Após Dilma criticar PT, Falcão diz que nenhum senador vai ser enganado com plebiscito

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Depois que o depoimento de João Santana percorreu as páginas dos principais veículos de comunicação confirmando caixa 2 na campanha de Dilma Rousseff, a presidente afastada pelo processo de impeachment rebateu na lata: disse que não autorizou qualquer pagamento fora dos meios legais e que, se isso ocorreu, é mais um problema que o PT tem de resolver. A resposta de Rui Falcão, presidente nacional da legenda, veio nesta quinta (4).

Praticamente metralhando a carta aos brasileiros que Dilma pretende entregar, no mais tardar, até o início da próxima semana, propondo que novas eleições presidenciais sejam convocadas ainda neste ano, Falcão sugeriu que essa proposta de plebiscito não engana ninguém.

“A proposta é inviável uma vez que todo o processo para a convocação de novas eleições consumiria dois anos, coincidindo com 2018. Falcão disse ainda que discorda politicamente da iniciativa, já que a presidente estaria abrindo mão de seu próprio mandato. Ao falar sobre a hipótese de os senadores votarem contra o impeachment diante da promessa de novas eleições, Falcão disse não querer ‘artifícios para tentar enganar quem não vai ser enganado'”, reportou a Folha.

O dirigente nacional ainda explicou que o PT não fez qualquer manifestação formal contra a aprovação do pedido de impeachment pela comissão especial do Senado, nesta quinta, porque o resultado “já era previsível”.

Para Falcão, Dilma deveria “sinalizar com mudanças na política econômica e recomposição do seu governo se quiser conquistar votos contra o impeachment no Senado”.

Presidente do PT do Rio, Washington Quaquá também disparou contra a presidente. Disse que ela também deveria rever suas medidas, como a política econômica e outras atitutes que tomou contrariando sua base partidária.

Ainda de acordo com Falcão, o PT vai se concentrar agora em fazer a defesa do ex-presidente Lula na Lava Jato. Ele “anunciou a decisão do partido de lançar um memorial em defesa de Lula. O caderno reunirá todas os argumentos da assessoria jurídica do instituto Lula.”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá feia a coisa

    Além do processo de impeachment agora vem a público divergências entre os Presidentes da República e do PT. Tá feia a coisa para quem deseja unificação de pensamento e atitudes. O pior é que os dois estão, em parte, certo e errado.

  2. Coelhinho da páscoa

    Só um inocente acreditou realmente que o PT (PRINCIPALMENTE DO PT DE SÃO PAULO) daria apoio a tese de convocação de novas eleições. PT + PSDB= PTUCANO = TRAIDORES DO BRASIL. 

  3. Dilma não tem apoio nem do

    Dilma não tem apoio nem do PT, partido a qual pertence. Isso só indica que o partido dos trabalhadores tem culpa no cartório, estão magoados por não receberem  proteção da ex-presidenta, agora entregam a cabeça dela.

  4. chimpanzé

    Nassif,

    Grande, grandíssimo Rui Falcão, este é, ou melhor, tem sido o cara e a cara do PT.

    Mais uma vez fica exposta a sua apurada sensibilidade, a mesma de um chimpanzé numa loja de cristais. Tanto o partido quanto os seus representantes em Brasília, no Congresso Nacional, demonstraram não ter aprendido nada de nada nos 13 anos em que estiveram como grupo político de situação, em momento algum foram capazes de dominar uma determinada situação, haja vista os últimos dois ou tres anos em que a turma ficou assistindo quietinha o rol de derrotas que o Congresso enfiou no governo.

    Não acredito que eu venha a conseguir ver este partido como parte da situação novamente. 

    1. Também acho. Rui Falcão é um

      Também acho. Rui Falcão é um presidente horroroso do PT. E se Requião estiver errado e sinceramente acho que está, não vejo mais o PT ganhando eleições significativas por muito tempo.

  5. De fato o PT tem que sair de

    De fato o PT tem que sair de São Paulo, para arejar. Falcão é um burocrata político. Articulador só. Esqueceu que tem ir para ruas.Os movimentos sociais que darão garantia de sobrevivência a este partido. É uma pena pensar assim. Culpar a Dilma pela política econômica, desastrosa. Me poupe.   

  6. Não gosto do Rui Falcao.Por

    Não gosto do Rui Falcao.

    Por outro lado, a Dilma bem que poderia pegar leve.

    Esse papo de doa a quem doer, só doeu no partido que, no andar da carruagem, pode até perder o registro.

    Se falta sensibilidade pro Rui, também faltou pra Dilma.

    Dilma passará e o PT fica.

    Quando foi mesmo que ela recebeu, respeitou os parlamentares petistas? 

    Ah ela era Presidenta do país, não do PT, era a resposta, toda vez que o partido criticava algum ato de governo contrário ao programa que foi escolhido nas urnas.

    Paro por aqui.

    1. A Dilma deveria pegar leve com o PT, né?

      Luiz Inácio Lula da Silva a respeito de um suposto pagamento de propina para a campanha da sua reeleição em 2006:

      “A responsabilidade pela campanha é do tesoureiro do partido. E depois da campanha a responsabilidade é do partido”. 

      Essa Dilma…

      1. E vc acha que é a mesma coisa?

        Lula e Dilma falando? Lula tem uma relaçāo de principal fundador deste partido. Ele não chegou na década de 90!

    2. DESDE DEZEMBRO ESTIVE EM OITO

      DESDE DEZEMBRO ESTIVE EM OITO PASSEATAS. ESTA ÚLTIMA DO LARGO DA BATATA, PARECIA NÃO HAVER PT, NAS OUTRAS HAVIA MAIS CUT QUE PT. TENHO A SENSAÇÃO QUE O PT ESTÁ MUITO DISTANTE DESSE IMPEACHMENT FAZ É TEMPO.

  7. Depois dessa , não resta mais nenhuma

    dúvida de que esse golpe não tem mais nenhuma chance de ser revertido.

    Depois das eleições municipais e da próxima eleição para presidente(se tiver) , vamos perceber que nossa esquerda vai ficar reduzida a quase nada.

    Talvez alguns nomes aparecendo na mídia impressa e na televisão , fazendo papel de otário , ajudando essa mesma imprensa golpista a passar um ar de imparcialidade , coisa que nunca teve.

     

  8. A elite paulista não tolera a presidenta Dilma Rousseff

     

    JornalGGN,

    Não me sinto à vontade para escrever para você esse ser inanimado que não pensa, mas não vejo alternativa.

    O Rui Falcão andava sumido, mas apareceu com garbo. E disse uma verdade. É de uma idiotice sem tamanho a bandeira do plebiscito. E não é só idiotice por ser inviável, mas pesa ainda contra a idéia o falto de que talvez seja mais golpe do que o impeachment, afinal, o impeachment do presidente está previsto, se bem que seja verdade que ele está previsto para culpados que podem por motivos políticos ser absolvidos. Agora impeachment de inocente é uma afronta a Constituição Federal.

    Quanto a sinalização de mudança na política econômica da presidenta Dilma Rousseff, eu considero que Rui Falcão está equivocado. Mais de dois terços do Senado Federal querem que a política econômica seja de certo modo ainda mais apertada e evidentemente este aperto deve recair sobre a classe trabalhadora. E fazer o que não pode ser feito e que seria afrouxar a política econômica é um crime contra o Brasil. A única alternativa para o Brasil no atual momento é recuperar via o mercado externo. E para isso a política econômica da presidenta Dilma Rousseff no segundo mandato era correta.

    A política econômica da presidenta Dilma Rousseff era a correta dada a realidade do Brasil. Só que nem a política que ela estava adotando poderá ter continuidade, pois, dado que ela não tem o apoio nem de um terço dos senadores, a presidenta Dilma Rousseff estaria enganando se prometesse mudar a política econômica, uma vez que ela precisa de aprovação da maioria dos senadores para colocar outra pessoa no Banco Central.

    Agora em relação à leve tendência a deixar a presidenta Dilma Rousseff de lado manifestada pelo presidente do PT, não se pode esquecer que a sede do PT nacional é em São Paulo e é também paulista a grande frente a favor do impeachment. Ou como eu gosto de dizer, o impeachment tem o apoio da elite econômico-financeira de São Paulo. E diante dessa realidade, mesmo considerando que ele não é da elite econômico-financeira de São Paulo, ele não deixa de ser da elite paulista. Assim parece-me que o que ocorreu foi que o instinto de sobrevivência de Rui Falcão pesou mais forte.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 04/08/2016

    1. Eu me stressando todo nas

      Eu me stressando todo nas redes sociais com esse bando de coxinhas mal informado para defender a Democracia e esse otário fala um negócio desse.

      1. Só nas redes, Gilson?

        Estamos nas ruas desde 2014 e não saímos mais. No PED 2013, dei uma banana pro tio Lula, que apoiava o Ruim Falsão, e votei no Paulo Teixeira. Sou filiado e disciplinado até certo ponto, até o limite do bom senso e da responsabilidade. 

  9. A treta é velha. Deveriam resolver em privado..

    A banda passou,e o tempo é implacável… O golpe de 2016 emplacou, já entrou para História do Brasil e vai render muitos livros de autores diversos daqui prá frente. Ponto, Que cada um que escolha o autor que mais simpatizar..Acho que a relação truncada entre o PT e a Dilma, que só era ponderada porque a escolhia dela como sucessora foi daquele que sempre foi maior do que o próprio partido – o Lula, agora, deveria ser resolvida em privado. Não deveriam escancarar as tretas nesses instantes finais do afastamento definitivo. E aquilo que entalou na garaganta de todos quanto ao excesso de republicanismo a manutenção de um tal de zé da pf como ministro de porra nenhuma, a insistência nessa nomeação e a falta de reação e liderança diante de um golpe que estava mais do que evidente, vai ficar mesmo prara ser revelado quando ela e os envolvidos resolverem dar publicidade. 

  10. Pacote

        A pedetista gaucha, acaba de ser entregue embrulhada para presente, em um pacote vermelho adornado com estrelinhas.

        Telegrama de Falcão para Dilma : “Tchau querida “, PT sds.

  11. Sensibilidade e talento

    Que falta sensibilidade à Dilma, há muito tempo sabemos.  Mas falta de imprudência é nova. Com a corda no pescoço ela abre mais campos de batalha do que todos os generais que já tentaram subjugar a Rússia. Primeiro ela deveria se lembrar que a sua vitória não e só pelo seu mérito, se é que haja algum, mas pelo trabalho do PT e de seus militantes e apoadores, que ela, uma vez proclamada vencedora, de pronto traiu com um projeto econômico conservador. Mas ela não tem o dom de aprender com os próprios erros. Bem poderia se dar conta que há um fosso entre ela e todos nós que a apoiamos, e este fosso está entalado na garganta. Ou ela cuida disto ou continua sendo defendida em nome da democracia, não pelos seus méritos. Quanto ao plebiscito, o Falcão pode estar certo mas a Dilma  poderia argumentar que este tempo demorado não depende dela mas co Congresso, e aí ela jogaria a batata quente para o campo do adeversário.  Mas não, ela prefere jogar no colo do PT.  Mas ela prefere sempre sair chutanto rapidamente em defesa de sua pretensa integridade, tal como já o fez quando iniciou o processo com a Petrobras.  Será que não daria para pensar um pouco antes de falar?  Ou será que ela ainda continua sendo acessorada pelo mercadante e ze cardoso?  Se é assim, caso ela volta, eles voltarão com ela e eu não quero ver isto acontecer de novo.  O que fazer? Continuar defendendo a Democracia, uma senhora mais sábia.

  12.  
     
     
    … O DEMoTucano fascista

     

     

     

    … O DEMoTucano fascista e ‘mor(T)o’ está nu – e absolutamente ‘desMOROlizado’!
    E desumano seletivo covardão!
    ***
    Moro se recusa a responder questionamentos de Paulo Pimenta: “Não vou comentar casos concretos; meu tempo acabou”; veja o vídeo
    04 de agosto de 2016 às 14p2
    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/sergio-moro-se-recusa-a-responder-questionamentos-de-paulo-pimenta-nao-vou-comentar-casos-concretos-meu-tempo-acabou-veja-o-video.html

     

    O VÍDEO SENSACIONAL E HISTÓRICO
    https://www.youtube.com/watch?v=TlNC5RFmLew

     

     

  13. E o Fla x Flu continua…

     

    Correndo o risco de ser mal interpretado e de ter reações um tanto quanto exaltadas, aqui vai:

    Não é interessante como nos comentários dos posts logo descamba-se para “ele é isso” ou “ela é aquilo”, e o assunto principal do Sr. Fato, como gosta de dizer o Nassif, nem é mais mencionado! Sim!, “ele é isso” ou “ela é aquilo”, mas e o “confirmando caixa 2 na campanha de Dilma Rousseff”, ninguém comenta não??? isso não existe??? Esta lá, dito pelo João Santana, e aí??? Não dúvido nada que realmente tenha acontecido, mas vamos ver as provas que ele irá apresentar…

    Sei que tem gente aqui que vai dizer, “Ah, mas os outros fizeram e/ou fazem também”, então nós voltamos ao Fla x Flu de sempre, e o Sr. Fato??? Este fica lá na sala e todo mundo fingindo que ele não existe, como aqui.

    Sinceramente, isso esta cansando, existiu o pagamento por caixa 2? Se Sim, então me desculpem os petistas, principalmente os de São Paulo, mas o Tarso Genro tinha razão, lá atrás no mensalão, quando pediu a refundação do PT, porque para um partido cercado de cobras/vespas/escorpiões/arranhas por todos os lados, e ainda mais num mundo onde tudo e todos estão grampeados, continuar fazendo as trapaças igual aos “outros” foi uma monumental estupidez.

    Com todo o respeito ao Guimarães Roberto, mas “O pior é que os dois estão, em parte, certo e errado.” o que isso quer dizer???? O que isso tem a ver com “confirmando caixa 2 na campanha de Dilma Rousseff”, se o Santana provar que recebeu por fora, e aí???

     

     

  14. Dilma foi inábil ao mencionar

    Dilma foi inábil ao mencionar a responsabilidade  do PT. Não basta a mídia ,oposição e as forças da natureza atuando contra. Lula,seria o único com autoridade pra dar um puxão de orelha no partido.Em público,jamais! Convenção,assembleia,o que for.

    Falcão, que não nutre simpatias pela presidenta, exibiu   seu lado paquidérmico numa loja de cristais,resultado:reconstruir com entulho das inabilidades o edifico do bom senso. Pelo prazo e pelo ânimo ,podem já pensar em 2018…

  15. Falcão vai PQP!!! não fez
    Falcão vai PQP!!! não fez nada para ajudar a eliminar este golpe maldito e agora vem soprar a única vela que Dilma possui. Não tem jeito o PT está morto, só resta os bravos senadores e LULA.

  16. Dilma e o PT

    Não sou nem nunca fui filiado ao PT, porém voto em Lula e Dilma, absolutamente convicto de minha escolha, desde o segundo turno de 1989 e tenho para mim que a realidade das atitudes petistas se resume no fato de Dilma não ter devolvido o lugar para Lula na eleição de 2014…pura e simplesmente isto e penso também que embora não demonstre publicamente, inclusive Lula nunca aceitou esta situação….e esta reação de Ruim Falcão só vem corroborar com o que penso.

    Fico a perguntar aos meus botões que futuro o Ruim Falcão enxerga para um quase impossível retorno de Dilma ao Palácio do Planalto no final de Agosto/início de Setembro? Em que condição ela governaria com o Deputado Federal Rodrigo Mala na Presidência da Câmara dos Deputados, eleito que foi pela dupla temerária Temer & Cunha, até Fevereiro 2017? Acha o Senhor Ruim Falcão que o “centrão” do Cunha faria algum acordo com Dilma reinstalada na cadeira presidencial? 

  17. Eu avisei que chegaria o dia

    Eu avisei que chegaria o dia em que o PT e Lula atirariam Dilma ao mar e a renegariam…

    E que quem a defendeu incondicionalmente, apesar de sua inépcia, iria ficar com a brocha na mão…

  18. Faço parte de um coletivo e

    Faço parte de um coletivo e hoje ficamos das 14hs as 16:30 na rua, panfletando, conversando com as pessoas. Constatação de todos os que lá estavam: pessoas tristes, mal humoradas. Penso que a causa é a vida massacrante que levam, escravos de salário mínimo ou um pouquinho mais.. Povo brasileiro, feio, mal vestido. E o que é pior quanto mais branco mais besta! Sapatos, bolsas, roupas baratas e pose de coxinha… Lástima. Tristeza.

    Em seguida fui a reunião do diretório municipal do PT como convidada, não sou filiada. Cada vez mais lembro da história de meu pai, militante do PC  nos anos 40 começo dos 50.. Contava ele que um belo dia tirou da parede não me lembro se um quadro ou foto de Lenin ou Marx e o quebrou no encosto de uma cadeira e foi cuidar da vida. Terminar seu curso de contabilidade e cursar Direito. Continuou de esquerda mas militar, nunca mais. Estou quase fazendo o mesmo, deixando a militância.

    Evidentemente sai antes der acabada a tal reunião. Realmente as pessoas não aprendem.

  19. Carta ao povo.
    Já tem algum tempo que ando estressado com a ex presidente Dilma. A tal carta é mais uma bobagem das muitas que ela e seus ” assessores” cometem. Ela após a eleição de 2014 continuou com a mesma arrogância e auto suficiência do primeiro mandato. Não é possível que essa gente continue errando tanto qualquer pessoa com dois neurônios sabe que não existe chances de reversão do golpe. O que cabe a militância de esquerda é lutar denunciando o golpe e os golpistas. O que cabe ao PT a começarmos pelo presidente Lula é fazer uma profunda autocrítica pelos erros cometidos e dos erros foi escolher uma pessoa absolutamente despreparada para o cargo mais importante do país.

  20. Esse tal de Falcão…

    Esse tal de Falcão… Petistas desse naipe só pensam no poder. O que não pode acontecer é o golpe se concretizar!

     

    1. falcão….

      A esquerda brasileira se criou encima de factóides ultrapassados, desprestigiados e que já haviam chegado à ruina e a mediocridade em outros países. Insistiu nisto até o pleno abandono da sua própria presidenta, que já havia verificado a obra impossível de ser realizada. Assim como Luiza Erundina, será abandonada à própria sorte. E o pior, entreguará novamente o poder aos aventureiros de sempre. 

  21. Rui Falcão ou Rui Tucano? Há muito que falo do aqui do Rui Bicão

    Como não tenho religião nem partido, sempre digo que quero que se exploda, mas que o Rui é um bosta, isso é.

    Ainda assim sou obrigado a dizer aos que querem a derrocada de Dilma e/ou do PT:

    Quem é melhor? Temer ou Dilma? DEM, PSDB, PP, PMDB, Solidariedade, etc. ou PT?

    Sim, dá raiva, angústa… mas em politica e democracia, uma coisa é essencial: escolher o menos pior do que temos!

    E entre Temers, Aécios, FHCs, Aloysios, Serras, Jucás, Padilhas, Renans, Cunhas e quetais, continuo com Dilma.

    Até que “se-lhe-me-apresentem” algo melhor!

  22. Falcão está coberto de razão,

    Falcão está coberto de razão, novas eleições é uma proposta ridicula e mais uma confissão de incompetência da Dilma, infelizmente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador