Militante feminista tem perfil do Facebook desativado

Dos Jornalistas Livres

CENSURA: Facebook desativa perfil de feminista que defendia Dilma Rousseff

Por Henrique Cartaxo

Militante reuniu em sua página mensagens de apoio à presidenta para a produção de um livro

https://www.youtube.com/watch?v=sYFkcJFobOc height:394

O golpe ainda não foi consumado, mas a censura já começa a operar nas redes sociais. Na tarde da última quinta-feira, 5 de Maio, a militante feminista Maria Clara Bubna tentou acessar o seu perfil no Facebook e deparou-se com a mensagem de que ele estava desativado. Sem receber qualquer justificativa por e-mail ou nenhum outro canal, ela buscou os contatos de suporte da rede, até o fechamento desta, sem resposta.

É evidente que se trata de um movimento de censura, operado através dos algorítmos supostamente neutros da rede social. Maria Clara tinha uma base de cerca de 7000 seguidores e constantemente compartilhava reflexões do movimento feminista, da esquerda e, no atual momento político, contra o golpe parlamentar que tramita em Brasília.

Há pouco mais de uma semana, Maria Clara publicou em sua página um chamado de mensagens de apoio para a presidenta Dilma Roussef. O resultado foi surpreendente: em 5 dias, foram recebidas cerca de 5 mil mensagens, algumas inclusive acompanhadas de ilustrações cedidas por artistas para o projeto, que acabou se transformando em um livro.

Para Maria Clara, o sucesso da iniciativa incomodou os fascisas. Os ataques desta vez foram além das mensagens e comentários costumeiros:

“eu recebia com frequência mensagens me xingando do básico, comunista, pão com mortadela, feminazi… Só que dessa vez os ataques foram mais fortes, porque tentaram invadir meu email e meu dropbox.”

Ela relata que recebeu notificações dos ataques destes serviços e conseguiu evitá-los. A desativação do perfil que veio em seguida, segundo ela, pode ter acontecido através de denúncias de spam ou de que o perfil apresentaria um nome falso – sabidamente as maneiras mais eficazes de se aproveitar do sistema do Facebook para derrubar uma página – mesmo com sua identidade tendo sido verificada pela rede social.

Para Maria Clara, o algorítmo do Facebook não é neutro como se afirma:

“No mínimo inclinado à direita sim. Veja, meu facebook não tinha NENHUM tipo de discurso de ódio, “pornografia”, nudez, armas, sangue, nada. Meu perfil tinha minhas fotos e meus textos políticos de esquerda e feministas. Não é possível que seja mais fácil derrubar o perfil de quem não tem nenhum discurso de ódio em sua página do que perfis que pregam absolutamente a intolerância e a violência.”

Não se trata de um caso isolado. Em Abril deste ano, a atriz Letícia Sabatella também teve o seu perfil de facebook suspenso após se manifestar pela manutenção do mandato de Dilma Rousseff. O mesmo aconteceu com o escritor Fernando Morais, exatamente no dia da votação da admissibilidade do impeachment na câmara dos deputados, 17 de Abril.

É a segunda vez que Maria Clara tem um perfil de facebook desativado. Em 2014, ela foi vítima de uma perseguição virtual semelhante quando questionou comentários machistas publicados por seu então professor no curso de direito da UFRJ, Bernardo Santoro. O caso ganhou corpo na internet e ela chegou a ser atacada pelo ex-blogueiro da revista Veja Rodrigo Constantino. Naquela oportunidade os ataques virtuais também resultaram na desativação do seu perfil.

Assim como naquela oportunidade, Maria Clara voltou às redes e seguiu divulgando sua militância. No mesmo dia da desativação, ela criou um novo perfil e já começou a recuperar seu público. O livro de mensagens de apoio ao mandato de Dilma Roussef já está sendo impresso, uma edição de 1500 páginas que deverá ser entregue à presidenta em Brasília ainda na semana que vem.

ATUALIZAÇÃO: Pouco tempo depois da publicação desta matéria, o Facebook restituiu o perfil de Maria Clara Bubna, mediante comprovação de sua identidade.

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é…

    Enquanto isso, nenhum canal de trogloditas da direita sofre alguma forma de patrulhamento. Ainda querem nos fazer acreditar que os americanos não tem nada a ver com o golpe em curso no Brasil. E esse cínico dono do Facebook fala em defesa da Internet e da liberdade. São uns mentirosos mesmos.

  2. É censura mesmo.
    O Facebook anda censurando pessoas e pensamentos de forma preocupante.
    Parece escolher quem e o que pode circular na rede.

  3. “Perfil feminista”

    “Perfil Feminista” numa hora destas ?

    É claro que o que está sendo censurado não é o tal de “perfil feminista”, pô !!

  4. Quem puder que se antene

    Quem puder que se antene enquanto é tempo: publicações – como a dessa moça – censuradas, polícia aumentando a truculência, juízes decretando que organizações de estudantes não podem falar sobre política, um criacionista no ministério da ciência…

    Mas ignorância, ditadura e violência não se combate através de mais ignorância e violência senão a vitória será apenas aparente e fugaz. Ignorância, ditadura e violência se combate com educação, democracia e tolerância, na minha desimportante opinião.

  5. O facebook é uma
    O facebook é uma site/aplicativo sujeito a movimentos de manada e de grande porte. Eles não analisam o conteúdo dos pedidos, analisam apenas a quantidade. Assim, se vários perfis denunciam um outro perfil ou página, ele fica indisponível. Isso acontece direto com várias páginas, como a Anarcomiguxos que já está na versão 5 pois de tempos em tempos, as pessoas a quem a página procura criticar, fazem campanha para derrubar a página. Vai voltar a acontecer com quem tiver grande visibilidade.

      1. Sim e depois… não.

        Não sei exatamente como é o caso do Facebook, talvez alguém consiga precisar melhor do que eu. Entretanto, geralmente um algoritmo toma a decisão e executa, neste caso o de tirar a página do ar, então sim, nesta primeira etapa que é o objeto em questão, o processo é integralmente automatizado. Porém o dono do perfil alvo, pode requerer o acesso de volta e ai sim envolve decisão humana, dentro do time da empresa (lato sensu). 

  6. FEICEBURRO.

    Eu possui um perfil nessa joça de “feicibuqui” e também foi DESATIVADO.

    Motivo?

    Eu sempre comentava em caixas de comentários do TERRA e assemlhados e sempre defendendo minhas posições de esquerda.

    Um belo dia, tentei acessas e fui informado que o perfil estava “bloqueado” por eu não ser “uma pessoa” (usava pseudônimo).

    Mas aí eu pergunto:

    Por que, para o FACEBOOK, não se pode difundir idéias e ieias socialistas, mas se pode difundir a pedofilia ou ódio às mulheres e incentivo ao estupro, como há várias páginas que, apesar de denunciadas, não saem do ar?

    E aí, ZUCKERBERG, qual a explicação???

  7. Mark Zuckerberg -cínico e ladrão

    O facebook não é criação intelectual dele – É criação brasileira, mas não do bem apadrinhado Eduardo Saverin. O produto intelectual de uma vítima foi roubado e utiizado para enriquecer alguns e espionar seus usuários.

  8. Processo automático?

    Processo automático de suspender um canal? O que tem de democrático e de livre nisso?  É mais que censura. É patrulhamento ideológico e perseguição aos progressistas. O dono do Facebook é um cínico mentiroso. Está a serviço dos interesses de países estrangeiros.

  9. Só os tolos ou de má-fé acreditam na neutralidade dessas RSs

    Fico impressionado como a maioria das pessoas que usam as chamadas ‘redes sociais digitais’ expõem seus dados e informações privadas, acreditando que os responsáveis por tais ‘redes’ não vasculham essas informações.

    Aquele sujeito, cujo nome Mark Zuckerberger, que tem a mesma cara de bobo exibida por Bill Gates, que muitos acreditam ser ‘um gênio’, um jovem empreendedor de sucesso que enricou rapidamente, nada mais é que um agente de espionagem, a serviço de instituições como CIA. NSA, Dep. de Estado, Pentágono, etc.

    Basta observar a sistemática de censura e invasão dos perfis de pessoas que se colocam contra o stablishment alinhado com os interesses econômicos, geopolíticos e militares dos EUA.

  10. Poemas de Camões

    Daqui a pouco, teremos de fazer como faziam no tempo do regime  militar para protestar contra a ditadura:

    Eles publicavam poemas de Camões quando queriam protestar contra o que discordavam.

  11. Quem não está feliz que abandone o barco

    Reclamar do Facebook é como reclamar da Rede Globo: você pode até ter argumentos morais para cobrar um ente privado, mas ele não é obrigado a acatá-los.

    Quem faz o sucesso da rede social são seus usuários. Nada que não caracterize uma fuga em massa de sua audiência vai afetá-la.

    1. Engano teu, camarada.

      O espectro eletromagnético usado pela tv globo para propagar o sinal contendo a programação por ela transmitida NÃO é privado, é público. A s emissoras de rádio e tv, que usam o espectro eletromagnético público, são concessões públicas. Portanto ouvintes e telespectadores têm todo o direito não só de reclamar, mas de exigir que os concessionários dos serviços de rádio-teledifusão cumpram função  pública, de acordo com o que estabelecem os artigos 220 a 224 da Constituição Federal, até hoje não regulamentados exatamente por pressão de grandes grupos de comunicação, como o que controla o sistema globo de comunicação.

      Os oligopólios midiáticos têm interesse em nada mudar; para eles o anacrônico ‘código’ das comunicações, de 1962, é satisfatório; ah, eles também têm grande interesse em manter todos os privilégios e mamatas que conseguiram durante a ditadura civil-militar e durante o governo Sarney.

      Quanto às redes sociais digitais, elas não estão sujeitas à mesma legislação e aos mesmos regulamentos que os sistemas de rádio-teledifusão. O melhor protesto contra as arbitrariedades, abusos, censuras e bisbilhotgens nessas redes sociais é não lhes dar audiência, ou seja, não usá-las. É o que faço. Jamais usei qualquer uma delas.

  12. mimimi feicibuqui
    mimimi

    mimimi feicibuqui

    mimimi feicebuqui…

    A geração mais chata da história, cheia de direitos, zero deveres, reclama de tudo, usa as “redes sociais” para “militar e conscientizar”, mas produzir algo de concreto para o país, nada………….

    Não gosta do feicebuqui, odeia o zuckerberg imperialista ianque sionista, NÃO USA A MERD@ DA REDE DO CARA, assim como eu e zilhoes de outros…. (jamais tive conta nessa porcaria)

    E pára de mimimi e vai caçar uma ocupação…! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador