MP pede bloqueio de contas de 20 investigados no cartel dos trens

Do Estadão

Promotoria pede à Suíça bloqueio de contas de 20 investigados por cartel de trens

Um alvo é a offshore “Badminton”, constituída por um ex-diretor da CPTM; Ministério Público vê corrupção em contratos do setor

Fausto Macedo

O Ministério Público Estadual e a Procuradoria da República pediram à Suíça quebra do sigilo de contas e o bloqueio de valores de 20 investigados, inclusive empresas, por suposto envolvimento com o cartel metroferroviário de São Paulo. Entre os alvos do cerco da promotoria está a offshore Badminton, constituída por um ex-diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – o nome da offshore é alusivo ao jogo de peteca popular desde a Idade Média no Reino Unido.

A investigação é relativa a vários contratos e licitações do Metrô e da CPTM no período entre 1998 e 2008. Os investigadores estão convencidos de que houve pagamento de propinas no âmbito do cartel. Eles alegam “certeza absoluta” de que o cartel das grandes multinacionais “não funcionou sem ajuda de agentes públicos”. Um investigador declarou. “Não houve só cartel, teve corrupção também.”

Em janeiro de 2014, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) informou ao Ministério Público que o engenheiro Ademir Venâncio de Araújo, ex-diretor da CPTM, e a mulher dele mantêm 5 contas em nome próprio, de uma offshore e de uma fundação, como informou o jornal SP TV, da TV Globo nesta quinta-feira, 8.

O Coaf não cita o valor depositado, mas investigadores estimam que pode ultrapassar US$ 1 milhão. Esse dinheiro já está embargado pelo Ministério Público da Confederação suíça.

O pedido de auxílio mútuo à Suíça para quebra de sigilo e bloqueio de ativos é subscrito por seis promotores de Justiça de São Paulo e um procurador federal.

Trata-se do terceiro pedido de caráter internacional realizado pela promotoria na investigação do cartel metroferroviário. Antes, foram encaminhados à Alemanha e à Inglaterra protocolos de cooperação amparados na Convenção da ONU contra a corrupção.

O cartel metroferroviário foi denunciado em maio de 2013 pela Siemens, em acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão anti truste do governo federal. A multinacional alemã relatou conluio com outras gigantes do setor para conquistar contratos bilionários em São Paulo e no Distrito Federal.

O Ministério Público Estadual já apresentou à Justiça de São Paulo cinco denúncias contra 30 executivos das multinacionais exclusivamente por formação de cartel e fraudes a licitações. Agora, concentra forças na investigação sobre corrupção.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os ratos escaparam!

    Pela primeira vez vejo um escândalo que envolve desvio de bilhões de reais de contas públicas conseguir esse milagre de investigar várias pessoas mas nenhum político envolvido no caso, ah estou me esquecendo, os ratos são tucanos e  o MP é de confiança de Alckmin…ah tá entendi..,

  2. Cadê os partidos e políticos?

    Engraçado o Estadão, que sempre gosta de citar partidos da base aliada do governo federal, mesmo quando não tem nada a ver, esqueceu-se de colocar a coligação e seus políticos que estão afundados até o pescoço nesse ESCÂNDALO. Vamos lá…completando a notícia: sERRA, Alckimim, Aloysio Nunes, e DEMoTUCANOS em geral. CANSAMOS DE SER ENGANADOS!

  3. Corrupção sem problemas

    Nassif,

    Como foi a combinação MPSP e PGR quem pediu o bloqueio de contas, pouco ou nada $$$ será encontrado por lá.

    O MPSM está de braços dados com o atual desgovernador tucano, e o PGR Rodrigo Janot não demorou para mostrar quem é, levantador de bola para o presidente do STF carne e unha com a oposição tucana chutar pro gol.

    A probabilidade deste bloqueio produzir resultados significantes fica próxima do zero.

    1. Querem tirar o dos tucanos da reta

      Sim, é claro que a grana não está na Suiça que, como se sabe, não tem merecido a confiança dos caloteiros, já se sabe disso há anos, o próprio Maluf teve seu sigilo bancário quebrado na Suiça não é mesmo. Então não há pq os ratos deixassem a grana por lá, há paraisos fiscais mais “confiáveis”, O objetivo desse pedido do MP tucano é apenas dizer que não há grana desviada  etc etc e assim tirar o dos tucanos da reta, simples assim

  4. Estão lavando e o psdb

    Como sempre faltam os nomes e os partidos corruptos, mas todo mundo sabe que é psdb. Quando eles não explicitam o partido, todos sabem, é o psdb/pig. É o partido deles.

    Esta história de processar dirigentes estrangeiros de empresas estrangeiras é para lavar, esconder, despistar o psdb. É o despiste de sempre, com pastas esquecidas e perdidas.

    Como o Estadão, a folha, jn e o pig estão fazendo. Aliás o pig é corrupto e apoia corruptos “deles”.

    Vamos ver que mágica eles vão fazer se faltar, tomara que não, agua, em sp do alkimim, do fhc, do serra, do senador boca suja, do governo do pig, dos filhotes da folha, estadão e globoetc, etc? A revistinha do esgoto não vai sentir sede, já que reside no esgoto mesmo.

  5. Sem ler mandei procurar a

    Sem ler mandei procurar a palavra psdb na página. A primeira que encontrei foi no comentário abaixo feito pelo hc.coelho. Parece que a notícia se refere a algum partido alienígena.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador