Do mestre a Gilmar Mendes: “mude de atitude!”, por Marcelo Auler

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Marcelo Auler

De seu blog

“Hoje, vejo e escuto as insistentes reclamações que colocam você como defensor de golpistas, a favor dos saqueadores das riquezas naturais do país, envolvido com o agronegócio e questionando a demarcação de áreas indígenas e quilombolas. As reclamações vêm do movimento popular, de advogados… e até de juristas. E se dirigem contra a sua pessoa enquanto ocupante de um dos mais importantes cargos do Judiciário da República. Tudo isso me deixa profundamente triste e humilhado (…)”

No momento em que o ministro Gilmar Mendes ressurge no cenário político, – Para Gilmar Mendes, caixa dois pode não ser corrupção – agora afirmando que “corrupção pressupõe ato de ofício, então alguém pode fazer a doação [por caixa dois] sem ser corrupção”, vale a pena trazer à baila uma carta pessoal que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) jamais respondeu. Ela é de dezembro de 2016. Foi publicada no site do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) no final de janeiro, mas hoje sua republicação neste Blog foi autorizada pelo autor: “pode divulgar a vontade. Acho que merece uma resposta“.

O remetente, Egydio Schwade, o conhece desde criança. Foi seu professor, no Ginásio de Diamantino (MT), o atual ensino médio. Nele, Mendes ocupou uma das carteiras como “aluno privilegiado”, uma vez que não se enquadrava entre os jovens pobres aos quais a escola se destinava. Era para filhos de indígenas, garimpeiros e agricultores, que moravam no Lar dos Menores, instituição localizada a 30 metros de distância da casa da família do menino Gilmar, uma família “remediada, ou rica da cidade”, nas explicações do professor.

A última carta é de 19 de dezembro de 2016. Como o próprio professor explica em uma pequena contextualização, ele as escrever  na posição de “integrante da equipe de fundadores e mestres do primeiro Ginásio de Diamantino/MG, terra natal e ginásio onde o Dr. Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal estudou”. Como jamais recebeu qualquer resposta, “e tratando-se de personalidade de tanta influência na vida pública nacional, achei que deveria tornar públicos os meus alertas e recomendações”. Os alertas são sobre:

“os desvios das orientações de vida recebidas dos seus mestres. Insisto para que mude de atitude!”

Carta a Gilmar Mendes

Em cartas ao ministro Gilmar Mendes – jamais respondidas – seu antigo professor no Ginásio de Diamantino (MT), Egydio Schwade, vem o alertando sobre seus desvios de conduta. Sem receber resposta, decidiu torná-la uma carta aberta, via nosso Blog

Em cartas ao ministro Gilmar Mendes – jamais respondidas – seu antigo professor no Ginásio de Diamantino (MT), Egydio Schwade, vem o alertando sobre seus desvios de conduta. Sem receber resposta, decidiu torná-la uma carta aberta.

Caro GILMAR,

Já nos conhecemos há muitos anos. Cheguei ao seu município de Diamantino/MT em 1963. Na época, Diamantino era do tamanho do meu Estado, Rio Grande do Sul. No mesmo ano de 1963 fui mestre no internato de Utiariti e ajudei a criar o primeiro ginásio do município.

Bacharel em Filosofia pela UNISINOS/RS, fui também titular da primeira equipe de professores daquele ginásio, onde você foi “aluno privilegiado”, já que o criamos para jovens pobres. Nos anos de 1964 e 1965 dirigi o Lar do Menor, internato para meninos pobres, indígenas, agricultores e garimpeiros que não tinham outra alternativa para prosseguirem os seus estudos. Lembra-se, o Lar do Menor ficava ali na sede, há ; menos de 50 metros da sua casa paterna?

Mais tarde ainda nos reencontramos na Universidade de Muenster/Alemanha, onde você fazia o doutorado. Foi a propósito de uma palestra que pronunciei ali, após a qual jantamos juntos em seu apartamento. Na sua volta a Brasília, ainda nos vimos algumas vezes ali. Por tudo isto, me dirijo, bem informalmente, a você e me sinto bem à vontade para lhe fazer observações e sugestões a respeito de sua atuação como Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Vou iniciar com algumas recordações que guardo de Diamantino e que fundamentam as observações que seguem. O maior prazer da garotada do Lar do Menor eram os passeios pela fazenda dos Mendes.

Descíamos pelo caminho da linha telegráfica construída por Rondon, já decaída, parcialmente no chão. Íamos até o rio Paraguai que atravessávamos a vau, onde fazíamos a nossa pescaria, enfrentando arraias, escondidas em suas águas turvas. Na folhagem da mata à margem, milhares de pombas do campo vinham se proteger do calor do meio dia. Era região de cerrado, mas de muita biodiversidade. Nos deliciávamos com as frutas variadas do cerrado. Não raro topando a meninada Mendes, Gilmar com seus parentes e amigos, com sacolas também recheadas de frutas do Cerrado: piqui, mangaba, jabuticaba, cajuzinho, jatobá… tangendo alegres um lote de gado que era sustentado pela vegetação do cerrado. Imensa variedade de flores alimentava milhares de ninhos de abelhas.

Recordo-me que um dia saí com a garotada pelo cerrado à procura de mel de abelhas indígenas, sem-ferrão. Em poucas horas saboreamos mel de 29 enxames, de 24 espécies, cada mel com seu sabor próprio. Lembro do canto da seriema, das viagens pelo Chapadão dos Pareci, pelos vales dos rios Sacre e Papagaio, sentado na carga do caminhão observava onças pintadas apostando corrida conosco, em meio a enormes sauveiros, que, então achava inúteis.

Ainda depois, entre 1966-1980, continuei mantendo íntima ligação com a região. Primeiro como coordenador técnico da OPAN – Operação Amazônia Nativa e depois como Secretário Executivo do CIIMI – Conselho Indigenista Missionário. No CIMI, em Brasília, me procurou um dia, Robert Goodland, assessor do Banco Mundial (BM). Preocupado com o avanço da derrubada da floresta, consequência das rodovias, como a Transamazônica, que o BM financiava, achava que a solução era desviar os incentivos da Floresta para o Cerrado. A partir daí, Governo, Banco Mundial e empresários do agronegócio, transformaram o Chapadão em um vasto deserto verde onde a biodiversidade nativa se foi.  Inclusive, por certo, a fazenda da família Mendes!

Hoje, morando neste Baixo Amazonas, onde já se sucedem severas e irregulares cheias e secas do rio Amazonas, vejo a destruição pelo agronegócio de toda aquela biodiversidade do Chapadão dos Parecis um desastre de dimensão internacional. Aqueles sauveiros, junto com toda aquela biodiversidade que os cercava, regulavam o fluxo das águas dos rios Paraguai e Tapajós. Um beneficio para toda a vida que se movimenta em seus vales e para além até o Delta do Prata e a Ilha de Marajó.

Gilmar, no início dos anos 90, quando você já atuava no Judiciário, lhe visitei acompanhado de dois advogados do CIMI. E você nos levou pelas dependências do Supremo e se dispôs a colaborar na causa indígena.

Vislumbrávamos ter uma voz atuante no Supremo pela causa dos brasileiros excluídos. Em especial, para as questões que afligem os remanescentes povos indígenas: demarcação de suas terras e a preservação de suas riquezas naturais, como florestas e minerais. Ilusão.

Hoje, vejo e escuto as insistentes reclamações que colocam você como defensor de golpistas, a favor dos saqueadores das riquezas naturais do país, envolvido com o agronegócio e questionando a demarcação de áreas indígenas e quilombolas. As reclamações vem do movimento popular, de advogados… e até de juristas. E se dirigem contra a sua pessoa enquanto ocupante de um dos mais importantes cargos do Judiciário da República. Tudo isso me deixa profundamente triste e humilhado.

Sinceramente, Gilmar, não sei o que ocorreu com você, desde sua participação no Governo Collor e principalmente depois, como integrante do Supremo Tribunal Federal.

Mujica-volks1

“Copie exemplos, como o do estadista Mujica do Uruguai. Sê sóbrio e sê alegre”….

O menino alegre de Diamantino e o jovem doutorando de Muenster, cheio de belos ideais, se transformou em uma personalidade ranzinza, triste, parcial, infeliz. Infeliz por dentro, preocupado em satisfazer agronegociantes, proteger gente fora da lei e violadores da justiça. Você tenta, parece, suprir esta infelicidade interior, com o dinheiro. Quase quarenta mil reais por mês. Para que? Para impedi-lo de cumprir o seu dever? Você tem condições de gastar ou investir esse dinheiro nos seus fins de semana e férias? Duvido! Você precisa invadir o tempo que é do povo. Por isso, o dinheiro o afundará cada vez mais. Volte atrás e seja feliz.

Copie exemplos, como o do estadista Mujica do Uruguai. Sê sóbrio e sê alegre, cumprindo o dever de humanidade que está inscrito no seu ser desde o ventre materno. Você sabe qual é. Cultive esta sabedoria interior que sua mãe lhe legou.

Continue a leitura no blog do Marcelo Auler

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A alma do gilmar boca mole

    A alma do gilmar boca mole dantas já foi tragada pelo inferno. O dinheiro, o dinheiro. O professor se engana. Esse ser desprezível nunca foi bom. Ninguém muda assim da água psra o vinho.

  2. “Não raro topando a meninada

    “Não raro topando a meninada Mendes, Gilmar com seus parentes e amigos, com sacolas também recheadas de frutas do Cerrado: …, jabuticaba,…jatobá”

    ​É…velhos tempos.

    Na época, Gilmar  seus parentes e aecinhos colhiam e comiam a mais brasileira das frutas. Hoje, ladeado por Parentes, Aécios e Temers, virou um agronegocista de jabuticabas jurídicas.Transformou-se no  jaboticadeiro-mor da república bananeira do Brasil. Uma indigesta salada de frutas tropicais.

    Mendes colhia e comia com seus parentes e aecinhos a fruta da valiosa árvore, sagrada para os indigenas, jatobá. Sua madeira é poderosa, inclusive, a super exploração faz a planta correr sério risco de extinção. Hoje Gilmar, sempre inspirado na natureza exubertante da fazenda dos Mendes, transformou-se num tremendo cara de pau.

    Um cara de pau de madeira de lei.

    .

     

  3. 30 metros da casa de

    30 metros da casa de Gilmar?

    (não sei onde é o espaço, mas lembro bem que um(a) juiz(a) de Diamantino marcou uma audiencia de usucapião de uma área que não pertencia ao GM e  iria ser anexada a pedidos deles M) É esta? (ela, ele, mandou publicar tal pedido)

    Isto ocorreu nos anos 10/12.

     

     

  4. Essa carta é uma aula…de

    Essa carta é uma aula…de história pessoal e coletiva, sobre o que é biodiversidade e ética. Um presente para todos nós professores e pesquisadores!

  5. Ministro longitude/latitude

    Dizem que tem um ministro na supreminha que fica morrendo de medo ao ouvir a palavra Miami. Principalmente se esta for pornunciada pelo Bonner no Jornal Nazional. É que a sua mulher tem um “negócio” praquelas bandas. 

    Dizem que ao ouvir a palavra Miami, mesmo que pronunciada por um zé ninguém, o ministro fica trêmulo, pálido, suando frio e com taquicardia. 

    Miami, Miami, Maimi! Quem sabe se ao ouvir essa palavra por 3 vezes consecutivas o ministro longitude/latitude não procura ajuda em um hospital psiquiátrico!?

    Se isto acontecer eu vou morrer de rir. 

     

  6. Não dê pérolas aos porcos,

    Sr. Egydio ! Este texto é pérola, mas o destinatário é um porco, com o devido respeito aos suínos ! Ele responde a somente um Deus, o dinheiro, e é o grande  condutor dos pares da Casa Grande nos labirintos do Golpe !

  7. Discordo.Gilmar Mendes não

    Discordo.

    Gilmar Mendes não deve mudar de atitude.

    Ele deve é ser arrancado a chutes do STF e metido num camburão da PM algemado junto com bandidos comuns. 

    Antes de chegar na delegacia, o camburão deve rodar umas duas horas dando cavalos de pau nas ruas da Cidade Satélite para “amaciar” aquele porco antes dele ser capado na prisão. 

     

  8. Bela carta, que não terá

    Bela carta, que não terá resposta, porque o ministro teria que admitir todos os crimes cometidos. No caso do Gilmar, o mau venceu. 

  9. “O remetente, Egydio Schwade,

    “O remetente, Egydio Schwade, o conhece desde criança. Foi seu professor, no Ginásio de Diamantino (MT), o atual ensino médio. Nele, Mendes ocupou uma das carteiras como “aluno privilegiado”, uma vez que não se enquadrava entre os jovens pobres aos quais a escola se destinava.onde você foi “aluno privilegiado”.

    Gostaríamos de dedicar essas linhas para os professores de plantão ficarem espertos e não cometerem o mesmo êrro a fim de não criarem mais psicopatas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador