O culpado, por Daniel Florêncio

Por Daniel Florêncio
 
Há certo tempo atrás uma brasileira estudante de jornalismo apareceu no site do Guardian com um artigo de opinião onde afirmava que o atual governo brasileiro havia instaurado uma “luta de classes” no país, opinião que parece ter sido assimilada entre os mais abastados.
 
Na mesma linha, hoje no “O Globo”, Arnaldo Jabor põe na conta do atual Governo e do PT todas as monstruosidades que acontecem no país. Dos presos decapitados no Maranhão ao garoto assassinado pela madrasta no Rio Grande do Sul.
 
A lógica por trás de ambos os argumentos é de uma hipocrisia torpe, além de historicamente cega.
 
Quem afirma que o atual governo promove uma “luta de classes” só pode ter adormecido pelos últimos séculos. Ninguém nesse país promoveu mais uma batalha contra os trabalhadores, negros e pobres quanto as elites do país. Desde a política racista de incentivo a imigração européia no início do século XX, com o intuito de “embranquecer o país” após a abolição da escravatura, colocando milhares de negros a margem, até a manutenção por décadas de uma política de salário mínimo defasada que mantinha legitimada a pobreza do trabalhador, passando, claro, pela instituição de uma polícia que até hoje, mata, tortura e espanca o pobre indiscriminadamente, com
a função de mante-lo no seu lugar.

 
Quando Jabor afirma que as práticas medievais que menciona são frutos da “contemporaneidade pessimista” do país, ele esquece de mencionar que esse “pessimismo” é fruto única e exclusivamente dessa mesma elite mencionada anteriormente, e cujas idéias e aspirações são reflexo das manchetes e colunas de opinião do jornal aonde escreve e dos outros meios de comunicação, controlados por ela.
 
A realidade, no entanto, distante da redação do O Globo, ou dos bairros de classe média alta é que a vida melhorou.
 
Não há promoção de “luta de classes”. Há promoção da cidadania. Pois quando o sujeito tem o que comer e o que vestir, ele não vai mais se dispor a lavar a cueca de playboy a troco de migalhas. E quando o filho desse mesmo sujeito estudar e for a faculdade, ele vai questionar o porque de ele não ocupar a mesma vaga de emprego ou frequentar os mesmos lugares que, antes, eram reservados a outros.
 
Não há promoção de “luta de classes”. Há perda de privilégios. E quando a renda dos mais pobres tem um crescimento acima da média dos mais ricos, nada mais natural que ver o rico espernear.
 
Esperneiam pregando o caos e a balburdia, acusando os agentes responsáveis pelas mudanças de serem os culpados pelos horrores, reflexo de séculos de sua própria dominação social e econômica.
Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Poucas palavras que desmascaram e dizem tudo.

    Não há promoção de “luta de classes”. Há promoção da cidadania.

    Não há promoção de “luta de classes”. Há perda de privilégios.

    Esperneiam pregando o caos e a balburdia, acusando os agentes responsáveis pelas mudanças de serem os culpados pelos horrores, reflexo de séculos de sua própria dominação social e econômica.

    http://mahideia.files.wordpress.com/2011/07/palmas.png

    1. Sublinho também o mesmo

      Sublinho também o mesmo trecho.

      Eles, os privilegiados, que sempre ocultaram a luta de classes, agora vêm se alarmar.

      Se perderem as eleições vão dar golpe, é isso? É uma ameaça?

  2. O discurso do “nós contra

    O discurso do “nós contra eles”, “das elites” é o discurso mais usado pelo PT, o ultimo a lançar mão foi o Tião Viana no caso da “exportação” dos haitianos para São Paulo.

    Quantas vezes lançaram mão da babaquice do discurso da classe média reacionária de São Paulo?

    Quantas vezes vieram com o papo de que o PT é a fonte de todo o bem mas “azelite”atrapalham?

    Lula, de jatinho em jatinho, sempre que pode, desanca “azelite”, aquela que não anda de jatinho para cima e para baixo.

    Lula merece e pode usar o que quiser, mas a hipocrisia é que é de revirar o estômago.

     

    1. Esse cara é um troll farinha

      Esse cara é um troll farinha de trigo !

      Nos posts é um dos primeiros a emitir opiniões  provocativas ao PT.

       

    2. É o contrário do que voce

      É o contrário do que voce falou. O Lula foi a melhor opção para as elites. Alguém que soube fazer um pacto social para valer, não do tipo, “aperto o cinto aí, que a gente vê como fica depois”, de uma forma conciliadora. 

      Promoveu inclusão da maneira mais pacífica possível. O que foi um feito e tanto, dado a natureza “muquirana” da elite brasileira.

      Infelizmente a Dilma não tem essa habilidade, é mais do tipo que se omite ou vai para o confronto, como ficou claro no pronunciamento de 1 de maio. E é o que vai acontecer mesmo, devido à tendência do pig a acuá-la cada vez mais. Aí que ela parte para o “nós contra eles” mesmo.

      E como o povão é a imensa maioria ainda acho que é voces que vão clamar pelo “volta Lula”.

      1. Excdelente, Juliano.
        Os

        Excdelente, Juliano.

        Os privilegiados estão namorando com o perigo por pura ignorância e preconceito. Querem melar o jogo só porque a bola não está com eles sem o menor senso de responsabilidade. Ficar atiçando turbas desorganizadas, sem proposta nenhuma razoável e sem disposição nenhuma para o diálogo só tem um resultado, mas eles so enxergam alguma vantagem eleitoral.

  3. INFELIZMENTE, AS MENSAGENS SUBREPTÍCIAS ESTÃO VENCENDO DILMA

    Não é de hoje que toda a insatisfação popular popular contra a violência, a criminalidade, os problemas de difíceis soluções nas grandes metrópoles, enfim questões que fogem à alçada do governo federal estão sendo manipulados, exacerbados diariamente nos noticiários, com a finalidade de responsabilizar o governo de Dilma.

    E o pior esta forma de atuar da mídia venceu. Só não vê quem não quer.

    Sou daqueles que não vejo pesquisa. Olho do lado. Converso com meus amigos. E etes acham quedevem  mudar, porque não aguentam mais a criminalidade, a violência, os problemas de locomoção urbana, etc,, máxime porque a grande maioria, insisto, a grande maioria da opinião pública pouco pensa em quem são os responsáveis pela solução. Só ainda não sabem em quem votar. Em quem votar para alterar esta situação.

    Há, ainda, dominante o pensamento lá dos tempos das capitanias hereditárias, no qual o poder central era responsável por tudo. Nós somos uma federação copiada dos EEUU, porém o povo ainda continua entendendo que toda a responsabilidade por quaisquer problemas é do governo. Que governo? Ora, é claro, do governo federal, do presidente da República.

    Este quadro, infelizmente, para que, como eu, quer a continuidade deste governo, parece-me irreversível. A mídia está dançando e bordando em cima disto.

    A ignorância de nosso povo leva a total incompreensão das competências do Estado e dos Municípios e da União.  E todos os problemas devem, ao ver de nossa gente, serem resolvidos pela presidente, mesmo sabendo que ela não é Deus, não está onipresente em todos os lugares.

    Parece bobagem. Mas parem um pouco. Perguntem. Perguntem ao padeiro, ao seu dentista, até ao seu advogado? Quem é o culpado pela criminalidade e violência ( hoje graves problemas de nosso povo) e a resposta não tardará: a Dilma e seu governo incompetente.

    E a mídia, percebendo, no dia a dia, este falso entendimento, percebendo que não sabem, v. gratia, que a segurança civil, em cada estado, está nas mãos do governo estadual, batem duro, regendo esta orquestra da ignorância que graça, renito, infelizmente nosso amado País.

    Esperanças. Poucos as tenho. Reside em uma campanha de esclarecimento, que os partidos políticos da base aliadas devem fazer. Mas há empecilhos, como governadores do mesmo partido, da mesma base.  E a situação vai de mal para pior.

    As batidas fortes que o PIG faz em direção a Dilma, não só relativas a questão da violência e da criminalidade, a cargo de Datena e Marcelo Rezende e cia Ltda, ainda há os factóides criados como da Petrobrás e outros bichos mais, cuja luta para esclarecimento por parte do governo é muito difícil, deixando de lado o exibir das realizações do atual governo, das obras, serviços e programas sociais, que nada interessa mais ao povo, envenenado pela esperteza da mídia opositora.

    O povo não quer continuar com as questões que estão levando a desgraça aos lares, a criminalidade e a violência, embora estejam equivocadamente descontentes com Dilma, ainda não sabem em quem votar, ou seja, em que confiar para mudar o rumo destas coisas.  Santa ignorância, quando  o grosso das questões passam pela segurança em em cada estado federado. E é aí, nestes estados, que os governos devem mudar. Mas não sabem.

    Meu desânimo é grande. Mas, ainda, tenho uma tênue esperança: o esclarecimento, esta é a única esperança..

     

  4. Poder verbalizador e superestrutura

    Segundo Marx, ao lado da estrutura capitalista(fábricas, fazendas, meios de produção…) temos a superestrutura( clero, judiicário…). É a suprestrutura que determina o modo de pensar e agir da plebe. E olhe lá que, quando Marx afirmou isos, não tinhamos, como parte da superestrutura, os Datena, Marcelo Rezende e ShereAzeda da vida atuando como poder verbalizado e determinando assim modos de agir e, prá piorar, temos o facebook para facilitar as associações em bandos(quadrilha) e o afloramento do espírito ancestral de bando, a  violência vem da superestrutura capitalista baseada na estrutura injusta de concentração de riquezas, bolsões de miséria aqui e palácios suntuosos logo ali e os endinheirados não aceitaram pagar CPMF e muito menos a taxação dos grandes lucros, da herança, e devem mais de 1 trilhão de reais ao fisco. Mesmo assim vem um Arnaldo Jabor colocar a culpa no PT até pelos linchamentos que, sabemos, são incentivados pelas TV e seus ennucos opinativos e incentivadores da justiça com as próprias mãos, simples assim

  5. Aos poucos as histórias vão saindo debaixo do tapete.

    Aos poucos as histórias vão saindo debaixo do tapete.

    Outrora se dizia que no país não existia racismo, outrora se dizia que não existia luta de classes.

    O faz de contas que na nossa sociedade sempre vigorou começa a ser desmascarado.

    Salário mínimo aumenta, negros e pobres são incluídos via políticas sociais e a dignidade começa a chegar aos que foram sempre marginalizados e esquecidos.

    Essa é a condição que incomodo alguns.

    Os vídeos abaixo demonstram

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=AkSuVZ7Hh9g%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=uwp_tE_VG4%5D

  6. Concordo em partes,já que sou

    Concordo em partes,já que sou obrigado a discordar que a imigração tenha se dado para “embranquecer” o país.   Sou bisneto de avô francês por parte de pai e alemão por parte de mãe e ambos vieram pra cá com as próprias pernas.  Ou por sua própria força.  Um chegou primeiro ao Uruguai e outro veio direto,constituiram famílas,cujo filha de um acabou se casando com o filho de outro e cá estou eu.   Mas, de resto é só concordância:  Os meios de comunicação ( já nem digo “elite” por ser mais esperneio de imprensa que própriamente da elite) acusam o PT pelos seus erros de séculos,que gerou uma sociedade que necessita de mulatas,tamanha a desigualdade que deixaram crescer e florescer.  E por eles continuaria tudo daquele mesmo jeito,já que não vou esquecer o ensaio do eduardo em tirar o bolsa família,alegando que estavam craindo as filhas e netas de bolsa família.   Entenda-se de uma vez por todas: Bolsa família pode ser e deve ser dado enquanto houver necessidade e não se limitar a ajudar uma geração e deixar a outra cair no abismo de onde subiu a sua mãe e o seu pai. 

  7. Concordo com o Dude, esta

    Concordo com o Dude, esta luta está quase perdida. Também raramente leio ou me ligo em pesquisas. Minha “pesquisa” é o corpo-a-corpo, boca-a-boca e o que vejo e ouço é muito ruim.

    Em 2010 fui cercada por várias pessoas que me hostilizaram e quase apanhei, no colégio onde votei não havia petistas, liguei para o Diretório e soube que eles foram ameaçados, que quebraram a barraca do partido e quase invadiram o direório, e este ano será muito pior.

    Será que sobreviveremos a esta hecatombe midiática?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador