Contas suíças de Cunha são comprovadas por autoridades

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Mais informações enviadas das autoridades suíças comprovam que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mantinha contas bancárias secretas no exterior. O MPF da Suíça enviou cópias do passaporte, da assinatura e de dados pessoais de Cunha, da sua esposa e da filha dele no país.
 
Os dados integram 35 arquivos que reproduzem os documentos oficiais do presidente da Câmara, com nome completo, passaporte, visto norte-americano, e endereço em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A TV Globo foi quem teve acesso aos documentos, que publicou: “Os documentos enviados pelo MP suíço mostram o caminho do dinheiro repassado a contas bancárias atribuídas ao presidente da Câmara dos Deputados e familiares”.
 
As contas secretas de Cunha e de seus familiares na Suíça foram receptoras, nos últimos anos, de depósitos que somam mais de 4 milhões de dólares e mais de 1 milhão de francos suíços, o equivalente, ao todo, a 23,8 milhões de reais, em cotação atual.
 
Em um dos arquivos que comprovam que o beneficiário dessas quantias era Cunha, está o registro de uma conta em nome da offshore Triumph SP, constituída em Edimburgo, na Escócia, com a cópia do passaporte do presindete da Câmara. De acordo com os investigadores, a Triumph é uma empresa de trust utilizada por Cunha para fazer a custódia e a administração dos bens, interesses e dinheiro.
 
Analisando outro documento, Cunha solicitou ao banco suíço Julius Baer (antigo Merrill Lynch Bank) que enviasse as correspondências relacionadas à conta da offshore Orion a um endereço dos Estados Unidos, e não do Brasil. Como justificativa, Eduardo Cunha afirmou que “mora em um país onde os serviços postais não são seguros”.
 
As investigações encaminhadas pelo MP Suíço, que estão nas mãos da Procuradoria-Geral da República, indicam que Cunha manteve quatro contas bancárias na Suíça, abertas entre 2007 e 2008, sendo duas fechadas pelo deputado no ano passado, entre abril e maio. O órgão de investigação europeu bloqueou as outras duas contas.
 
Em março deste ano, o presidente da Câmara negou à CPI da Petrobras que tinha contas no exterior.
 
Para o que der e vier?
 
Com o racha provocado entre a bancada da oposição diante das investigações e denúncias contra Cunha – ocasionando a publicação de uma nota oficial no último sábado (10), assinada pelos principais líderes da frente oposicionista, cobrando a saída do presidente da Câmara -, dirigentes do PSDB e do DEM formalizaram o afastamento do apoio a Cunha.
 
O presidente nacional do DEM, o senador Agripino Maia (RN), afirmou nesta tarde: “para quem dizia que as contas não existiam, de fato as coisas ficam agora muito difíceis de serem explicadas”. Já no PSDB, a ordem de Aécio Neves (MG) é manter a defesa do afastamento de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara. Em contrapartida, Paulinho da Força (SD-SP) disse que está com Cunha “para o que der e vier”, em nome de “derrubar a Dilma”. “Nada nos tira desse rumo”, disse o deputado à Folha de S. Paulo.
 
Leia mais: Oposição racha entre permanência ou saída de Cunha
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já viram a lista de prsentes

    Já viram a lista de prsentes de casamento da filha do Cunha? Claro, é detalhe, mas a lista mostra o “nivel” da famiglia: http://www.imagepresentes.com….

    E, se nao me engano, uma das firmas do Cunha, para lavar dinheiro é a tal Jesus.com. Será que Jesus foi convidado para a festa de casamento?

  2. Esse negocio de abrir contas

    Esse negocio de abrir contas e criar empresas no exterior (preferencialmente em paraisos) é muito, mais muito usual. Alías, é uma “nobre” atividade dos grandes bancos, o private banking. Se voce tem uns 3 milhoes de dolares “investiveis” voce já é candidato a um telefone do private banking do itau ou do city bank para fazer essa festinha. Há pouco tempo havia websites de consultores “revoltados contra impostos” que ensinavam como fazer essa coisa via HSBC, o mais “prático”. A pergunta é: por que razão e com qual justificativa bancos como esses precisam ter empresas em paraisos? E eles tem – muitas. As ilhas cayman têm mais empresas do que habitantes. E Monaco é, simplesmente, uma montanha de pedra – e contas bancarias, claro. O nosso sistema bancário (nao só o nosso) às vezes parece mais uma espécie de show-room do crime credenciado. 

  3. Que tristeza!

    E pensar que esses “nobres” políticos da oposição ,  conseguiram levar às ruas brasileiros que totalmente ludibriados, carregavam as faixas:  SOMOS TODOS CUNHAS !  Que vergonha!  Oposição e mídia sabiam, como nós, o que Cunha representava. Mas, torpemente, enganaram e continuam enganando os menos informados. Que tristeza!  

  4. Como é que a Globo conseguiu as contas?

    Não eram secretas?

    As de Furnas, ninguém consegue?

    Os passos do helicóptero popó, nada?

    Os documentos do avião que matou o candidato a presidente, ainda não apareceram?

    E o DARF, a Globo já pode mostrá-lo para nós?

     

  5. Caiu um grande “Moralista sem moral”

     Será que PSDB e DEM vão acabar com a palhaçada?

    Membros do Governo e Políticos aliados também tem que parar com a catarse do Impeachment e 

    trabalhar logo e muito pra encontrar-mos saídas para a crise, pois, a continuar essa avalanche de demissões 

    será o povo que vai pedir impeachment.

    Falo isso de coração e com a sinseridade de um aliado e defensor do Governo em todos os meus relacionamentos sociais.

    Atenção : se não tiver-mos a ousadia política de baixar os juros escorchantes e estancar a sangria tudo que fizer não dará em nada.

    Se não tiver-mos a capacidade de colocar a lavajato no seu devido lugar e logo logo colocar as empreiteiras pra tocar as obras tudo ficará difícil.

    Se não der-mos um parador na agiotagem dos juros do cartão de crédito e, cheque especial e deixar-mos banquieiros e rentista nadarem de braçadas a cosa vai feder. 

  6. Só no consigo entender uma

    Só no consigo entender uma coisa.

    Quem tem interesse em detonar o Cunha.

    Porque estão aparecendo tantas evidências das falcatruas do Cunha.

    Todos sabem que o  Cunha não vai morrer sozinho, se ele abrir o bico vai faltar espaço no caixão.

    A quem interessa as delações do ferido de morte Cunha.

    Tá estranho !

    Quem está por trás das denúncias do Cunha, acredito que não seja apenas o Janot.

    Por que estão detonando o Cunha e poupando o Aécio.

    Alguma coisa não está batendo.

    E outra, essa armações do Cunha vem de longe, com conhecimento das autoridades, porque só agora estão puxando o tapete do Cunha.

    Sei não ! aí tem truta.

    1. Janot sabe responder.  Eu

      Janot sabe responder.  Eu tambem.  So que ele nao fala e eu falo:

      As contas de Aecio movimentaram MUITO mais dinheiro.

    2. Ah, e outra coisa:
      “E outra,

      Ah, e outra coisa:

      “E outra, essa armações do Cunha vem de longe, com conhecimento das autoridades, porque só agora estão puxando o tapete do Cunha”:

      Viu agora?

      Ate “as autoridades” do judiciario que sempre protegeram Cunha estao sendo jogadas no lixo pra proteger Aecio.

      Viu agora?

  7. Contas suíças de Cunha são comprovadas por autoridades

    O que mais falta fazer, porque esse cidadão não renuncia, ou cassem seu mandato?

    Isso que ele fêz é uma traição! Sonega impostos, suga nosso país, diz que nosso correio não é seguro, diz que quer trabalhar na Suíça, só falta dizer que ele é um agente estrangeiro, cuja missão é de Legislar em favor de interesses de algum serviço secreto qualquer.

    Quando teremos alguém patriota, honesto, na politica desse país.

  8. Cunha eh Pablo Escobar II.As

    Cunha eh Pablo Escobar II.

    As semelhancas sao grandes demais. Incrivel que, como homem mau e inteligente que eh, Cunha tenha caido na mesma armadilha que Pablo caiu, quando decidiu abandonar o mundo das trevas onde tinha poder quase que absoluto e resolveu que teria que ter poder temporal sobre o pais, ao passar para a politica. Fora de seu elemento natural e exposto ao mundo real, Pablo foi desmascarado e cacado ate ser pego e colocado numa gaiolda de ouro. Tempos depois deram um jeito de se livrar dele.

    Sera que o mesmo ira acontecer com Cunha? Digo, sera que ele ira preso para uma penitenciaria que eh praticamente uma extensao de sua casa? Onde podera voltar a exercer poder sobre o submundo da politica como antes? Se depender dos segredos e dossies de figuras importantes que ele certamente tem, nao duvidaria dessa possibilidade. Cunha eh tao sagaz que ate morto ele eh perigoso. Digo, ele deve ter se precavido com uma serie de arquivos, prontos para serem abertos, caso um raio o atinja, ou um terremoto, ou qualquer coisa assim que pareca natural, mas que acabe levando sua vida.

    Sera mui interessante ver o que acontecera depois que Cunha for preso.

  9. Caro Nassif e demais
    Que

    Caro Nassif e demais

    Que ousadia desses petralhas das autoridades suiças, onde já se viu mostrar provas?! O dinheiro deve ter sido depositado por algum petista, que também falsificou todos documentos, só para detonar essa santa figura de alcunha Cunha.

    Gilmar Mendes, entre outros, deve ir até a Suiça e conversar com seus nobres colegas e desfazer esse erro.

    Afinal, há no Brasil “milhões de Cunhas”, e nenhum é petista.

    Saudações

  10. Cunha é ligado à Record,

    Cunha é ligado à Record, concorrente da Globo. Só interessou enquanto havia perspectiva de prosperar impeachment pela Câmara dos Deputados. Agora que o STF interrompeu o golpe, Cunha já não serve à Globo para mais nada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador