A democratização do mercado de opinião

A coluna de sexta-feira especulava sobre a possibilidade do terceiro turno – a tentativa de ganhar no tapetão as eleições. Foi escrita antes da divulgação da capa da revista Veja, com a informação de que o doleiro Alberto Yousseff havia acusado Dilma Rousseff e Lula de participarem dos esquemas da Petrobras.

Na reportagem, limitava-se a colocar uma suposta pergunta do delegado ou procurador (sobre quem mais sabia do esquema), uma suposta resposta do doleiro (que Dilma e Lula sabiam). Só: uma frase apenas. Na sequência, a revista informa que o delator não apresentou nenhuma prova e nem lhe foi exigida. No mesmo dia, em entrevista ao insuspeito O Globo, o advogado do doleiro garantiu não ter havido o diálogo.

***

É a enésima tentativa de grupos de mídia de tentar influir em eleições através de notícias falsas ou deturpadas. Em toda eleição, sempre há um festival de denúncias que surgem, explodem e desaparecem como se nunca tivessem ocorrido.

A maioria absoluta desses factoides desaparece no tempo, sem que nada ocorra com os divulgadores de notícias falsas.

***

Essas manipulações trazem à tona a discussão sobre o aprofundamento da democracia.

Como reza a Constituição, todo poder emana do povo. As discussões, formação de opinião, direito à informação se dá no chamado mercado de opinião. Em muitos aspectos, trata-se de um mercado similar a outros mercados. Quando existe competição, o consumidor é beneficiado; quando não existe concorrência, impõe-se ao consumidor qualquer produto por qualquer preço. No caso da informação, apenas a parte da notícia que interessa ao emissor.

***

Desde o aparecimento de tecnologias de transmissão, especialmente após o advento da TV aberta, em todo mundo democrático os grupos de mídia tornaram-se os personagens mais influentes do mercado de opinião, mais do que as religiões, os sindicatos e os próprios partidos políticos.

Cada salto tecnológico – telégrafo sem fio, telefonia, radiodifusão, televisão – acabava enquadrado em monopolios públicos, entregues aos grupos com maior influência política.

Para amenizar o extraordinário poder das emissoras, a concessão do espaço público para empresas de mídia veio acompanhada da exigências de se respeitar a pluralidade cultural, religiosa, política, de não se alinhar com candidatos ou partidos políticos.

Na prática, não ocorreu. Não apenas no Brasil, mas em outras democracias de mercado ocorreram abusos e interferências indevidas de grupos de mídia, que acabaram se tornando o principal ator político nas democracias.

***

O advento da Internet pela primeira vez trouxe a competição ao mercado de opinião. Não havia mais as restrições à entrada de novos players – como no rádio e na TV. Além disso, todos os atores sociais – de grupos de mídia a cidadãos individuais – passaram a atuar no mercado de opinião dentro da mesma plataforma tecnológica.

A perda de eficiência cada vez maior das denúncias e dos factoides jornalísticos é sinal desses novos tempos. Em parte, devido ao rebate das redes sociais. Em parte, pelos exageros das denúncias não fundamentadas.

***

Um dos desafios do próximo governo será atuar com ferramentas de mercado, aplicando regras de direito econômico e de aprofundamento da democracia, definindo limites à concentração da propriedade do setor.

Luis Nassif

67 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Então está comprovado que o

    Então está comprovado que o controle remoto não é uma maneira confiável de controlar a mídia.

    Pobre Presidenta Dilma! Quanta inocência. Ao afirmar que o controle remoto era confiável para controle de m´pidia, deua a senha para que eles fizessem o que quisessem.

    Vejam o caso do Mentirão Petista. Será que teremos um outro  julgamento transmitido ao vivo pela TV Justiça na história deste país? 

    O Judiciário odeia o PT por causa da reforma da previdência dos funcionários públicos feita pelo Lula que acabou com aquela mamata de se aposentar pelo salário da ativa sem pagar para isto. 

    Nunca o perdoarão. É o único poder formado por seres supremos, intocáves, incontestes e que fazem seus próprios controles. Absurdo total.

  2. A questão é como fazer isso.

    A questão é como fazer isso. Com esse Congresso penso que não dá; há muita parte interessadíssima e contrária. Só via pressão da sociedade.

  3. Pois é!

    O jornal Nacional falou, falou sobre o fato, mas não mencionou que o advogado do doleiro “garantiu não ter havido o diálogo”. Portanto a reportagem foi tendenciosa e visava, sim, influir na opinão do espectador e no resultado final da eleição.

    Esta mídia murdockiana e cafajeste tem que ser regulada urgentemente para o bem da nossa democracia. Nossa República continua capenga andando de Golpe em Golpe. E os responsáveis continuam posando de bons moços e nós fingindo que acreditamos.

    1. JN e Veja

      Não concordo. A Dilma teve reproduzido pelo JN toda a sua fala contra a Veja divulgada anteriormente em seu programa eleitoral. A Globo não embarcou em posicionamento explícito nestas eleições. Eles foram muito corretos.

      1. Sabe nada, inocente.

        Meu caro, a não confirmação da “denúncia” feita pelo advogado do meliante era informação absolutamente relevante, a qual, no entanto,  foi OMITIDA na “reportagem”, ao passo que os dizeres principais do texto da revista foram reproduzidos em destaque de áudio. Incrível como as pessoas se deixam manipular…

      2. A Veja tem lado sim: Aécio e PSDB é claro

        Bom Luciano. Luciano vamos analisar os fatos embora eu respeito a sua opinião: primeiro a Globo não divulgou em nenhum momento o depoimento/ do advogado em que afirmou que desconhece a declaração do seu cliente. segundo a Globo colocou duas vezes a capa da revista com imagens de Dilma e Lula e mostrou trechos da reportagens em que eram feita acusações sem provas em clara tentativa de influenciar o eleitor sim. É fato, a revista foi irresponsavel em acusar alguem sem provas, isso é perigoso inclusive criminoso. Você já pensou alguem dizendo que você fazia parte de algum crime  sem prova e fosse colocado sua foto em uma capa revista dizendo que você é um criminoso ?

              Essa forma de jornalismo e impressa não faz bem a democracia. A democracia não é isso. Não ver e não perceber que a Veja fez foi uma clara e objetiva forma de interferir nos resultados, inclusive quando a Dilma estava em vantagens nas pesquisa de intenção de votos em todas na maior parte das regiões e em ascendencia é no mínimo ingênuo.

         

           Saudações. Fidel

      3. Não concordo com o não concordo.

        Tudo bem, a Globo exitou, mas embalou a matéria na derrapada da UJS em frente à Abril.

        Ela usou o “escudo” da liberdade de imprensa, ferida no “ataque” ao Grupo Abril, para repercutir a falsa matéria da Veja.

        Não reproduziu totalmente o repúdio de Dilma no horário eleitora,l enquanto deu voz ao Aécio para fechar a reportagem.

        Manipulação cirurgica, só isso. Isso faz parte integrante do DNA da emissora.

        Agora mesmo, estão veiculando o “boato” que estaria sendo desmentido sobre o suposto envenamento do denuciante Youssef.

        Alguém é capaz de informar a quem isso interessa??

        Corretos???

         

      4. Se vc apronfudar mais sobre

        Se vc apronfudar mais sobre os principios do jornalismo, descobrirar que a boa e independente reportagem, nunca reproduz a denuncia de outra, pura e simplesmente: Ela faz sua investigaçao pra comfirmar fontes, justamente pra nao incorrer em uma barca furada e reproduzir niticias que possam ser falsas.

        o jornal nacional nao fez isso, como explicado acima, apenas usaram do ataque a abril pra divulgar a denuncia da veja, colocaram uma manifestaçao da dilma q nao prova nada pra ela e pode colocar o eleitor em duvida, mas nao trouxeram a declaraçao que oglobo teve do advogado do youssef sobre a mentira. Tampouco foram atras de investigar 

    2. Poderes Executivo e Judiciário sob ameaça.

      Na tentativa de enganar a população, a imprensa zomba dos poderes da República (Executivo e Judiciário).  Ou os poderes constituídos reagem, ou a Democracia correrá grave risco.

    3. Exatamente!

      Exatamente, apesar de terem aliviado um pouco devido às duas decisões do TSE que garantiram direito de resposta à candidata Dilma, distorceram e manipularam a matéria como se a Veja estivesse sendo impedida de informar a verdade, inclusive destacando a versão do advogado da editora de que tais decisões são “inconstitucionais”. 

  4. Não é uma “tentativa de

    Não é uma “tentativa de influir” na eleição. Não é como uma tentativa de assasinado que deu errado. O pig influiu, mais uma vez na eleição. Mesmo que o resultado seja inalterado, ele fará uma eventual vitória menos significativa, tirou o foco da campanha da Dilma, aumentou o radicalismo, ou seja, não é uma tentativa é uma jogada complea realizada por um quadrilha (mais que um), envolvendo mais de uma empresa de mídia e partido político.

  5. AGINDO DENTRO DAS REGRAS DO MERCADO

    Se a fábrica de carros Audi, num caso hipotético, soltar uma declaração contra Dilma, será que essa marca perde muito?  Talvez aconteça o contrário, ou seja, vai vender mais Audi nas classes ricas e apenas continuaria sem vender nenhum entre os eleitores menos ricos da Dilma. Fomentamos o divisionismo onde nós temos mais a perder.

    Vejam o caso recente, do banco Santander. Que irá fazer o povo, fechar as suas contas naquele banco e correr ao BB e à Caixa? Ainda, se o fizerem, em forma ostensiva, o grupo anti-PT irá fechar as suas contas no BB ou na Caixa e irá correr para o Santander, ou seja, o Santander ganharia se brigássemos contra ele. Quem possui mais dinheiro, os eleitores da Dilma ou os anti-PT? Mais uma vez, fomentaríamos o divisionismo e perderíamos com ele.

    A revista VEJA ganha apostando em quem a financia e em quem ainda a lê. Quando pior o ataque contra Dilma, mais a revista é prestigiada entre os seus leitores e patrocinadores. Se nós brigássemos contra ela, aí é que ela vai cumprir o seu objetivo e estaríamos apenas premiando ou chancelando o seu papel.

    Estive recentemente numa reunião empresarial e, garanto, com exceção de mim não achei nenhum partidário da Dilma. Então, ai está o nosso grande problema, votamos em favor de um povo mais carente que precisa de nós enquanto a outra turma vota no beneficio deles mesmos. O nosso voto altruísta será reconhecido onde e por quem? No PIG, no Santander e na Audi é que não vai ser. Em suma, não vejo onde a gente irá ganhar peitando o mercado, a não ser ganhando todas as eleições e passando por este mesmo sufoco a cada quatro anos. Indiferença? Também não!

    AO MERCADO O QUE É DO MERCADO

    As coisas que dependem do “mercado” devem mesmo ser melhoradas pelos próprios mecanismos do mercado. Devemos deixar que paguem mico os leitores da Veja, e cansem disso. Devemos procurar estimular boas revistas mais isentas (se houver). Devemos melhorar o nível das nossas discussões nos chamados blogs sujos, chamando ao pessoal indeciso ou de outra ideologia para dialogar sem raiva. Devemos continuar melhorando a nossa vida e esperar que a Audi crie um modelo mais econômico e fique paparicando a gente para comprar. Devemos aumentar a nossa poupança e esperar que o banco Santander ligue puxando o nosso saco. Devemos aumentar a educação do povo para que as revistas e o PIG se esforcem mais em mentir (se quiserem ainda fazê-lo) ou em ganhar novos leitores.

    1. A regulação do mercado de notícias é necessária

      Caro alexis,

      Concordo em grande parte com sua reflexão. Penso, também, que somos um nicho de mercado, um nicho dos formadores de opinião de esquerda, pessoas que se orientam mais pela ética da justiça social do que da maximização dos próprios interesses, ou dos interesses da própria classe. Esse nicho não é pequeno, e compõe-se de pessoas com poder aqusitivo, ou seja, um nicho que não deveria ser desprezado pela Audi, Santander, Globo e Veja. Do ponto de vista mercadológico, e erro desprezá-lo, ou agredi-lo. O dinheiro que foi levantado em tempo recorde para que as multas impostas a José Dirceu fossem quitadas, por exemplo, mostra este nicho tem poder aquisitivo.

      O Santander, pelo seu presidente, reprovou a tentativa de proselitismo político de seus funcionários. Não me consta que tenha perdido clientes com ela, como você mesmo subjacentemente sugere. Já a Veja e Globo estão sabidamente perdendo mercado. Hoje, como dito no artigo do Nassif, há concorrência, há alternativas para o consumidor de notícia e opinião. A concorrência poderia ser maior: não existe atualmente um jornal, ou revista, de olhar de esquerda, como há na França, por exemplo, o Le Monde. Mas isso não basta.

      A Audi está sujeita às leis que regulam o mercado automobilístico no Brasil e no mundo, afora funcionar em ambiente de forte concorrência. O mercado de notícias, porém, é praticamente desregulado e oligopolizado. Estas são as principais razões de suas distorções.

      Só agora, com a concorrência (leve, quase amadorística) dos sites políticos e de opinião na Internet (e, também, da TV a cabo), o oligopólio começa a ser desafiado, e isto é percebido pela redução das vendas de jornais e revistas e redução da penetração das TVs nas diversas classes sócio-econômicas (aliás, é um acinte que um Aécio e um Tasso, por exemplo, sejam donos de emissoras de TV e, ao mesmo tempo, políticos). Ainda que incipiente, a concorrência oferecida pelos blogs enseja reações raivosas da imprensa estabelecida a eles e tentativas de apropriação do espaço cibernético pelos que dominam o espectro de rádio frequência e os canais de distribuição de mídia impressa, por meio de modificações legislatórias.

      A outra perna dos abusos está intocada. Na grande imprensa, pode-se, mentir, injuriar, caluniar, fazer apologia de crime impunimente. Políticos são donos de rádios e TVs. Não se tem direito de resposta efetivo. O mercado de notícias é uma selva, um salve-se quem puder, só escapando de suas ações deletérias os donos das principais empresas que o dominam. É por isto que o mercado de notícias tem de ser regulado.

      Há um nicho de mercado a ser explorado no mercado de notícias e que hoje é desprezado e agredido pelas mídias tradicionais. O aumento da concorrência está enfraquecendo o oligopólio do mercado de notícias (que só não cai mais rapidamente por causa de arranjos políticos artificiais como em Minas e São Paulo por meio dos quais são adquiridos grandes quantidades dos produtos do oligopólio, quer jornais e revistas, quer cotas de propaganda). O mercado de notícias tem, sim, de ser regulado.

      Abraço.

      1. O QUE O GOVERNO PODERIA FAZER

        Muito bom o seu texto Ramalho. Parabéns.

        Me permito então adicionar.

        As tarefas urgentes que poderiam ser exercidas para evitar estas situações começam por:

        Judiciário. Este poder supõe-se deva representar ao povo na sua totalidade e não apenas à elite. Deve ser promovida uma reforma, simplificação de procedimentos, etc., tirando o excesso de poder e arbitrariedade que o cargo apresenta cada vez mais, com o passar do tempo. Ainda, como a Dilma irá fazer neste episódio da VEJA: recorrer ao judiciário para punir uma atitude ilegal.

        Educação, que permita ao cidadão maior capacidade para discernir e punir, pelo lado do “mercado”, os abusos hoje cometidos contra ele mesmo;

        Econômico, garantindo que as propriedades dos meios de comunicação, particularmente aqueles que são de concessão pública, não fiquem majoritariamente em mãos de capital estrangeiro.

        Político. Proibir partidos ou pessoas afiliadas, candidatos e até mesmo muitos dos atuais parlamentares, de possuir ou participar da sociedade em meios de comunicação, a não ser que estes sejam claramente veículos específicos de divulgação partidária. Inclui Sarney, Collor e muitos outros.

        Reforma política. Integral, profunda. Poucos partidos. Financiamento público e transparente. Voto no partido (mais do que na mera pessoa individual). O governo é político e o presidente não é um sindico de prédio.

        Corrupção. Fortalecer os organismos de fiscalização, caçando corruptos e corruptores no executivo e nos outros poderes da república, levando estes para a justiça, para os procedimentos republicanos pertinentes. Parar de negociar com bases “profissionais” do congresso e denunciar estes ao povo, assim como aconteceu quando pressionaram ao Lula para indicar Paulo Roberto Costa.

    2. Demissão no Santander.

      Tá, então por que o Santander “demitiu” quatro no episódio do informe contra Dilma?

      Sem pressão haveria demissão e pedidos de desculpa pública?

      O povo, seja consumidor ou não do produto, precisa utilizar todos os meios disponíveis e fazer chegar a sua opinião até os anuciantes.

      Como já foi dito, quem tem Itaúúú, têm medo!!!!

      E a Globo, piscou!!!

      1. Santander

        Bom senso. O Santander, acuado, agiu da forma que o “mercado” esperasse dele. Não compactuo nem tenho conta nesse banco, mas é um erro tirar a liberdade que esses crápulas tem para emitir o seu voto em contra Dilma. Lutamos por esse direito, embora seja mal utilizado por alguns.

        A nossa força perante o “mercado” não pode vir apensa do voto, mas também da nossa inteligência e discernimento, do nosso poder de consumo (melhorando com este governo) e da criação de boas e melhores opções, como é o caso do BB e da Caixa. A conta da minha empresa e a minha conta pessoal são do BB.

      2. Vocês não entenderam nada

        Vocês não entenderam nada mesmo, não é?! Não entendem nada de economia. O Santander apenas apresentou a seus clientes um cenário em caso de vitória da Dilma. O que acontecia cada vez que a Dilma subia nas pesquisas? As ações das empresas conroladas pelo governo caíam, assim como analisou a coitada que foi demitida. E por que caíam? Porque o governo Dilma já mostrou incompetência na condução da economia e estamos entrando em uma recessão. Pior ainda, estagflação, recessão com inflação alta. Por que a Dilma quer pessoas ligadas aos bancos para sua nova equipe econômica?

  6. O resultado do datafolha

    O resultado do datafolha tambem veio bem a calhar para colocar na manchete de hoje, tudo é tão previsivel que chega a ser monotono, mas ainda é eficiente, e o mais estranho é o tal doleiro baixar no hospital, e o ministro foi a tv dizer que o voto que eu colocar na urna será o efetivamente apurado, eu acredito!!

  7. Há um 4º poder

    Há um quarto poder que não passa pelo escrutinio popular. Como disse aquela senhora Judith “fazemos oposição pois a essa mesma a eleita é muito fragil” Fragil nfastada no que? se não a de estar afastadda do povão.

    Cotamos todos nós que militamos na internet para nos informar que Dilma se empenhe como prioridade nos fornecer a liberdade final que é nos informar – mente e coração – para ser humanos completos já que a fome foi erraddicada -corpo fisico.

  8. As palavras

    “Palavras podem ser como minúsculas doses de arsênico; são engolidas de maneira despercebida e aparentam ser inofensivas; passado um tempo, o efeito do veneno se faz notar” (Victor Klemperer). Uma provável vitória do Aécio, a grande mídia Fascista, fascista sim, será a grande beneficiária. Haverá uma autocensura, não vai sair nada que desagrede o governo, vai criar um clima de que sem o o PT a corrupção acabou. Detalhe, vão fazer de tudo pra colocar as algemas no Lula e vão pisar na sua garganta. Uma vitória da Dilma, a direita raivosa fascista juntamente com a mídia fascista vão para o confronto, sob a liderança do Fernando Amore.

  9. Fraudes aos montes

    Sr. Dias Toffoli, seja lá o que o Sr. tenha sido neste vergonhoso processo de fraude eleitoral que hoje aparentemente se encerra, nos favoreça com a sua ausência no final da apuração. Não foi apenas um crime cometido, Sr. Toffoli, foram centenas, principalmente no dia de ontem, sábado, o dia em que a propaganda eleitoral teoricamente deveria ser proibida. E todos os crimes foram cometidos pela mídia e pela coligação partidária que apoiam o candidato Aécio Neves. E todos os crimes foram cometidos exatamente contra esta democracia que o Sr. alega existir.

    Nos meus 60 anos de vida, Sr. Toffoli, eu nunca participei, na qualidade de cidadão brasileiro rigorosamente em dia com o pagamento de seus impostos, de algo tão inescrupuloso. E o Sr., na qualidade de presidente do Tribunal Superior Eleitoral, não tomou nenhuma providência para conter ou pelo menos diminuir os crimes cometidos no dia de ontem contra o processo eleitoral em andamento. O Sr. foi completamente omisso e por isso desrespeitado, Sr Toffoli, ao deixar a eleição ocorrer sem nenhum controle sobre os meios de comunicação. E outra coisa, Sr. Toffoli: o Sr. não tem nenhuma moral para nos falar sobre um crime eleitoral que o TSE classifica de “boca de urna”. Diante do que aconteceu ontem, Sr. Toffoli, boca de urna é brincadeirinha de criançinha raivosa. Portanto, depois de encerrada a apuração, nos poupe de sua presença!

    A história não lhe absolverá, Sr. Dias Toffoli.

    1. TOFFOLI, um dos erros

      TOFFOLI, um dos erros cometidos pelo PT na sua indicação ao (STF) e olha que não foram poucos. Tantos juristas gabaritados e escolher uma figura sem expressão jurídica em seu curriculun.

      Também quem aguentou um ministro da Justiça Zé Cardoso) por 4 anos, um Toffoli a mais ou um Toffoli a menos não faz diferênça.

      O PT já está há 12 anos governando e não pode cometer essas barbaridades. Façam igual aos partidos Democrata e Republicano (EUA), quando no poder não dão uma de LUla/Dilma, indicam para o Supremo juízes que se identificam com seu partido. Republicanismo é balela, como vou indicar para cargos importantes inimigos. É só verificar essa mídia golpista, agindo há 12 anos, sempre querendo dar golpe.

    2. foi o meu raciocinio,mas…

      estava tentando passar este raciciocínio às pessoas, mas não me veio tanta clareza….é crueldade demais, de todos os lados….se vc me permite, gostaria de compartilhar seu belíssimo texto….obg

  10. Quem tem pacotes cujo dono

    Quem tem pacotes cujo dono seja “Organizações Globo” ou “Abril” e não concorda com a atuação dos dois veículos na eleição poderia deixar de adquirir suas revistas e jornais e canal fechado de televisão (SKY/NET e outros) e dispensar a assinatura se estiver com alguma assinatura de revistas, jornais e canais fechados. Temos que agir pessoal decente da democracia e torçamos para que a influência seja a mínima possível na cabeça dos cidadãos e cidadãs! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!!!!

    1. JOfraj, já faço isso há anos.

      JOfraj, já faço isso há anos. Globo, Veja, Folha e Estadão, não ganham o meu dinheiro. Vários me ofereceram assinatura por um mês (Folha), neguei e a entrevistadora disse: vai perder um mês de assinatura grátis!!!!!!!!

      1. Parabéns JOFraf e Fernando!

        Poderíamos complementar o comentário da entrevistadora dizendo: -pois é, caso consumisse tais produtos, o quê não é o caso, poderia perder um mês de assinatura grátis, contudo minha Consciência Política e minha Cidadania não têm preço, dá para a senhora entender isto?

      2. De fato a úncia forma de

        De fato a úncia forma de ficar livre dessas coisas é não lendo nada. O que se ler vai direto para mente e depois ninguém sabe como apagar isso por lá.

    2. Concordo plenamente.

      A linguagem que eles entendem é a do bolso.

      Precisamos também atngir o bolso dos anunciantes, pois estes são cumplices da barbarie.

      Precisamos começar com o JN que tem maior repercussão. Elencar os atuais anunciantes e iniciar um boicote sistemático dos seus produtos. Além disso, entupir o SAC destas empresas com os motivos por que estamos deixando de consumir tais produtos.

      Talvez, mais adiante alguém possa elaborar um aplicativo onde possamos obter uma lista atualizada dos anunciantes cumplices que patrocinam a maioria da mídia golpista, tais como Veja, Estadâo, Globo, Foia, etc.

      De início, precisamos mirar no JN, pois ele piscou ou, como disse alguém, ele peidou (exitou em pulbicar a matéria)

      Como já foi dito, quem tem Itaúúú, têm medo!!!!!!

  11. O Fim dos Mitos

    Dois mitos que cairam:

    Bancos grandes demais para quebrarem;

    Empresas de Mídias inespugnáveis.

    Quando confrontados contra o verdadeiro poder, O POVO, se mostraram santos com pés de barro.

  12. São inúmeros os casos de

    São inúmeros os casos de crimes praticados à luz do dia, com o flagrante de câmeras, sem que acusados sejam presos, sempre a autoridade policial alegando tê-lo soltado por falta de provas. Para a justiça o que valem são as provas, certo? Não tão certo assim, se uma revista faz e acontece, seguida por outros meios de comunicação, com matérias infundadas, como se prova fosse ouvi-dizer, e pronto. 

    A Globo, esperta, apresentou ontem um JN recheado de matéria a favor de Aécio, ora no cemitério em S. J. Del Rei, ora no casarão da família, ora discursando diante dos microfomnes, ou mesmo em conversas discontraídas com jornalista de emissora. Parecia que o candidato já havia ganho as eleições. em seguida voltou a tratar do caso da revista, do incômodo causado ao PT, etc., mas isso para poder, no espaço, recolocar a maéria da Veja com todas as letras. Uma matéria favorável à VEJA, a Aécio, e para indignação do PT e da Presidente. 

    Aécio, se eleito, terá oposição ferrada no congresso, mas governará com todo apoio da mídia golpista, com certeza. Mas se for Dilma a eleita, o ódio dos tucanos não a deixarão em paz; a tormenta será infinitamente maior do que nesses quatro anos de mandato, que já deram muita dor de cabeça na Presidenta. Dilma, por haver se mostrado muito paciente, chegou agora ao seu limite, com a denúncias da VEJA, mas a gente viu, ao longo desses anos, coisas até piores. Por exemplo: um senador, como Mário Couto cansou de chamá-la de ladra, enquanto ofendia o PT como corja de bandidos. Somente isso já daria a ela condições para gir com a justiça a seu favor. Foi muito leniente. Que daqui pra frente, se eleita, Dilma e o PT assumam novas posturas, porque é por essae silêncio, semelhante a covardia, que os opositores dela estão sempre a reproduzir o que está nos jornais, com ares de donos da verdade cada vez que sobem a tribuna para os discursos inflamados. 

    1. Vc assistiu o jornal
      Vc viu o jornal todo? Fizeram reportagens especiais com os dois, com o mesmo tempo de duração, pensa e presta atenção antes de falar.

  13. Meu filho de 16 anos comentou

    Meu filho de 16 anos comentou comigo  ontem à noite: ” Pai, nas redes sociais quem defende Dilma fala bem do governo, quem defende Aécio só fala mal do PT, não falam nada de bom dele. Tenho muito orgulho deste garoto! 

    1. Voto movido a rancor

      Os eleitores do Aécio são pessoas comprometidas com destruição, votam movidos a rancor. Isto é provado pela eleição de Alckmin. Os eleitores de Alckmin o elegeram apenas para tentar destruir o PT, não pelos méritos do governo Alckmin que está acabando com São Paulo. Seu filho tem toda razão, parabéns a ele e a você por ele.

    2. política nas escolas

      Que bom que seu filho teve esta percepção, porque a grande maioria está no oba-oba. Ficaria feliz em ver professores desde o ensino fundamental levando seus alunos às câmaras, prefeituras, ensinando desde pequeno as funções dos cargos públicos. Tirar um pouco os alunos do mundo da sala de aula e fazer com que eles olhem ao redor, que exerçam um olhar crítico sobre a sociedade em que vivem. Desejo que o olhar do seu filho continue a perceber e avaliar as diferenças.

  14. Exatamente.

    A rádio Tupi, no Rio de Janeiro  abrindo o programa das 9 horas, subliminarmente  fazendo campanha. E minutos depois um repórter do programa mencionando o acontecido na sede da revista Veja e expondo o motivo sobre a reportagem. Uma vergonha!  O que fazer com essa mídia tendenciosa que age escancaradamente até NO DIA DAS ELEIÇÕES? 

  15. A mídia este ano, tudo

    A mídia este ano, tudo indica, caminha para perder mais um turno, o oitavo, para o PT e aliados. Em todos utilizou-se de expedientes espúrios como este objeto da matéria. A revista Veja, também, em todas essas ocasiões, através de suas capas e matérias bombásticas, na realidade denúncias vazias, deu o mote que a mídia como um todo passa a repercutir, sendo o ápice de tudo a matéria que irá ao ar no horário nobre, no Jornal Nacional da Rede Globo, nas vésperas da eleição. Em todas as vezes anteriores que tentaram influir no voto da população, nesse lance último às vésperas do pleito, simplesmente pouco conseguiram e foram derrotados. Em todas as vezes, o Presidente Lula em seus oito anos e a Presidenta Dilma já no final de seus quatro anos, só agora esbouçou alguma reação, pouco ou nada fizeram para colocar as coisas em seus lugares, deixando a população ser manipulada pela mídia oposicionista em todos os sentidos, quando estas empresas não passam de concessionárias de um bem público, o espectro eletromagnético, cujo uso deve ser fiscalizado pelo poder concedente. Lula e agora Dilma fogem da responsabilidade de exercerem poder de controle sobre essas empresas, claro que não no conteúdo do que transmitem, mas também nesse campo, quando as empresas não atuam de forma isenta, exigindo que se definam e não possam fingir uma isenção que não têm, porque a mídia não pode atuar de forma coordenada e partidária, transformando a decantada liberdade de imprensa em libertinagem de imprensa, como acontece desde sempre no país. Com poucas exceções, a mídia age coordenada, verdadeiro oligopólio, em todo território nacional, utilizando um bem público, defendendo os interesses do capital internacional, e sua visão de sociedade e de país, aliado de grande parte de nossa oposição, onde pontifica o PSDB e o PFL/DEM. O Governo que vem se elegendo apesar de tudo por ter feito um bom trabalho para o povo, deixa seus apoiadores órfãos na mídia, todos largados à própria sorte,na procura de um contraponto, de dados e informações que reflitam a realidade que experimentam em suas vidas, quase impossível aos mais pobres e de menor nível educacional. Está mais do que na hora de dar um basta em tudo isso, trazer o xerife para tudo regular, quebrando os tentáculos desses grupos econômicos que se estendem por todo país, com tanto poder que até se arvoram em tentar influir no voto de toda população, como agora mais uma vez acontece. É verdade que a mídia alternativa na internet contrabalança muita coisa, mas não se sabe até que ponto. Está mais do que na hora de assumir o ônus político de estabelecer meios para controlar esse poder que as empresas de mídia consideram sem limites, impondo que se estabeleça uma verdadeira liberdade de imprensa, onde esteja presente o contraditório, e não essa libertinagem de imprensa para atingir pessoas, grupos, empresas que possam ser contrárias aos desígnios e interesses das empresas de mídia, aos quais não é dado um direito claro de resposta, como acontece até hoje.

  16. Além do Ibope, a Vox fará,

    Além do Ibope, a Vox fará, também, boca de urna. Teremos 2 pesquisas de boca de urna para hoje, logo mais após o término da votação. Pelo que entendi no site do TSE, Vox  e  Ibope farão boca de urna.

  17. Sem blá blá blá

    Olha independente de quem ganha Dilma ou

    Aécio o Brasil tá anos luz de se tornar um país

    digno dos impostos que sua população paga.

    sem saúde, educação péssima,segurança pública

    não existe. Vivemos num país corrupto de terceiro

    mundo. Acorda!!!  Deixam as fantasias de lado!

    Não dá pra fica falando desse pt como se ele

    fosse a salvação do país.

    1. Sem blá blá blá

      Eu concordo em parte Hamilton, o problema é que este país está polarizado entre dois projetos de governos, infelizmente nehum dos dois priorizam estes temas que você citou como PROBLEMAS CRÔNICOS, embora reconhecendo estes problemas crônicos eu tenho preferência pela Dilma pelo fato incontestável de que houve um foco muito maior nos últimos anos na questão da redução das desigualdades e na democratização do acesso ao ensino superior (embora ainda á de se melhorar a qualidade)  esta é a questão, o foco nesta área, ao apenas apostar no marketing antipetista desenvolvido pela grande imprensa, o psdb simplesmente se afasta de quem realmente detem  a maioria dos votos, mas se o Aécio realmente conseguir a proeza de ” herdar ” a maioria dos votos, não terá o gostinho de ser eleito democraticamente, precisou de um golpe midiático contra a candidatura da adversária, no mais, analisando a campanha de baixo nível dos dois lados, se tratando de pt e psdb, na minha opinião trata-se apenas de chumbo trocado.

      Abs.

    2. Sem blá blá blá

      Eu concordo em parte Hamilton, o problema é que este país está polarizado entre dois projetos de governos, infelizmente nehum dos dois priorizam estes temas que você citou como PROBLEMAS CRÔNICOS, embora reconhecendo estes problemas crônicos eu tenho preferência pela Dilma pelo fato incontestável de que houve um foco muito maior nos últimos anos na questão da redução das desigualdades e na democratização do acesso ao ensino superior (embora ainda á de se melhorar a qualidade)  esta é a questão, o foco nesta área, ao apenas apostar no marketing antipetista desenvolvido pela grande imprensa, o psdb simplesmente se afasta de quem realmente detem  a maioria dos votos, mas se o Aécio realmente conseguir a proeza de ” herdar ” a maioria dos votos, não terá o gostinho de ser eleito democraticamente, precisou de um golpe midiático contra a candidatura da adversária, no mais, analisando a campanha de baixo nível dos dois lados, se tratando de pt e psdb, na minha opinião trata-se apenas de chumbo trocado.

      Abs.

    3.   Eu não sei você, mas eu

        Eu não sei você, mas eu ACORDEI.

        Acordei definitivamente em um país que cansava de passar o chapéu ao FMI e por este ver ditada sua vida econômica; que não produzia mais nem energia elétrica suficiente para movimentar sua cambaleante sociedade; que via a dívida pública crescer, d mesmo jeito que a “derrotada” inflação”.

        Eu e outros acordamos e votamos PT. Ainda há muit o que fazer? Há, mas não dá mais pra fazer sem justiça social e investimentos em infraestrutura, e essas duas coisas o PT FAZ. Jamais voltarei a dormir, jamais voltarei a confiar em pessoas que querem jogar o destino do país nas mãos de especuladores e banqueiros.

  18. to ouvindo a cbn hoje.
    é

    to ouvindo a cbn hoje.

    é incompreensível que esse sistema globo de

    anti-jornalismo tenha o direito de interferir na

    votação no dia da eleição.

    em suma, parece que o pauteiro desse sistema

    tem mais poder que o eleitor, do  que o próprio judiciiário,

    que   deveria .mediar o pleito  legalmente.

  19. UMA COISA É CERTA: O FASCISMO

    UMA COISA É CERTA: O FASCISMO DE ALGUNS SETORES SOCIAIS ESTARA MAIS EXPLÍCITO. CASO O CANDIDATO DA “MORALIDADE”, PLAYBOY INCORRIGÍVEL, VENÇA NÃO SERÁ DE ESTRANHAR O AUMETO DOS  ATAQUES, ATÉ MESMI FÍSICO ÀS MINORIAS, PARTIDOS E PERSONALIDADES  PROGRESSISTAS QUE TOMARAM POSIÇAO CONTRA A ONDA CONSERVADORA.  O CARÁTER FASCISTA SERÁ MAIS ESTRIDENTE E TERÁ CAMPO FÉRTIL

  20. [   Quando existe competição,

    [   Quando existe competição, o consumidor é beneficiado;[   a velha crença de que o mercado regula alguma coisa. Mídia não pode ser mercadoria, é pior do que remédio taja preta, tem que ser mantida no mais rigososo controle do Estado.

  21. Sr.Nassif você deve estar brincando??
    Democratização do mercado de opinião? Onde está a democracia nisso que escreveu? Pelo que sei todos os países verdadeiramente democráticos prezam por uma imprensa livre! Se houve abusos ou mentiras como o Sr. e o PT estão dizendo, então que usem as leis para se defenderem e punir todos os abusos!!! Agora falar em “utilizar ferramentas” “aplicar regras” é lamentável nos tempos de hoje ler isso partindo de um jornalista que não esconde sua dose diária parcialidade na divulgação de informações!!!

    1. Alienação é igual depressão e vício, dificilmente sai sem ajuda

      Morei na Alemanha por tempo mais que suficiente para ter a certeza de que o Brasil é dominado por um quarto poder que a todos corrompe, difundindo informação distorcida, atendendo aos seus interesses escusos.

      A tv alemã, por exemplo, não é monopolizada. Três grandes redes públicas dividem a audiência com as grandes privadas. Não pertencem a políticos e não fazem lavagem cerebral a favor de A ou B. O povo discute política abertamente, atua de forma civilizada em prol de melhorias para o bairro cidade e país.

        O Brasil está muito longe de atingir patamar mínimo de maturidade e democracia. Comentários contra o texto, sem argumentos racionais, deixam claro esta certeza.

    2. Mídia

      Uilem, acho que você deve se informar melhor. Em todos os países democráticos tem uma lei que regulamenta a mídia. Mais uma vez, é necessário explicar que isso nada tema ver com conteúdo, que é o argumento mentiroso que os grandes  meios usam para atacar qualquer projeto que pode ferir seus interesses económicos (que é o que verdadeiramente defendem).

      Nos países democráticos mais avanzados uma lei de meios evita a concentração e monopólio da mídia em seus diferentes plataformas pelos mesmos propietários, o que resulta, como no Brasil, em que 4 ou 5 grandes grupos dominam o mercado de opinião.

      Agora mesmo, por exemplo, queria assistir na TV alguma cobertura que seja mais equilibrada em seus comentários sobre o resultado da eleição, e é praticamente impossível. Todos (Globo, Globonews, Band, SBT, RedeTV, etc) tem o mesmo tom de oposição e crítica ao governo que acabou de ser reeleito. Isso não é sinónimo de liberdade de expressão e democracia. Primeiro, porque não tem pluralidade: impera o discurso único e, segundo, porque, simplesmente, a maioria (que acabou de ganhar uma eleição nacional) não está representada nesses meios com nenhum comentarista, que , minimamente, contrapõe opiniões divergentes. O contraditório não existe.

  22. Acompanhando a programação da

    Acompanhando a programação da Globo News, estou estarrecido com os sinais de fraude.

    Os sintomas de golpe eleitoral continuam. Foram substituídas 1733 urnas até o meio dia. Se continuar assim os 4% de vantagem de DIlma pode desaparecer. Conclua porque, segundo uma assessora do TSE ao responder perguntas enviadas por telespectadores.

    A representante do TSE disse -ao contrário da propaganda do TSE vinculada na TV, a qual mostra a segurança dos votos nas urnas como em um cofre – que as urnas foram substiruidas pelo processo de trocar a memória removível. Ou seja, está sendo rompida a segurança prometida em rede nacional.

    Houve tambem varias reclamações dos telespectadores dizendo que não puderam  votar porque alguém teria usado o nome deles. A assessora do TSE disse que isso pode ocorrer por discuido dos mesários.

    A duivda sobre a lisura da eleição é gritante, porquanto as urnas biométricas são táo irregulares que umas funcionam bem, mas outras não – 425 foram substituídas. 

    A verdade é que, propositalmente ou não,  faltou o controle de qualidade do TSE. Esse detalhamento mostra que o sistema de votação está cheio de buracos; sem contar o dispositivo “inserator” no software do sistema de computação que permite alterar os resultados.

     

  23. A vejja enfrentará um

    A vejja enfrentará um problema. Se eh vdd que os governos tucanos gastam rios de dinheiro comprando revistas, agora perderao isso em mg

  24. A voz do outro

    Nassif,

    Sempre faço questão dizer que não voto em em Aecio nem em Dilma, mas percebo que os tais digamos “Aecistas” são mais resistentes a aceitarem o contraditório, explico: Tentei postar inumeras opiniões comedidas nos blogs do Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constatino, Augusto Nunes etc….lá se voce não comunga com a “Teoria do Ódio” , não tem espaço, não existe o “outro lado”, discordo de inúmeras coisas que voce fala e publica, mas devo reconhecer que o espaço aqui é mais democrático, em minha casa, minha esposa é PSDB, mas depois de várias situações vivenciadas acho que ela fica cada vez mais decepcionada com a dita “oposição”, as propostas foram parar na lata de lixo, independente que quem vencer estas eleições, todos estão perdendo…

    1. A voz do outro?

      Então você foi mais feliz  que eu. Nunca consegui postar nada aqui, embora também ache, assim como você, comedidas minhas declarações.

    2. certo dia escrevi 15

      certo dia escrevi 15 mensagens no blog do Reinaldo Azevedo discordando respeitosamente do seu comentario nenhuma foi publicao.Isto e um comportamento democratico?

  25. Essa foi a pior eleição que presenciei

    Talvez esta tenha sido a mais repugnante eleição desde a redemocratização. Vivemos a verdadeira barbárie midiática, onde assassinatos de reputações são cometidos a luz do dia, em praça pública. Todos olham, alguns se indignam, mas a maioria se cala. Principalmente o poder instituido pelo povo.

    É inadmissível que num país do tamanho do Brasil, da importância econômica do Brasil (atual e potencial), tenhamos um sistema midiático tão retrógrado, tão bárbaro. É impressionante e escandaloso que o contraponto tenha que ser feito por blogs independentes, pois não há um sistema oficial de informações confiável, nos moldes da BBC, que seja atraente ao espectador. 

    Me entristece muito em saber o nome dos colunistas da Veja, e ter que me deparar com o que eles falam. Enquanto a Veja existir, enquanto a Globo tiver a importância que tem, enquanto soubermos que existem Sherazades e Datenas na nossa televisão, o Brasil não poderá ser levado a sério.

    Todos os dias eu me pergunto: por que a Rede Brasil é esta nulidade em termos de comunicação após 12 ANOS DE PT? Por que o jornal da Rede Brasil começa após o Jornal Nacional? Por que o sinal dela é tão ruim? Por que a programação é tão desinteressante e pouco atraente?

    Enquanto este aparato herdado da Ditadura Militar (PIG) estiver funcionando, não existirá a democracia plena no nosso país. Precisamos de uma lei de meios e de um contraponto. Contraponto este que pode levar a comunicação a novos paradigmas, oferecendo ao povo discussões reais e legítimas sobre que país queremos construir e quais degraus temos que subir para alcançá-lo.

    Temos muito o que fazer nestes próximos quatro anos, mas uma taréfa é primordial: lutar pela democratização dos meios de comunicação e de uma leis de meios. Além disso, para não deixar nossa Presidenta esquecer da surra que ela e nós levamos da mídia nestes anos que passaram, devemos fazer como as mães da praça de maio e bater panelas todos os dias na frente do palácio do planalto e do congresso federal.

    Viva a vitória de Dilma e do PT!

    Um abraço emocionado e cançado de tanta barbaridade.

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador