10 de julho de 2026

Gilmar ordena que recibos da campanha de Dilma sejam colocados na internet

Sugerido por Implacável

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Notícia no fim do dia: Contas de campanha de Dilma Rousseff são digitalizadas e vão para a web.

Ordem foi de Gilmar Mendes, no TSE. Dados ficarão abertos e disponíveis no site do Tribunal. 

Por Luis Nassif

É provável que a sugestão tenha partido do próprio Fernando Rodrigues, que já utilizou o expediente em várias matérias.

Gilmar Mendes deu a ordem; recibos e notas fiscais ficarão no site do TSE

Do blog do Fernando Rodrigues (UOL)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal e também do Tribunal Superior Eleitoral, determinou nesta terça-feira (25.nov.2014) que sejam digitalizados todos os recibos e comprovantes das prestações de contas de campanha do PT e de Dilma Rousseff na disputa presidencial.

Mais ainda: Gilmar mandou colocar todos esses dados na internet, no site do TSE. Quer “imediata e ampla publicidade às contas prestadas”.

Os partidos políticos e os candidatos a cargos públicos, em geral, entregam para a Justiça Eleitoral um balancete sobre suas despesas e receitas –e caixas e caixas de recibos e comprovantes. Esses dados são públicos, mas é muito difícil para uma pessoa interessada ter condições de ir pessoalmente ao TSE e solicitar acesso para verificar um a um os documentos.

Ao mandar digitalizar todos os recibos de Dilma Rousseff e do PT relativos à campanha de 2014, ordenando a colocação dessas informações na internet, Gilmar Mendes dá ao processo de auditoria dos dados uma transparência inaudita.

Gilmar Mendes tomou essa decisão por ser o relator do processo de prestação de contas de Dilma Rousseff. O ministro argumentou em seu despacho que houve uma solicitação nesse sentido por parte da “Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias” para “conferir celeridade à análise da documentação por meio de busca eletrônica”.

Na semana passada, Gilmar Mendes já havia tomado uma outra decisão importante: solicitou a ajuda de técnicos da Receita Federal, do Banco Central e do Tribunal de Contas da União para analisar as contas da presidente reeleita.

Receba os artigos de Luís Nassif pelo WhatsApp

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

84 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bernardo F Costa

    26 de novembro de 2014 12:10 am

    Vamos ver um festival de

    Vamos ver um festival de postagens em FB com estes recibos, muitos deles adulterados até.

    1. Ivan de Union

      26 de novembro de 2014 12:27 am

      Essa eh precisamente a ideia

      Essa eh precisamente a ideia dele:  terceirizar a discussao…  Que -francamente- nao sendo a respeito de galinhas roubadas, esta abaixo do supreminho de merda do Brasil…

      1. nosde

        26 de novembro de 2014 2:19 am

        Supreminho de merda . . . .

        Supreminho de merda . . . . .

         

  2. Carlos Cathalat

    26 de novembro de 2014 12:15 am

    Óptima notícia

    Agora é só  pedir para se generalizar esse procedimento, estendendo – o aos demais.

     

    O próprio PT poderia se encarregar desse afazer e prestar mais esse serviço  ao País. 

  3. Sérgio Rodrigues

    26 de novembro de 2014 12:16 am

    Ridículo!..

    Alguém tem que pedir o impedimento desse ministro, cuja alma está estampada no rosto!…

  4. Ivan de Union

    26 de novembro de 2014 12:19 am

    PUTA suprema.

    PUTA suprema.

  5. Ivan de Union

    26 de novembro de 2014 12:21 am

    Se ninguem notou ainda, essa

    Se ninguem notou ainda, essa puta suprema esta convocando a “militancia” oposicionista pra achar “erros” porque nem ele nem a cambada que ele convocou acharam nenhum erro nas contas dela.

    Resumindo:  ele esta convocando trolls.

    1. Alex Sotto

      26 de novembro de 2014 1:09 am

      Concordo

      Não é admissível que seja facilitado ao povo saber quem doou para a campanha da presidente eleita.

      Isso é um abuso !

      Transparência tem limites !

      Vamos ás ruas exigir uma opacidade de pelo menos 50% !

      1. Ivan de Union

        26 de novembro de 2014 1:11 am

        Porque voce nao diz isso a

        Porque voce nao diz isso a respeito de Serra, cuja filha teve sua desconhecida firma de picoles de somente dois anos de idade comprada por 100 milhoes?

        1. Alex Sotto

          26 de novembro de 2014 1:50 am

          Por mim, gostaria que a

          Por mim, gostaria que a Verônica Serra dividisse a cela com o Lulinha.

          Mas a pergunta que fica é a seguinte, porque a receita federal não investiga esse negócio cabuloso ?

          1. Gão

            26 de novembro de 2014 2:26 am

            E porque não com o alex

            ?

            eu achei que só um tinha a perder e agora tem 2 vamos aumentar a conta

            já é 3

            o supremo disse que não precisa de prova

            nivelando tudo amanhã teremos 200mi depois 6 bi

            quem vai ser o carcereiro ?

            vale tudo

            perdedores desesperados

      2. Galvão

        26 de novembro de 2014 2:23 am

        Avisa a esse asno, que as

        Avisa a esse asno, que as doações de campanha, de todos candidatos estão nas prestações de conta. Se houve caixa dois, para qualquer dos candidatos, o doador tem que comprovar com recibo.  

  6. Jorge Lima

    26 de novembro de 2014 12:27 am

    É uma boa medida

    Gilmar Mendes está tirando da reta e dando acesso universal aos recibos. Ninguém, nem a Veja, vai poder pinçar coisas aqui e ali para fazer escândalo em cima de tapiocas.

    É óbvio que todos os outros relatores de contas de campanha serão forçados a adotar a mesma medida, sob pena de serem questionados.

    Achei uma boa iniciativa. Vai evitar muitos factóides. O Ministro é antipetista doente, mas não é burro.

    1. Ivan de Union

      26 de novembro de 2014 12:46 am

      “Gilmar Mendes está tirando

      “Gilmar Mendes está tirando da reta e dando acesso universal aos recibos”:

      Eh que eu tou com uma cara tremenda de quem vai discutir com a putada do Facebook, nao estou?

      Eh que minha cara mente muito.

  7. Avelino de Oliveira

    26 de novembro de 2014 12:38 am

    Caro Nassif e demais
    O PT que

    Caro Nassif e demais

    O PT que seja mais ágil e disponibilize, de uma forma clara e de fácil entendimento,  antes do que o Gilmar, assim o PT, chuta com os dois pés, tanto o Gilmar, quanto o STF, o TSE, a PF tucana , a mídia, e os demais partidos, em especial o PSDB. 

    Saudações

    1. Alex Sotto

      26 de novembro de 2014 1:03 am

      Só pedir não adianta.
      Dá pelo

      Só pedir não adianta.

      Dá pelo menos uma idéia de como faz para esquentar o dinheiro usado na campanha.

      1. AlvaroTadeu

        26 de novembro de 2014 1:11 am

        Nariz Branco

        Esse Alex Soto, pelos comentários, votou no homem que cheira. Se votou em tal indivíduo, é porque concorda com ele. Se concorda, será que pratica? Provavelmente sim. Mais um coxinha de nariz branco dando seus pitacos num blog independente (independente do PIG).

  8. Leo V

    26 de novembro de 2014 12:41 am

    Provavelmente fez isso para

    Provavelmente fez isso para dar acesso a milhões de “auditorias”, por parte da imprensa e de opositores ao governo.

    Uma forma de alimentar a produção de factóides e de aumentar a eficiência em se descobrir algo errado.

  9. Gilson AS

    26 de novembro de 2014 12:48 am

    E aí Nassif, no tabuleiro de

    E aí Nassif, no tabuleiro de xadrez o que significa essa mexida de pedra do Gilmar ?

    1. Ivan de Union

      26 de novembro de 2014 12:53 am

      “o que significa essa mexida

      “o que significa essa mexida de pedra do Gilmar ?”:

      Que voce e eu tamos com cara de quem vai “discutir” com a putada do facebook.

  10. Reidson

    26 de novembro de 2014 12:54 am

    Gilmar

    Uma boa maneira de responder a esses questionamentos é pedir Gilmar Mendes para abrir as contas de seu IDP.

  11. Wendel

    26 de novembro de 2014 1:05 am

    E ……………..

    Muitos serão contra, outros serão a favor !!!

    No frigir dos ovos, o que todos nós queremos é transparência, mas que ela seja AMPLA, GERAL E IRRESTRITA, a todos os ploliticos e partidos ,senão o bicho pode pegar feio !!!!

    Não esta seletividade que está ocorrendo contra o PT !

    Com a palavra os dirigentes do PT, principalmente o lider Lula, e a militância com conhecimento da legislação eleitoral, que entende do riscado !!!! 

  12. maria utt

    26 de novembro de 2014 1:05 am

    Por que não obrigar os demais

    Por que não obrigar os demais presidenciáveis?

  13. Alex Sotto

    26 de novembro de 2014 1:06 am

    E agora, PT ?

    Vai pedir a opacidade das contas de campanha ?

     

    1. alfredo machado

      26 de novembro de 2014 1:17 am

      Tudo igual

      Alex,

      Nada de opacidade, mas a mesma transparência para as contas das campanhas tucana e marineca, aquela do avião que foi sem nunca ter sido. Bem melhor, né?

      1. Alex Sotto

        26 de novembro de 2014 1:30 am

        Evidente

        Queremos tudo na rede.

        O único problema é que só um(a) tem a perder.

        1. Ivan de Union

          26 de novembro de 2014 1:34 am

          Aecio, voce por aqui?  De

          Aecio, voce por aqui?  De novo?  Ja encheu o raio do saco, ok?

          1. Severino Januário

            26 de novembro de 2014 5:49 am

            Acho que não se deve ter

            Acho que não se deve ter nenhuma implicancia birrenta com o senhor Aécio, mas seria muito útil para quem escreve a História, saber por onde esteve nesta sua comentada ausência, antes de voltar com redobrado ânimo golpista, a falar de crime de responsabilidade a ponto de ser cometido pela presidenta. Teve gente que chegou a pensar que ele se ausentaria por largo tempo, que estava se guardando para só retornar, depois de vitorioso o golpe, quando fosse para ocupar o poder levado em euforia nos braços do povo, sob holofotes coloridos e o som estridente das bandas dos lobões. Onde esteve Aécio? Descansando em alguma fazenda? Ou foi aos Estados Unidos?

        2. alfredo machado

          26 de novembro de 2014 1:39 am

          Peninha

          Alex,

          Não deixa de ser uma opinião, já tô com peninha do mineirim.

          Em caso de fiscalização milimétrica em campanha de tucano, não sobra nada.

        3. Álvaro Noites

          26 de novembro de 2014 3:22 am

          Vamos conversar????
          Vamos conversar????

  14. AlvaroTadeu

    26 de novembro de 2014 1:15 am

    E o PSDB, Gilmar Dantas?

     Ministro, juiz, doutor, sei-lá-o-quê, é muita implicância contra o PT. Cadê a digitalização dos gastos de campanha do PSDB? E o heliPÓptero, como será contabilizado? Como prejuízo? Ou a PF já devolveu a “mercadoria” para seus legítimos donos?

  15. Sophia

    26 de novembro de 2014 1:18 am

    Puta suprema

    Gostaria de ver esse comentarista baixo nível chamar de puto supremo algum dos ‘presidentes’ da ditadura militar. Seria preso com toda certeza (quem gritou palavrões para ministro foi), para aprender a ter civilidade e respeitar a instituição Presidência da República! Mas essa criatura seria nefasta até mesmo para os bandidos engaiolados.

    1. Galvão

      26 de novembro de 2014 2:29 am

      Puta supremo…

      foi se referindo ao Gilmar Dantas. E eu concordo com Ivan, acho que “puta supremo”, ao se referir ao G Dantas, é uma ofensa às putas.

    2. Free Walker

      26 de novembro de 2014 9:27 am

      Releve, o rapaz tem

      Releve, o rapaz tem problemas, pode ser considerado inimputável.

       

  16. Alexandre Fontenele

    26 de novembro de 2014 1:20 am

    TJ da Bahia

    Gostaria que o ministro Gilmar DMendes, coloque o contrato sem licitação de R$ 12 milhões  digitalizado de sua empresa com o TJ da Bahia.

  17. alfredo machado

    26 de novembro de 2014 1:26 am

    Transparência

    Nassif,

    Tenho a impressão que GMendes, ao perceber que tem gente no STF e na blogosfera acompanhando, de lupa na mão, os passos dele, Toffoli e Moro em direção a um impedimento de DRousseff, resolveu mexer na estratégia.

    Como é o centro das atenções ( os outros dois não passam de zés ninguém nesta história) , GMendes percebe que, caso ocorra uma bomba pelo caminho, a dita cuja terá endereço certo, o seu próprio pé.

    Esta transparência deve valer para as 3 contas de campanha.

    1. Alex Sotto

      26 de novembro de 2014 1:33 am

      Não entendi

      Porque só para tres contas ?

      Queremos de todos, inclusive dos governadores, se possível. 

      E que se regulamente esta salutar prática para eleições futuras.

       

  18. O Espectador Brasileiro

    26 de novembro de 2014 1:42 am

    Medida acertada

    É fato que o ministro GM não goza de pouco prestígio em razão de declarações recentes. Porém, qualquer medida em favor da transparência das contas das campanhas dos candidatos é bem-vinda. Dese modo se dissipa qualquer suspeita acerca da legalidade no exercício dos mandatos. 

    1. sergio m pinto

      26 de novembro de 2014 10:16 am

      Sem dúvida; mas já que

      Sem dúvida; mas já que estamos falando de transparência, ela não seve ser SELETIVA, concorda? De repente, vamos voltar a falar de uma tal “Lista de Furnas”, “Castelo de Areia” e outros inquéritos menos votados. Topa?

  19. Luciano GM

    26 de novembro de 2014 1:43 am

    Isonomia e legalidade.

    O pedido do Ministro deve ter  previsão legal, caso contrário não pode ser exigida a tal digitalização.

    Se for legal, deve servir para os demais candidatos por medida de isonomia.

    Inclusive para a que assumiu o lugar daquele que faleceu em acidente aéreo, e os documentos e comprovantes dos gastos de campanha com a aeronave e a tripulação “sumiram” na queda do jatinho “sem dono”.

  20. bill

    26 de novembro de 2014 1:43 am

    Nassif acertou!!

    Não estavam dando crédito prá pedra cantada pelo Nassif, eis aí mais uma evidência. O jogo é bruto!!!

  21. Luciano Prado

    26 de novembro de 2014 1:43 am

    Ilegalidade flagrante

    A isso dá-se o nome de devassa, busca de um ato criminoso. Gilmar parte do princípio de que houve crime. Isso é ilegal.

  22. alcarpinteiro

    26 de novembro de 2014 1:51 am

    Isso mostra o quanto Gilmar

    Isso mostra o quanto Gilmar pode ser rápido. Então, não seria pedir muito para ele devolver aquele processo de impedimento do financiamento de campanhas por parte de empresas. Devolva, Gilmar, você está atrasando tudo. A questão está decidida. Seu voto não muda mais nada.

  23. Miguel A. E. Corgosinho

    26 de novembro de 2014 2:10 am

    Os filisteus resolveram

    Os filisteus resolveram atacar o rei Saul. Davi e seus homens optaram por trocar de lado e se juntaram à oposição.

    Imagine os fusileiros navais norte americanos juntando-se aos nazistas.

    O que está acontecendo no Brasil com o  cara de cavalo é a mesma coisa.

  24. Gão

    26 de novembro de 2014 2:11 am

    Uma Bufa

    sem mais

  25. Eduardo Pereira da Silva

    26 de novembro de 2014 2:11 am

    Nada contra se não fosse exceção a regra.

     

    Toda vez que se usa de exceção a regra fica claro o viés da parcialidade do julgador. Se as contas de TODOS os candidatos, deputados, senadores, governadores etc, tivessem tido esse mesmo critério se poderia dizer que se está apenas dando transparência e aplicando a lei, mas quando isso é feito em apenas UM CASO, estamos diante de uma exceção a regra que demonstra a total parcialidade do julgador, ou seja, não se usa o mesmo peso e a mesma medida para todos, isso é um absurdo. Tal exceção demonstra o desespero do julgador do tipo “achem alguma coisa errada que eu não estou conseguindo achar”, como se pedisse ajuda para encontrar algo para desaprovar as contas de qualquer maneira. Exceções a regra sempre são suspeitas.

  26. implacavel

    26 de novembro de 2014 2:29 am

    Isonomia

    O Partido dos Trabalhadores não deve cair nessa armadilha e ser contra a digitalização dos seus recibos de campanha. Deve exigir que o mesmo seja feito para todos os candidatos.

    Gilmar jogou a isca e o PT não dve morde-lá!!!! 

    1. Eduardo Pereira da Silva

      26 de novembro de 2014 2:49 am

      EXATAMENTE

       

      Concordo plenamente, o PT não deve se posicionar em hipótese alguma contra essa digitalização e publicação, mas DEVE EXIGIR ISONOMIA, ou seja, que as contas de todos os candidatos dessas eleições tenham o mesmo critério, sem deixar nada de lado, todas as contas de Beto Richa, Alckmim, Marconi Perillo, Serra, etc…    O que vale para Dilma e PT tem que valer para o PSDB e cia ltda, aí fica tudo em pratos limpos.

  27. Guiba

    26 de novembro de 2014 2:44 am

    Penso que essa notícia

    Penso que essa notícia deveria ser vista de acordo com a visão da “metade cheia do copo”.

     

    A publicação dessas notas fiscais, caso não haja irregularidades, só tende a legitimar a vitória consumada nas urnas.

     

    Dado o passado de artimanhas da oposição em tentar deslegitimar a vitória petista por meio de factoides ligados a arrecadação/gastos de campanha (EX: caso dos aloprados), penso que o staff petista deve ter tomado mais cuidado dessa vez, de forma a não dar azo a possíveis “escandalizações” do nada, como ocorreu no passado recente.

     

    Mas penso que o PT deveria requerer formalmente que o mesmo se dê em relação às contas do candidato derrotado, até para que não haja denuncismo sobre empreiteiras financiadoras de campanha, hoje envolvidas na operação Lava Jato, pois todos sabem que as mesmas empresas também doaram à campanha tucana e seria bom que esses recibos também estivessem publicados para consulta pública.

  28. socram pb

    26 de novembro de 2014 2:58 am

    Que se publiquem todos então,

    Que se publiquem todos então, inclusive dos candidatos a presidente que não foram eleitos no 1o. turno, e dos governadores, senadores, deputados federais e estaduais, eleitos ou não.

    Transparência total, já !

  29. mcn

    26 de novembro de 2014 2:59 am

    Quero isonomia no picadeiro!

    Que se digitalizem TODOS os recibos de TODOS os candidatos a Deputado Estadual, Federal, Senador e Presidente que concorreram em 2014, em TODOS os municípios, de TODOS os Estados do Brasil.

    E publique-se!

  30. IV AVATAR

    26 de novembro de 2014 3:21 am

    A Caixa de Pandora diz respeito a José Roberto Arruda

    A Caixa de Pandora diz respeito a José Roberto Arruda, ficha suja até dizer chega mas, para Gilmar Mendes, um ficha limpa cuja defesa foi feita de forma tão enfática que chamou os ministros do TSE que não o acompanharam de “nazistas” ……Tem o dedinho de FHC ai…ah se tem…

    FHC, Gilmar Mendes e a tentativa de salvar Arruda

    Nunca antes na história deste País um caso de corrupção foi tão fartamente documentado e provado como o contra José Roberto Arruda, o que o enquadra na Lei da Ficha Limpa. 

    O ministro Gilmar Mendes é coerente até nas suas incoerências. Nunca fez questão de esconder sua atuação partidária e a partir dela adapta suas posições jurídicas e morais. Às vésperas do julgamento do chamado “mensalão do PT”, Mendes denunciou o que seria uma tentativa de o ex-presidente Lula interferir no processo. Segundo o ministro, Lula, em uma reunião no escritório de Nelson Jobim em Brasília, perguntou sobre o caso. Mendes interpretou a abordagem como uma ação para constrangê-lo.

    O que foi descrito como um crime de Lula virou uma atitude normal, republicana até, de Fernando Henrique Cardoso, responsável pela nomeação de Mendes ao Supremo Tribunal Federal (STF). FHC procurou o ministro para assuntar sobre o julgamento de José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não só: de acordo com o próprio Arruda, o ex-presidente tucano tentava impedir que o TSE mantivesse a decisão de negar o registro de sua candidatura. Nada demais, concluiu o magistrado.

    No julgamento do “mensalão” do PT, Mendes manifestou uma indignação patriótica, embora a falta de provas tenha levado a Corte Suprema a recorrer à tese do domínio do fato para condenar o ex-ministro José Dirceu. E transformado os pagamentos comprovados de serviços da Visanet, uma empresa privada, em prova de desvio de dinheiro público. O ministro vociferou contra a corrupção e os corruptos. E negou excessos do tribunal apontados por inúmeros advogados e juristas.

    E Arruda? Nunca antes na história deste País um caso de corrupção foi tão fartamente documentado e provado. Vídeos mostram o ex-governador feliz ao receber volumosos maços de notas. Em outras cenas, secretários de governo e deputados aliados empurram pacotes de dinheiro para o interior de bolsas, meias e cuecas. Arruda viu-se obrigado a renunciar e acabou condenado por improbidade administrativa, o que o enquadra na Lei da Ficha Limpa.

    Por essa razão, o Tribunal Regional Eleitoral impugnou a candidatura. O TSE manteve a decisão por 6 votos a 1. Quem divergiu? Mendes. Apesar de todas as provas contra Arruda, o ministro considerou o desfecho típico de um “tribunal nazista” (ele adora frases de efeito).

    O norte jurídico de Mendes: aos amigos, tudo…

     

    http://www.cartacapital.com.br/revista/815/fhc-gilmar-mendes-e-a-tentativa-de-salvar-arruda-7229.html

  31. Álvaro Noites

    26 de novembro de 2014 3:29 am

    Jogada para que a trollada e
    Jogada para que a trollada e os séquitos da direita escarafunchem tudo.

    Já partiu da premissa de que algum gato existe nas contas. Ou seja, a ppresunção da cukpa.

    O mínimo que o PT tem a fazer eh exigir, não suplicar, isonomia. Que tal medida se aplique a todos os candidatos.

  32. IV AVATAR

    26 de novembro de 2014 3:54 am

    Gilmar: Um exemplo de gratidão eterna a quem o ajudou….

    Tudo bem,,…entendo…mas só não pode exagerar nem Gilmar…

     

     

    [Imagem: fhc_legado27.jpg?w=900&h=950]

    Já imaginou se fosse o Lula?

    http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-sabotagem-dos-eua-contra-o-brasil-e-o-aval-de-fhc-dossi%C3%AA?page=3

  33. Leilane

    26 de novembro de 2014 4:08 am

    A questão é:
    Que todos os

    A questão é:

    Que todos os partidos tenham a mesma isonomia, que todos os patícipes sejam tratados como igual, que as investigações sejam para todos, Golpe branco eles não vão dar!!!Que GM não vai conseguir dar nenhum golpe!!! 

  34. Leilane

    26 de novembro de 2014 4:13 am

    A questão é:
    Que todos os

    A questão é:

    Que todos os partidos tenham a mesma isonomia, que todos os patícipes sejam tratados como igual, que as investigações sejam para todos, Golpe branco eles não vão dar!!!Que GM não vai conseguir dar nenhum golpe!!! 

  35. Severino Januário

    26 de novembro de 2014 5:00 am

    Só no Brasil alguns e

    Só no Brasil alguns e determinados juízes podem tudo acima de tudo e de todos. O próximo passo poderá ser exigirem que todo membro do Partido dos Trabalhadores costure uma estrela (vermelha? Ou amarela?) bem visível em suas roupas.

  36. Avelino de Oliveira

    26 de novembro de 2014 5:37 am

    Caro Nassif e demais
    Eis um

    Caro Nassif e demais

    Eis um momento em que o PT deve fazer avançar a luta pela transparência, e pegar gancho no arquinimigo do bolivarianismo e transformar essa deixa num esquema bolivarianista.

    Que todos tenham seus orçamentos disponibilizados na Internet.

    Acatemos e ampliemos a idéia do Gilmar. Seus amigos de alta plumagem, irão “adorar”.

    Saudações

  37. anarquista sério

    26 de novembro de 2014 5:55 am

    Eu não sei se a casa vai

    Eu não sei se a casa vai cair.

     Mas balançando não resta dúvida.

      Balança mas não cai?

    1. Francy Lisboa

      26 de novembro de 2014 12:53 pm

      Meu caro, se a casa cair cai

      Meu caro, se a casa cair cai pra todo mundo, incluindo a sua claque odiadora..Lembre-se greves a torto e a direito e situcao de instabilidade institucional. Tudo para satisfazr o seu desjo pela morte do “ladrao dos outros”. Da-lhe Brasil!

  38. IV AVATAR

    26 de novembro de 2014 6:01 am

    Da noite pro dia GM aderiu ao “bolivarianismo”

    Da noite pro dia GM aderiu ao “bolivarianismo”. Que coisa heim gente. Há dias atrás esse senhor vomitava fogo pelas ventas diante da simples menção do termo “participação social” mas que de repente, não se sabe pq, ele tem um ataque de “bolivarianismo” e conclama a popualção a esmiuçar com lupa virgula por virgula um processo sob sua responsabilidade. “Na avaliação do ministro Gilmar Mendes, do STF, a criação dos conselhos populares também abre espaço para dúvidas sobre a representatividade daqueles que serão responsáveis por discutir políticas públicas. “À medida em que essas pessoas vão ter acesso a órgãos de deliberação, surge a dúvida de como vão ser cooptados, como vão ser selecionados. Se falamos de movimentos sociais, o que é isso? Como a sociedade civil vai se organizar? O grande afetado em termos de legitimidade de imediato é o Congresso”, afirma. “Tudo que vem desse eixo de inspiração bolivariano não faz bem para a democracia.”

    (Gilmar Mendes, em entrevista à Revista Veja, atacando o decreto da participação social de Dilma).

     

  39. Avelino de Oliveira

    26 de novembro de 2014 6:41 am

    Caro Nassif e demais
    Mas tais

    Caro Nassif e demais

    Mas tais informações já constam da internet, segue o site:

    http://inter01.tse.jus.br/spceweb.consulta.receitasdespesas2014/resumoDespesasByCandidato.action

    Saudações

    1. Marly

      26 de novembro de 2014 10:21 am

      Se estava…

      Não está mais disponível.

      1. Avelino de Oliveira

        26 de novembro de 2014 12:30 pm

        Oi Marly
        Está sim, acabei de

        Oi Marly

        Está sim, acabei de entrar, agorinha mesmo.

        Dê uma confirmada, por favor.

        Saudações

        1. Avelino de Oliveira

          26 de novembro de 2014 1:39 pm

          Oi Marly
          Corrigindo, o

          Oi Marly

          Corrigindo, o endereço que postei, realmente não entra, por este consegui:

          http://inter01.tse.jus.br/spceweb.consulta.receitasdespesas2014/abrirTelaReceitasCandidato.action

          Saudações

          1. IV AVATAR

            26 de novembro de 2014 2:48 pm

            Avelino, não dá prá acessar as contas dos candidatos

            Avelino, não dá prá acessar as contas dos candidatos, mas eu estava procurando esse link, dá prá ver que o TSE já tem um sistema que permite ao próprios candidatos alimentarem o banco  durante toda a campanha, bem como após o seu encerramento. Que o TSE e demais instâncias da Justiça Eleitoral permitam que os eleitores tenhamos acesso a tais dados, bem como ao andamento do processo do início ao seu término, que seja anexado o video que mostra o sorteio do relator, etc.  O que não pode haver é exceção, ou seja, que a regra se aplique a apenas a Dilma Roussef, isso não podemos aceitar.

          2. Avelino de Oliveira

            26 de novembro de 2014 4:18 pm

            Caro IV AVATAR
            Concordo em

            Caro IV AVATAR

            Concordo em grau genero e número com você, mas temos que saber aproveitar a situação e fazer eles darem um tiro no pé.

            Nos últimos 12 anos, uma grande quantidde de mudanças ocorreram no Brail em prol do povo, e muito pouco é divulgado e mesmo, muitos militantes não sabem. Esse é um caso.

            Temos que divulgar, tornar isso comum, fazer da idéia de GM que era para ferrar Dilma, ver, que ela registra em ordem, e ver se isso, acontece com todos.

            GM está sentado faz mais de 6 meses sobre o projeto das doações de campanha, ele travou o encaminhamento, quando 6 outros já formalizaram suas opiniões, deveria ser um crime, uma atitude dessa.  

            Saudações 

             

    2. IV AVATAR

      26 de novembro de 2014 11:04 am

      Petição ao TSE para acesso às prestações de contas dos demais

      Exmo. Sr. Antônio Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral,

      Por isonomia, uma vez que reza a CF que a lei é igual para todos, solicito ao TSE acesso às prestações de contas dos demais candidatos, eleitos ou não, que concorreram às eleições 2014 e, por extensão, às anteriores, caso tais dados se encontrem armazenados no TSE e demais instâncias da Justiça Eleitoral. É sabido que o  sistema de prestação online existe(clique aqui)  e que a alimentação do mesmo é feita pelos próprios candidatos via web. Inadmissível portanto que haja exceção no caso, ou seja, que o acesso seja permitido apenas aos dados da candidata  Dilma Roussef.

      Solicito acesso as prestações de contas dos demais candidatos tenham sido eleitos ou não, mas que tenham prestado contas à Justiça Eleitoral, se possível os que foram impugnados, como José Roberto Arruda, do processo em todo o seu teor, no que diz respeito a todos os candidatos, eleitos ou não, em todos os níveis, tais como   vereador, prefeito, deputados estadual e federal, senador, governador e presidente.

      Sabemos que o TSE através dos asssessores dos ministros acompanham nossos comentários com lupa, que fique ciente o TSE de que isso é uma solicitação que, como eleitor, faço à Justiça Eleitoral, o de permtir-me o acesso a todas as contas, de todos os candidatos que concorreram e que tenham prestado contas à Justiça Eleitoral, tenham sido elitos ou não.

      Em tempo: Solicito também o vídeo do sorteio através do qual o ministro Gilmar Mendes foi escolhido como relator da prestações de contas de Dilma Roussef, bem como processos anexos, dentre eles aquele em que o Ministério Público Eleitoral questionou tal escolha por ter infringido a Lei.

      Solicito  providências.

      Atenciosamente,

      José Carlos Lima

       

      Solicitação enviada ao Ministério Público Federal e Supremo Tribunal Federal. Não foi possível enviá-la ao Tribunal Superior Eleitoral por falta da janela “atendimento ao cidadão” no site do tribunal.

       

       

      1. MThereza

        26 de novembro de 2014 11:27 am

        Assino!

        Assino!

  40. Francy Lisboa

    26 de novembro de 2014 7:05 am

    Para os odiadores o fato de

    Para os odiadores o fato de exigir apenas do PT a prestação de contas é algo ABSOLUTAMENTE NORMAL. O PT deve acatar a decisão e trazer a luz que apenas ele foi obrigado a digitalizar as contas, os outros candidatos, não. Mesmo assim aparecerão sabedores jurídicos para avalizar a decisão do Gilmar Mendes, dizendo que o caso é especifico porque se trata do partido que está no governo. Por essa justificativa, basta ser da oposição para ter a rédeas afrouxadas?

    Esses dias um inominável veio que no Blog e disse que NENHUM PRESO TEM DIREITO A ÁGUA MINERAL, POR QUE GENOÍNO TERIA? Possivelmente este acredita que todos devem ser tratados de forma igualitária, por exemplo, se todos os presos foram obriados a andar em brasas, os petistas também o devem, se todos os presos foram submetidos a testes com novas armas químicas, os petistas também o devem. Nada de privilégios, não é mesmo? Mas eu tenho a ligeira impressão que apenas para infortúnios a igualidade deve ser aplicada para petistas. Em casos em que eles não possam ser escurraçados exclusivamente a aplicação da Lei volta a ser…descricionária…pqp.

  41. IV AVATAR

    26 de novembro de 2014 9:24 am

    Que o TSE amplie isso ai….

    Que bom, penso que é momento de fazermos um grande movimento para que o TSE proceda da mesma forma para com todos os candidatos de 2014 eleitos ou não..isso não é difíl, como os recibos de Dilma serão disponibilizados é pq já o sistema de dados do TSE comporta isso para todos os que concorreram e, quanto as pleitos anteriores, quero ver o recibo assinado pelo Cacciola para a campanha de FHC.

    1. Dulce (Madame X)

      26 de novembro de 2014 11:03 am

      ahahahah que preciosidade:

      ahahahah que preciosidade: Cacciola e Garneiro “na mesma” página, que bem poderia ser POLICIAL.

  42. Luís Henrique Donadio

    26 de novembro de 2014 9:37 am

    Bom, o que isso quer

    Bom, o que isso quer dizer?

    Mais provavelmente, que Gilmar Mendes não quer se expor à fúria dos coxinhas pró-ditadura militar quando tiver que dizer que não achou nada errado nas contas de campanha do PT.

    Acho uma boa medida.

    Aos que têm medo de fotoshops adulterando os documentos circulando no facebook, lembro que inventar documentos que não existem é tão fácil quanto adulterar os que existem. E mais difícil de desmentir. Qualquer um pode ir à internet e mostrar que a pretensa nota forjada que circula no facebook é um hoax, fotoshopado de uma nota autêntica da prestação de contas. Muito mais difícil fazer isso se o material não estiver na internet, não?

    Quanto ao “por que não para todos”, acho que se criou jurisprudência. Será assim para todos daqui por diante.

    Gilmar Mendes está encarregado da prestação de contas da campanha do PT. Ele não tem poderes para determinar o que deve ser feito com os documentos das outras campanhas, que estarão a cargo de outros ministros. Quando estes se dedicarem às contas de campanha de Aécio Cunha, Marina Silva, Levy Fidélix ou Rui Costa Pimenta, estarão compelidos a adotar o mesmo procedimento. Que é o procedimento correto.

    E enquanto nós discutimos um golpe impossível, Dilma vai roubando os ministros que Aécio Cunha queria para ele, e montando um ministério que nós votamos para não ter.

  43. Antonio Carlos Silva - RJ

    26 de novembro de 2014 9:51 am

    VERME ESCRÔTO !!!

    “Sujeito Podre, Sua Alma Podre, Seu dedo Podre…”

    [video:http://youtu.be/KApqbVONGYw%5D

    ”  Baratas, Ratos, Pulgas…..”

    [video:http://youtu.be/_uB9wGMNbIM%5D

  44. gaúcho

    26 de novembro de 2014 10:17 am

    Como se sabe Gilmar mendes é

    Como se sabe Gilmar mendes é o único juiz de suprema corte a militar politicamente durante o expediente, isso dito tudo que esse sujeito faz tem uma segunda intenção, qual será agora?

  45. Roque

    26 de novembro de 2014 10:22 am

    Temos um “bolivarianista” no

    Temos um “bolivarianista” no no STF? Eita que o mundo é pequeno quando interessa que ele seja pequeno…

  46. Marly

    26 de novembro de 2014 10:24 am

    Ao Sr Gilmar:

    Concordo, desde que sejja aplicado tal método aos demais candidatos. Só assim tomarei conhecimento de algo que me intriga muito: De quem era o jatinho acidentado? 

  47. Jaime Cabral

    26 de novembro de 2014 11:31 am

    Contas Campanha Dilma

    É o cúmulo do preciosismo essa medida do ministro (com m minúsculo sim!).

    Todas as tentativas para inviabilizar o mandato da presidenta Dilma não prosperarão. Parem com esses golpes rasteiros. Você perderam, o Brasil ganhou!

  48. peregrino

    26 de novembro de 2014 12:07 pm

    Dilma saírá mais limpa que bumbum de anjo…

    mesmo que coloquem um Gilmar em cada milímetro do caminho, nada encontrarão de ilegal

    coisa que não podemos garantir para os outros

    lado bom, ora pois pois

    1. peregrino

      26 de novembro de 2014 12:10 pm

      mais à frente tem barreiras…

      jagunços no mato

      e passaremos a clarear os fatores climáticos

  49. alêminas

    26 de novembro de 2014 12:22 pm

    O PT ainda manda? hum .. acho

    O PT ainda manda? hum .. acho que não. Tá frouxado de tudo sô!

  50. alêminas

    26 de novembro de 2014 12:22 pm

    O PT ainda manda? hum .. acho

    O PT ainda manda? hum .. acho que não. Tá frouxado de tudo sô!

  51. IV AVATAR

    26 de novembro de 2014 2:47 pm

    Que a disponibiização na internet seja aplicada a todos

    Que a disponibiização na internet seja aplicada a todos os candidatos que apresentaram suas contas, inclusive aos não eleitos,  que isso se estenda às demais instâncias da Justiça Eleitoral e que façamos disso bom uso e não meio de  denuncismo tosco. Que a prestação de contas processa ser feita a contento, de forma racional, equilibrada e que jamais isso se torne peça de acusação ou achincalhe nas mãos de ensandecidos. “A Constituição, afinal, consagra o princípio da publicidade, instrumento garantidor da transparência, que não pode jamais se transformar em agente para a destruição da imagem de investigados ou réus.” (Roberto Livianu, na Folha)

    http://www.jornalggn.com.br/noticia/a-justica-e-as-sandalias-da-humildade-por-roberto-livianu

  52. altamiro souza

    26 de novembro de 2014 2:54 pm

    como o tcu ou alguns de seus

    como o tcu ou alguns de seus membros como ocorria com josé jorge, 

    do dem, pelo menos, 

    parecem estar em conluio com as táticas tucanas,

    pode ser por aí que mendes tentará selecionar informações incrimantórias,

    sem comprovação, como de costume,

    à grande mídia, que como sempre fará o serviço para a jugaunçada.

Recomendados para você

Recomendados