Datafolha: Marina avança e empata tecnicamente com Dilma

 
Jornal GGN – A última pesquisa do Datafolha aponta empate entre Dilma e Marina, cada uma com 34% das intensões de voto. Entretanto, na modalidade da espontânea da pesquisa, ou seja, quando o pesquisador pergunta ao entrevistado em quem vai votar, sem apresentar a lista dos candidatos, Dilma foi indicada como a escolhida por 27%, já Marina Silva por 22% e Aécio Neves por 10%. 
 
Do G1
 
 
Da Redação
 
Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.
 
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.
 
No levantamento desta sexta, Pastor Everaldo (PSC) obteve 2%. Os outros sete candidatos somados têm 1%. Segundo o levantamento, os que disseram votar branco ou nulo são 7%, mesmo percentual dos que não sabem em quem votar.
 
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
 
– Dilma Rousseff (PT): 34%
– Marina Silva (PSB): 34%
– Aécio Neves (PSDB): 15%
– Pastor Everaldo (PSC): 2%
– José Maria (PSTU): 0% *
– Eduardo Jorge (PV): 0% *
– Luciana Genro (PSOL): 0% *
– Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
– Eymael (PSDC): 0% *
– Levy Fidelix (PRTB): 0% *
– Mauro Iasi (PCB): 0% *
– Brancos/nulos/nenhum: 7%
– Não sabe: 7%
 
(*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.
 
O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.
 
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.
 
Espontânea
 
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:
 
– Dilma Rousseff: 27%
– Marina Silva: 22%
– Aécio Neves: 10%
– Outras respostas: 3%
– Em branco/nulo/nenhum: 3%
– Não sabe: 32%
 
Segundo turno
 
Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:
 
– Marina Silva: 50%
– Dilma Rousseff: 40%
– Brancos/nulos/nenhum: 7%
– Não sabe: 3%
– Dilma Roussef: 48%
– Aécio Neves: 40%
– Brancos/nulos/nenhum: 9%
– Não sabe: 4%
 
O Datafolha não realizou simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.
 
Rejeição
 
A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.
 
– Dilma Roussef: 35%
– Pastor Everaldo: 23%
– Aécio Neves: 22%
– Zé Maria: 18%
– Eymael: 17%
– Levy Fidelix: 17%
– Rui Costa Pimenta: 16%
– Luciana Genro: 15%
– Marina Silva: 15%
– Eduardo Jorge: 14%
– Mauro Iasi: 14%
 
Avaliação da presidente
 
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 35% dos entrevistados – no levantamento anterior, eram 38%. O índice se refere aos entrevistados que classificaram o governo como “ótimo” ou “bom”.
 
Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” eram 23% e agora são 26%, segundo o Datafolha. Para 39%, o governo é “regular” – 38% no levantamento anterior.
 
– Ótimo/bom: 35%
– Regular: 39%
– Ruim/péssimo: 26%
– Não sabe: 1%
 
A nota média atribuída pelos entrevistados ao governo foi 5,9 – na pesquisa anterior, foi 6,0.
 
Pesquisa Datafolha presidente 29.08.2014 (VALE ESTA) (Foto: Editoria de Arte / G1)
 
Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Datafolha em 2010 mostrava

    A Datafolha em 2010 mostrava dados idênticos em 2010 a favor de Serra. Retiraram do baú mais uma manipulação para tentar de novo um golpe.

  2. Até a pouco, todos os nanicos

    Até a pouco, todos os nanicos tinham 1% cada para não ter segundo turno.

    Depois, Aécio já tinha empatado com Dilma no segundo turno.

    Pastor Everaldo era um fenômeno!

    Tudo isso despareceu de uma hora pra outra.

    Se Aécio estava “empatado” com Dilma antes, era pra estar dando de goleada contra ela agora e nada disso acontece.

    Curioso não existir nenhuma simulação ente Marina e Aécio em nenhuma das pesquisas.

    Tem muita água pra rolar embaixo da ponte. Acho que Dilma ganha apertado mas ganha. No primeiro turno.

  3. Acho uma maravilha a presença de Pastor Everaldo na campanha

    Ele atrai os votos daqueles que são realmente fundamentalistas.

    Mostra-se para o Brasil que esse conjunto de pessoas é de 2~3%, o que deixará Malafaia & Cia. bem sem discurso daqui pra frente.

    Marina não precisa desses votos. O que lhe permite não prometer nada e manter sua imagem de secularista.

    E se algum pastor político questionar, ela poderá simplesmente respeitar mas indicar voto em Everaldo.

    Mais conveniente impossível.

     

     

  4. Tchau Dilma!

    Marina vai vencer, o caso agora e saber se será no primeiro turno ou no segundo!  mas a duvida e saber se Marina e quem venceu, ou o PT quem perdeu!  por suas atitudes covardes e cumplices com a velha politica de acharques e reuniões na calada da noite com o que tem de pior em nossa politica!  com a covardia que se portou diante de acusações das mais estapafurdias, o PT certamente e o principal responsavel pela sua propria derrota!

    Dilma foi um erro de Lula,  ela não tem competencia administrativa nem habilidade politica para ocupar o cargo!  deu no que deu!

    1. Blaya, tá vendo como pode escrever coisas que fazem sentido!

      Concordo com você em quase tudo:

      1 – não há mais como Dilma vencer. Mas não tem nada a ver com competência administrativa nem habilidade politica: é o resultado atrasado do trabalho da mídia para destruir a imagem do PT, e da politica e dos políticos.

      2 – o maior erro do PT foi a covardia: e isso não tem mais retorno, pelo menos nesta eleição.

      e acho que os próximos 2 anos serão terríveis para a grande maioria dos brasileiros (mas resultado direto da suas escolhas nas urnas) e maravilhosos para quem tem $$$.

      Mas rapidamente haverá um retorno da politica, e fuga do $$$. Os gestores de fundos (A. Fraga, Lara Rezende) vão ganhar muito $$$$, na euforia (2015-2016) e na “grande crise” (2017-2018).

      Bem feito!

  5. Datafalha quer que o Aócio

    Datafalha quer que o Aócio desista. Oportunista, que é, desistirá e concorrerá em Minas. Essa é a pior notícia para mim. Eu aguento a Marina Presidente, mas Aero Neves governando (sic) de novo meu estado à distância nas noitadas cariocas é o fim. Isso sim me deprime.

    1. Mas isso é legalmente

      Mas isso é legalmente permitido, a essa altura ?. Já estranhei um comentarista gritar Volta Lula, fiquei pensando na hipótese : Dilma “seria docemente constrangida ” a retirar a candidatura ?

      Tá tudo muito doido.

  6. Este último Datafolha me fez,

    Este último Datafolha me fez, como eleitor da Dilma, ficar com medo. Não da Marina, mas da mídia de direita e suas notórias agências de pesquisas. Elas estão agindo como um bloco “unido e coeso” e têm poder suficiente para esconder defeitos, inventar virtudes e tentar vender a Marina ao povo ingênuo como sendo um belo pacote da última moda em Paris, Miami e Amsterdã. Elas poderão fazer toda a diferença nesta eleição, se a diferença puder ser feita.

  7. Muitos erros nessa pesquisa

    Analisando friamente os dados do Datafolha, há uma hipótese plausível:

    A Dilma está muito perto de ganhar no 1º turno e eles foram para o tudo ou nada, um usuário do face no blog do Miguel do Rosário percebeu dados que não batem:

    – Dilma tem uma avaliação de ótimo/bom maior que a intenção de votos, isso não existe;

    – 39% avaliam como regular, se metade deles votarem na Dilma ela terá mais de 50% (1º ou 2º turno);

    – Quem avalia Dilma como regular não a rejeita, só quem diz que o governo é ruim/péssimo jamais votaria nela, portanto a rejeição da petista é muito menor;

    – Dilma cresceu na espontânea (de 24 para 27%) impossível ter reduzido na estimulada;

    – O Aécio tinha 20% na estimulada e 11% na espontanea do dia 18, Hoje ele tem 15% na estimulada e 10% na espontanea. Uma diminui 5% e a outra diminui só 1%. Inconsistência;

    Stanley Burburinho denunciou que a soma da pesquisa dava 102%, depois consertaram provando a falta de isenção da pesquisa e ainda tiraram dos nanicos de uma hora para outra já que Marina cumpre o papel…

    1. Deixa de ser burro. Aprovação

      Deixa de ser burro. Aprovação ao governo não quer dizer nada. Lula tinha quase 80% em 2010 e nem por isso elegeu sua sucessora com 80% dos votos. Na verdade, não chegou perto. Em 2006 ele tinha quase 60% de aprovação (mais que os 36% de Dilma) e segundo sua lógica devia se eleger em 1 turno. Todos sabemos o que aconteceu depois.

      1. Ta certo idiota, cada

        Ta certo idiota, cada metodologia de pesquisa é diferente, não confunda aprovação/desaprovação/não sabe com ótimo ou bom/regular/Ruim ou péssimo.

  8. Marina vem crescendo em um

    Marina vem crescendo em um ritmo verdadeiramente singular, e é muito difícil reverter um quadro como este. Para a militância petista, isso é resultado do trabalho da grande mídia. Resta a ela explicar porque a mídia não turbinou a candidatura do Aécio, e em 2010 a de Serra. Essa explicação teria um grande valor científico no campo da sociologia.

    A maioria do povo se cansou tanto do PT quanto do PSDB. Sou admirador do Aécio, mas em MG votarei no Pimentel, pois é preciso trocar a fralda da criança. Pimentel foi bom prefeito, creio que será bom governador, como também foram Aécio e Anastasia. O rodízio no poder é muirto saudável. Os petistas alegam que a derrota do Aécio será o seu fim político, mas um pouco de coerência é recomendado em qualquer análise política. Lula perdeu ao concorrer uma vez ao governo de SP e três vezes ao concorrer à Presidência. Não morreu politicamente e acabou sendo Presidente. Por que Aécio, que venceu duas eleições ao governo de Minas no primeiro turno e também elegeu seu sucessor no primeiro turno estaria acabado por perder uma única eleição?

    Quem talvez fique irreversivelmente fragilizada com a derrota é Dilma, que fez campanha para reeleição desde janeiro de 2011, contando com a poderosa máquina governamental, e nem assim será eleita. Entregará o país bem pior do que recebeu e parece acreditar que o pré-sal foi criado pelo PT, não pela natureza. Mas quem prevê o futuro é astrólogo e assemelhados, coloco isso apenas como conjectura.

    Os adversários de Marina alegavam que ela é uma fundamentalista evangélica que não respeita o Estado laico e que além do mais não tinha programa, mas esse programa existia, foi publicado no momento certo e me parece muito bom. Na internet, a principal crítica dos petistas é que o programa se apoia no tripé macroeconômico. Paradoxolmente, para não usar termos mais pesados, anteontem Mantega declarou em defesa do governo que ele adotou o tripé de maneira mais consistente do que o goveno FHC, que o criou. Vem então a pergunta que não quer calar: o tripé é lesivo ao país só quando praticado pelos adversários? Ou será que ele só é virtuoso quando acompanhado de contabilidades criativas?

    No governo Lula o BC foi presidido, pelo Meireles, ex-executivo do Bank of Boston. Por que isso não foi visto na época como entrega do BC à banca rentista?

    Finalmente, a questão do Estado laico. Surpreende esse apreço ao Estado laico em um partido que por décadas tem apoiado regimes fundmendalistas religiosos de variados tons em todo o Oriente Médio. 

    1. Tem razão, mas esconde o principal

      Sua crítica está correta, mas ignora os avanços do governo Lula e Dilma na construção de uma sociedade mais justa .

      Não falo apenas do bolsa família. Prouni, Pronatec, defesa das cotas sociais, , destinação dos recursos do pré sal para educação e saúde, mais médicos, Brasil carinhoso, aprovação de um PNE ambicioso, política de valorização do salário mínimo e por aí vai… Como você bem disse, em um mundo globalizado e interdependente,  vivendo uma crise como a que sofre os países mais ricos (libertinagem travestida de liberdade para cassino/máfia/Mercado Financeiro) haja criatividade e audácia para governar. Issoé literalmente governar o caos…

      Aliás, já deu de messianismo, né? Não é possível governar um país sozinho, além de retrocesso é uma falácia. E esse governo, apesar da falha gravíssima de comunicação, criou o Banco dos BRIC para amortecer um pouco o impacto da crise econômica, caso a situação piore.

       

  9. Não é ironia. Repito:não é

    Não é ironia. Repito:não é ironia.

       O povão parece gado e adora votar no vencedor- parece uma vitória pessoal do ignorante,até porque o povão nao tem personalidade ,pouco se interessa por política e não tem opinião própia.

             Vota pelo ruido do ” ouvi dizer”.

                    Então,sem ironia porque O PT não não rerquisita uma pesquisa do vox Populi?

                     Irá mudar o cenário de votar no vencedor.E nesse caso Dilma terá uns 70 por cento e vencerá  no primeiro turno..

                 ESCREVO SÉRIO.

                   Sem ironia,MESMO.

                 ps: Eu li aqui,vários comentaristas comentando que P H A comentando,horas antes do Datafolha.que Dilma  estava disparada na frente,Outros escreveram: ”Vai dar pra ganhar no primeiro turno”( só erraram de candidata)

                   Basta acessar os arquivos do blog nos últimos 4 dias.Não minto uma vírgula.

  10. sessão nostalgia

    No antigo desenho animado O SOMBRA (Spy Shadow), quando o bicho tava pegando, o herói invocava: SOMBRA, APAREÇA!

    Aí a sombra do herói aparecia toda grandona, fortona e invulnerável  e resolvia tudo.

    Nuquisirreféri às recentes pesquisas, o bicho tá pegando feio. Destarte, é hora de Dilma deixar de bancar a SUPER PRESIDENTE (outro desenho animado da mesma época) e convocar sua sombra: LULA, APAREÇA!

    Sessão Nostalgia.

    https://www.youtube.com/watch?v=p9aJpe_cGOU

    https://www.youtube.com/watch?v=44Q2eJ8eaCs

     

    En passant.

    Mas, na hora do desespero, cuidado pra não dar tiro no próprio pé.

     

    LEI Nº 12.892, DE 13 DEZEMBRO DE 2013.

     

    Declara o ambientalista Chico Mendes Patrono do Meio Ambiente Brasileiro.

    A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

    Art. 1o  O ambientalista Chico Mendes é declarado Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. 

    Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

    Brasília, 13 de dezembro de 2013; 192o da Independência e 125o da República. 

    DILMA ROUSSEFF
    Miriam Belchior
    Izabella Mônica Vieira Teixeira

     

    http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=16/12/2013

  11. A verdadeira notícia deveria

    A verdadeira notícia deveria ser outra: AÉCIO EMPACA NO TERCEIRO LUGAR E SEUS ELEITORES TERÃO QUE DECIDIR SE VOTARÃO OU NÃO EM DILMA PARA EVITAR A ELEIÇÃO DE MARINA SILVA. 

    1.  
      Mais uma notícia ruim pra

       

      Mais uma notícia ruim pra Dilma.

       Porque agora teremos o voto útil pra derrubar o PT.

                Eu sou um deles.

                  Só o troco o último algarismo de ”5” pra ”0”.

  12. Sinceramente, não estou

    Sinceramente, não estou preocupado com as pesquisas atuais. O cheiro das flores do velóriomício de Campos ainda pairam no ar. O elemento emocional ocupa todos os espaços. Creio que nos próximos quinze dias a bola voltará a baixar e certo patamar de racionalidade prevalecerá. Até agora minha única certeza é que Aécio dançou. Não da maneira que gostaria,ou seja, numa balada bem animada, mas de maneira política bem melancólica. Ao senador mineiro restarão os votos de seus conterrâneos.

    Dilma está com a faca e o queijo para desconstruir Marina a partir de seu programa que, alguns consideram moderno, mas na verdade é  uma colcha de retalhos em que procura acomodar os interesses de seus apoiadores. Para esconder as verdadeiras intenções, alguns pontos realmente modernos como o casamento gay.

    Exibir a exaustão sua posição sobre o pré-sal é um bom começo. Essa riqueza pode ser o passaporte para um Brasil melhor educado,mas Marina prefere os moinhos de vento. Lembrar aos que consideram o governo regular e indecisos as perdas que teriam com a política econômica de Marina e a arapuca que seria a autonomia institucional do Banco Central poderiam vir a seguir. O comentarista Filipe Rodrigues trouxe um dado importante, se Dilma conquistar os votos da metade dos que consideram o governo regular, ganha a parada.

    Se prevalecer a lógica, a parte mais  moderna do programa será atacado por parte mais conservadora do eleitorado. É bom lembrar que foram suas posições conservadoras e religiosas sobre minorias, aborto e etc. que a fizeram repositária dos votos dos eleitores resultantes da pregação pseudo moralista de Serra em relação a Dilma em 2010. Não fosse isso, Marina não seria Marina. Nesse caso a candidata se enrolará em suas próprias contradições.

    Como disse a própria, deu sorte de não estar no polêmico jatinho, mas deu azar no tempo. Se o acidente fosse mais próximo do dia da eleição, seria difícil reverter a situação, talvez a candidata ganhasse já no primeiro turno. As pessoas provavelmente só cairiam na real no pós eleição.

    Faltando mais de um mês para o dia 5 de outubro, Marina terá que usar muito blablablá para convencer o eleitorado. Acho muito tempo para prometer sonhos sem lastro na realidade. Até lá o povo acorda.

     

     

    gf

  13. Difícil, muito difícil para a Dilma

    Ou muda a estratégia de campanha ou vai perder. Eu ainda acredito que Dilma pode vencer, mas não do jeito que os petistas/simpatizantes fazem a campanha. Agora, neste momento da campanha, os petistas/eleitores de Dilma fazem a pior coisa que poderiam fazer no atual cenário. Não bastasse terem contribuído com o crescimento quando subestimaram Marina e se resumiram a desqualificá-la, isso quando não estavam insistindo em chamá-la de “tucana”, o que fazem com todos os adversários políticos (virou uma psicose petista isso: foi adversário, é “tucano”), os petistas agora começam a emular o discurso de raiva contra o eleitor e o povo brasileiro, como se tivessem sido “traídos” (!!!).

    Ou seja, se Marina cresce nas pesquisas e se consolida como a principal adversária de Dilma, se ela se apresenta como forte candidata a vencer as eleições presidenciais, o que os petistas fazem?

    Começam a esculhambar o eleitor e o povo brasileiro!! Inclusive começam a desejar o “mal” para o povo brasileiro!

    Ontem, eu li vários comentários desse tipo por aqui. Não foi só aqui, na verdade. Nas redes socias (Facebook, Twitter) eu li também comentários indevidos, lamentáveis e nada inteligentes como esses vindo de petistas e de eleitores de Dilma. Mais constrangedor ainda é quando ficam pedindo a volta de Lula. “Volta, Lula!”, eles dizem. O que passa a pior ideia possível: a de que nem os petistas confiam ou estão satisfeitos com a Dilma. E ainda querem ganhar a eleição desse jeito. Desculpe-me, mas se isso não for estupidez, o que mais será?

    Quer dizer, isso mostra o despreparo político e eleitoral desse pessoal. São justamente coisas assim que fazem a Dilma não subir nas pesquisas e Marina crescer. Falta tranqulidade e racionalidade aos seus eleitores, apoiadores e aos militantes do PT. Não estão sabendo reverter a situação. Ou seja, nesse ritmo, a campanha aponta para uma derrota fragorosa e doída para os petistas.

    É claro que se você quer ganhar uma eleição, você não pode esculhambar o eleitor muito menos o povo brasileiro! Isso mostra autoritarismo, viés anti-democrático, mesquinharia, falta de grandeza de caráter, tudo o que muitos dos críticos dizem dos petistas. Os eleitores de Dilma, quando esculhambam o eleitor, reforçam e ajudam a criar essa imagem.

    Eleição é estratégia de campanha, também. O eleitor tem que ser convencido e não afugentado. Inclusive a tática de atacar Marina, acusando-a de “tucana”, é péssima para um eventual segundo turno, já que os votos dados a Aécio no primeiro turno terão que ser disputados por Dilma. A conclusão não pode ser outra: Dilma vai perder a reeleição assim. Tem que mudar o estilo da campanha. Marina não deve ser atacada como “tucana”. Ninguém que esteja indeciso ou que não esteja com a Dilma vai acreditar nisso (não que todos os que estejam com a Dilma acreditem nisso), além disso significar perda de votos no segundo turno. A campanha dela tem que ser descontruída a partir de como ela realmente se apresenta. Isso significa enfrentar o que ela está dizendo e dizer porque aquilo não vai dar certo, não será bom, que contrariará as conquistas obtidas nos últimos anos, etc. Para mostrar isso, não precisa partir para o desespero. O desespero só ajuda Marina, porque aí ela posará como a única candidata “equilibrada”, “ética”, “democrática”, “lúcida” etc, justamente como ela se apresenta em sua campanha. Ao invés de estarem ajudando Dilma, estarão ajudando Marina com esse discurso. E aí é passar a régua e fechar a conta. E Dilma sairá da presidência como a primeira presidente, após a redemocratização, que não conseguiu ser reeleita, depois de Collor (Sarney não conta porque ele não foi eleito presidente pelo voto do povo).

     

    1. um juizo

      ate que enfim a luz focou sobre ti.

      nao pode desconstruir aquilo que foi construido na irracionalidade.

      alguns ponto colocou e nao pode colocar o que fez somente, nao foi o povo tutor.

      tem que reconstruir a Dilma politicamente jah que ela nunca saiu do quadrado, do gabinete, nao fala facil, fala numeros, sempre tem razao, centraliza e nao escuta, nao sai do gabinete, etc. Dilma tem que fazer politica e nao gestora cabeca dura que soh ve numeros e planilhas.

      reconstrucao:

      Dilma eh lutas.

      Dilma eh povo.

      Dilma vai fazer 

      Dilma trabalhou e vai trabalhar para o povo.

      Dilma vai fazer as politicas que faltam, esta, aquela, etc.

      Dilma trepa ou nao trepa

      Dilma fala como o povo.

      Dilma vai diminuir os ministerios

      Dilma erra

      Dilma eh uma equipe. Dilma trabalha em grupo

      Dilma escuta e faz o que o povo quer.

      Dilma gosta de gente e criancas, tem um neto.

       

  14. Os aposentados que ganham

    Os aposentados que ganham mais de 01 salário mínimo estão sendo massacrados desde o governo FHC e Lula. O governo Dilma está tirando o poder de compra destes aposentados/pensionistas que contribuiram a vida toda e recolheram para o INSS por 35 anos e agora recebem em média 2,5 mínimos. Estes aposentados estão revoltados com este aviltamento de seus vencimentos e o governo Dilma NUNCA se deu conta disso.

  15. Uma análise fria:  Marina já

    Uma análise fria:  Marina já esta com a mão na faixa.  o PSDB  ao contrário do que a mídia prega já virou um DEM só o fato de seus apoiadores se escorarem em Marina mostra o desespero da imprensa a população rejeitou O PSDB  como uma alternativa Apesar de todo o favorecimento da mídia que AÉCIO recebeu.a questão agora é  😮 PT  será oposição ou fará aparte do governo? Mesmo com um ambiente economico muito dificil o PT continua forte e terá uma bancada grande no parlamento recebendo muitas cadeiras. aliás é muito dificil para a presidente Dilma se reeleger  em  ambiente economico desfavorável no ano de 2014 porém como eu disse o PTcontinua forte mesmo com todas as dificuldades. Se Marina  se inclinar para o PSDB  principalmente no segundo turno o PT será oposição e o PSDB um partido situacionista minoritário em um governo Marina.  Acho que o PT será oposição e se for contribuirá enormente com o Brasil será como de 1994 até 2002 quando o PT fez uma grande oposição e se fortaleceu ao contrário do que muita gente pensa o fato de ser oposição pode fortalecer o partido trazer caras novas  e uma renovação de quadros pois tanto Lula quanto Dilma tem mais de 60 anos e estão já no pico da vida política já chegaram a presidencia .Provavelmente um possível governo Marina será coservador  mas  o que isso importa? eu já estarei fazendo o meu dever como cidadã e sendo oposição se a candidata Marina se inclinar para  a esquerda quem sabe eu a apoie em seu possível governo.

  16. Pesquisa eleitoral tem que ser registrada, para ser divulgada

    Ou seja quem acha que o PT não faz pesquisas eleitorais esta equivocado. Apenas não registra e não divulga, são internas. Já ouviram falar na Fundação Perseu Abramo?

    O quadro apontado em todas as pesquisas feitas pelo Data Folha e Ibope em 2002/2006 e 2010 sempre  tiveram essa característica Anti Partido dos Trabalhadores, e existe muitas maneiras de se manipular resultado de pesquisa sem fraudar os dados.

    Acho que há duas intenções nessa pesquisa e na anterior do Ibope, provocar uma reação no Partido dos Trabalhadores de o Dilma e do Lula  reagir contra a Marina, quando na verdade a marina só compete com um candidato, o Aécio, ela só vai ter votos de quem votaria nele, vejam que candidatos do Psol, Pstu foram zerados.

    Dificilmente a Dilma tem menos do que 44% das intenções de voto, e as taxas de abstenção e votos nulos tradicionalmente são de 18 a 20%, o que ainda a coloca eleita no primeiro turno, ainda é cedo para avaliar o real percentual da Marina, que além de não ser mais uma novidade, não tem uma história política consistente, saiu do PT, entrou no PV, saiu do PV, tentou formar uma partido, Rede, não conseguiu, entrou de vice no PSB, não é PSB, não apoia o programa do PSB, basta ler seu programa. Que aliás consegue ser mais fraco e pior que o programa do Aécio.

    Acho que tem gente que esta enterrando a Dilma e o Partido dos Trabalhadores cedo demais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador