A dura arte de ocultar cadáveres para ganhar votos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Webster Franklin

do Tijolaço

Aécio, não mate os números por votos.

Por Fernando Brito

mapa

 

Não é preciso argumentar.

Basta acessar a página do Mapa da Violência, consultar a tabela da página 24 e ver como Aécio Neves é um mistificador.

Aécio foi muito pior, neste campo, que Sérgio Cabral e Geraldo Alckmin.

Agora faz demagogia com as “mães que estão chorando”.

Candidato Aécio, não se faz demagogia com vidas humanas.

Não se oculta cadáveres para ganhar votos.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom sinal para Dilma

    Comentarista da Globo News ameaça Dilma antes do debate da Record

    Buzz ThisPost to Google BuzzBookmark this on DeliciousBookmark this on DiggShare on FriendFeedShare on FacebookShare on LinkedIn


     

    No final da tarde de domingo, poucas horas antes do debate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves na TV Record, mais uma vez um jornalista da Globo atuou descaradamente a serviço do candidato tucano contra a candidata petista. Para variar.

    Gerson Camarotti, comentarista político da Globo News e repórter especial do Jornal das Dez, da mesma emissora, divulgou informação surpreendente: Aécio teria recebido do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) “relatório detalhado” com o conteúdo das delações premiadas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.

    Segundo supostos “relatos” que o jornalista teria recebido, haveria no tal “relatório” um “tópico específico” em que integrantes da cúpula petista seriam citados como “participantes de esquema de desvio de recursos da estatal”.

    A partir daí, Camarotti enviou um recado a Dilma e à sua equipe:

     

    “Aécio decidiu guardar esse relatório como uma munição reserva para o terceiro debate entre os presidenciáveis, que acontece hoje à noite. E vai usá-lo caso haja golpe abaixo da cintura preparado pela campanha da petista Dilma Rousseff, candidata à reeleição”

     

    A informação, se confirmada, constituiria um escândalo. Como Aécio poderia ter recebido dados que Dilma vem pedindo à Justiça e que esta tem lhe negado?

    E o pior: quem, na Polícia Federal ou na Justiça ou no Ministério Público, faria um relatório com tópico específico contra o PT e, o que é mais grave, entregaria ao adversário de Dilma na disputa eleitoral?

    Se Aécio tivesse sacado tais informações durante o debate, teria sido um escândalo. Por certo daria curso a um inquérito policial para descobrir quem, na PF, na Justiça ou no MP, entregara a Álvaro Dias documentos sigilosos, sob evidentes intenções políticas.

    Aconteceu o debate da Record e Aécio não denunciou coisa alguma. Ora, se tivesse dados comprometedores contra o PT, por que não derrubar Dilma no debate apresentando-os publicamente?

    De posse de tais informações, teria vencido facilmente o debate. Dilma não teria o que responder. E mais: esses dados, hoje, ocupariam as manchetes de toda imprensa, gerando forte desgaste para o PT a poucos dias da eleição em segundo turno.

    O que aconteceu com Aécio? Por que não usou os dados?

    Até prova em contrário, o que se pode deduzir é que Aécio não recebeu relatório algum de Álvaro Dias. Ou alguém acredita que, tendo informações prejudiciais à adversária, ele não usaria?

    A postagem de Camarottí soa mais como ameaça a Dilma para que fosse ao debate sob pressão. Contudo, segundo avaliação da ultra tucana Eliane Cantanhêde, da Folha de São Paulo e da mesma Globo News, a intimidação contra Dilma não funcionou. Ela estaria “serena”.

     

    Sim, Dilma estava serena e confiante, como diz a colunista tucana. Talvez por saber que as pesquisas CNT/MDA, Datafolha e Vox Populi de hoje mostrariam que ela está ultrapassando Aécio.

    Aliás, a 125ª pesquisa CNT/MDA, divulgada na manhã desta segunda-feira (20), mostrou Dilma com 50,5% dos votos válidos e Aécio, com 49,5%. Por a CNT ser controlada pelo ex-vice de Aécio no governo de Minas, Clésio Andrade, a pesquisa é um ótimo sinal. Para Dilma.

    1. “E o pior: quem, na Polícia

      “E o pior: quem, na Polícia Federal ou na Justiça ou no Ministério Público, faria um relatório com tópico específico contra o PT e, o que é mais grave, entregaria ao adversário de Dilma na disputa eleitoral?”:

      “Excessao aa verdade”.  Eh o que desabou a cara de Jose Serra, alias, e resultou no “Privataria Tucana” de Amaury Ribeiro.  Ta com uma cara tremenda que tudo que se refere a Jose Serra ainda esta sobre segredo de canalhas e vai continuar sob segredo de canalhas e que uma vez que esteja aas claras o vai desabar de novo.  Sim, quem tem “informantes” na PF eh ele, ninguem mais.

      Nao espere grandes coisas do judiciario brasileiro, claro.  Canalha eh canalha.  Nao tem cura, so tem exposicao publica.  E eles sao canalhas.

      Essa exposicao publica de Serra vai chegar.  Do judiciario tambem. Eles estao sentados em PROVAS contundentes sobre a “direita” (coff coff) brasileira.

      Nesse meio tempo, o “dossier” policial de Aecio nao tinha 3 nomes petistas nao?  Sim, 3 nomes, so 3.  Eh que eu “profetizei” isso ontem.  Tou esperando…

  2. Aqui em Minas se oculta até

    Aqui em Minas se oculta até jornalista incômodo que resolve mostrar os podres do nobre governador! Queria ver a Presidenta fazer esta pergunta curta e grossa para o distinto responder!!

  3. Aécio se preocupar com vidas humanas ? Se preocupa com ele…

    Ainda tem debate esta semana ? Espero que Dilma não deixe passar nenhuma acusão de corrupção, principalmente da Petrobras, que ja encheu tanta hipocrisia do psdb e de sua marionete… Alias, espero com ansiedade o fim dessa campanha, para o bem ou para o mal (toc toc toc!). Como diz a Analu, haja! 

    1. Debate

      Maria Luisa,

      terá sim e será o último, na globo. Creio que será na 5a feira.

      Particularmente, acho que o bicho vai pegar nesta última contenda.

  4. E o que e disse sobre o

    E o que e disse sobre o Pronatec ontem, virulando a “notícia plantada” no UOL? 

    Segue a resposta, retirada do portal da CGU:

    AUDITORIA E FISCALIZAÇÃO

    Nota de Esclarecimento

    Imprensa

    CGU esclarece matéria sobre o Pronatec veiculada na Folha de S. Paulo

    Publicado: 20/10/2014 11p4
    Última modificação: 20/10/2014 13p7
    Em relação à matéria publicada neste domingo (19/10) no jornal Folha de S. Paulo sob o título “Auditoria aponta descontrole em vitrine de Dilma”, a Controladoria-Geral da União (CGU) esclarece que:

    1. O relatório da CGU mencionado na matéria não demonstra descontrole no Pronatec, pelo contrário, ele representa a clara existência de controle, em dois níveis, coisa que só passou a existir nos últimos anos, exatamente porque o governo criou e garantiu autonomia à Controladoria: o controle primário a cargo do órgão gestor (no caso, o MEC) e o de segundo grau, ou de supervisão, que cabe à CGU.

    2. A CGU não pode aceitar a utilização dos seus trabalhos, feitos com seriedade e isenção, para interpretações distorcidas, sobretudo às vésperas das eleições.

    3. A CGU foi procurada pela equipe de reportagem do jornal e, entre os diversos pontos que foram respondidos, foi deixado claro que o relatório em questão não apontou irregularidades no Pronatec, e sim apenas ressalvas e necessidades de aprimoramento dos controles, o que acontece na maioria dos programas de grande dimensão e capilaridade. Foi esclarecido também que não se esgotou ainda o prazo para o MEC apresentar o Plano de Providências (documento em que se detalham as medidas para atender às recomendações feitas).

    4. Cumpre, por fim, destacar que a facilidade que a imprensa tem hoje para ter acesso a todas essas informações decorre de uma política de transparência, adotada desde a criação da CGU, sem precedentes na história do país, e que inclui até mesmo a publicação dos relatórios de auditoria na internet.

  5. Minas sabe

    Quem mora em Minas sabe muito bem como anda a saúde, a educação e a segurança. A prova disso foi dada no primeiro turno. Se o seu governo foi tão bem como diz, por que a vitória esmagadora do candidato do PT ao governo do Estado?

  6. Falando em demagogia com

    Falando em demagogia com vidas humanas, o candidato a governador de Goiás, Marconi Perillo, está usando e abusando a apreensão do “serial killer” de Goiânia e região. 

    1. Ja vi isso antes.  Ta com

      Ja vi isso antes.  Ta com cara que ele contratou um.

      Nao posso dizer mais e nao saberia o dizer, mas…  ja vi isso antes.

  7. Falando em demagogia com

    Falando em demagogia com vidas humanas, o candidato a governador de Goiás, Marconi Perillo, está usando e abusando a apreensão do “serial killer” de Goiânia e região. 

  8. Minas sabe esconder e o jornal Estado de Minas aperfeiçoa!!

    É muito engraçado. Voce entra no portal UAI e digita coisinhas simples como: Estatística da violência em Minas Gerais – resultado “zero”. Digita Crimes em Minas Gerais = “zero” resultado. Digita só “violência” = “zero” resultado. Eita ‘povinho” bom de serviço. Ser “jornalista” no jornal Estado de Minas deve ser “uma glória”.

    Fui e experimentei o portal do jornal “Hoje em Dia” e digitei as mesmas buscas = “trocentos” resultados, incluindo o abaixo:

     

    http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/verba-bilionaria-n-o-detem-a-violencia-em-territorio-mineiro-1.189724

     

     

    1. A subserviência do Diário

      A subserviência do Diário Oficial, ops, Estado de Minas ao governo estadual tucano é de dar nojo.

      e a edição do debate do SBT que passou na Alterosa (SBT local, tb parte do grupo do Estado de Minas – Diários Associados)? me recuso a postar aqui pra não dar audiência. Nojento é pouco.

    2. Voce está fazendo algo

      Voce está fazendo algo errado. Acabei de digitar as mesmas palavras e sairam diversas matérias. O “Estrago de Minas ” é PSDB mas não é tão bobo quanto se pensa.

    3. Eh o mecanismo de procura que

      Eh o mecanismo de procura que eh ruim.  A sintaxe do google eh essa:

      site:uai.com.br estatisticas de violencia em minas

      ( Para excluir violencia contra gatos amarelos voce entra:

      site:uai.com.br estatisticas de violencia em minas -gato -amarelo )

      O primeiro link nao tem quase nada significante!

      Curiosamente, a outra sintax da varios resultados diferentes e mais interessantes embora esteja suposta quase a ser a mesma coisa, entao vou mostrar tambem porque ela so pega resultados do uai.com.br que foram publicados em outros lugares:

      source:uai.com.br estatisticas de violencia em minas

      source:uai.com.br estatisticas de violencia em minas -gato -amarelo

      O interessante disso eh que FORA de Minas as “estatisticas de violencia em Minas menos gato menos amarelo” sao mais discutidas do que no sitezinho do uai mesmo que a fonte seja eles!  Nao eh esquizito?

  9. ….bebi na fonte..

    Nassif  e outros

    Quando  se  faz  um comentrio  é necessário respaldo estatistico.

    Visitei o mapa da violencia.

    Minha conclusão :

    >>>>   em MG ocorreu aumento de 52,3 % do numero de homicidios

    >>>  em MG ocorreu aumento de 40,7 % do numero de homicidios por 100.000  habitantes

     

    conclusão ambos numeros estão ceros.

    Ou seja  viva o FLA  x FLU 

    Isso que não interessa  a nenhum brasileiro consciente.

     

     

     

  10. Outro texto magistral do Tijolaço (Nassif, leia…)

    É sobre a comunidade de Minas em que 100% (eu disse CEM POR CENTO) dos habitantes votaram em  Dilma, e o que eles dizem sobre o que os levou a isso. Belíssimo texto (o Tijolaço apenas transcreve, e comenta; é uma reportagem da Folha… A mao do Serra tá aparecendo cada vez mais. Felizmente para nós). 

    O lugar onde Dilma e Aécio puderam fazer: Bonito, em Minas

    20 de outubro de 2014 | 13:50 Autor: Fernando Brito

    domingos1

    Aécio disse ontem no debate que não foi Presidente da República, embora tenha sido figurão nos oito anos de Governo FHC.

    Mas foi governador de Minas, por oito anos e sucedido por um correligionário, como Dilma fez a Lula.

    E certamente poderia, por lá, ter demonstrado sua preocupação com a situação de pobreza aguda de muitas cidades e povoados mineiros.

    A bela reportagem, de Patrícia Britto, da equipe do Brasil, blog da Folha, é uma lição aos pretensiosos.

    Porque os 69 eleitores de  Galho de São Domingos, um comunidade do pequeno município de Bonito de Minas, habitada por seres humanos como nós comparou seus dois governantes: Aécio e Dilma.

    É uma gente estranha, talvez, por querer muito pouco: poder plantar, comer, não ver os filhos morrerem de inanição.

    E a Dilma deram todos os votos, sem faltar nenhum.

    Como fizeram quase todos os 4822 eleitores  de Bonito de Minas, ao qual pertence Galho de São Domingos e sua pobreza, no qual Dilma venceu com 86,6% dos votos daqueles mineiros, que só deram 10,8% ao homem que os governou por oito anos e manda lá por mais quatro, com seu “choque de gestão”.

    Que bom que o meu voto valha tanto quanto o deles, gente que dá muito e quase nada recebe.

    Porque o que me faz humano e brasileiro é entender que eles o são tanto quanto eu.

    Se lhes matam a fome do estômago, matam a fome de minha consciência.

    Se lhes acendem uma luz elétrica à noite, a mim também clareiam.

    Se os reconhecem como seres humanos, a mim permite viver sem tantas culpas, por ter mais do que tiveram meus pais e meus avós.

    O que eles querem é tão simples, tão singelo, tão pouco que chega a dar vergonha das nossas sofisticações.

    Diz lá o seu Domingos, servente como eu, que acho servir de muito:

    “A gente não quer sofrer”.

    Só.

    E tem gente  por aqui que acha que o senhor quer muito, Seu Domingos.

    E que eles é que sofrem, em meio a abundância em que vivem.

    Conheça a comunidade rural onde Dilma teve 100% dos votos

    Patrícia Britto, na Folha

    Em um povoado da zona rural de Bonito de Minas, município do norte mineiro a 644 km de Belo Horizonte, todos os 69 eleitores que votaram no primeiro turno das eleições deste ano têm algo em comum: escolheram a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

    Para chegar até a Escola Municipal de Galho de São Domingos II, onde foi a votação, a urna eletrônica da zona eleitoral mineira de número 148, seção 378, teve que ser levada em um veículo com tração nas quatro rodas, desde o centro de Bonito de Minas, por 46 km de uma estrada que toda um areão.

    Esse percurso dura mais de uma hora e cruza cenários que vão de um balneário no rio Catulé a terrenos com árvores típicas do cerrado brasileiro, com folhas ressecadas nesta época do ano. O cheiro de queimada é frequente nos meses de seca.

    Ao lado do prédio, cercado de mato e areia, a placa apoiada numa árvore informa: “Escola rural de uma sala de aula”.

    Nesta sala única, 22 alunos de quatro séries diferentes dividem a atenção da professora, também moradora da comunidade. Com cerca de 50 metros quadrados, a escola tem ainda dois banheiros e uma cantina.

    É lá onde votam as 38 famílias que vivem no Galho de São Domingos II, uma das 35 comunidades rurais de Bonito de Minas. Um desses eleitores é o servente Domingos Armindo Ribeiro, 54, que tem uma relação antiga com o local: foi ele quem construiu o primeiro prédio da escola, há 16 anos –na época, uma rudimentar casa de pau-a-pique.

    Para a família de Domingos, a vida no povoado se transformou nos últimos anos com a chegada de programas federais como o Bolsa Família, que seus quatro filhos recebem.

    “Se o governo não tivesse ajudado meus filhos, o que eu ganho seria pra partilhar com eles”, diz o servente, que recebe um salário mínimo para limpar a escola e fazer a merenda dos alunos.

    O servente Domingos Armindo Ribeiro, 54, em comunidade rural de Bonito de Minas – Foto de Ernesto Rodrigues/Folhapress

    Antes da construção da escola, seu Domingos fazia bicos para sobreviver, cortando lenha, enquanto a mulher trabalhava na roça.

    “Eu nunca tive moleza na vida não, pra mim tudo foi duro, mas está bom. Se o governo não tivesse ajudado, eu já tinha ido pra debaixo da terra.”

    O voto em Dilma, diz ele, é para tentar garantir os benefícios que recebem: “A pessoa não quer trocar o certo pelo duvidoso. Antes um na mão do que dois avoando”.

    “Os pobres não pulam pro outro lado por medo. Às vezes, os candidatos fazem uma promessa, dizem que vão fazer isso e aquilo, e quando chegam no poder dizem que só vão fazer o que quiserem, e temos que aguentar por quatro anos. A gente não quer sofrer.”

    Atualmente, mais da metade dos moradores de Galho de São Domingos II são beneficiados pelo Bolsa Família. A energia elétrica chegou em 2007. Há ainda bolsa para afetados pela estiagem, moradias em construção pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e as estradas começaram a ser melhoradas com ajuda de máquinas doadas pelo governo federal.

    Segundo o prefeito José Reis (PPS), por muitos anos o município teve dificuldades para se desenvolver por estar em uma “zona cinzenta” entre Nordeste e Sudeste, o que começou a ser superado com a chegada dos programas federais.

    “O Norte de Minas tem características climáticas do Nordeste, mas quando apresentamos propostas temos certa restrição porque estamos na área geográfica do Sudeste. Não recebemos nem os incentivos do Nordeste nem os benefícios do Sudeste. Ficamos numa zona cinzenta, num vácuo de divisão geográfica, de investimento e de reconhecimento pela União e Estado.”

    Para Eustáquio Gonçalves dos Santos, 62, que preside a associação de moradores do povoado, foram esses benefícios que fizeram Dilma conquistar o voto de todos os eleitores do local.

    “O trabalho que o Lula fez permitiu que a Dilma desse continuidade. Aqui melhorou foi 100%, e o povo carente não quer perder de jeito nenhum”, disse.

    A opinião é compartilhada pela dona de casa Francisca de Assis Viana dos Santos, 60, mulher de Eustáquio.“Antes, o pessoal vivia como se fosse escravidão. A gente tinha que dividir o que tinha com as pessoas ao redor que não tinham o que comer. Hoje, você pode ver, ninguém perturba mais ninguém pedindo, hoje todas as pessoas da roça têm o que comer.”

    Apesar das melhorias, o povoado espera mais avanços, como água encanada e saneamento básico. A água usada para beber e cozinhar, por exemplo, ainda é tirada de um rio que passa ali perto, o Galho Grande, que nos meses de seca tem o nível do leito mais baixo que o normal. E o posto de saúde mais próximo fica no centro da cidade, a 46 km de estrada de terra.

     

    1. Nariz de pinochio…

      Se o Éh Sim disse que NÃO foi presidente da república ele mentiu   MAIS UMA VEZ:

       

      São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001 

       

       

       

      MOMENTO DE FAMANeto de Tancredo Neves ocupa o cargo durante viagem de FHC e Marco Maciel à BolíviaAécio assume Presidência por três dias

      WILSON SILVEIRADA SUCURSAL DE BRASÍLIA O presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), 41, assumiu ontem a Presidência da República por um período de três dias durante os quais, por delegação de Fernando Henrique Cardoso, pretende negociar e viabilizar a aprovação do pacote tributário que o governo baixa na sexta.Um incidente marcou a posse do deputado e deixou o Brasil com três presidentes durante 30 minutos, das 8p0 às 9h.O Lear Jet da Força Aérea que levava o vice Marco Maciel iniciou procedimento de decolagem para a Bolívia minutos antes do avião de FHC (eles não viajam no mesmo avião, por segurança), mas apresentou indicativo de pane na parte elétrica e voltou para ser substituído.O protocolo exige que o avião do vice decole primeiro, por isso o avião de FHC permaneceu no solo por meia hora com o presidente dentro, à espera da troca de aeronave do vice.Maciel acompanhou FHC apenas para que Aécio assumisse a Presidência. A iniciativa partiu do próprio vice, que, em abril, recusou convite para ir com FHC ao Canadá, justamente para que Aécio (que disputara a presidência da Câmara com o PFL, seu partido) não assumisse.Aécio afirmou ter recebido de FHC a incumbência de dar início às negociações do pacote tributário. Eles jantaram juntos anteontem, quando Aécio foi informado de que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, o procuraria para discutir o pacote.Para seu breve período de interinidade, o deputado recebeu da avó, Risoleta Neves, a caneta Mont Blanc que seu avô Tancredo Neves usava. Aécio atuava como secretário particular de Tancredo durante sua campanha à Presidência. Ganhou, mas acabou não assumindo.Citado como possível candidato do PSDB à Presidência em 2002, Aécio preferiu não admitir essa possibilidade.”Hoje cedo, antes de tomar um café preto com um pão de queijo, eu tomei também um antídoto contra a mosca azul”, afirmou. A mosca azul simboliza a aspiração a posto elevado, segundo o dicionário “Aurélio”

       

      1. Comovente esse texto, né? Amei

        E muito prazer em te ver aqui também. Você é antigo, mas meio “bissexto”, aparece só de vez em quando. Abs

        1. No portal era mais fácil

          No portal era mais fácil participar e compatibilizar meu tempo. Aqui quando chego geralmente a noite a matéria já rodou e perco o tempo do debate. Também gostei do texto, está ótimo! Um forte abraço! 

          1. Mais fácil, e mais democrático

            Qualquer membro podia abrir um tópico. E os tópicos eram organizados pela ordem do último comentário, e nao pelo dia de postagem. Mas o Portal se esvaziou muito, perdi a vontade de ir lá. Vou às vezes, dou um olhada, faço um comentário, e passo de novo bom tempo sem ir. 

  11. A vitória da Dilma vai ser a vitória sobre a mentira

    A vitória da Dilma vai ser contra a mentira, contra o pig e seu vassalo jornal e.m., que é o ponto mais baixo que o jornalismo pode atingir. Estào de parabens os jornalistas do e. m. vassalos do vassalo (dono) do vassalo do pig. Ninguem foi tão baixo.

  12. de um amigo policial mineiro…

    pouca liberdade e segurança

    mas quem pediu qualquer outra a mais, perdeu o pouco que tinha dessas duas coisas

    marcação e perseguição implacável para quem reclamou foi a marca registrada do governo Aécio

  13. Dilma está começando a ganhar a eleição
    O programa da Dilma levou a crise de abastecimento de água para o programa eleitoral gratuito. O programa mostra que o governo Federal há muito tenta ajudar o Estado, mas o Alckmin bota a maior banca. E o povo de São Paulo é quem vai pagar caro por essa atitude estúpida do Excelentíssimo Governador do Estado mais rico da Federação. Dilma está começando a ganhar a eleição. Mas não devemos dormir de touca até domingo. Mãos à obra. http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/10/20/dilma-leva-a-seca-tucana-de-sp-ao-horario-eleitoral/

  14. Mentira

    Há pouco tempo, no governo anastasia, que foi secretário de segurança (?) de minas, um secretário também de segurança teve que renunciar devido a fraude nos dados da segurança em minas. Agora imagine um secretário do psdb, em minas, com total e fanática cobertura e proteção da imprensa mineira, ter que renunciar devido ao “mal estar” de fraudar dados de criminalidade. Imagine-se a gravidade do fato. Da mentira deslavada e desvergonhada.

    E o aócio não se corrige. Continua na mesma mentira. Inacreditável.

    1.   Pare de ser cara de pau,

        Pare de ser cara de pau, isso já está ficando ridículo.

        É mais que sabido que as polícias do Rio e de SP maquiam as estatísticas para ficar “bem na fita”, então em Minas a polícia AUMENTARIA o número de mortes??? Se abusar o número é bem maior, isso sim. Número de assassinatos não é pesquisa eleitoral, ô eminência parda.

        Só se foram com você fazer curso de método policial em Lisboa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador