Advogados de Lula rebatem força-tarefa e criticam falta de acesso a documentos da Petrobras

zanin_foto_paulo_pinto14092016003-850x567.jpg
 
O advogado Cristiano Zanin Martins. Foto: Paulo Pinto/AGPT
 
Jornal GGN -Por meio de nota divulgada na noite de ontem (11), os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateram a força-tarefa da Operação Lava Jato, que disse que a defesa mente quando afirma que estavam sendo usados documentos que não constavam nos autos.
 
“Talvez a defesa devesse olhar os autos com mais cuidado”, disse o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. “Todos os documentos que embasam a acusação, inclusive mostrados na audiência, constam nos autos e foram mencionados inclusive aonde constam”, afirmou o membro da força-tarefa. 
 
Os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins reclamam que, apesar das tentativas, a Petrobras têm negado o acesso à defesa de atas da diretoria executiva entre os anos 2003 a 2014. A defesa de Lula critica o fato de que o Ministério Público Federal têm acesso a “todo e qualquer material” da empresa, ressaltando que a Petrobras é assistente da acusação no processo.

“A nota hoje divulgada pela Força Tarefa é um factóide. O lawfare contra Lula não poupa nem mesmo seus advogados”, afirmam Cristiano e Valeska. 
 
Leia mais abaixo: 
 
NOTA
 
Os advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentam ter acesso aos documentos da Petrobras que estão relacionados à absurda narrativa feita na denúncia contra seu cliente, desde outubro de 2016. 
 
É importante registrar que a Petrobras é assistente da acusação. EM 28/4/2017, A COMPANHIA PROTOCOLOU PETIÇÃO NA QUAL NEGA À DEFESA O ACESSO A TODAS AS ATAS DA DIRETORIA EXECUTIVA, NO PERÍODO DE 2003 A 2014, conforme havia sido solicitado. Junta apenas as atas que considerou “referentes”, como qualificou, “às questões discutidas nos autos, ou seja, os contratos das obras”.
 
Sustenta, na petição que, por ser uma sociedade de economia mista, “exploradora de atividade econômica, sujeita ao regime próprio das empresas privadas (CF, art. 173) e, consequentemente, à concorrência de outras empresas no Brasil e no exterior (…) não se pode conceber, por exemplo, que os segredos de negócio como a estratégia de exploração do pré-sal sejam devassados e expostos para que empresas concorrentes possam deles se utilizar.”
 
O que a defesa questionou ontem – e foi registrado pela advogada Valeska Martins à imprensa, em Curitiba – é que, enquanto o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a assistente de acusação têm acesso A TODO E QUALQUER MATERIAL da empresa para usar na ação, isso é negado à defesa de Lula. Não se trata de conhecer apenas materiais selecionados – como a ata a que se referiu a Força
Tarefa – o que fere a garantia da paridade de armas.
 
Valeska disse que a defesa não teve acesso aos documentos que provam que Lula nunca participou de nenhum ato dentro da companhia que pudesse remotamente comprovar algo ilícito. (…) Precisamos ter o mesmo acesso, a mesma  igualdade e a condição de provar [a inocência de Lula], o que está sendo negado à defesa.”
 
Entendemos assim que a nota hoje divulgada pela Força Tarefa é um factóide. O lawfare contra Lula não poupa nem mesmo seus advogados.
 
Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins
 
Assine
 
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Resposta é: geopolítica do dinheiro

    Lula 2018 significa a riqueza do pré-sal para o povo brasileiro e para a indústria nacional. Significa Petrobras forte e hegemônica no Brasil e competitiva no exterior. Anti-Lula significa pré-sal para engordar lucros de investidores estrangeiros e encomendas na indústria de Houston, Singapura, Coreia, Noruega, Holanda, etc.

    Mais valor estratégico do que o pré-sal talvez é a colonização estrangeira do agronegócio brasileiro. Afinal alimentos e água ainda é o maior mercado de bens essenciais do mundo, o segundo é energia.

    Lula 2018 significa o Brasil alinhado com os BRICS, países que tem sinergias de desenvolvimento com o Brasil, coisa que países ricos não tem. A estratégia de alinhamento não é ideológica, é pragmática, pois Rússia, Índia, China e África do Sul também ainda tem de elevar a uma grande população pobre à classe média. Muitas das soluções para um destes países é a solução para todos e para o mundo, já que juntos reúnem 42% da população mundial e 45% do mercado de trabalho. O simples incremento de comércio entre estes países tira market share dos antigos maiores parceiros comerciais EUA, Europa e Japão. Transformar o Brasil em uma gigantesca república de bananas, com produção de colônia e com mercado cativo para si, é o sonho de detentores do capital transnacional, concentrados no eixo EUA-Europa.

    Lula 2018 significa integração latino americana e africana, com incremento das relações comerciais e desenvolvimento, trazendo perdas para os antigos e atuais dominadores destes mercados.

    A mesma lógica da geopolítica do dinheiro vale para gestão da dívida pública, cujos governos Lula e Dilma reduziram drasticamente o pagamento de juros reais e a dependência. Ao mercado financeiro a galinha dos ovos de ouro é o Brasil de joelhos e de pires na mão, entregando juros escrochantes e ativos reais como privatização de riquezas do povo a preço de banana como garantia e pagamento.

    Vale também para reduzir o market share do Banco do Brasil e da Caixa no sistema bancário, favorecendo bancos privados e estorquindo juros escorchantes das famílias. Vale para o interesse das empresas de previdência, saúde e educação privadas fazerem o mesmo. Afinal se a previdência, saúde e educação pública funcionarem razoavelmente bem, por que a classe média, sobretudo de baixa renda, pagaria por serviços privados?

  2. Hipocrisia própria de Traidor

    Para justificar a negação de acesso aos documentos da Petrobras, observem o que os Traidores do Brasil afirmam:

    “… que os segredos de negócio como a estratégia de exploração do pré-sal sejam devassados e expostos para que empresas concorrentes possam deles se utilizar.”

    Os Traidores do Brasil estão entregando o pré-sal para as empresas concorrentes e impedindo a defesa de Lula – o presidente que tem orgulho em defender a Petrobras e que foi decisivo na descoberta do pré-sal !

  3. Não só os lavajatenses não

    Não só os lavajatenses não tem provas contra o Lula, como impedem que a defesa consigam provas a favor do Lula. Esse “julgamento” não é muito diferente da de Joana D’Arc, sobre a qual o comentarista Fabio Oliveira nos deu preciosas informações históricas. 

  4. A Petrobrás

    Muito estranha a atitude da direção da Patrobrás em argumentar que poderia estar expondo os segredos mercadológicos e estratégicos da empresa se entregasse as atas à equipe de defesa do Presidente LULA. A entrega do pré-sal, a preço de bananas, a venda da distribuidora e de outros braços da empresa, também a preço de bananas, assim como o fornecimento de informações aos EEUU não expõem os segredos da empresa? Palhaçada tem hora, senhores.

  5. O Merval Pereira está hipercontente. Sabe porque?

    O Merval Pereira está peidando de alegria e, de acordo com ele próprio, o motivo de tanta alegria é o fato da suposta superioridade do Lula sobre o $érgio Bugalhudo Moro estar indo por água abaixo em razão dos delatores João Santana e Monica Moura terem afirmado, em delação premiadíssima, que a PALAVRA FINAL para o Caixa 2 petista era do Lula e da Dilma.

    http://blogs.oglobo.globo.com/merval-pereira/post/crua-realidade.html

     

    O Merval está convicto de que os delatores estão falando a verdade, apenas a verdade e nada mais do que a verdade. A depender dele, o dispositivo de lei que estabelece que nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador está revogado.

  6. Lula não escapa

    De um jeito ou outro o presidente será enquadrado, preso ou impedido.

    A pergunta é: o que faremos?

    Os ventos estâo favoráveis – no momento – . ao movimento de resistência.

  7. Os advogados

    O PT e o Lula, devem trabalhar com 100% de possibilidade de prenderem o Lula.

    Ja antecipar na ONU, ter um candidato 2 e principalmente pensar em começar a degolar centenas de milhares

  8. O papel s/ assinatura,dr. moro; Ah! O sr.sabe o que fz com ele..

    Então…

    Á propósito da Carta Resposta do advogado Cristiano Zanin à jornalista  miriam leitão [link abaixo] 

    https://www.facebook.com/cristianozaninmartins/photos/a.339170699786365.1073741829.337658636604238/405718093131625/type=3https://www.facebook.com/cristianozaninmartins/photos/a.339170699786365.1073741829.337658636604238/405718093131625/?type=3

    Muito oportunos os esclarecimentos cronológicos apresentados pelo  Advogado.

    A lava jato é – por concepção – uma operação enviesada desde sua origem. A própria etapa da investigação

    por parte da pf e, na sequência, a denúncia ao mpf partem de teses apriorísticas de que LULA é ladrão e chefe dequadrilha.

    E para sustentar a tese há toda essa ansiedade e desespero jurídico por provas.

    Aí mistura-se tudo: apresentação de documentos sem assinatura, ilações sobre fatos e datas que não tem nada a ver,

    nomeações e consolidação carreiras na Petrobrás – de pessoas hoje acusadas de corrupção -; nomeações e consolidações

    de carreiras essas que se deram em governos anteriores; no de FHC, por exemplo.

    E é bem provável que FHC também  nada soubesse desses esquemas em seus governos, pois que se deram em empresas e

    órgãos com autonomia jurídica e autonomia de gestão administrativa. Elas possuem diretorias, possuem conselhos de

    administração, ministérios acima delas, tcu acima delas. E um presidente – nem mesmo o do próprio órgão ou empresa em

    questão – pode ser responsabilizado pela totalidade das estratégias corporativas que a empresa ou órgão adota.

    A Administração Pública – lato sensu – é que cuida de estabelecer parâmetros e instâncias para que essa gestão ocorra

    dentro dos balizamentos da legalidade. Então, sem dúvida, a pf, o mpf, e a lava jato movidos por um ódio visceral de LULA e

    do Lulismo fizeram e estão fazendo de fato um salseiro dos diabos. Misturaram tudo.

    Daí que ficará consagrada como genial a resposta de LULA à moro… Quando ironiza que ninguém sabia… nem a imprensa

    empresarial – que tudo diz saber e de antemão – nem a pf, nem a pgr, nem a lava jato, nem moro…

    A lava jato é uma operação que partiu de uma premissa arbitrária e saiu atrás de causas para tipificar um crime…

    No entanto não parece ser exatamente esse o caminho natural de construção do Processo…

    Mas independente de tudo, moro irá condená-lo. Se comprometeu demais com essa farsa.

    LULA, com sua sagacidade e leitura precisas de cenários antecipou  isto de  há muito.

    Então é pois, que o grande chefe de todo o esquema nada levou.

    Sofre perseguição ininterrupta e a exposição mais abominável nos últimos três anos.

    Teve sua vida pessoal vergonhosamente chafurdada.

    Perdeu sua companheira.

    Seu patrimônio foi meticulosamente esquadrinhado…

    Sua vida foi devassada….

    Tudo isso…

    E na audiência de depoimento o juiz apresenta um documento sem assinatura…

    Realmente…  A raiva e o ódio cegam…

    Quanto a isto, muito polida – mesmo contida – foi a recomendação do depoente…

    O destino daquele papel deveria ser outro dr. moro….

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador