Em caso de vazamento, ministro vai trocar equipe da PF

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo entrevistou o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão. Ele disse que não tem a competência para influenciar na Operação Lava Jato e que não vai mexer na equipe da Polícia Federal responsável pelas investigações a não ser que tenha motivos.

Ele falou o planejamento das atividades da polícia só lhe diz respeito na medida em que ele tem que se preparar para seu impacto político. “Um dos problemas estratégicos é a questão do vazamento de informações, que alguns dizem que são seletivos. Não podemos tolerar seletividade. Há uma politização do procedimento judicial, seja por parte do juiz, seja por parte dos agentes públicos em torno”.

O ministro disse que ao menor indício de vazamento de informações por parte da Polícia Federal, vai trocar a equipe toda. “Cheirou vazamento de investigação por um agente nosso, a equipe será trocada, toda. Cheirou. Eu não preciso ter prova. A PF está sob nossa supervisão. Se eu tiver um cheiro de vazamento, eu troco a equipe. Agora, quero também que, se a equipe disser ‘não fomos nós’, que me traga claros elementos de quem vazou porque aí vou ter de conversar com quem de direito”.

De acordo com Aragão, havendo conflito entre interesse público pela informação e presunção de inocência do investigado, ele sempre vai optar pelo segundo.

O ministro também deu sua visão sobre a prática de prisão preventiva para obter delação premiada. “Na medida em que decretamos prisão preventiva ou temporária em relação a suspeitos para que venham a delatar, essa voluntariedade pode ser colocada em dúvida. Porque estamos em situação muito próxima de extorsão. Não quero nem falar em tortura. Mas no mínimo é extorsão de declaração. Se a gente tolera que o grandalhão vai para cadeia enquanto não resolve abrir a boca, então o pequeno pode ir para o pau de arara”.

Da Folha de S. Paulo

Ministro da Justiça diz que trocará equipe da PF em caso de vazamento

Por Leandro Colon

O novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, 56, manda um recado à Polícia Federal: vai trocar a equipe inteira de uma investigação em caso de vazamento de informações.

“Cheirou vazamento de investigação por um agente nosso, a equipe será trocada, toda. Não preciso ter prova. A Polícia Federal está sob nossa supervisão”, afirmou o ministro, em entrevista à Folha nesta sexta (18), em seu gabinete no ministério, um dia depois de tomar posse no governo.

Ele nega ter a intenção de influenciar na Operação Lava Jato, da qual a PF é parte central. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre criticou o antecessor de Aragão, o hoje advogado-geral da União José Eduardo Cardozo, por não “controlar a Polícia Federal”.

O ministro classificou de “extorsão” o método com que as delações premiadas são negociadas na Lava Jato, e minimizou as declarações do ex-presidente Lula, em uma escuta telefônica, afirmando que ele deveria ter “pulso firme” no ministério.

*

Folha – Fala-se muito de sua ligação com petistas e que foi escolhido para influenciar na Lava Jato. O sr. vai atuar para barrar a investigação?

Eugênio Aragão – Não, de jeito nenhum. Não tenho essa prerrogativa, essa competência.

Mas poderia mexer na equipe da Polícia Federal….

Eles têm de me dar motivos. Não posso simplesmente dizer “não gosto desse daí” porque está sendo muito eficiente. Eles têm de ultrapassar a linha vermelha, terem comportamento que não seja profissional. Venho do Ministério Público e sei quão caro é a independência funcional. Não que eles (polícia) tenham independência funcional, a polícia é um órgão hierárquico, muito diferente do Ministério Público. Mas não posso mexer com a atividade fim da polícia. Seu planejamento só me interessa na medida que tenho que me preparar para seu impacto político.

A presidente Dilma fez algum pedido especial ao senhor?

Não. Ela me conhece e sabe quais são minhas posições. Só pediu apoio dentro do ministério. Um dos problemas estratégicos é a questão do vazamento de informações, que alguns dizem que são seletivos. Não podemos tolerar seletividade. Há uma politização do procedimento judicial, seja por parte do juiz, seja por parte dos agentes públicos em torno.

O sr. identificou abusos na Lava Jato em relação à PF?

É difícil divisar no Paraná [onde ocorre a investigação] quem é quem. O próprio uso da delação premiada tem pressupostos. No Direito alemão, a colaboração tem de ser voluntária. Se houver dúvida sobre essa voluntariedade, não vale. Na medida em que decretamos prisão preventiva ou temporária em relação a suspeitos para que venham a delatar, essa voluntariedade pode ser colocada em dúvida. Porque estamos em situação muito próxima de extorsão. Não quero nem falar em tortura. Mas no mínimo é extorsão de declaração. Se a gente tolera que o grandalhão vai para cadeia enquanto não resolve abrir a boca, então o pequeno pode ir para o pau de arara.

E o vazamento de delação, preocupa?

Aí nós temos uma atitude criminosa, porque quem vaza a delação está querendo criar algum tipo de ambiente.

Mas esse vazamento pode vir da própria polícia…

Estou falando de polícia, Ministério Público, do juiz, e eventualmente do advogado. Mas o advogado tem uma vantagem: não é agente público. Mas os agentes públicos têm código disciplinar. O Estado não pode agir como malandro. A minha grande preocupação é com a qualidade ética desses agentes. Se vaza, é coisa clandestina. Se vaza, esse agente está querendo atribuir um efeito a esses atos públicos, que são essas delações.

Mas poderia o ministério punir algum agente que vazou?

A primeira atitude que tomo é: cheirou vazamento de investigação por um agente nosso, a equipe será trocada, toda. Cheirou. Eu não preciso ter prova. A PF está sob nossa supervisão. Se eu tiver um cheiro de vazamento, eu troco a equipe. Agora, quero também que, se a equipe disser “não fomos nós”, que me traga claros elementos de quem vazou porque aí vou ter de conversar com quem de direito. Não é razoável, com o país num momento de quase conflagração, que os agentes aproveitem esse momento delicado para colocar gasolina na fogueira.

A sociedade não tem direito de saber o que ocorreu? Não há interesse público?

Há um conflito entre o interesse público pela informação e a presunção de inocência. Quando se trata de colocar lado a lado esses dois valores, prefiro a presunção de inocência.

O diretor-geral da PF, Leandro Daiello, fica ou será trocado?

Não conversamos sobre isso ainda. Eu preciso, e isso ele vai me fazer, de um levantamento da situação lá. Quero evidentemente na PF pessoas que tenham alguma liderança interna. Essas instituições que têm competências autárquicas, e são independentes na sua atuação, precisam ser dirigidas por lideranças.

Mas a permanência dele então não é algo garantido?

A permanência de ninguém neste ministério, a não ser do doutor Marivaldo Pereira (secretário-executivo), está garantida. E, claro, não se pode mexer na estrutura aqui ligada à Olimpíada.

O presidente Lula disse numa gravação que o sr. deveria ter “pulso firme”, ser “homem”. Não parece que o sr. está vindo como pau mandado do Lula?

Não, isso é uma conversa privada dele. As pessoas entre quatro paredes falam o que querem. Fico até me perguntando qual o interesse público numa fofoca dessa. Isso para mim se chama fofoca. Não me afeta.

Qual sua ligação com o PT?

Advoguei com o Sigmaringa Seixas [ex-deputado] nos idos de 1983, 84. É uma ligação de família e amizade, de muito tempo. Tenho amizade,com o José Genoino [ex-presidente do PT, condenado no mensalão, hoje com pena extinta]. É uma pessoa de bem e correta, que por várias razões da vida entrou nesse processo do mensalão, mas segue de absoluta retidão. Tenho amizade com gente de outros partidos. Considero-me amigo do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), promotor de Justiça.

Noticiou-se recentemente que o sr. é adepto do Santo Daime…

Eu fui. Uma vez que você é, você é. Mas eu não uso mais. Fui praticante, sócio da União do Vegetal, que é uma instituição séria, que há dois anos recebeu homenagem, pelos seus 50 anos, da Câmara dos Deputados.

Fiz parte da diretoria deste centro, que na sua liturgia faz uso da ayahuasca (chá), mas seu uso passou pelo ministério, foi autorizado. Nós na União do Vegetal não usamos outro tipo de bebida, as pessoas não usam álcool.

Não estou frequentando há mais de dez anos, por falta de tempo, e porque me casei, minha mulher é católica, não quer saber disso. Hoje pratico o catolicismo. 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faz-me rir…

    Quer dizer que os vazamentos anteriores ficarão impunes? Tem de trocar toda a cúpula da PF ONTEM! Tem de afastar, processar e exonerar TODOS os envolvidos nos vazamentos. Começando pela cúpula e continuando com os delegados da PF que participam do complô golpista em Curitiba. Tem de afastar, processar e exonerar aquele fascista que usou a imagem da PR como alvo. Tem de afastar, processar e exonerar TODOS os membros da PF que fazem uso de suas atribuições de agentes públicos para promoverem a deposição da PR, legitimamente eleita por 54 milhões de votos. NÃO TEM DE DIZER: DAQUI PRA FRENTE… TEM DE AGIR E PUNIR OS GOLPISTAS JÁ!

  2. “… Eugênio Aragão, 56,

    “… Eugênio Aragão, 56, manda um recado à Polícia Federal: vai trocar a equipe…”

    Isso é o mínimo que se espera de um ministro da Justiça. Lembrando que o ex-delegado da PF Protógenes Queiroz foi demitido por vazamento dentre outras coisas. Se bem que neste caso havia um claro interesse em abafar a operação Satiagraha. Afinal, ela investigava um dos personagens mais protegidos do Brasil. Queiroz tentou furar o bloqueio e se deu mal.

    Nos vazamentos atuais parece ser o contrário, existe um claro conluio entre os aparelhos policiais e judiciários regidos pela mídia para tolerar a ilegalidade. Esperamos que o ministro ponha ordem na casa. Consiga valer a hierarquia e a legalidade.

     

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1693903-ex-deputado-protogenes-queiroz-e-exonerado-do-cargo-de-delegado-da-pf.shtml

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/10/delegado-protogenes-e-exonerado-da-pf-pelo-ministerio-da-justica.html

  3. vazajato

    Passar essa PF a limpo (tem até um japa condenado lá).Vazamento confirmado pelo poderoso à revistinha nefasta é escancarado na vazajato, onde os globistas, digo, golpistas, dos três níveis estão mais faceiros que lambarí de sanga.E tem o moro agradecendo aos coxinhas da Paulista e o procurador discursando com os conspiradores.Vira e mexe e sobra o quê ???

  4. Depois que já vazaram o

    Depois que já vazaram o vazamento do vazamento do vazamento?

    Depois de 5 anos sem ministro da justiça?

    Depois que descobrimos que a PGR é um dos ralos por onde saem os vazamentos?

    A frase que se aplica agora não é “antes tarde do que nunca”, mas sim “agora é tarde”.

  5. Exmo. Ministro,
    O Janot foi

    Exmo. Ministro,

    O Janot foi uma decepção com a sua seletividade.

    A esperança do Brasil está agora nas vossas mãos.

    É o respeito às leis ou o caos.

  6. O PIG já está detonando o

    O PIG já está detonando o novo ministro, dizendo que ele tem um plano para barrar a Lava Jato.

    Como se isso fosse possível.

    Está dando voz aos delegados que são contrários ao novo MJ.

    O mais ridículo é o DEM, que vai tentar parrar a posse do ministro no STF, de novo.

  7. Tá vendo, Cardozo: isso é republicanismo!

    (copio meu comentário no post https://jornalggn.com.br/noticia/ministro-da-justica-vai-cobrar-alto-padrao-de-conduta)

    Tá vendo, Cardozo: isso é republicanismo!

    Garantir que a regra do jogo seja seguida.

    Não titubear quando os jogadores quiserem inovar, ou fazer uma interpretação muito particular das leis.

    Comandar, ter voz de comando quando seus subordinados entram em caminhos tenebrosos, buscando holofotes ou resultados não-republicanos. Isso é um dever funcional, Sr. Cardozo.

    Deu pra entender, Cardozo?

    E você consegue enxergar, Cardozo, o ponto a que seu republicanismo manco e sua falta de ação nos ajudou a chegar?

    ps.: apenas para lembrá-lo, Cardozo:
    prevaricação

    substantivo feminino

    1.ato ou efeito de prevaricar.2.crime cometido por funcionário público quando, indevidamente, este retarda ou deixa de praticar ato de ofício, ou pratica-o contra disposição legal expressa, visando satisfazer interesse pessoal.3.p.ext. infidelidade conjugal; adultério.

    Origem⊙ ETIM lat. praevaricatĭo,ōnis ‘prevaricação’

    Artigo 319 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
    Art. 319 – Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício…

  8. Antes tarde do que nunca !

    Antes tarde do que nunca ! Pôxa como é bom ver alguém com coragem exercer as prerrogativas que são inerentes de fato a função.

    Grande parte de amotinamento da PF foi por falta de coragem desse omisso José Cardozo, um fraco e incompetente que ajudou a criar essa tempestade golpista.

  9. mais um arregão na república do c… na mão

    A casa caiu!!!

    Tudo o que tinha pra vazar já vazou.

    A represa está vazia.

    Ou se pune agora e corre-se o risco, ou amanhã o Sr. passará para a história como mais um  acovardado.

    Caro Ministro, renuncie, não saia pela porta dos fundos como o Cardozo ou tome um pé no traseiro do Gilmar assim como o Lima e Silva.

    Não há mais espaço para conjecturas.

    Ou faz ou sai.

    O tempo é curto e a República dos Acovardados já hasteia sua bandeira no Planalto Central em Rede Nacional via Rede Globo e afiliadas.

    O golpe já ocorreu, os inimigos estão no poder.  

    O caminhão de mudança já está estacionado na porta do Alvorada esperando pela saída da presidenta.

    Os novos moradores cantam Lilli Marlene, mostram o dedo médio e  dão auf wiedersehen para o PT e para o povo brasileiro.

    O Gilmar, o Joaquim Barboza e o Sr. , que dominam o alemão,  baterão continência às tropas que avançam. 

    Mas acalme-se, caro ministro, o Sr. será poupado, pois faz parte da elite que, não sendo negra se veste da mais negra toga para tornar-se ainda  branca, ou melhor, invisível, incapaz de ser visto ou tocado pelas mão da justiça ou  do povo.

     

    Mas o Lula, e o Lulinha? Onde fica ele nessa República de Acovardados?

    Com a cabeça a prêmio, só resta ao nosso heroi assobiar essa bela canção de Chico, não acham?

      “Ando com minha cabeça já pelas tabelasClaro que ninguém se toca com a minha aflição Quando vi todo mundo na rua de blusa amarelaEu achei que era ela puxando o cordãoOito horas e danço de blusa amarelaMinha cabeça talvez faça as pazes assim Quando ouvi a cidade de noite batendo as panelasEu pensei que era ela voltando praMinha cabeça de noite batendo panelasProvavelmente não deixa a cidade dormir Quando vi um bocado de gente descendo as favelasEu achei que era o povo que vinha pedirA cabeça de um homem que olhava as favelasMinha cabeça rolando no Maracanã Quando vi a galera aplaudindo de pé as tabelasEu jurei que era ela que vinha chegandoCom minha cabeça já pelas tabelasClaro que ninguém se toca com a minha aflição Quando vi todo mundo na rua de blusa amarelaEu achei que era ela puxando o cordãoOito horas e danço de blusa amarelaMinha cabeça talvez faça as pazes assim Quando ouvi a cidade de noite batendo as panelasEu pensei que era ela voltando praMinha cabeça de noite batendo panelasProvavelmente não deixa a cidade dormir Quando vi um bocado de gente descendo as favelasEu achei que era o povo que vinha pedirA cabeça de um homem que olhava as favelasMinha cabeça rolando no Maracanã Quando vi a galera aplaudindo de pé as tabelasEu jurei que era ela que vinha chegandoCom minha cabeça já numa baixelaClaro que ninguém se toca com a minha aflição Quando vi todo mundo na rua de blusa amarelaEu achei que era ela puxando o cordãoOito horas e danço de blusa amarelaMinha cabeça talvez faça as pazes assim Quando ouvi a cidade de noite batendo as panelasEu pensei que era ela voltando praMinha cabeça de noite batendo panelasProvavelmente não deixa a cidade dormir Quando vi um bocado de gente descendo as favelasEu achei que era o povo que vinha pedirA cabeça de um homem que olhava as favelasMinha cabeça rolando no Maracanã Quando vi a galera aplaudindo de pé as tabelasEu jurei que era ela que vinha chegandoCom minha cabeça já numa baixelaClaro que ninguém se toca com a minha aflição Quando vi todo mundo na rua de blusa amarelaEu achei que era ela puxando o cordãoOito horas e danço de blusa amarelaMinha cabeça talvez faça as pazes assim Quando ouvi a cidade de noite batendo as panelasEu pensei que era ela voltando praMinha cabeça de noite batendo panelasProvavelmente não deixa a cidade dormir Quando vi um bocado de gente descendo as favelasEu achei que era o povo que vinha pedirA cabeça de um homem que olhava as favelasMinha cabeça rolando no Maracanã Quando vi a galera aplaudindo de pé as tabelasEu jurei que era ela que vinha chegandoCom minha cabeça já pelas tabelasClaro que ninguém se toca com a minha afliçãoQuando vi todo mundo na rua de blusa amarela  

  10. mais um arregão na república do c… na mão (corrigido)

    mais um arregão na república do c… na mão

    A casa caiu!!!

    Tudo o que tinha pra vazar já vazou.

    A represa está vazia.

    Ou se pune agora e corre-se o risco, ou amanhã o Sr. passará para a história como mais um  acovardado.

    Caro Ministro, renuncie, não saia pela porta dos fundos como o Cardozo ou tome um pé no traseiro do Gilmar assim como o Lima e Silva.

    Não há mais espaço para conjecturas.

    Ou faz ou sai.

    O tempo é curto e a República dos Acovardados já hasteia sua bandeira no Planalto Central em Rede Nacional via Rede Globo e afiliadas.

    O golpe já ocorreu, os inimigos estão no poder.  

    O caminhão de mudança já está estacionado na porta do Alvorada esperando pela saída da presidenta.

    Os novos moradores cantam Lilli Marlene, mostram o dedo médio e  dão auf wiedersehen para o PT e para o povo brasileiro.

    O Gilmar, o Joaquim Barboza e o Sr. , que dominam o alemão,  baterão continência às tropas que avançam. 

    Mas acalme-se, caro ministro, o Sr. será poupado, pois faz parte da elite que, não sendo negra se veste da mais negra toga para tornar-se ainda mais  branca, ou melhor, invisível, incapaz de ser vista ou tocada pelas mão da justiça ou  do povo.

     

     

  11. Demonstração clara de como o governo está confuso

    Ministro da Justiça previamente esculhambado pelo Lula nos grampos mal assume e já ameaça claramente o trabalho da PF. O que ele deveria fazer? Entrar calado, procurar por vazamentos e aí sim punir a Equipe. Trapalhão como só esse governo pode ser, já entra dizendo que se “cheirar” vazamento vai trocar a Equipe. Qual a leitura óbvio do fato? Além do uso de um verbo que traduz um conceito vago, o cara dá força a todos que dizem que o Lula entrou no Ministério para melar qualquer investigação. E vocês acham ele ótimo, quando só atrapalha a tentativa desasperada do governo em se manter. Não há dúvida que os apoiadores da Dilma estão tão perdidos quanto ela.

    PS: Só peço para não me censurarem, atualmente só me publicam aqui quando comento artigos do próprio Nassif…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador