O que tem em comum a Petrobras, pedidos de intervenção militar e os estupros na Medicina?

Percival Maricato: o que tem de comum o escândalo da Petrobrás, os pedidos de intervenção militar e os estupros na faculdade de medicina? 

Certos acontecimentos recentes tem a mesma causa: a sociedade egoísta, violenta, individualista, consumista, preconceituosa que estamos construindo, onde levamos ao extremo o sucesso financeiro, o status e o consumo como objetivos maiores do ser humano.

A reunião de direitistas toscos e opositores da presidente eleita na Av Paulista, onde havia muito ódio concentrado e se pedia intervenção militar (na falta dela, que tal pedir a vinda dos marines americanos e nos tornarmos colônia, em vez de ditadura?), mostrava onde pode chegar as manifestações doentias da sociedade. Em outras palavras, diziam os dois mil manifestantes (150 no Rio e outro tanto em Brasília), que venha a guerra civil, a ditadura, a tortura, seja lá o que for, menos admitir quem não queremos, ainda que mais de 50 milhões de brasileiros o queiram, mais de 100 milhões, se considerarmos que o PSDB já repeliu a palavra de ordem do grupinho do Jardim Paulista, que encheria quando muito 1/5 do estádio do Juventus. É a reprodução em outro cenário e outras dimensões do que ocorreu em 1964.

Por sua vez os jornais espelhavam a irresponsabilidade e o grau de corrupção a que chegamos com o escândalo da Petrobrás. Dirigentes das grandes corporações, de estatais, de partidos políticos, parlamentares, em vez de aproveitarem as condições a que foram guindados para construir um país civilizado e desenvolvido, chafurdam na lama e como justos veríssimos, sem tirar nem por, partilhavam butim de centenas de milhões de reais. Dirigentes de empresas já foram presos, esperemos pelos políticos. Parabéns ao Governo Federal pela apuração rigorosa. Lamentável porém que o esquema tenha funcionado escandalosamente por tanto tempo.

Já no micro cosmos da faculdade de medicina da USP, vieram a tona os estupros praticados em festas, filmados e postos em internet, violência e covardia suprema contra um outro ser humano, cujo corpo e vida valem tanto como qualquer mercadoria. Haveria moças que, não suportando tanta sandice e humilhação, teriam se suicidado. Há poucos anos ali se matou um calouro na piscina e os veteranos se orgulham abertamente de por pasta de dente no ânus dos que adentram a faculdade e depois em suas bocas. Denúncias à diretoria resultam apenas me mais perseguição das vítimas. Certamente, logo mais, essas excrescências estarão à frente das agressões contra os programas que procuraram trazer médicos do exterior para atender brasileiros que não têm quem os socorra.

Mesmo considerando o outro mercado ou mercadoria da qual poderiam se servir, os agressores não praticariam esses crimes que envergonhariam Átila ou Gêngis Kahn se não se sentissem em uma faixa social que se julga inatingível pelo aparato policial e judiciário. A prisão de dirigentes de grandes empresas acima, deve se repetir também em baixo.

Interessante que essas mesmas faixas sociais, grandes empresários, médicos de elite, pessoas da alta que querem estuprar a democracia e a lei, ficam indignadas quando os de baixo cometem crimes do mesmo nível de violência, exigem redução da maioridade penal, pena de morte e etc.

Percival Maricato

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o que tem de comum

    Delegados P.F. Paraná, Gilmar Dantas, fegacê, Roger, Dono do Estadinho(F. Venezuela) Alvaro Dias, ÇERRA45, Veja, Joaquim Brabosa, Bolsonaro, Lobão, Merdoval Pedreira, Mainardi……………tem isso e muito mais do mesmo tipo em comum. 

  2. Cidadania

    Bom dia||

     

    Muito simples, trata-se a meu ver da evolução do ser humano. O homem conseguiu avanços tecnologicos impressionantes desde a idade da pedra até os dias dde hoje só não conseguiu é evoluir como ser humano, continua refem das mesmas mazelas como inveja , ganancia traição gula, covardia  insensibilidade com o sofrimento alheio.

    Se consegue ter um carro quer dois, se compra uma casa quer treis, se casa com uma mulher quer arrumar 2 amantes e por ai vai;;

    Obrigado

     

    Ricardo

    .

     

  3. Perfeito. Faltou apenas o

    Perfeito. Faltou apenas o narcisismo no rol das “doenças” nessa pós-pós-modernidade. O “espelho” de Narciso hoje são as mídias em geral, com destaque para as mais recentes, as redes sociais, que universalizou a auto-admiração e a exposição de egos.

    Tive o desprazer de passar em 1974 por esse famigerado trote quando entrei pela primeira vez na Universidade. Se naqueles tempos, nos quais o acesso ao ensino superior era ultra restrito, especialmente para as universidades públicas, esse ritual de humilhação e incivilidade já era por muitos deplorado, nos tempos atuais passou a ser apenas uma válvula para criminosos enrustidos colocarem para fora seus “demônios”.

    Com referência aos pedidos de intervenção militar, certamente que no meio dos aclamadores há golpistas sinceros e irrecuparáveis. Entretanto, acredito que a maioria seja de incautos e analfabetos políticos dessa nova geração “feicebuquiana”. Devem ser observados, sim, mas com discrição a fim de não valorizá-los demais. 

    Por fim a questão da Petrobrás: nada de novo no front. As práticas vem desde quando Cabral corrompeu os índios no litoral da Bahia lhes oferecendo bugigangas. De lá para cá mudaram apenas os métodos, a magnitude e os protagonistas. A relação empreiteiras e Poder Púbico no país ao longo da história se deu sempre na base de favorecimentos recíprocos. Portanto, as expressões de perplexidade e de indignação tem mais a ver com as nuances políticas do que propriamente com a ética ou zêlo com a Fazenda Púbica.

    Não, isso não é cinismo, mas a mais pura verdade. Se não for, como se explica a seletividade dos meios de comunicação e de certa parte do público? A Petrobrás pelo seu gigantismo sempre foi um alvo apetitoso para empreiteiras, agentes políticos e para cafajestes em geral. 

    Vamos aguardar se desta vez vai ser diferente, ou seja, se os corruptores serão punidos e que no rol dos indiciados e processados como corruptos apareçam TODOS os envolvidos, e não apenas aqueles de sempre. 

  4. Apenas um detalhe

    Esses acontecimentos não têm nada de recente. Sempre existiram, a Petrobras na época da ditadura era uma farra escancarada para quem quisesse e pudesse participar. As construtoras em questão também não começaram a fazer obras para governos e cresceram com a corrupção recentemente. Algumas como a OAS foram criadas para isso.

     

    “Tá dominado, tá tudo dominado…” A facção demotucana é uma oposição que continua na situação. Com os dois atores principais das investigações Youssef e Paulo Costa sendo tucanos, com tucanos envolvidos até o último fio de cabelo, é o mínimo que deve ser feito. Os trabalhos deveriam ser conduzidos com a devida isenção mas, ao que tudo indica, a organização tucana, que se assemelha com uma máfia, já se apoderou da situação.

  5. Parabéns ao Governo Federal pela apuração rigorosa.

    Parabéns ao Governo Federal pela apuração rigorosa. Lamentável porém que o esquema tenha funcionado escandalosamente por tanto tempo.

    Tenho me perguntando sobre a função da Abin. Toda grande nação, ainda mais um pais das dimensões continentais do Brasil, tem um bom serviço de informação. Mas parece-me que a dituadura deixou sequelas quanto a este tema, e prá completar houve a farsa dos grampos(sem áudio) levado a cabo por Gilma Mendes, Demóstenes Torres e revista Veja que, como sabemos, foi uma forma de se provocar a instalação da CPI dos Grampos(conhecida como CPI do Dantas) que, por sua vez,  resultou desmontagem da Abin apos ser apontada como instrumento do “estado policial”. Sem um bom serviço de informação associado à transparência e abertura para o debate e a participação, Dilma vai continuar levando na tarraqueta, até mesmo pq este forte aparato midiático-penal que ai está desde o primeiro dia do governo Lula e que se fortaleceu com o episódio do “mensalão”, ai está: Mais vivo e atuante do que nunca para poupar tucanos de bico grande.

  6. Tiro pela culatra

    Caros debatedores, observem com muita atenção esta passagem do texto:

    Dirigentes de empresas já foram presos, esperemos pelos políticos. Parabéns ao Governo Federal pela apuração rigorosa. Lamentável porém que o esquema tenha funcionado escandalosamente por tanto tempo.

    Percebam como as coisas vão tomando um rumo distorcido brasil afora.

    Digo brasil afora especulando que qualquer brasileiro que tenha ligado a televisão, lido algum jornal, revista etc,  nesses útlimos dias vai chegar a conclusões parecidas. Trata-se de um culto ao pensamento único. 

    Eh,  oô oô vida de gado, povo marcado ê, povo feliz.

    Lendo o trecho pergunta-se: Qual foi a  conclusão? Ora, simples.  A de que dirigentes foram presos. E o resto fica por conta da cabeça de cada um.

    Não é difícil imaginar e supor, ou mesmo apostar que a maioria já deve estar pensando: 

    Bandido tem que ir pra cadeia mesmo! Larápios. Bando de ladrões. Eis a desgraça do país! 

    E se esse pensamento for a “realidade” para a maioria , então podemos deduzir que para a maioria ,  a polícia federal já  encontrou provas cabais contra todos e  pediu ao  juiz que , por sua vez,  “mandou” prender todo mundo, isto é,   todos os corruptos” .

    E se foi para a prisão já se coloca na cabeça que os caboclos são culpados e já foram condenados!

    Como se não bastasse o autor ainda parabeniza o Governo Federal pela apuração rigorosa!

    Ora, que  apuração? Qual o rigor? E para que esse rigor? E melhor ainda: para que comemorar e parabenizar um suposto rigor?

    O que se espera com essas prisões “rigorosas”?

    Chiibatadas? Trabalho forçado na pedreira? Banimento etc?

    Ledo engado!

    Enfim, acho que está passando da hora de evoluírmos. 

    As pessoas simplesmente NÃO SABEM do que estão falando e começam a colocar suas “vontades” reprimidas para fora, sem saberem que com isso acabam fomentando a ignorância!

    Daqui a pouco, é razoável supor que  algum advogado  destes poderosos executivos/empresários vai conseguir um habeas corpus para o seu cliente.  E o seu cliente será “solto” pela justiça!

    Logo, logo, aparecerá alguém para dizer: Tá vendo, a polícia prende mas a Justiça solta! 

    Nosso judiciário é um atraso! Tá vendo. Olha lá! A culpa agora é do judiciário. Esse Brasil não em jeito. Só tem bandido aqui! 

    E os bandidos já começaram desde quando o brasil foi descoberto ou invadido. ( como se hoje fóssemos ainda “índios” lamentando-se da perda do território. Todavia, é claro que hoje somos fruto desta invasão que “condenamos”)

    Incrível não!?

    Parece que gostamos mesmo de ver o circo pegar fogo durante a greve dos bombeiros.

    Vamos agindo  assim e, sem perceber, fragilizando nossas importantes instituições. O tiro acaba saindo pela culatra. 

    Saudações 

     

  7. A verdade é que a elite

    A verdade é que a elite doente  aceita o sucesso de um igual mas jamais de um inferior. Foi e é  tolerante com governantes ricos mas a  mídia e a classe média jamais tolerarão alguém de classe baixa governar e ir mais longe.  Não se aceita alguém que saiu de um ponto mais baixo e consiga chegar  mais longe que a elite dominante. Engolir todos esses doze anos de um governo que trouxe conquistas, infra estrutura, ganhos, tem sido penoso demais.  Acredito que temos um problema bem mais psicológico de resistência, de inveja pura e simples.   É contra isso que lutamos hoje em dia….. um egocentrismo violento onde uns acreditam que, mesmo em sendo minoria, são mais importantes que a maioria.  E se acham mais importante pois se consideram melhores que todos.  Se auto atribuem qualidades, que diga-se de passagem, só eles veem….. ou talvez por possuírem uma situação econômica privilegiada e que portanto acreditam que apenas eles podem decidir, ninguém mais.  Claro que essa elite não julga seus iguais, apenas os inferiores.  Antigamente, num mundo gerontocrático, havia uma facilidade maior pois não se ousava enfrentar pleitos já decididos….e havia o respeito.  Hoje numa sociedade mais jovem, egoísta, individualizada, encontramos essas loucuras, essa falta de limite pois todos se acham e se sentem especiais, quando na verdade somos apenas humanos.

    1.  
      Comentário maravilhoso 

       

      Comentário maravilhoso  !!

      Este blog é indispensável, enquanto o governo não democratizar as concessões de rádios e TV’s (liberando rádios e TV’s comunitárias), vou continuar por aqui neste nosso espaço .

      Muitos companheiros estão fazendo pressão para que o governo federal democratiza os veículos de comunicações, acredito que teremos respostas positivas a partir de 2015 .

      (A companheira desta foto sofreu inúmeras agressões verbais e até fisicas de tucanóides ao fazer campanha para Dilma no prédio em que reside, Botafogo no RJ)

      Temos que disseminar rádios comunitárias para sanear a mente de muitos debilóides teleguiados pela grande mídia fascista ..

  8. A mentalidade de direita
    A mentalidade de direita padrão não nega fogo nunca. Um exemplo dentro da esfera da arte-entretenimento que é o cinema. Após a estréia, fui ver Aziul é a Cor Mais Quente. Gostei do filme, e achei que devia comentá-lo em O Globo, para que as pessoas não deixassem de vê-lo pela aura de escândalo que o envolvia. Escrevi então: “Foram mesmo 3 horas?  Assim que acabou a projeção saí do cinema com a impressão de ter passado hora e meia lá dentro. O filme flui como uma crônica realista acerca da sempre indiscutível traição desse mesmo realismo face ao desejo, da exposição nua (e põe nua nisso) e crua em contrapartida àquilo tudo que é dito e mostrado para revelar que nada do que é dito e mostrado se aproxima da autenticidade inefável do ser. Alguns podem dizer que as cenas de sexo seriam dispensáveis ou foram demasiadamente longas, mas penso que não: sem a expressão do gozo e da liberdade única e essencial do sexo com toda a expans;ão possível não terpíamos a medida de todos os condicionamentos e repressões existentes nos papéis sociais representados. Não perceberíamos a impossível equação para constituir uma personalidade quando ela acaba por dever mais àquilo que é interditado do que àquilo que se deseja. E que o atrito entre o que não se sabe o que é e o que se deve ser para viver em sociedade deixa um rastro de incompreensões, impossibilidades, falsidades e frustrações. Foram mesmo 3 horas?”    Dias após, surge uma manifestação típica. Abaixo: “Filme sem noção Nada a ver esse filme aposto que foi criado pela escória comunista social democracia da libertinagem”    Não se trata nem de faixa social, pois imagino que eu e aquele que escreveu o comentário seguinte somos de classe m´dia. A diferença se explica pelas concepções de esquerda e direita, qu justamente aqueles que são de direoita querem tornar anacrônica. E, para isso, escrevem coisas como “escória comunista”. São esses que se encontram nas manifestações a favor de golpes militares e civis, pela redução da maioridade penal e afins. Não é a classe média: é a direita. Classe média também sou, logo não se pode falar somente em identidade de classe.

     

  9. E a culpa da IMPRENSA? Que

    E a culpa da IMPRENSA? 

    Que ao invés de informar age como partido de oposição desinformando, manipulando e pondo lenha na fogueira?

    Hoje pela manhã ouvi na TV uma jornalista “supondo” que o dinheiro desviado na PETROBRAS ia para partidos políticos.

    Ora senhores, não nada pior que esse tipo de “informação”.

    Um repórter ou jornalista diz que há “suposição” que o dinheiro desviado ia para partidos políticos?

    Qual partido? – O Partido dos Trabalhadores.

    Enquanto isso as investigações e processos envolvendo o METRO DE SP simplesmente sumiram da mídia!

    Depois perguntam porque a sociedade está nutrindo o ódio pelo PT.

    Nenhum deles dizem que o PT está apurando e que nunca antes nesse país empresários ligados a empreiteiras foram investigados e presos.

    Cabe a mídia cobrar agora do judiciário julgamento e cadeia para os corruptores, esperam que façam a mesma cobrança como fizeram com o Mensalão do PT… Acredito que isso não seja feito!

    Vão colocar a culpa no PT por toda a corrupção que existe no Brasil desde o descobrimento do Brasil…

     

  10. Marilena Chaui

    Agora dá para entender a ira da Marilena Chauí contra a classe média, ela olhava o entorno e via o grau de civilidade dos Vândalo(s). Tem um vídeo sobre esse pessoal e do pq o nome.

  11.  
    COM A CHEGADA DO PT QUEREM

     

    COM A CHEGADA DO PT QUEREM CHUTAR O PAU DA BARRACA E DESMANCHAR O CORETO

    Pois muito bem. Até a invenção do PT e a sua posterior chegada ao comando do Coreto principal o funcionamento dos diversos tipos de coretos e barracas aqui desenvolvidos, todos eles, funcionavam na mais perfeita ordem. A partir da chegada do Lula, o trem desandou.

    Vamos relacionar uns poucos exemplos: 

    O estatuto da reeleição magistral criação do professor Cardoso. Funcionou muito bem, até o advento do Lulismo. Ai chegou o PT e botou tudo a perder. Agora teremos que desmontar tudo e eliminar a reeleição. O mesmo ocorreu com a CPMF. O imposto do cheque era uma maravilha, enquanto nós os tucanos, bem cuidavam da saúde pública. Chegou o PT,  e fomos também obrigados a acabar com a festa da saúde.Vamos à corrupção. Pois bem, passamos por  mais de duas décadas sob o comando das Forças Armada. Zero corrupção. Depois, um governo de acochambramento entre as forças vivas. Aliás, como era a regra. Finalmente eleições livres. Onde um povo bem orientado pela imprensa democrática e livre, escolhe o Collor. Aquele que se deu  mais ou menos. Por fim,  o melhor de todos. Oito anos de bonança e progresso do querido professor Cardoso.

    Pois, como todos sabemos tirando Collor que dizem ter cometido umas bobagens, todos os demais não permitiram existir  um sinal sequer de corrupção comprovada. Ou seja, até prova em contrário, se houve algum malfeito foi uma  corrupção do bem. Bem feita, discreta, e realizada com cuidado pra não dar na vista. Realizado por gente de bem, e de muitos bens, e não, essa  esculhambação toda.  Uma pouca vergonha! Corrupção praticada por tudo que é gente sem raiz, sem berço. Gente sem eira nem beira e sem educação. É isso, que assistimos agora. É petistas e aliados, não se vê um PSDB, roubando a Petrobras à luz do dia. Que falta de classe a dessa gente?… .                                                                                                                                             

    Orlando

     

    1. Com a chegada do pt querem

      Concordo com o Orlando: Coisa de pobre essas proesas debitadas ao PT.O sistema funcionando direitinho,enriquecendo os mesmos eternos e agora sureg ess operario energisa o pobre aumenta a auto-estima,provoca uma sensaçao de pertencimento e de repente eles pensam que sao gente e agoravem uma dona Dilma querendo tirar tudo debaixo do tapete,pedra sobre pedra,que absoluta falta dee calsse e respeito. Colocar o PIB empreitero na cadeia com tanto preto pobre periferico disponivel para ser amarrado no poste.Daqui a pouco vão transformar a ilha de CARAS em penitenciaria.Pobreza de espirio esse negocio do pT moralizando o Brasil tornndo-o transparente,com mais visibilidade e escancarando o “como funciona”.vai que cola e tornamo-nos todos honestos e Dona Dilma consiga uma concessao do cartel midiatico e lance o LEI PARA TODOS.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador