Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Os 78 RPM de João Fernandes do Rego

João Fernandes do Rego – ano de 1940

João Fernandes do Rego foi próspero empresário piauiense, dedicado ao ramo de transportes. Foi o o idealizador  do motor de caminhão misto  movido a gasogênio e o primeiro a explorar a linha de onibus Terezina-Barras.

A par de sua vocação empresarial, João Peba, como era conhecido na intimidade dos amigos, era um apreciador da boa música. Montou uma bela coleção de discos de 78 rpm que, após seu falecimento, passou para sua filha Maria Carvalho.

Maria Carvalho é a nossa amiga blogueira do Luis Nassif Online e, em uma atitude de desprendimento e amizade, fez à minha pessoa a doação da excelente coleção de seu pai, levando em consideração o fato de que assim as composições nela contidas poderiam se propagar através de vídeos editados por mim no youtube.

Antes de enviar-me, com os devidos cuidados dado à fragilidade dos discos de cera, a amiga Maria Carvalho fotografou todos os selos da coleção, que foram por mim renomeados e agrupados em cinco fotos que compartilho com todos.

Já estão sendo úteis, mesmo antes da chegada dos discos. Editadas estão quatro excelentes composições, com ilustrações das fotos dos selos dos discos.

Dedico esta postagem à memória de João Fernandes do Rego e à sua filha querida, Maria Carvalho.

 

 

 

 

 

 

 

luciano

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um tesouro reunido e eternizado

    Um tesouro reunido por João Fernandes e agora eternizado por Luciano Hortencio. Parabéns pela iniciativa, a memória musical do Brasil agradece.

  2. Peba Linhas Aéreas

     

    Trem serviu de ligação entre municípios do litoral sul catarinense há 130 anos

    Museu Ferroviário de Tubarão guarda a memória de uma época de desenvolvimento local

    Trem em passagem pelo Canal das Laranjeiras, em Laguna, na década de 1930 | Foto: Museu Ferroviário de Tubarão / Acervo Fotográfico.

    As minhas pesquisas recentes indicaram que o pioneiro João Fernandes do Rego tinha planos para operar a ponte aérea Terezina-Fortaleza em aviões movidos a carvão vegetal.

    Ele pretendia aproveitar os seus preciosos vinis para enriquecer a trilha sonora que seria executada no interior das aeronaves durante os vôos rasantes sobre o belíssimo litoral nordestino.

    Aproveito a carona do Comandante Hortencio para deixar o meu salve à esperta Maria Carvalho que, certamente, não se arriscaria a ser aeromoça da incipiente Peba Linhas Aéreas.

    Fui!

  3. Prezado amigo Luciano,

    muito obrigada pela homengem feita a mim e ao meu pai.

    sua dedicação em resgatar músicas do passado é muito importante para contar a nossa história.

    gostaria de fazer uma retificação sobre a informação equivocada que lhe forneci, com meu pedido de desculpas:

    relendo o diário da minha falecida mãe e em conversa com um irmão mais velho, este me disse que nosso pai foi o primeiro a possuir um carro movido a gasogênio na nossa cidade, não tendo sido o seu idealizador, portanto.

    a compra desse tipo de aparelho ocorreu em outubro de 1942, época da segunda guerra, tendo sido uma alternativa para a falta de combustível em face do racionamento, causado pela dificuldade de importação de petróleo.

    meus agradecimentos, mais uma vez, num abraço amigo.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador