O Supremo dentro da engrenagem golpista, por Jeferson Miola

Enviado por Mel G.

Da Carta Maior

O STF na engrenagem golpista
 
por Jeferson Miola
 
O STF é parte da engrenagem golpista nos dois casos: quando adota decisões golpistas, ou quando não decide e não reage contra as manobras golpistas.
 
Em tempos de vazamentos seletivos, de investigações seletivas e de decisões seletivas, não podia faltar a moral seletiva – e tardia – do STF.
 
O juiz do STF Teori Zavascki dizia, há menos de duas semanas, que estava “examinando” a denúncia contra Eduardo Cunha, mas “não tinha prazo para julgar” o afastamento do comando da Câmara dos Deputados pedido pelo Ministério Público em dezembro de 2015.
 
No despacho ao STF, o Procurador Geral Rodrigo Janot alertou que Eduardo Cunha usaria o “cargo em benefício próprio e de seu grupo criminoso [sic], com o objetivo de obstruir e tumultuar as investigações”. Para Janot, é “imperioso que a Suprema Corte do Brasil garanta o regular funcionamento das instituições, o que somente será possível se for adotada a medida de afastamento do deputado Eduardo Cunha”.
 
É incompreensível a posição olímpica de Teori ao longo de mais de 4 meses, apesar do apelo do MP e das provas colossais que incriminam o “bandido chamado Eduardo Cunha”, como é tratado pelaimprensa internacional.
 
Com isso, o “bandido” pôde continuar tocando livremente a vilania do golpe e, inclusive, pôde comandar a “assembléia geral de bandidos” no dia 17 de abril, porque estava respaldado pela não-decisão do juiz Teori.
 
Finalmente agora, já no estágio final do golpe no Senado, Teori é assomado por uma súbita preocupação moral, e pensa que a “possibilidade de Cunha assumir a Presidência [da República] precisa ser examinada”.
 
Por que só agora esta preocupação e não antes? Por que o “bandido” pôde ficar no comando da “assembléia geral de bandidos” todo este tempo e somente agora, sem que haja nenhum fato novo a ser acrescentado à sua extensa ficha criminal, o STF percebe que a permanência dele na Presidência da Câmara precisa ser examinada?
 
Eduardo Cunha deveria ser sido afastado da Presidência da Câmara a muito tempo e, mais que isso, deveria ter sido cassado, julgado e preso pelos crimes cometidos. Este era o procedimento esperável de uma Suprema Corte que estivesse funcionando normalmente. Enquanto ficou livre e solto por inação do STF, Cunha cometeu desvio de poder e prejudicou terrivelmente “o regular funcionamento das instituições”.
 
A cumplicidade ativa – ou a cumplicidade por acovardamento – do STF com o golpe de Estado prova que a justiça não só tarda, mas também falha. No caso do impeachment sem crime de responsabilidade, o resultado da falha da justiça não é apenas a injustiça, mas é um golpe contra a Constituição e a democracia.
 
O STF é parte da engrenagem golpista. Alguns juízes que integram a Suprema Corte atuam partidariamente, de maneira ativa, para favorecer a dinâmica golpista. Outros juízes, ainda que não atuem abertamente pelo golpe, com seus silêncios, imobilismos e solenidades favorecem a perpetração do golpe.
 
O STF é parte da engrenagem golpista nos dois casos: quando adota decisões golpistas, ou [ii]quando não decide e não reage contra as manobras golpistas. Parodiando Teori Zavascki, essa realidade “precisa ser examinada”.
Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha opinião é a seguinte: O

    Minha opinião é a seguinte: O MPF e o STF são a garantia do golpe. O Congresso só se atreveu a impichar a Dilma porque tem a certeza de que o judiciário chancelará o golpe.

    Para isto, o PGR em conluio com o STF pediu o afastamento do Cunha da Câmara já combinado que o STF não julgaria o pedido. O pedido do PGR é apenas para colocar uma faca na garganta do Cunha e dar a impressão de que a lava rato é séria e imparcial. Agora, os sinistros do STF vão descaradamente ao Cunha cobrando a fatura. Exigem o aumento salarial antes do impeachment sacramentado sob ameaça de julgarem lá na frente que a Dilma não cometeu crime e não pode ser afastada.

    O Teori está apenas ameaçando o Cunha, apertando a faca, para que o Cunha coloque logo em votação o tal projeto do aumento do judiciário.

    Não confiam no Cunha e temem chancelar o golpe e depois ficar sem o aumento que representará uma despesa adicional de R$ 39 bilhões por ano até 2019. Será que o Cunha deixará esta bomba para o Temer caso chancelem o impeachment antes do aumento sair.

  2. Minha contribuição

    Minha contribuição para a democracia vais ser assim:

    Assim que o Golpista FDP, segundo o Ciro Gomes, assumir, meu dinheiro só vai comprar comida, o essencial, até as próximas eleições.

    #NãoaoConsumoGolpista

      1. A partir do dia 1 de Maio

        Aqui na minha casa, o dinheiro só sai para necessidades básicas, nada de viagens, nada de shoping, nada de nada, roupa só se tiver pelado, anivesário, não vou para não ter que comprar presente, restaurante só daui 2 anos e olhe lá.

        Como vcs acha que chegamos nesta crise, porque os empresários estão fazendo isso desde 2013 em relação aos investimentos, só idiota acredita nesta crise economica brasileira, ela foi fabricada.

         

        #NãoaoConsumoGolpista

         

  3. A História há de julgar os

    A História há de julgar os atuais ministros do STF por suas ações e omissões. Se continuam a agir como até aqui vêm fazendo,  seus herdeiros deverão sentir vergonha ao saberem , pelos historiadores ,  do desempenho desses ministros perante o golpe contra a Constituição e o Estado de Direito feito com a anuência deles em 2016.

  4. O Supremo também acha que governo “ruim” deve ser apeado

    O STF tem avalizado este golpe desde seu principio. Todos os deslizes e ilegalidades cometidas pela força tarefa da Lava Jato foram solenemente ignoradas pelo STF até chegarmos a condução coercitiva de Lula.

    Ha certo numero de Ministros do Supremo que quer a segunda condenação publica do PT. O julgamento do mensalão foi um espetaculo que deixou muitos ministros a descoberto e eles não gostaram disto. Parece que ha um terrivel rancor e até odio de partes de alguns ministros (Gilmar Mendes nem entra nessa conta, seus interesses estão muito claros) para com o PT e que esperam pelo fim do partido no âmbito federal.

  5. Menos que um ser humano.

    A tática deste conluio golpista de defenestrar o inimigo a ponto de não serem mais tratados com a dignidade de ser humano, demonstra que funcionou, a partir do momento em que a boa parte da população, apesar da falta de  provas, já julgou e condenou os acusados petistas e seus associados.

    Isso, talvez explique o por quê de tanta raivosidade e agressão. Creio que, nem com os cachorros eles dispensam este tratamento tão intolerante.

    Neste clima de paranóia coletiva, nem os membros do STF estão imunes, como demonstra a atitude da maioria, atendo-se a formalismos do processo e  fugindo da análise de seu conteúdo. Tremem vergonhosamente.

     

    1. E a pipoca dos sinistros?

      E a pipoca dos sinistros? será feita na cozinha do STF ou os sinistros poderão comprar no carrinho da calçada?

  6. “Parodiando Teori Zavascki,

    “Parodiando Teori Zavascki, essa realidade “precisa ser examinada”.

    Parodiando Carmen Lucia, o STF deveria, nesse caso, agir com a ousadia dos canalhas para ajudar o pais. Mas, ao que tudo indica, estão junto dos canalhas.

  7. Cada vez fica mais claro,

    Cada vez fica mais claro, para mim, que o Lula sabia do grampo do psicopata do paraná quando disse que o stf estava acovardado.

    Ele estava dando um recado direto mesmo.

    Pena que não adiantou nada, são covardes mesmo.

    A história lhes cobrará!

  8. Talvez, todos estão sendo

    Talvez, todos estejam sendo chantageados pela máfia midiática, que tem em mãos extenso material coletados pela NSA e CIA (imagens e som).

    Segredos de famílias, comprovação de corrupção, vida sexual….

    Se algum ministrinho tentar se opor ao golpe, será escandalosamente defenestrado pelo JN, Fantástico, BandUDR News, Revista Lixo…. .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador