Um nó Górgio à brasileira… bem passado e com catchup, please

As contradições levantadas pela atuação do STF e pelas reações que ela provocou sugerem que nós estamos vivendo uma crise constitucional séria e complexa. Mas o problema pode ser melhor entendido se for reduzido ao seu aspecto mais simples. O nó em que o Brasil se meteu é Górdio. Ele é semelhante àquele que Alexandre o Grande desfez com um golpe de espada.

A política se debruça sobre o presente, cria as regras e projeta o futuro. A justiça observa o passado e restabelece a autoridade das regras no presente. Assim como os políticos não estão em condições intelectuais de julgar processos, os juízes não têm aptidão cognitiva para fazer política.

Em razão disso não acredito que entramos num século de predominância do Poder Judiciário como os déspotas mais ou menos esclarecidos andaram dizendo. Antes disso, ele entrará em crise em virtude de perder a autoridade que necessita para julgar processos. De fato isso já está ocorrendo. Prova disso é o Inquérito Político-Jornalístico inventado pela dupla Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.

Não há uma saída jurídica para a crise constitucional. A saída é política. Assim como os militares tiveram que voltar aos Quartéis ao fim da Ditadura Militar os juízes devem desocupar a arena política que eles indevidamente invadiram durante e depois do golpe “com o Supremo com tudo”.

Mas para que a normalidade seja restabelecida a Fake Election de Jair Bolsonaro deve ser anulada e Lula deve ser solto e considerado apto a disputar uma nova eleição. Caso contrário o impasse irá se agravar e a espada começará a cortar cabeças preservando o nó Górdio em que nosso país foi amarrado.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador