Brasileirão: quem pode ser campeão, chegar à Libertadores ou cair para a Série B, por João Sucata

Esporte Bretão

Campeonato Brasileiro:  quem pode ser campeão, chegar à Libertadores ou cair para a Série B

por João Sucata

A rodada foi quase perfeita para o Palmeiras, que ganhou do Internacional: o Atlético-MG perdeu do Curitiba, o Flamengo empatou com o Botafogo . Faltou apenas a Ponte Preta ganhar do Santos, mas a Macaca jogou sem vontade alguma e perdeu.  Tudo indica que seus atletas já estavam satisfeitos ao saber que o Guarani perdeu do Boa Esporte e continuará na série C.

O Santos, com seis pontos atrás, é o único que poderá tomar o título do Verdão. Este terá que ganhar dois dos quatro jogos que faltam e manter saldo de gols superior (têm três a mais) para não depender de tropeços do time da Vila Belmiro. O maior desafio está no próximo jogo: contra o Atlético em MG. Na última rodada, contra o Santos. Haja coração. A torcida do Verdão merece, afinal, é a que mais sofreu na última década e meia. Até passou por humilhante queda para a série B e por diversas vezes correu risco de voltar a cair.

Na disputa das seis vagas da Libertadores, quatro  estão praticamente definidas.  Além de Palmeiras, com 70 pontos,   Santos 64, Flamengo 63 e Atlético 60, estão na disputa das duas restantes o Botafogo, 55,   Atlético PR 51,  Corinthians 50, Grêmio 49,  Fluminense 48.  Ponte Preta e São Paulo, com 45 pontos, podem chegar até a sexta vaga, missão milagrosa. O Timão ajudou a levantar a moral do São Paulo ao perder de 4 x 0 no Morumbi, no sábado. Mas não deixou de ser o Timão. O tricolor pode sair da crise e despedir-se do torneio em boa posição.

Igual emoção temos na parte de baixo da tabela. São quatro os times que irão se despedir. Duas vagas já são do América-MG e do Santa Cruz, com 27 pontos, No páreo ainda temos o Figueirense 22, o Internacional com 38, Vitória 39 , Sport 40, Coritiba 42. Se perderem três dos quatro jogos a disputar, até São Paulo, Cruzeiro e Ponte podem cair. Todos correm risco.

Portanto, não faltara emoção na reta final. Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Internacional estão entre os times que estão decepcionando suas grandes torcidas. Terão mais quatro jogos para se redimir, subir alguns pontos. os dois primeiros capturando vagas para a Libertadores, os dois últimos fugindo da zona de rebaixamento. É obrigação.

João Sucata

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Tudo indica que seus atletas

    “Tudo indica que seus atletas já estavam satisfeitos ao saber que o Guarani perdeu do Boa Esporte e continuará na série C.”

    ???? O Guarani foi o vice-campeão e sobiu pra série B. Aliás, 4 times subiram da C pra B. O autor do post está meio abilolado. 

     

  2. O Bugre já subiu

    Apenas uma correção importantíssima: o Guarani FC, único clube do interior a conquistar um Campeonato Brasileiro, não vai disputar a Série C do ano que vem. O Bugre é um dos quatro promovidos a segunda divisão nacional em 2017. A vaga na Série B foi conquistada após virar o duelo com o ASA de Arapiraca pelas quartas-de-final.

  3. João Sucata – O Bugre já está na Série B…

    Rapaz… Antes de publicar um texto peça para alguém que entenda de futebol fazer uma revisão… Que mico! O Guarani já estava na Série B há 2 semanas. O jogo contra o Boa foi apenas para definir o Campeão da Série C. É muito erro para um texto tão curto. Nassif… Tesoura no incompetente!

  4. Acho que em 2017 não deveria

    Acho que em 2017 não deveria haver campenato brasileiro da primeira divisão. Todos os times deveriam ser rebaixados para a segunda divisão e permanecerem lá até que aprendam o praticar um futebol de nível melhor.

    Que campeonatozinho sem vergonha.

    Penso que até o futebol brasileiro a globo está matando.

  5. Se eu fosse palmeirense. . .

    Se eu fosse palmeirense eu nem dormiria direito, pois o Santos está no calcanhar do verdão e o glorioso alvinegro praiano é um time de chegada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador