No grampo de Dilma e Lula, Gilmar não ficou indignado, por Bernardo Mello Franco

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes merece “respeito” por insurgir-se contra os abusos da Operação Lava Jato, após um vazamento irresponsável constranger o colega Dias Toffoli sem nenhuma acusação.

Mas onde estava a indignação de Gilmar quando o juiz federal Sergio Moro vazou, com ciência do procurador-geral Rodrigo Janot, um grampo captado fora do prazo legal envolvendo a presidente da República? Naquela ocasição, Gilmar não levantou o tom contra a operação. Pelo contrário: disse que o importante era discutir o “conteúdo” do grampo e, a partir dele, ainda impediu que Lula fosse ministro. É o que lembra Bernardo Mello Franco na Folha desta quarta (24).

Por Bernardo Mello Franco

Indignação de ocasião

Na Folha

A crise entre o Ministério Público e o Supremo alcançou um novo patamar nesta terça (23). A água que esquentava desde o fim de semana atingiu o ponto de ebulição. Coube ao ministro Gilmar Mendes soprar o apito. Ele atacou os procuradores da Lava Jato, a quem acusou de vazar uma pré-delação para constranger o tribunal.

Gilmar abriu o verbo depois de a operação esbarrar na proximidade entre o empreiteiro Léo Pinheiro e o ministro Dias Toffoli. Ele sugeriu à colunista Mônica Bergamo que os procuradores seriam movidos a “delírios totalitários”. “Me parece que [eles] estão possuídos de um tipo de teoria absolutista de combate ao crime a qualquer preço”, afirmou.

Mais tarde, ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o ministro disse que “é preciso colocar freios” nos investigadores, que se sentiriam “onipotentes”. Sem apresentar provas, ele disse que os procuradores “decidiram vazar a delação” para fazer um “acerto de contas” com seu colega.

O procurador Rodrigo Janot aderiu ao bate-boca. Depois de suspender a delação sem explicar suas razões, ele disse que a menção a Toffoli teria sido inventada. Em seguida, num recado a Gilmar, questionou: “A Lava Jato está incomodando tanto? A quem e por quê?”

O ministro tem certa razão ao pedir que os procuradores calcem as “sandálias da humildade”, embora ele nunca tenha encontrado um par do seu número. Desde o início da Lava Jato, é comum ver investigadores exagerando na autopromoção e no ativismo político. No entanto, chama a atenção que Gilmar tenha resolvido protestar quando a operação ameaça atingir um de seus colegas.

Os ministros do Supremo merecem respeito, mas não podem ser tratados como indivíduos acima da lei. Em março, quando a Lava Jato divulgou gravação de Lula e Dilma Rousseff, Gilmar não manifestou a mesma indignação com o vazamento. Na época, o que importava para ele era discutir “o conteúdo” do grampo. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Claro como a luz do dia

    Nunca esteve tão à mostra a parcialidade e partidarismo de Gilmar Mendes e CIA. Em um caso que envolveu a divulgação do grampo que seria considerado crime contra segurança nacional em praticamente a totalidade das nações democráticas do planeta Terra, Gilmar Mendes e o impoluto STF silenciaram, calaram-se e calçaram as sandálias de Pôncio Pilatos. Ou pior ainda: o líder togado da oposição afirmou em tom solene que o conteúdo do grampo deveria ser discutido. Se a Justiça brasileira ainda tivesse algum fiapo de credibilidade – esse não é o meu caso, pois o meu descrédito nela é total – ele ter-se-ia rompido nesse episódio de indignação seletiva. 

  2.  
    … E tome-lhe mais

     

    … E tome-lhe mais escândalos protagonizados pelo ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA do Janot dos DEMoTucanos nazigolpistas, INFAMES antinacionalistas/entreguistas &$ [mega]corruptos!… $$$$$$$$$$$$$$$$$$$ PF NÃO ACOMPANHOU DELAÇÃO DE LÉO PINHEIRO Pedido para que a Polícia Federal não fizesse parte da delação do empreiteiro, ex-presidente da OAS, no âmbito da Lava Jato, partiu do Ministério Público Federal, que temia vazamentos 24 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 09:47  A Polícia Federal não participou da delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, no âmbito da Operação Lava Jato.O motivo: atendeu a um pedido do Ministério Público Federal, que temia vazamentos dos depoimentos do empreiteiro, segundo a Coluna do Estadão.(…) FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/251429/PF-n%C3%A3o-acompanhou-dela%C3%A7%C3%A3o-de-L%C3%A9o-Pinheiro.htm

  3. É a Lei Ricupero…….se é

    É a Lei Ricupero…….se é bom a Gente mostra, as Mazelas, ah estas, deixa pra lá….não vem ao caso.

  4. “… quando a operação

    “… quando a operação atingir um de seus colegas.”  Eu acrescentaria quando a operação atingir um colega que está na sua órbita de influência, cuja defesa veemente atua como uma espécie de consolidação dessa influência.

  5. É a Lei Ricupero…….se é

    É a Lei Ricupero…….se é bom a Gente mostra, as Mazelas, ah estas, deixa pra lá….não vem ao caso.

  6. Puro cinismo e jogo de cena

    Prezados,

    Só os tolos, ingênuos ou incautos acreditam nesse falso embate entre Janot e GM. Cinismo, hipocrisia e jogo de cena desses atores-canastrões. Eles sempre estiveram e estão do mesmo lado, defendem os mesmos interesses, são militantes políticos do PSDB e defendem os aliados desde sempre. Basta lembrar o teatro de 5ª encenado pelos dois sobre os inquéritos contra Aécio Cunha (que num sorteio “aleatório” caiu nas mãos de Gilmar Mendes) ou o falso ‘bate-boca’ entre eles, quando o PGR pediu a prisão de José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá.

  7. Por decisão monocrática do

    Por decisão monocrática do Ministro Gilmar Dantas, do Supremo, Moro já é oficialmente um CRETINO. Ainda cabe recurso ao Pleno. Perguntinha: DE QUE LADO O AÓCIO ESTÁ?

  8. Respeito?

    “Os ministros do Supremo merecem respeito……” Respeito? caras que ganham R$ 40.000,00 por mês que agem como galã de novela, não se coaduna com a função que exercem; em nenhum lugar do mundo a Corte Suprema fica exposta como aqui. Quem merece respeito, somos nós, que como eu trabalhei 42 anos na ferrovia e tenho que brigar na justiça por uma complementação de aposentadoria sendo que esses urubus de toga recebem até salário moradia…desculpa mas merecem é um pé na bunda…e é capaz de meu processo chegar nas mãos desta corte pretoriana e dizerem que não tenho direito….essa é a ditadura do judiciário….preferia a dos militares, pelo menos a gente lutava no mano a mano…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador