O Datafolha e o vexame da imprensa

Pesquisa expõe o vexame da imprensa vira-latas

Por Ricardo Amaral

Não vejo base estatística em análises do tipo E a Copa ajuda Dilma… ou Com Copa do Mundo humor do pais melhora e Dilma cresce (Folha).  Os candidatos permanecem na mesma faixa de intenções de voto desde abril, como aponta o Zé Roberto Toledo no  Estadão. Diante desse Datafolha, a imprensa hegemônica deveria olhar para o espelho, não para as eleições.

A ampla aprovação da Copa e o orgulho de sediá-la no Brasil melhoram  o humor geral do país, o que pode, sim, favorecer a campanha da presidenta Dilma, mas ainda não se trata de ativo realizado. Pela primeira vez em muito tempo melhoram as expectativas sobre inflação, emprego e desempenho da economia, mas é uma melhora tímida, se comparada aos novos indicadores sobre Copa.

O que o Datafolha traz de novo é a derrota espetacular da imprensa vira-lata diante dos fatos.

 

C:UsersRicardoDesktopPOLITICOSlaerte cavaleiros.jpgLaerte (FSP)

É isso que os jornais e a TV tentam esconder desesperadamente. Primeiro, tentaram atribuir as previsões catastróficas à imprensa estrangeira. Falso: a mídia estrangeira comeu na mão imprensa hegemônica local, como acontece em qualquer cobertura global, seja de esportes, guerras ou eleições.

O passo seguinte é tentar botar a culpa no povo. Ontem, no Jornal Nacional, havia uma matéria sobre “o aumento do otimismo” durante a Copa. Dizia que o verde-amarelo quase não se via no início da Copa e foi tomando conta do visual ao longo da competição. “A gente não estava acreditando”, confessa uma ingênua entrevistada.

Quem jamais acreditou e torceu contra a Copa foi a imprensa vira-latas. E a sociedade brasileira foi conduzida à descrença, ao mau-humor e à crítica sem fundamento, reproduzindo os bordões e os dados falsos que via na TV e lia nos jornais (aqui vai um pequeno pacote de catástrofes que não se realizaram).

Bastaram três dias de Copa, com os estádios, os aeroportos, o transporte, a segurança e o turismo funcionando, para desmanchar a realidade virtual do “imagina na Copa”. Os fatos falaram mais alto.

Raramente se vê um choque de realidade como esse. Raramente a imprensa hegemônica de um país se vê confrontada tão cruamente com um erro monumental, de sua exclusiva responsabilidade.  É desse erro gigantesco, impossível de esconder, que ela tem de prestar contas ao seu público: o Brasil não passou vergonha.

A mídia internacional percebeu o engano e rapidamente se corrigiu. Transmite ao mundo uma imagem realista do país (com exceção dos espanhóis e de uma parte dos ingleses – que passaram a amaldiçoar o Brasil pelo fiasco de suas seleções. Mas essa dor passa com o tempo).

Nossa pobre imprensa vira-latas não tem estatura para fazer autocrítica, porque nunca teve vergonha manipular a notícia. Vai continuar torturando os fatos, como fez no julgamento do mensalão e faz cotidianamente na cobertura política e econômica – a ponto de perder a razão (e muitas vezes ela a tem) por absoluta carência de credibilidade.

É cedo para afirmar qual será o efeito da Copa do Mundo sobre as eleições. Está claro, porém, que a imprensa vira-latas sofreu sua mais fragorosa derrota, desde que minha saudosa avó me ensinou a ler jornais, na altura Copa do Chile, 1962.

O tempo dirá qual foi o tamanho do estrago da operação- não-vai-ter-copa sobre o poder da mídia hegemônica no Brasil. Será proporcional à incapacidade de autocrítica dos seus proprietários e “formuladores”. Seguramente, a democracia vai sair ganhando.

Redação

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. fiquei devendo o pequeno pacote de catástrofes

    O povo é contra a Copa

     Jornal Nacional, 15 de maio de 2014

    .“Precisamos de emprego e não de Copa”

    Doze cidades do Brasil têm protestos contra a Copa do Mundo. 300 trabalhadores ligados à Força Sindical pediam  emprego e também criticavam os gastos com a Copa.

     

     Não vai ter estádio

     Veja, 25 de maio de 2011  (Capa)

    .“2038. Por  critérios  matemáticos, os  estádios da Copa não ficarão prontos a tempo”

     “No ritmo atual, o Maracanã seria reaberto com 24 anos de atraso. No ritmo atual, a Arena Amazônia ficará pronta em maio de 2024; Mineirão ficará pronto em abril de 2020;  Mané Garrincha só ficará pronto em outubro de 2021.”

    Estadão, 17 de fevereiro de 2014

    .“Curitiba corre sério risco de ser excluída da Copa do Mundo nesta terça-feira”

     Sport TV, 22 de março de 2013

    . “Sanches diz que Arena Corinthians pode não receber abertura da Copa”.

     

    Não vai ter luz

     Jornal da Record, 22 de janeiro de 2013

    .“Pode faltar energia elétrica para a Copa do Mundo de 2014”.

    à Folha de S.Paulo, 7 de janeiro de 2013

    .“Risco de racionamento de energia faz Dilma convocar setor elétrico”.

     

    Não vai ter internet

     Estadão, 30 de abril de 2014

    .“Vai faltar internet na Copa. Alguns estádios não terão wi-fi. No estádio Itaquerão onde será a abertura da Copa, o sistema provavelmente não ficará pronto.”

     

    Surto de dengue no inverno

    à O Globo, 27 de novembro de 2013

    . “Pesquisador alerta para o perigo de surto de dengue na Copa”. Simon Hay, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, diz que organizadores e patrocinadores da competição deveriam explicitar o risco da doença.

     

    Palpite infeliz

    Folha, 29 de maio de 2014

    . “Ronaldo reforça vergonha, critica governo e diz que Copa é vítima”

    Época, 5 de abril de 2014

    . Paulo Coelho: “A barra vai pesar na Copa do Mundo. Eu era um dos idiotas que acreditavam que a Copa do Mundo melhoraria a infraestrutura do Brasil. Eu tenho convite da Fifa, mas não vou à Copa”.

     Folha, 9 de fevereiro de 2014

    .“Brasil não está pronto para sediar a Copa do Mundo, diz  Valdívia”

     

  2. OK, já que agora o Datafolha

    OK, já que agora o Datafolha tem credibilidade indisputavel aqui me expliquem por que a intenção de voto de Dilma não variou no segundo turno e por que a sua rejeição continua invariável?

    É tão simples entender por que o povo se sente bem com a copa. Ontem eu assisti o JN com infindaveis reportagens sem a menor importancia sobre os menos por menores de várias seleções e jogadores. Eu entro na pagina inicial do UOL e todo o cabeçalho é dominado por informações irrelevantes sobre a Copa. 

  3. A mídia , que não fêz o

    A mídia , que não fêz o mea-culpa pelos anos de apoio a ditadura militar , com excessão do oportunista pedido de desculpas do Globo , não o fará por essa demonstração escandalosa de vira latismo. A arrogância , o desprezo pelos fatos , o provincianismo , associado aos preocupantes sinais de desaparecimento do cenário da informação , fazem desse setor um perigoso agente de instabilidade da democracia …

  4. fim da copa

    Agora os formuladores esperam pelo fim da copa,os reporteres cumprindo a determinação de se evitar pauta positiva destacam o fracasso de alguns gramados , a incapacidade dos centros de alimentação dos estadios em atender 50,60 mil pessoas nos intervalos dos jogos. a demora em deixar as dependencias do itaquerão e o fracasso da seleção classificada para as quartas de final .

    Pobre dos leitores que ainda acreditam nessa midia !

  5. Lembro como se fosse hoje,

    Lembro como se fosse hoje, quando assisti o JN do dia do grande Comício das “Diretas Já” e o jornaleco nacional da Globo dizia na voz dos seus apresentadores (“ledores” de texto) que toda aquela mutidão estava lá por causa do aniversário de SP. Nenhuma frase foi dita pela Globo que aquilo era uma grande reunião de cidadãos querendo o direito de votar para poder escolher o Presidente da República etc. A Globo é uma grande merda, me desculpem os que leem agora, mas com certeza o dia que a Platinada falir e for pro buraco, com já estão indo a Abril, Folha e Estadão, o Brasil todo poderá conhecer a felicidade e a grandiosidade de seu povo e nação.

  6. imprensa estrangeira

    Boa tarde,

     

    Uma coisa a se pensar é como seriam as notícias se a imprensa estrangeira não estivesse aqui.

    O grande susto da imprensa tupiniquim foi se ver confrontada, em uma situação na qual não tinham mais o monopólio da informação; se tivessem, podem ter certeza que cada problema encontrado seria superdimensionado, cada qualidade escondida, o mesmo feito há anos.

    Mas os jornalistas que vieram de fora começaram a rir do que era mostrado, criticar ironicamente os donos da notícia local, isso fez com que eles ficassem com pés e mãos atados.

    Está restando a imprensa nacional agora torcer contra a seleção, o que fizeram desde o início da Copa. Em um domingo me deparei no globo.com com uma matéria mostrando uma farra com mulherada do pai do Neymar. Isso é papel de imprensa amiga ou da do país adversário? Agora, são as críticas ácidas sobre a questão do choro dos jogadores. Eu confesso que chorei no fim do jogo e sei de muita gente que fez o mesmo. A pressão de uma copa já é muita no Brasil, aumenta por a Copa ser aqui e foi se tornando ainda muito maior com a rejeição da população/torcida pelo campeoanto/seleção, instigados pela imprensa local.

  7. Nassif, nossa “midia” se

    Nassif, nossa “midia” se resume ao episodio  Mario Sergio “bobão” Conti e J.R. “é da vida” Guzzo. 

    1. Nossa midia se

      Acaba de cair um viaduto em construçao na Mourao Filho,bairrro planalto BH.Onde morei.O UOL estampou agora em seu portal que era obra da copa.não conseguem raciocinar.Estao suicidando.

  8. mídia brasileira, cidadão comum e copa do mundo.

    MÍDIA BRASILEIRA, CIDADÃO COMUM E COPA DO MUNDO.

     

    Ontem, sentei com os amigos, não são os da turma da discussão Política, pouco se discutiu este tema. De repente um deles me surpreendeu quando disse: – Foi a MÍDIA que disse que não ia ter Copa. 

    A palavra MÍDIA tão bem colocada diz tudo. A Mídia brasileira não tem o crédito que sonha ter. 

    O voto na urna é dado, como sempre falo, como uma disputa de classe social. É um resguardo da identidade, é como se fosse uma forma de se destacar da multidão. 

    Saber que a Rede Globo, a Veja, o Estadão e a Folha são contra o PT já é mais do que sabido e, a Copa do Mundo, felizmente, sedimentou um solo novo: florescendo uma sociedade mais sábia do que se possa crer. Mais visível a oposição que faz a mídia ao PT não dá, é escancarada.

    Ficou gritante a separação entre a realidade querida na Copa e a realidade acontecida.

    Não há como se esquivar da culpa, do vira-latismo e do complexo de inferioridade que a mídia hegemônica brasileira se impôs. 

    Estes “profissionais” não possuem mais crédito. Ficou tão óbvia a realidade do País na Copa, tudo na normalidade de sempre, nem melhor nem pior – apenas cresceu a autoestima do povo e que bom!, que não cabe mais se falar de problemas na organização do evento, porque são menores.

    E, ficamos com a impressão de que são “jornalistas mutantes” os “profissionais” dessas mídias.

    Foram, ao menos, cinco encaminhamentos nestes últimos tempos da velha mídia:

    1) Primeiro a torcida pelo “Não vai ter Copa” e o “Imagina na Copa”

    2) Até antes do dia 13 de junho – será “A Copa do caos”;

    3) Não veio a “Copa do caos” mudemos para “A Copa arranjada para o Brasil”, por causa dos erros de arbitragem no jogo contra a Croácia; 

    4) Ai o Juiz prejudicou o Brasil no jogo contra o Chile, a tese afundou, criemos a “seleção do caos” os dois lados se saírem bem? Seleção e Governo DILMA, onde já se viu isto? Não é verdade?  

    5) Agora já que pode acontecer de o Brasil ganhar e a já sabida informação de a Copa no Brasil ser bem-sucedida vamos criar o mote da Copa da corrupção: Camarões entrega jogos na primeira fase. Melemos a Copa no Brasil, a tornemos um fracasso, por vias tortas.

    E, assim vai… 

    Certamente, que se a Copa fosse o caos sonhado pela velha mídia, a seleção teria apoio irrestrito, porque poderiam dizer: – com toda a nossa incompetência na organização a seleção venceu! O Brasil foi bem dentro de campo, agora precisa mudar o time fora de campo…

    Seriam motes ideais para a campanha eleitoral de seu candidato, certo?

    Não deu.

    O bom desta realidade outra, diferente da que a velha mídia sonhava, é que os brasileiros não estão dando muita “bola” para esta mídia e curtindo a Copa para valer. E, sabendo separar com mais inteligência do que a Mídia hegemônica; Futebol e Política.

    Este meu amigo que disse a palavra mágica MÍDIA concorda comigo: – misturar interesses políticos com a Copa do Mundo não tem cabimento!

    COPA É COPA! ELEIÇÃO É ELEIÇÃO!

    1. Alexandre, bem que eu queria

      Alexandre, bem que eu queria ter esse teu otimismo no tocante à queda de credibilidade da Mídia, do PIG, mas ele se esvanesse um pouco quando presencio, mesmo entre as pessoas mais próximas a mim, a insistência de querer acompanhar a Canarinho na… Globo.

      É triste mas é a mais pura verdade: o povo não se tocou disso ainda, já caiu no esquecimento todas as manchetes catastróficas que o JN, principalmente, vomitou.

      E o plano B deles, com o sucesso da copa, já está em pleno andamento.

      O lance agora é inflar as expectativas com a Seleção, que terá uma missão, sabemos disso, muito dificil a partir de amanhã… caso fracasse contra a Colômbia, podem esperar, o bombardeio vai ser retomado novamente.

      1. Certamente, João! A velha

        Certamente, João! A velha mídia ainda exerce um poder sobre muitos brasileiros.

        Eu creio que esta necessidade de se enxergar na Rede Globo como um espelho de si mesmo tem muito mais um carater de diferenciação social do que de incapacidade de perceber o lado da emissora. Atinge este perfil menos de que 20% dos brasileiros. 

        A Rede Globo é um espelho, um modelo de Vida para uma parcela de nossa sociedade. Ser anti-PT é ser esta parcela da sociedade, é falar para ela de igual para igual, entende o que digo? 

        O sujeito da classe média e média-alta urbanas tradicionais, que vê a sua realidade sendo invadida pelo povo da classe C, indo no mesmo avião, dormindo no mesmo hotel e frequentando a mesma praia se identifica com o padrão global, porque a Rede Globo, no fundo no fundo, sempre mostrou o mundo que esta gente sonha viver, o da exclusividade, mesmo que esporádica, em outros tempos – FHC para trás, numa viagem ao estrangeiro, num voo de avião, hospedagem em hotel de luxo, etc

        Qualquer mídia, qualquer Jornalista que possa pensar diverso em algumas ocasiões, exemplo: José Trajano da ESPN, que estava sendo impedido de trabalhar no jogo do Brasil no Itaquerão, pelos mesmos sujeitos que vaiaram a Presidenta Dilma por sua crítica aos “Pittbuls da Veja e demais mídias”, torna-se inimigo desta gente, gente que a Globo cativa e que olham para a Globo, por nunca haver qualquer contraditório ou chance de opinião favorável ao PT como uma “Mãe” – um refúgio, um oásis, uma segurança extrema. 

        A Rede Globo é um espaço do anti-Petismo. Assistir a Copa do Mundo na Rede Globo é, também, marcar a sua identidade, é estar ao lado dos seus, daqueles que são inimigos do PT. A pessoa que convive socialmente e diariamente com diversas pessoas de diferentes classes sociais e profissões consegue enxergar que a Rede Globo é anti-PT. 

        Agora a parcela mais fechada neste universo da escolha de amizades pelas posses, por onde mora, pela fala polida, etc. poucas conseguem, penso eu, e se conseguem, não mudam de canal porque ela é quem mais lhes espelha. A Rede Globo é o espelho desta gente. Sua audiência, talvez, seja, também, por costume, por ser a emissora que mais abrange o território nacional, por ter, apesar de tudo, ainda a melhor programação e transmissão técnica, entre as TVS privadas. 

        Abraço,

        Alexandre!

    2. arbitragem e transmissão

      acompanho futebol há décadas.

      desde a onda dos monopólios das transmissões, suspeito de algum conluio entre esses ‘monopólios’ e as arbitragens, negando aos tele-espectadores aquela tomada decisiva a mostrar o erro da arbitragem que operou o time que deveria ser derrotado pelo esquema de manipulação. É caso de polícia se existisse alguma no brasil.

      o tal pênalti que não teria acontecido no jogo do brasil contra a croácia foi largamente comentado pela mídia venal e , agora, vira-latas brasileira, diferentemente do 1º gol da alemanha contra a argélia?

      por que, até agora não mostraram a tomada da câmera de impedimento do ataque alemão naquele gol?

      percebo, também, que as seleções de fora da europa vêm sendo sistematicamente operadas pelas arbitragens e o monopólio das transmissões, o tal ‘diretor’, não mostra os lances polêmicos.

      vejo esse filme todos os anos nos campeonatos brasileiros.

    3. Vc tem razão Alexandre, os
      Vc tem razão Alexandre, os eleitores parecem votar em classe social. Não importa o que o político fez ou deixou de fazer mas o que ele representa. A elite vota na elite, os que ascenderem parecem dar as costas aos partidos que promoveram esta ascensão e votam nos políticos da elite.

  9. E MPL e black blocs?

    Eles foram os pais do #NaoVaiterCopa. A imprensa apenas repercutiu os chutes do traseiro de Valcke. Pergunta que não quer calar: as obras inacabadas estão prontas ou o caos foi evitado com feriadões?

    Desculpem não declamar no jogral do blog…

    1. Calvin Klein, o bobo da corte.

      Caro Calvin Klein, quinze dias antes da Copa, um jornalista esportivo que eu respeito(ava), Juca Kfouri, disse que como corintiano, esteve no Itaquerão e foi com o peito aberto, torcendo pelo sucesso. Afinal, se problema houvesse, corintianos seriam execrados. Falou na ESPN numa mesa triangular que passaríamos o maior vexame dentro de duas semanas, quando o estádio não estaria pronto. Estava. Foi um sucesso. O Brasil até ganhou o jogo, de virada. Estive no Maraca, Alemanha e França. Foi o único ingresso que consegui. Saí da Zona Sul para o Maracanã, de metrô. Aquelas francesas e alemãs “padrão FIFA”, enfeitavam os trens. As brasileiras eram até mais bonitas, enfeitadas por caríssimas maquiagens que as cariocas pobres não podem pagar. A organização, perfeita. Britânica, diria. Para entrar no metrô, bastava mostrar o ingresso, não precisava pagar passagem. Civilizadamente, alemães e franceses entoavam seus gritos de guerra. O “Allez les bleus” contagiava, o que vinha da torcida alemã nem deu para guardar, muito complicado.

      Do metrô ao Maraca, o maior espetáculo da Terra. Milhares de pessoas subindo aquele viaduto que vem da Praça da Bandeira, parecia uma espetacular passeata pelas Diretas-Já. A cada 20 ou 30 metros, uns dez ou mais policiais pedindo para mostrarem os ingressos. Todos, bem humorados, mostravam seus ingressos e confraternizavam com a polícia, coisa que nunca vi na vida. Após umas dez barreiras policiais, entramos no Maracanã. Uma barraca com esteira e raio X, igualzinho nos aeroportos, para passarmos bolsas e mochilas. Passando pelas catracas, sinalização perfeita. Chegamos aos nossos lugares. E, pasmem, tudo isso acontecendo no Brasil, no Rio de Janeiro, onde a bagunça é estratificada. Fizemos uma linda copa, a melhor e maior de todas. Pena que perdemos, mas podemos estufar o peito  dizer, “Sou brasileiro, com muito orgulho e muito amor”.  Mostramos que temos capacidade.Um povo que fez  Brasília, soube fazer a melhor copa de todos os tempos. Ao contrário dos coxinhas-gorilas, mostramos civilidade e boa educação. Só ouvi elogios dos estrangeiros, até dos argentinos.

  10. É bom insistir numa coisa:
    É bom insistir numa coisa: “nao vai ter copa” nao foi exclusividade da midia de direita. Ela não foi o unico vira-latas do epísódio. A mídia pisou no tomate, com medalha de ouro para Jabor, Clovis Rossi, Juca Kfouri. Mas… não foi só a mídia, nao. Ela contou com uma porção de papagaios “à esquerda”, uma porção de “movimentos sociais” de gatos pingados que deitavam falação sobre os 30 bilhoes roubados à saude e à educação. Que diziam “nao vai ter copa” e criavam um clima de terror para os turistas. Será que não se lembram da semana anterior ao começo da copa? E os “nao vai ter copa” não faziam isso só aqui. Eles tinham conexões internacionais, graças a notáveis “intelectuais” ditos outsiders que iam para Zurich, Berlim, Amsterdam, recolher dinheiro e apoio logistico para manifestacoes aqui e lá. Nao por acaso, havia manifestacoes aqui e, simultaneamente, na Europa. Não por acaso, explodiu uma bomba na embaixada brasileira em Berlim. Então, vamos botar os pingos nos is: a imprensa fez o papel do vira-latas. Mas uns aloprados fizeram o papel de vira-latas do vira-latas, reproduzindo com jargão “popular” a conversa mole da midia de direita. E podem ficar certos de que nao acabou. O tal de “nao vai ter copa” agora virou “nao vai ter final”. Ainda vão tentar aprontar. Vou repetir isso, ainda que corra o risco de parecer Cassandra.

    1. 100 GATOS PINGADOS

      AMIGO NUMA DAS ULTIMAS MANIFESTAÇÕES DESTE NÃO VAI TER COPA EM SÃO PAULO TINHA MAIS POLICIAS DO QUE MANIFESTANTE PORTANTO ISSO AI NÃO COLA.

  11. Então Ricardo, dizer que não

    Então Ricardo, dizer que não passamos vergonha, independentemente do não vai ter copa, com uma imprensa dessas, é uma temeridade. Sabemos que passamos vergonha nos mais diversos aspectos. Podemos nos orgulhar da nossa justiça e de quem a aparelha? E da normose, doença das nossas academias e o auto-engano? De aumentar numericamente as pesquisas e publicações mas apresentar um baixíssimo padrão de inovação? E de certos membros dos tribunais de contas, sendo acossados pela justiça estrangeira? Pois a nossa nada percebe e quando se mexe mete os pés pelas mãos se sentindo, após as lambanças, de alma leve, próprio daqueles que ostentam títulos adoentados e arrogância bilingue. Mesmo assim, temos muito mais a nos orgulhar e um longo caminho a percorrer.

  12. Em BH a tragédia de um viaduto que desabou…

    E que alguns portais descrevem como VIADUTO DA COPA, desaba….

    Uol, globo e espn dizem “viaduto da Copa” ou “viaduto do Projeto Copa”. O globoesporte diz que é “viaduto em construção para a Copa do Mundo…”. O G1 se absteve de associar o viaduto à Copa em sua manchete.

    Os demais portais não ligam o viaduto à Copa. Alguns portais de BH dizem “viaduto do Move”, que é o BRT de BH. 

    É obra da Prefeitura de BH (PSB).

    1. O PSB do prefeito Lacerda é

      O PSB do prefeito Lacerda é tucano, como é público e notório. E já dão um jeito de tirarem o corpo fora de sua responsabilidade sobre o desastre, tentando ligá-lo à Copa.

  13. Pode anotar:  a imprensa vai

    Pode anotar:  a imprensa vai ficar ainda pior do que está,  vergonha nunca teve e nunca terá. Vergonha é roubar e não carregar, como dizia minha avó.

     

    CAMBADA DE #”%¨&*

     

     

     

     

  14. IMPRENSA e a VERDADE

    NOSSA  IMPREn$$$$$a REFLETE SOMENTE O PENSAMENTO  da ELITES BRAzILEIRA e ESTRANGEIRA, POIS ELES SÃO A REPRODUÇÃO DA VONTADE e INTERe$$$$$$e de SEUS PATRÕES   !!!

  15. È muito engraçado ver o Carlos Alberto Sardemberg da CBN E tv

    e da TV Globo  “catar notícia ruim sobre o efeito copa na economia”

    ele faz uma colagem infantil de fatos soltos aquí e alí e nada a ver com o resultado  dos dados.

    Ele tenta montar um quebra cabeça pra dizer que a copa não fez diferença alguma. É muito engraçado

    ver um senhor de idade comportar como uma criança teimosa.

    Já a Mírian Leitão teve raros momentos de lucidez falando sobre o efeito copa sobre o turismo ao longo do tempo

    motivado pela boa impressão dos estrangeiros visitantes deste evento, mas ela já retornou a sua rotineira apologia ao aumento dos juros e ao rotineiro terrorismo da ameaça inflacionária para defesa desses juros escorchantes.

    Pra ela baixo crescimento não rima com juros negativos como a receitA aplicada pelos EUA e Japão QUANDO AMEAÇADOS POR UMA RECESSÃO.

     

     

     

    1. Tem  também um sujeitinho

      Tem  também um sujeitinho  escroto , com um programa na 89 FM, a rádio rock onde  criaram um quadrinho intitulado ” deu errado na Copa” onde fazem este trabalhinho sujo tentando parecer engraçadinhos, mas as vezes nem tanto , trazendo a baila sempre alguma coisa q não está boa no opinião deles….opinião , e claro a qual eles tem todo direito, mas…. Deveriam declarar quem são seus patrões , e o detalhe  nada irrelevante a tal rádio pertence ao UOL , que se não me engano e do grupo Foia… E tome os babacas falando pra 2 milhões de ouvintes, muitos e muitos jovens , sem crítica nenhuma, martelando dia e noite as  mesmas baboseiras do Sardenberg, versao linguagem ” rebelde”…..apoiando idiotas como Lobobao , Roger e  tralhas similares….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador