Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Interesse nacional e causa política nos EUA, por André Araújo

Interesse nacional e causa política nos EUA, por André Araújo

Uma Operação Lava Jato seria possível nos Estados Unidos?

Creio que não. A lógica da Lava Jato bate de frente com o conceito americano de INTERESSE NACIONAL. Os americanos são extraordinariamente patriotas e colocam o interesse nacional acima de qualquer causa política. O ethos da LAVA JATO é o oposto, colocam a causa ideológico-política “Prender todos os corruptos do País” acima do interesse nacional,  que é sempre muito mais amplo e de longo prazo do que uma causa político-ideológica.

Com isso prejudicaram imensamente a PETROBRAS pela destruição publica, aqui e no exterior, de sua imagem corporativa. Foram mais longe:  destruíram a rede de fornecedores com e sem propina, suspenderam os grandes projetos da estatal, quebraram as empreiteiras que tiveram seus contratos e pagamentos suspensos pela PETROBRAS e isso por medo de que todos de serem criminalizados todos os contratos e pagamentos. E tudo isso provocando desemprego, desde operários até engenheiros.

Foi a Lava Jato que despertou a atenção dos investidores externos, gerou um processo no Departamento de Justiça,  outro na SEC,  ambos destrutivos para os negócios internacionais da PETROBRAS.

Nos EUA uma questão política não supera o interesse nacional. O mundo assistiu na primeira eleição de Bush filho uma confusão de contagem na Flórida, que foi rapidamente arbitrada pela Suprema Corte em favor de Bush, sendo que o candidato prejudicado Al Gore não protestou. Valia mais naquele momento preservar a unidade do sistema de governo do que uma discussão que poderia levar meses e prejudicar imensamente a governança do País.

Da mesma forma, na eleição de John Kennedy, em 1960, houve uma nítida percepção de fraude no resultado. A votação foi incrivelmente próxima, Kennedy teve 49,7% dos votos válidos e Nixon teve 49,6%,  diferença de 100 mil votos  em 90 milhões. Foi generalizada a impressão que os votos de Illinois, especialmente de Chicago foram “manipulados” pela máquina política centenária da família Dailey, que domina Chicago (até hoje) desde os anos 20. A fraude “estava clara” mas o candidato Nixon ficou quieto. A razão: preservação do interesse nacional, uma crise de contagem de votos paralisaria o País.

Aqui não, os cruzadistas de uma causa, fanáticos, preferem destruir a economia, a maior empresa do País, deixar estrangeiros processarem o Brasil, para vencer seus inimigos internos a qualquer custo.

A causa da LAVA JATO está tão “na cara” como causa político-ideológica que é estarrecedora a desenvoltura sem controle exercida por um grupo unificado de três corporações operando como um só poder, contra todos os princípios de garantias constitucionais, sem que seja nem levemente contraposto por instâncias mais altas. O plano de derrubada do governo dos corruptos é o alvo, enquanto os demais corruptos do País assistem de camarote. E o interesse nacional? Ninguém se importa com isso, os escritórios de advocacia americanos esfregam as mãos na euforia.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

77 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que podemos comparar EUA

    Será que podemos comparar EUA e Brasil assim: não é simplista demais? São estágios evolutivos distintos.

    EUA, por exemplo, criou sua primeira legislação anticorrupção empresarial nos anos 70. Década onde emergiram vários escândalos: Watergate, propinas de companhias americanas, etc. Brasil, criou sua primeira lei anticorrupção empresarial em 2013/14:uma defasagem de 4 décadas. Aliás, ela nasceu de projeto de lei de 2010, cujo relator foi o deputado do PT, Carlos Zarattini.

    Com todos os exageros possíveis o Lava-Jato tem efeito simbólico relevante. Nos EUA ninguém se espanta com a prisão de empresários e executivos, como no caso Enron. Aqui o fato inédito nos escandaliza, porque? Menos, por favor!

    Pode ser um processo de aprendizagem doloroso. Cirurgia dói. Ás vezes, há derrapadas no diagnóstico e intervenção. Porém, o importante é que nosso Brasil tem cura! 

    1. Simplista quem?

      Primeiro, V. Sa. tacha ao missivista de simplista para depois comparar a Lava jato com uma cirurgia. Conta outra piada, porque esta foi ótima. Brasileiro nehum está assustado com prisão de bacana, o que assusta é a seletividade e ativismo judicial à custa do desenvolvimento do País. A Classe dominante não se sente brasileira, tem uns que falam até com sotaque, diferentemente da elite estadudinense, nada a ver com legislação tardia ou não.

    2. É RARISSIMA a prisão de

      É RARISSIMA a prisão de executivos nos EUA. O caso Enron não teve a ver com corrupção e sim com gestão falimentar de uma grande empresa que causou prejuizos aos acionistas, empregados e contrapartes.  Na crise de 2008, cem vezes maior em fraudes financeiras que o caso Enron, ninguem foi preso. Watergate não foi caso de corrupção e sim de espionagem politica.

      1. Todos foram casos de conduta

        Todos foram casos de conduta antiética. Sabemos que nos Códigos de Conduta, que todas as grandes companhias do mundo possuem, corrupção é apenas pequeno capítulo. O próprio CGU criou em 2010 o Cadastro Pro-Ética para estimular as organizações que atuam no Brasil a criarem mecanismos preventivos.

        Portanto, citei corrupção, mas meu foco é a ética nos negócios públicos e privados. Não deve ser visto como algo romântico: precisamos levar isso a sério. Há muito cinismo e hipocrisia.

        Na crise de 2008 houve prisão, sim, nos EUA. o Sr. Bernie Madoff, autor do maior crime financeiro da história, causou prejuízo de U$65 bilhões, traindo a confiança de milhares de investidores. Foi condenado a 150 anos. Seu filho de 46 anos, não suportou a vergonha e cometeu suicídio. Por que isso? É o “vale-tudo” nos negócios: busines is business. Como sintetiza cena emblemática de O Poderoso Chefão: “It’s nothing personal, it´s just business”. 

        A visão pragmática é compreensível no mundo de Cesar. Porém é deformadora do alicerce de valores que devem inspirar crianças e jovens a fim de que se tornem líderes verdadeiros. Numa entrevista recente o historiador José Murilho de Carvalho sublinhava: “A falta geral de estadistas é dramática!” Claro! Onde e em quem buscar inspiração?

        1. Sabe o que acho estranho,

          Sabe o que acho estranho, para a mudança etica, teriamos que prender os da ZELOTE, HSBC etc.

          Teriamos que prender os que passam nas faixas de pedestres, estacionam em lugar proibido. etc.  Não existe meia etica.

          E pergunto qual a etica de um juiz que prende uma pessoa por tempo indeterminado? já pensou se todos fossem presos assim como ele defende(artigo dos principais jornais) teriamos um estado melhor? puro ? com etica?.

          Portanto, em meu modo de ver a lava jato só serve como jogo politico e com consequências economicas graves.

           

        2. Madoff é um caso de

          Madoff é um caso de ESTELIONATO que não relação com crise geral ou corrupção, tanto que é atípico, unico.

          O caso dos subprimes não foram unicos, foi uma fraude COLETIVA , de mais de 60 bancos e ai sim foi uma crise generalizada a chamada crise de 2008.

          O caso Madoff não tem nenhuma relação com os titulos subprime.

    3. Leia melhor e com atenção.

      O que o autor está afirmando e eu compartilho, nos EUA não se admite por exemplo que um promotor ou juiz extrapole deliberadamente suas funções e comprometa os interesses estratégicos do país. Hoje, inclusive, após os desmandos do promotor que perseguiu Clinton por anos seguidos, os inúmeros escandalos de condenações forçadas que depois de anos se provaram injustas, os promotores americanos  estão fazendo um movimento que mude a mentalidade e postura do MP, que seja um agente de fazer justiça e procurar a verdade, e não apenas medir sua eficiência pelo percentual de condenações.

      Nos EUA os interesses ESTRATÉGICOS do país estão incutidos na mente dos cidadãos, e em nada eles cedem a isso, e eles NUNCA permitiriam, por exemplo que empresas que embasam o PODER e a SEGURANÇA do país sejam atacadas ou desvalorizadas. Uma empresa como a Petrobrás lá, sereia sim investigada, punidos os culpados, mas NUNCA permitiriam a sua paralisação nem a quebra de seus fornecedores, como pretende o o MPF e boa parte da nossa imprensa suja e entreguista, pois deixaria o país vulnerável frente aos seus concorrentes externos e lá é impensável algo assim.

      Imagine se o vazamento do Wikileaks do email do Serra fosse nos EUA, ele seria PRESO por conspirar contra o s interesses e a segurança energética do país, imagine se lá um militar postar um vídeo dizendo que a bala que ele mostra está destinada ao presidente da república, serie preso e condenado a pena severas, independente da popularidade ou não do presidente, é crime e ponto final.

      Lá, nas áreas estratégicas, não se submete a controle de TCU e outros, e se envolver então assuntos militares, como fornecimento de itens de defesa, bye-bye os critérios de competição e licitação, escolhe-se o que se deseja, acerta-se o preço (e não seja ingênuo em pensar que é tudo tranparente e honesto), e pronto contrata-se e carimba TOP-SECRET e no mundo que abra a pasta antes de 40 anos e olha lá.

      Por isso não entendo que lá seja minha MECA de sociedade, mas acho um absurdo o comportamento de boa parte de nossa ELITE social e política, aquela mesma que prega honestidade e lisura, mas compra camiseta sem nota e vai pra MIAMI comprar produtos chineses para trazer escondidos da receita, para não ser taxado.

    4. Entendo sua tese de que o

      Entendo sua tese de que o Brasil estaria passando por processo doloroso e dificil, porque é a primeira fez que de alguma forma vai se atrás também de corruptores. E que está botando o dedo na ferida da promiscuidade entre empresas que participam de licitação e políticos.

      Mas da maneira que está sendo feita, com esse espetáculo midiático dentro de um contexto de “aniquilar o adversário”, “derrubar governo custe o que custar” pode botar tudo a perder. Não só o que diz o AA, prejudicar todos os agentes econômicos, corruptos ou honestos. Mas também não ter eficácia jurídica.

      Os atropelos cometidos pela ânsia condenatória do Moro vão gerar um monte de recursos de defesa. E sendo os réus, executivos de empreiteiras e não lideranças históricas do PT, não haverá pressão da “opinião pública”. Não haverá “domínio do fato”. É capaz de todos os executivos se livrarem, os inocentes e os culpados. E não vai ser culpa do STF.

  2. Diferente

    Nos EUA os candidatos não brigam, pois, nessa brincadeira de Democracia, não manda nenhum dos dois únicos partidos de sempre: o Boi Caprichoso e o Garantido. Quem manda há 200 anos continua sendo o poder econômico.

    No restante, o AA tem toda a razão. O Juiz está igual que um guardinha parando o trânsito inteiro da Estrada Rio / São Paulo, apenas para cobrar uma multa de uma idosa com farol queimado, ao invés de encostar o carro e fazer o seu trabalho com discrição e eficiência.

     

  3. as víceras estaram expostas

    Essa Lava Jato veio em boa hora, até estou gostando, e acho que ninguém é inocente que não mereça passar certos apertos por causa dela, quem esteve ou passou perto sabe que o dinheiro público quando abundante, vira farra na mão de qualquer cidadão que se juga trabalhador, mas que no fundo dá as costas para o interesse da sociedade,e ou nacional, parece que tudo se não tiver um olhando, vem sempre um espertinho e rouba; só que agora começaram a colocar video monitoramento e os gatos e os ratos, são pegos no mesmo crime; paciência. 

  4. E o pior é que deu certo…

    Constrangeram o Governo de tal maneira, que “entregou a rapadura” aos rentistas e voltamos todos ao começo.

    Vem tempos cinzentos por aí.

    Vai faltar emprego…

    1.     Não concordo, o governo

          Não concordo, o governo tomou decisões erradas na economia, segurar o preço da gasolina ,as modificações na área da energia e a forma como foram feitas as desonerações.

       

  5. Vergonha alheia

    Esse texto eh uma vergonha. Como pode alguem considerar que foi a operacao de investigacao que provocou o escandalo? Eh o fim de toda a argumentacao. Quando nao ha mais como negar os desvios, conde-se a investigacao.

    1. Claro que foram os

      Claro que foram os “”vazamantos seletivos” com um timing exato para pegar fins de semana que provocaram a escandilação. Na CPI dos anões do Orçamento, onde a roubalheira foi muito maior, o escandalo foi bem menor.

      No caso Eike que envolvia uma gama de interesses no Rio de Janeiro e que custou 50 vezes mais que o total das propinas da Lava Jato, o tempo de TV foi INFINITAMENTE MENOR

      A escandilização dessa Lava Jato foi 100% politica, eu não sou petista, muito pelo contrario, mas não sou cego e burro.

      A LAVA JATO se insere numa CAUSA politica, só santelmos muito inocentes pode acreditar que foi pela pureza dos juizes e promotores.

  6. Interesse Nacional e os coxas

    Os coxinhas não sabem o que é Interesse Nacional. 

    Arvoram-se de simbolismos simplórios, como a de vestir uma camiseta da seleção brasileira em domingo de manifestação – a propósito, camiseta esta comprada à R$ 300 na loja da Nike na Oscar Freie – em domingo de manifestação, para fazer partidarismo ideológico. 

    Dias de manifestação, aqui nos Jardins o bairro vive em plena ebulição. Muito interessante ver como esses cara exercem a defesa do ‘Interesse Nacional” : saem pra passeata, turbinam o sentimento de patriotismo sob o grito de Lobões, Caiados e Kataguiris (a propósito, quem esse menino pensa que é?) da vida e fecham o dia nos cafés do bairro para falar “sobre as últimas compras nos barracões-outlets em Miami”ou “sobre o cruzeiro nas Bahamas”. BAITA INTERRESSE NACIONAL de nossa classe média-alta. 

    No fundo, nada mais são do que cucarachas que não ultrapassam o limite do simplismo e da defesa, essa sim, de seus próprios interesses e de suas pré-concepções sobre o país.

     

    1. Sobrarão livres e resguardados todos os corru..os

      Pois na palavra corruPTos, o que lhes afeta são só 2 letras (de 9).

      Mas continuaremos sendo um país com fartura de corru..os.

       

  7. Mais uma do Dr Moro – 3,4 mil por mês é enriquecimento ilícito?

    CAFEZINHO: VACCARI MERECE ATESTADO DE POBREZA

    :

     

    “A mulher de Vaccari é criminalizada porque, de 2008 a 2014, recebeu um pouco mais de R$ 300 mil em ‘depósitos picados’. Ora, esses valores permitem à pessoa inclusive requerer atestado de pobreza diante da Justiça, para não pagar custas judiciais! A mulher do Vaccari é tratada como bandida por causa de R$ 3,5 mil/mês? Ou seja, por causa de um décimo do que ganham mensalmente o próprio juiz Moro e os procuradores?”, questiona o jornalista Miguel do Rosário, editor do Cafezinho

     

    16 DE ABRIL DE 2015 ÀS 05:03

     

     

    Moro também não leu Montesquieu

    Por , editor doCafezinho

    Além de não ter lido o Alienista de Machado de Assis, o juiz Sergio Moro parece também não conhecer o Espírito das Leis, de Montesquieu.

    Os noticiários informam hoje que Moro ordenou a prisão de João Vaccari Neto, tesoureiro do PT.

    Moro age como um procurador, um juiz de instrução, não como um juiz de verdade, que olha imparcialmente os dois lados da balança: a acusação e a defesa.

    Os sigilos de todos os familiares de Vaccari foram quebrados: dele, mulher, filha, cunhada.

    Nunca se viu nada parecido na Justiça brasileira.

    Descobriram que, de 2008 a 2013, o patrimônio da filha de Vaccari cresceu de R$ 240 mil a R$ 1 milhão. Tudo devidamente declarado à Receita Federal.

    Se a pessoa comprou ou ganhou um apartamento de dois quartos, pronto, já virou um criminoso na cabeça de Moro.

    A mulher de Vaccari é criminalizada porque, de 2008 a 2014, recebeu um pouco mais de R$ 300 mil em “depósitos picados”.

    Ora, esses valores permitem à pessoa inclusive requerer atestado de pobreza diante da Justiça, para não pagar custas judiciais!

    A mulher do Vaccari é tratada como bandida por causa de R$ 3,5 mil / mês? Ou seja, por causa de um décimo do que ganham mensalmente o próprio juiz Moro e os procuradores?

    Depósitos picados… Isso é “novilíngua” para designar movimentação bancária normal?

    Um dos delatores da Lava Jato, o executivo Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, da Setal, deu informações à Moro que o fizeram decidir prender Vaccari.

    É uma coisa ridícula.

    Mendonça Neto pagou uma gráfica, do bolso dele. E disse ao juiz que pagou porque Vaccari teria pedido.

    Esse é um dos motivos da prisão de Vaccari.

    Lembrando que Mendonça Neto é um tucanão de quatro costados, envolvido até o pescoço no trensalão, além de primo de Marcos Mendonça, presidente da Fundação Anchieta, que controla a TV Cultura, a tv pública do governo de São Paulo.

    Qual o perigo que Vaccari representa à sociedade ou qual o obstáculo que representa para as investigações?

    Nenhum.

    Mas a prisão cumpre a função de manter, como disse o Fernando Brito, do Tijolaço, a coxinha quente no forno.

    O espetáculo tem de continuar.

    Com a Lava Jato perdendo o protagonismo para a Zelotes, a reviravolta provocada pelo depoimento de Paulo Roberto Costa, a alta nas ações da Petrobrás, o esvaziamento das marchas golpistas, Moro tinha de produzir um factoide pesado para que a Lava Jato voltasse a centralizar a agenda política nacional.

    É uma questão de timing. Tem de aproveitar o que ainda existe de energia golpista nas ruas.

    Então Moro usou a sua cartada mais importante no momento: a prisão de Vaccari, que permite à mídia voltar a usar o nome PT nas manchetes e telejornais.

    Ao fazê-lo, porém, Moro aplicou um golpe à liberdade no Brasil.

    Nas marchas golpistas do último dia 12, um dos carros de som que pediam intervenção militar deu espaço para um fascista declarado fazer um discurso, no qual condenou o sufrágio universal, a separação dos poderes, pediu uma ditadura e mandou “Montesquieu tomar no c…”.

    Pois bem. Depois dessa, eu peguei meu velho Montesquieu da estante, para homenageá-lo e consolá-lo do covarde ataque que sofreu de um punhado de analfabetos políticos.

    O autor do clássico Espírito das Leis diferencia dois conceitos de liberdade: a liberdade política em relação à constituição; e a liberdade política em relação ao cidadão.

    A primeira dessas liberdades consiste na existência do direito, ou seja, é uma liberdade conceitual.

    A segunda tem a ver com a segurança física do cidadão: é a liberdade concreta, carnal, aquela que nos protege dos arbítrios do Estado.

    Ou seja, no Brasil só temos a primeira das liberdades. Ainda não temos liberdade concreta, porque juízes fazem o que querem e prendem quem eles querem, já que transformaram a prisão provisória, que vem antes do direito à defesa, numa condenação de fato.

    Quando fala sobre a liberdade do cidadão, Montesquieu enfatiza que ela só existe diante de processos criminais justos, que garantam a segurança do cidadão contra o arbítrio do Estado.

    E daí resume como esta liberdade nasceu no Ocidente: “Clotário criou uma lei para que um acusado não pudesse ser condenado sem ser ouvido; o que demonstra [que existia] uma prática contrária em algum caso particular ou em algum povo bárbaro. Foi Carondas que introduziu os julgamentos contra os falsos testemunhos. Quando a inocência dos cidadãos não está garantida, a liberdade também não o está.”

    Em seguida, o francês observa que “as leis que condenam um homem à morte com base no depoimento de uma só testemunha são fatais para a liberdade“.

    Montesquieu associa a liberdade política do cidadão a tudo que o protege contra “falsos testemunhos” ou do arbítrio de juízes.

    Em termos mais contemporâneos, a liberdade, para Montesquieu, seria tudo que nos protege de linchamentos midiáticos e prisões arbitrárias, baseadas em falsos testemunhos, o que é justamente o que está acontecendo no mundinho fantástico de Sergio Moro.

    Montesquieu sintetiza assim a sua preocupação dramática em relação à liberdade: “Os conhecimentos que foram adquiridos em alguns países e que serão adquiridos em outros sobre as regras mais seguras que se possam seguir nos julgamentos criminais interessam mais o gênero humano do que qualquer outra coisa que exista no mundo“.

    Infelizmente, a preocupação de Montesquieu parece não interessar nem coxinhas neofascistas, nem o juiz Sergio Moro, nem a grande mídia.

    Daí a liberdade, esse destino, essa utopia, esse sonho democrático, é violentada pelos autoritários e apoiadores da ditadura de sempre.

     

    E completando… Quanto aos 300 mil do Aloísi Nunes tudo bem Dr Moro???

     

    1. Voces que estão defendendo o

      Voces que estão defendendo o Vaccari acham que estão defendendo o PT ,mas estão muito errados,na realidade estão prejudicando o PT.A maior prova contra o Vaccari é um patrimônio de 1.600.000,00 de sua filha recém formada ,patrimônio este quase em sua totalidade vinda de seu pai (isto está provado pela quebra do sigilo ).Muitos  petistas lúcidos , como por exemplo ,o Tarso Genro ,antes mesmo da prisão já queriam o afastamento do Vaccari da Tesouraria do PT ..Continuem no seu fanatismo.É muito divertido ler o contorcionismo mental para  defender o mesmo  ou então deixem isso para o seu advogado,que parece ser muito competente(tomara que cobre bem caro )

      1. Alucinação…

        E o aeroporto do titio Neves não te incomoda? Nomear o próprio pai para uma estatal não te alucina de raiva? Roubar a CEMIG tá valendo, né? 

        E saber que a casa do Serra foi comprada com grana do Dantas na privatização, não te deixa raivoso?

        FHC nomear a própria filha e comprar apartamento em Paris de 10 milhões de euros não faz vc babar de ira?

        Indignação seletiva é desvio de carater…

        1. Senhor Sérgio ,é claro que

          Senhor Sérgio ,é claro que tudo isso que o senhor aponta me incomoda ,e muito.Na época do  caso do FHC  eu não era internauta ,e por isso não votei nele, Mais irado ainda fiquei quando botaram fora a Cia Vale do Rio Doce por 3 bi ,quando só em reservas de  minério de ouro em Carajás havia mais de dez vezes esse valor .No caso do aeroporto no terreno do tio do Aécio me incomodou ,aliás ,a min e a muitos outros ,tanto é que isso acarretou a derrota do mesmo na eleição.

          Tem certeza de que sou eu o seletivo ?

  8. de Andre Araujo
    Andre
    de Andre Araujo
    Andre Araujo
    Um Rambo de supermetralhadora
    sex, 17/04/2015 – 09:36
    Um Rambo de supermetralhadora para caçar um pacato cidadão desarmado, em casa com e familia. É um retrato do caos de poder em que vivemos. A exibição desse armamento pesado é para mostrar poder e força, foto bem enquadrada pelo O GLOBO ? Para que serve?. Alguem viu algum agente do FBI andar fantasiado de Rambo para prender cidadãos pacatos? A PF não está enfrentando o ISIS, nem a Al Qaeda, nem o Boko Haram, então para que a metralhadora?

  9. Interesse nacional é combater

    Interesse nacional é combater a corrupção seja de direita ou esquerda.Aliás ,ladrão é apenas ladrão ,e isso vem de longe  , não tem nada a ver com direita ou esquerda.Assaltaram a Petrobrás ,e a culpa é do Juiz Moro,essa é de doer.

    Neste país se rouba a merenda escolar ,se superfatura remédios ,ambulâncias ,se rouba o INSS ,Juiz que vende senteça é premiado com aposentadoria e por aí afora .Se constroem palácios para Câmeras Municipais em Municipios onde seus habitantes,em grande número vivem em choupanas . .Politicos que nunca trabalharam na vida ,após não terem mais forças para continuar mamando no Erário ,”encaminham ” seus filhos para continuarem mamando ,isso não seria corrupção também ?

    Pobre Brasil .

    1. Meu caro, EMPRESARIOS não são

      Meu caro, EMPRESARIOS não são funcionarios publicos com a vida toda direitinha, ferias planejadas dois anos antes,

      tudo certinho nos minimos detalhes, EMPRESARIOS SÃO ESSENCIALMENTE AVENTUREIROS, 95% dos grandes negocios que se fazem no mundo, grandes obras, compras de empresas, grandes incorporações imobiliarias tem que molhar a mão de contrpartes, intermediarios, isso aqui e no mundo inteiro, é da regra do jogo, como vc acha que se fazem as vendas de petroleo no mercado a prazo e no spot de Rotterdam, e os fretamentos? Tem comissão EM TUDO em todo lugar do mundo,mesmo nas empresas rpivadas vendendo para outras empresas privadas, quem está na linha não é dono da empresa e ai correm comissões especialmente em serviços terceirizados que aliás existem em grande parte para circular comissões para administradores que contratam a tercerização.

      Então esse mundo de Cinderela só existe na cabeça dos bem pensantes, a vida empresarial não é muito limpinha, nem aqui e nem em Angola, onde sumiram US$32 bilhões da SONANGOL e nem porisso a petroleira angolana está sendo processa pelo Departamento de Justiça. Quando os americanos ocupram o Iraque por 9 anos 12 bilhões de dolares sumiram do Ministerio do Petroleo do Iraque, evaporaram, DURANTE a péssima gestão americana do Iraque, há suspeitas que funcionarios americanos estavam no meio, se vc quiser procuro o livro onde esse caso é detalhadamente descrito, o dinheiro foi parar em bancos de Beirut, a CIA achou o rastro mas o dinheiro já tinha sumido.

      É possivel CONTROLAR a corrupção, o caso Petrobras foi um mega exagero mas eliminar a corrupção é impossivel, ali´s o Poder Judiciairio está longe de ser puro e o pior, não são nada rigorosos com casos INTERNOS, o juiz do caso Eike está soltinho e recebendo vencimentos sem desconto, tem dois Ministros do STJ aposentados porque vendiam sentença mas apenas foram “”punidos” com a aposentadoria precoce e integral. E posam de santos.

      Eu não sou cinico, sou REALISTA e fico chocado com os SANTELMOS de plantão aqui do blog que acham que o mundo é um lagar limpinho, infelizmente só tem malvados no PT, quanto cinismo inclusive nas “”corporações”” que posam de salvadores da patria.

      1. Sr. André ,eu não disse e nem

        Sr. André ,eu não disse e nem insinuei que só tem malvados e ladrões no PT ,aliás eu disse que a corrupção vem de longa data.Eu venho de longe ,como o senhor e já presenciei nesta vida toda a sorte  de coisas ,como  inumeros prefeitos se elegerem  em cidades paupérrimas ,e depois de 4 anos de mandato sairem  podres de rico ,e sua cidade sair mais pobre com ruas esburacadas,crianças sem escola,etc….Certamente o senhor deve conhecer mais casos que eu .e cada um dos debatedores devem  saber também .Sei bem que muitos empreiteiros se não derem propinas nunca conseguirão nenhuma obra .Cinismo seria aceitar tudo isso e não protestar

  10. Mais um post didático do AA.

    AA., seu diagnóstico na comparação entre como é feito nos EUA e como é feito aqui é irrefutável. Não há dúvida alguma que o interesse nacional lá predomina. E mesmo assim, a corrupção é combatida, há fiscalização. Muito mais que aqui, onde o moralismo é utilizado como ferramenta política, e ” ferre-se o interesse nacional”.

     

  11. Com linguagem direta, aqui

    Com linguagem direta, aqui vai uma pérola de Gene (KISS) Simon. “É muito sedutor esperar que um político se levante e afirme: ‘Vou fazer vocês ganharem mais. Vou punir as empresas (que, na essência, deram a vocês seus empregos). Elas são poucas e vocês são milhões, então por que deveriam ter todo o dinheiro e vocês não?'”, diz. “É claro que as massas não entendem como as coisas funcionam. Continue a punir quem cria os empregos e eles vão abandonar seu país e migrar para a Suíça. Eles são ricos, não precisam de você. Você deveria abençoar a pessoa que lhe dá um emprego, não puni-la”, defende.

  12. E de interesse

    E de interesse nacional desinstitucionalizar a corrupção.

    A epidemia da lei de gerson destroi os poucos recursos que o estado dispôe.

    André ainda não entendeu que os recursos do estado não são usados para construir uma ponte e depois o corrupto leva o dele.

    Em nosso país o que determina o que vai ser construido não é a necessidade da nação, mas o que vai dar lucro para as empreiteiras e o governo tanto financeiramente para manter o seu projeto de poder como  politico para se usar como propaganda do partido.

    Este determinismo que a corrupção gera é que uma das causas do nosso subdesenvolvimento.

     

    1. Não é verdade. Um dos

      Não é verdade. Um dos politicos à época considerado dos mais corruptos do Brasil, Adhemar de Barros, fez obras essenciais, da melhorqualidade, como o Hospital das Clinicas e as primeiras rodovias modernas do Estado.

      Paulo Maluf, tambem com fama, fez excelentes e necessarias obras viarias na cidade.

      Não é verdade que faziam obras só para roubar. Faziam boas obras e tiravam sua lasca, melhor do que não fazer nada e dar prejuizo pela incompetencia.

  13. Brasil e EUA

    Os EUA sustentam uma política externa de barbárie, invasiva e beligerante enquanto nós somos elogiados por todos os países a quem ajudamos pelo respeito ao país que nos recebe; os EUA praticam políticas internas na contramão dos direitos humanos enquanto nós procuramos acatar os tratados internacionais e estamos nos esforçando para oferecer educação e saúde públicas, universais e gratuitas; nossas eleições se dão de forma bem mais próxima do nosso povo, sem colegiados, do que as deles; nossas instituições caminham para um modo em que são muito mais sensíveis aos apelos populares do que aos das empresas privadas do que as deles; lá se chama “lobby” e é legal, aqui, corrupção e é crime; lá se chama “trato financeiro entre réu e promotoria” e é legal, aqui se chama “compra de sentença” e é crime…

     

    Nossas culturas são muito diferentes mas há um ponto aí em que a gente poderia imitá-los: eles são patriotas, enaltecem seu país… mas péra, péra… não se trata de imitá-los enaltecendo o país deles mas sim o nosso. E talvez não precisemos também falar mal de outros países, apenas aprender a ver o que e bom no nosso.

     

    Fico imaginando o quanto melhor estaria nosso país se ao invés de depreciarmo-nos enaltecêssemo-nos. Como faz o povo dos EUA com o país deles…

    1.       Vc pode gostar ou não

            Vc pode gostar ou não como os Americanos resolvem suas questões, mas eles sempre colocam os interesses de seu pais em primeiro lugar. É isto que o André defende e em meu modo de ver tem absoluta razão.

            Um juiz que prende alguém por meses para ele falar algo que ele quer, por razões politicas? ideologicas?O que o Tesoureiro poderia fazer? Comprar um empreiteiro?

           O que transparece é que estão sem dados e estão buscando desperadamente alguém.

            Veja que a operação Zelote, não tem midia, não tem prisões …Fora a operação do HSBC, do DPVAT.

       

      1. Pois é, como se pode

        Pois é, como se pode depreender do que defendo, também eu acredito que devemos colocar os interesses do nosso país em primeiro lugar. Aliás defendo não só que devemos fazer isso como que podemos fazer sem o menor constrangimeto. Claro que é possível levantar dados “objetivos” tanto que enaltecem quanto que depreciam, tanto os EUA quanto o Brasil, mas creio que a opção por uma ou outra postura não vem da razão, vem da emoção, dos sentimentos… patriotismo é sem dúvida um sentimento. Não se trata, assim, caro ou cara ELS, de gostar ou não da forma como os estadunidenses resolvem suas questões, e sim de gostar ou não do país em que vivo. E repetindo-me, gostar não tem relação com razão, é da esfera dos sentimentos. Quem gosta sempre encontra razões para gostar, e quem não gosta, razões para não gostar. Alguém escolhe gostar do Mickey Mouse? Será que a Madona – ou sei-lá que outra celebridade dos EUA – é mesmo a mulher mais gostosa do mundo? Quanto será que tem de “garganta”, propaganda massiva, diuturna e incessante nesse nosso gostar? De qualquer forma, gostar é sentimento, não razão. Assim como patriotismo.

         

        Agora que o assunto corrupção serve apenas como pretexto e arrazoado para acusações, isso é muito claro. Como diz nosso colega comentarista Clever acima, os EUA são comprovadamente o país mais corrupto do mundo, os exemplos são muitos e muito eloquentes… Toda sociedade que privilegia o dinheiro e a iniciativa privada em detrimento do estado já é, por definição, corruptor do estado (por sua própria natureza democrática, pública e universal). No entanto um monte de gente, inclusive de outros paises, gosta dos EUA, gente que até sai às ruas no nosso país pedindo um “Fora Dilma” e usando, como arrazoado, a corrupção.

         

        Sem fazer apologia à corrupção do estado (corrupção que vai muito além do apenas peculato e que se amplia na noção de que o estado não deve proteger sub-grupos sociais, nem que esses subgrupos sejam os detentores do poder econômico), é óbvio que o que estamos vendo não vai por fim à corrupção, simplesmente porque não é esse o objetivo. O objetivo é substituir o caráter descentralizador, democrático e socialista (não no sentido de comunista mas enquanto foca na sociedade como um todo), do estado sob a administração do PT, dando a este um caráter privatista, exclusivista e centralizador. E nesse ponto fica a questão: sabendo que a iniciativa privada, instância em que se realiza o Capitalismo, promove desigualdades sociais, e levando em conta o caráter vulnerável – por falta de educação e saúde, inclusive, mas muito por falta de sentimento pátrio também – do nosso povo brasileiro, será que a melhor opção é, neste momento, a ascenção do privatismo como forma de governo? Será que clamarmos pelo fim da corrupção leva o país adiante ou serve apenas para derrubar governo? E será que governos mais orientados para o privatismo levariam à cenário de menor corrupção? Como se não bastassem os exemplos que temos no nosso próprio país, o exemplo dos EUA – mas também da Suiça, Alemanha, Reino Unido etc. – aponta para um “não” como resposta, hein?

      2. apatridas e incompetentes

        “Veja que a operação Zelote, não tem midia, não tem prisões …Fora a operação do HSBC, do DPVAT.”

        Para isto seria necessário uma polícia federal. Mas seu chefe é aquem de incompetente…

  14. O autor confunde alhos com

    O autor confunde alhos com bugalhos. O sistema americano de eleição não é direto como o nosso. O autor da como certo oo que é suposto, no caso roubo nos votos. O fato real foi o uso da televisão de forma bem sucedida por kennedy. Quanto ao Bush e o caso da florida, Al gore lutou até o fim contra a votação na florida e foram à justiça mais de uma vez, tanto que foi uma decisão do supremo federal que deu o veredito a favor de Bush. Assim o argumento do autor é falho na questão factual e por extensão em sua aplicação comparativa com a lava jato.

    A questão de 2008 não passou por roubo. O sistema não era regulado e verdade seja dita, foi um problema de ganância, de banqueiros, operadores e pessoas comuns fazendo hipotecas sobre hipotecas. qual o foi o crime de fato cometido?

    A questão de 2001 foi gestão temerária e roubo, maquiando contabilidade e inflando o valor de ações na bolsa. Ao que saiba, a justiça processou e prendeu executivos. Grandes empresas de auditoria quebraram na esteira das denúncias.  E o escândalo que eliminou a receita de milhares de trabalhadores que investiram nos papéis dessas companhias levou a criação de leis como a sabarnes-oxley. Lei aliás que qualquer empresa que tenha açoés negociadas em bolsa no EUA é obrigada a cumprir.

    A operação lava jato, e o autor esquece disso, começou investigando lavagem de dinheiro em postos de gasolina, coisa que levou ao doleiro que levou aos diretores o da petrobras que levou aos partidos políticos no governo, pt, pmdb e pp.

    A lógica do autor implica em aceitar a corrupção e a roubalheira para não prejudicar a estatal. O governo usa a estatal em sus propagandas enquanto os partidos da base se aproveitavam da mesmA, mas o autor acha que prejuízo é causado pela ação da justiça. Ou por outra que as acoés judiciais fossem tratadas como segredo de estado. Assim ninguém ficaria sabendo para não prejudicar a estatal. Lógico,  em segredo, continuaria o roubo,  a propaganda governamental e a população sendo enganada, mas pouco importa esse prejuízo, na ótica do autor.

    Eu gostaria que o autor apontasse algum caso no mundo, em que uma estatal foi roubada por partidos políticos e politicos, além de seus diretores e que tudo ficou escondido para não prejudicar a estatal em questão. Ah,  ia me esquecendo, o exemplo precisa ser de um país democrático e livre, não de uma ditadura, aonde governo, partido e estatais se misturam.

     

    1. A tese da roubalheira

      A tese da roubalheira eleitoral de Kennedy é uma unanimidade entre os historiadores americanos, o pai de Kennedy era um canalha completo, da pior reputação possivel em todos os campos, mulherengo, farrista, ficou rico com contrabando de whisky, o vice de Kennedy, Lyndon Johnson,  era considerado o politico mais corrupto do texas, Estado famoso pela corrupção politica endemica.

      A base que empurrou Kennedy para a vitoria foi Chicago dominado pelo prefeito Richard Dailey, da familia politica mais mafioso do Pais. Não adiante vc negar o que está tão conhecido naquele Pais.

      O sistema de vota eleitoral e voto popular não inibe corrupção , apenas a torna mais cara.

      De resto vc apenas confirma com mais detalhes o que eu disse no geral.

      1. O que o pai delê era ou não

        O que o pai delê era ou não pouco importa. enquanto o pai era simpatizante da Alemanha nazista os filhos lutaram na segunda guerra. 

        Sobre a roubalheira de votos, a questão não é unânime como você afirma e muito menos a eficácia e eu citei o porque, o sistema lá não é direto. Já sobre o uso da televisão e sua superioridade óbvia sobre nixon no debate, você desconsidera.

        Não encontrei referências quanto a corrupção ligada à lyndon johnson. Seria interessante você apontar tais referências. Na verdade pelo que li o sujeito era honesto.

        o que escrevi vai de encontro e não ao encontro do que você escreveu.

        Falta o senhor indicar exemplo real de uma estatal estrangeira assaltada por políticos e diretores ser protegida do noticiário pelo governo.

        1. alias não criticar o pai do

          alias não criticar o pai do Kennedy pois, político farrista; mulherengo e esponja por aqui tem vários….

          …e além do esponja tem o Bob

        2. Lyndon Johnson honesto? Ah,

          Lyndon Johnson honesto? Ah, ah, ah, ah,. Leia a melhor biografia dele, de Robert Caro. Roubou comprovadamente a eleição de 1948, ganhou por 98 votos em 960 mil, as urnas todas cheias de votos frios colocados por John Connoly,depois governador do Texas. Quando vice-presidente conseguiu outorgas para estações de radio da FCC, onde nomeiou o Commisioner.  em nome da esposa Lady Bird, depois vendia para quem mais desse.

          Se não quiser comprar o livro, basta lera a ficha dele na wikepedia em inglês.

           

          1. seu método segue o estilo

            seu método segue o estilo pipoca. Eu rebati seu texto no geral e rebati pontos que considerei absurdos porque estão distorcidos ou nada tem a ver com a questão. 

            Você rebate se pegando em um pedaço sobre kennedy que nada tem a ver com o assunto lava jato. Eu rebato seu argumento, porque ele basicamente diz que kennedy roubou a eleição.  Porque? Porque ficou rico contrabandeando uísque,  era farrista… e daí?  Se ele fosse santo, dado a caridades é diretor de orfanatos,, o suposto roubo de votos em Chicago não teria ocorrido?  Como vê seu argumento é  esdrúxulo.

            SOBRE A QUESTÃO DE FATO, você nada fala. Aponte um exemplo que seja de estatal roubada por partidos e diretores e que o caso ficou escondido, em uma democracia.

  15. Chocante a foto em que um
    Chocante a foto em que um agente da PF com ar de rambo exibe sua enorme metralhadora ao lado de um Vaccari cabisbaixo e com as maos pra tras como se estivese algemado. ..inimaginavel uma cena dessa na Era FHC …alias um tucano sendo tratado dessa forma nem agora nem nunca
    ..Virou festa caçar petista, sempre acham uma brecha e quando nao ha a inventam, qualquer coisa serve, como por exemplo criminalizar doacoes legais ao partido, que tal apontar enriquecimento ilicito num patrimonio que demorou anos pra triplicar..midia pf mpf e moro agora procuram pelo em ovo pra prender Lula…Dilma…Dirceu….foi no que deu a tentativa de Lula implantar o que ficou conhecido por republicanismo…essa coisa bacana e que seria genial se tivesse funcionado mas sem logica a partir do momento em que se tornou PODER e taca nas maos da midia hegemonica cartelizada.
    .pf….mpf e judiciario e midia hoje consistem nisso: marca de ferrar gado ferrando com ferro e fogo e ferro o lombo de petista com a pecha de CORRUPTO sob os aplausos de um exercito de marionetes teleguidas, pessouas que repetem o discurso dominante e que por isso nao se indignam nem se importam que personagens da Casa Grande continuem roubando atacado e depositando trilhoes de reais em paraisos fiscais… a Defensoria Publica da Uniao tambem quer seu quinhao pra descer o porrete no Pt…parece que o odio da turba aumentou à medida em que seus salarios melhorando a ponto de se esbaldarem de tempos em tempos na Europa com toda a familia ….o espirito de bando ficou a flor da pele pra caçar algum petista…tem que ser petista pq gente de outro partido nao repercute no JN. O Pt chegou ao governo reticente em assumir o poder…se bem que por causa do nosso sistema politico administrativo teve que negociar a divisao do poder com o PMDB como o faz ate hoje…mas na parte que cabe ao Pt o partido por questao de “republicanismo” abdicou do direito de indicar os seus para ocupar postos no BB..PF..Cef
    …pf e etc…tanto que a tucana Lina Vieira ficou anos a frente da Receita e a “”tecnica” so saiu ja no fim do segundo mandato de Lula ao tentar derrubar Dilma. No caso do mensalao o Pizzolato era suboordinado a chefes tucanos que foram os responsaveis pelos contratos do Visanet mas todos os tucanos foram excluidos da acao e no picadeiro do stf o Barbosa parecia uma lagartixa em areia quente para acusar o PT de querer poder…a midia rufaxa seus tambores quando Barbosao abria a boca da mesma forma que hoje faz no lava jato do acusador Moro….
    Juiz eh que ele nao eh, pelo menos nao estå atuando como tal….no MPF eh a mesma coisa…Janot arquivou a denuncia contra Aecio apesar do caminhao de provas e isso para muitos eh “republicanismo” ou seja nao mexer com tucanos.
    O PT parece ter assumido o governo mas nao o poder talvez temendo ser acusado de instrumentalizar o Estado…lembro que a imprensa pegou no pe ao descobrir que petistas estariam sendo indicados para cargos de chefia nos orgaos publicos
    ….era como se fosse proibido a quem foi eleito assumir o poder de fato pq se assim o fizesse seria acusado de ditadura ou de implantar a tal “republica sindicalista” ou instrumentalizar…ah ha essa conversa mais antiga do que caranguejo andar pra tras….republica tucana pode…petista tem lepra…melhor deixar nas chefias da Petrobras os que ja estao la ha decadas ou seja os tucanos….pura aversao ao poder sim……o pt chegou ao governo fugindo do poder como o diabo foge da cruz….chegou ao governo como que traumatizado com o chamado entulho autoritario que ia de lembranças que remetiam do
    SNI com seus olhos de raio x pra te prender por subversao ao trauma do Engavetador Geral da Republica. Ao chegar ao governo mudou isso inclusive nunca se preocupou em ter um serviço de informação e inteligrencia…mas, como se ve, parece que nao deu certo, pois o que temos ai dando as cartas é o que mesmo senão um forte aparato midiatico anti Pt que, sob o manto de um certo lava jato, está varrendo o pais para bem longe do reduzido grupo das grandes economias tendo ele Moro a tragica experiencia italiana como exemplo. A Italia que emergiu da Republica dos Procuradores da Maos Limpas foi uma Italia arruinada politica e economicamente. Mirem-se na Italia. Depois que os italianos se deu conta da situaçao trataram de aprovar leis para cortar ad asas de juizes e promotores ensandecidos mas ja era tarde: a Italia nao so deixou de figurar no rol das grandes economias como se tornou um pais ainda mais corrupto e governado por um sujeito como Silvio Berlusconni, produto da vendetta como essa que hoje jorra dos poroes da Lava Jato….e por falar nisso, achei muito esquisito o conluio midiatico penal anti pt apontar enriquecimento ilicito de parente pra prender Vaccari. Ue a Veronica Serra e o proprio estao soltos pq será ja que dizem por ai que a lei vale pra todos…hum…
    Vale um post a evolucao patrimonial dos tucanos demos sem que isso os afetem como afetou Vacari que nao tem onde cair morto. Que tal averiguarmos a evoluçao patrimonial de todos os gestores e ex- gestores publicos e levarmos todos para a cadeia como levaram o Vacari…mas ai ja estou sonhando…acorda ze….o chicote eh so pra dar no PT..

    1. José C. Lima

      Por tudo o que vc disse e mais alguma coisa, que perdi a vontade de comentar e estou perdendo até a vontade de ler. Fora as Oneides da vida, Free Walker e outros mais, papagaios de pirata da oposição.

    2. o mais sarcástico da operação

      o mais sarcástico da operação que prendeu Vaccari: o policial que acompanha ele no desembarque é careca com uma barba muito semelhante à do Vaccari. não pode ser coincidência

  16. Fazer o que Motta??????????

    Parodiando a saudosa BLITZ: Mais um Post da séria série “DEDIQUE UMA DEFESA A QUEM VOCÊ AMA”, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…O nosso querido Motta está virando um pandego neste “MOTE”.

    Bom, mas hoje é sexta e tentaremos ser mais condescendentes com o Motta. Eu pedirei muito educadamente que o nosso querido Motta, com seu vasto eruditismo e sua grande experiencia de vida, nos brinde com um explanação sobre a seguinte questão: Enquanto não chegamos ao estágio dos americanos, o que, na opinião dele (Motta), devemos fazer com os LADRÕES apanhados ROUBANDO as empresas públicas do nosso pais?

    Depois continuo.

      1. Vc deve conhecer estoria pela

        Vc deve conhecer estoria pela pela revista Contigo.. NÃO TEM A MAIS REMOTA RELAÇÃO com Neville Chamberlei o eixo teorico deste post. Alias eu sempre, há 50 anos, abominei Neville Chamberlain, sou um churchiliano desde adolescente, tenho 61 biografias de Winston Churchill, das mais de 500 publicadas. Mas o pior é que Chamberlain era conhecido pela sua absoluta honestidade, o famoso BURRO HONESTO, exatamente o que eu detesto, Churchill ao contrario, nunca foi santo com dinheiro em “”Th Private Lifes of Winston Churchill” se vê que desde que saiu do Ministerio da Fazenda em 1915, ele foi um péssimo Ministro, Churchill foi sustentado por financistas judaicos e propugnava pela causa do Estado de Israel, o que não deixe de ser uma forma de corrupção, Churchill tinha habitos muito caros, aceitava convites para jantar, fins de semana e férias de qualquer um que lhe oferecesse  bom caviar e bom champagne, aos 90 anos aceitou um cruzeiro no Mediterraneo do armador Aristoteles Onassis, que tinha ficha policial da pior especie, questionado pela imprensa britanica saiu-se com essa ” Não me importa quem ele é, me oferece champagne da melhor qualidade e isto para mim basta”.

        Mas vendavel tão barato Chiurchill era um dos maiores estadistas do Seculo, Neville Chamberlain, mais puro que lençol de virgem, era um completo idiota e levou a  Inglaterra ao desatre. Voce simplesmente endossou minha tese.

        1. “Neville Chamberlain, mais

          “Neville Chamberlain, mais puro que lençol de virgem, era um completo idiota e levou a  Inglaterra ao desatre”

          Que bom que você entendeu meu ponto de vista.

    1. Dependendo do contexto, um

      Dependendo do contexto, um honesto burro e cheio de ideias é INFINITAMENT MAIS CARO do que um ladrão moderado.

      Quando vindo da cultura do Banco do Brasil há 50 anos entrei para a empresa da minha sogra como diretor financeiro

      vi que o chefe da fabrica roubava na sucata, avisei minha sogra que me respondeu “eu sei o que ele rouba e sei quanto ele vale, fazendo as contas é melhor deixar ele lá”..

      Na vida é muito dificil conseguir o ideal, é bom sempre fazer contas. A Lava Jato por exemplo recuperou meio bilhão e causou prejuizos de 500 bilhões ao Pais e os caras ainda se acham herois.

        1. Negativo. Ele exatamente NÃO

          Negativo. Ele exatamente NÃO ERA MODERADO, o que ele acumulou foi uma aberração mas provavelmente não era só dele.

      1. Rouba, mas faz! Que defesa!

        Rouba, mas faz! Que defesa! Que Política Empresarial de Recursos Humanos!

        Enquanto prevalecer esse argumento INTELIGENTE, viveremos na POBREZA MORAL.

        De que valeu a INTELIGÊNCIA do SR. MADOFF condenado a 150 anos de prisão e remorso por ver o  filho suicidando-se face ao peso da vergonha pública. Qual o Valor disso, qual o custo?

        É essa a LÓGICA de educação para as crianças e jovens desse país?

        VALORES MONETÁRIOS em primeiro lugar: os OUTROS VALORES, que se danem?

        O que é isso companheiro?

         

         

      2. Sei bem do que você esta

        Sei bem do que você esta falando Motta.eu Fechei um contrato de prestação de serviços logístico, com uma das maiores concreteira do país. O serviço alem de dinamizar a operação, pegava desvios do concreto, pelos motoristas. A engenheira en reunião me disse:a gente já sabe. quem são os motoristas, mas muitos já tem dez anos de casa já são patrimônio e vão dar muito trabalho trabalhista!

      3. Essa é a questão…

        Se ela sabia o qto ele valia e não o pagava, como tem moral para cobrar valores justos para os bens/serviços que sua empresa produz ?

        Vc ficou de face com a grande questão do capitalismo, que gera a lutra de classes, e nem se apercebeu disso.

        O dono do capital/negócio JAMAIS quer cobrar menos do que é justo para o que produz, na maioria absolutada das vezes cobra mais, mas SEMPRE quer pagar menos (furtar) quando pode. 

        Aí vem a pergunta : pq tua sogra não pagava o que o chefe merecia e acabava com o desvio da sucata ? Pq isso seria um exemplo para os outros que mereciam receber salários justos e ela diminuria sua margem de lucro pela exporpriação do suor alheio. Já escreveram bastante sobre isso, certo ?

        Como sempre fizeram isso, aceitam numa boa qdo seus funcionários competentes tb o fazem. Talvez até bata um certo remorso qdo reprimem.

         

         

         

      4. Eu entendo o que você quer

        Eu entendo o que você quer dizer André Araújo, a analogia com sua sogra é didática, mas muito simples quando tratamos do serviço público, jamais poderia ser assim se fosse no serviço público.
        No entanto, não há, em país nenhum, a possibilidade de se controlar tudo, então o que se faz? Controla-se o máximo que se pode, o resto, quando se descobrir, pune-se exemplarmente para que outras pessoas não o façam, estuda-se o caso e tenta corrigir a possível falha de processo que possilitou os desvios.
        Em outras palavras, sempre haverá corrupção de menores vultos, no âmbito público ou privado, caso se descubra, tem de haver punição exemplar. As de grande vulto, normalmente, quando descobertas, mudam todo um sistema, além do processo em si, caso da Petrobras. 
        Mas nunca, absolutamente nunca, o combate a corrupção pode se sobrepor aos empregos das pessoas, ao crescimento do país que incide diretamente na melhoria de qualidade da população. Torcer para que todas as empresas envolvidas, inclusive seus funcionários, vão à falência, é de uma ignorância sem tamanho, o termo ignorância deve ser usado neste caso nos dois sentidos.
        Quem estiver envolvido deve ser punido, ponto, agora, o país não pode parar em função disso, e é exatamente o que está acontecendo, MPF querendo evitar que aconteçam os acordos de leniência para as empresas voltarem a tocar as obras, há uma vontade enorme das entidades envolvidas de incriminar todas as intituições públicas, um caso isolado na Eletronorte já coloca toda a empresa como suspeita, irresponsavelmente citam a Caixa, deixando entender que a mesma compactua com a corrupção, e por aí vai, mas vale tudo pra limpar o país de tudo isso que está aí, ainda que ao fim, não sobre nada, nem mesmo o principal, o Brasil.

  17. GOP

    No ano passado, os republicanos depois de boicotarem o Obama na aprovação do orçamento federal no Congresso, pararam por semanas o governo (órgaos de pesquisa, museus, parques,CDC)  Eita partidinho nogento.

  18. Esse juiz ,procuradores,
    Esse juiz ,procuradores, delegados estão do outro lado, não o da justiça imparcial mas o do banditismo. Estão obcecados em incriminar o PT e somente o PT. Não importa as provas e não importa se estão protegendo os tesoureiros dos outros partidos que receberam dinheiro da mesma fonte. Veja que o PSDB recebeu 42% do total doado pelas empreiteiras que doaram para o PT. Mas não vem ao caso para Moro e para seu grupelho ser imparcial e tratar da mesma forma os outros partidos. O que vem ao caso é mesmo sem provas contar com a escandalização da mídia condenando e criminalizando o PT antes de qualquer julgamento, como fez no caso do mensalão. O negocio é criar manchetes negativas para que a população nunca mais vote no PT.
    A atuação de Moro e seu grupelho do judiciário tucano é igual aquela do policial bandido, que se corrompe e que usa de sua posição no judiciario e da blindagem que o cargo lhes oferece, para culpar e criminalizar quem eles querem, e no caso eles são obcecados pelo PT. O mais grave é quando aquele que deveria defender a constituição , e cumprir a justiça sendo isento, imparcial ; passe a atuar como um vingativo bandido togado.

  19. Andre , eu me pergunto a

    Andre , eu me pergunto a dilma sabe de tudo isso , e pq ela nao coloca o exercito , marinha e aeronautica ( claro que pra isso ‘e so chamar rede nacional e explicar pq ta fazendo isso ) pra toma conta das obras , afinal os engenheiros deles sao de alta qualidade , claro ate tudo se resolver , a dilma esta  com medo ou ela ‘e fraca mesmo , que vc acha .

  20. Não há nesta galáxia e além

    Não há nesta galáxia e além dela quem desconheça que os EUA defendem ferozmente os seus interesses e as suas empresas. E vale tudo, sem dó nem piedade. No Brasil, a tarefa é bastante facilitada pela enorme legião de amantes e servos do Tio Sam, registrados como brasileiros.

  21. O exemplo americano é para análise e não para aplicação

     

    Andre Araujo,

    Talvez em razão de você conhecer ou ter relações com alguns envolvidos na operação Lava-Jato, você vem sentido com mais vigor as medidas tomadas pelo juiz Sérgio Moro, de modo semelhante à sua reação ao ex-ministro do STF Joaquim Benedito Barbosa Gomes. E com esse preconceito você tem feito a discussão de todo esse imbróglio sem muita propriedade em especial na tentativa de comparar a realidade brasileira com a americana.

    Sim, é verdade que os Estados Unidos são o país mais corrupto do planeta, e os quase 1 trilhão de dólares gastos na Guerra do Iraque com empresas que financiavam e financiam o Partido Republicano são prova dessa corrupção. Aliás o mesmo pode-se dizer sobre o Quantitative Easing, que são aplicações do BC sem nenhum controle orçamentário.

    São, entretanto, o país mais corruptos porque são o país mais rico e mais capitalista do planeta. Afinal o que é o capitalismo se não um grande roubo. Só que mostrar a corrupção desenfreada nos Estados Unidos não esclarece muito a realidade brasileira. Primeiro porque a realidade americana já é conhecida aqui e alhures há muito tempo. E segundo porque não vem junto com a informação sobre o nível de corrupção nos Estados Unidos a informação complementar de como isso afeta o crescimento econômico que acaba sendo o motivo teleológico de seus textos. Você quer que o Brasil cresça mais. E o que a corrupção tem a ver com isso? Você não sabe. Pode ser que um país mais corrupto cresça mais do que um país menos corrupto. Só que não há prova sobre isso.

    Então seus textos tem um primeiro momento de esclarecimento. Ele mostra que nos Estados Unidos a corrupção é desenfreada. E não chega a estabelecer uma relação direta da corrupção com o crescimento econômico. E então você passa para um segundo polo que é afirmar que a ação da Justiça quando realizada de modo rigoroso ao ponto do questionamento da sua legitimidade causa efeitos nocivos ao Brasil. É como se fosse implicitamente concluísse que a corrupção causa mais crescimento (Embora provável essa sua inferência, você não tem prova disso). E mesmo que tivesse prova, a construção de uma sociedade civilizada pressupõe o combate à corrupção ainda que ela fosse benéfica ao crescimento econômico. Então você tem que ter a preocupação teleológica com o crescimento, mas também com o processo civilizatório. Uma sociedade em que a corrupção fosse desenfreada é incivilizada.

    É a segunda etapa de sua argumentação que eu considero falha. Se voltarmos ao julgamento da Ação Penal 470 no STF e contra a qual você fez todas as acusações possíveis em especial no comportamento do ex-ministro do STF Joaquim Benedito Barbosa Gomes, não há um só momento em que você mostra um desserviço qualquer que o ex-ministro do STF Joaquim Benedito Barbosa Gomes tenha causado ao Brasil, e provavelmente ele tenha feito muitos desserviços. E ao mesmo tempo você não elogia o grande benefício que o ex-ministro conseguiu para o Brasil e que foi a transformação do crime de caixa dois em crime de corrupção quando o réu for funcionário público com o poder de atuação de um deputado federal.

    Agora, quando o juiz Sérgio Moro está ajudando a limpar a Petrobras de pessoas corruptas e que você deveria elogiar e ficar satisfeito, você tema em querer comparar a situação com a dos Estados Unidos e ao mesmo tempo que vincula as decisões do juiz Sérgio Moro aos problemas da Petrobras e da economia brasileira.

    Primeiro, os Estados Unidos são um país de direito consuetudinário, e o Brasil é um país de direito positivo. Não queira que um processo no Brasil se encaminhe do mesmo modo que nos Estados Unidos. E segundo assim como não há relação comprovada entre corrupção e crescimento econômico, não há relação comprovada entre crescimento econômico e modo de atuação da justiça brasileira, e isso é válido no caso da operação Lava Jato.

    A atual crise brasileira apesar das diferenças econômicas guarda certa relação com a crise na Rússia. Sorte da Rússia a moeda lá já sofreu a queda necessária e de agora em diante aquele país deve retomar o crescimento econômico. Enfim a crise que o Brasil vive hoje é uma crise que os países emergentes sofreram a partir da perspectiva em 2014 de se aumentar o juro nos Estados Unidos.

    Talvez a única relação que você pode fazer seria a seguinte: o julgamento a Ação Penal 470, em que não se explicitou para a população o que realmente ocorreu ali, deve ter sido um motivo a mais (a própria quebra do crescimento que começou a se verificar a partir do 2 semestre de 2010 e que se assentou no final de 2011 e princípio de 2012, foi outro motivo) para as manifestações que ocorreram no Brasil em junho de 2013. Como não havia trabalhadores nas manifestações elas não afetaram o PIB do Brasil que traçava uma rota de aumento dos investimentos e se teve no segundo trimestre o maior crescimento nos investimentos desde 2009. No entanto, as manifestações de junho de 2013 repercutiram tremendamente nas expectativas do brasileiro de um modo que nunca havia ocorrido antes (Como demonstra a própria queda de popularidade da presidenta Dilma Rousseff em diferentes avaliações que se fizeram no intervalo de um mês) e no terceiro trimestre de 2013, a economia, premida pelos investimentos, despencou. Com isso a rota traçada de retorno de crescimento econômico deixou de existir. E não ocorreu de o país se encontrar em melhores condições fiscais quando o dólar começasse a valorizar e assim o governo teve que fazer uma política de mais restrições fiscais que vão sopesar no crescimento econômico em 2015, mas vão ser contrabalanceadas se o dólar ficar em um patamar mais próximo de 3,1 a 3,3.

    Assim não vejo razão de você querer comparar o funcionamento da justiça brasileira com a justiça americana nem ficar fazendo críticas ao possivelmente excesso de poder que o juiz Sérgio Moro tem atuado. Se houver ilegalidades na atuação dele, o STF dificilmente as convalidará. E a existência delas no momento atual nada afeta a economia. Os vazamentos seletivos durante a eleição e o uso desses vazamentos de modo partidário pela imprensa foram criminosos, mas felizmente não impediram a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Ilegalidades assim, tanto como a corrupção, devem deve ser denunciadas, mas quando ocorrem causam pouco efeito econômico.

    É claro que a eleição de um adversário, e que seria fruto do ambiente criado pelo julgamento da Ação Penal 470, pelas manifestações de junho de 2013 e pela operação Lava-Jato, mudaria bastante as perspectivas econômicas brasileiras, mas não é disso que trata este seu post “Interesse nacional e causa política nos EUA, por André Araújo” de sexta-feira, 17/04/2015 às 08:09, aqui no blog de Luis Nassif. Você está mais interessado em que a Petrobras não tenha o seu patrimônio prejudicado em função das decisões judiciais. A única perda que a Petrobras terá ser com os julgamentos das ações contra a Petrobras nos Estados Unidos. Depois da história do bruxo espanhol em que a Volkswagen ganhava todas da General Motors até que a General Motors levou a causa para Nova York e lá ganhou, quem vai atrás de vantagens em solo americano não pode alegar que não sabia no vespeiro que estava mexendo, ou sejja, o juiz Sérgio Moro não tem culpa.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 17/04/2015

    1.  Poucas vezes eu vi, neste

      Poucas vezes eu vi, neste espaço, alguem dar uma resposta de CALAR (no bom sentido) a outra parte. Mais uma vez o Clever nos brinda com uma de suas magistrais intervenções. Para BOTAR NA MOLDURA.

       

      OBRIGADO!!!!

       

       

    2. O STF que entregou a judia

      O STF que entregou a judia Olga Benário grávida pra morrer num campo de concentração nazista. O STF que fez o julgamento do dito mensalão do PT e mandou o mensalão do PSDB pra primeira instância. O STF se não me engano da Ministra Weber que condena não por ter provas, mas porque a literatura assim o permite. Esse STF acovardado diante da mídia é que irá reparar os esses do Moro?Tá de brincadeira meu camarada.

  22. Considerando a ignorância dos

    Considerando a ignorância dos que votaram e fizeram a campanha de Aero Neves, criou-se fossa contaminante e ambiente para em bloco, acabar com o governo , trocando o senso social constituído, por ódio . Igualzinho ao Hitler.

    Agem em sincronia – PiG, psdb/dem, juiz Moro, Gilmar Mendes e organizações patrocinadas por corporações que acham que o Brasil e a grande reserva de mercado deles.

    e apesar da vantagem numérica ,a defesa  contra estes absurdos ataques em blocos , esta fragmentada, sem estratégia  , principalmente quando tem a chance de atacar e, não o faz. 

    Mas existe a resistência política que e a natureza da democracia.

    Oremos.

    1. Will, os ignorantes achavam

      Will, os ignorantes achavam que o país estava crescendo, que a inflação estava controlada, que os juros iam baixar, que o desemprego ia reduzir, que a luz ia baixar, que a corrupção não existia, que o Vaccari era inocente, que Pasadena foi um bom negócio, que Dirceu e Palocci são consultores, que Pizzolato foi culpado de crimes cometidos pelo chefe tucano, que a CIA está por trás dos protestos, que a política econômica de Mantega era boa, que o ajuste atual não é arrocho, que as empreiteiras não tem culpa de nada, que a PF-Coritiba é igual a Guantánamo, que a Rose era uma competente assistente do Lula, que os Zelotes do CARF não foram indicados pelo PT, que Moro/PF/Receita/MP não tem provas, que Duque não foi indicado por Dirceu, que Cerveró foi afastado da sua função assim que descobriram os malfeitos, que Paulinho foi indicado pelos tucanos…

      1. Bolsa Família

        Veja o bu como exemplo. 

        PÉ uma unanimidade mundial pelo êxito social e econômico como distribuição de renda.

        mas eleitores de aecioporto, entre eles milhões de beneficiados com o bolsa dondoca, o chamaram de bolsa esmola, portanto.

  23. Nixon

    você afirma no quarto paragafo que: ” nos EUA uma questão política não supera o interesse nacional”

    te pergunto: a investigação de Nixon que, aprofundada pela imprensa, leva à renúncia …não contraria esta tese

  24. FESTA EM CURITIBA – Mais um

    FESTA EM CURITIBA – Mais um grupo fornecedor da PETROBRAS pede recuperação judicial, que inclui suas 28 empresas,

    despediram 4.000 empregados, que maravilha, os paranaenses estão euforicos, faltam 17 para quebrar, até o fim do ano quebram todas, é a gloria.

    1. Prezado André Araújo,

      Entendo, diante das notícias da “lava-jato”, repercutidas na mídia,  que o “outro lado” quer a destruição do país e, com o “rescaldo”, “vender o país a preço de banana” e, ainda, sair-se dizendo “salvador da pátria”.

      Por incrível que pareça, mesmo na “desgraça”, tem gente que ganha!

      (já fora acertado antes: é o pré-sal, simples assim!)

      1. “Mesmo na desgraça”, Maria,

        “Mesmo na desgraça”, Maria, ou “apenas na desgraça”? Esse pessoal parece que só ganha quando faz o outro perder…

    2. o grupo teve prejuízo em

      o grupo teve prejuízo em 2011, 2012, 2013 e 2014…e sem ser pessimista 2015… não foi a lavajato, foi má gestão. Mas não fiquemos tristes, pois os donos( pessoas físicas) estão ricos…capitalismo brasileiro

      1. Esse é o ponto, qual a melhor

        Esse é o ponto, qual a melhor forma de punição de caso desse, prender os diretores, os donos … por meses e com isso inviabilizar grupos e com isso causar demissões em massa 

        Ou tomar os ganhos, mantendo os empregos e as empresas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador