As extraordinárias Debora e Dani Gurgel

Ontem, no Tom Jazz, ouvi a pianista Debora Gurgel (substituindo o pianista do Bandolim Elétrico) e sua filha Dani Gurgel.

São fantásticas.

Abaixo a biografia, que consta de seu site:

Pianista, flautista, compositora e arranjadora, estudou piano e orquestração com Amilton Godoy, Roberto Sion e Fernando Mota.

Foi professora no CLAM (escola fundada pelo Zimbo Trio) durante 11 anos e é autora de vários métodos direcionados à linguagem da música popular brasileira – para piano e instrumentos de sopro.

Entre 2006 e 2008, fez parte da equipe do projeto TIM- Música nas Escolas, no Auditório Ibirapuera, lecionando para os 120 alunos da orquestra e participando da elaboração do curriculum do curso. Faz parte da equipe de professores da Escola Municipal de Música de São Paulo desde 2008, lecionando fundamentos do jazz e improvisação para todos os instrumentos.

Trabalhou com inúmeros ícones da cena musical brasileira, dentre eles Raul de Souza, Filó Machado, Zimbo Trio, Arismar do Espírito Santo, Nico Assumpção, Vinícius Dorin, Jane Duboc, Lelo Izar e Lilian Carmona. Mantém uma intensa agenda de apresentações em teatros e casas especializadas em música popular brasileira e jazz, e em Festivais de Jazz na América Latina (Colômbia, Uruguay e Argentina).

Em 2000, atuando como flautista, lançou com Itamar Collaço (baixo), Celso de Almeida (bateria) e Amador Longhini Jr. (piano) o CD Colcha de retalhos, incluindo 8 composições suas.

Em 2003, lançou o cd Triálogo, do trio homônimo, com Itamar Collaço (baixo) e Pércio Sapia (bateria), contendo 11 composições suas. Com este grupo, foi semifinalista do 7º Prêmio VISA de Música Brasileira– Edição Instrumentistas, em 2004.

Com o Conrado Paulino Quarteto, participou em 2008 do “Barranquijazz”, conceituado festival de jazz em Barranquilla, Colômbia, e lançou o cd “Conrado Paulino Quarteto”.

Como pianista, atua nos grupos Septeto S.A. (com Maurício “Laws” de Souza, Daniel D’Alcântara, Vitor Alcantara, Carlos Alberto Alcantara, Marinho Andreotti e Cuca Teixeira), Conrado Paulino Quarteto, Lelo Izar Quintet, e acompanha os cantores Dani Gurgel, Adriana Godoy, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni, além de ter atuado como criadora, compositora, arranjadora e pianista no Triálogo (2000-2010).

Participou do projeto “Piano na Praça”, que faz parte da Virada Cultural da cidade de São Paulo, com Amilton Godoy, Nelson Ayres, Laércio de Freitas, e outros pianistas, com apresentações de piano solo, de 2006 a 2009.

É arranjadora e diretora musical dos grupos de Dani Gurgel, Adriana Godoy e Vinicius Calderoni. Com Dani Gurgel, participou como arranjadora e pianista dos cds “Nosso”, “Agora”, e do DVD “Viadutos”, e com Adriana Godoy, participou como arranjadora e pianista do cd “Marco”.

Faz parte do elenco de arranjadores da Orquestra Jazz Sinfônica e da Orquestra Jovem Tom Jobimtendo escrito arranjos para Chico Pinheiro , Maurício Einhorn, Claudete Soares, Joyce, e Amilton Godoy, entre outros. É autora de dois arranjos do novo CD da cantora Dona Inah, com músicas de Eduardo Gudin, e de vários arranjos do novo trabalho da baterista Lilian Carmona.

Seu trabalho de composição tem fortes raízes na música popular brasileira e na concepção jazzística de improvisação.

 

 

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador