John Wick será o novo paradigma dos atiradores norte-americanos?

Aqui mesmo no GGN tenho refletido bastante sobre as relações entre violência e cinema:

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/natural-born-killers-o-romantismo-absurdo-da-guerra-no-cinema-norte-americano

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/elefante-cinema-e-realidade

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/os-modelos-e-seus-duplos

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/indiana-jones-e-a-perdicao-dos-ocidentais-por-fabio-de-oliveira-ribeiro.

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/violencia-e-politica-nos-eua-por-fabio-de-oliveira-ribeiro

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/violencia-e-religiao-nos-eua-por-fabio-de-oliveira-ribeiro

https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/violencia-policial-nos-eua-e-no-brasil-diferencas-e-paralelismos

Volto ao tema em virtude do lançamento de John Wick 2, filme que recebeu críticas bastante generosas: http://www.dn.pt/artes/interior/john-wick-2-uma-elegante-coreografia-da-violencia-5685104.html

http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/john-wick-um-novo-dia-para-matar-amplia-mundo-e-contagem-de-corpos-de-antecessor.ghtml

Não é segredo que os críticos de cinema fazem apenas propaganda disfarçada de jornalismo. Mas não é sobre isto o que eu quero falar.

As motivações de John Wick são diferentes das de Rambo (1 a 4), Dominic Toretto (Velozes e Furiosos 1 a 8) e de Jack Reacher (1 e 2). O que faz Wick agir não é o patriotismo, a lealdade militar ou familiar, o ódio ideológico, o gosto pelo perigo ou o desejo de fazer justiça. Nem mesmo a ganância é capaz de retirar este personagem do estado catatônico em que ele se encontra quando está mergulhado nas lembranças de um casamento feliz que terminou de maneira trágica.

Teminator 2 inspirou uma máquina de jogar com ficha bastante famosa na década de 1990. John Wick mimetiza os personagens dos jogos de console. Ele é um personagem excepcional num mundo em que o excepcionalismo já se tornou tão banal que o cinéfilo pode jogar on line seu filme predileto vestindo a fantasia do herói ou do vilão que decidiu incorporar.

Apesar de aparentar ser um homem moderno num mundo moderno que ironicamente incorpora elementos tecnológicos próprios das organizações burocráticas da década de 1950, John Wick tem características mitológicas. Digo isso levando em conta as lições de Joseph Campbell, especialista em mitologia que costumava dizer que Perseu não matou Medusa por um motivo especial e sim porque podia fazer isto. John Wick mata porque foi retirado do estado catatônico e porque tem a competência técnica indispensável para realizar este ato.

Greed is good disse de maneira eloquente um famoso personagem de Oliver Stone. Gordon Gekko inspirou os financistas norte-americanos que inventaram o neoliberalismo e que afundaram a economia mundial em 2008 depois de especular loucamente com títulos de crédito sacados a partir de dívidas imobiliárias.  I kill because I know how to do this proclama silenciosamente John Wick com suas ações. Ninguém deve se surpreender se Wick fornecer inspiração para as ações memoráveis de vários atiradores norte-americanos.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador