Mantega critica atrasos na reforma do FMI

Brasil Econômico

Mantega critica EUA por reforma do FMI estar parada

Brasil Econômico – Por AFP

“A reforma do FMI pode estar em seu ponto mais baixo. Datas limite não foram cumpridas e atrasos voltaram à rotina”, disse o ministro, que também direcionou as críticas a Europa.

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, criticou nesta sexta-feira (19/4) os Estados Unidos e a Europa por manter em ponto morto a reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI) exigida pelos países em desenvolvimento.

“A reforma do FMI pode estar em seu ponto mais baixo. Datas limite não foram cumpridas e atrasos voltaram à rotina”, disse o ministro em um comunicado, representando um grupo de onze países.

A reforma, que inclui uma revisão do capital e do sistema de cotas de distribuição do poder do FMI, está paralisada desde 2011, lamentou.

Essa reforma está parada em parte, pela falta de aprovação do Congresso norte-americano, que continua bloqueando sua ratificação.

A próxima revisão das cotas, que deveria ser encerrada em janeiro, também foi adiada “devido à resistência por parte de países europeus super-representados”, disse Mantega.

“Em outras palavras, os Estados Unidos não podem e a Europa não quer concretizar as reformas acordadas. Os maiores acionistas estão arriscando, talvez sem se dar conta, a legitimidade e a credibilidade do FMI”, afirmou.

O atraso nas reformas impede que grandes países emergentes como Brasil, China, Rússia e Índia tenham um maior poder de decisão no FMI.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador