O Rio de Janeiro, por André Jordan

LIVRO –  O RIO QUE PASSOU NA MINHA VIDA – André Jordan – Leo Christiano Editorial

Para quem curte o Rio de Janeiro dos anos 50 é um prato cheio. André Jordan é um bem sucedido empresario do ramo imobiliario que há decadas vive em Portugal, aonde desenvolveu grandes projetos de hoteis e resorts. É filho de Henrique Spitzman Jordan, famoso incorporador de imoveis no Rio dos anos dourados, que construiu o celebre Edificio Chopin, vizinho do Copacabana Palace e palco de grandes acontecimentos mundanos da Cidade Maravilhosa. Henrique Jordan foi casado com uma das locomotivas do grande monde carioca, Josefina Jordan, que ja tinha sido Achcar, Andre Jordan viveu com os pais morando no Copacabana Palace e o saboroso livro de memorias nos leva ao pano de fundo social e politico desse Rio tão nostalgico, quando era capital do Brasil e sede de tantos acontecimentos importantes para nossa Historia.

O livro, todo escrito de memoria da vida carioca do autor, dá minuciosas e  curiosas descrições do circuito da vida norturna, da vida social, musical e cultural da cidade, do mundo politico em torno do Palacio do Catete, dos grandes negocios, o pai do autor foi dono do Banco do Comercio, das escapadas amorosas e da vida airada que existia no Rio daquela época, em contraste com um Brasil muito mais provinciano e recatado.

Muita coisa da historia recente do Brasil se explica por essa pano de fundo da Cidade Maravilhosa, quando as grandes decisões do Brasil circulavam entre algumas centenas de pessoas, não mais que isso, o poder era mais concentrado, todo mundo se conhecia, um Brasil elitizado que hoje é apenas recordação.

Não é um livro de estoque, precisa ser encomendado e está no catalogo da Livraria Cultura.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador