PMI chinês decepciona, mas ritmo de contração diminui

Jornal GGN – Pesquisa preliminar do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) apontou que a atividade industrial da China encolheu pelo quarto mês seguido em abril, sinalizando fraqueza econômica no segundo trimestre. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (23).
 
O PMI preliminar do HSBC/Markit para abril subiu para 48,3 frente à leitura final de março de 48,0, mas ainda permanece abaixo da marca de 50, que separa expansão de contração.
 
Os números não são positivos, embora o ritmo de contração tenha diminuído em meio às medidas políticas e econômicas adotadas recentemente pelo governo chinês.
 
Especialistas acreditam que há, sim, uma estabilização na economia devido às medidas do governo para sustentar o crescimento, mas acreditam que novas iniciativas sejam necessárias, já que reformas estruturais colocam pressão adicional sobre a atividade.

 
Embora em linha com as expectativas do governo, com um crescimento em processo de estabilização, o crescimento anual desacelerou para 7,4% no primeiro trimestre ante o ano anterior. A leitura, apesar das oscilações, pareceu aliviar os temores de desaceleração do país.
 
Contribuíram para os números da pesquisa prévia a produção moderada, o emprego caindo mais rapidamente e as novas encomendas de exportação tenham voltado a ficar abaixo da marca de 50, depois de uma ligeira retomada em março. O ambiente externo permaneceu difícil para as empresas chinesas.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador