Ataque de Gilmar à Ficha Limpa convém a Temer, que está inelegível

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ataque de Gilmar Mendes à Lei da Ficha Limpa vem em momento muito oportuno para o grupo que incentiva a candidatura de Michel Temer (PMDB) em 2018, caso seu governo tenha sucesso o bastante para tentar uma reeleição. 

Disse Gilmar – após decisão do Supremo Tribunal Federal muito criticada por praticamente anistiar 80% dos políticos enquadrados como ficha-suja – que a Lei, de tão mal feita, parece ter sido redigida por “bêbados”. A OAB, uma de suas patrocinadoras, respondeu que isso não coisa para sair da boca de um ministro do Supremo.

A Corte decidiu, na semana passada, que um prefeito só pode se tornar inelegível graças à Lei da Ficha Limpa se a Câmara referendar decisão do Tribunal de Contas do Estado favoráveis à rejeição das contas da administração municipal. Como o Legislativo não é obrigado nem tem prazo para analisar tais contas, basta engavetar o parecer negativo do TCE para que o político fique a salvo. Ou desengavetar, se quiser usar para atingir politicamente algum mandatário.

O caso de Temer é um pouco diferente. O interino foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo por ter doado cerca de R$ 16 mil acima do que poderia na eleição de 2014, para dois candidatos do PMDB. 

A defesa de Temer alega que a decisão do TRE-SP não foi feita em colegiado, como manda a Lei da Ficha Limpa, mas o Tribunal já enviou para a Justiça Eleitoral a mensagem de que Temer está inelegível pelos próximos oito anos.

Aliados do peemedebista reagiram com desdenho à decisão do TRE: disseram que, se necessário for, a lei será alterada para que Temer seja candidato em 2018 – se assim quiser.

A crítica de Gilmar vem justamente esboçar o quadro de necessidade de se “aprimorar” a Lei. Quem sabe, de maneira que a maioria dos chamados “ficha-suja” seja anistiada, caso as mudanças derrubem o que está em vigor e passem a valer para depois de 2018.

Cabe ressaltar que Gilmar preside o Tribunal Superior Eleitoral, e caberá à Corte decidir se a eventual candidatura de Temer pode ou não receber aval da Justiça Eleitoral. É nisso que apostam os advogados do interino hoje.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Ataque de Gilmar à Ficha

    “Ataque de Gilmar à Ficha Limpa convém a Temer, que está inelegível”

    Ou seja, PSDB vai levar uma pernada em 2018

     

  2. Por enquanto, Temer continua ficha suja

    Temer ainda esta entre os 20% que estão inelegiveis, visto que ele não foi “condenado” por um tribunal de contas, mas pelo TRE em segunda instancia, por crime eleitoral. O judiciario já decidiu como vai lidar com o congresso, provavelmente da seguinte forma. Vai manter os politicos que não forem do PT ou de esquerda na folga, sem dores de cabeça. Contanto é claro que não ataquem os privilegios da magistratura e do MP e, principalmente, aprovem os aumentos anuais astronomicos.

    isso explica porque, convenientemente agora, eles criaram um entendimento para soltar 80% dos pegos na ficha limpa. isso aqui provavelmente é o desenho daquela tão prometida anestia caso a DIlma caisse.

    Bem, quando vi a OAB criticando o Gilmar por,bem, ser o Gilmar, eu pensei “ah,oab, vai chorar? Engole o choro”. Afinal, a OAB contribuiu pra situação. Não é pra reclamar agora de que tratam ela que nem um paspalho. Ninguem leva a OAB a serio, a não ser quem faz o exame da ordem, ou talevz nem eles.

     

  3. Gilmar Mendes não dá ponto

    Gilmar Mendes não dá ponto sem nó. Seu repudio a Lei da Ficha Limpa nada tem a ver com pruridos morais, e sim, com conveniências políticas-partidárias. 

  4. TODOS BÊBADOS

    A lei da FICHA LIMPA foi uma iniciativa POPULAR com milhões de assinaturas de cidadãos que  achavam que conseguiríamos com esse supremo venal, algum tipo de moralidade.

    REALMENTE TODOS BÊBADOS!!!

     

  5. O Ficha-Limpa  é só pro

    O Ficha-Limpa  é só pro Judiciário inviabilizar candidatoà esquerda. Não tem nada a ver com Temer que pode ser eleito qdo quiser mesmo que estupre um bebê em cadeia nacional, assim como aécio, Cunha e outros. Essa lei é só pra tirar dos partidos a prerrogativa de escolher seus candidatos. Quem define que vão ser os candidatos é a Justiça seletiva que temos e dispensa apresentações.

    1. Concordo plenamente Cristiana

      Concordo plenamente Cristiana Castro. Hoje em dia sou a favor de qualquer iniciativa que tire poder das corporações sem controle.

      A esquerda está fora da briga pelo poder central. Agora é guerra é entre cleptocratas e plutocratas. Sou mais os cleptocratas, acho que são menos danosos ao Brasil, mas espero muito sange e morte nessa briga, e que os cleptocratas saiam bastante enfraquecidos, embora vencedores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador