Lava a Jato, o filme

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Imagine uma caixa com um botão. Você aciona o botão, alguém desconhecido morre e você ganha 1 milhão de dólares. O filme The Box https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Box expõe os personagens a um dilema ético. O que deve prevalecer, o lucro pessoal ou a vida de outra pessoa. Os personagens fazem a escolha errada e uma série de eventos indesejados e desagradáveis afetam suas próprias vidas.

Imagine uma caixa com um botão. Um líder político derrotado aciona o botão e seu partido chega ao poder sem ter ganhado a eleição derrubando o governo legítimo eleito pela maioria dos cidadãos. O filme “Lava Jato” (cujo roteiro pretendo escrever em breve), trata justamente das consequencias da ação impensada deste líder.

A primeira coisa que ocorre quando o botão é acionado é a queda da adversária dele. Esta queda, contudo, não vem acompanhada da morte dela, da extinção do seu partido e do extermínio dos membros do mesmo. A reação à deposição da presidenta começa, portanto, antes do líder que acionou o botão ser empossado.

Como os personagens do filme The Box, o líder que aciona o botão não consegue exatamente o que desejava. Primeiro ele enfrentará resistência para ser empossado. Caso consiga chegar ao cargo desejado não poderá exercer o poder porque o botão acionado produziu uma dualidade: legalidade e legitimidade já não se encontram no mesmo lugar.

Napoleão ocupou Moscou. Mas ninguém pode dizer que ele exerceu qualquer tipo de poder sobre a Rússia. O líder que acionar o botão da caixa e derrubar a presidenta eleita pode até conseguir vestir a faixa e ocupar o Palácio do Planalto. Mas isto não quer dizer que ele governará um país que se tornou ingovernável justamente porque a legitimidade abandonou a legalidade.

O nosso exercício de imaginação nos leva a crer que o beneficiado pela caixa funesta será obrigado a comprar aliados. A primeira coisa que se expandirá no país será a corrupção. A segunda será a incapacidade do Estado de cumprir com suas obrigações, pois os recursos orçamentários (finitos) passarão a ser usados para garantir apoio ao governo ilegítimo e não para custear as despesas públicas inadiáveis.

A resistência ao novo governo se tornará mais impopular à medida que for obrigado a cortar gastos sociais para garantir o pagamento dos corruptos que o presidente imposto pela funesta caixa. Manifestações reprimidas violentamente levarão a outras manifestações cada vez mais violentas. Em algum momento a economia do país começará a sentir o impacto negativo da guerra entre a legalidade forjada pela caixa e a legitimidade do governo deposto.

As Forças Armadas apoiaram o golpe de 1964 e rapidamente expurgaram os elementos considerados indesejados. Os comandantes militares apóiam a presidenta eleita. Como reagirão as tropas quando o botão da caixa for acionado? Depor o governo sem garantir a lealdade absoluta dos soldados é algo temerário. Mas a temeridade não é vista pelo líder: a única coisa que ele vê é a caixa, o botão e o atalho para o poder que não lhe foi atribuído pela maioria da população.

Cenas de sangue num bar da Avenida São João. A guerra civil começa quando os amigos se matam por causa de disputas que não puderam ser resolvidas na arena política. César era amigo de Pompeu. Otávio foi amigo de Marco Antônio. O líder que recebeu a caixa era amigo de Lula. Poderá contar com a amizade do ex-presidente após ter acionado o botão?

A caixa terá um nome gravado nela: “Lava Jato”. Como na vida real, o fabricante do equipamento mortal é um juiz cujo orgulho foi elevado à infinita potência em razão da adulação da imprensa. O que ocorrerá com ele no filme dependerá do botão ser ou não acionado. Ainda é impossível finalizar o roteiro. Também é incerto o futuro dos protagonistas do filme. Ninguém pode saber ao certo quem morrerá e quem sobreviverá à guerra civil. Será melhor para todos se a caixa for destruída e o botão enfiado goela abaixo do artesão que a manufaturou. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isso no Rio – A

    Enquanto isso no Rio – A situação precária do Funprevi foi o principal tema das últimas reuniões do Conselho Fiscal do Previ-Rio, instituto responsável pela gestão do fundo de previdência dos servidores da prefeitura. Atas publicadas no site do Seaerj, Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado, mostram preocupação com a possibilidade de falta de recursos para garantir os direitos dos segurados. 

    Na reunião de 26 de novembro, o conselheiro Mozart Rangel classificou como “gravíssima” a situação de liquidez do Funprevi. 

    Confirmação

    Na reunião, o diretor de Investimentos do Previ-Rio, Andre Silva dos Santos, confirmou a existência de um “problema de liquidez” no Funprevi, mas destacou que o tesouro municipal tem obrigação legal de arcar com um eventual déficit.

    É o mesmo problema das crises internacionais, o dinheiro some e a dívida fica para os cidadãos pagar. É bem estranho estas crises e estes sumiços de fundos ainda mais fundos tão fundos quanto este. É a mágica, o fundo é tão fundo que tudo some e todos apluadem de pé.

     

  2. “A resistência ao novo

    “A resistência ao novo governo se tornará mais impopular à medida que for obrigado a cortar gastos sociais para garantir o pagamento dos corruptos que o presidente imposto pela funesta caixa. Manifestações reprimidas violentamente levarão a outras manifestações cada vez mais violentas. Em algum momento a economia do país começará a sentir o impacto negativo da guerra entre a legalidade forjada pela caixa e a legitimidade do governo deposto.”

     

    Este parágrafo ficou sem sentido. O correto é:

    “A resistência ao novo governo será maior e ele se tornará mais impopular à medida que for obrigado a cortar gastos sociais para garantir o pagamento dos corruptos que o presidente imposto pela funesta caixa. Manifestações reprimidas violentamente levarão a outras manifestações cada vez mais violentas. Em algum momento a economia do país começará a sentir o impacto negativo da guerra entre a legalidade forjada pela caixa e a legitimidade do governo deposto.”

  3. boa ideia essa de fazer um

    boa ideia essa de fazer um filme sobre isso.

    lembrei do trerra em transe, do flauber rocha, traições,

    tiros pra tudo quanto é canto e mortes….

    do teatro  brechtiano, ascenção do nazismo, de bertolucci, 1900.

    fascistas italianos, luta de classes, ódio entre as partes.

    os diálogos seriam crucias, imagine a riqueza-pobreza das falas.

    o monte de besteiras emitido pelo gilmar mendes, merval pereira, moro,

    aqueles agentes do fascebook, sediciosos.

    reação da galera da internet….

    o retrato de uma era.

    boa sorte….

     

      1. As linhas gerais da trama já
        As linhas gerais da trama já estão dadas. Use sua imaginação pictórica. Tomadas inusitadas, closes nos objetos não nas pessoas. Elas devem parecer pequenas, especialmente o líder que ganha a caixa. Ele deve parecer uma formiga perto do botão. Para aciona-lo ele é obrigado a escalar o imenso objeto e ficar pulando encima do botão gigante.

      2. Na cena da posse, o golpista
        Na cena da posse, o golpista recebe a faixa. Mas vai encolhendo a medida que sobe a rampa. Pouco antes de chegar ao final ele está tão pequeno e a faixa tão grande que ele precisa enrrolar a mesma a empurrar o imenso cilindro. Quando está quase chegando ao final da rampa o cilindro rola rampa abaixo ele corre atrás da faixa e começa a empurrar a mesma novamente. Se esgota e o cilindro novamente rola rampa abaixo antes dele chegar ao final da rampa. Estas cenas (inspiradas em Sisifo) se repetirão até o final do filme, mas serão intercaladas com as cenas que representam crescente oposição do povo ao governo ilegítimo.

      3. Toda vez que o presidentinho
        Toda vez que o presidentinho promete algo a alguém para ser ajudado a empurrar a faixa o beneficiário do corrupção imediatamente e transforma numa formiguinha caseira muito menor do que ele. E então ele acana conduzindo um exército de formiguinhas vorazes que invadem o Palácio do Planalto e devoram tudo que vem, mas que não conseguem ajuda-lo a empurrar o cilindro/faixa presidencial até o fim da rampa. O reduzido status moral do corrupto pago para adular um líder político é representada assim pela transformação do adulador num inseto minúsculo e terrível.

  4. Ô loko

    Neguinho tem imaginação, hein ?  Hahahahah

    Uma operação que começou em 2009 foi acionada por um sujeito depois das eleições ?

    Uma investigação que esperou as eleições terminarem para que es medidas mais drásticas decorrentes das investigações não produzissem resultado nas eleições foi acionada pelo perdedor ?

    A fase chamada pelo MPF e pela PF de Juízo Final, que levou para a cadeia os donos de grandes empreiteiras e diretores da Petrobrás poderia ter sido desencadeada em outubro, ou em setembro, e decidido as eleições em favor de Aécio Neves. Mas só deflagrada após o segundo turno.

    Imaginem a bosta de roteiro que vai sair daí. KKKKKKKK 

     

    1. O roteiro desta bosta de
      O roteiro desta bosta de operação partidarizada lhe agrada, o do filme certamente não fará isto. Prometo fazer o que for possível para desagrada-lo.

  5. Lava Jato é raposa guardando o galinheiro
    O governo Dilma é um governo que não rouba. Não me lembro de denúncias de corrupção, nem no primeiro nem no segundo mandato.
    Mesmo assim, o dinheiro é justo e quase não paga as contas, imagine se tivesse que reservar um tanto para corrupção. Mesmo que fosse só um pixuleco, o país quebrava.
    Suponho que seja isso que está acontecendo nos governos tucanos em SP, PR e RS. As contas tucanas não fecham pq tem bububu no bobobó.

  6. A sede do PT foi atacada duas
    A sede do PT foi atacada duas vezes. Um advogado do MST morto a tiros. Alguém ainda duvida da necessidade de fazer um filme sobre a Lava Jato?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador