Separatismo com especulação no horizonte paulistano

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Assis Ribeiro

da Carta Capital

Separatismo de São Paulo incorpora antipetismo

Atual formação da identidade paulista mescla aversão ao PT e ao Estado. Peso econômico do ‘mercado’ e monopólio político do PSDB alimentam fenômeno

por André Barrocal

O Movimento República de São Paulo foi fundado em 2001 em defesa da independência do estado e sua separação do Brasil. Na manhã seguinte às eleições do domingo 5, o grupo compartilhou em sua página no Facebook uma mensagem de satisfação com o resultado das urnas em seu território. “Orgulho paulista. Tiramos dos petistas o senador, o governador, 20 deputados federais e vamos tirar a Presidência. São Paulo – em breve, o primeiro estado 100% imunizado do PT”.

O grupo separatista tem pouca representatividade. Em um estado de 44 milhões de habitantes, conta com 1.078 membros, conforme sua última mediação. É ilustrativo, porém, de um fenômeno curioso. A formação da identidade paulista contemporânea parece ter incorporado o sentimento antipetista como traço característico. Uma mistura alimentada pelo peso do mercado financeiro na economia local e pelo monopólio político do PSDB há 20 anos.

O resultado da eleição em São Paulo foi arrasador para o PT. Seus candidatos a presidente, Dilma Rousseff, e governador, Alexandre Padilha, tiveram no estado o pior desempenho petista em duas décadas. Depois de três vitórias seguidas, o senador Eduardo Suplicy fracassou ao tentar um novo mandato. A bancada de deputados federais e estaduais do partido encolheu consideravelmente.

Encerrada a apuração, o Facebook registrou a seguinte mensagem na conta de um de seus membros: “Mais uma vez e de forma contundente o povo bandeirante mostrou que, nessa terra que prosperou capitalista, se valoriza o trabalho, a meritocracia e o empreendedorismo. E não o assistencialismo, o Estado-provedor e a cultura do jeitinho”.

O texto foi publicado na página pessoal de Silvio Campos Neto, economista-sênior da Tendências Consultoria, uma das mais conhecidas e influentes de São Paulo. A empresa faz parte do sistema financeiro, setor concentrado em São Paulo e colecionador de desavenças com o governo federal.

A antipatia começou em 2008, quando o Ministério da Fazenda adotou contra a crise financeira global remédios que o “mercado” não receitaria. E piorou a partir de 2011. Dilma enfrentou os interesses da banca como nenhum outro presidente na história recente do Brasil. O Banco Central reduziu os juros a pisos inéditos. A Fazenda taxou a especulação com dólar no mercado de derivativos. Os bancos estatais baratearam os empréstimos e tomaram clientes dos privados.

A reação do “mercado” foi assumir uma postura oposicionista. Compreensível. São Paulo é a sexta cidade do planeta em número de bilionários, informa uma pesquisa recentemente divulgada. Abriga 36 pessoas nesta condição, donas de um patrimônio estimado em 91 bilhões de dólares. Dez delas atuam prioritariamente nos setores financeiro e bancário, dos quais o PIB paulista é dependente.

Em entrevista à Folha de S. Paulo em setembro, Murilo Ferreira, presidente da Vale, uma das maiores companhias do país, afirmou que a disputa política contra o PT em São Paulo “está muito rancorosa”, por culpa do sistema financeiro. “Esse Fla-Flu permanente é irradiado da Faria Lima”, disse, referindo-se à avenida famosa por sediar bancos e consultorias.

O vídeo “O fim do Brasil?” é um exemplo do que diz o empresário. Circula pela web por iniciativa da Empiricus, consultoria localizada nas imediações da Faria Lima. O país, segundo o vídeo, está à beira de um colapso econômico por ter recorrido a medidas heterodoxas depois da crise global de 2008. E mais: caminha para algum tipo de regime autoritário.

O “mercado” também dissemina seu oposicionismo por meio dos órgãos de comunicação. Analistas como os da Tendências ou de bancos como o Santander – este último responsável por um sombrio prognóstico em caso de reeleição de Dilma distribuído a clientes ricos – são entrevistas todos os dias. E propagam uma mesma visão liberal: o governo toma decisões erradas e atrapalha os negócios os privados e o empreendedorismo.

São Paulo é o estado com o mais acentuado sentimento meritocrático do país, afirma Renato Meirelles, diretor do Data Popular, instituto especializado na classe C. Seus habitantes creditam as conquistas ao esforço individual, sem considerar as políticas federais um facilitador. É por isso, diz Meirelles, que nenhuma outra região repudia tanto o Bolsa Família, encarado como símbolo de recompensa imerecida e de indevida ação estatal. (Curiosidade: São Paulo é o segundo estado com o maior número de beneficiários do programa, 1,2 milhão de famílias).

As constatações do Data Popular ajudam a enxergar a combinação entre a formação da ideologia paulista e o antipetismo. Se o mercado financeiro economicamente dominante prega a livre iniciativa; se o governo federal atrapalha os negócios privados; se a população local valoriza o mérito próprio acima de tudo; se o Bolsa Família premia a falta de esforço e sustenta eleitoralmente o PT; conclui-se que ser paulista é ser antipetista.

O monopólio político do PSDB em São Paulo contribui para reforçar a contaminação da ideologia paulista pelo contraste com o PT. Os tucanos ocupam o Palácio dos Bandeirantes há duas décadas. Com a reeleição do governador Geraldo Alckmin, completarão 24 anos. É o mais longo caso de poder regional ininterrupto desde o fim da ditadura. Até o Maranhão da família Sarney, derrotada este ano pelo comunista Flavio Dino, já tinha experimentado alternância de poder.

No sábado 4, véspera da eleição, Alckmin publicou na Folha de S. Paulo um artigo a estimular e saudar o individualismo paulista desde as duas primeiras frases. “O desenvolvimento de São Paulo é, antes de tudo, fruto das melhorias alcançadas pela própria população. A cada decisão individual, de busca por mais estudo ou abertura de negócio próprio, quem ganha é São Paulo.”

As características econômicas e políticas de São Paulo dão pistas sobre a razão do fracasso eleitoral do PT no estado. Permitem desconfiar também de que o segundo turno da eleição presidencial entre o tucano Aécio Neves e a petista Dilma parece ser uma disputa entre São Paulo e o Brasil.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

86 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. que piada essa

    ” É por isso, diz Meirelles, que nenhuma outra região repudia tanto o Bolsa Família, encarado como símbolo de recompensa imerecida e de indevida ação estatal. (Curiosidade: São Paulo é o segundo estado com o maior número de beneficiários do programa, 1,2 milhão de família.” pincei só esse trecho para demonstrar como os paulistas estão equivocados ao apoiar 20 anos de governos tucanos..mas entendo essa Patia como efeito colateral dos mais graves provocado pelo conservadorismo, arrogância,complexo de superioridade  uma miopia e grau elevado ao “ler” as mudanças no mundo, muito similar a um ceerto País do Norte em franca decadência mas que não perde a pose..

    uma musiquinha para ilustrar a realidade paulista..

     

    [video:http://youtu.be/XwpUjzbVCps%5D

  2. Não há nada mais sintomático

    Não há nada mais sintomático para mostrar o brilho intelectual e a consciência política de São Paulo, esta terra bandeirante que” prosperou capitalista, se valoriza o trabalho, a meritocracia e o empreendedorismo” do que a atual crise de abastecimento de água.

    Os paulistas e paulistanos sabem votar tão bem que nunca elegeram um governante que cuidasse da poluição do Rio Tietê e do Pinheiros. Assim é que convivem com uma imensa reserva de água podre visivel e fedorenta enquanto falta água potável. No interior o mesmo fenômeno se repete. E tome governantes de direita e corruptos desde sempre.

    Na crise do transporte urbano a mesma coisa. Os tucanos estão montados no cartel (atenção que cartel não é corrupção), e o povo que se dane. O PT perder a eleição não quer dizer que o partido e seus candidatos não são valorosos. Diz apenas o tanto que o paulista é analfabeto político calcado em seu preconceito e falta de educação elementar. Não sabe sequer eleger o candidato que lhe dará maior bem estar. Os “atrasados” nordestinos já descobriram isso faz tempo.

     

    1. Ah! E se São paulo separar do

      Ah! E se São paulo separar do Brasil eu mudo para o Brasil no mesmo dia. Minha nacionalidade é brasileira, não é paulista.

  3. Imagina só!
    A Folha ficar SÓ

    Imagina só!

    A Folha ficar SÓ EM SÃO PAULO!

    o Estadão  ficar SÓ EM SÃO PAULO!

    A globo  ficar SÓ EM SÃO PAULO! O Psdb  ficar SÓ EM SÃO PAULO! Vai ser o melhor dos mundos!

     

    1. Amo São Paulo, morei onze

      Amo São Paulo, morei onze anos no Nordeste. Amo o Nordeste. Mas queria/quero ficar aqui. Com a Dilma Presidente reeleita, dá para ter esperanças.

  4. A intransigente e centralizadora Dilma

    A antipatia começou em 2008, quando o Ministério da Fazenda adotou contra a crise financeira global remédios que o “mercado” não receitaria. E piorou a partir de 2011. Dilma enfrentou os interesses da banca como nenhum outro presidente na história recente do Brasil.

    A partir daí foi que o mais longevo ministro da história deste país teve a sua cabeça pedida à prêmio.

  5. Os paulistas parecem estar

    Os paulistas parecem estar vivendo no Estado das Maravilhas, onde corrupção do metrô virou cartel ; racionamento de água de proporções faraônicas, prestes a se transformar em crise humanitária severa, virou crise hídrica com responsabilização primeiro de São Pedro, em segundo da ANA, tentaram culpar o RJ, mas o governo de SP pousa para foto abrindo as compotas da irresponsabilidade com a água que é de todos, como se fosse o herói do sertão. A USP quase pronta para ser privatizada vive um momento crítico de insolvência por má gestão , mas quem está levando a responsabilidade são justamente os que asseguram sua qualidade que é corpo docente. 

    Mas há um oásis em meio ao deserto de honestidade política que promete reverter este futuro sombrio com o tucanato e está na capital, Haddad.

  6. Otimo

    Seria a grande saida para as diferenças econômicas do Pais, caso S. Paulo saisse da federação.

    Sem ter para quem vender suas TVs, Carros e geladeiras, os paulistas iriam à falência em pouco mais de 8 meses,  possiblitatando aos estados pobres erguerem suas proprias fabricas de TVs, geladeiras e automoveis, tornamando melhor distribuida a riqueza geral.

    E os paulistas iriam migrar …. para o nordeste.

  7. I HATE SÂO PAULO !!!
     
    “O

    I HATE SÂO PAULO !!!

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”     

  8. Os tucanalhas são um bando

    de fascistas. No partido deles não tem um político negro. é revoltante saber que muitos nordestinos votaram nesses fascistas.

    Fica a pergunta: como o povo de SP vai ficar sem água? 

  9. Só tem um pequeno detalhe…

    Só tem um pequeno detalhe:  quando o Serra e o Geraldo Alkmim morrer quem irá Salvar SP?  Ou os Paulistas pouco importam com o destino dos seus filhos e netos?  

  10. Hoje mesmo ouvi de uma

    Hoje mesmo ouvi de uma senhora da pompeia que a crise da 

    agua esta ligada a falta de educaçaõ do “povão” nada a ver com

    clima e gerenciamento.Alckim é amudança!

  11. Rebotalho Político, Eleitoral e Estadual

    Marina é a pessoa mais abjeta com quem tive a infelicidade de compartilhar meu tempo de vida. Meu tempo de vida teria sido muito melhor sem ela e seus penduricalhos, Aécio, Campos, Ronalducho, Malafaia e, principalmente, Soros. Marina traiu a Igreja Católica, o PT, Lula, Dilma, PV, Rede e o PSB. Marina trai o Brasil, pois é cavalo de Troia de Soros (tal como Armínio Fraga), usada por Soros em seu projeto de sugar todo o dinheiro que puder do Povo Brasileiro.

    Aécio, todos todos sabem, é um vagabundo de punhos rendados e pés na lama, de família de grileiros de terras mineiras, beneficiário de nepotismo político. É um playboy de baixa categoria, sem talento e sem escrúpulos. Dele, nada se pode esperar, senão o que dá, e o que dá é lixo. Alcoolizar-se, desrespeitar senhoras, bater em mulher e mentir, mentir muito, com a desfaçatez dos psicopatas que não têm sofrimento moral é o que ele dá, talvez pior. Você pode chamá-lo de ladrão filho da puta, que isto não o emocionará nem um pouco, ele não tem sofrimento moral, como se viu no último debate eleitoral. Claro que tentará censurá-lo, pois é inimigo da democracia e da liberdade de expressão, com bem sabem os mineiros, mas não sofrerá, pois não passa de um psicopata.

    Quanto a São Paulo, que fique com Marina, Aécio e Alckmin, este, o “gestor exemplar”, aquele que deixa faltar água e cuja polícia bate em moradores pobres, professores, alunos e trabalhadores em geral nas ações oficiais, e que mata pessoas nas oficiosas. Mas que não deixa faltar pedágio. Que corre com a corrupção para debaixo do tapete, fingindo comandar um governo probo. Mas o paulista gosta de falsas aparências, então, que tome Alckmin até o talo.

    É isso aí, São Paulo! (é essa a gentalha que quer governar o Brasil!, hehehe.)

  12. Pode não ser uma boa hora

    Pode não ser uma boa hora para separatismos. Afinal, o estado de SP nao estava querendo pegar água do Rio e de Minas? Será que é uma boa idéia, agora que SP está sendo sucateado por uma crise de água?

  13. Republica de São Paulo ( ou

    Republica de São Paulo ( ou Tucanato). Que maravilha para o Brasil.Ficaremos livres da globo e dos tucanos . Fecham-se as fronteiras . A nova Berlim do pos guerra . O USA vai ter que trazer alimentos e agua de avião….A moeda será o papel verde e a lingua oficial o ingles . Vamos as urnas , voto a favor da separação .Quero viver no meu Brasil .

  14. Antonio de Azevedo, no Viomundo

    A elite dos Jardins e Higienópolis (…) não se conforma com o avanço do Brasil

    Não se conforma com o fato de o Rio de Janeiro ser o núcleo da nova indústria do Petróleo, depois da descoberta do Pré-Sal

    Não se conforma com a força da nova economia nordestina — que cresce enquanto São Paulo mergulha no mau humor

    A elite de São Paulo não aceita que o Nordeste tenha melhorado nos últimos doze anos

    E não deixa de ser irônico: o PSDB — partido dos paulistas — dessa vez tem um candidato mineiro. Mas é um mineiro rejeitado em sua terra natal

    Por isso, não há qualquer dúvida: a candidatura de Aécio está nas mãos dos paulistas. E eles querem dominar de novo o Brasil, como já fizeram no governo de Fernando Henrique Cardoso

  15. SAMPA (Caetano, aquele que Marinou…)

    Algo de ruim acontece no meu coração
    Que só quando penso em Aécio ganhar a eleição
    É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
    Na propaganda agressiva em muitas esquinas
    Da deselegância machista com que trata as meninas

    Ainda não havia para mim, Aecim
    A tua mais completa tradução
    Algo de ruim acontece no meu coração
    Que só quando penso em Aécio ganhar a eleição

    Quando Dilma encarou frente a frente tampei o meu rosto
    Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
    É que Nordestino acha feio maltratar mulheres
    E a mente apavora ao pensar que tem gente
    Votando no Aécio sem saber que ele mente

    E foste um choque no começo
    Mas agora acho que conheço
    A imprensa só mostra tucano na minha cidade
    Paulista cresce ouvindo uma só realidade
    Porque és o Aécio do Aécio do Aécio do Aécio

    Do povo oprimido nas filas, sem ver coisas belas
    Fugindo da seca e São Paulo secar Cantareira
    Da feia fumaça que sobe, queimando as favelas
    Eu vejo ressurgir a esperança por campos e ruas
    De votar em Dilma e de novo no Lula

    Capital de Américas locomotiva do Brasil, túmulo tucano
    Vamos lutar para sermos todos “hermanos”
    Domingo de tarde celebraremos na tua garoa
    E o Aécio de volta pro Rio a curtir “uma boa”.

  16. Separatismo é piada de mau

    Separatismo é piada de mau gosto. É uma hipótese que não encontra guarida na Constituição. Restaria a esses paulistas separatistas fomentarem uma guerra de secessão. Mas como, se muitos dos próprios paulistas seriam contra a separação? E as condições para o combate? Será a PM paulista contra as forças armadas brasileiras? 

    Agora escrevendo sério: pois saibam esses idiotas que com essas palhaçadas estão se tornando motivo de riso nacional; quando não, de absoluta antipatia.

    As condições que levaram São Paulo a condição atual de estado mais rico não tem nada a ver com meritocracia. Isso é uma falácia. Se verificarmos os dois ciclos econômicos que impulsionaram o estado, no caso a economia cafeeeira e na sequência a industrialização, encontraremos neles fatores que vão desde os favorecimentos naturais como a terra fértil e  o clima sub-tropical, passando por contextos favoráveis, a exemplo da onda de imigração que vai desde os meados dos séculos XIX até os anos vinte do século posterior, e finalizando por incentivos estatais. Todas as vezes que a economia cafeeira entrava em colapso, em especial nos choques de oferta como nos anos posteriores a crise de 29, os prejuízos eram socializados. 

    Bilhões e bilhões de incenticos foram carreados para São Paulo, seja através de subsídios, como os deferidos para a indústria automobilística, seja através de créditos subsidiados. Sua indústria só se tornou hegemônica porque contou com um mercado interno cativo que se viu obrigado a adquirir bens de segunda classe. 

    De outra ponta, essa indústria financeira vai se tornar forte através da acumulação advinda da exploração de toda a população do país, Em especial nos tempos de hiper inflação quando os lucros incharam em função dos ganhos de tesouraria e pela expansão do crédito à taxas imorais.

    Meritocracia? Um ova!

     

     

     

    1. Nem para piada serve…

      JB, isso é coisa de um punhado de malucos idiotas, não vale a pena discutir nem por hipótese.

      É dar atenção a quem é absoluta e completamente irrelevante…

  17. Porque até o separatismo da elite paulista é falso

        Eles precisam desse clima, das castas, hierarquia social, do ódio, do sentimento de superioridade diante de alguém próximo, o nordeste forneceu muito dessa moeda emocional para manter o círculo vicioso, a imagem do bandeirante é justamente uma imagem de apropriação do resto do Brasil mas convenientemente esquece dos “bandeirantes” que fundaram São Paulo e que o Brasil no começo era apenas o nordeste, o paulicentrismo existe porque tem o resto do Brasil, a “locomotiva” precisa de vagões para ter uma função mas hoje São Paulo se tornou a roda presa da nação puxando pra baixo o índice de crescimento com uma indústria que não tem nem água na torneira e se dependesse dos tucanos não teria energia, sem o Brasil São Paulo não é centro de nada.

       Agora vamos as razões práticas, sai o Brasil e o PT, e o estado entra em processo de mexicanização, não é a toa que a máfia do PCC opera justamente em SP e Paraná, os principais redutos tucanos com um sem número de favelas e ônibus inflamáveis, pra não falar de Goiás de cachoeira e Perilo, o Brasil troca indústrias paulistas por chinesas e locais, desemprego, redução de renda, aumento da desigualdade, desamparo dos pobres, isolamento no continente,  falta de água e energia, fica limitado à fazer o jogo dos decadentes EUA e Europa que tá fazendo até o velho continente ficar em risco energético à moda tucana, não tem melhor receita do inferno que essa.

        Na verdade manter São Paulo no Brasil é do interesse dos patrões dos tucanos, todos estrangeiros, que usam da influência paulista para influenciar o país.  Não se deve confundir a arrogância e esnobismo com orgulho, não existe orgulho na elite paulista. FHC como outros tucanos é esnobe, não orgulhoso, se fosse orgulhoso não posaria para fotos daquela forma humilhante com o Clinton, o orgulho ou vaidade pode até ter efeitos positivos, para o esnobe ter alguém abaixo dele basta, mas não se importa em se humilhar diante dos mais poderosos desde que isso garanta à ele também uma multidão de subalternos, só quer uma posição pelo menos intermediaria nessa cadeia alimentar.

  18. Separatismo é sinal de burrice

    Os separatistas são tão idiotas que não percebem que, se sua ideia cretina se realizasse, as consequências para a República Paulista seriam as seguintes:

    1- fuga em massa de indústrias para os demais estados do Brasil, pois ficando em SP elas estariam sujeitas às tarifas alfandegárias brasileiras, além de aumento de custos pelas outras consequências abaixo elencadas;

    2- fim dos subsídios para os produtores de álcool de SP;

    3- aumento brutal do preço da gasolina e demais derivados de petróleo;

    4- aumento do preço da energia elétrica, que seria importada do Brasil;

    5- moeda (se eles criassem uma) totalmente vulnerável a ataques especulativos, pois o novo país nasceria sem um tostão em reservas internacionais e com um dívida externa monstruosa (com o Brasil), a não ser que eles resolvam dar o calote e já nascer na lista negra dos investidores internacionais.

     

  19. não

    “O grupo separatista tem pouca representatividade.”

    “Uma mistura alimentada pelo peso do mercado financeiro na economia local e pelo monopólio político do PSDB há 20 anos.”

    Não concordo! Se o plebiscito for HOJE, os separatistas ganham. Mesmo que esteja implicita a mudança de São Paulo para o inferno.

    Resultado de uma camanha incessante de òdio aos pobres e anti petismo plantada e regada todos os dias pela Patriótica Imprensa Golpista (e separatista)

    Nome do phuturo presidente do pais São Paulo: ÇERRA45, viiiiiiixe fegacê. 

     

  20. O ETA de SP…

    Já havia me manifestado aqui antes, logo depois do resultado de 5 de outubro…O PT e o governo precisam reformular sua abordagem com SP, ou considerar, seriamente, que o estado caminha para a separação.

    O caso da água é exemplar e mostra o potencial da região em adotar soluções “individualistas” e segregadas da Federação.

    O exemplo histórico de 32 dá o contorno épico ao caso…

    Do ponto de vista estratégico, cabe ao governo monitorar estas manifestações e adotar algumas medidas preventivas:

    Esvaziar as unidades militares de SP é uma primeira medida.

    1. Alguns dados pra você levar

      Alguns dados pra você levar em consideração pra não embarcar na histeria de mais um texto da CC:

      1. As forças militares do país estão espalhadas no país sabendo dessas questões, não existe, do ponto de vista militar, qualquer chance de SP se separar, haveria um verdadeiro massacre com a disparidade do armamento militar atual. Só lembrando que em 1932 a força militar não chegava perto da atual (tanques, aviões etc) e sofreram um massacre vaxatório até se render.

      2. SP precisa do mercado interno do país, por sinal, a concentração de indústrias em SP e Rio foi um erro dos governos federais que tinham em mente concentrar as indústrias em um local e depois espalhar esse parque pro resto do país só que ficou retido em um ou dois estados a maioria das empresas e só agora com o Lula e a Dilma esse projeto de espalhar as indústrias pelo país começa a ganhar forma. SP quer se separar pra ficar pobre em algumas décadas ou um “país” insignificante na melhor das hipóteses? Digo melhor das hipóteses pois ele seria retaliado, perderia território por conter terras importantes pro Brasil até pra se tornar um território fraco e dependente do Brasil e o parque industrial seria deslocado pra outros estados, seria a verdadeira bancarrota de São Paulo uma aventura dessas.

      3. Há em alguns estados históricos do país essas ideias de separação romantizando o passado (século XIX) e distorcendo o mesmo pois vários movimentos de emancipação se deram contra Portugal e não contra o Brasil, Portugal era a força ocupante do Brasil.

      4. Como consequência dos confrontos com Portugal, Pernambuco teve metade do seu território cortado e anexado à Bahia perdendo de vez o poder que tinha. É mais ou menos isso que ocorreria com SP se a elite paulista enveredasse nesse tipo de aventura de novo.

      Uma má notícia pros separatistas: estamos “condenados” a viver no mesmo país, é bom eles lidarem com isso ou então sair do Brasil.

      O texto da CC é um repertório de idiotices. E antes que alguém venha criticar porque isso é uma crítica a essa revista, eu voto na Dilma mas acho essas revistas semanais do Brasil uma calamidade, não vou nem citar a Veja pois é indigna de qualquer comentário a não ser de esculacho.

       

       

  21. Flexibilização

    Não há a necessidade de separar SP do Brasil. Bastaria dar uma maior autonomia legislativa ao estado, em algumas áreas. Assim como nos EUA, cada estado tem uma grande autonomia para decidir sobre leis, poderiam fazer o mesmo no Brasil. Decidir sobre tabelas de imposto de Renda e quem pagaria mais, decidir sobre carga tributária ( estados que optassem por uma menor carga tributária teriam menos benefícios do Governo Federal em comparação aos que tivessem maior carga.),

    Ao delegar a cada estado maior autonomia legislativa, o PT poderia continuar no poder, acabar com manifestações e ainda lavar as mãos com relação a assuntos de legislação polêmica. Ou deixar o sistema engessado como está e ver os paulistas invadirem as ruas após a vitória da Dilma. A revolta de 1932 foi uma lição sobre paulistas, Getúlio só teve paz (relativa) com SP após ceder um pouco e aprovar a Constituinte que estava sendo reinvindicada por São Paulo.

     

  22. que se separe. e que fique

    que se separe. e que fique sem agua, sem energia eletrica, sem industrias e empregos. e que vão num pau de arara para o nordeste! e que o nordeste nao conceda visto de entrada para estrangeiros sunpaulistas!

  23. Mentecaptos são encontrados

    Mentecaptos são encontrados em toda a parte, infelizmente, vê-se, o que pior pode acontecer, está em sumpaulo: uma organização de mentecaptos. Deu no que deu: falta água e sobram falcatruas.

  24. Gatos pingados

    Eu conheço um grupo com quase o dobro das pessoas desse grupo separatista, que propõe fazermos contato com extraterrestres para mudarmos para um planeta situado em uma estrela da constelação de Órion…

    Sinceramente, dar atenção a esses malucos idiotas é uma completa perda de tempo.

    1. Fique tranquilo Ruy, sabe

      Fique tranquilo Ruy, sabe quando os ets.vão aceitar essa gentalha,  NUNCA!! lembre-se, eles querem distância de lixo!!!

      1. Saneamento planetário…

        Podiam pegar esses separatistas e ir todo mundo para Órion… Claro que sem voltar nunca mais.

        Seria uma forma de saneamento.

    2. Boa tarde Ruy. Acredito que o

      Boa tarde Ruy. Acredito que o grupo que propõe o cantato com extra-terrestres, não tenha o poder econômico, midiático e o que é pior o monopólio legítimo da violência que este grupo tem. Não tinha connhecimento deste grupo até agora. Para mim eles são muitos mais nocivos, e sua ideologia e muito mais perigosa do que parece.

  25. Sou catarinense, sou parte do

    Sou catarinense, sou parte do Brasil, mas gostaria muitooooo que São Paulo ficasse independente, pelo menos os paulstas parariam de encher o saco . . . .  Eles agora tomaram a mania de virem para cá, e a gente sente a sua presença no transito, e em muitos outros lugares, uns folgados . . . . . . é o que eu acho . . . . .

  26. separatismo..

     É lamentavel que esse separatismo tenha vindo em hora tão imprópria, pois nos tornaremos AMERICANOS justamente agora  que o povo americano se tornou mais escravo do que nunca, que os direitos humanos  nos EUA são simplesmente massacrados, que a economia esta em decadência, que o estado esta falido, que segundo o livro recente do escritor George Parker – Desagregação: Por Dentro de uma Nova América-  onde ele relata a situação deseperadora dos EUA, que graças a mídia é escondida dos americanos e de IDIOTAS ALIENADOS E DESINFORMADOS QUE SE DIZEM  CONSERVADORES COMO OS BRASILEIROS QUE VOTAM NO PSDB, de uma classe média apavorada morando de favor nos quintais dos vizinhos e em suas VANS, cujos filhos jamais conseguirão frequentar  as universidades de ponta pois estas são privilégios da ELITE, e que   terão que se  contentar com um nível de ensino ao estilo GERALDO ALCKIMIN  ( MP)  matriculou passou!! que são despejados anualmente na sociedade eNÃO sabem assinar o próprio nome , que não conseguem interpretar um texto por mais simples que seja, que  foram preparados para serem BUCHAS DE CANHÃO E ESCRAVOS de pessoas como o senhor GEORGE SOROS mega, ultra, super, hiper investidor e trilionário americano  que é o patrão  do senhor ARMÍNIO FRAGA  QUE É AMERICANO pois tem  dupla cidadania , é que sera o FUTURO MINISTRO DA ECONOMIA DO BRASIL CASO O “O garotão das praias cariôcas” AÉCIO NEVES que graças a trabalhos insanos prestados à sociedade brasileira adquiriu o direito de falar em MERITOCRACIA, seja eleito pelos brasileiros,  que segundo o canalha mor FHC são o supra sumo da elite brasileira, pois são informados e  educados  ( assinam estadão, folha de sp, compram veja  aos domingos na banca da praça Ahhh! assistem   ” A coisa” platinada,Faustão( urra meu !!) jornal nacional, e tem a galéra das novelas , não podemos nos esquecer da poderosa  Miriam Leitão que em matéria de economia coloca a nossa humilde MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES no chinelo .Tem muito mais, por enquanto é isso , as consequências nos as teremos com certeza dependendo do que  ocorrer no prôximo domingo . Os jovens precisam  pensar muito  no que irão fazer, pois o seu futuro depende disso, se escolherem errado,  os seus sonhos , suas realizações e tudo aquilo por que lutaram  irá por água abaixo , para os pais , por mais que trabalhem, que lutem por si mesmos e pelos seus, verão seus esforços morrerem na praia , quanto as crianças e adolescentes  lhes serão roubados de 20 a 30 anos de suas vidas , pois esse sera o tempo que levará para  colocar novamamente o Brasil nos eixos , isto se o governo que suceder o GAROTÃO PEGADOR DE ONDA E OTRAS COSITAS MAS  tiver compromissos com os brasileiros. É isso  galéra bem informada paulistana e paulista , vamos nos separar, eu tô correndo para me matricular num curso intensivo de inglês…..

      1. Hitler e Mussolini já

        Hitler e Mussolini já chamavam os EUA de “democracia decadente”.

        A propaganda do Comintern enquanto existiu a URSS tambem dizia que os EUA estavam em plena decadencia.

        Pobres e miseraveis já existiam nos EUA quando a esplendida DRAMATURGIA SOCIAL AMERICANA, com Clifford Odets,

        Arthur Miller, Tennessee Williams, Eugene O´Neill, Theodore Freiser, espalhavam pelos palcos seus dramas sobre as miserias humanas dos EUA. John dos Passos em AS VINHAS DA IRA mostrava a desgraça do campo californiano.

        Mas os EUA existirão enquanto vc tiver lá grandes instituições, museus, universidades, centros de pesquisa, estradas que cortam o Pais de leste a oeste e onde vc pode viajar sem risco de ser assaltado.

        Ou quando vc deixa na porta da casa sem muro em Dallas dez caixas de encomendas com produtos eletronicos que o Correio foi largando  por quinze dias empilhados, vc volta e nenhuma ciaxa foi roubada.

        Um dia pode acabar mas por enquanto funciona.

        1. Hitler e Mussolini salvaram o decadente EUA

            Obrigando o estado a se tornar ativo suplantando a lógica do lucro privado acima de tudo sem interferência estatal, o investimento na indústria bélica pra combater o nazifascismo garantiu empregos e uma reorganização do país.

      2. Sujam a Nacionalidade

        Desta máxima de direita, eu gosto: “love it or leave it”. Esses rebolas, araujos e liberais deveriam vazar pra Miami: seria bom para os EUA, pois são pessoas qualificadíssimas e que têm grande contribuição a dar ao país irmão, e seria ótimo para o Brasil. Façam como Barbosa prometeu, se mandem e curtam seu paraíso (essa turma não se acha sul-americana, nem brasileira, e não é mesmo).

        Ao ler o que essa gente escreve, fica clara a necessidade da Reforma Educacional. O pensamento dessa gente  é exemplo do pensamento de uma parte da sociedade, principalmente paulista. Mostra bem o aculturamento jurássico dessa turma e de seus representados, pensamento dos que, como aborígines, se dispõem a trocar ouro (metal, ou negro) por miçangas, espelhos e passeios em Orlando. Por quê? Ora, porque se rebaixar a americano é in, é legal, é conspícuo, e porque os americanos, sim, sabem o que é bom para o Brasil.

        Mas não só isto: defendem os EUA e atacam o Brasil, o Povo Brasileiro e a América Latina com unhas e dentes, em todos os foros e questões. Numa eventual guerra entre os EUA e o Brasil, ficariam do lado dos americanos, claro.

        Precisamos realmente e com urgência de escola que forme pessoas para o exercício da cidadania brasileira, como os americanos formam para a cidadania americana (nisto, precisamos copiá-los) e como, também, o fazem os cubanos.

        Essa turma, com certeza, não prestou serviço militar e, tampouco, praticou esporte coletivo, atividades onde entreguismo não viceja. É uma turma aculturada que envergonha a nacionalidade.

      3. A avestruz jamais conseguiu

        A avestruz jamais conseguiu ver os problemas que a cercavam . Por aqui tem muitos que ainda vivem no tempo que lavar copos nos EUA enricava eheheheh!!!

    1. Eu sou loira e fico muito

      Eu sou loira e fico muito puta com essa história de “loira burra” mas essa loira que se mete a falar de política neste vídeo é burra mesmo. Será que é impressão minha que voto na Dilma ou esse povo do Psdb está muito histérico? Que ódio é esse a um partido político e a uma senhora digna que é presidente da república? Deus me livre.

  27. Uma imbecilidade. Sem pé nem

    Uma imbecilidade. Sem pé nem cabeça. Nenhum paulista verdadeiro vai propor semelhante estupidez. São Paulo é o Brasil,

    é o Estado lider do Brasil, não pode abandonar o Brasil. São Paulo tem que liderar, mas nunca se separar, que coisa mais estupida. São Paulo sem o Brasil não é nada, temos que resgatar o Brasil da gafieira, nunca abandonar o Pais que foi criado em São Paulo. Esse Movimento infringe clausula petrea da Constituição, tem que ser fechado.

    1. Motta , como nasci e me criei

      Motta , como nasci e me criei nos Jardins digo que:

      Nós precisamos é regatar São Paulo(estado) destes grupos que estão manipulando a educação, como a “meritocracia continuada” , a falta de informação, principalmente a falta de conhecimento do que rege a Constituição no quesito – responsabidades federais, estaduais e governamentais.

  28.  Caro Nassif, não é

     Caro Nassif, não é inteligente dar visibilidade à grupos sub-fascistas. O caso de São Paulo é falta de informação. O paulista vota num genérico para governador devido à mídia canalha. Se amanhã o frias ou civita disser que água faz mau à saúde e merda faz bem, ninguém vai dar descarga. Deixar de votar num sujeito como Padilha pra votar num desqualificado, demonstra apenas uma mistura de desinformado com cabeça oca.

  29. Desde quando rentista é trabalhador?

    O PSDB está enfiando um seca goela abaixo do paulista. E o que eles fazem? Relegem o Alkimin em primeiro turno! E depois o nordestino é que é ignorante.

    Além disso, o fulano aí do grupo separatista diz que São Paulo não é terra de vagabundo. Sem dúvida não, mas é onde se encontra os engravatados que são mais nefastos ao país do que os “vagabundos do bolsa família”.

    Vamos comparar quanto o Brasil gasta com os programas sociais e quanto é drenado pelos juros escurchantes? E não vai esse mauricinho me convencer que especular na bolsa é trabalho. Esses caras são sangue-sugas!!

  30. Em uma economia moderna como

    Em uma economia moderna como a do Brasil, que desde Vargas vem construindo uma REDE (rodovias, ferrovias, aerovias, telefonia, rede de fibras óticas e agora internet popularizada), pensar em separatismo é uma aberração econômica, social e algo irracional sob a lógica dos fluxos de capitais, mercadorias, serviços e mão-de-obra.

    Estamos falando de um sistema econômico cuja abertura ao exterior é de 20% do PIB, somadas exportações e importações, vale dizer 80% da riqueza produzida circula internamente. Se São Paulo é uma economia dinâmica só o é pelo retorno do capital investido em outras regiões, cujas sedes estão aqui. Se São Paulo arrecada mais impostos ao poder público federal, isso é devolvido ao estado pela contratação de serviços e produtos por este mesmo poder público federal às empresas que têm sede aqui. 

    Exatamente pelas riquezas produzidas em São Paulo circularem sem barreiras alfandegárias por todos os estados do país é que este estado é o que é. Isso só se tornou possível quando Vargas e sucessivos governos desenvolvimentistas se empenharam em romper a economia de arquipélago herdada da Colônia e do Império criando assim uma economia nacional articulada e moderna. Uma economia de redes, como a de um verdadeiro país capitalista.

    Por isso não há coisa mais abestalhada e reacionária (como todas as coisas e idéias abestalhadas e anticientíficas) que desenvolver este sentimento e ethos de que São Paulo é eleito pela providência graças ao empreendedorismo e esforço pessoal de seus habitantes.

  31. O Brasil teve Presidentes de

    O Brasil teve Presidentes de muitos Estados, nenhum rachou  o Brasil e jogou classe contra classe, região contra região,

    brancos contra negros, hetero contro homos, empregados contra empresas, até domésticas contra suas patroas,  mas agora tem grupos fazendo exatamente isso, um retrocesso de 400 anos, o Brasil nasceu pel INTEGRAÇÃO de todos e não pela divisão e enfrentamento. Nota zero para os raivosos, tem movimentos que vivem disso e estão na esquerda.

     

  32. Mas como eles vão ficar sem o

    Mas como eles vão ficar sem o PT? Em quem eles vão botar a culpa de tudo ruim que eles fazem? Será que esperam que a Marina (ex-PT) sirva de escada para sempre? Ela até soltou os cabelos, agora encarna Dona Flor e seus dois ‘maridos’ de conveniência, um era pernambucano, outro é mineiro, mas carioca de prazer e paulista de conveniência também. Ora, ora..isso é uma ameaça ou uma promessa?!

  33. hum… tem um problema nisso

    Vejo um problema nos comentários. Concordo que é um grupo pequeno e também com o comentário de que se fosse realizado um plebiscito o separatismo poderia vencer. A questão que todos desconsideram, assim como quando nos debates sobre o preconceito contra os nordestinos, é que isto não ocorre apenas em São Paulo. No sul  existe um forte sentimento separatista também (vide o link http://meusul.net/news/pesquisa-indica-o-crescimento-separatismo-sulista/) e no Centro Oeste tenho visto manifestações neste sentido. Proponho o exercício prá além de “os idiotas dos Paulistas”. Levando em conta que na minha opinião pesoal São Paulo não se apartaria do Brasil, caso isso ocorresse, não acho tào evidente como os demais que seria um São Paulo isolado de um enorme Brasil. Penso que ou isso aumentaria a forca desses movimentos separatistas e fragmentaria o Brasil, ou o Brasil seria cortado ao meio… só uma análise, não um desejo.

  34. hum… tem um problema nisso

    Vejo um problema nos comentários. Concordo que é um grupo pequeno e também com o comentário de que se fosse realizado um plebiscito o separatismo poderia vencer. A questão que todos desconsideram, assim como quando nos debates sobre o preconceito contra os nordestinos, é que isto não ocorre apenas em São Paulo. No sul  existe um forte sentimento separatista também (vide o link http://meusul.net/news/pesquisa-indica-o-crescimento-separatismo-sulista/) e no Centro Oeste tenho visto manifestações neste sentido. Proponho o exercício prá além de “os idiotas dos Paulistas”. Levando em conta que na minha opinião pesoal São Paulo não se apartaria do Brasil, caso isso ocorresse, não acho tào evidente como os demais que seria um São Paulo isolado de um enorme Brasil. Penso que ou isso aumentaria a forca desses movimentos separatistas e fragmentaria o Brasil, ou o Brasil seria cortado ao meio… só uma análise, não um desejo.

    1. Sou do Rio Grande do Sul ,e o

      Sou do Rio Grande do Sul ,e o babaca que falou em separatismo não se elegeu nem vereador.Forte movimento separatista ?Por favor !

  35. Besteira , mas um episódio do

    Besteira , mas um episódio do “nós contra eles”.

    O que se tem que fazer é a refederalização do estado brasileiro, sem isso realmente teremos movimentos separatistas.

    A relação entre os estados e a união é uma relação colonialista, a metrópole deixou de ser Lisboa, passou a ser Brasilia.

    Mas não será a União(ou dos estados que se beneficiam)  que terá protagonismo na refederação, quem ganha com o atual modelo não vai abrir mão do sistema (falso) federativo atual sem luta.

     

    1. Besteirol seu sem análise

      Besteirol seu sem análise científica do que significa uma economia de mercado onde apenas 20% do PIB se realiza via comèrcio exterior. Vai estudar!

  36. Denúncia do Golpe Eleitoral contra a reeleição de Dilma Rousseff

    Os golpistas não avisam, falta o que ainda fazer? 

    ********

    quarta-feira, 15 de outubro de 2014 ******

    Denúncia do Golpe Eleitoral contra a reeleição de Dilma Rousseff no Brasil

    ********

    Intelectuais e dirigentes de organizações populares fazem denúncia acerca de uma grave ingerência do imperialismo para manipular as eleições em nosso país. Some sua assinatura clicando no link ao final da nota.

    *****

    Trabalhadores e trabalhadoras brasileiros,

    ********

    Estamos diante da mais grave ameaça à nossa jovem democracia, desde o final da ditadura civil-militar na década de 80. Como no período que antecedeu ao Golpe de 1964, podemos observar grandes articulações que, neste momento, confluem para uma manipulação eleitoral antipopular que busca, com a candidatura de Aécio Neves, colocar novamente nosso país sob a administração direta do capitalismo financeiro, mais especificamente do imperialismo norte-americano.

    Os trabalhadores e trabalhadoras de nosso país que, como Tiradentes, acreditam no direito que temos de decidir os rumos de nossas vidas livres de ingerências e intervenções estrangeiras, devem estar alertas e prontos para rechaçar o golpe eleitoral que a direita colocou em execução.

    Que ninguém tenha dúvida, não se trata apenas de enfrentar as oligarquias mais atrasadas e reacionárias, que dominam nosso país desde 1500, mas de resistir às ações do imperialismo que efetivamente dirige diretamente as ações de desestabilização no Brasil.

    As eleições presidenciais de 2014 se converteram em um campo de batalha no qual se uniram para aplicar um Golpe Eleitoral os grandes empresários, os banqueiros, a grande imprensa e outros setores, nos quais as agências de espionagem e desestabilização dos Estados Unidos, como a CIA e a NSA, infiltram-se fortemente nos últimos anos.

    As ações de espionagem contra o Brasil e mais especificamente contra a presidenta Dilma e contra a Petrobras, reveladas no vazamento de documentos da NSA, não eram apenas por concorrência econômica, como muitos afirmam. Essas ações tinham o objetivo de preparar o terreno para impedir a manutenção, em nível federal, de um governo de tendências antineoliberais.

    Fez parte dessas ações a ascensão de Marina Silva à candidata presidencial, visando impedir uma vitória de Dilma já no primeiro turno. O respeitado professor e especialista em relações internacionais, Moniz Bandeira, testemunha direta e viva de diversas manobras da direita, como o Golpe de 1964, em carta aberta ao presidente do PSB, Roberto Amaral, relata ter inclusive enviado um alerta a Eduardo Campos, que deveria se prevenir. Sua experiência lhe dizia que uma ação desse tipo já era esperada e que Marina Silva não aceitaria ser apenas vice de Eduardo.

    Conforme denunciado pelo professor Theotonio dos Santos, Marina Silva, que substituiu Campos como candidata do PSB, objetivamente cumpre o papel de instrumento do imperialismo, articulada, junto a Fernando Henrique Cardoso, no Diálogo Interamericano, instituição fundada em 1982 e que, segundo texto em seu site, reúne “100 ilustres de todo o continente americano, incluindo políticos, empresários, acadêmicos, jornalistas e outros líderes não-governamentais.”  Essa organização existe para atacar as democracias latino-americanas e foi uma das articuladoras dos recentes Golpes de Estado em Honduras e no Paraguai.

    Devido ao rechaço popular às ditaduras que os Estados Unidos instauraram e mantiveram em toda a América Latina, na segunda metade do século 20, as classes dominantes não encontram apoio suficiente, nem na sociedade, nem nas Forças Armadas, para um novo Golpe Militar. Por isso, o imperialismo busca realizar um Golpe Eleitoral através de três frentes: guerra econômica, guerra midiática e  intervenções a partir de suas infiltrações na Policial Federal e em setores do judiciário.

    Guerra Econômica

    No final do ano passado, a presidenta Dilma, em sua mensagem de encerramento de ano disse:

    “Se alguns setores, seja porque motivo for, instilarem desconfiança, especialmente desconfiança injustificada, isso é muito ruim. A guerra psicológica pode inibir investimentos e retardar iniciativas.”

    A guerra psicológica é apenas uma parte de um movimento maior de guerra econômica que deve ser denunciada. Os economistas Passos, Cardoso e Brandes do DIEESE em um texto intitulado “A queda dos investimentos privados na economia brasileira nesse início de 2014”demonstram que uma taxa negativa de investimento de 2,1% no primeiro trimestre de 2014 significa que os grandes capitalistas, principalmente os de São Paulo, abstiveram-se de reinvestir o capital acumulado no ciclo anterior.

    Sem qualquer compromisso com o país, eles transferiram seus investimentos para os títulos da dívida pública dos Estados Unidos na esperança de que um baixo crescimento do PIB rendesse manchetes ruins ao governo e o forçasse a tomar medidas antipopulares em pleno ano eleitoral.

    Não podemos nos esquecer também do efeito da falta d’água em São Paulo, estado governado pelo PSDB de Aécio e Alckmin, que praticamente desacelerou a construção de novos empreendimentos nos últimos meses.

    Outra faceta da aplicação desta Guerra Econômica nestas eleições é a manipulação do mercado através das bolsas de valores, ao sabor da conjuntura eleitoral. As repentinas e acentuadas quedas e recuperações, às vezes em um mesmo dia, de ações de grandes empresas, inclusive estatais, buscam criar fatos políticos que favorecem o candidato do imperialismo, além de operarem uma transferência de recursos das mãos dos pequenos e médios investidores para os grandes especuladores.

    Um dos responsáveis por esses crimes é o megaespeculador George Soros, patrão de Armínio Fraga, indicado por Aécio Neves para assumir o Ministério da Fazenda. George Soros é conhecido por financiar ações de desestabilização em todo o mundo. Recentemente admitiu, sem o menor pudor, sua responsabilidade nos eventos que explodiram na Guerra Civil da Ucrânia, que já vitimou milhares de pessoas, principalmente civis. Soros afirmou em entrevista recente: “Criei uma fundação na Ucrânia antes de que se independizasse da Rússia. E a fundação tem operado desde então e jogou um papel importante nos acontecimentos atuais”.

    Os interesses dos Estados Unidos estão tão bem representados em Armínio Fraga, indicado por Aécio, que o ex-secretário do Tesouro americano Timothy Geithner chegou a indicar seu nome ao presidente Barack Obama para dirigir o FED (Banco Central dos Estados Unidos).

    Recentemente, Armínio Fraga criticou a política de aumento de salário mínimo, que saltou de 86,21 dólares, em 2002, quando Lula assumiu seu primeiro mandato, para 305 dólares em 2014 (valores convertidos do real). Para ele, os salários devem ser arrochados e o orçamento público e os gastos sociais, reduzidos.

    Todos se lembram do que representou o governo de FHC, no qual Armínio Fraga era presidente do Banco Central, para os níveis de salários, emprego e de escolaridade de novo povo.

    Guerra Midiática

    A grande imprensa burguesa, mais destacadamente seu maior representante, as Organizações Globo, repetem sua atuação das vésperas do Golpe de 1964. Martelam o dia inteiro manchetes sobre corrupção e inflação, seguindo exatamente o mesmo script utilizado para derrubar o Presidente João Goulart. Dilma é atacada como Jango foi pelas mesmas 9 famílias que detêm os monopólios de comunicação em nosso país.

    Essa imprensa reacionária demonstrou seu poder ao intervir diretamente, com coberturas descaradas, sobre os eventos de junho do ano passado, convertendo os protestos contra o aumento do preço das passagens em uma nova “Marcha com Deus pela Família e Propriedade”, organizada pelas senhoras ricas contra o governo de Jango 64. Com a constante cobertura e exposição, eles criaram agora o fenômeno dos Black Block, tentando criar um clima de desestabilização, além de introduzirem bandeiras conservadoras entre as pessoas que estavam nas ruas.

    Contudo, esses meios privados foram desmoralizados após o fracasso de sua campanha contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, na qual previam um clima de caos total. A organização e a realização da Copa superou outras edições realizadas na Europa. De maneira cínica, esses meios passaram a tentar associar o governo com a derrota no gramado contra a Alemanha.

    A ilustrativa pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública, formado por pesquisadores da UERJ, divulgada no site Manchetômetro, demonstra claramente o bombardeio contra Dilma, por conta da desproporcionalidade em matérias negativas.

    Essas ações midiáticas, de eficiência limitada entre a classe trabalhadora, busca deixar a classe média histérica e acaba promovendo uma onda de ódio racial e social. Fernando Henrique Cardoso, líder maior do PSDB, claramente  atiça esse clima ao dizer que os eleitores de Dilma são ignorantes por ela ter vencido no Nordeste.

    As infiltrações no Judiciário e na Polícia Federal

    A terceira grande articulação da tentativa de Golpe Eleitoral em curso envolve setores do Poder Judiciário que, ao aplicarem uma política de “dois pesos e duas medidas”, buscam mudar a correlação de forças entre o PT e o PSDB em nosso país.

    O maior escândalo da história recente desse país, não apenas de corrupção, mas de entreguismo, de traição nacional, foram as privatizações das grandes empresas brasileiras como a Vale do Rio Doce e a Telebras, episódio conhecido como Privataria Tucana.

    Durante o governo Fernando Henrique, todos que exerceram a presidência do Banco Central foram envolvidos em escândalos, alguns foram condenados, mas ninguém foi preso. Gustavo Franco foi responsável pelo PROER, que destinou bilhões para bancos quebrados. Seu sucessor Francisco Lopes ficou famoso por suas íntimas relações com Cacciolla do Banco Makra, que levaram os cofres públicos a um prejuízo bilionário   durante a mega desvalorização do real após a reeleição de FHC. Nomeado em seguida, Armínio Fraga elevou a taxa de juros do país para 45%, transferindo imediatamente bilhões para os banqueiros.

    Enquanto os principais quadros do PT paulista foram presos e tiveram seus direitos políticos caçados, não podendo concorrer às eleições, o Mensalão do PSDB, o original, criado em Minas Gerais, durante o governo de Eduardo Azeredo não foi sequer julgado. Esta foi a origem do valerioduto tucano, esquema de financiamento irregular de campanhas, criado por Marcos Valério, ligado aos tucanos.

    A anulação, por parte de Gilmar Mendes, juiz carnalmente vinculado ao PSDB, da decisão unânime do TSE, por 7 a 0, de conceder direito de resposta ao PT na Revista Veja é apenas  uma demonstração a mais do compromisso de setores do judiciário com o retorno das velhas oligarquias ao poder.

    Com relação às recentes manchetes contra a Petrobras, pautadas a partir de seleções do depoimento de dois bandidos que chegaram à empresa pelas mãos do PSDB, o Conselheiro Nacional do Ministério Público, professor Luiz Moreira, realizou uma grave denúncia contra a“tentativa de interferência na disputa eleitoral (…) Há uma engenharia responsável pelo vazamento que seleciona criteriosamente que partes devem ser divulgadas e o momento adequado para que o vazamento chame mais atenção e cause mais impacto nos eleitores (…) Cria-se a sensação de que estamos num vale-tudo e que o sistema de justiça além de imiscuir-se na disputa eleitoral também não tem compromisso com a ordem jurídica.”

    Sem meias palavras, trata-se de uma tentativa de Golpe Eleitoral que se utiliza de uma cobertura de pseudolegalidade similar à utilizada no Golpe que removeu Fernando Lugo da presidência do Paraguai.

    As intervenções do imperialismo têm como objetivo impedir o surgimento de um mundo multipolar

    Mas, a mais contundente prova das ações de desestabilização que estão em curso, que não pode deixar nem os mais incautos tranquilos é a própria ação do imperialismo pelo mundo. Estamos indo às urnas em meio a diversas guerras que sangram todos os cantos do planeta.

    Quem conhece história e acompanha a intensificação dos conflitos em todo o mundo, não pode deixar de relacionar essas eleições com a conjuntura internacional.

    A Crise do Capital e seus desdobramentos, após sua contundente manifestação em outubro de 2008, voltou a colocar em xeque o mundo unipolar que surgiu após a Guerra Fria. A perda de influência dos Estados Unidos se acentuou em todo o mundo e propiciou o surgimento de diversos blocos contra-hegemônicos, como a CELAC e os BRICS, que apontam para uma nova geopolítica e para um mundo multipolar.

    Quando Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os BRICS, reuniram-se em Fortaleza com os 33 países latino-americanos e caribenhos que formam a CELAC, logo após a Copa do Mundo, e adotaram medidas concretas contra a hegemonia norte-americana, como a criação de um banco internacional, os Estados Unidos decidiram intensificar suas ações para minar essa aliança.

    A lista de ações desse tipo do Imperialismo é gigantesca. Somente nos últimos anos, durante o governo Obama, podemos destacar, longe de citar todos os casos:

    Afeganistão: ocupação militar e desestabilização; América Latina: Criação da Aliança para o Pacífico para confrontar o Mercosul;Argentina: ação dos fundos abutres e pressão do Clarin; Bahrein: repressão contra os xiitas; Bielorrússia: manifestações contra Lukashenko; Bolívia: Bloqueio do avião de Evo Morales; Brasil: ações fascistas durante junho de 2013; China: estímulo ao separatismo;Coreia do Norte: constantes provocações e ameaças militares; Costa do Marfim: golpe de Estado contra o presidente Laurent Gbagbo;Cuba: bloqueio, desestabilização e criação da rede social Zunzuneo; Egito: “Primavera Árabe”, condução ao poder e depois derrubada da Irmandade Muçulmana; Equador: tentativa de golpe contra Correa; El Salvador: introdução de armas ilegais que caem nas mãos dos grupos de extermínio causadores da violência no país; Rússia: grupos terroristas do Cáucaso; Haiti: indicação do presidente Martelly anos após golpe de Estado; Honduras: Golpe de Estado contra Zelaya; Hong Kong: Occupy central para atingir a China; Iêmen: constantes ataques de drones; Irã: desestabilização, assassinato de cientistas e bloqueio; Iraque: ocupação militar e criação do Estado Islâmico; Líbia: bombardeios, financiamento de mercenário e assassinato de Gadaffi; Mali: guerra civil após desestabilização da Líbia; Palestina: financiamento e armamento do estado racista de Israel; Paquistão: desestabilização e constantes ataques de drones; Paraguai: Golpe de estado contra o presidente Lugo; Quirguistão: Insuflação de conflitos étnicos e divisão do país para manter a Base Aérea de Manas; Síria: criação do Estado Islâmico e guerra civil no país; Somália: desestabilização através de radicais mercenários; Sudão: separatismo e criação Sudão do Sul para repartir petróleo; Tunísia: “Primavera Árabe”; Ucrânia: Golpe e chegada ao poder de grupos nazistas; Uganda e Quênia: caso “Kony” e militarização da região; Tailândia: Golpe de Estado; União Europeia: desestabilização do euro; Venezuela: tentativa de golpes com o não reconhecimento das eleições e sabatogens econômicas.

    Resistir à direita, é, nesta conjuntura eleitoral, ser revolucionário

    Neste momento um retrocesso tático (processo eleitoral brasileiro) pode significar um retrocesso estratégico em todo o continente latino-americano, ao aumentar a pressão do imperialismo que busca destruir os processos de mudanças e as conquistas obtidas pelos povos das regiões. O sonho do imperialismo é  utilizar nosso país como plataforma de agressão contra os nossos vizinhos.

    Não existe porque hesitar em defender a candidatura de Dilma Roussef à reeleição como presidenta do Brasil. Isolar os setores mais reacionário das oligarquias, impedindo-os de chegarem ao governo é a batalha dos próximos dias.

    Além da postura altiva em defesa da soberania nacional frente às agressões imperialistas, o governo Dilma manteve no plano interno, mesmo com limitações visíveis, a defesa do emprego, a valorização do salário mínimo e a elevação dos investimentos em educação (o acesso ao ensino superior dobrou em 12 anos) e saúde (Mais Médicos), entre outras medidas. Sabe-se que, por mais importantes que sejam, essas medidas não resolveram problemas estruturais, mas contra isso se insuflam as oligarquias reacionárias, como em 1964. Ontem, como hoje,  não aceitam nenhuma reforma que altere sua lógica de acumulação. 

    Chamar o voto nulo dizendo não haver  diferenças entre os projetos em disputa, é, ao mesmo tempo, uma leitura reducionista e anti dialética da nossa realidade e a perda do bom senso contrariando a visão de todos os dirigentes dos países latino-americanos que passaram por processos revolucionários, e que torcem pela reeleição de Dilma. É uma demonstração da falta de acuidade de análise geopolítica daqueles que  nunca entenderam porque sofremos a derrota do Golpe de 1964.

    Como disse Simón Bolívar, Libertador da América Latina, “Os Estados Unidos parecem destinados pela providência a infestar a América com misérias em nome da Liberdade”. Caberá ao povo brasileiro, junto às suas lideranças consequentes, frustrar os planos daqueles que querem destruir o Brasil, pátria mãe de nossos filhos e filhas.

    Reeleger Dilma é defender o Brasil e a América Latina da intervenção direta do imperialismo norte-americano! Aluisio Pampolha Bevilaqua, editor chefe do Jornal Inverta

    Ana Alice Pereira, diretora do CEPPES

    Andre Laino, Professor da UENF

    Antonio Cícero Cassiano Sousa, diretor do CEPPES

    Gaudêncio Frigotto, professor da UERJ

    Georgina de Queiroz dos Santos, professora da UNISUAM

    Gilberto Palmares, deputado estadual PT/RJ

    Hildemar Luiz Rech, professor da FACED-UFC

    Lincoln de Abreu Penna, presidente do MODECON e professor da UFRJ

    Marly de Almeida Gomes Vianna, UNIVERSO, RJ

    Nicolino Trompieri Filho, professor da UFC

    Paulo Ramos, deputado estadual pelo PSOL/RJ

    Sandra Regina Pinto Santos, diretora geral do ISERJ

    Sérgio Sant’Anna, professor da UCM

    Theotonio dos Santos, professor da UERJ, presidente do CEPPES e da REGGEN

    Zacarias Gama, professor da UERJ  Clique aqui para somar sua assinatura a esta grave denúncia!http://migre.me/mlmP8

     

  37. E, tem mais, se essas

    E, tem mais, se essas almofadas mofadas do psdb, ganharem as eleições, diferentemente do PT que nunca deixaram de mandar montanhas de grana federal para todos os partidos governos de estados, o psdb, como no horrível governo fhc, não enviará dinehrio para os estdados governados por opositores. Essa é filosofia da ditadura psdbista: só eles e para eles.

  38. Esse texto vem de algum

    Esse texto vem de algum “”agent provocateur”” para despertar o odio anti paulista. Em 1932 a ideia de que São Paulo queria se separar veio da contra- propaganda do governo federal  através da Radio Nacional do Rio de Janeiro, que dizia que os paulistas estavam em Revolução PARA SE SEPARAR DO BRASIL, o que nunca foi cogitado pelos constitucionalistas, essa lenda veio do Catete para jogar o resto do Brasil contra São Paulo, está em Helio Silva A GUERRA PAULISTA, classico sobre o tema.

    Este texto tem o mesmo proposito.

    Os paulistas SEMPRE DEFENDERAM muito mais o Brasil do que qualquer outro Estado, foram os BANDEIRANTES que construiram as fronteiras a oeste do Brasil, que a pé chegaram à divisa de onde é hoje a Bolivia e o Peru e lá fincaram a bandeira do Reino de Portugal. Foram os paulistas que derrubaram a linha do trtado de Tordesilhas, pela qual o Brasil teria hoje METADE do territorio que tem e foi em São Paulo declarada a Independencia do rasil como Pais.

    Quem está perdendo a soberania do Brasil é quem recebe orientação ideologica de Cuba e Caracas e permite a Evo Morales demitir o Ministro das Relações Exteriores do Brasil , humilhação a que nenhum Pais independente se submeteria.

    1. As velhas estórias paulistas, contadas paulistamente

      Usa como referência Helio Silva, um jornalista que dirigia um jornal paulista, incendiado durante a revolução de 30, ligado a Carlos Lacerda.e à Tribuna da Imprensa…

      Usa como referência a visão paulista dos bandeirantes, como “heróis” caçadores de escravos e de minerais preciosos, os quais à época eram mais portugueses do que “paulistas”, usando o Tietê como estrada que corria pra dentro.

      Fala da independência declarada antes e oficialmente por uma austríaca no parlamento da corte e historializada em mera frase não comprovada de parada “excretor-estratégica” de viagem de volta à capital de um regente português, ao ler carta informando o fato consumado oficialmente, como se fosse uma “conquista paulista”.

      Aliás, é curioso que, sob o governo de FHC, radicado em São Paulo, de familia paulista e nascido no Rio, as cinzas de Pedro I, crescido e vivido na capital do império até pouco antes de morrer, como imperador de Portugal, tenha ido para um museu em São Paulo.

      São Paulo é formado por valorosos paulistas llá nascidos e de muitos estados do país, atraídos para trabalhar para uma elite que ainda julga ser o país o seu quintal.

      E por bairristas e americanófilos deslumbrados que não sabem sequer interpretar a História ou pensar num futuro diferente para o país, melhor do que este que o poder do dinheiro (estrangeiro) café impregnou nossa política.

      Que é do Brasil e dos brasileiros do Oiapoque ao Chuí.

      Incluindo os (bons e brasileiros) paulistas

    2. Sou uma crítica sua fervorosa

      Sou uma crítica sua fervorosa mas sei reconhecer quando o senhor fala com propriedade. O final é desnecessário mas concordo com seu cabeçalho. 

      Agora, um texto totalmente sem pé nem cabeça …..não entendi a razão de trazer um artigo desses quando já estamos lotados de ódio. 

  39. Esta conversa de separatismo

    Esta conversa de separatismo bandeirante deve ser vista com reservas mas não é nenhum absurdo. A mais rica unidade da federação tem uma economia tecnologicamente defasada com produtividade baixissima e emprego massivo de mão de obra sem qualificação. Às lideranças empresariais paulistas não interessa avanços tecnologicos porque inovação e desenvolvimento implica investimentos pesados em infraestrutura e educação  que a FIESP malandramente transfere para o governo federal. Se o Estado de São Paulo pagar à vista tudo que deve ao governo federal a união lucraria pois poderia deslocar o eixo do desenvolvimento para áreas no litoral do norte e nordeste do país que estão mais próximas da Europa. Seriam cidades com não mais que 200.000 habitantes e sem os problemas de mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo. Seria ótimo um Brasil sem o custo bandeirante.

  40. SP já nos enfiou Fernando Collor goela abaixo

    SP já nos enviou Fernando Collor goela abaixo e agora os “sabidos”(segundo FHC) querem de novo nos cometer mais afronta: Nos impor esse sujeito corrupto contra a vontade dos “ignorantes” nordestinos (segundo FHC). Isso são fatos, não se trata de sentimento anti-SP, tá no DNA, alguém pode me falar quantas ruas são homenageadas com o nome de pessoas como nomes como Getúlio Vargas, Jango, Jk e quantas levam nomes de Garrastazu Médici, delegado Fleury…Deve vir dai a explicação para SP manter os tucanos no Palácio dos Bandeirantes mesmo tomando água podre.

  41. Separatismo, plebiscito para

    Separatismo, plebiscito para dividir um pais gigantesco, que os portugueses, nosssos ancestrais, forjaram a duras penas unido e falando a mesma língua e se sustenta há mais de quinhentos anos?  Essa conversa é da direita, a direita é que fomenta esse discurso  fascista de separatismo, de grandeza desse ou daquele estado em detrimento do Brasil.

     

    Essa conversa de separatismo, se caminhar para algo mais sério, como por exemplo, tentativa de realização de plebiscito seria o caminho para uma ditadura militar ou uma guerra civil de proporções inimagináveis, seria a reedição de 1932, talvez a direita apocalíptica deseja isso mesmo, mas esses energúmenos já perguntaram aos MILITARES, às forças armadas brasileiras o que elas penssam desse absurdo, o EB, a FAB e a MG jamais aceitariam uma loucura dessa nem poderia permitir a divisão do maior país do hemisfério sul, uma nação democrática, multiracial, miscigenada porque um grupo de lunáticos, treslocados querem uma República de São Paulo.

     

    E não me venha falar de tutela militar, esse negócio de São Paulo Paulo ou Minas Gerais ou Nordeste separados é loucura, essas aberrações geopolíticas não se sustentariam como países, seria uma tentativa de dar um nó na história, uma ação fratricida contra a gênese ontológica do Brasil, seriam como se milhares de Silvérios do Reis ressuscitassem   e planejassem o aniquilamento de uma nação em troca do vil metal.

  42. Eu não sou a favor da

    Eu não sou a favor da separação, porque São paulo tem muito o que ensinar ao país.

     

    Para recuperar o espaço político que foi perdido quando foi mudada a relação matemática de eleitores x deputados e São Paulo ficou sub representado, minha idéia é que São Paulo se divida em dois. São Paulo e Bandeirantes.

     

    Se desmembrando em dois estado, ganharia-se 3 senadores e uma penca de deputados reequilibrando a representatividade do Estado.

     

    Isso é mais fácil de ser feito, menos traumático e somente os paulistas decidiriam pela separação num plebiscito.

     

     

     

     

  43. Força de Trabalho e Cidadania

    São Paulo, mais do que qualquer outro estado brasileiro, conseguiu formar nas escolas, especialmente nas públicas estaduais e em algumas municipais, mão de obra para ser explorada pelo capital (aliás, a queda da qualidade do ensino paulista em relação ao “resto” do Brasil – como diriam os paulistas – durante os governos psdbistas é notável e lamentável). O estado paulista incumbe-se, às expensas da população como um todo, daquilo que Marx chama de reprodução da força de trabalho. Assim, principalmente em SP, em vez do capital patrocinar a reprodução da mão de obra que explora, a exemplo do que faz quando substitui equipamentos, tecnologia, bens imóveis e bens de consumo, quem o faz graciosamente para o capital é a sociedade paulista. Uau!

    Mas a paulistada “goxxta muitxo”, tanto que reelegeu Alckmin, prêmio paulista de excelência em gestão (o sujeito que determinou à Sabesp dar lucro, em vez de água, hehehehe), governador. Vai morrer de sede, mas altivamente, de pé contra o PT, de boca seca, mas opondo-se ao Brasil! Avante, São Paulo! Esse é o caminho!

    Entende-se, porém, a alienação política dos paulistas. As escolas paulistas públicas, mormente estas, preocupadas em atender as demandas dos capitalistas, em vez de preparar cidadãos, prepara mão de obra. Diferentemente dos cidadãos, a mão de obra existe, especialmente a paulista, para obedecer, para trabalhar até se arrebentar, para se conformar com as enchentes, para aceitar ser tratada nos meios de transporte como gado, ou sardinha em lata; para aceitar enchentes a cada chuva, poluição exacerbada dos rios, do ar e sonora; para se submeter aos exploradores e, mais do que isto, para admirá-los nas Caras (e bundas) da vida, como na síndrome de Estocolmo.

    Cidadão, ao contrário, sabe a que classe pertence. Sabe quais são seus interesses, e luta por eles. Organiza-se para se defender. Tem coragem de se opor aos exploradores e tem discernimento para identificá-los. É por isso que os cidadãos que remanescem em São Paulo tomam porrada da polícia, pois o PSDB não aceita a existência de cidadãos (coisa que igualmente ocorre em MG, mas os mineiros, diferentemente dos paulistas, introjetam criticamente e reagem como cidadãos).

    Dilma, em seu próximo governo, pois será reeleita, tem como principal tarefa fazer com que as escolas formem cidadãos. A principal tarefa de seu novo governo é a reforma educacional, mais do que qualquer outra, reforma que faça com que a escola forme pessoas para o exercício da cidadania (é triste de se ver médicos formados em escolas públicas que são inimigos do governo, do Estado e da população brasileira, como atestam suas atitudes em relação ao “Mais Médicos”). A reforma educacional, perdoem-me os educadores, pedagogos etc., é coisa muito séria para ser tratadas por eles. Formar cidadãos é estratégico para a coesão e, mesmo, permanência da nacionalidade.

    As escolas paulistas, com o concurso de Veja, Folha, Estado, Época e outros lixos, fez da sociedade paulista uma massa moldável ao gosto da elite “bandeirante” e imbecilizada política, histórica e culturalmente (e, por isto, violentíssima) que elege Alckmin e Tiririca, e que rejeita o Brasil.

     

  44. “Imunizado”?? Declaração

    “Imunizado”?? Declaração digna de um Goebbels tropical.

    Mas o que São Paulo ganharia separando-se do resto do Brasil? Todos os seus produtos, para entrar no Brasil, seriam sobretaxados em 60% como importados. Perderiam todo o mercado brasileiro para os chineses, taiwaneses, coreanos. Teria de importar matérias primas, mão de obra e energia. Parece muito mais o desejo de um certo grupo movido pelo preconceito do que uma análise objetiva dos ganhos econômicos alcançáveis.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador