestras do Eli Pariser sob o título de “hte Bubble” (A Bolha).

      Short version: http://www.youtube.com/watch?v=dP3fsXAADAo

      Long version: http://www.youtube.com/watch?v=Dua_UvR5mtI

      Manipulação certamente há, mas nem tudo é resultado de manipulação conspiratória: na maioria das vezes é resultado da arquitetura do algoritmo.

      Não se lembram do quiproquo em torno da Preta Gil em 2008?

      Por associar o nome da cantora Preta Gil, filha do ministro e cantor Gilberto Gil, à expressão “atriz gorda” no sistema de busca, o Google deve responder a uma ação de indenização por danos morais proposta por ela. O advogado da cantora, Ricardo Brajterman, entrou com o processo nesta sexta-feira (15/2).

      Segundo informações do site de notícias G1, o resultado da busca ganhou repercussão depois que foi publicado no site humorístico Kibe Loco, na quinta-feira (14/2). Quando se digita a expressão “atriz gorda” na busca e imagens do Google, aparece “experimente também: Preta Gil”.

      O advogado, que defende a cantora, considerou o Google como um instrumento de preconceito. “Ninguém pode discriminar uma pessoa por sua aparência”, afirmou. Ao considerar a quantidade de pessoas que têm acesso a um programa de TV e ao Google, Brajterman acredita que a condenação vai ultrapassar R$ 250 mil, valor que o programa Pânico foi condenado a pagar a Luciana Piovani pela primeira instância da Justiça do Rio de Janeiro. Segundo ele, a indenização está ligada ao tempo de exposição.

      Segundo o responsável pela página, Antonio Tabet, a associação foi dica de um leitor. “A Preta Gil é alvo como qualquer outra pessoa pública. Quanto mais aparecem, mais elas entram na mira”, afirmou. Para o diretor de comunicação do Google no Brasil, Felix Ximenes, esse é um típico caso de “Google bomb”. O termo é utilizado para identificar uma estratégia de manipulação do algoritmo do site de buscas. Para que ela funcione, os envolvidos devem tentar de todas as maneiras associar os termos que querem ver relacionados no site.

      “É possível mobilizar as pessoas para fazer isso por algum tempo, mas essa ação é pontual. Dentro de algumas horas ou dias ela acaba sendo soterrada por outras buscas legítimas”, explicou. Segundo ele, a empresa está aberta para conversar sobre o caso e ajudar a cantora no que for possível.

       

      1. “os algoritmos são baseados

        “os algoritmos são baseados sobretudo em frequência, logo, se no Portal do Nassif se criticam muito Mainardi e Reynaldo Azevedo, a frequência desses itens aumenta no Blog e passam a ser associados ao Portal…”:

        Nao ha “frequencia” significante de nenhum dos dois nomes no blog, nem em nenhum site do Nassif.  O algoritmo esta gigolando sim.

        Quanto a Preta Gil ser associada a uma coisa ou outra, a terceira sugestao do google para “Sarah Jessica Parker” eh…  horse.  Surpreendentemente, o google brasileiro nao associa cavalo a Quercia!

        Quanto aas intencoes de algoritmos, elas sao programadas ou nao.  Enquanto o google conseguir convencer usuarios que seus algoritmos sao, digamos, “impessoalmente” programados, sua reputacao nao vai sofrer.  Mas programar para iludir ou induzir ja eh um cavalo gordo de outra cor, digo, eh outra coisa bem diferente.

        1. Você é suficientemente

          Você é suficientemente inteligente para entender o que eu disse. Não é preciso “…programar para iludir ou induzir…”, pois quem faz isto não são os programas e sim o conteúdo das sugestões que eles agregam e oferecem aos usuários. 

          1. Ich, nem me ocorreu que voce

            Ich, nem me ocorreu que voce tivesse entendido errado.  Eu tava falando de outra coisa que ja mencionei antes:

            O google eh uma coisa funcional.  Se ele nao funciona, nao presta.  Simples assim.  Eh por funcionar que ele tem uma das melhores reputacoes em existencia -jamais.

            So que as pessoas estao se iludindo a respeito de “decisoes” que nao sao delas, especialmente no caso de te iludir e seduzir com uma “funcionalidade” que foi feita “so pra voce e ninguem mais no mundo”.  O computador na internet nao foi programado pra “te servir”, mas sim para te COMPUTAR.

            Isso quer dizer que o que se apresenta como “seu” -seu reflexo, suas decisoes estatisticamente determinadas e computadas, seus clicks- de fato eh comercializavel.  Quando o interesse no comercializavel eh mais importante do que “te servir”, voce nota -como notou, de fato -e eu tambem, ontem.  Eh o conteudo das sugestoes que os algoritmos agregam e oferecem aos usuarios a propria ilusao que voce tem e nao deveria ter porque tem gente tentando fazer voce clicar em um monte de coisas “similares” que nao te seriam interessantes nem pintadas de ouro.

            (eventualmente vou voltar a esse assunto mais claramente, nao tive chance de colecionar ideias muito bem)

          2. Cookies ??

            Isto não é basicamente feito pela instalação de cookies em nosso PC em cada página visitada?

            Configurem o sistema para não instalar cookies, ou apagá-los ao terminar a sessão.

            No FB e no Google+ tb é possível configurar a privacidade. Motores de buscas e navegadores devem ser cuidadosamente configurados.

            Não evita estas marcações, mas ajuda em muito no lixo que querem nos induzir.

          3. A esmagadora maioria dos

            A esmagadora maioria dos usuários não tem a sofisticação tecnológica necessária para configurar a privacidade destes programas (estou entre os tais). Isto é um fato. 

        2. Como assim?

          Reinaldo Azevedo: 3 890 resultados no Blog

          Mainardi: 1 930 resultados no Blog

          Como assim  “Nao ha “frequencia” significante de nenhum dos dois nomes no blog” ????

  2. Existe uma “profecia” que diz

    Existe uma “profecia” que diz que dentro de três anos o facebook não existirá mais, eu me antecipei a profecia e me desliguei desse troço que mais não é que uma alienação estúpida, aliás parece que estão acusando o golpe li que vem mudanças que visam a “modernização” de seu layout.  O efeito Snowden apenas antecipou o que levaria a ter mais alguns anos de visibilidade dessa coisa na net, milhões no mundo todo já se desligaram.  

  3. Que bobagem…

    Isso é paranóia pura… Quem faz esses relacionamentos são algoritmos nos servidores, que relacionam páginas da mesma categoria, baseado nos seus gostos pessoais e dos seus amigos.

    1. Algoritimos são fruto de

      Algoritimos são fruto de escolhas deliberadas, meu caro. Não existe nada de “natural” ou de “aleatório” neles.

      1. Não acho que Facebook ou Google sejam santos
        Mas isso já é paranóia demais…

        Vc acha mesmo que existe um campo “orientação política” e o FB e o google direcionam vc pra páginas de direita?

        Não faz sentido…

        1. Faz sentido o Google e o

          Faz sentido o Google e o Facebook terem se transformado em “máquinas virtuais de espionagem” e fiéis fornecedores de dados e meta-dados para a NSA? 

    1. Excelente dica de leitura. É

      Excelente dica de leitura. É tarefa de todos nós desmistificar a suposta “neutralidade dos algorítimos”.  Li e compartilhei. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador